A passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo político

Hoje encerra-se oficialmente um ciclo político no país: o da intolerância. Multidões ainda sairão às ruas como renas amestradas. Baterão panelas atrás do impeachment e cabeças atrás de ideias. E não terão nem uma, nem outra.

Gradativamente a grande besta será recolhida de volta à jaula pela ação combinada de lideranças políticas efetivas de ambos os lados, grupos econômicos e grupos de mídia.

Em parte, devido à conclusão de que o petismo foi definitivamente derrotado. Se acabou ou não, o futuro dirá. Mas, neste momento, jogar mais lenha na fogueira seria passar o bastão para os piromaníacos e não se ter mais o controle da turba. O atentado contra o Instituto Lula é a prova definitiva da marcha da insensatez.

Em parte, devido ao fato de que o PSDB se derrotou, morreu enforcado nas tripas do PT.

Nesta data magna de 16 de agosto de 2015, o bipartidarismo que, desde a Constituição de 1988, dominou a vida pública do país, definitivamente se esgotou.

O PT tornou-se uma militância sem partido, atrás de uma nova utopia. O PSDB, o estuário de uma turba vociferante e anacrônica, deixando órfã a classe média esclarecida que um dia nele acreditou.

A dificuldade com a nova utopia

O que virá daqui para frente é uma incógnita.

Haverá enorme dificuldade em se criar uma nova utopia, em superar os paradoxos e as hipocrisias reveladas pela Lava Jato – pelo que ela mostrou, pelo que vazou e pelo que até agora escondeu.

A primeira hipocrisia é da suposta diferenciação entre os políticos.

São iguais, embora com agendas distintas.

FHC e Lula construíram uma imagem em cima de um projeto de país amparados, de lado a lado, por forças sociais ou econômicas expressivas. Essa imagem, os relacionamentos construídos no exercício do poder, no entanto, passaram a ser tratados como ativos individuais. FHC tornou-se o queridinho dos mercados; Lula, o campeão do Terceiro Mundo. Ambos transformaram essa influência em negócios lucrativos legais, tornando-se milionários.

Não se está aqui condenando-os ou pressupondo qualquer ilegalidade. Portaram-se como ex-presidentes dos EUA, ex-primeiros ministros do Reino Unido e da França. Está-se apenas mostrando o jogo político em um país de economia de mercado, o paradoxo do representante dos pobres e desassistidos comportando-se como um  empreendedor capitalista; e as publicações que mais enaltecem o mercado condenando-os, como se fossem defensoras do que elas chamam de pobrismo.

Perto do feito político de tirar 50 milhões de brasileiros da linha da miséria, é picuinha.

Mas qual o pedaço de Lula que mais encantou presidentes norte-americanos, de George Bush Jr. a Barack Obama? O mito do sujeito que saiu da extrema pobreza e venceu, a mítica do herói norte-americano, em contraposição à elite decadente europeia.

Lula é a encarnação do sonho norte-americano, como um Abraham Lincoln, não a utopia bolivariana, como José Mujica. Por motivos opostos, Bush Jr não escondia a antipatia por FHC, visto como o intelectual pedante que nunca teve que lutar pela sobrevivência pessoal ou política.

O balanço do estrago

No final da tarde, quando a passeata terminar e a besta, as panelas e o ódio forem recolhidos, começará o duro reencontro do país consigo mesmo.

Jornais e TVs deixarão de recriar o clima de fim de mundo. Ontem, aliás, após ajudar a desmontar setores com centenas de milhares de empregos, o Jornal Nacional resolveu recriar a esperança, em cima do micro-exemplo de uma micro-empreendedora que criou um negócio com um funcionário e agora já tem três.

É o milagre da hipocrisia de massa.

Com o ódio refluindo, a Lava Jato ainda terá tempo de provar se é um poder autônomo ou um poder autorizado pela mídia. A prova do pudim será José Serra.

A esquerda terá que se reinventar. Os que ainda alimentam a utopia de que a economia de mercado não é irreversível se abrigarão em partidos menores. O PT – e Lula – terão o enorme desafio de se reinventar, mais facilmente Lula, mais dificilmente o PT.

Em 2018 é mais provável ter-se um Lulismo – na forma de frente ampla – substituindo o PT, cuja expressão final é a cara insípida, inodora e sem emoção de seu presidente Rui Falcão. Os movimentos sociais, que amam e continuarão amando Lula, encontrarão abrigo nessa frente ampla, social-democrata. Os que ainda acreditam na utopia socialista, irão para partidos menores.

No outro extremo, o ódio da direita será a última herança de Aécio Neves. Aécio é tão tolo e despreparado que ainda não entendeu que o que acreditava ser a tomada da Bastilha era apenas a última passeata da Ilha Fiscal. Terminará recluso em algum castelo encantado de Linchenstein, cercado por um convescote de sábios, dentre os quais de destacarão Ronaldo Caiado, Aloyzio Nunes, Carlos Sampaio, e no qual as ideias serão proibidas de entrar (coloquei Nunes de sacanagem: ele, como um pitbull esperto, está tão louco para pular do barco que até conseguiu conter a fala raivosa).

Daqui até 2018 Dilma Rousseff terá tempo para governar.

Obviamente, esse romance foi escrito em cima dos personagens atuais. Há muita água e lama a rolar até 2018. Tentar adivinhar é um desafio que nenhuma ficção ousará enfrentar.

Luis Nassif

257 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Rádio Itatiaia assumiu a condição de porta-voz dos golpistas?

    Hoje, 16, às 9h da matina, quando acordei, liguei a rádio e sintonizei na Itatiaia, achando que ouviria um programa musical comandado por Acyr Antão. Para minha surpresa, encontro uma emissora a serviço do golpe. Todos os repórteres da rádio, em diversos pontos da capital mineira, e comandados por Eduardo Costa (quem diria), dando cobertura ao vivo à minguada e esvaziada manifestação.

    Os repórteres e seu chefe passam a ler as notas dos perdedores das eleições de 2014 e a entrevistar, ao vivo, alguns manifestantes. E reclamam até da falta de água e de banheiro químico para os manifestantes. Tadinhos, eles podem ficar desidratados. Não estão acostumados a estas coisas. Quando os sem-teto saem lá do Vetor Norte da Capital até o Centro a pé, e levando tiro de borracha e gás de pimenta na cara, nunca se ouviu ninguém reclamar por água, banheiro e atendimento aos feridos.

    No ato de hoje, a rádio praticamente chamou a população para ir às ruas protestar contra o governo e “por um futuro melhor para o país”.

    O estranho é que jamais a Itatiaia fez este tipo de cobertura com movimentos sociais ou em defesa do governo. Lembro-me quando fazíamos passeatas gigantescas pelo pagamento do piso salarial nacional dos professores, ocupando ruas e avenidas de BH durante horas, e não havia nenhum repórter da Itatiaia para acompanhar o movimento e cobrar do então governador Anastasia o cumprimento da Lei Federal. Mas, também, né, gente, recebendo rios de dinheiro do governo mineiro, como se constatou com o demonstrativo de gastos com publicidade por parte dos governos tucanos, esperar o quê da mídia mineira?

    Quero ver se no próximo dia 20, por exemplo, a Rádio Itatiaia vai colocar os repórteres para acompanhar e apoiar o movimento, como está fazendo com a “cobertura” jornalística, sic, do ato contra o governo Dilma. Vamos ver se eles tomam meia hora do programa do tucano José Lino, para ler os manifestos contra o golpe, e abrir os microfones para os manifestantes. Não é só chamadinha não, Itatiaia, é meia hora ininterrupta de cobertura.

    Nas falas dos derrotados coxinhas que saem às ruas hoje, observamos de tudo: querem a volta da ditadura militar, querem um governo sem corrupção, mas não apontam quem são os corruptos e propineiros. Por exemplo: contra Dilma não há uma única acusação de apropriação indébita de dinheiro público. Já contra Aécio, Anastasia, Aluisio Nunes, todos caciques do PSDB, há denúncias dos delatores da Lava Jato, que podem ser infundadas, mas pelo menos há denúncias que sequer foram apuradas, ao contrário das denúncias contra José Dirceu, contra o tesoureiro do PT, que imediatamente são submetidas à profunda investigação. Combate seletivo à corrupção, é este o ideal de moralidade desta turma.

    Agora mesmo se aliaram a ninguém menos do que o achacador-mor Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados e acusado pelo delator Júlio Camargo de ter recebido nada menos que 5 milhões de dólares de propina. Ele nega. Mas, a acusação está lá, gravada pelo delator, além das acusações feitas pelo Procurador Geral da República. Nada disso tem a menor importância para essa turma de perdedores das últimas eleições, que querem somente derrubar a nossa presidenta Dilma, eleita legitimamente em dois turnos, inclusive aqui em Minas.

    Essa gente deveria ter vergonha na cara, pois está tentando derrubar um governo legítimo, e com isso colocando em risco a democracia do nosso país, duramente conquistada, com muito suor e sangue do povo brasileiro. É certo que eles odeiam os pobres, o Bolsa Família, os programas sociais que o PT implantou nesses últimos 12 anos e que tiraram 40 milhões de pessoas da miséria e da fome. 

    Ora, se querem mudar o governo, vençam as eleições de 2018. Simples assim. No tapetão, não. Nenhum de nós, dos 54 milhões de eleitores que votaram em Dilma, vai aceitar a derrubada golpista do governo federal. Estão brincando com o povão brasileiro. Ou seja, estão brincando com fogo. Deviam agradecer pelo PT ser partido moderado, água com açúcar, até, e não um partido de esquerda mais radical, que já teria convocado e armado o povo para defender suas conquistas nas ruas, de armas nas mãos.

    Talvez o que essa gente queira, ou pelo menos quem está por trás dessa gente, é causar uma guerra civil no país, como fizeram em alguns países do Oriente Médio, levando à ruína total daqueles países, bem ao gosto do domínio geopolítico do imperialismo norte-americano e seus aliados ricos da Europa.

    Como o Brasil é uma potência pacífica, que agora descobriu reservas de trilhões de dólares com o pré-sal, e possui total domínio tecnológico, através da Petrobras, da perfuração em águas profundas, os grupos de rapina estrangeiros estão de olho gordo, ainda mais, nas riquezas do Brasil. Não querem que esses recursos sejam usados na Educação e na Saúde pública do nosso povo. Querem fazer o que sempre fizeram com o Brasil: pilhar as riquezas e repartir as migalhas entre alguns poucos da Casa Grande.

    Por trás desse movimento manipulado contra a presidenta Dilma, passa toda essa conspiração. Com o apoio inocente ou não da mídia e desses poucos lobotomizados que vão às ruas pedir a volta do regime militar. 

    Para a felicidade geral da Nação, eles são minoria. E o povão, que conheceu um pouco a alegria de poder se alimentar todos os dias e comprar seus bens de consumo básicos, certamente não aceitará retrocessos.

    Viva o povo brasileiro! Abaixo os golpistas! Não passarão!

