A passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo político

Hoje encerra-se oficialmente um ciclo político no país: o da intolerância. Multidões ainda sairão às ruas como renas amestradas. Baterão panelas atrás do impeachment e cabeças atrás de ideias. E não terão nem uma, nem outra.

Gradativamente a grande besta será recolhida de volta à jaula pela ação combinada de lideranças políticas efetivas de ambos os lados, grupos econômicos e grupos de mídia.

Em parte, devido à conclusão de que o petismo foi definitivamente derrotado. Se acabou ou não, o futuro dirá. Mas, neste momento, jogar mais lenha na fogueira seria passar o bastão para os piromaníacos e não se ter mais o controle da turba. O atentado contra o Instituto Lula é a prova definitiva da marcha da insensatez.

Em parte, devido ao fato de que o PSDB se derrotou, morreu enforcado nas tripas do PT.

Nesta data magna de 16 de agosto de 2015, o bipartidarismo que, desde a Constituição de 1988, dominou a vida pública do país, definitivamente se esgotou.

O PT tornou-se uma militância sem partido, atrás de uma nova utopia. O PSDB, o estuário de uma turba vociferante e anacrônica, deixando órfã a classe média esclarecida que um dia nele acreditou.

A dificuldade com a nova utopia

O que virá daqui para frente é uma incógnita.

Haverá enorme dificuldade em se criar uma nova utopia, em superar os paradoxos e as hipocrisias reveladas pela Lava Jato – pelo que ela mostrou, pelo que vazou e pelo que até agora escondeu.

A primeira hipocrisia é da suposta diferenciação entre os políticos.

São iguais, embora com agendas distintas.

Leia também:  O que Roland Barthes diria sobre Lula versus Bolsonaro?, por Wilson Ferreira

FHC e Lula construíram uma imagem em cima de um projeto de país amparados, de lado a lado, por forças sociais ou econômicas expressivas. Essa imagem, os relacionamentos construídos no exercício do poder, no entanto, passaram a ser tratados como ativos individuais. FHC tornou-se o queridinho dos mercados; Lula, o campeão do Terceiro Mundo. Ambos transformaram essa influência em negócios lucrativos legais, tornando-se milionários.

Não se está aqui condenando-os ou pressupondo qualquer ilegalidade. Portaram-se como ex-presidentes dos EUA, ex-primeiros ministros do Reino Unido e da França. Está-se apenas mostrando o jogo político em um país de economia de mercado, o paradoxo do representante dos pobres e desassistidos comportando-se como um  empreendedor capitalista; e as publicações que mais enaltecem o mercado condenando-os, como se fossem defensoras do que elas chamam de pobrismo.

Perto do feito político de tirar 50 milhões de brasileiros da linha da miséria, é picuinha.

Mas qual o pedaço de Lula que mais encantou presidentes norte-americanos, de George Bush Jr. a Barack Obama? O mito do sujeito que saiu da extrema pobreza e venceu, a mítica do herói norte-americano, em contraposição à elite decadente europeia.

Lula é a encarnação do sonho norte-americano, como um Abraham Lincoln, não a utopia bolivariana, como José Mujica. Por motivos opostos, Bush Jr não escondia a antipatia por FHC, visto como o intelectual pedante que nunca teve que lutar pela sobrevivência pessoal ou política.

O balanço do estrago

No final da tarde, quando a passeata terminar e a besta, as panelas e o ódio forem recolhidos, começará o duro reencontro do país consigo mesmo.

Leia também:  Semana intensa. De Lula Livre a golpe na Bolívia, por Vanessa Pedro

Jornais e TVs deixarão de recriar o clima de fim de mundo. Ontem, aliás, após ajudar a desmontar setores com centenas de milhares de empregos, o Jornal Nacional resolveu recriar a esperança, em cima do micro-exemplo de uma micro-empreendedora que criou um negócio com um funcionário e agora já tem três.

É o milagre da hipocrisia de massa.

Com o ódio refluindo, a Lava Jato ainda terá tempo de provar se é um poder autônomo ou um poder autorizado pela mídia. A prova do pudim será José Serra.

A esquerda terá que se reinventar. Os que ainda alimentam a utopia de que a economia de mercado não é irreversível se abrigarão em partidos menores. O PT – e Lula – terão o enorme desafio de se reinventar, mais facilmente Lula, mais dificilmente o PT.

Em 2018 é mais provável ter-se um Lulismo – na forma de frente ampla – substituindo o PT, cuja expressão final é a cara insípida, inodora e sem emoção de seu presidente Rui Falcão. Os movimentos sociais, que amam e continuarão amando Lula, encontrarão abrigo nessa frente ampla, social-democrata. Os que ainda acreditam na utopia socialista, irão para partidos menores.

No outro extremo, o ódio da direita será a última herança de Aécio Neves. Aécio é tão tolo e despreparado que ainda não entendeu que o que acreditava ser a tomada da Bastilha era apenas a última passeata da Ilha Fiscal. Terminará recluso em algum castelo encantado de Linchenstein, cercado por um convescote de sábios, dentre os quais de destacarão Ronaldo Caiado, Aloyzio Nunes, Carlos Sampaio, e no qual as ideias serão proibidas de entrar (coloquei Nunes de sacanagem: ele, como um pitbull esperto, está tão louco para pular do barco que até conseguiu conter a fala raivosa).

Leia também:  Natureza, meio ambiente e antiambiente: uma síntese das relações Brasil-EUA, por Pedro Vasques

Daqui até 2018 Dilma Rousseff terá tempo para governar.

Obviamente, esse romance foi escrito em cima dos personagens atuais. Há muita água e lama a rolar até 2018. Tentar adivinhar é um desafio que nenhuma ficção ousará enfrentar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

257 comentários

  1. Rádio Itatiaia assumiu a condição de porta-voz dos golpistas?

    Hoje, 16, às 9h da matina, quando acordei, liguei a rádio e sintonizei na Itatiaia, achando que ouviria um programa musical comandado por Acyr Antão. Para minha surpresa, encontro uma emissora a serviço do golpe. Todos os repórteres da rádio, em diversos pontos da capital mineira, e comandados por Eduardo Costa (quem diria), dando cobertura ao vivo à minguada e esvaziada manifestação.

    Os repórteres e seu chefe passam a ler as notas dos perdedores das eleições de 2014 e a entrevistar, ao vivo, alguns manifestantes. E reclamam até da falta de água e de banheiro químico para os manifestantes. Tadinhos, eles podem ficar desidratados. Não estão acostumados a estas coisas. Quando os sem-teto saem lá do Vetor Norte da Capital até o Centro a pé, e levando tiro de borracha e gás de pimenta na cara, nunca se ouviu ninguém reclamar por água, banheiro e atendimento aos feridos.

    No ato de hoje, a rádio praticamente chamou a população para ir às ruas protestar contra o governo e “por um futuro melhor para o país”.

    O estranho é que jamais a Itatiaia fez este tipo de cobertura com movimentos sociais ou em defesa do governo. Lembro-me quando fazíamos passeatas gigantescas pelo pagamento do piso salarial nacional dos professores, ocupando ruas e avenidas de BH durante horas, e não havia nenhum repórter da Itatiaia para acompanhar o movimento e cobrar do então governador Anastasia o cumprimento da Lei Federal. Mas, também, né, gente, recebendo rios de dinheiro do governo mineiro, como se constatou com o demonstrativo de gastos com publicidade por parte dos governos tucanos, esperar o quê da mídia mineira?

    Quero ver se no próximo dia 20, por exemplo, a Rádio Itatiaia vai colocar os repórteres para acompanhar e apoiar o movimento, como está fazendo com a “cobertura” jornalística, sic, do ato contra o governo Dilma. Vamos ver se eles tomam meia hora do programa do tucano José Lino, para ler os manifestos contra o golpe, e abrir os microfones para os manifestantes. Não é só chamadinha não, Itatiaia, é meia hora ininterrupta de cobertura.

    Nas falas dos derrotados coxinhas que saem às ruas hoje, observamos de tudo: querem a volta da ditadura militar, querem um governo sem corrupção, mas não apontam quem são os corruptos e propineiros. Por exemplo: contra Dilma não há uma única acusação de apropriação indébita de dinheiro público. Já contra Aécio, Anastasia, Aluisio Nunes, todos caciques do PSDB, há denúncias dos delatores da Lava Jato, que podem ser infundadas, mas pelo menos há denúncias que sequer foram apuradas, ao contrário das denúncias contra José Dirceu, contra o tesoureiro do PT, que imediatamente são submetidas à profunda investigação. Combate seletivo à corrupção, é este o ideal de moralidade desta turma.

    Agora mesmo se aliaram a ninguém menos do que o achacador-mor Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados e acusado pelo delator Júlio Camargo de ter recebido nada menos que 5 milhões de dólares de propina. Ele nega. Mas, a acusação está lá, gravada pelo delator, além das acusações feitas pelo Procurador Geral da República. Nada disso tem a menor importância para essa turma de perdedores das últimas eleições, que querem somente derrubar a nossa presidenta Dilma, eleita legitimamente em dois turnos, inclusive aqui em Minas.

    Essa gente deveria ter vergonha na cara, pois está tentando derrubar um governo legítimo, e com isso colocando em risco a democracia do nosso país, duramente conquistada, com muito suor e sangue do povo brasileiro. É certo que eles odeiam os pobres, o Bolsa Família, os programas sociais que o PT implantou nesses últimos 12 anos e que tiraram 40 milhões de pessoas da miséria e da fome. 

    Ora, se querem mudar o governo, vençam as eleições de 2018. Simples assim. No tapetão, não. Nenhum de nós, dos 54 milhões de eleitores que votaram em Dilma, vai aceitar a derrubada golpista do governo federal. Estão brincando com o povão brasileiro. Ou seja, estão brincando com fogo. Deviam agradecer pelo PT ser partido moderado, água com açúcar, até, e não um partido de esquerda mais radical, que já teria convocado e armado o povo para defender suas conquistas nas ruas, de armas nas mãos.

    Talvez o que essa gente queira, ou pelo menos quem está por trás dessa gente, é causar uma guerra civil no país, como fizeram em alguns países do Oriente Médio, levando à ruína total daqueles países, bem ao gosto do domínio geopolítico do imperialismo norte-americano e seus aliados ricos da Europa.

    Como o Brasil é uma potência pacífica, que agora descobriu reservas de trilhões de dólares com o pré-sal, e possui total domínio tecnológico, através da Petrobras, da perfuração em águas profundas, os grupos de rapina estrangeiros estão de olho gordo, ainda mais, nas riquezas do Brasil. Não querem que esses recursos sejam usados na Educação e na Saúde pública do nosso povo. Querem fazer o que sempre fizeram com o Brasil: pilhar as riquezas e repartir as migalhas entre alguns poucos da Casa Grande.

    Por trás desse movimento manipulado contra a presidenta Dilma, passa toda essa conspiração. Com o apoio inocente ou não da mídia e desses poucos lobotomizados que vão às ruas pedir a volta do regime militar. 

    Para a felicidade geral da Nação, eles são minoria. E o povão, que conheceu um pouco a alegria de poder se alimentar todos os dias e comprar seus bens de consumo básicos, certamente não aceitará retrocessos.

    Viva o povo brasileiro! Abaixo os golpistas! Não passarão!

    • Pena que os coxinhas sejam

      Pena que os coxinhas sejam tão preguiçosos e intolerantes. Deviam ler o que você escreveu. Dessa forma teriam recebido uma aula de democracia.

    • Agradecimento

      Agradeço seu texto. Disse tudo que segui pela itatiaia. Dá dó ver um ex grande reporter, Eduardo Costa, hoje um pseudo apresentador, parece um neo convertido, um ex fumente., chato, pedante. Se orgulha  de ser o melhor salário desta rádio, quando na verdade é o valor de sua venda ao patronato, E. carneiro.

  2. Nassif, o “sonho americano”

    Nassif, o “sonho americano” eh objeto de  consumo de massas.  O que se esconde atraz dele eh extensiva gigolagem estatal dos “que sonharam”.  Os EUA modificou se internamente, sem ninguem notar, exclusivamente para gigolagem.  Basta lembrar que em 8 anos eles nao me deram um unico credito:  nada, zero.

  3. Análise equibrada e também

    Análise equibrada e também otimista. Vamos torcer, rezar, trabalhar para que haja temperança por parte das lideranças políticas, econômicas e sociais. A população brasileira agradece.

  4. Não é fim longe disso, é o

    Não é fim longe disso, é o processo continuado de transformação da sociedade.O objetivo dos protestos é demonstrar a insatisfação do povo, nisso houve uma vitória 80% da população é contra o governo, agora o pricesso passa para outro nivel. 

    13 TWEETS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE HOJE E OS IDIOTAS

    1 – Apostar numa espécie de guerra protestos x governo é uma tolice cometida por quem não tem a menor noção da dinâmica das redes.

    2 – As dinâmicas de rede não são resultados de esforços de mobilização. Tais esforços podem no máximo desencadeá-las, mas nunca organizá-las.

    3 – Ocorreram duas dezenas de swarmings (constelações de multidões nas ruas) neste século, mas o tamanho de nenhum deles pôde ser previsto.

    4 – Tentar colocar milhões nas ruas não é fácil ou difícil. É inútil. Quando milhões vão as ruas é porque condições particulares se constelaram.

    5 – O tamanho de uma manifestação social depende de variáveis sobre as quais não temos controle. É estúpido trabalhar com esse indicador.

    6 – Assim como é estúpido tentar organizar a auto-organização, é estúpido contrapor tamanho de uma manifestação x concordância com um governo.

    7 – Tenham pouca ou muita gente as manifestações de hoje não alteram o quadro de que 80% da população rejeitam o governo corrupto do PT.

    8 – Quando a sociedade se manifesta, ela não está fazendo guerra. Está expressando um sentimento meio difuso. Quem faz guerra são os hierarcas.