    1. Pena que os coxinhas sejam

      Pena que os coxinhas sejam tão preguiçosos e intolerantes. Deviam ler o que você escreveu. Dessa forma teriam recebido uma aula de democracia.

    2. Agradecimento

      Agradeço seu texto. Disse tudo que segui pela itatiaia. Dá dó ver um ex grande reporter, Eduardo Costa, hoje um pseudo apresentador, parece um neo convertido, um ex fumente., chato, pedante. Se orgulha  de ser o melhor salário desta rádio, quando na verdade é o valor de sua venda ao patronato, E. carneiro.

  2. Nassif, o “sonho americano”

    Nassif, o “sonho americano” eh objeto de  consumo de massas.  O que se esconde atraz dele eh extensiva gigolagem estatal dos “que sonharam”.  Os EUA modificou se internamente, sem ninguem notar, exclusivamente para gigolagem.  Basta lembrar que em 8 anos eles nao me deram um unico credito:  nada, zero.

  3. Análise equibrada e também

    Análise equibrada e também otimista. Vamos torcer, rezar, trabalhar para que haja temperança por parte das lideranças políticas, econômicas e sociais. A população brasileira agradece.

  4. Não é fim longe disso, é o

    Não é fim longe disso, é o processo continuado de transformação da sociedade.O objetivo dos protestos é demonstrar a insatisfação do povo, nisso houve uma vitória 80% da população é contra o governo, agora o pricesso passa para outro nivel. 

    13 TWEETS SOBRE AS MANIFESTAÇÕES DE HOJE E OS IDIOTAS

    1 – Apostar numa espécie de guerra protestos x governo é uma tolice cometida por quem não tem a menor noção da dinâmica das redes.

    2 – As dinâmicas de rede não são resultados de esforços de mobilização. Tais esforços podem no máximo desencadeá-las, mas nunca organizá-las.

    3 – Ocorreram duas dezenas de swarmings (constelações de multidões nas ruas) neste século, mas o tamanho de nenhum deles pôde ser previsto.

    4 – Tentar colocar milhões nas ruas não é fácil ou difícil. É inútil. Quando milhões vão as ruas é porque condições particulares se constelaram.

    5 – O tamanho de uma manifestação social depende de variáveis sobre as quais não temos controle. É estúpido trabalhar com esse indicador.

    6 – Assim como é estúpido tentar organizar a auto-organização, é estúpido contrapor tamanho de uma manifestação x concordância com um governo.

    7 – Tenham pouca ou muita gente as manifestações de hoje não alteram o quadro de que 80% da população rejeitam o governo corrupto do PT.

    8 – Quando a sociedade se manifesta, ela não está fazendo guerra. Está expressando um sentimento meio difuso. Quem faz guerra são os hierarcas.

    9 – Um enxameamento de gente pode ter forte impacto político. Mas não se pode manipular os sentimentos das pessoas para um objetivo político.

    10 – Os idiotas que ficam dizendo: “Vamos ver quem tem mais força, nós nas ruas ou Dilma”, estão prestando um desserviço à democracia.

    11 – Hoje não é guerra. As sociedades não fazem guerra. Só os Estados ou proto-Estados (como os partidos) fazem guerra.

    12 – Quem fica medindo forças – “o povo nas ruas” x “o governo” – além de tudo é burro. Já se sabe que as pessoas estão contra o governo.

    13 – Não é o clima adversarial, de combate, que leva milhões às ruas. É sempre uma insatisfação difusa, que não pode ser manipulada politicamente.

    https://www.facebook.com/augustodefranco

      

     

    1. O motor dos golpes.

      “Não é o clima adversarial, de combate, que leva milhões às ruas. É sempre uma insatisfação difusa, que não pode ser manipulada politicamente”.

      Aliança, pelo amor que você tem em Karl Marx, é justamente essa insatisfação difusa que é manipulada politicamente em todos os golpes de Estado. Isso já de algum tempo. Pelo menos, da Revolução Francesa à Primavera Árabe.

      1. Blz, o PT fez por merecer a

        Blz, o PT fez por merecer a atual situação de insatisfação popular.

        As manifestações tem como objetivo  quebrar um dos pilares de sustentação de um governo, a “popularidade”.

        Apenas 7% da população aprova o atual governo e sua credibilidade nunca esteve tão baixa.

        Cada pilar de sustentação vai sendo destruido, (melhor cooptado), ate que o governo caia naturalmente.

         

  5. Mas a cobertura das

    Mas a cobertura das manifestações de hoje continua a mesma, na Globo. Com repórteres e uma comentarista política como Cristiana GLobo tentando inflar essa coisa nitidamente esvaziada, com “argumentos” risíveis e de uma má-fé inegável.

    1. COBERTURA DA GLOBO

      Perfeito Jair, somente a Globo está transmitindo as manifestações golpistas, que interesse a Globo tem nisso? è só pensar um pouco… 

  6. O risco é Collor.

    Não o Senador por Alagoas, Fernando Collor. Mas o salvador da pátria de 1990.

    Alguma dúvida de que a classe média está pronta para a apoiá-lo?

    A única dúvida é se ele já foi escolhido em alguma das reuniões do Instituto Millenium ou da Casa das Garças.

    Vivemos um período autofágico, desde junho de 2013. Todas as lideranças conhecidas foram mastigadas, deglutidas e excretadas. Momento ideal para surgir o “novo”. E ele surgirá .

    Fiquemos atentos, a Globo o apresentará em breve. 

    1. O momento tá mais para chefe

      O momento tá mais para chefe do ISIS do que para caçador de marajás. E este está mais para Alckmin Opus Dei.

  7. Como anda a passeata por aí

    Como anda a passeata por aí ?

    Aqui no RJ, suburbio do Meier, Cachambi, Engenho Novo, Pilares, Cascadura, Abolição, lugares que passei hoje pela manhã, nada de passeata.

    Vida que segue normal, bares lotados, feiras livres cheias, nem sombra de impeachement.

    Para falar a verdade, duvido que o povo daqui saiba desse burburinho que está acontecendo nas pricipais capitais, principalmente em bairros nobres.

    Se depender do povão desse lado de cá, a Dilma fica.

    1. Aqui em Bonsucesso, Ramos,

      Aqui em Bonsucesso, Ramos, Olaria e Penha também na maior paz, só houve gritaria por causa da sapecada de 4 que o Palmeiras deu no Flamengo.

  8. Será que a grande águia

    Será que a grande águia deixará o Brasil construir seu projeto nacional e fortalecer os BRICS ? O risco comunista nunca esteve tão grande. O tim sam não deve estar nada satisfeito. O macartismo ainda vive naquele ninho de águias. O muro que caiu era só uma cerca, a disputa entre capital e trabalho ainda não alcançou o capítulo final.

     

     

     

  9. Quem dera eu fosse tão

    Quem dera eu fosse tão otimista. Ando sentindo no corpo as marcas desse intolerância e violência, por isso nào consigo otimizar a leitura.

    Mas gostaria que assim fosse. Apesar de eleitora do PT, não gosto da visão messiânica que a ala católica agregou ao partido. Política é coisa do humano, da vida humana. Quanto mais cedo entendermos isso e aprendermos a fazer Política, melhor para todos nós. Ninguém neste mundo tenebroso tem a chave política para a paz mundial, mas muita gente tenta.

    O PT só acabará se assim o Judiciário quiser. E se assim o judiciário quiser, estará acabado o estado democrático de direito para quem não nasceu na elite, se é que ele exisitu algum dia. O fim do PT pelas mãos incontroláveis da justiça é o que de mais grave este cenário produzirá.

     

  10. Sinto(mentira)desaponta-lo

    Sinto(mentira)desaponta-lo Turco mas o PT possui capacidade para voltar ao Sion e a ele tornaremos,é necessário chutar as bundas de Tatos.Teixeiras,Globernardos,Cardosos e outros canalhas e faremos isso.O PT é o único Partido que possui militância ativa que reconhece os erros e os combate propondo mudanças e nós sabemos e deixaremos bem claro de que o PT somos nós, essa militância aguerrida que não abandona o barco mesmo sob decanas humilhações.Nosso carater foi forjado na luta e na adversidade e isso nos fortalece.

    1. Estamos juntos!

      Estamos juntos! Desistir de nossos sonhos individuais e coletivos jamais – de um Brasil forte e soberano com a proteção do nosso Pré-sal, pessoas, trabalhos dignos, garantias individuais e coletivas!

  11. Nassif é uma boa alma…
    Eu

    Nassif é uma boa alma…

    Eu não recomendaria ao Lula se candidatar novamente. O sonho dos reacionários é que aconteça com ele coisa até pior do que aconteceu com o Brizola depois de tanta propaganda de ódio e difamação.

  12. O leão trouxa

    Pois é, a Receita Federal é tão esperta, pega todos na malha fina, mas não tem competencia para pegar

    um  X-TUDO, menos HONESTO, que se aproveitou de tudo e de todos para enriquecer.  É tanta hipocri-

    sia que dá medo!!!! Vamos lá dona Receita. Mostre que tem poder pra escancarar a vida de qualquer um

    e mostre a Nação brasileira a verdade dos fatos. Ou aí só tem homenzinhos?

  13. Discordancia
    Fim do PT ? Pode ser se continuar esta direção,que nada tem haver com a nova conjuntura,distante da base.O PT teve um crescimento de filiados de mais de 40%,o que significa que ainda esta vivo.E porque esta vivo,porque em politica so se morre quando deixa de ocupar espaço,deixa de ser referencia.Então quem ou o que esta ocupando o vacuo do PT ?
    PSOL,PSTU,PCdoB,ou outro movimento apartidario ?
    Com todos os seus defeitos,criticas ou ao todo ou em componentes (e olha que tambem tenho muitas) não vejo no horizonte a curtoedio prazo nada para ocupar o vacuo se hover uma saida do PT,a não ser a direita,junto com a midia e o.poder economico criando um novo Collor.Apesar de tudo e portudo, o partido se mudar,tem condições de qual uma Fenix renscer de suas cinzas.

    1. Concordo

      Tirando o “haver” que nada tem a ver, concordo com resto do comentário.

      Acrescentaria no questionamento que o Otaviani faz a quem estaria ocupando o vácuo supostamente deixado pelo PT, que nem a direita demonstra estar suficientemente coesa para o tamanho da tarefa. Novo Collor, na minha opinião, será impossível, já que a sociedade parece estar vacinada. À direita e à esquerda.

      Por mais paradoxal que possa parecer, acredito que a tendência é uma deterioração da força tucana que será distribuída em uma miríade de grupelhos de extrema direita liderados por Bolsonaros, Pastores e alguns desses “líderes” de passeata que aproveitarão seus 15 minutos de fama para se lançarem na arena (ARENA?) política.

      Até mesmo o golpe precisaria de um certo consenso político. O “fora Dilma” é muito pouco para juntar tantas forças centrífugas no “depois”. 

      Quanto ao futuro político de Aécio, tendo a concordar com o Nassif. Vai colocar o calção, tomar banho de mar em Ipanema e abrir seu apartamento para reportagens da Caras.