    9 – Um enxameamento de gente pode ter forte impacto político. Mas não se pode manipular os sentimentos das pessoas para um objetivo político.

    10 – Os idiotas que ficam dizendo: “Vamos ver quem tem mais força, nós nas ruas ou Dilma”, estão prestando um desserviço à democracia.

    11 – Hoje não é guerra. As sociedades não fazem guerra. Só os Estados ou proto-Estados (como os partidos) fazem guerra.

    12 – Quem fica medindo forças – “o povo nas ruas” x “o governo” – além de tudo é burro. Já se sabe que as pessoas estão contra o governo.

    13 – Não é o clima adversarial, de combate, que leva milhões às ruas. É sempre uma insatisfação difusa, que não pode ser manipulada politicamente.

    https://www.facebook.com/augustodefranco

      

     

    • O motor dos golpes.

      “Não é o clima adversarial, de combate, que leva milhões às ruas. É sempre uma insatisfação difusa, que não pode ser manipulada politicamente”.

      Aliança, pelo amor que você tem em Karl Marx, é justamente essa insatisfação difusa que é manipulada politicamente em todos os golpes de Estado. Isso já de algum tempo. Pelo menos, da Revolução Francesa à Primavera Árabe.

      • Blz, o PT fez por merecer a

        Blz, o PT fez por merecer a atual situação de insatisfação popular.

        As manifestações tem como objetivo  quebrar um dos pilares de sustentação de um governo, a “popularidade”.

        Apenas 7% da população aprova o atual governo e sua credibilidade nunca esteve tão baixa.

        Cada pilar de sustentação vai sendo destruido, (melhor cooptado), ate que o governo caia naturalmente.

         

  5. Mas a cobertura das

    Mas a cobertura das manifestações de hoje continua a mesma, na Globo. Com repórteres e uma comentarista política como Cristiana GLobo tentando inflar essa coisa nitidamente esvaziada, com “argumentos” risíveis e de uma má-fé inegável.

    • COBERTURA DA GLOBO

      Perfeito Jair, somente a Globo está transmitindo as manifestações golpistas, que interesse a Globo tem nisso? è só pensar um pouco… 

  6. O risco é Collor.

    Não o Senador por Alagoas, Fernando Collor. Mas o salvador da pátria de 1990.

    Alguma dúvida de que a classe média está pronta para a apoiá-lo?

    A única dúvida é se ele já foi escolhido em alguma das reuniões do Instituto Millenium ou da Casa das Garças.

    Vivemos um período autofágico, desde junho de 2013. Todas as lideranças conhecidas foram mastigadas, deglutidas e excretadas. Momento ideal para surgir o “novo”. E ele surgirá .

    Fiquemos atentos, a Globo o apresentará em breve. 

    • O momento tá mais para chefe

      O momento tá mais para chefe do ISIS do que para caçador de marajás. E este está mais para Alckmin Opus Dei.

  7. Como anda a passeata por aí

    Como anda a passeata por aí ?

    Aqui no RJ, suburbio do Meier, Cachambi, Engenho Novo, Pilares, Cascadura, Abolição, lugares que passei hoje pela manhã, nada de passeata.

    Vida que segue normal, bares lotados, feiras livres cheias, nem sombra de impeachement.

    Para falar a verdade, duvido que o povo daqui saiba desse burburinho que está acontecendo nas pricipais capitais, principalmente em bairros nobres.

    Se depender do povão desse lado de cá, a Dilma fica.

    • Aqui em Bonsucesso, Ramos,

      Aqui em Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha também na maior paz, só houve gritaria por causa da sapecada de 4 que o Palmeiras deu no Flamengo.

  8. Será que a grande águia

    Será que a grande águia deixará o Brasil construir seu projeto nacional e fortalecer os BRICS ? O risco comunista nunca esteve tão grande. O tim sam não deve estar nada satisfeito. O macartismo ainda vive naquele ninho de águias. O muro que caiu era só uma cerca, a disputa entre capital e trabalho ainda não alcançou o capítulo final.

     

     

     

  9. Quem dera eu fosse tão

    Quem dera eu fosse tão otimista. Ando sentindo no corpo as marcas desse intolerância e violência, por isso nào consigo otimizar a leitura.

    Mas gostaria que assim fosse. Apesar de eleitora do PT, não gosto da visão messiânica que a ala católica agregou ao partido. Política é coisa do humano, da vida humana. Quanto mais cedo entendermos isso e aprendermos a fazer Política, melhor para todos nós. Ninguém neste mundo tenebroso tem a chave política para a paz mundial, mas muita gente tenta.

    O PT só acabará se assim o Judiciário quiser. E se assim o judiciário quiser, estará acabado o estado democrático de direito para quem não nasceu na elite, se é que ele exisitu algum dia. O fim do PT pelas mãos incontroláveis da justiça é o que de mais grave este cenário produzirá.

     

  10. parabéns!

    muito bom. bato palmas. salve o Sarau da Democracia! viva a música! que a música os abra os novos caminhos da Democracia! 

    .

  11. Sinto(mentira)desaponta-lo

    Sinto(mentira)desaponta-lo Turco mas o PT possui capacidade para voltar ao Sion e a ele tornaremos,é necessário chutar as bundas de Tatos.Teixeiras,Globernardos,Cardosos e outros canalhas e faremos isso.O PT é o único Partido que possui militância ativa que reconhece os erros e os combate propondo mudanças e nós sabemos e deixaremos bem claro de que o PT somos nós, essa militância aguerrida que não abandona o barco mesmo sob decanas humilhações.Nosso carater foi forjado na luta e na adversidade e isso nos fortalece.

    • Estamos juntos!

      Estamos juntos! Desistir de nossos sonhos individuais e coletivos jamais – de um Brasil forte e soberano com a proteção do nosso Pré-sal, pessoas, trabalhos dignos, garantias individuais e coletivas!

  12. Nassif é uma boa alma…
    Eu

    Nassif é uma boa alma…

    Eu não recomendaria ao Lula se candidatar novamente. O sonho dos reacionários é que aconteça com ele coisa até pior do que aconteceu com o Brizola depois de tanta propaganda de ódio e difamação.

  13. O leão trouxa

    Pois é, a Receita Federal é tão esperta, pega todos na malha fina, mas não tem competencia para pegar

    um  X-TUDO, menos HONESTO, que se aproveitou de tudo e de todos para enriquecer.  É tanta hipocri-

    sia que dá medo!!!! Vamos lá dona Receita. Mostre que tem poder pra escancarar a vida de qualquer um

    e mostre a Nação brasileira a verdade dos fatos. Ou aí só tem homenzinhos?

  14. Discordancia
    Fim do PT ? Pode ser se continuar esta direção,que nada tem haver com a nova conjuntura,distante da base.O PT teve um crescimento de filiados de mais de 40%,o que significa que ainda esta vivo.E porque esta vivo,porque em politica so se morre quando deixa de ocupar espaço,deixa de ser referencia.Então quem ou o que esta ocupando o vacuo do PT ?
    PSOL,PSTU,PCdoB,ou outro movimento apartidario ?
    Com todos os seus defeitos,criticas ou ao todo ou em componentes (e olha que tambem tenho muitas) não vejo no horizonte a curtoedio prazo nada para ocupar o vacuo se hover uma saida do PT,a não ser a direita,junto com a midia e o.poder economico criando um novo Collor.Apesar de tudo e portudo, o partido se mudar,tem condições de qual uma Fenix renscer de suas cinzas.

    • Concordo

      Tirando o “haver” que nada tem a ver, concordo com resto do comentário.

      Acrescentaria no questionamento que o Otaviani faz a quem estaria ocupando o vácuo supostamente deixado pelo PT, que nem a direita demonstra estar suficientemente coesa para o tamanho da tarefa. Novo Collor, na minha opinião, será impossível, já que a sociedade parece estar vacinada. À direita e à esquerda.

      Por mais paradoxal que possa parecer, acredito que a tendência é uma deterioração da força tucana que será distribuída em uma miríade de grupelhos de extrema direita liderados por Bolsonaros, Pastores e alguns desses “líderes” de passeata que aproveitarão seus 15 minutos de fama para se lançarem na arena (ARENA?) política.

      Até mesmo o golpe precisaria de um certo consenso político. O “fora Dilma” é muito pouco para juntar tantas forças centrífugas no “depois”. 

      Quanto ao futuro político de Aécio, tendo a concordar com o Nassif. Vai colocar o calção, tomar banho de mar em Ipanema e abrir seu apartamento para reportagens da Caras.

       

  15. pra variar, nassif e seu

    pra variar, nassif e seu polianismo de sempre…

    não acho que seja um fim de um ciclo, talvez seja uma mudança de tática, ao invés de tentar derrubar Dilma (com consequências imprevisíveis, mas ruins para o pessoal da grana, especialmente a gloebbels) mirar no Lula e no PT, dar um jeito de inviabilizar a candidatura do Lula em 2018

    • Concordo plenamente. sua

      Concordo plenamente. sua análise está melhor que a do nassif.

      Apenas perceberam que não adianta derrubar a  Dilma se o Lula puder disputar a nova eleição. Perderão de novo a sabem disto.

      Então, a nova tática é o Moro prender o Lula. Notem que a república do paraná já se move neste sentido – promoveu dois vazamentos neste fim de semana: o grampo telefônico do Lula e a quebra do sigilo fiscal do Lula.

      Depois que o Lula for preso e mostrado algemado no jornal nacional a Dilma não dura um mês, pois além do ódio da direita ela terá também o ódio da esquerda qua a considerará responsável pela prisão do Lula por sua covardia e omissão.

      Ninguém moverá uma palha por ela nem lamentará sua queda.

      Isto não quer dizer que não haverá caos, violência, greves, mais desemprego, redução mais acentuada ainda de verbas publicitárias e sabe-se lá o que mais.

  16. Periferia de BH não apoia o golpe, é o que revela reportagem do

    Reportagem do jornal O Tempo, uma das poucas que a mídia produziu mostrando a verdadeira realidade – e não a realidade publicada pela mídia -, demonstra claramente que o povão não quer saber de Impeachment. Que isso é coisa dos coxinhas da classe média alta e desavisados afins, que se informam somente através da revista Veja, da Globonews e da Rádio itatiaia – portanto, se desinformam sobre a realidade brasileira. A verdade é que, mesmo com a crise, o povo brasileiro sobrevive em melhores condições do que aquelas da época de FHC e governos anteriores, quando não havia políticas de proteção social aos mais pobres, como agora. Leiam a matéria a seguir e vejam como o povo brasileiro tem capacidade de discernimento muito superior a estes coxinhas que adoram mamar nas tetas dos governos amigos, ou sonegar impostos, ou gastar suas economias em Miami, ou coisas desse tipo.

    ***

    IMPEACHMENT

    Na periferia, moradores estão alheios a protestos 
    Em seis regiões visitadas, ninguém afirmou interesse em engrossar atos que ocorrerão hoje

    GUILHERME REIS / LUCAS PAVANELLI / TÂMARA TEIXEIRA

    As manifestações que prometem ocupar hoje o país pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff não deverão ser engrossadas por moradores de periferias. Pelo menos essa foi a constatação da reportagem de O TEMPO ao visitar seis regiões de baixa renda em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, na última semana. Mesmo demonstrando preocupação com a crise, nenhum dos entrevistados afirmou estar disposto a participar dos atos. Em dois aglomerados, a possibilidade de impeachment aparece, mas não a ponto de provocar reação para os atos.

    Nos bairros Tupi e Jaqueline, ambos na região Norte da capital, e em Nova Contagem e Parque São João, em Contagem, as famílias entrevistadas avaliam que os reflexos do mau momento do país ainda não chegaram a suas casas e, portanto, não há motivos para protestos.

    Para a maioria, a saída de Dilma não é a solução. A raiz do problema, dizem, é a corrupção, mas eles não atribuem a responsabilidade à presidente. Muitos afirmaram que não veem, neste momento, um nome alternativo ao de Dilma capaz de estancar os escândalos.

    É em uma casa simples alugada, de cinco cômodos, que o vigilante José Geraldo Lopes, 54, vive com a mulher e duas filhas, no Tupi. Notícia de protesto, diz ele, “só pela TV”. Eleitor da presidente e com uma renda familiar de três salários mínimos, Lopes diz estar desiludido, mas tem um palpite para a crise: “Temos que deixar a Dilma trabalhar”.

    Ele conta que “depois de a vida ter melhorado nos últimos anos”, 2015 está estagnado. “Para mim, todo mundo tem culpa no cartório. Estou desiludido. Não vejo ninguém melhor que a Dilma para assumir” diz o porteiro, que nunca recebeu benefício federal.

    O bombeiro Wilson Brito, 42, vizinho de bairro, pensa parecido. “Bom, não está, mas se a gente botou ela lá, tem que deixar ela trabalhar”, diz ele, que não pretende aderir aos atos. “Ainda não tive que baixar meu nível de vida. Só economizo água por causa da crise hídrica”. Com o seu salário e o da mulher, que é carroceira, ele sustenta três filhos e dois netos.

    Vivendo de bicos há dez anos, Walter da Silva, 50, fala que não tem do que reclamar. “A vida do pobre melhorou muito”, atesta ele que classifica os protestos como “uma bobagem” e conclui: “Dilma faz o que pode, mas é rodeada de gente que só quer atrapalhar”.

    Contra o PT

    Eleitora de Dilma, a dona de casa de Nova Contagem Neuza Gomes, 58, é mãe de três filhos. Um deles está desempregado há cinco meses após 14 anos na mesma empresa. Apesar de não participar dos protestos, ela diz ser a favor dos atos, mas defende Dilma. Ex-beneficiária do Bolsa Família, Neuza tem críticas ao PT. “Era um partido bom, mas está esculhambado”.

    Sem culpa

    Há dois meses, Alexandre Ribeiro, 40, morador do bairro Jaqueline, perdeu o emprego de eletricista. Desde então, trabalha como garçom. Eleitor de Dilma, ele diz não se arrepender do voto. “Para Dilma mandar alguma coisa, outros 200 têm que assinar. A culpa não é só dela. Neste ano ficou ruim para os ricos, e, com isso, piora para os pobres porque não têm emprego”.

    Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/na-periferia-moradores-est%C3%A3o-alheios-a-protestos-1.1086637

  17. A cada manifestação

    Já tivemos várias manifestações, e quais foram os resultados delas?

    Em 2013, quando o Brasil ia relativamente bem, manifestaram e fizeram com que Dilma liberasse o aumento da Selic, resultado, 2014 o PIB despencou para próximo de zero. E Dilma ainda por cima nem saiu e ainda venceu as eleições.

    Este ano tivemos uma manifestação sim, que também não tirou dilma, nem a induziu a renunciar, apenas conseguiu derrubar a atividade economica nos meses seguintes, devido à incerteza do futuro.

     

    Para hoje, não devemos esperar nada além disto.

     

    O que falta seria um líder que pudesse anunciar um discurso coerente, sem ódios ou apelações. Talvez um trabalhismo com menos republicanismo. Mas mesmo esta bandeira ficaria difícil, pois o trabalhismo foi tão denegrido pela midia que nem serve mais para ser emprestado a um outro movimento.

    Sem um discurso que desperte credibilidade, em uma grande parcela da população, nada será conseguido. O país funciona na base da confiança. Destruir a confiança em um governo fraco não fará com que ele caia, mas só vai agravar a crise.

     

    “Sobre golpes fico com a frase de Confúcio para assuntos polêmicos… Não aprovo, não desaprovo não promovo.” Afinal, até mesmo ao se combater um adversário,  se dá forças a ele. Talvez a estratégia certa seria ignorar o que acontece nas ruas hoje, assim como a mídia ignorou o atentado ao instituto Lula.

     

    “Não viemos a este mundo para destruir o que nos pareça imperfeito, mas sim para completar o que está inacabado.”

     

     

    • “Em 2013, quando o Brasil ia

      “Em 2013, quando o Brasil ia relativamente bem, manifestaram e fizeram com que Dilma liberasse o aumento da Selic, resultado, 2014 o PIB despencou para próximo de zero.”

      O problema do mandiocal é que ele não conseguem fazer uma boa correlação de causa e efeito…

      • Realmente

        Moral da história: todas as manifestações tem sido manipuladas pela direita. Os manifestantes são massa de manobra. Quando eles pediam passe livre e lutavam contra 20 centavos, por trás quem incentivava a manifestação queria uma Selic mais Gorda, trilhonária.

        E o Tombini, como é fraco cedeu. E Dilma como era de se esperar nada fez. Daí veio a crise. De um colar de tomates.

    • MOVIMENTOS GOLPISTAS E HIPÓCRITAS

      O movimento em Salvador virou um carnaval fora de época e algumas dezenas de pessoas só esta indo por causa do trio elétrico e da cerveja! 

      • Manifestação de mandioca é à

        Manifestação de mandioca é à base de sanduba de mortandela e camiseta, porque os coxinhas não podem ter um trio elétrico?

    • tudo na santa paz

      Realmente em  Osasco esta tudo na santa paz. Talvez porque os osasquenses tenham coisa mais importante para fazer. Eu tenho, quero ler todos os blogs sujos do planeta como sempre faço aos domingos a tarde. E melhor remedio contra a depressao de final de fim de semana.srsrsrsrsr. sds.

  18. Nassif… parece que vc

    Nassif… parece que vc perdeu o “time”… não é o fim… o problema é que o governo Dilma(do PT) se perdeu… e, quanto mais tempo ficar lá… maiores serão as dificuldades do Brasil se recuperar…

     

    Collor não caiu por conta da corrupção… foi pelo fator “econômico”…

    • DILMA x COLLOR

      “Há mais razões técnicas hoje para o impeachment de Dilma do que havia no caso de Collor, sobretudo por problemas no Orçamento [as chamadas ‘pedaladas fiscais’] e no financiamento da sua campanha”, avalia Boris Fausto, um dos principais historiadores do Brasil. 

      O historiador disse considerar que as acusações de corrupção que contribuíram para a queda de Getúlio Vargas, com seu suicídio em 1954, eram “um laguinho” diante das denúncias envolvendo a Petrobras. A menção é uma referência à expressão “mar de lama”, popularizada na época da crise de Getúlio.

      A exploração de outra época histórica para a qual Dilma costuma apelar, quando ela diz ter sido torturada enquanto presa política, uma vez transportada para os tempos atuais não faz o menor sentido; aliás, torturar presos no Brasil, foi, é e continuará sendo durante bom tempo ‘lugar-comum’ aqui.

      O PT costuma acusar a imprensa de perseguir o partido e seu governo, embora, de fato, o correto seria contribuir na acusação do comportamento das pessoas sobre as quais a mídia fala (mal).

      Neste exato momento Dilma tem apoio popular menor que Getúlio, Jango e Collor tinham antes de suas quedas, fator propício à ocorrência do impeachment da ‘presidenta’, instrumento previsto na legislação brasileira, sofrido por Collor por muitíssimo menos; por outro lado, nunca houve situação mais favorável a um golpe do que agora.

      Aos parlamentaristas faço o seguinte ALERTA: seria cairmos nas mãos – ou melhor, nas ‘garras’              – do detestável Congresso Nacional, estabelecimento cuja sordidez é “hors-concours”.

      Já aos adeptos de intervenção militar LEMBRO: a maioria dos militares é incompetente.

      A nós, cidadãos de bem, geradores da riqueza da nação ADVIRTO: é hora de começarmos a nos interessar pela política, por participar dela. 

       

  19. O PT CONTINUA

    Nassif lamento discordar mas o PT continuará. Acho que o Lula nao deveria ser candidato em 2018, já fez a sua parte. Porém se for candidato terá o meu voto. A existência do PT não esta condicionada a vitoria em 2018. Talvez seja bom a população conhecer um governo dos coxinhas!!  O importante mesmo e que a Democracia triunfe sempre!! Abraços!

     

    • O PT CONTINUA

      Nassif, gosto das suas análises e quem me dera ter seu alto nível de informação e capacidade de síntese, mas também acho que o PT continua, mesmo que derrotas futuras aconteçam. Vai depender mais dos petistas. O que não impede que novas opções partidárias verdadeiramente progressistas possam surgir no futuro. Deus nos ilumine!

  20. Parabéns Nassif, pelo Sarau.

    Somente o lúdico é capaz de vencer a guerra, que é uma utopia do tártaro, como diriam os antigos gregos.

    O que falta ao Brasil é o sonho de uma pátria. Ainda somos o que Celso Furtado vaticionou, na sua obra magistral, Formação Economica do Brasil, um empreendimento colonial.

    O que falta ao Brasil é o sonho brasileiro. O problema dos brasileiros é encarar a desigualdade. 

    Uma via para equacionar esta solução seria o mercado. Mas que mercado? De um lado um sistema financeiro oligopolizado, de outro os bacharéis e doutores (médicos, engenheiros das finanças, etc).

    A sustentar-lhes, uma midia do trio mais RICO DO MUNDO, segundo a Forbes*. Os marinhos.

    Volto a repetir, só a arte salva. É preciso uma nova utopia. Uma nova semana de 22, uma nova tropicália, para chacoalhar as bases de uma nação hipócrita e covarde. Com medo de encarar seus irmãos multicoloridos. 

    Na academia, também é preciso superar a dicotomia: marxismo (TUDO é determinado) X pós-modernismo (NADA é determniado). É preciso colocar Descartes (funcionalismo), Kant (estruturalismo), Hegel/Marx e os pós-modernos num liquidificador e extrair-lhes uma nova maneira de ver a sociedade. Onde há contingência e necessidade. Ah, o acaso. Ele não é só humano, como pensam os pós-modernos. Ele também é físico e biológico. O dogmatismo teórico e a fragmentação do conhecimento científico também é um mal da sociedade. É preciso reconcertar a utopia acadêmica, segundo a qual quanto mais conhecermos as partes mais compreenderemos o todo.  Qual todo? De que adianta conhecer Marte, ou ser auto-sustentável na produção de alimentos se continuamos a nos matar? Uns aos outros. Dia após dia. Na academia, é preciso ter a coragem de fundar uma filosofia brasileira que recoloque a fragamentação dos saberes numa nova perspectiva epistemológica. A vida exige ousadia.

    E isto, só a arte é capaz de entender. Só os artistas são capazes de expor as entranhas da hipocrisia e apontar horizontes de uma nova utopia.

    Artistas do Brasil, uní-vos. E com vossa visão libertária chacoalhem a velha hipocrisia para que, de seus escombros, possamos reconstruir uma nova e multicolorida utopia brasileira!

    Temos muito que ensinar ao mundo. E devemos nos orgulhar disto. Basta termos a coragem de nos vermos como irmãos e irmãs, com conflitos e semelhanças, habitantes de um mesmo chão que deve a todos acolher e ser acolhido.

     

    *Somando a fortuna dos três ultrapassa a do homem mais rico do mundo.

  21. Grande Barretão contra o golpe

    Ontem à noite, no Festival de Cinema de Gramado: ‘Convidado a subir ao palco para anunciar alguns dos vencedores, o realizador e produtor Luiz Carlos Barreto quebrou o protocolo e fez um rápido pronunciamento de tom político. “Esse festival atravessou a ditadura. Temos que defender o estado democrático de direito da tentativa de golpe”, declarou, para uma reação da plateia que misturou aplausos e vaias.’

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/08/ausencia-e-eleito-o-melhor-filme-nacional-no-festival-de-gramado.html

  22. Coração Brasileiro

    Não, acabou estamos trocando mentiras virtuais por coração Brasileiros, não a intenção ideológica e sim a gestão e amor a pátria Brasil. Trocamos esses que roubaram e fique sabendo que quem entrar teira sua chance e se não tiver capacidade trocamos novamente.

  23. sobre utopias e nostalgias.

    A reversibilidade (não seria superação? reverter significa ‘voltar ao que era antes’, ao passado!) da ‘economia’ de mercado pode ser qualificada como uma utopia, mas a vitória ampla geral e irrestrita da ‘economia de mercado’ é um desgraça e isso é um fato, basta olhar para a situação do mundo hoje: guerras devastadoras com ‘objetivos de mercado'(petróleo, petróleo, petróleo…), aumento da repressão aos excluidos da ‘economia de mercado’, exclusão de acesso a saúde e educação e aos ‘bens comuns’, retirada de direitos trabalhistas conquistados a duras penas, corrupção generalizada e institucionalizada e a ‘cereja do bolo’: a maior concentração de renda da história da ‘economia de mercado’. A busca de uma “utopia” – entendida como um futuro radicalmente diferente do presente – resulta de uma realidade insuportável.

    A superação ( e não ‘reversão’) da economia de mercado, de facto nunca foi tentada de modo abrangente e organizado. No caso soviético as tentativas inciais foram imediatamente suprimidas de forma violenta – basta lembrar o que aconteceu com as comunidades camponesas sob o regime stalinista. Na china durante a revolução cultural, a auto-organização das fábricas durante a ‘revolução cultural’ também foi duramente reprimida. Mas ainda existem iniciativas pontuais, associacionistas, cooperativistas, autonomistas mas não estatistas; de Chiapas às comunidades autônomas da Andaluzia.

    Ressucitar a decrépita social-democracia não é uma utopia (termo que se refere a um lugar que ainda não existe), mas uma nostalgia de uma era de ouro imaginária. Ela não aponta para o futuro – necessariamente utópico pois o futuro é um tempo que não existe – , mas para o retorno ao passado. A social democracia não existe mais em lugar nenhum do mundo, a não ser como um espectro, nem mesmo no lugar onde foi mais bem sucedida – a Suécia.

    No caso do Brasil é uma utópia nostálgica, pois trata-se de voltar a um passado que nunca existiu aqui – portanto a projeção no futuro de um passado que nunca foi nosso. Como se a história caminhasse por etapas pré definidas, mas de forma defasada. Como se não estivessemos no mesmo presente neoliberal – com as devidas especificidades de cada país – em que se proclama que ‘não há alternativas’ à ‘economia de mercado’, como já dizia Margareth Tatcher. A utopia nostálgica do projeto social-democrata é um marca dos governos do PT: proclamando a social democracia, avança no neoliberalismo…

  24. VISÃO DIFUSA
    Ridículo alguém querer diminuir ou criticar as passeatas simplesmente porque são contra o PT. As pessoas estão acordando e enxergando o grande vilão da sociedade: o GOVERNO. Independente se é PT, PSDB, PMDB, o GOVERNO é que cria e sempre criou desigualdades, sustentou elites, alavancou empresas e retirou muito, mas muito dinheiro das pessoas, de forma legal ou ilegal. O PT/Dilma hoje é o alvo, mas já foi o Collor, o FHC, Lula. Quanto mais governo, mais liberdades suprimidas, mais controle.

  25. Pelas barbas do velho Karl.

    A história e sua repetição como farsa.

    Lula não é Getulio, Dilma não é Juscelino, Temer não é Café Filho, JRMarinho não é o General Lott e Aécio não é Lacerda.

    Mas, principalmente, o Brasil não é um país agrícola grande exportador de café.

  26. Esse foi o editorial mais

    Esse foi o editorial mais lúcido que vi nos últimos tempos. Você disse toda a verdade que todos brasileiros lucidos e senssatos queriam ouvir.

    • Vaticinio em alta

      Depois de ouvir a comentarista da globo e a colunista que saiu da folha afirmar que a Dilma recuperou o poder politico,ler esse post do nassif,tenho que recorrer a revista calculo e copiar: “A todo momento morre o um homem,mas nasce e e dezesseis avos”. O matematico Charles Babbage sugeriu o texto ao poeta lorde Tennyson que havia começado um poema com a ” A todo minuto morre um homem e a todo minuto um homem nasce. Segundo babbage,se fosse assim a populaçao não estaria crescendo. Bastou empresrio ocupar espaço no cartel midiatico para socorrer o “seu” e o governo para as panelas dos jornalistas começarem a bater e ficarem com o  medo do vazio.