       

  14. pra variar, nassif e seu

    pra variar, nassif e seu polianismo de sempre…

    não acho que seja um fim de um ciclo, talvez seja uma mudança de tática, ao invés de tentar derrubar Dilma (com consequências imprevisíveis, mas ruins para o pessoal da grana, especialmente a gloebbels) mirar no Lula e no PT, dar um jeito de inviabilizar a candidatura do Lula em 2018

    1. Concordo plenamente. sua

      Concordo plenamente. sua análise está melhor que a do nassif.

      Apenas perceberam que não adianta derrubar a  Dilma se o Lula puder disputar a nova eleição. Perderão de novo a sabem disto.

      Então, a nova tática é o Moro prender o Lula. Notem que a república do paraná já se move neste sentido – promoveu dois vazamentos neste fim de semana: o grampo telefônico do Lula e a quebra do sigilo fiscal do Lula.

      Depois que o Lula for preso e mostrado algemado no jornal nacional a Dilma não dura um mês, pois além do ódio da direita ela terá também o ódio da esquerda qua a considerará responsável pela prisão do Lula por sua covardia e omissão.

      Ninguém moverá uma palha por ela nem lamentará sua queda.

      Isto não quer dizer que não haverá caos, violência, greves, mais desemprego, redução mais acentuada ainda de verbas publicitárias e sabe-se lá o que mais.

  15. Periferia de BH não apoia o golpe, é o que revela reportagem do

    Reportagem do jornal O Tempo, uma das poucas que a mídia produziu mostrando a verdadeira realidade – e não a realidade publicada pela mídia -, demonstra claramente que o povão não quer saber de Impeachment. Que isso é coisa dos coxinhas da classe média alta e desavisados afins, que se informam somente através da revista Veja, da Globonews e da Rádio itatiaia – portanto, se desinformam sobre a realidade brasileira. A verdade é que, mesmo com a crise, o povo brasileiro sobrevive em melhores condições do que aquelas da época de FHC e governos anteriores, quando não havia políticas de proteção social aos mais pobres, como agora. Leiam a matéria a seguir e vejam como o povo brasileiro tem capacidade de discernimento muito superior a estes coxinhas que adoram mamar nas tetas dos governos amigos, ou sonegar impostos, ou gastar suas economias em Miami, ou coisas desse tipo.

    ***

    IMPEACHMENT

    Na periferia, moradores estão alheios a protestos 
    Em seis regiões visitadas, ninguém afirmou interesse em engrossar atos que ocorrerão hoje

    GUILHERME REIS / LUCAS PAVANELLI / TÂMARA TEIXEIRA

    As manifestações que prometem ocupar hoje o país pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff não deverão ser engrossadas por moradores de periferias. Pelo menos essa foi a constatação da reportagem de O TEMPO ao visitar seis regiões de baixa renda em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, na última semana. Mesmo demonstrando preocupação com a crise, nenhum dos entrevistados afirmou estar disposto a participar dos atos. Em dois aglomerados, a possibilidade de impeachment aparece, mas não a ponto de provocar reação para os atos.

    Nos bairros Tupi e Jaqueline, ambos na região Norte da capital, e em Nova Contagem e Parque São João, em Contagem, as famílias entrevistadas avaliam que os reflexos do mau momento do país ainda não chegaram a suas casas e, portanto, não há motivos para protestos.

    Para a maioria, a saída de Dilma não é a solução. A raiz do problema, dizem, é a corrupção, mas eles não atribuem a responsabilidade à presidente. Muitos afirmaram que não veem, neste momento, um nome alternativo ao de Dilma capaz de estancar os escândalos.

    É em uma casa simples alugada, de cinco cômodos, que o vigilante José Geraldo Lopes, 54, vive com a mulher e duas filhas, no Tupi. Notícia de protesto, diz ele, “só pela TV”. Eleitor da presidente e com uma renda familiar de três salários mínimos, Lopes diz estar desiludido, mas tem um palpite para a crise: “Temos que deixar a Dilma trabalhar”.

    Ele conta que “depois de a vida ter melhorado nos últimos anos”, 2015 está estagnado. “Para mim, todo mundo tem culpa no cartório. Estou desiludido. Não vejo ninguém melhor que a Dilma para assumir” diz o porteiro, que nunca recebeu benefício federal.

    O bombeiro Wilson Brito, 42, vizinho de bairro, pensa parecido. “Bom, não está, mas se a gente botou ela lá, tem que deixar ela trabalhar”, diz ele, que não pretende aderir aos atos. “Ainda não tive que baixar meu nível de vida. Só economizo água por causa da crise hídrica”. Com o seu salário e o da mulher, que é carroceira, ele sustenta três filhos e dois netos.

    Vivendo de bicos há dez anos, Walter da Silva, 50, fala que não tem do que reclamar. “A vida do pobre melhorou muito”, atesta ele que classifica os protestos como “uma bobagem” e conclui: “Dilma faz o que pode, mas é rodeada de gente que só quer atrapalhar”.

    Contra o PT

    Eleitora de Dilma, a dona de casa de Nova Contagem Neuza Gomes, 58, é mãe de três filhos. Um deles está desempregado há cinco meses após 14 anos na mesma empresa. Apesar de não participar dos protestos, ela diz ser a favor dos atos, mas defende Dilma. Ex-beneficiária do Bolsa Família, Neuza tem críticas ao PT. “Era um partido bom, mas está esculhambado”.

    Sem culpa

    Há dois meses, Alexandre Ribeiro, 40, morador do bairro Jaqueline, perdeu o emprego de eletricista. Desde então, trabalha como garçom. Eleitor de Dilma, ele diz não se arrepender do voto. “Para Dilma mandar alguma coisa, outros 200 têm que assinar. A culpa não é só dela. Neste ano ficou ruim para os ricos, e, com isso, piora para os pobres porque não têm emprego”.

    Fonte: http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/na-periferia-moradores-est%C3%A3o-alheios-a-protestos-1.1086637

  16. A cada manifestação

    Já tivemos várias manifestações, e quais foram os resultados delas?

    Em 2013, quando o Brasil ia relativamente bem, manifestaram e fizeram com que Dilma liberasse o aumento da Selic, resultado, 2014 o PIB despencou para próximo de zero. E Dilma ainda por cima nem saiu e ainda venceu as eleições.

    Este ano tivemos uma manifestação sim, que também não tirou dilma, nem a induziu a renunciar, apenas conseguiu derrubar a atividade economica nos meses seguintes, devido à incerteza do futuro.

     

    Para hoje, não devemos esperar nada além disto.

     

    O que falta seria um líder que pudesse anunciar um discurso coerente, sem ódios ou apelações. Talvez um trabalhismo com menos republicanismo. Mas mesmo esta bandeira ficaria difícil, pois o trabalhismo foi tão denegrido pela midia que nem serve mais para ser emprestado a um outro movimento.

    Sem um discurso que desperte credibilidade, em uma grande parcela da população, nada será conseguido. O país funciona na base da confiança. Destruir a confiança em um governo fraco não fará com que ele caia, mas só vai agravar a crise.

     

    “Sobre golpes fico com a frase de Confúcio para assuntos polêmicos… Não aprovo, não desaprovo não promovo.” Afinal, até mesmo ao se combater um adversário,  se dá forças a ele. Talvez a estratégia certa seria ignorar o que acontece nas ruas hoje, assim como a mídia ignorou o atentado ao instituto Lula.

     

    “Não viemos a este mundo para destruir o que nos pareça imperfeito, mas sim para completar o que está inacabado.”

     

     

    1. “Em 2013, quando o Brasil ia

      “Em 2013, quando o Brasil ia relativamente bem, manifestaram e fizeram com que Dilma liberasse o aumento da Selic, resultado, 2014 o PIB despencou para próximo de zero.”

      O problema do mandiocal é que ele não conseguem fazer uma boa correlação de causa e efeito…

      1. Realmente

        Moral da história: todas as manifestações tem sido manipuladas pela direita. Os manifestantes são massa de manobra. Quando eles pediam passe livre e lutavam contra 20 centavos, por trás quem incentivava a manifestação queria uma Selic mais Gorda, trilhonária.

        E o Tombini, como é fraco cedeu. E Dilma como era de se esperar nada fez. Daí veio a crise. De um colar de tomates.

  17. Nenhuma manifestação política
    Nenhuma manifestação política em Osasco. Cá os malucos perceberam que a brincadeira ficou sem graça porque ninguém mais vai aderir ao golpe?

    1. MOVIMENTOS GOLPISTAS E HIPÓCRITAS

      O movimento em Salvador virou um carnaval fora de época e algumas dezenas de pessoas só esta indo por causa do trio elétrico e da cerveja! 

      1. Manifestação de mandioca é à

        Manifestação de mandioca é à base de sanduba de mortandela e camiseta, porque os coxinhas não podem ter um trio elétrico?

    2. tudo na santa paz

      Realmente em  Osasco esta tudo na santa paz. Talvez porque os osasquenses tenham coisa mais importante para fazer. Eu tenho, quero ler todos os blogs sujos do planeta como sempre faço aos domingos a tarde. E melhor remedio contra a depressao de final de fim de semana.srsrsrsrsr. sds.

  18. Nassif… parece que vc

    Nassif… parece que vc perdeu o “time”… não é o fim… o problema é que o governo Dilma(do PT) se perdeu… e, quanto mais tempo ficar lá… maiores serão as dificuldades do Brasil se recuperar…

     

    Collor não caiu por conta da corrupção… foi pelo fator “econômico”…

    1. DILMA x COLLOR

      “Há mais razões técnicas hoje para o impeachment de Dilma do que havia no caso de Collor, sobretudo por problemas no Orçamento [as chamadas ‘pedaladas fiscais’] e no financiamento da sua campanha”, avalia Boris Fausto, um dos principais historiadores do Brasil. 

      O historiador disse considerar que as acusações de corrupção que contribuíram para a queda de Getúlio Vargas, com seu suicídio em 1954, eram “um laguinho” diante das denúncias envolvendo a Petrobras. A menção é uma referência à expressão “mar de lama”, popularizada na época da crise de Getúlio.

      A exploração de outra época histórica para a qual Dilma costuma apelar, quando ela diz ter sido torturada enquanto presa política, uma vez transportada para os tempos atuais não faz o menor sentido; aliás, torturar presos no Brasil, foi, é e continuará sendo durante bom tempo ‘lugar-comum’ aqui.

      O PT costuma acusar a imprensa de perseguir o partido e seu governo, embora, de fato, o correto seria contribuir na acusação do comportamento das pessoas sobre as quais a mídia fala (mal).

      Neste exato momento Dilma tem apoio popular menor que Getúlio, Jango e Collor tinham antes de suas quedas, fator propício à ocorrência do impeachment da ‘presidenta’, instrumento previsto na legislação brasileira, sofrido por Collor por muitíssimo menos; por outro lado, nunca houve situação mais favorável a um golpe do que agora.

      Aos parlamentaristas faço o seguinte ALERTA: seria cairmos nas mãos – ou melhor, nas ‘garras’              – do detestável Congresso Nacional, estabelecimento cuja sordidez é “hors-concours”.