  27. A Globo tem medo da CPI do BNDES

    Muita coincidência ser instaurada uma CPI para verificar os empréstimos (e consequentemente se foram pagos),no BNDES e um dos Marinhos organizar uma reunião com senadores afirmando que a presidente Dilma não cairá e fazer o jornalismo da Globo passar a falar bem do governo.

    Um detalhe: no parágrafo único do primeiro artigo da nossa  constituição está escrito que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio dos seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.

    Que democracia é esta que um blogueiro fala que o povo não tem direito de demosntrar sua insatisfação com um governo que foi eleito ao dizer que a oposição faria exatamente o que ele está fazendo. Se é para ter medidas econômicas duras eu preferiria quem sempre as defendeu. Qualquer economista, desde 2012, deixava muito claro que os rumos estavam errados. Não é possível ao governo afirmar que tudo mudou apenas após a eleição.

    Se o governo do meu país não sabia de nada do que vinha acontecendo na economia que ele conduzia e o povo não pode se manifestar contra este governo, algo de muito errado está acontecendo.

    Esconder do povo é crime, não saber de nada é incompetência…

    E nem vou falar da corrupção que rouba o dinheiro que deveria estar dando saúde e escola para nosso povo. Roubam hoje o nosso futuro!

     

  28. Quanta besteira

    Golpe…a voz das ruas não valem nada…só a elite quer mudanças…e o pior que li aqui: A culpa da alta da selic foi dos protestos de 2013, a crise econômica de 2015 foi culpa das manifestações de março e a queda do PIB foi culpa da Lava-Jato. Os comentários aqui postados ou boa parte deles expressam o quanto nós, brasileiros, somos pobres e medíocres. Tudo é culpa dos outros…se energia aumenta é culpa da seca e por ai vai. O que vcs partirários do nada não entendem é que a crise afeta o povo no geral, rico, pobre, trabalhador, empresário…só um não é afetado: Os políticos. Salários vultosos  e propinas a mil a vida deles não vai mudar…se cai Dilma e PT, na sequência vem outro e outro e outro. Enquanto vcs ficam se degladiando nas redes sociais, eles riem de vcs, fazem chacota de vcs. Nosso problema é esse, ir as ruas no Brasil é “golpe”, agora pagar 120% no cheque especial, 14,5% na selic, 500 reais de imposto de renda recebendo R$ 3.000,00, batata a R$ 4,00 , bem, isso tudo é normal. Rodei o Brasil em mais de 25 anos de profissão e posso lhes afirmar com certeza impírica e não de livros ou falácias, de que estamos falidos e somos uma nação de pura corrupção e podridão, em todos os setores, a começar pelo próprio povo que coloca a culpa em tudo e em todos sem jamais assumir sua culpa. Hoje poderia ser um dia da virada, hora de por medo nos políticos, ler as ruas sem partidos ou partidários, mas lendo aqui diversos comentários vejo que o fundo do poço já chegou e que nos, o bestial povo, estamos na lama, imundos, rindo e querendo ainda mais. Pois bem, é o que vcs merecem e vão receber.

  29. EU DISSE

    Eu , há muito tempo antes,já havia dito aqui( e não foi foi publicado, não sei por qual motivo),que o Aécio não representava nada de novo, muito ao contrário, representava a continidade do coronelismo, do neo feudalismo.

    Só o Nassif que conseguia ver algo de bom e equilibrado neste ser repugnante.

  30. manifestações

    O atentado contra a sede do PT em SP lembra aquele do Riocentro , décadas atrás . Não seria de espantar se os próprios petistas estivessem por trás , para poder posar de vítimas . O PSDB não está unido , por interesses diferentes de seus líderes . E o timing também está errado . O PT está sangrando – e vai sangrar por mais um ano pelo menos na economia e nas páginas policiais . Deixa sangrar …

  31. ‘Por motivos opostos, Bush Jr

    ‘Por motivos opostos, Bush Jr não escondiam a antipatia por FHC, visto como o intelectual pedante que nunca teve que lutar pela sobrevivência pessoal ou política’. Essa comparação não colou, foi infeliz. E não foi por causa do FHC, o problema é o Bush jr., que sempre foi o garotinho  do papai. E nem isso o FHC foi, o pai dele era melhor do que ele, é o que contam por aí. Achei interessante o texto e concordo com muita coisa que escreveu, AH! se Deus pudesse te ouvir sobre o fim de um ciclo, mas a vida continua e ainda temos muitos problemas pela frente. O melhor de tudo foi e será o sarau.

  32. Discordo sobre o PT ser um

    Discordo sobre o PT ser um partido igual aos outros. Neste momento enquanto estão se manifestando contrários a Dilma, o PT está reunido discutindo  a Educação no Brasil com todas as lideranças de todos os Estados do País, promovido pelo PT, há 3 dias. O que o PT não conseguiu fazer foi politizar mais a população, visto que elegeu os Deputados e Senadores que elegeu e por culpa do próprio PT, mas em muito por culpa da mídia.

  33. passeata do dia 16

    Lamentável ver nosso país agonizando novamente com essa política medonha.

    Parece que o Brasil evoluiu e a política ficou so século passado…..

    Estamos entre PT, Dilma (Lula), Temer, Renan e Cunha.

    Péra ai!…Deixa eu jogar o dadinho.

    Ou se cria uma força tarefa que possa reunir pessoas idonesas que façam a transição disso que ta ai e consigam vislumbrar o país nos próximos 10, 20, 30, 40, 50 anos e possam traçar o nosso mapa, ou vamos continuar a mercê de idéias do século passado e muitas vezes com interesses particulares ou partidários.

        Até proposta pra que prestemos homenagem ‘a Simon Bolivar.  Quem foi Simon Bolivar mesmo ????….

      O povo é, aquilo que enxerga.  Se enxergarmos  um pais de forma positiva, teremos um país positivo !!!!

  34. Nassif,

    todo final preconiza um novo começo, então, torcendo em parte (já que como petista não concordo com a morte do partido) para que seu romance se concretize:

    1) O fim do obscurantismo pode ser o começo de clareamento de ideias na parcela da população brasileira (93%, segundo a folha) que embarcou na onda anti-Dilma e anti-PT, parte dos 7% (trei as Margaridas) terá a difícil missão de contribuir com essa injeção de fôlego à Presidenta e ao Partido dos Trabalhadores até 2016 e depois até 2018;

    2) Não acredito em nova lua-de-mel do PIG com a Dilma, acredito mais num momento de acomodação (patrocinadores fazendo pressão?) pra ver o que se passa na janela, se Carolina virou pra direita de vez ou se para o centro da cidade. A canoa do golpismo tendo ainda algum fôlego (Aécio não entrega os pontos, Cunha menos ainda… e têm espaço de sobra na mídia, a hora que desejarem) eles vão continuar sordidamente e disfarçadamente fazendo seu sujo trabalho, é nesse momento que vejo em Sérgio Moro o new Carlos Lacerda, apesar de esse juiz ser “discreto” e não se manifestar tanto diretamente;

  35. Mesmo com mensalões, lava

    Mesmo com mensalões, lava jatos, dominios do fato e outras desgraças fabricadas, o PT continua. Sempre

  36. Nassif, faz um tempo que não

    Nassif, faz um tempo que não comento no blog. Mas sua postagem foi na veia. É o novo que está emergindo? Por que o velho está se enterrando hoje, a julgar pela faixa que vi de protesto em Brasília: VOLTA SARNEY!!! KKKKK

    Bom domingo e excelente futuro para todos nós!

  37. O fim é o recomeço

    Não tenho tanta convicção quanto Nassif em relação ao fim do cenário de intolerância e toda a sorte de loucuras que assolam o país. Entretanto, admiro sua capacidade de prevê cenários, como ocorreu neste texto/comentário. Uma coisa é certa: não haverá estabilidade enquanto a lava jato não deixar de ser uma série americana, com episódios intermináveis. O país não pode viver a espera de uma novo capítulo a cada semana. Precisam fechar as temporadas, trabalhar para que outras sejam iniciadas. O contínuio de escândalos contradiz até mesmo as teorias do escândalo. Quando chegar a hora do PSDB, alías juízes, MPF E PF já tomaram gosto pela imagem de poder acima dos poderes, talvez não tenha qualquer imapcto. Bom, se este momento chegar. Os profissionais já se movimentam para dar um segurada nas coisas.

  38.  
    … Falando em “democracia

     

    … Falando em “democracia da ‘coxinhada’ desvairada, aloprada, alienada, corrupta e hipócrita”! O que seria da pele – e das vísceras – de um(a) manifestante que – integrado(a) na festa cívica (sic) – estivesse portando uma faixa e/ou cartaz do tipo:”Fora ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”!Ou,’Cadeia para o Tiaguinho [Cedraz] do Mensalão da UTC no TCÚÚÚÚÚÚÚ’Ou”A PF tem que ‘vazar’, imediatamente, a Lista de Furnas do Aécio ‘Never'”!Ou’Cadeia para [Eduardo] AZARedo do Mensalão da Quadrilha do PSDB das Alterosas’!Ou’Cadeia para os Marín(hos) da Quadrilha do FIFLÃO do ‘laranja’ J. Hawilla &$ da sonegação bilionária!’Ou”Cadê o tesoureiro do PSDB?!”Ou’Cadeia para o José (S)erra &$ o Geraldo Alckmin, “os cheirosos” chefes da quadrilha do Trensalão!”Ou”Cadeia para FHC ‘o Príncipe da Privataria DEMoTucana’ – e da compra de votos para a reeleição!”Ou ‘Guantánamo do Paraná’ para o DEMoTucano Beto ‘Rincha’, o mesmo Beto Hitler!”Ou”A família do defunto DEMoTucano Sérgio Gu(erra) já devolveu os R$10 milhões que sepultaram (sic) uma CPI da Petrobras?!NOTA: dinheiro surrupiado do erário corrigido por juros *cavalares (!), multas, correção monetária – e cambial!”Ou(…)

  39.  
     
    Uma imagem que resume o

     

     

    Uma imagem que resume o domingo: protestos nas ruas não são contra a corrupção

    publicado em 16 de agosto de 2015 às 13:49

    [E uma faixa auto-elucidativa da natureza da ‘coxinhada’ nativa!
    Ou auto-delação enquanto ato falho!
    “…
    Somos milhões de Cunhas!
    …”]
    (…)

    E MAIS:

    https://www.youtube.com/watch?v=sWMNAKyzTs4

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/uma-imagem-que-resume-o-domingo-protestos-nas-ruas-nao-sao-contra-a-corrupcao.html#comment-926561

     

     

  40. Também acho

    Não seria propriamente um fim do golpismo. Mas encerra-se uma intenção de golpe. 

    Tanto o executivo, quanto  os parlamentares estão dependendo e jogando as responsabilidades don país nos rumos da lava jato. Por parte do Governo Federal, me parece que continuam trabalhando para o desenvolvimento do país via ajuste fiscal, e o parlamento oposicionista batendo cabeça, insistindo em jogar o avião na montanha…

    A panela ainda vai ferver até o dia da manifestação pró governo. 

    O judiciário que se acha o poder moderador, mas na verdade não exerce a lei para a oposição. Juízes, promotores devem estar com insônia pesada diante desta ética meia boca, chinfrim, cerne de suas profissões, se vêem pressionados pela própria democracia vencedora. O fracasso da manifestação de hoje, é uma vitória de muito jornalismo profissional, de muita cidadania exercida e políticas sociais. destaco ainda o despertar de muitos da classe média de São Paulo que pularam desse iate do golpismo. Enfim, perceberam a tragédia que um golpe poderia causar

  41. A Globo continua sendo…

     A GLOBO E AGORA G1 CONTINUA SENDO GOLPISTA COMO SEMPRE FORAM. É HIPÓCRISIA DIZER QUE ELES APOIAM O GOVERNO, APOIA  ENQUANTO HOUVER INTERESSE, A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA DEVE SER FEITA JÁ, NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR.  COMO DISSE UM DOS COMENTÁRISTAS SOMENTE A GLOBO ESTÁ PASSANDO… SEM CONTAR COM OS COMENTÁRIOS DOS REPÓRTERES. ALÉM DISSO TAMBÉM TEM O MINISTRO CARDOZO QUE PARECE QUE TAMBÉM TRABALHA CONTRA O GOVERNO DEIXANDO QUE A POLICIA FEDERAL  SE APROXIMAR DE LULA E  DEIXAR  QUE A PF CONTINUE FAZENDO SEUS VAZAMENTOS A REVISTA VEJA PODRE E VIRA-LATA.  EU ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 20 SEJA UMA MANIFESTAÇÃO INTELIGENTE CHEIA DE CONTEÚDOS RELEVANTES.NÃO FALANDO APENAS SOBRE CORRUPÇÃO E ECONOMIA, POIS HÁ MUITA COISA PARA SER MOSTRADAS, ALÉM DISSO NÃO ENALTECER O SENHOR SERGIO MORO ESTÁ FORA DE QUESTÃO , POIS SEU TRABALHO É DESCARAMENTE PARCIAL ASSIM COM OS PROCURADORES AECISTAS.

  42. Democracia…

    …é isso aí!  Vc escreve o que pensa e se tem oportunidade é só publicar.   Não concordo com a derrota do PT.  Muito pelo contrário.  O governo está fortalecido e confiante para 2018.  Basta olhar para as passeatas.  Só tem banqueiro, família rica e pela-sacos.  Nada, mas nada, do que se viu na tv representa o desejo da maioria. Agora, essa é a elite que continua a sabotar a economia do país.

    • Engraçado

      Engraçado, eu tava lá hoje e vi cidadãos brasileiros trabalhadores, pais de família, eleitores e pagadores de impostos querendo um Brasil melhor. E vamos tirar esse partido maldito do poder em 2018.