      Já aos adeptos de intervenção militar LEMBRO: a maioria dos militares é incompetente.

      A nós, cidadãos de bem, geradores da riqueza da nação ADVIRTO: é hora de começarmos a nos interessar pela política, por participar dela. 

       

  19. O PT CONTINUA

    Nassif lamento discordar mas o PT continuará. Acho que o Lula nao deveria ser candidato em 2018, já fez a sua parte. Porém se for candidato terá o meu voto. A existência do PT não esta condicionada a vitoria em 2018. Talvez seja bom a população conhecer um governo dos coxinhas!!  O importante mesmo e que a Democracia triunfe sempre!! Abraços!

     

    1. O PT CONTINUA

      Nassif, gosto das suas análises e quem me dera ter seu alto nível de informação e capacidade de síntese, mas também acho que o PT continua, mesmo que derrotas futuras aconteçam. Vai depender mais dos petistas. O que não impede que novas opções partidárias verdadeiramente progressistas possam surgir no futuro. Deus nos ilumine!

  20. Parabéns Nassif, pelo Sarau.

    Somente o lúdico é capaz de vencer a guerra, que é uma utopia do tártaro, como diriam os antigos gregos.

    O que falta ao Brasil é o sonho de uma pátria. Ainda somos o que Celso Furtado vaticionou, na sua obra magistral, Formação Economica do Brasil, um empreendimento colonial.

    O que falta ao Brasil é o sonho brasileiro. O problema dos brasileiros é encarar a desigualdade. 

    Uma via para equacionar esta solução seria o mercado. Mas que mercado? De um lado um sistema financeiro oligopolizado, de outro os bacharéis e doutores (médicos, engenheiros das finanças, etc).

    A sustentar-lhes, uma midia do trio mais RICO DO MUNDO, segundo a Forbes*. Os marinhos.

    Volto a repetir, só a arte salva. É preciso uma nova utopia. Uma nova semana de 22, uma nova tropicália, para chacoalhar as bases de uma nação hipócrita e covarde. Com medo de encarar seus irmãos multicoloridos. 

    Na academia, também é preciso superar a dicotomia: marxismo (TUDO é determinado) X pós-modernismo (NADA é determniado). É preciso colocar Descartes (funcionalismo), Kant (estruturalismo), Hegel/Marx e os pós-modernos num liquidificador e extrair-lhes uma nova maneira de ver a sociedade. Onde há contingência e necessidade. Ah, o acaso. Ele não é só humano, como pensam os pós-modernos. Ele também é físico e biológico. O dogmatismo teórico e a fragmentação do conhecimento científico também é um mal da sociedade. É preciso reconcertar a utopia acadêmica, segundo a qual quanto mais conhecermos as partes mais compreenderemos o todo.  Qual todo? De que adianta conhecer Marte, ou ser auto-sustentável na produção de alimentos se continuamos a nos matar? Uns aos outros. Dia após dia. Na academia, é preciso ter a coragem de fundar uma filosofia brasileira que recoloque a fragamentação dos saberes numa nova perspectiva epistemológica. A vida exige ousadia.

    E isto, só a arte é capaz de entender. Só os artistas são capazes de expor as entranhas da hipocrisia e apontar horizontes de uma nova utopia.

    Artistas do Brasil, uní-vos. E com vossa visão libertária chacoalhem a velha hipocrisia para que, de seus escombros, possamos reconstruir uma nova e multicolorida utopia brasileira!

    Temos muito que ensinar ao mundo. E devemos nos orgulhar disto. Basta termos a coragem de nos vermos como irmãos e irmãs, com conflitos e semelhanças, habitantes de um mesmo chão que deve a todos acolher e ser acolhido.

     

    *Somando a fortuna dos três ultrapassa a do homem mais rico do mundo.

  21. Grande Barretão contra o golpe

    Ontem à noite, no Festival de Cinema de Gramado: ‘Convidado a subir ao palco para anunciar alguns dos vencedores, o realizador e produtor Luiz Carlos Barreto quebrou o protocolo e fez um rápido pronunciamento de tom político. “Esse festival atravessou a ditadura. Temos que defender o estado democrático de direito da tentativa de golpe”, declarou, para uma reação da plateia que misturou aplausos e vaias.’

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/08/ausencia-e-eleito-o-melhor-filme-nacional-no-festival-de-gramado.html

  22. Coração Brasileiro

    Não, acabou estamos trocando mentiras virtuais por coração Brasileiros, não a intenção ideológica e sim a gestão e amor a pátria Brasil. Trocamos esses que roubaram e fique sabendo que quem entrar teira sua chance e se não tiver capacidade trocamos novamente.

  23. sobre utopias e nostalgias.

    A reversibilidade (não seria superação? reverter significa ‘voltar ao que era antes’, ao passado!) da ‘economia’ de mercado pode ser qualificada como uma utopia, mas a vitória ampla geral e irrestrita da ‘economia de mercado’ é um desgraça e isso é um fato, basta olhar para a situação do mundo hoje: guerras devastadoras com ‘objetivos de mercado'(petróleo, petróleo, petróleo…), aumento da repressão aos excluidos da ‘economia de mercado’, exclusão de acesso a saúde e educação e aos ‘bens comuns’, retirada de direitos trabalhistas conquistados a duras penas, corrupção generalizada e institucionalizada e a ‘cereja do bolo’: a maior concentração de renda da história da ‘economia de mercado’. A busca de uma “utopia” – entendida como um futuro radicalmente diferente do presente – resulta de uma realidade insuportável.

    A superação ( e não ‘reversão’) da economia de mercado, de facto nunca foi tentada de modo abrangente e organizado. No caso soviético as tentativas inciais foram imediatamente suprimidas de forma violenta – basta lembrar o que aconteceu com as comunidades camponesas sob o regime stalinista. Na china durante a revolução cultural, a auto-organização das fábricas durante a ‘revolução cultural’ também foi duramente reprimida. Mas ainda existem iniciativas pontuais, associacionistas, cooperativistas, autonomistas mas não estatistas; de Chiapas às comunidades autônomas da Andaluzia.

    Ressucitar a decrépita social-democracia não é uma utopia (termo que se refere a um lugar que ainda não existe), mas uma nostalgia de uma era de ouro imaginária. Ela não aponta para o futuro – necessariamente utópico pois o futuro é um tempo que não existe – , mas para o retorno ao passado. A social democracia não existe mais em lugar nenhum do mundo, a não ser como um espectro, nem mesmo no lugar onde foi mais bem sucedida – a Suécia.

    No caso do Brasil é uma utópia nostálgica, pois trata-se de voltar a um passado que nunca existiu aqui – portanto a projeção no futuro de um passado que nunca foi nosso. Como se a história caminhasse por etapas pré definidas, mas de forma defasada. Como se não estivessemos no mesmo presente neoliberal – com as devidas especificidades de cada país – em que se proclama que ‘não há alternativas’ à ‘economia de mercado’, como já dizia Margareth Tatcher. A utopia nostálgica do projeto social-democrata é um marca dos governos do PT: proclamando a social democracia, avança no neoliberalismo…

  24. VISÃO DIFUSA
    Ridículo alguém querer diminuir ou criticar as passeatas simplesmente porque são contra o PT. As pessoas estão acordando e enxergando o grande vilão da sociedade: o GOVERNO. Independente se é PT, PSDB, PMDB, o GOVERNO é que cria e sempre criou desigualdades, sustentou elites, alavancou empresas e retirou muito, mas muito dinheiro das pessoas, de forma legal ou ilegal. O PT/Dilma hoje é o alvo, mas já foi o Collor, o FHC, Lula. Quanto mais governo, mais liberdades suprimidas, mais controle.

  25. Pelas barbas do velho Karl.

    A história e sua repetição como farsa.

    Lula não é Getulio, Dilma não é Juscelino, Temer não é Café Filho, JRMarinho não é o General Lott e Aécio não é Lacerda.

    Mas, principalmente, o Brasil não é um país agrícola grande exportador de café.

  26. Esse foi o editorial mais

    Esse foi o editorial mais lúcido que vi nos últimos tempos. Você disse toda a verdade que todos brasileiros lucidos e senssatos queriam ouvir.

    1. Vaticinio em alta

      Depois de ouvir a comentarista da globo e a colunista que saiu da folha afirmar que a Dilma recuperou o poder politico,ler esse post do nassif,tenho que recorrer a revista calculo e copiar: “A todo momento morre o um homem,mas nasce e e dezesseis avos”. O matematico Charles Babbage sugeriu o texto ao poeta lorde Tennyson que havia começado um poema com a ” A todo minuto morre um homem e a todo minuto um homem nasce. Segundo babbage,se fosse assim a populaçao não estaria crescendo. Bastou empresrio ocupar espaço no cartel midiatico para socorrer o “seu” e o governo para as panelas dos jornalistas começarem a bater e ficarem com o  medo do vazio.

  27. A Globo tem medo da CPI do BNDES

    Muita coincidência ser instaurada uma CPI para verificar os empréstimos (e consequentemente se foram pagos),no BNDES e um dos Marinhos organizar uma reunião com senadores afirmando que a presidente Dilma não cairá e fazer o jornalismo da Globo passar a falar bem do governo.

    Um detalhe: no parágrafo único do primeiro artigo da nossa  constituição está escrito que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio dos seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta constituição.

    Que democracia é esta que um blogueiro fala que o povo não tem direito de demosntrar sua insatisfação com um governo que foi eleito ao dizer que a oposição faria exatamente o que ele está fazendo. Se é para ter medidas econômicas duras eu preferiria quem sempre as defendeu. Qualquer economista, desde 2012, deixava muito claro que os rumos estavam errados. Não é possível ao governo afirmar que tudo mudou apenas após a eleição.

    Se o governo do meu país não sabia de nada do que vinha acontecendo na economia que ele conduzia e o povo não pode se manifestar contra este governo, algo de muito errado está acontecendo.

    Esconder do povo é crime, não saber de nada é incompetência…

    E nem vou falar da corrupção que rouba o dinheiro que deveria estar dando saúde e escola para nosso povo. Roubam hoje o nosso futuro!

     

  28. Quanta besteira

    Golpe…a voz das ruas não valem nada…só a elite quer mudanças…e o pior que li aqui: A culpa da alta da selic foi dos protestos de 2013, a crise econômica de 2015 foi culpa das manifestações de março e a queda do PIB foi culpa da Lava-Jato. Os comentários aqui postados ou boa parte deles expressam o quanto nós, brasileiros, somos pobres e medíocres. Tudo é culpa dos outros…se energia aumenta é culpa da seca e por ai vai. O que vcs partirários do nada não entendem é que a crise afeta o povo no geral, rico, pobre, trabalhador, empresário…só um não é afetado: Os políticos. Salários vultosos  e propinas a mil a vida deles não vai mudar…se cai Dilma e PT, na sequência vem outro e outro e outro. Enquanto vcs ficam se degladiando nas redes sociais, eles riem de vcs, fazem chacota de vcs. Nosso problema é esse, ir as ruas no Brasil é “golpe”, agora pagar 120% no cheque especial, 14,5% na selic, 500 reais de imposto de renda recebendo R$ 3.000,00, batata a R$ 4,00 , bem, isso tudo é normal. Rodei o Brasil em mais de 25 anos de profissão e posso lhes afirmar com certeza impírica e não de livros ou falácias, de que estamos falidos e somos uma nação de pura corrupção e podridão, em todos os setores, a começar pelo próprio povo que coloca a culpa em tudo e em todos sem jamais assumir sua culpa. Hoje poderia ser um dia da virada, hora de por medo nos políticos, ler as ruas sem partidos ou partidários, mas lendo aqui diversos comentários vejo que o fundo do poço já chegou e que nos, o bestial povo, estamos na lama, imundos, rindo e querendo ainda mais. Pois bem, é o que vcs merecem e vão receber.

  29. EU DISSE

    Eu , há muito tempo antes,já havia dito aqui( e não foi foi publicado, não sei por qual motivo),que o Aécio não representava nada de novo, muito ao contrário, representava a continidade do coronelismo, do neo feudalismo.

    Só o Nassif que conseguia ver algo de bom e equilibrado neste ser repugnante.

  30. manifestações

    O atentado contra a sede do PT em SP lembra aquele do Riocentro , décadas atrás . Não seria de espantar se os próprios petistas estivessem por trás , para poder posar de vítimas . O PSDB não está unido , por interesses diferentes de seus líderes . E o timing também está errado . O PT está sangrando – e vai sangrar por mais um ano pelo menos na economia e nas páginas policiais . Deixa sangrar …

  31. ‘Por motivos opostos, Bush Jr

    ‘Por motivos opostos, Bush Jr não escondiam a antipatia por FHC, visto como o intelectual pedante que nunca teve que lutar pela sobrevivência pessoal ou política’. Essa comparação não colou, foi infeliz. E não foi por causa do FHC, o problema é o Bush jr., que sempre foi o garotinho  do papai. E nem isso o FHC foi, o pai dele era melhor do que ele, é o que contam por aí. Achei interessante o texto e concordo com muita coisa que escreveu, AH! se Deus pudesse te ouvir sobre o fim de um ciclo, mas a vida continua e ainda temos muitos problemas pela frente. O melhor de tudo foi e será o sarau.

  32. Discordo sobre o PT ser um

    Discordo sobre o PT ser um partido igual aos outros. Neste momento enquanto estão se manifestando contrários a Dilma, o PT está reunido discutindo  a Educação no Brasil com todas as lideranças de todos os Estados do País, promovido pelo PT, há 3 dias. O que o PT não conseguiu fazer foi politizar mais a população, visto que elegeu os Deputados e Senadores que elegeu e por culpa do próprio PT, mas em muito por culpa da mídia.

  33. passeata do dia 16

    Lamentável ver nosso país agonizando novamente com essa política medonha.

    Parece que o Brasil evoluiu e a política ficou so século passado…..

    Estamos entre PT, Dilma (Lula), Temer, Renan e Cunha.

    Péra ai!…Deixa eu jogar o dadinho.

    Ou se cria uma força tarefa que possa reunir pessoas idonesas que façam a transição disso que ta ai e consigam vislumbrar o país nos próximos 10, 20, 30, 40, 50 anos e possam traçar o nosso mapa, ou vamos continuar a mercê de idéias do século passado e muitas vezes com interesses particulares ou partidários.

        Até proposta pra que prestemos homenagem ‘a Simon Bolivar.  Quem foi Simon Bolivar mesmo ????….

      O povo é, aquilo que enxerga.  Se enxergarmos  um pais de forma positiva, teremos um país positivo !!!!

  34. Nassif,

    todo final preconiza um novo começo, então, torcendo em parte (já que como petista não concordo com a morte do partido) para que seu romance se concretize:

    1) O fim do obscurantismo pode ser o começo de clareamento de ideias na parcela da população brasileira (93%, segundo a folha) que embarcou na onda anti-Dilma e anti-PT, parte dos 7% (trei as Margaridas) terá a difícil missão de contribuir com essa injeção de fôlego à Presidenta e ao Partido dos Trabalhadores até 2016 e depois até 2018;

    2) Não acredito em nova lua-de-mel do PIG com a Dilma, acredito mais num momento de acomodação (patrocinadores fazendo pressão?) pra ver o que se passa na janela, se Carolina virou pra direita de vez ou se para o centro da cidade. A canoa do golpismo tendo ainda algum fôlego (Aécio não entrega os pontos, Cunha menos ainda… e têm espaço de sobra na mídia, a hora que desejarem) eles vão continuar sordidamente e disfarçadamente fazendo seu sujo trabalho, é nesse momento que vejo em Sérgio Moro o new Carlos Lacerda, apesar de esse juiz ser “discreto” e não se manifestar tanto diretamente;

  35. Nassif, faz um tempo que não

    Nassif, faz um tempo que não comento no blog. Mas sua postagem foi na veia. É o novo que está emergindo? Por que o velho está se enterrando hoje, a julgar pela faixa que vi de protesto em Brasília: VOLTA SARNEY!!! KKKKK

    Bom domingo e excelente futuro para todos nós!

  36. O fim é o recomeço

    Não tenho tanta convicção quanto Nassif em relação ao fim do cenário de intolerância e toda a sorte de loucuras que assolam o país. Entretanto, admiro sua capacidade de prevê cenários, como ocorreu neste texto/comentário. Uma coisa é certa: não haverá estabilidade enquanto a lava jato não deixar de ser uma série americana, com episódios intermináveis. O país não pode viver a espera de uma novo capítulo a cada semana. Precisam fechar as temporadas, trabalhar para que outras sejam iniciadas. O contínuio de escândalos contradiz até mesmo as teorias do escândalo. Quando chegar a hora do PSDB, alías juízes, MPF E PF já tomaram gosto pela imagem de poder acima dos poderes, talvez não tenha qualquer imapcto. Bom, se este momento chegar. Os profissionais já se movimentam para dar um segurada nas coisas.

  37.  
    … Falando em “democracia

     

    … Falando em “democracia da ‘coxinhada’ desvairada, aloprada, alienada, corrupta e hipócrita”! O que seria da pele – e das vísceras – de um(a) manifestante que – integrado(a) na festa cívica (sic) – estivesse portando uma faixa e/ou cartaz do tipo:”Fora ‘CU(nha)’ “do ‘Aécio Furnas Forever'”!Ou,’Cadeia para o Tiaguinho [Cedraz] do Mensalão da UTC no TCÚÚÚÚÚÚÚ’Ou”A PF tem que ‘vazar’, imediatamente, a Lista de Furnas do Aécio ‘Never'”!Ou’Cadeia para [Eduardo] AZARedo do Mensalão da Quadrilha do PSDB das Alterosas’!Ou’Cadeia para os Marín(hos) da Quadrilha do FIFLÃO do ‘laranja’ J. Hawilla &$ da sonegação bilionária!’Ou”Cadê o tesoureiro do PSDB?!”Ou’Cadeia para o José (S)erra &$ o Geraldo Alckmin, “os cheirosos” chefes da quadrilha do Trensalão!”Ou”Cadeia para FHC ‘o Príncipe da Privataria DEMoTucana’ – e da compra de votos para a reeleição!”Ou ‘Guantánamo do Paraná’ para o DEMoTucano Beto ‘Rincha’, o mesmo Beto Hitler!”Ou”A família do defunto DEMoTucano Sérgio Gu(erra) já devolveu os R$10 milhões que sepultaram (sic) uma CPI da Petrobras?!NOTA: dinheiro surrupiado do erário corrigido por juros *cavalares (!), multas, correção monetária – e cambial!”Ou(…)

  38.  
     
    Uma imagem que resume o

     

     

    Uma imagem que resume o domingo: protestos nas ruas não são contra a corrupção

    publicado em 16 de agosto de 2015 às 13:49

    [E uma faixa auto-elucidativa da natureza da ‘coxinhada’ nativa!
    Ou auto-delação enquanto ato falho!
    “…
    Somos milhões de Cunhas!
    …”]
    (…)

    E MAIS:

    https://www.youtube.com/watch?v=sWMNAKyzTs4

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/uma-imagem-que-resume-o-domingo-protestos-nas-ruas-nao-sao-contra-a-corrupcao.html#comment-926561

     

     

  39. Também acho

    Não seria propriamente um fim do golpismo. Mas encerra-se uma intenção de golpe. 

    Tanto o executivo, quanto  os parlamentares estão dependendo e jogando as responsabilidades don país nos rumos da lava jato. Por parte do Governo Federal, me parece que continuam trabalhando para o desenvolvimento do país via ajuste fiscal, e o parlamento oposicionista batendo cabeça, insistindo em jogar o avião na montanha…

    A panela ainda vai ferver até o dia da manifestação pró governo. 

    O judiciário que se acha o poder moderador, mas na verdade não exerce a lei para a oposição. Juízes, promotores devem estar com insônia pesada diante desta ética meia boca, chinfrim, cerne de suas profissões, se vêem pressionados pela própria democracia vencedora. O fracasso da manifestação de hoje, é uma vitória de muito jornalismo profissional, de muita cidadania exercida e políticas sociais. destaco ainda o despertar de muitos da classe média de São Paulo que pularam desse iate do golpismo. Enfim, perceberam a tragédia que um golpe poderia causar

  40. A Globo continua sendo…

     A GLOBO E AGORA G1 CONTINUA SENDO GOLPISTA COMO SEMPRE FORAM. É HIPÓCRISIA DIZER QUE ELES APOIAM O GOVERNO, APOIA  ENQUANTO HOUVER INTERESSE, A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA DEVE SER FEITA JÁ, NÃO DÁ MAIS PARA ESPERAR.  COMO DISSE UM DOS COMENTÁRISTAS SOMENTE A GLOBO ESTÁ PASSANDO… SEM CONTAR COM OS COMENTÁRIOS DOS REPÓRTERES. ALÉM DISSO TAMBÉM TEM O MINISTRO CARDOZO QUE PARECE QUE TAMBÉM TRABALHA CONTRA O GOVERNO DEIXANDO QUE A POLICIA FEDERAL  SE APROXIMAR DE LULA E  DEIXAR  QUE A PF CONTINUE FAZENDO SEUS VAZAMENTOS A REVISTA VEJA PODRE E VIRA-LATA.  EU ESPERO DO FUNDO DO CORAÇÃO QUE A MANIFESTAÇÃO DO DIA 20 SEJA UMA MANIFESTAÇÃO INTELIGENTE CHEIA DE CONTEÚDOS RELEVANTES.NÃO FALANDO APENAS SOBRE CORRUPÇÃO E ECONOMIA, POIS HÁ MUITA COISA PARA SER MOSTRADAS, ALÉM DISSO NÃO ENALTECER O SENHOR SERGIO MORO ESTÁ FORA DE QUESTÃO , POIS SEU TRABALHO É DESCARAMENTE PARCIAL ASSIM COM OS PROCURADORES AECISTAS.