  43. Nassif, o injusto

    Nassif, acho que você foi injusto com o Ronaldo Fenômeno, sabe por que? Porque você não o citou como integrante ao grupo de intelectuais que vai continuar ao lado do Aécio. 

  44. Mesmo Que Ainda Não Saiba, o Povo é PT, Daí Que…

    Impressiona-me alguém achar o PT “Rui Falcão”, com ou sem, Mercadantes, Dilmas, Zé Cardozos, etc., etc., etc., pois se fosse estaria extinto e enterrado a tempos, poupando Von Bornhausen da desdita.

    Quem não entendeu ainda hoje, por tudo que aconteceu nesses trinta e cinco anos e em especial nos últimos treze, não sabe de nada, não viveu nada, não sacou ainda que “a Praça é do Povo, como o céu é do Condor” e mais cedo do que imagina e muito mais tarde que gostaríamos, a Praça será do povo e lá, juntos, estará o PT.

  45. 16 de agosto

    Você está muito enganado. Esta presidente enganou os seus eleitores . Deveria pedir para sair. E os colunistas que recebem propaganda do governo (do nosso dinheiro) deveriam parar comentar sobre fatos do Governo

  46. Belíssimo texto! É difícil

    Belíssimo texto! É difícil olhar sobre, por cima, livre de paixões ou preocupações momentâneas. Só os melhores conseguem.Torço para que o destino não nos pregue uma peça logo na segunda-feira…

  47. Se o PT continuar

    sendo formado por um monte de frouxos, com certeza o PT será mais um partido nanico. O PT abandonou as bases e tenho a impressão que os frouxos que formam o PT só estão preocupados o próprio umbigo.

     

     

  48. Embora não concorde com tudo

    Embora não concorde com tudo ou talvez não queira concordar, devo admitir: belíssimo texto!

    • O chamado “sonho americano” é

      O chamado “sonho americano” é realizado após muita batalha, muito trabalho, muito suor, coisa que o nosso Bhrama nunca fez.

      • Tá bom que trabalhou foi o FHC.

        Graças ao Lula temos um Brasil muito melhor! Vc pode enganar os sem memória, o que não é o meu caso. O FHC quebrou o Brasil três vezes, doou empresas estratégicas como a Vale dos Rio Doce, entre outras muitas desgraças e mesmo assim deixou o Brasil quando saiu numa situação deplorável! Quanta inveja e calúnias temos de tolerar, nós pessoas do bem!!  Pessoas que divulgam mentiras deveriam responder criminalmente, e além disso, pagar fortunas pelas mentiras praticadas. Só consegue enxergar a grandeza de alguém, quando se é da mesma extirpe. O que não é o seu triste caso de zumbizismo!! Ah! O Aécio trabalha que é uma maravilha!! Tanto que em 8 anos de desgoverno em Minas deixou uma dívida de mais de R$ 10 bilhões sem ter construído uma única obra. Ao contrário dos governos petistas que têm construídas grandes obras pelo Brasil todo e com a implantação de muitos projetos sociais. Esse juizeco irresponsável que tente prender o Lula! Muito se arrependerá por isso!!!!!!!!!!!!!

      • Verdade, o aecin snow é que é

        Verdade, o aecin snow é que é um verdadeiro exemplo do american dream “muita batalha, muito trabalho, muito suor”, fez parte do contingente de pobres retirantes de MG  para o Leblon. 

      • Muita batalha, muito trabalho

        Muita batalha, muito trabalho e muito suor. Foi assim que Lula conseguiu transformar o Brasil em um país muito melhor. A história confirmará. Espero que você viva para ler e se envergonhar da sua visão partidária ou preconceituosa.

        • Bhrama nunca trabalhou

          Nunca vou me envergonhar de ter minhas opiniões e viver num país democrático, mesmo que o PT e você não gostem. Não preciso ser um cordeirinho de partido pra ter minhas opiniões, sou um cidadão livre. O Lula manteve a política econômica de FHC (dói ler isso, né?), aproveitou a farra de crédito internacional e estimulou o consumo interno, só que a torneira secou e a Dilma passou a fazer uma burrada atrás da outra. Resultado: 93% de rejeição.Isso porque nem to falando do aparelhamento do Estado pelo PT e da roubalheira desenfreada. Você vai ler nos livros de história sobre o Lula duas palavras: LAVA-JATO e MENSALÃO.

          • Quando será ?

            Penso que jamais uma pessoa como o sr. Afranio terá a capacidade de entender. Quem aparelhou todo o estado foi o PSDB, ou não teríamos petistas presos. O sr. já viu um tucano preso ? pq eles deixaram todas as instituições aparelhadas. No tempo do FHC não aconteciam roubos e corrupções ? Acontecia muito mais que hoje, ou onde foi parar o dinheiro das privatizações ? Pergunte ao Serra, FHC, Lara Rezende, dentre outros. Sónão havia processos, pq tudo era comprado e colocado em baixo dos tapetes e/ou dentro das gavetas. O sr. não sabe é de nada, seu inocente !

            O sr. tem certeza que suas opiniões são suas realmente ? Ou foram enfiadas em sua cabeça ?

          • Pois é, Lenita, se ele não

            Pois é, Lenita, se ele não for um troll, então é muito mal informado e fraquinho das idéias.

          • Não se trata de gostar ou não

            Não se trata de gostar ou não gostar, mas de enxergar a realidade do jeito que ela é. Se você não for um troll, infelizmente seu campo de visão é muito reduzido. E além de limitado, é pretencioso. Imagina se essa sua meia dúzia de informaçõezinhas sem base e sem contexto iriam me causar algum tipo de dor. KKK, faz-me rir. 

  49. O mesmo blá blá blá inocuo e
    O mesmo blá blá blá inocuo e obtuso de sempre. Muita superfície e plasticidade, conteúdo pobre.

    Era lindo e enganava quando sua intenção era a de ser o bastiao da maré ufanista, o homem que gritava primeiro e mais alto os poderes divinos do mito herói ocidental.

  50. horario eleitoral de um lado só

    Que direito adquiriu essa facção política para gozar de privilégio espúrio, 

    carnaval com horario eleitoral fora de época, ao arrepio das leis?

    Os homens de bem (que ainda julgo maioria) deveriam exigir direito de resposta, igual tempo,

    manifestando e repercutindo a defesa do voto, divulgando e comparando este governo de 12+anos do PT com

    os antecessores, item a item.

    • Prezado,
      O direito de

      Prezado,

      O direito de resposta será dado quando os que pensam diferente se manifestarem nas ruas também!

      Por enquanto, entre outros, o que se vê é manifestação do governo dentro de salas, saunas, gabinetes etc!

      Para o governo falta a rua!

      abs,

       

      Quero Justiça!

  51.  
    EXTRA!”Em primeira mão”, a

     

    EXTRA!
    “Em primeira mão”, a *penúltima **NOG!

    Nem “A Mãe do Petrolão” nem tampouco “A Rainha da Pedaladas”!
    Agora, a determinação para o afastamento de Dilma Rousseff passa a ser pautado pelo fato de “a presidente ter mentido durante a campanha eleitoral”!
    Os pseudo-jornalistas Gerson ‘Cama(Ar)rotti’ &$ Cristiane Lôbo [de Raiva e Ódio]’ são as duas primeiras ‘penas amestradas’ a $oldo dos Marín(hos) a protagonizar a tarefa de porta-estandarte militante!

    Amanhã, o MERDAL, o AZEDOvedo da fascista e moribunda ‘veja’, o Garcia da ditadura militar, o Noblábláblát et caterva IMUNDA!

    *penúltima NOG porquanto a mais recente está sendo forjada nas masmorras sórdidas, miasmáticas e fétidas das redações do Projac!

    **NOG: ‘Nova Ordem da Globo’, segundo denominação lapidar criada pelo egrégio e impávido jornalista Paulo Nogueira

    • ajuste desprezível – um

      ajuste desprezível – um tributo aos(às) ‘coxinhas’!

      Agora, a determinação para o afastamento de Dilma Rousseff passa a ser pautada pelo fato de “a presidente ter mentido durante a campanha eleitoral”!

      … [a determinação]… passa a ser pautada… (… pautada… em vez de …’pautado’…)

       

  52. Se o Lula é um gênio porque
    Se o Lula é um gênio porque alçou ao templo do consumo 50 milhoes, que dirá de quem fez o mesmo em maior quantidade em TODOS os países em desenvolvimento?

    Vá a China, India, África do Sul, Mexico, Peru, Bebês tela etc.

    Em todos amplas parcelas consomem mais hoje que quinze anos atras.

    Por qual motivo?

    Aponte seus binoculos para a Ásia e terá explicação satisafatoria.

  53. Discordo quanto ao PT. O
    Discordo quanto ao PT. O partido vem sendo massacrado por décadas, antes mesmo de ter assumido qualquer poder relevante. E, mesmo assim, resistiu bravamente, ampliando cada vez mais sua influência, importância e militância (mais que qualquer outro partido). Não conta com apoio econômico/judiciário/midiático nenhum! Todos os outros partidos já teriam sucumbido há muito tempo, tendo sofrido apenas uma pequena parte do processo de linchamento gratuito feito ao PT.Concordo com que Lula ressurgirá mais rapidamente, o que já se pode notar ocorrendo (para total desespero da oposição). Mas o PT seguirá sendo o maior partido de esquerda, social-democrata, o único capaz de mobilização popular e sairá mais fortalecido! A oposição é que precisará se reinventar totalmente. Quem viver, verá!!O Brasil já está dividido em A.Pt e D.Pt (A.C e D.C)

      • Lula está rico ?

          Não entendi o Nassif. Como contemporização descobriu que o Lula está tão milionário quanto o FHC ?

           O :Lula deu tantas palestras quanto o FHC ? As Empreiteiras da vida pagavam tanto assim para o Lula ganhar a  ponto de ser classificado como milionário? Mesmo com a insinuação de ganho legal, parece que se aceita ser o Lula o não amigo dos pobres e necessitados que viram nele uma esperança  sincera, honesta e desinteressada.  Talvez ele possa ser um dono oculto ( com o filho, como dissem enes empresários ) da Friboi, de ser dono de metade do Pará, de ter recebido bolas eternas, junto com o PT, das empreiteiras,……Drácula !

          Estranho esta alusão só agora – uma inverdade é tão mencionada que se torna verdade ou todos que consideram o Lula  um dos mitos modernos são otários e não enxergam o óbvio ? Ou só o Nassif é que usa lentes que enxergam longe ?

  54. Nassif, o que falta colocar é

    Nassif, o que falta colocar é que o país só terá chance de ter um futuro decente, à esquerda ou à direita, depois que o chefe dessa quadrilha, ou seja, o Lula, for preso.

  55. Qual seria o foco em direção

    Qual seria o foco em direção a um bom final da crise? O merado financeiro liberar a política para o país voltar a acumular á frente, e Aécio abrir mão de ser um inútil danoso.

    Será que o impeachment será sempre a primeira possibilidade? Dilma pode cair no caminho da descida.

    Como um experimentado alpinista  afirmou: alcançar o topo é opcional; descer é obrigatório

    Somente uma perspectiva a partir do fim pode ajudar Dilma a se manter no governo: A última etapa da operação Lava Jato a impede de descer bem. Por isso, a consciência limpa é importante.

    Fazer uma transição da esquerda para a direita é como saber que nada mais importa, ao perder a noção do minimo essencial.

  56. A grande mídia e parte do

    A grande mídia e parte do empresariado acreditavam que conseguiriam insuflar na população um clima de apoio ao impeachment contra Dilma semelhante ao que houve contra Collor. Se tal ocorresse, o impeachment seria concretizado sem desgaste à imagem democrática do Brasil no exterior. Não conseguiram porque, como disse Lula, o pior momento do PT ainda é melhor que o melhor momento do PSDB. É porque só alguém muito ingênuo acredita realmente que o PT é mais corrupto que os partidos da oposição. Quando perceberam que o impeachment não seria aceito passivamente por expressiva parte da população e resultaria numa comoção social, recuaram, porque nesse caso não só o povo, mas também essa mídia e todo o empresariado, sairiam prejudicados.   

  57. Faixas e cartazes

    clamando por uma ditadura militar, em plena democracia.

    A OAB vai se manifestar, igual como fez com a frase do presidente da CUT, alegando os velhos mantras do “respeito aos princípios democráticos” do Brasil (no que concordo)?

    Como sei que não, já que parece que a OAB também faz parte do conluio golpista, vou esperar pra ver pra que lado Carolina vai rebolar.

     

  58. O ;;;;;;;; Reino da Delação foi derrotado

    O pre-conhecimento sobre o outro, isso que produz injustiças, tem um nome: delação. Só mata que delata diminui deprecia o outro e, da mesma forma, isso leva a furtos e a crimes doenças tais como misoginia, homofobia, racismo, fechamento de portas por questão ideológica e tantos outros.

    O Reino da Delação foi derrotado. Mesmo que ainda tenham força suficiente para prender ou matar o líder Lula, aquele que tirou muita gente da sarjeta de quem muitos agora, mal agradecidos que são, cospem no prato que comeram. Pagarão pela própria cegueira: A delação diminuião do outro é o único pecado. 

    Só existe dois tipos de gente: os que relatam e os que delatam. Deste grupo faz parte aquele que delatou Cristo por 30 moedas e também os que hoje delatam gratuitamente pelas ruas deste pais dominado pela cultura da delação, bem como aqueles que delatam por milhões de reais para dizer qualquer coisa que os salve do xilindró e, uma dessas coisas, é claro, é dizer que Lula é ladrão, o que basta para um juiz tucano ensandecido colocá-lo atrás das grades com base na palavra de um delator em apuros no cadafalso e, diante de si, malas e malas de dinheiro para salvar-se através da delação diminuição do outro. Enfim, é disso que se trata. 