  41. Democracia…

    …é isso aí!  Vc escreve o que pensa e se tem oportunidade é só publicar.   Não concordo com a derrota do PT.  Muito pelo contrário.  O governo está fortalecido e confiante para 2018.  Basta olhar para as passeatas.  Só tem banqueiro, família rica e pela-sacos.  Nada, mas nada, do que se viu na tv representa o desejo da maioria. Agora, essa é a elite que continua a sabotar a economia do país.

    1. Engraçado

      Engraçado, eu tava lá hoje e vi cidadãos brasileiros trabalhadores, pais de família, eleitores e pagadores de impostos querendo um Brasil melhor. E vamos tirar esse partido maldito do poder em 2018.

  42. Nassif, o injusto

    Nassif, acho que você foi injusto com o Ronaldo Fenômeno, sabe por que? Porque você não o citou como integrante ao grupo de intelectuais que vai continuar ao lado do Aécio. 

  43. Mesmo Que Ainda Não Saiba, o Povo é PT, Daí Que…

    Impressiona-me alguém achar o PT “Rui Falcão”, com ou sem, Mercadantes, Dilmas, Zé Cardozos, etc., etc., etc., pois se fosse estaria extinto e enterrado a tempos, poupando Von Bornhausen da desdita.

    Quem não entendeu ainda hoje, por tudo que aconteceu nesses trinta e cinco anos e em especial nos últimos treze, não sabe de nada, não viveu nada, não sacou ainda que “a Praça é do Povo, como o céu é do Condor” e mais cedo do que imagina e muito mais tarde que gostaríamos, a Praça será do povo e lá, juntos, estará o PT.

  44. 16 de agosto

    Você está muito enganado. Esta presidente enganou os seus eleitores . Deveria pedir para sair. E os colunistas que recebem propaganda do governo (do nosso dinheiro) deveriam parar comentar sobre fatos do Governo

  45. Belíssimo texto! É difícil

    Belíssimo texto! É difícil olhar sobre, por cima, livre de paixões ou preocupações momentâneas. Só os melhores conseguem.Torço para que o destino não nos pregue uma peça logo na segunda-feira…

  46. Se o PT continuar

    sendo formado por um monte de frouxos, com certeza o PT será mais um partido nanico. O PT abandonou as bases e tenho a impressão que os frouxos que formam o PT só estão preocupados o próprio umbigo.

     

     

    1. O chamado “sonho americano” é

      O chamado “sonho americano” é realizado após muita batalha, muito trabalho, muito suor, coisa que o nosso Bhrama nunca fez.

      1. Tá bom que trabalhou foi o FHC.

        Graças ao Lula temos um Brasil muito melhor! Vc pode enganar os sem memória, o que não é o meu caso. O FHC quebrou o Brasil três vezes, doou empresas estratégicas como a Vale dos Rio Doce, entre outras muitas desgraças e mesmo assim deixou o Brasil quando saiu numa situação deplorável! Quanta inveja e calúnias temos de tolerar, nós pessoas do bem!!  Pessoas que divulgam mentiras deveriam responder criminalmente, e além disso, pagar fortunas pelas mentiras praticadas. Só consegue enxergar a grandeza de alguém, quando se é da mesma extirpe. O que não é o seu triste caso de zumbizismo!! Ah! O Aécio trabalha que é uma maravilha!! Tanto que em 8 anos de desgoverno em Minas deixou uma dívida de mais de R$ 10 bilhões sem ter construído uma única obra. Ao contrário dos governos petistas que têm construídas grandes obras pelo Brasil todo e com a implantação de muitos projetos sociais. Esse juizeco irresponsável que tente prender o Lula! Muito se arrependerá por isso!!!!!!!!!!!!!

      2. Verdade, o aecin snow é que é

        Verdade, o aecin snow é que é um verdadeiro exemplo do american dream “muita batalha, muito trabalho, muito suor”, fez parte do contingente de pobres retirantes de MG  para o Leblon. 

      3. Muita batalha, muito trabalho

        Muita batalha, muito trabalho e muito suor. Foi assim que Lula conseguiu transformar o Brasil em um país muito melhor. A história confirmará. Espero que você viva para ler e se envergonhar da sua visão partidária ou preconceituosa.

        1. Bhrama nunca trabalhou

          Nunca vou me envergonhar de ter minhas opiniões e viver num país democrático, mesmo que o PT e você não gostem. Não preciso ser um cordeirinho de partido pra ter minhas opiniões, sou um cidadão livre. O Lula manteve a política econômica de FHC (dói ler isso, né?), aproveitou a farra de crédito internacional e estimulou o consumo interno, só que a torneira secou e a Dilma passou a fazer uma burrada atrás da outra. Resultado: 93% de rejeição.Isso porque nem to falando do aparelhamento do Estado pelo PT e da roubalheira desenfreada. Você vai ler nos livros de história sobre o Lula duas palavras: LAVA-JATO e MENSALÃO.

          1. Quando será ?

            Penso que jamais uma pessoa como o sr. Afranio terá a capacidade de entender. Quem aparelhou todo o estado foi o PSDB, ou não teríamos petistas presos. O sr. já viu um tucano preso ? pq eles deixaram todas as instituições aparelhadas. No tempo do FHC não aconteciam roubos e corrupções ? Acontecia muito mais que hoje, ou onde foi parar o dinheiro das privatizações ? Pergunte ao Serra, FHC, Lara Rezende, dentre outros. Sónão havia processos, pq tudo era comprado e colocado em baixo dos tapetes e/ou dentro das gavetas. O sr. não sabe é de nada, seu inocente !

            O sr. tem certeza que suas opiniões são suas realmente ? Ou foram enfiadas em sua cabeça ?

          2. Pois é, Lenita, se ele não

            Pois é, Lenita, se ele não for um troll, então é muito mal informado e fraquinho das idéias.

          3. Não se trata de gostar ou não

            Não se trata de gostar ou não gostar, mas de enxergar a realidade do jeito que ela é. Se você não for um troll, infelizmente seu campo de visão é muito reduzido. E além de limitado, é pretencioso. Imagina se essa sua meia dúzia de informaçõezinhas sem base e sem contexto iriam me causar algum tipo de dor. KKK, faz-me rir. 

  47. O mesmo blá blá blá inocuo e
    O mesmo blá blá blá inocuo e obtuso de sempre. Muita superfície e plasticidade, conteúdo pobre.

    Era lindo e enganava quando sua intenção era a de ser o bastiao da maré ufanista, o homem que gritava primeiro e mais alto os poderes divinos do mito herói ocidental.

  48. horario eleitoral de um lado só

    Que direito adquiriu essa facção política para gozar de privilégio espúrio, 

    carnaval com horario eleitoral fora de época, ao arrepio das leis?

    Os homens de bem (que ainda julgo maioria) deveriam exigir direito de resposta, igual tempo,

    manifestando e repercutindo a defesa do voto, divulgando e comparando este governo de 12+anos do PT com

    os antecessores, item a item.

    1. Prezado,
      O direito de

      Prezado,

      O direito de resposta será dado quando os que pensam diferente se manifestarem nas ruas também!

      Por enquanto, entre outros, o que se vê é manifestação do governo dentro de salas, saunas, gabinetes etc!

      Para o governo falta a rua!

      abs,

       

      Quero Justiça!

  49.  
    EXTRA!”Em primeira mão”, a

     

    EXTRA!
    “Em primeira mão”, a *penúltima **NOG!

    Nem “A Mãe do Petrolão” nem tampouco “A Rainha da Pedaladas”!
    Agora, a determinação para o afastamento de Dilma Rousseff passa a ser pautado pelo fato de “a presidente ter mentido durante a campanha eleitoral”!
    Os pseudo-jornalistas Gerson ‘Cama(Ar)rotti’ &$ Cristiane Lôbo [de Raiva e Ódio]’ são as duas primeiras ‘penas amestradas’ a $oldo dos Marín(hos) a protagonizar a tarefa de porta-estandarte militante!

    Amanhã, o MERDAL, o AZEDOvedo da fascista e moribunda ‘veja’, o Garcia da ditadura militar, o Noblábláblát et caterva IMUNDA!

    *penúltima NOG porquanto a mais recente está sendo forjada nas masmorras sórdidas, miasmáticas e fétidas das redações do Projac!

    **NOG: ‘Nova Ordem da Globo’, segundo denominação lapidar criada pelo egrégio e impávido jornalista Paulo Nogueira

    1. ajuste desprezível – um

      ajuste desprezível – um tributo aos(às) ‘coxinhas’!

      Agora, a determinação para o afastamento de Dilma Rousseff passa a ser pautada pelo fato de “a presidente ter mentido durante a campanha eleitoral”!

      … [a determinação]… passa a ser pautada… (… pautada… em vez de …’pautado’…)

       

  50. Se o Lula é um gênio porque
    Se o Lula é um gênio porque alçou ao templo do consumo 50 milhoes, que dirá de quem fez o mesmo em maior quantidade em TODOS os países em desenvolvimento?

    Vá a China, India, África do Sul, Mexico, Peru, Bebês tela etc.

    Em todos amplas parcelas consomem mais hoje que quinze anos atras.

    Por qual motivo?

    Aponte seus binoculos para a Ásia e terá explicação satisafatoria.

    1. Para você ver apesar das viseíras

      Não faltava dinheiro na era FHC, faltava era administração e honestidade.  Por isto todos na gangue PSDB / FHC viraram milhionários banqueiros, donos de haras, sorveterias, fazendeiros, donos de ap em Paris, etc. Mas você não conhece, pelas viseiras de jegue claro, o mundo. China é tão fechada que não sabemos o que passa mais de 1 bilhão de habitantes. India continua a India, uma belindia. México?

      http://www.maurosantayana.com/2014/05/boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e.html

       

      12 de mai de 2014

      BOI, PORCO E FRANGO SOBEM 25% EM UM ANO E O CONSUMO CAI EM 20%. E NÃO É NA VENEZUELA.

         (Carta Maior) – Para alimentar sua população, e afastar o risco de uma crise de abastecimento, governo mexicano pede que Brasil e Argentina forneçam, em caráter de emergência, 300.000 toneladas de frango. É de dar pena. Mas, para infelicidade de seu próprio povo, o modelo neoliberal mexicano  continua fazendo água por todos os lados. Empresa menos rentável da América Latina no ano passado, segundo o site especializado Latinvex, a PEMEX teve, em 2013, o maior prejuízo de sua história, da ordem de mais de 12 bilhões de dólares – e ele já passa de U$ 2.5 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Enquanto isso, com todos os seus problemas, a Petrobrás – eleita no mesmo ranking a empresa mais rentável do continente latino-americano em 2013- lucrou, no mesmo período, mais de U$ 10 bilhões. O conteúdo local dos produtos mandados para o exterior, pelos cinco principais setores exportadores mexicanos, segundo a revista local Paradigma, não chega a 60%, contra 90% no Brasil e na China. Segundo a OCDE, quatro em cada 10 mexicanos não recebem um salário que dê para comprar uma cesta básica. No norte do México (foto) as pessoas estão comendo ratos, para não morrer de fome ( matéria):  http://conocenoticias.blogspot.com.br/2013/04/por-hambre-cazan-y-comen-ratas.html No país mais desigual das Américas, junto com o Chile, não existe seguro desemprego, e 60% da população ativa está na informalidade.  Agora, para ilustrar melhor o que verdadeiramente está ocorrendo por lá, o site especializado em proteína animal http://www.eurocarne.com, citando a associação de importadores de carnes do México, acaba de divulgar que houve um aumento de 25% no preço da carne de frango, boi e porco – o suíno, por exemplo, passou de 30 para 48 pesos o quilo – no mercado mexicano, nos últimos meses, devido ao crescimento dos custos de produção nos EUA, seu principal fornecedor de alimentos. Com isso, o consumo de proteínas no país de Zapata, com mais de 50% da população em situação de pobreza, caiu, também, no mesmo período, extraordinários 20%. Para evitar o aumento da inflação e uma grave crise de abastecimento, o governo Peña Nieto está ultimando a importação, da Argentina e do Brasil, em caráter de emergência, de 300.000 toneladas de frango. E ainda tem mexicano – que com certeza não precisa comer empanada na hora do almoço – que fica falando mal da Venezuela nos sites e redes sociais. É isso aí. Trata-se do incompetente e decadente Mercosul, dando de comer ao povo da nau capitânia da “próspera” – o México cresceu a metade do Brasil no ano passado – e “bem sucedida” – na opinião de The Economist e do Financial Times – Aliança do Pacífico. 
      http://www.eurocarne.com/noticias?codigo=28959

       Este texto foi publicado também nos seguintes sites:

       http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e-o-consumo-cai-20-E-nao-e-na-Venezuela/30839
       http://brasilpensador.blogspot.com.br/2014/05/nao-e-na-venezuela-muito-menos-em-cuba.html http://tribunadaimprensa.com.br/?p=85025 http://www.horadopovo.com.br/2014/05Mai/3246-07-05-2014/P7/pag7f.htm https://groups.google.com/forum/#!topic/o-lado-oculto-da-midia/m4qX8jAVN8E http://brasilsoberanoelivre.blogspot.com.br/2014/05/boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e.html http://www.diarioliberdade.org/america-latina/laboral-economia/48160-boi,-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e-o-consumo-cai-20-e-n%C3%A3o-%C3%A9-na-venezuela.html http://fichacorrida.wordpress.com/2014/05/04/ah-esses-comunistas-sem-alca-nem-calas/ http://www.ladislauleal.com.br/2014/05/edmilson-silva-e-isto-que-o-povo-de.html https://groups.google.com/forum/#!topic/soc.culture.brazil/62dCKQ6jENY https://groups.google.com/forum/#!topic/soc.culture.brazil/62dCKQ6jENY http://www.patrialatina.com.br/colunaconteudo.php?idprog=95177e528f8d6c7c28a5473fd5a471b6&cod=3261 http://alhoeolho.blogspot.com.br/2014/05/boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e.html http://edisilva64.blogspot.com.br/2014/05/boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e.html http://www.opalheiro.com.br/boi-porco-e-frango-sobem-25-em-um-ano-e-o-consumo-cai-20-e-nao-e-na-venezuel/ http://brasilpensador.blogspot.com.br/2014/05/nao-e-na-venezuela-muito-menos-em-cuba.html 

       

      1. “Não faltava dinheiro na era

        “Não faltava dinheiro na era FHC” onde você inventou isso.

        O estado brasileiro se financiava com a inflação antes do plano real, esta fonte acabou com plano real.

         

         

        1. Eu não vou perder meu tempo

          Dando a você dados economicos do governo Itamar e FHC. Procure, se realmente queira saber a verdade, o que duvido. De resto, FHC pegou um país em crescimento e FUDEU com ele. Entregou nossas riquesas a preço de banana, principalmente a Vale e a telefonia. Um governo Lula no início da era FHC teria transfomado este país já em 1998 de 14º para 6 ou 7º potencia mundial. Imaginemos entãso de 2003 a 2010 como estariamos, com investimentos em produção e educação. FHC e seu bando de ratazanas corroeram o país a tal ponto que um povo em geral reacionário como o Brasileiro foi obrigado votar no PT para ter esperanças. E viu suas esperanças não serem frustadas, 4 eleições seguidas, enquanto os paspalhos reacionários ficam batendo panelas,

          1. “De resto, FHC pegou um país

            “De resto, FHC pegou um país em crescimento e FUDEU com ele.” O periodo pré FHC, inflação de 5000%, país em moratória.

            Mas continue acreditando no mérito do “desenvolvimentismo petista”.

            Quando começar a faltar comida você vai culpar quem, os comerciantes, empresários malvadinhos?

             

          2. Exato. Coxinhas nem imaginam
            Exato. Coxinhas nem imaginam que a inflação retrocedeu no terceiro mundo por conta de planos similares ao real em sua forma (entrega de empresas nacionais, vide: Argentina, mexico, Brasil etc..)
            Pra citar exemplo da “eficácia” privatizadora, Vale e Petrobras tinham valor de mercado parecido à época da privatização e, antes dessa última crise do petróleo, tinham lucros trimestrais parecidos. Outro exemplo das “maravilhas” da privatização são as tarifas de celular mais altas do mundo apesar de praticamente terem entregue todo o sistema na mao das multinacionais estrangeiras devidamente modernizadas (eu queria sim uma cpi do bndes que investigasse esse período obscuro)
            Coxinha é bicho tão burro que dá graças a celular como se fosse invenção do psdb.
            Nem nascendo de novo as cavalgaduras tem salvação.

  51. Discordo quanto ao PT. O
    Discordo quanto ao PT. O partido vem sendo massacrado por décadas, antes mesmo de ter assumido qualquer poder relevante. E, mesmo assim, resistiu bravamente, ampliando cada vez mais sua influência, importância e militância (mais que qualquer outro partido). Não conta com apoio econômico/judiciário/midiático nenhum! Todos os outros partidos já teriam sucumbido há muito tempo, tendo sofrido apenas uma pequena parte do processo de linchamento gratuito feito ao PT.Concordo com que Lula ressurgirá mais rapidamente, o que já se pode notar ocorrendo (para total desespero da oposição). Mas o PT seguirá sendo o maior partido de esquerda, social-democrata, o único capaz de mobilização popular e sairá mais fortalecido! A oposição é que precisará se reinventar totalmente. Quem viver, verá!!O Brasil já está dividido em A.Pt e D.Pt (A.C e D.C)

      1. Lula está rico ?

          Não entendi o Nassif. Como contemporização descobriu que o Lula está tão milionário quanto o FHC ?

           O :Lula deu tantas palestras quanto o FHC ? As Empreiteiras da vida pagavam tanto assim para o Lula ganhar a  ponto de ser classificado como milionário? Mesmo com a insinuação de ganho legal, parece que se aceita ser o Lula o não amigo dos pobres e necessitados que viram nele uma esperança  sincera, honesta e desinteressada.  Talvez ele possa ser um dono oculto ( com o filho, como dissem enes empresários ) da Friboi, de ser dono de metade do Pará, de ter recebido bolas eternas, junto com o PT, das empreiteiras,……Drácula !

          Estranho esta alusão só agora – uma inverdade é tão mencionada que se torna verdade ou todos que consideram o Lula  um dos mitos modernos são otários e não enxergam o óbvio ? Ou só o Nassif é que usa lentes que enxergam longe ?

  52. Nassif, o que falta colocar é

    Nassif, o que falta colocar é que o país só terá chance de ter um futuro decente, à esquerda ou à direita, depois que o chefe dessa quadrilha, ou seja, o Lula, for preso.

  53. Qual seria o foco em direção

    Qual seria o foco em direção a um bom final da crise? O merado financeiro liberar a política para o país voltar a acumular á frente, e Aécio abrir mão de ser um inútil danoso.

    Será que o impeachment será sempre a primeira possibilidade? Dilma pode cair no caminho da descida.

    Como um experimentado alpinista  afirmou: alcançar o topo é opcional; descer é obrigatório

    Somente uma perspectiva a partir do fim pode ajudar Dilma a se manter no governo: A última etapa da operação Lava Jato a impede de descer bem. Por isso, a consciência limpa é importante.

    Fazer uma transição da esquerda para a direita é como saber que nada mais importa, ao perder a noção do minimo essencial.

  54. A grande mídia e parte do

    A grande mídia e parte do empresariado acreditavam que conseguiriam insuflar na população um clima de apoio ao impeachment contra Dilma semelhante ao que houve contra Collor. Se tal ocorresse, o impeachment seria concretizado sem desgaste à imagem democrática do Brasil no exterior. Não conseguiram porque, como disse Lula, o pior momento do PT ainda é melhor que o melhor momento do PSDB. É porque só alguém muito ingênuo acredita realmente que o PT é mais corrupto que os partidos da oposição. Quando perceberam que o impeachment não seria aceito passivamente por expressiva parte da população e resultaria numa comoção social, recuaram, porque nesse caso não só o povo, mas também essa mídia e todo o empresariado, sairiam prejudicados.   

  55. Faixas e cartazes

    clamando por uma ditadura militar, em plena democracia.

    A OAB vai se manifestar, igual como fez com a frase do presidente da CUT, alegando os velhos mantras do “respeito aos princípios democráticos” do Brasil (no que concordo)?

    Como sei que não, já que parece que a OAB também faz parte do conluio golpista, vou esperar pra ver pra que lado Carolina vai rebolar.

     

  56.  Por dentro do Quarto
     Por dentro do Quarto Poder Uma outra história Publicado em 16/08/2015 https://www.youtube.com/watch?v=15pIzq1SpY0 FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/08/16/por-dentro-do-quarto-poder/#comment-2065951 E a pitada do matuto: .. Não seria o Primeiro Poder?!… Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’!Feira de Santana, BahiaRepública de ‘Nois’ Bananas  

  57. O ;;;;;;;; Reino da Delação foi derrotado

    O pre-conhecimento sobre o outro, isso que produz injustiças, tem um nome: delação. Só mata que delata diminui deprecia o outro e, da mesma forma, isso leva a furtos e a crimes doenças tais como misoginia, homofobia, racismo, fechamento de portas por questão ideológica e tantos outros.

    O Reino da Delação foi derrotado. Mesmo que ainda tenham força suficiente para prender ou matar o líder Lula, aquele que tirou muita gente da sarjeta de quem muitos agora, mal agradecidos que são, cospem no prato que comeram. Pagarão pela própria cegueira: A delação diminuião do outro é o único pecado. 

    Só existe dois tipos de gente: os que relatam e os que delatam. Deste grupo faz parte aquele que delatou Cristo por 30 moedas e também os que hoje delatam gratuitamente pelas ruas deste pais dominado pela cultura da delação, bem como aqueles que delatam por milhões de reais para dizer qualquer coisa que os salve do xilindró e, uma dessas coisas, é claro, é dizer que Lula é ladrão, o que basta para um juiz tucano ensandecido colocá-lo atrás das grades com base na palavra de um delator em apuros no cadafalso e, diante de si, malas e malas de dinheiro para salvar-se através da delação diminuição do outro. Enfim, é disso que se trata. 