    Antes da morte a delaçao..alias o homicidio, o latrocínio e o deicidio como esse praticadomcontra Maria das Dores como aviso as Margaridas foi fruto dessa cultura delatora depreciadora do outro…

    um exemplo de delaçào: um beijo que foi motivo de odio por parte de quem vomitou odio para nao se entregar a tentacao..,.meu bem, nso eh por ai.,,se vc transa bem seu sexo nao tenha meda medo de virar gay por causa de uma cena real ou de teatro,..relate,,..nao delate o outro para salvar-se.,,o unico pecado na nova realidade eh o da delaçao depreciaçao do outro, certo..

    Saiba identificar quando um artigo é um ato de relatar com base na verdade dos fatos e nao na delaçào depreciaçào…

    Um exemplo de delaçao: midia delatora se apressou em usar uma frase correra para delatar incriminar deletar prender o presidente da CUT…sera que esses jornalistas nao tem familia,..ou foram fabricados em laboratorio…

    a familia eh um local de trabalho desde sempre nesse planetinha,..nao ao assedio moral no trabalho quer dizer: na familia,…mudando de assunto.,..dilma precisa ver como a Casa Branca divulga o governo dos eua no site da Casa Branca.,..ta tudo la,..ja o site do planalto eh uma piada,.nao tem nada..nao serve como fonte sendo fonte pq nao tem Dilma em tempo real,.e ai os depreciafores fazem a festa com as mentiras,…. esse aqui relata so inves de delatar,….quem relata o faz compromissado com a verdade dos fatos..,,quem delata o faz gratuitamente por maldade ou por milhoes de reais como os delatores de Moro.,,,ou pir 30 dinheiros como aquele que delatou depreciou cristo,,,,..mais antiga do que andar pra tras a historia da delaçao….o unico pecado ê delatar ao inves decrelatar sic delatar,..

     

    Mas o Reino da Delação foi derotado e seus atores foram lançados num mar amarelo amarelo represenando o enxofre. 

    Apo 20:10 “…e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.”(https://comonosdiasdenoe.wordpress.com/2014/05/28/267]   

     

      • Uma história picante…

        Tudo junto….muito interessante a história da delação…esqueci o caso Joaquim Silverio dos Reis e do outro Joaquim, vc sabe de quem estou falando…ah e o Robertão que abriu alas para o Reino da Delação Depreciação outro que, hoje, se exaure…ah cara, uma historia picante a da delação..premiada ou gratuita..tanfo faz, afinal de contas, levando-se em conta que a familia é um local de trabalho nesse planetinha errante, o que de fato o é, a delaçao está no DNA da espécie humana e tem a ver com a expulsão de Adão e Eva do Paraíso…vc não viu as serpentes no cé da Bahia…vou tem mostrar….rsss

      • É sério! 
        Não está comparando

        É sério! 

        Não está comparando Lula a Cristo, mas a ação de Judas de delatar, que naquele caso é visto como uma atitude errada e agora também, acho que ninguem gosta de delatores, e cabe a PF antes de divulgar na mídia investigar e verificar a veracidade das informações. A polícia é capaz de averiguar informações quando deseja isso, sem fazer acordos, veja o caso do mensalão. A comparação não foi do Lula com Cristo, mas o ato de delatar, e a referencia a delação de Judas é apenas por ela ser a mais conhecida por todos,e naquele caso culminou num julgamento injusto.

  59. “o fim da história”, foi
    “o fim da história”, foi dito. Agora acredito no acerto da afirmação.
    O belo texto de Nassif parece corroborar.
    O PT parece realizar uma política contracionista , bem ao gosto do neoliberê.
    Dilma encontra-se numa sinuca de bico, isolada até pelo PT.
    O PMDB se diverte.
    O PSDB pagará o mesmo preço que o DEM pagou
    Nesse radicalismo e no munfo líquido atual de Bauman, lideres radicais poderão surgir.

  60. Entre Aécio e Dilma votaria nela novamente
    A mídia pode bater, bater, bater em Dilma e Lula, mas quem se informa sabe como o PIG mente pra prejudicar pessoas que estão realmente interessadas em repartir o bolo com os mais pobres.

    • Eles não querem repartir o

      Eles não querem repartir o bolo, querem para eles o bolo ao povo migalhas.

      Com PIB – 2% todo brasileiro  vai terminar o ano mais pobre.

      Espero que não tenhamos mais apenas 2 opções, escolher entre o menos pior não é o que este país merece.

  61. Passeata
      Não existe política sem corrupção,nem corrupção sem política,aqueles agora grande defensores da moral e bons costumes, uma vez no poder farão coisas piores.Apesar da gritaria da direita e dos setores da sociedade mal acostumados com a democracia, o diferencial do Governo Dilma é que os corruptos até do próprio partido estão sendo presos e julgados,diferentes de outros governos que não julgava ninguém e não prendia ninguém,agora quem quer sua saída é no mínimo suspeito.Está com medo de alguma coisa…

     

  62. É importante que isso SEJA

    É importante que isso SEJA ASSIM MUITO DIVULGADO E QUE ESTES GRUPOS DE MÍDIA SEJAM ASSIM COM ELES ASSOCIADOS!

    Que O PT QUE TEM VALOR capte TODOS OS PONTOS NO QUAL ESTÃO SENDO ACUSADOS E SEM ACUSAÇÃO DIRETA Á MIDIA, POIS O VINCULO MIDIÁTICO JÁ ESTÁ FIXADO DE FORMA SUBLIMINAR EM CADA COXINHA ATIVISTA, e mostrar quem é quem nessa história.

    Mostre a verdade PONTO POR PONTO e todos saberão quem falou a mentira!

    Agindo assim será como dar UMA ANISTIA IDEOLÓGICA – AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, a cada coxinha ativista, NÃO A QUEM FALOU A MENTIRA, QUE SERÁ PUNIDO PELOS PRÓPRIOS COXINHAS!

    Afinal de contas, somos todos BRASILEIROS!

    As pessoas podem SER OU ESTAR COXINHA, quem está coxinha, PODE NÃO SER UM COXINHA DE OFÍCIO, IDEOLÓGICO, pode ser apenas mais um enganado, mais um iludido!

    A VERDADE É SUPERIOR A QUALQUER COISA, ainda que hajam bilhões de dólares vindos de interesses hegemônicos em campo!

    Se o PT OU OUTRO AGENTE SOCIAL APENAS DEMONSTRAR A VERDADE, a verdade será como uma BALA PERDIDA QUE ATINGIRÁ ESSA MÍDIA QUE PATROCINA O GOLPE!

    E silenciosamente irá comer a audiência e a CREDIBILIDADE de cada emissora ou jornal que difundiu a idéia do golpe!

    O PT voltará a vencer em 2018!

    • Ele esta correto na

      Ele esta correto na descoberta da causa mas a solução é ruin.

      Não é estado o garantidor final do sistema de reservas fracionárias, dando mais poder ao estado mais poder pode ser cooptado pelos bancos, não é?

      Quem absorve a poupança de um país não é o próprio estado, banco apenas gerencia e lucra com isso.

  63. Como um bom otimista que sou,

    Como um bom otimista que sou, espero que esta leitura baseada nos dados do momento seja real. Mas, temos que acompanhar e também lutar. 

    A grande pergunta é, qual a nova utopia dominante sairá desse caldeirão, que possui toques de ódio e intolerância?

    Os novos acontecimentos despertaram e animaram utopias envelhecidas e antiquadas, como os militaristas, fascistas, conservadores de costumes etc…fora isso, temos a forte reorganização dos liberais “contemporâneos”, uma social-democracia e socialismo em agonia, sem rumo, sem estratégia e sem visão de médio-longo prazo. É um grande ambiente de disputa e com novas forças, personagens e táticas. São esses liberais que estão seduzindo jovens e organizando uma base que pode ditar a política brasileira em médio prazo. Fiquem de olho. 

    O PSOL, o PSB e a REDE estão sendo incapazes de capitalizar os órfãos da social-democracia, trabalhistas e do socialismo. O PSDB está se esvaziando de ideias e utopias. E esse pode ser o caminho do PT, se não se reformular. A questão é, seja que esses partidos constituídos tem capilaridade e potencial para conquistar mentes e corações dos jovens e reconquistar dos antigos militantes? Ou isso terá que vir a partir de novas lideranças desvinculadas de velhos partidos e iniciantes na política?

    O jogo está aberto, desde que a democracia esteja assegurada, o ódio sufocado, e os justiceiros institucionais regulados de forma democrática e transparente. 

  64. Nem Direita Nem Esquerda

    Não existem mais a Direita ou a Esquerda, o que temos são os que estão roubando e os que querem roubar. Duvida?

    Não consigo entender algumas coisas nesse país de otários:

    – Por que contribuímos compulsoriamente com um dia de trabalho, e somos impedidos de saber onde esse dia foi usado?

    – Se eu carregar 50 gramas de pastas de coca e a policia me surpreender, vou passar um bom tempo preso, e quando pegam um helicoptero com mais de 400 quilos, não resulta em nada…ninguém falou mais nada.

    – Por que todo partido político mesmo com maioria no congresso, não coloca em pauta leis que promovam mais transparência e acelerem as punições aos espurias ?

    – Por que continuam insistindo em manter a isenção para Igrejas, Templos, Associações de Qualquer Natureza, mesmo sendo donas de redes de Rádio, TV e Políticos ?

    – Por que existem laranjas, se toda transação imobiliária precisa do CPF, não teria como verificar as propriedades na declaração anual de imposto de Renda?

    – Foro privilegiado não seria somente para ideias?

    – Como existe Corruptores sem os Corrompidos? E a PF só prende quem paga, e não prende quem recebe?

    – Para que server tanto Partido com siglas diferentes se as ideias são quase as mesmas? E se o fundo partidário fosse revisto?

    – Se o FGTS é meu, porque não posso escolher onde investi-lo?

    – Como organizações sociais se mantém se nem mesmo existem legalmente?

    – Por que as Policias Civil e Militar não estão unificadas, sendo uma investigativa e outra proativa?

    – Por que os empréstimos do BNDES para obras em outros Países não passam pelo crivo da Assembléia/Senado ?

    – Por que Politico precisa de plano de saúde privado? Melhor, porque o SUS não se torna realmente um Sistema de Saúde?

    Somos um País rico, muito rico, mas pobre em igualdade social, em distribuição justa de renda, em manutenção de serviços sociais à todos…lamentável.

     

    • Resposta: Porque não temos

      Resposta: Porque não temos elites com projeto de nação somente de poder.

      Sem esperança não existe futuro.

      Sem futuro não existe porque seguir um código moral.

      Sem moral não existe ética.

      Sem ética não existe desenvolvimento econômico e social.

      Sem desenvolvimento econômico e social não existe esperança, o ciclo se reinicia.

       

  65. a passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo politico”-nassif

    Concordo em genero numero e grau com seu artigo,nassiff. “renas ametradas”,foi ótimo.sou fã incondicional de seu jornalismo,do brasilianas.org

     

  66. Em matéria de previsões tem muita gente errando!

     

    Parece-me algo que ninguém nota, o que foi escrito num passado recente! Todos por este post vinham há alguns meses assustando com as perspectivas de golpe.

    Isto já é passado, só fica um gostinho de vitória na capacidade de previsão, e agora vou escrever outra mais forte, e mais longo prazo, a chefia está errando de novo, o PT não está morto.

    Parece no meio de toda esta confusão com o PT uma temeridade, porém o partido não está morto coisa nenhuma, pode a Lava a Jato ainda colocar mais uma meia dúzia de figuras notáveis do partido em baila, mas isto não é o suficiente. No momento já sinto que fatores como a Lava a Jato, as opiniões manipuladas da grande imprensa, o desespero de militantes e simpatizantes do PT proveniente das classes médias antigamente chamadas de “pequena burguesia”, podem servir mais para revitalizar o PT, limpar determinadas tendências deletérias do partido, livrá-lo de posições orgânicas e cópias das soluções dos partidos de direita do que esfacelar ou acabar com o partido. Poderia de uma forma abusada e contra a opinião em geral, dizer: O PT sairá para o bem do partido, das forças progressistas e do país revitalizado e fortalecido desta crise.

    Que absurdo! Que contrassenso! Não senhores, o PT desta vez perdeu por completo a virgindade e se tornou um ser completo. Aquela velha e cansada consigna que o PSOL ainda usa nos dias atuais, “Nós que somos os honestos”, acabou. Se sair em todas os jornais os jornais, durante um mês seguido a seguinte manchete “Acharam dinheiro do Maluf na Suíça”, e na semana seguinte o Maluf for candidato a deputado federal, ele repetirá o mesmo número de votos da eleição anterior! Por quê? Simplesmente porque o eleitor vota em Maluf devido ao que ele fez de positivo, ou no mínimo o que SEU ELEITOR considera como positivo. Quanto um dinheirinho lá ou acolá, não surpreende ninguém, ele já era rico, sempre foi, o tataravô dele lá na terrinha já era rico e a família Maluf ter dinheiro não surpreende ninguém.

    Por analogia o PT pode se reerguer, não devido às tramoias que alguns dos seus quadros fizeram para garantir bons marqueteiros e as melhores campanhas publicitárias nas eleições dos últimos anos. Se sobrar alguma graninha, todos sabem ninguém é de ferro! Mas estas verbas superlativas, esta facilidade em contratar pessoas para entregar santinhos nas eleições obscureceu o principal no PT, à vontade e a determinação em basear tudo o que deveria fazer na inversão da miséria e pobreza no Brasil. Não adianta Palocci e agora Banqueiros na coordenação da política econômica, eles vão fazer o mesmo de sempre, repartir as sobras do bolo quando este cresce muito (o Delfin, nem isto fazia!) e apertar nos calos de todos quando não há sobra. Só com um problema, apertar calos para quem anda de sapatos de pelica não dói tanto como para quem anda de tamancos.

    Voltando as manchetes, se estas aparecem falando que virgens vestais foram vistas na farra, além de destituí-las do cargo de vestais vão querer a sua cabeça. Por outro lado moças que já havia alguma desconfiança de sua virgindade, serão destituídas do palanque da admiração, mas mantidas no meio do populacho que as adorava.

    O PT não é mais uma vestal, isto não quer dizer que ele não tente daqui para diante em permanecer uma senhora honesta e bem conceituada, mesmo que alguns saibam que na juventude ela deu os seus pulinhos, pois como já disse, ninguém é de ferro.

    Se o PT, passado o pico da onda, voltar a priorizar o que deve ser priorizado, exorcizar seus fantasmas do passado, não com autocríticas públicas, pois no Brasil isto pega mal, mas simplesmente colocando no ostracismo os elementos que o perturbavam, ele tem sérias chances de voltar ao passado em termos de popularidade. Mas não é só através de exorcismo que ele conseguirá a volta, mas sim através da radicalização moderada (parece contraditório) da política de reversão da pobreza e da miséria do país. Ele tem que mostrar o que o diferencia dos outros partidos ou tendências, esquecer a propaganda “Nós somos totalmente honestos” substituindo-a por “Nós punimos aqueles que são desonestos”, deixando o Mantra para os PSOLs da vida. Mas só isto basta, não, a diferença tem que ser marcante, e produzida por trabalho (algo que a Dilma sabe fazer), por exemplo, um imposto de renda que siga o padrão de países como os Estados Unidos ou Alemanha, taxando realmente os mais ricos. Radicalizar no ingresso ao ensino melhorando-o realmente, ou seja, fazendo coisas que agradem o andar de baixo. Isto fará a diferença entre o PT e os partidos conservadores, e esta diferença se verão nos votos. No lugar de considerar o povo burro e tentar organizar a sua política por meios ilícitos junto a sua base, tentar se apoiar em quem não trai, o povo.

    Importante tudo isto que foi falado não é uma previsão absoluta, mas sim um dos cenários possíveis, que poderá ser ou não realizado conforme o interesse das pessoas.

    Bem, fiz uma análise de um dos futuros prováveis do PT, e porque poucas pessoas vão concordar com esta análise e errar nas previsões do futuro, simplesmente porque confundem projeção de um futuro provável com o desejo de um futuro provável.

    • Rapaz, ótima análise. Estou

      Rapaz, ótima análise. Estou lendo um livro chamado “Antifrágil” e algumas ideias contidas nele cabem bem à nossa situação atual. Uma crise não é um fim do mundo, é uma oportunidade de reflexão e reinvenção, uma correção de rumos. E o PT tem esse histórico longo de sempre sair fortalecido de crises, quando todo mundo decretava o fim do partido.

      E creio que quem realmente perdeu com esse quiprocó todo foi a Globo: depois de abusar de todo o seu poder midiático,  não conseguiu derrubar Dilma; o rei está nu. Nesse momento em que ela se vê acossada pelas mudanças do mercado e pressões de anunciantes e concorrentes, essa demonstração de fraqueza pode ser fatal. As verbas publicitárias podem secar muito antes de o conglomerado ter tempo de se reorganizar.

  67. Amigo Leite, achei.;mire-se no show das serpentes nos céus da BA

    Serpentes nos céus da Bahia anunciam o fim da Era da Delação..fiquei procurando no facebook mas como achar diante de tantos compartilhamentos nas últimas horas…ai lembrei que, por ser bastante simbólico, havia postado no blog do Spin…para bom entender um ponto basta…não estou afim de ping pong ou competição com ninguém até mesmo pq acima de nós simples mortais existe o Todo Poderoso…vou ali,,,bom fim de tarde sem a voracidade das serpentes da Delação nos Céus da Bahia…

    http://josecarloslima.blogspot.com.br/2015/08/olha-vida_14.html

     

     

     

     

     

    • Em dúvidaue

      Sabe cara!

      Às vezes eu tenho a impressão que perdi minha capacidade de compreensão!

      O que você disse mesmo?

      😀

      • Veja o trecho: e as
        Veja o trecho: e as publicações que mais enaltecem o mercado CONDENANDO-OS (Lula e FHC), como se fossem defensores do que eles chamam de pobrismo. Quem condenou FHC? Não vi! Ninguém viu! Só o Nassif!

  68. Márcia, muito obrigado pela oportuna e sábia intervenção…

    Márcia-cs disse: É sério! Não está comparando

    É sério!  Não está comparando Lula a Cristo, mas a ação de Judas de delatar, que naquele caso é visto como uma atitude errada e agora também, acho que ninguem gosta de delatores, e cabe a PF antes de divulgar na mídia investigar e verificar a veracidade das informações. A polícia é capaz de averiguar informações quando deseja isso, sem fazer acordos, veja o caso do mensalão. A comparação não foi do Lula com Cristo, mas o ato de delatar, e a referencia a delação de Judas é apenas por ela ser a mais conhecida por todos,e naquele caso culminou num julgamento injusto.

    Spin disse:

    Márcia, obgd pela intervenção, não tava afim de jogar pig pong e vc calmamente explicou, grato mesmo…ah, aqui dois exemplos para que entendamos a diferença entre delatar e relatar, bjs…

    http://josecarloslima.blogspot.com.br/2015/08/a-diferenca-entre-delatar-e-relatar.html

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    • grande Spin…salve, salve e aquele abraço

      magnífica sua lucidez e inteligência ao tecer diferenças que existem entre delatar e relatar

      permita-me acrescentar também que ao delatarem eles também condenam de imediato

      deixei de lado a função julgar de propósito

      porque não se julga com base no diz um delator. O juiz apenas concorda com o que representa o seu desejo

      é por isso que não precisam de mais provas ou nem se preocupam se existem ou não

  69. Caro Nassif, caros

    Caro Nassif, caros leitores,

    Este artigo contém uma análise lúcida, mas um tanto pessimista e fatalista. Desde 2005, colunistas de jornais e revistas sentenciam o fim do PT. O farsesco e midiático processo e julgamento da AP-470 causaram estragos, mas não extinguiram o partido, como queriam a mídia, os opositores, setores do Estado que acusaram e sentenciaram alguns dos principais líderes do partido (MP, PF, STF), grupos econômicos nacionais e internacionais, etc. Lula não só não foi deposto, como foi reeleito e reelegeu uma sucessora que nunca disputara uma eleição. 

    As tentativas de se aniquilar o PT pela perseguição política, condenação sem provas de seus líderes e enfraquecimento dos governantes eleitos pelo partido continuaram. Em 2010, a campanha desceu ao mais baixo nível da história, até então. Injuriou-se, caluniou-se, difamou-se e ofendeu-se a então candidata Dilma Rousseff a tal ponto que, mesmo os cidadãos que não tinham nenhuma simpatia pelos modos pouco delicados dela, se indignaram com os sórdidos métodos usados pelos meios de comunicação, estes em franca campanha pelo candiadato tucano josé Serra. O episódio da bolinha de papel e a ficha falsa de Dilma, publicada pelo jornal Dolha de São Paulo (que jamais foi punido ou se retratou pela prática desse e outros crimes contra a honra e contra a reputação de Dilma Rousseff) são exemplos da baixaria e vileza que marcaram a campanha presidencial daquele ano. Mais uma vez, o PT e sua candidata, considerados ‘mortos’ pela mídia comercial que não lhes dava trégua, resistiram. Dilma foi eleita presidente da república, um fato histórico, já que foi a primeira mulher a atingir o mais alto carago político do País, pelo voto direto da maioria dos cidadãos brasileiros.

    O governo da presidente Dilma ia bem, até meados de 2013. A aprovação da presidente e do seu governo superava 60%. O desemprego estava abaixo de 6% da PEA. O País havia passado pràticamente incólume pela crise do mundo capitalista (iniciada em 2008, com a crise do setor imobiliário e parte do sistema financeiro estadunidense), da qual até hoje a Europa não conseguiu sair. Foi preciso que ONGs financiadas por grupos econômicos estadunidenses cooptassem parcelas da juventude brasileira ou firmasse parcerias com grupos de extrema direita brasileiros, além de fortalecerem a aliança com os maiores grupos de comunicação da mídia comercial brasileira, para enfraquecer o governo e a presidente, além do partido pelo qual ela se elegera. Aquelas manifestações batizadas de “jornadas de junho” NADA tinham de espontâneas. Eu denunciei isso na época. Fiquei surpreso com a ingenuidade com que alguns jornalistas experientes, como Alberto Dines e o próprio Luís Nassif  – dentre muitos outros – perceberam a ocorrência daqueles “protestos”. Veículos da mídia comercal, no varejo, pareciam biruta de aeroporto; no jornal O Globo, o colunista Arnaldo Jabor chegou a redigir artigos com opinião oposta sobre as tais “jornadas” em menos de 24h. É preciso lembrar que, depois daquelas ‘jornadas” houve várias manifestações, ameaçando inclusive a realização da Copa do Mundo. Essas ‘manifestações’ nada espontâneas espantaram turistas e truxeram ENORME prejuízo ao País. Se a normalidade que vigorava até o início de 2013 prevalecesse, muito mais turistas teriam vindo ao Brasil, para a Copa do Mundo, gerando mais divisas para o País, incrementando comércio e serviços. E, em condições de normalidade, Dilma Rousseff teria se reelegido com facilidade.

    Mesmo com a hostilidade da mídia comercial e dos grupos de descontentes, estimulados por organizações estadunidenses, com a franca oposição de setores conservadores e recionários do empresariado e das finanças nacionais, o governo, a presidente e o PT pareciam ser fortes o suficiente para resistir aos ataques e manter o poder central. Foi necessário, então, que as forças interessadas em tirar do poder o PT cooptassem ou seduzissem partes do aparelho estatal pouco simpáticas às esquerdas e às causas sociais. Se pela via democrática (eleições) e pelo massacre midiático, os setores reacionários e conservadores – aliados a interesses estrangeiros – constataram não possuir força suficiente para aniquilar o PT e tirá-lo do poder, então cooptaram o Ministério Público, a Polícia Federal e parcelas do Poder Judiciário, a fim de dar ares de institucionalidade ao processo de criminalização da Política e de atores políticos importantes com alguma ligação com o Partido dos Trabalhadores. Essa perigosíssima atuação político-partidária  e persecutória das instituições não democráticas do Estado (MP, PF, TSE, TCU e PJ) pariu a Lava Jato, sob a mais do que manjada bandeira de “combate à corrupção”.

    Quando fazemos uma análise retrospectiva do que vem ocorrendo desde 2005, não ficam dúvidas: mídia comercial, oposição política, instituições não democráticas do Estado (MP, PF, TSE, TCU e PJ) , parcela do grande empresariado e das finanças, sobretudo internacionais, além de forças internacionais (sobretudo dos EUA) têm o objetivo claro de aniquilar o PT e colocar no Planalto um governo afeito aos interesses desses grupos. Observem os leitores o prejuízo causado ao País pela Lava Jato. O setor energético brasileiro está paralisado; sob o argumento de se investigar corrupção em contratos da Petrobrás com fornecedores, toda a cadeia produtiva de óleo e gás está sendo desmantelada. Empresas e empresários brasileiros são criminalizados. Milhões de postos de trabalho estão sendo fechados; a Petrobrás sofre ataques especulativos nas bolsas o que dificulta a captação de recursos para os pesados investimentos que precisa fazer, para tornar produtivos os campos do pré-sal. Aliás, as petroleiras multinacionais estão de olho nas reservas do pré-sal, pesquisadas e descobertas pela Petrobrás; no Senado Federal elas têm um preposto: o senador José Serra, que firmou compromisso com a Chevron, em mudar o regime de partilha para concessão, caso vencesse as eleiçes presidenciais de 2010. Essa denúncia, com provas, foi feita pelo site wikileaks. Observem os leitores que um dos primeiros projetos apresentados por José serra , após eleger-se senador, é o PLS131/2015, que parece ter sido redigido por executivos da Chevron. Procuradores do MPF brasileiro vão aos EUA obter instruções sobre o que e quem investigar, quem denunciar, etc. ; o encontro deles foi com uma procuradora estadunidense que trabalha defendendo interesses de empresas daquele país que trabalham na área de energia nuclear. Notem, leitores, que a prisão preventiva (por tempo indeterminado) do vice-almirante da reserva, Othon Luiz Pinheiro da Silva – um dos maiores cientistas nucleares e mentor das ultracentrífugas para enriquecimento de urânio, uma tecnologia genuinamente brasileira, mais barata e eficiente de concentrar o combustível dos reatores nucleares – NÃO é mero acaso, mas ela segue um roteiro e um planejamento muito bem eleborados pelos estadunidenses. Há quatro dias, as obras da Usina de Angra III foram paralisadas. José Dirceu, que cumpria pena em regime domicilar em Brasília, foi mandado encarcerar pelo juizeco da guantánamo paranaense, sem que seja formalmente acusado de qualquer coisa: bastou um delator (devidamente instruído por PFs, procuradores do MP e, provavelmente, pelo próprio juiz Sérgio moro) citar o ex-ministro da Casa Civil, para que o magistrado midiático expedisse mandado de prisão para encarcerar um preso. O ex-tesoureiro do PT, João vaccari Neto, encontra-se encarcerado há mais de 5 meses, sem que nenhuma acusação tenha sido formalizada contra ele. Que perigo á ordem pública oferecem José dirceu e João Vacari?

    É na esteira dessa sórdida maquinação para alijar do poder e aniquilar a esquerda brasileira (sobretudo aquela que chegou ao poder, representada pelo PT) que puderam surgir as manifestações golpistas pela deposição da presidente Dilma Rousseff, como as que vimos em 15 de março, 12 de abril e hoje, 16 de agosto de 2010, em algumas das maiores cidades brasileiras. O ódio patológico ao PT e aos petistas, que acomete há cerca de 4 anos a maioria dos paulistas e parcela significativa dos sulistas, foi plantado pelos grandes veículos de comunicação, através de colunistas pitbulls, como Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Merval Pereira, Arnaldo Jabor e outros semelhantes. Estimulados por esses colunistas dos grandes meios de comunicação, os reacionários, os intolerantes, os autoritários, os fascistas, os nazistas encontraram na terra sem lei da internet e das redes sociasi o meio propício de difundir seu ódio irracional, sua intolerância e seus institos mais primitivos. A certeza de impunidade dos que cometem diversos crimes de injúria, calúnia, difamação, incitação ao ódio, à violência e ao crime vem do fato de que aquelas instituições estatais que deveriam coibir essasa práticas criminosas tem lhes dado guarida (polícias, MP, PJ, etc.).

    Como eu já disse: não é hora de dar munição a adversários e inimigos. Outra coisa que não funciona é tentar mostrar uma falsa neutralidade, usando a técnica ‘uma no cravo, outra na ferradura’. É claro que um texto panfletário e cegamente partidário só atrairá ‘convertidos’. Mas um blog jornalístico pode – e a meu ver deve –  ter uma preferência sócio-político-econômica bem clara. O que um blog jornalístico não pode é omitir dos leitores os fatos e notícias.

     

    • disse tudo, parabéns…

      permita-me acrescentar que praticamente todos os membros das instituições mencionadas estão, ou continuam, atuando como juízes

      assim não há governo que resista ao seguir sendo julgado por aqueles que nunca pretenderam nada de bom e melhor para ele

      julgar é muito fácil, difícil mesmo é governar em paz

    • Satisfação em concordar.
      O

      Satisfação em concordar.

      O PT/LULA vem sendo atacados desde a origem; é do calor intenso que vem o fermento do seu crescente sucesso. Sairá mais forte dessa peleja.

      Merece ser elevado a post.

    • Satisfação em concordar.
      O

      Satisfação em concordar.

      O PT/LULA vem sendo atacados desde a origem; é do calor intenso que vem o fermento do seu crescente sucesso. Sairá mais forte dessa peleja.

      Merece ser elevado a post.

    • New York !

        Parabéns pelo sua brasilidade !

        Faço meu seus comentários – belo contraponto aos que tentam colocar o PT e seus principais líderes como os brasileiros-estadunidenses Moro, Jabour, Merval, Barbosão, Cerra, Neves, Sampaios ….e outros tantos coxinhas que vão comprar fraldas para seus bebês em New York !

    • Concordo, João de Paiva, nada

      Concordo, João de Paiva, nada disso é mera coincidência, isso é um desmonte programado o que estão fazendo neste país e a maioria, massa de manobra, nem percebem. Veja bem, se revisarmos as manifestações de hoje dando uma panorâmica em toda ela, o que vemos? Em todas as grande capitais parecia, vista de cima, uma a repetição da outra, todas com camisetas verdes amarelas, com aquelas faixas quilometricas com a palavra impeachment em letras garrafais, trocentros trios elétricos, o boneco imnso do Lula vestido de presidiário que empinaram em Brasília, tudo muito uniforme e caro. Quem pagou esta conta? Ninguém ainda fez esta simples pergunta. Se fosse o PT, a oposição já estaria querendo saber tostão por tostão, já estaria abrindo CPI e o escambau. Eu quero saber, quem financiou essa farra?

    • Perfeito. O lado bom é que

      Perfeito. O lado bom é que isso tudo está fazendo o brasileiro se tornar um povo mais politizado. Todas essas maquinações, pelo menos até agora, não surtiram efeito graças à grande parcela do povo brasileiro que abriu os olhos e a mente. E isso só foi possível graças aos blogs comandados por jornalistas sérios. Nada a ver com populismo, como tentam fazer crer os reacionários. 

    • Em tempo: outra grande

      Em tempo: outra grande contribuição dos blogs sérios à sociedade é dar voz a pessoas como você, que contribuem de forma relevante para a politização das novas gerações. 

  70. Os comentários não são dignos do post

    Prefiro acreditar que estão todos de ressaca.  Eu também. Os dias que antecederam  a micareta dos coxinhas, foram tensos e dificeis. Todo mundo tentando manter a compustura, pra nãop perder a cabeça.  Mesmo sem partido, a militancia petista deu um show nas redes sociais. Se posicionou com coragem. As coisas que eu vejo nas redes socias, vindo do lixo fascista, são  indescritíveis. Uma monstruosidade. Só lamento que as novas gerações estejam expostas a esse lixo politico. Mas vamos em frente. De uma coisa eu tenho certeza. Lula é o tipo de personagem por quem vale a pena lutar. Não duvide. Quanto às Martas. Mercadantes, Ruis Falcòes e toda bancada de frouxos que circulam no Congresso, vão pra pqp … 

  71. Protesto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    TUCANOS CONVOCAM PROTESTO EM BOA VIAGEM, MAS CALAM SOBRE CORRUPÇÃO DA ODEBRECHT NA ARENA PERNAMBUCO.

    JARBAS CALA SOBRE CORRUPÇÃO NA ARENA PERNAMBUCO QUE ENVOLVE SUA PRINCIPAL DOADORA DE CAMPANHA, A ODEBRECHT

    MESMO BENEFICIADO POR EMPREITEIRAS CORRUPTORAS DA ‘LAVA-JATO’ E DA ‘FAIR PLAY’, MENDONCINHA PROTESTA CONTRA CORRUPÇÃO DO PT EM BOA VIAGEM

    Veja a reportagem completa no blog da Noélia.

    http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/

      

  72. Brasil tem dia de protestos antigoverno

    BBC BRASIL—-Notícias ao vivo–Atualizado pela última vez 16 agosto 2015—11:33

    A maioria das capitais brasileiras e diversas cidades do interior – bem como algumas do exterior – foram palco de protestos antigoverno neste domingo.

    A tônica central foi a defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ainda que alguns grupos tenham saído às ruas com gritos pró-intervenção militar.

    No total, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas do país, em dimensões semelhantes às do protesto de 12 de abril (mas menores do que a grande manifestação de 15 de março).

    “Vale destacar que as pesquisas de opinião mostram uma avaliação muito baixa da presidente. Dessa forma, os protestos acabam sendo uma ressonância de algo maior”, destacou à BBC Brasil o professor de Ciência Política da UFRJ Paulo Baía.

    A seguir, a lista com os números de manifestantes nas capitais do país, segundo a PM ou secretarias de Segurança estaduais:

    São Paulo – 350 mil

    Rio de Janeiro – não divulgado

    Brasília – 25 mil

    Goiânia – 70 mil

    Curitiba – 60 mil

    Vitória – 40 mil

    Florianópolis – 26 mil

    Porto Alegre – 30 mil

    Recife – não divulgado

    Cuiabá – 14 mil

    Maceió – 12 mil

    Salvador – 5 mil

    Belo Horizonte – 6 mil

    Belém – 5 mil

    Fortaleza – não divulgado

    Natal – 5 mil

    Manaus – 4 mil

    Aracaju – 3 mil

    Rio Branco – 1 mil

    São Luís – 2,5 mil

    Teresina – 900

    João Pessoa – 800

    Palmas – 350

    Macapá – 150

    URL:

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150814_live_protesto_agosto

  73. Pra mim a marcha da
    Pra mim a marcha da insensatez política (deixar claro pq existem piores) foi o atentado a tiro de chumbinho aos haitianos. Profundamente vergonhoso e ao mesmo tempo assustador. Vergonhoso por importar um modelo de comportamento contraditório à nossa própria origem como nação e assustador por ver que a ignorância é capaz de motivar ataques a integridade física de semelhantes.
    Já da insensatez nossa de cada dia foi um comentário cretino que ouvi ao ler o relato de parentes de vítimas da chacina em Osasco: “agora todo mundo é inocente e trabalhador, sei…” A insensibilidade demonstrada com possíveis inocentes e familiares ou a apologia à barbarie, supondo-se todos sendo bandidos, me assusta mais pois foi proferida por pessoa tida como exemplo a ser seguido.

  74. “Teorema do Republicanismo”

    Realmente, provavelmente o ciclo do PT chegou ao fim. E a causa, é o “teorema do republicanismo”. É um quebra cabeças. Para quem não sabe, republicanismoé algo criado pela Constituição de 88 de dar autonomia para outros poderes, como o Ministério Público,  além dos três. Antes o Minitério Público era nomeado pelo Presidente da República, O PT embarcou nesta e piorou o que já era ruim, ao dar autonomia à Polícia Federal; ao estabelecer eleições internas para Procurador Geral da República, com lista tríplice. Para se ter uma idéia, polícia autônoma não existe em país algum do planeta. Coisa perigosíssim.

    Então com este “republicanismo”, não tem como o PT governar e ter sucesso. Muitas outras operações da PF se sucederão à Lava Jato. Infinitamente. O PT foi, é e será o alvo preferencial. Para recolocar o “gênio de volta na garrafa, é preciso pulso e coragem para admitir que o caminho tomado foi errado. Coisas que o PT não tem, em absoluto.

    Dilma mantém Cardozo no poder, que é o simbolo mor do republicanismo. Os excessos da Lava Jato vão deixando um rastro de empresas destruidas, de PIB negativo e de desemprego crescente.

    Enquanto este teorema não for solucionado, dificilmente o ciclo do PT no poder terá continuidade. Não digo que não possa, mas será dificílimo. Nada contra a esquerda, talvez um dia ela retome o poder, para dar continuidade à inclusão social, com menos republicanismo e mais autoridade, como o fez Vargas.

     

  75. Futurologia

    Giannotti e Sergio Fausto sacaram o lance: economia melhorando em 2017, PMDB (inexoravelmente) parando de ser oposição e Lula saindo para presidente, adeus presidência ao PSDB de novo.! 

    • e, prá quê mesmo?

      Prá fazer  mais do mesmo  que tem feito desde 2004 ?

      Cadê  a  revolução dos métodos  e  costumes ??

      Cadê  a  virada de mesa social??

      Se não tiver maioria no congresso novamente, esquece !!   Vai ser de novo, marionete  do sistema !!

      Melhor deixar os cabras assumirem, fazerem merda  e  cairmos de porrete  em cima !!

  76. Inconsciência


    O BOM é que hoje podemos protestar. o RUIM é que nos deram essa liberdade de protestar junto de uma acefalopatia construída em 40 anos de restrições políticas, culturais, educacionais… Então, penso, esses protestos não têm caráter. O caráter íntegro de uma consciência integral. Não têm! Os que perambulam, como zumbis, pelas ruas e avenidas, não leem, não aprendem, não acompanham nada sobre política, mundo, economia… Não é preciso que sejamos intelectuais. Mas não é factível que sejamos gado à mercê dos holofotes que nos dirijam os passos. Quem quer ir de roldão, que vá. Eu não vou, não sou gado, sou gente, como Chaplin no grande ditador.

    • PMDB (Primeiro o Meu, Depois o Brasil)

      O PMDB é esperto demais pra não conseguir tirar vantagem da zona ideológica e política que virou o Brasil. É personagem central de todos os governos “pós-redemocratização”, esteve envolvido direta ou indiretamente em todos os grandes casos de corrupção de todos os governos, mas não é o alvo principal de nenhuma crítica de nenhum lado. Ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá em 2018, mas um resultado já é absolutamente previsível: o PMDB será o principal partido da “base aliada” e o governo se verá às voltas com denúncias de corrupção…

      • Já o PSDB é “Primeiro o Seu,

        Já o PSDB é “Primeiro o Seu, Depenando o Brasil”, dado o grau de subserviência com o estrangeiro às custas do País.

    • PMDB (Primeiro o Meu, Depois o Brasil)

      O PMDB é esperto demais pra não conseguir tirar vantagem da zona ideológica e política que virou o Brasil. É personagem central de todos os governos “pós-redemocratização”, esteve envolvido direta ou indiretamente em todos os grandes casos de corrupção de todos os governos, mas não é o alvo principal de nenhuma crítica de nenhum lado. Ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá em 2018, mas um resultado já é absolutamente previsível: o PMDB será o principal partido da “base aliada” e o governo se verá às voltas com denúncias de corrupção…

  77. EM MG, O POVO COLOCOU O
    EM MG, O POVO COLOCOU O SENADOR “AECIO – CARIOCA” PRA CORRER Ao ver a presença do tucano, um manifestante gritou: “Eu quero é o povo na rua, não político ladrão” A aparição do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na manifestação dos coxinhas a favor da ditadura, do golpe e da corrupção tucana foi relâmpago.Apesar do ambiente controlado e do cordão de isolamento formado pela assessoria tucana em Belo Horizonte, o que seus assessores temiam ocorreu. Aécio mal ficou meia hora na manifestação. Chegou por vota das 11p0 em um carro que parou perto de um caminhão de som, caminhou alguns metros, cercado de seguranças e assessores tucanos. Subiu no caminhão e falou pouco, logo batendo em retirada, com medo de sua presença atrair hostilidade como ocorreu com o manifestante que gritou “político ladrão”.Em uma área mais reservada dos olhares do público, protegido pela claque tucana, gravou cenas para os telejornais, posou para fotos e falou rapidamente para a imprensa. Foi embora às 12hs.

  78. Mudanças

    Pelo visto os comentaristas tucanos ainda não entenderam os novo tempos da perfeita análise do Nassif.

    Só tenho dúvida sobre a necessidade um gesto forte da Dilma para desarticular República do Paraná, que parece totalmente fora de controle. Os Procuradores e Delegados estão animados por objetivos que não são considerados como os empregos, a democracia, a Constituição Federal e até a sobriedade e decência. Mas como a Lava a Jato é um campo cheio de interesses das grande potências, não depende só da NOG, dos Marinhos. O submarino atômico, as ultracentrífugas atômicas e a nossa indústria bélica e de aviões, entre outros assuntos, estão em outra conjuntura que  pautaram a Lava a Jato.

    Já que não temos uma ABIN atuante e confiável tenho muitas dúvidas se poderemos nos livrar das interferências das embaixadas. Aliás até surpreende que tenhamos chegado tão longe, tudo nos governos do Lula e da Dilma e por isto o empenho em alijá-lo, apesar da suporta admiração citada pelo Nassif, questão de pragmatismo tão americana.