    Antes da morte a delaçao..alias o homicidio, o latrocínio e o deicidio como esse praticadomcontra Maria das Dores como aviso as Margaridas foi fruto dessa cultura delatora depreciadora do outro…

    um exemplo de delaçào: um beijo que foi motivo de odio por parte de quem vomitou odio para nao se entregar a tentacao..,.meu bem, nso eh por ai.,,se vc transa bem seu sexo nao tenha meda medo de virar gay por causa de uma cena real ou de teatro,..relate,,..nao delate o outro para salvar-se.,,o unico pecado na nova realidade eh o da delaçao depreciaçao do outro, certo..

    Saiba identificar quando um artigo é um ato de relatar com base na verdade dos fatos e nao na delaçào depreciaçào…

    Um exemplo de delaçao: midia delatora se apressou em usar uma frase correra para delatar incriminar deletar prender o presidente da CUT…sera que esses jornalistas nao tem familia,..ou foram fabricados em laboratorio…

    a familia eh um local de trabalho desde sempre nesse planetinha,..nao ao assedio moral no trabalho quer dizer: na familia,…mudando de assunto.,..dilma precisa ver como a Casa Branca divulga o governo dos eua no site da Casa Branca.,..ta tudo la,..ja o site do planalto eh uma piada,.nao tem nada..nao serve como fonte sendo fonte pq nao tem Dilma em tempo real,.e ai os depreciafores fazem a festa com as mentiras,…. esse aqui relata so inves de delatar,….quem relata o faz compromissado com a verdade dos fatos..,,quem delata o faz gratuitamente por maldade ou por milhoes de reais como os delatores de Moro.,,,ou pir 30 dinheiros como aquele que delatou depreciou cristo,,,,..mais antiga do que andar pra tras a historia da delaçao….o unico pecado ê delatar ao inves decrelatar sic delatar,..

     

    Mas o Reino da Delação foi derotado e seus atores foram lançados num mar amarelo amarelo represenando o enxofre. 

    Apo 20:10 “…e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.”(https://comonosdiasdenoe.wordpress.com/2014/05/28/267]   

     

      1. Uma história picante…

        Tudo junto….muito interessante a história da delação…esqueci o caso Joaquim Silverio dos Reis e do outro Joaquim, vc sabe de quem estou falando…ah e o Robertão que abriu alas para o Reino da Delação Depreciação outro que, hoje, se exaure…ah cara, uma historia picante a da delação..premiada ou gratuita..tanfo faz, afinal de contas, levando-se em conta que a familia é um local de trabalho nesse planetinha errante, o que de fato o é, a delaçao está no DNA da espécie humana e tem a ver com a expulsão de Adão e Eva do Paraíso…vc não viu as serpentes no cé da Bahia…vou tem mostrar….rsss

      2. É sério! 
        Não está comparando

        É sério! 

        Não está comparando Lula a Cristo, mas a ação de Judas de delatar, que naquele caso é visto como uma atitude errada e agora também, acho que ninguem gosta de delatores, e cabe a PF antes de divulgar na mídia investigar e verificar a veracidade das informações. A polícia é capaz de averiguar informações quando deseja isso, sem fazer acordos, veja o caso do mensalão. A comparação não foi do Lula com Cristo, mas o ato de delatar, e a referencia a delação de Judas é apenas por ela ser a mais conhecida por todos,e naquele caso culminou num julgamento injusto.

  58. Dizer o que mais…

    Dizer mais o que?????? E olha que não teve MORTADELA nem BOLSA PIXULECO…rsrsrsrsrs…VIVA A VERDADEIRA DEMOCRACIA !!!!!!! VIVA!!!!!!!!!!!!!!!!

     

    Milhares de manifestantes lotam a Avenida Paulista, em São Paulo Foto: Michel Filho / Agência O Globo

    1. Devido a comportamentos

      Devido a comportamentos metabolicos que ninguem jamais entende, sabe que seu rosto esta se enquadradando?  Voce saberia porque razao seu rosto esta mais quadrado ultimamente?

    2. E lá no fundo, o vazio…….

      E lá no fundo, o vazio……. que nem na sua cabeça. Só rindo com essa democracia da casa grande.

      Da próxima vez tenta um ângulo melhor, pra ver se dá mais gente na foto,kkkkkkkkkk

    3. Será que TODOS AI SABEM DA

      Será que TODOS AI SABEM DA FLEXIBILIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO PRE-SAL?

      Será que eles sabem que perderá a educação brasileira?

      Que com menos recursos para educação vamos ter  mais criminalidade?

       

  59. “o fim da história”, foi
    “o fim da história”, foi dito. Agora acredito no acerto da afirmação.
    O belo texto de Nassif parece corroborar.
    O PT parece realizar uma política contracionista , bem ao gosto do neoliberê.
    Dilma encontra-se numa sinuca de bico, isolada até pelo PT.
    O PMDB se diverte.
    O PSDB pagará o mesmo preço que o DEM pagou
    Nesse radicalismo e no munfo líquido atual de Bauman, lideres radicais poderão surgir.

  60. Entre Aécio e Dilma votaria nela novamente
    A mídia pode bater, bater, bater em Dilma e Lula, mas quem se informa sabe como o PIG mente pra prejudicar pessoas que estão realmente interessadas em repartir o bolo com os mais pobres.

    1. Eles não querem repartir o

      Eles não querem repartir o bolo, querem para eles o bolo ao povo migalhas.

      Com PIB – 2% todo brasileiro  vai terminar o ano mais pobre.

      Espero que não tenhamos mais apenas 2 opções, escolher entre o menos pior não é o que este país merece.

  61. Passeata
      Não existe política sem corrupção,nem corrupção sem política,aqueles agora grande defensores da moral e bons costumes, uma vez no poder farão coisas piores.Apesar da gritaria da direita e dos setores da sociedade mal acostumados com a democracia, o diferencial do Governo Dilma é que os corruptos até do próprio partido estão sendo presos e julgados,diferentes de outros governos que não julgava ninguém e não prendia ninguém,agora quem quer sua saída é no mínimo suspeito.Está com medo de alguma coisa…

     

  62. É importante que isso SEJA

    É importante que isso SEJA ASSIM MUITO DIVULGADO E QUE ESTES GRUPOS DE MÍDIA SEJAM ASSIM COM ELES ASSOCIADOS!

    Que O PT QUE TEM VALOR capte TODOS OS PONTOS NO QUAL ESTÃO SENDO ACUSADOS E SEM ACUSAÇÃO DIRETA Á MIDIA, POIS O VINCULO MIDIÁTICO JÁ ESTÁ FIXADO DE FORMA SUBLIMINAR EM CADA COXINHA ATIVISTA, e mostrar quem é quem nessa história.

    Mostre a verdade PONTO POR PONTO e todos saberão quem falou a mentira!

    Agindo assim será como dar UMA ANISTIA IDEOLÓGICA – AMPLA, GERAL E IRRESTRITA, a cada coxinha ativista, NÃO A QUEM FALOU A MENTIRA, QUE SERÁ PUNIDO PELOS PRÓPRIOS COXINHAS!

    Afinal de contas, somos todos BRASILEIROS!

    As pessoas podem SER OU ESTAR COXINHA, quem está coxinha, PODE NÃO SER UM COXINHA DE OFÍCIO, IDEOLÓGICO, pode ser apenas mais um enganado, mais um iludido!

    A VERDADE É SUPERIOR A QUALQUER COISA, ainda que hajam bilhões de dólares vindos de interesses hegemônicos em campo!

    Se o PT OU OUTRO AGENTE SOCIAL APENAS DEMONSTRAR A VERDADE, a verdade será como uma BALA PERDIDA QUE ATINGIRÁ ESSA MÍDIA QUE PATROCINA O GOLPE!

    E silenciosamente irá comer a audiência e a CREDIBILIDADE de cada emissora ou jornal que difundiu a idéia do golpe!

    O PT voltará a vencer em 2018!

    1. Ele esta correto na

      Ele esta correto na descoberta da causa mas a solução é ruin.

      Não é estado o garantidor final do sistema de reservas fracionárias, dando mais poder ao estado mais poder pode ser cooptado pelos bancos, não é?

      Quem absorve a poupança de um país não é o próprio estado, banco apenas gerencia e lucra com isso.

  63. Como um bom otimista que sou,

    Como um bom otimista que sou, espero que esta leitura baseada nos dados do momento seja real. Mas, temos que acompanhar e também lutar. 

    A grande pergunta é, qual a nova utopia dominante sairá desse caldeirão, que possui toques de ódio e intolerância?

    Os novos acontecimentos despertaram e animaram utopias envelhecidas e antiquadas, como os militaristas, fascistas, conservadores de costumes etc…fora isso, temos a forte reorganização dos liberais “contemporâneos”, uma social-democracia e socialismo em agonia, sem rumo, sem estratégia e sem visão de médio-longo prazo. É um grande ambiente de disputa e com novas forças, personagens e táticas. São esses liberais que estão seduzindo jovens e organizando uma base que pode ditar a política brasileira em médio prazo. Fiquem de olho. 

    O PSOL, o PSB e a REDE estão sendo incapazes de capitalizar os órfãos da social-democracia, trabalhistas e do socialismo. O PSDB está se esvaziando de ideias e utopias. E esse pode ser o caminho do PT, se não se reformular. A questão é, seja que esses partidos constituídos tem capilaridade e potencial para conquistar mentes e corações dos jovens e reconquistar dos antigos militantes? Ou isso terá que vir a partir de novas lideranças desvinculadas de velhos partidos e iniciantes na política?

    O jogo está aberto, desde que a democracia esteja assegurada, o ódio sufocado, e os justiceiros institucionais regulados de forma democrática e transparente. 

  64. Nem Direita Nem Esquerda

    Não existem mais a Direita ou a Esquerda, o que temos são os que estão roubando e os que querem roubar. Duvida?

    Não consigo entender algumas coisas nesse país de otários:

    – Por que contribuímos compulsoriamente com um dia de trabalho, e somos impedidos de saber onde esse dia foi usado?

    – Se eu carregar 50 gramas de pastas de coca e a policia me surpreender, vou passar um bom tempo preso, e quando pegam um helicoptero com mais de 400 quilos, não resulta em nada…ninguém falou mais nada.

    – Por que todo partido político mesmo com maioria no congresso, não coloca em pauta leis que promovam mais transparência e acelerem as punições aos espurias ?

    – Por que continuam insistindo em manter a isenção para Igrejas, Templos, Associações de Qualquer Natureza, mesmo sendo donas de redes de Rádio, TV e Políticos ?

    – Por que existem laranjas, se toda transação imobiliária precisa do CPF, não teria como verificar as propriedades na declaração anual de imposto de Renda?

    – Foro privilegiado não seria somente para ideias?

    – Como existe Corruptores sem os Corrompidos? E a PF só prende quem paga, e não prende quem recebe?

    – Para que server tanto Partido com siglas diferentes se as ideias são quase as mesmas? E se o fundo partidário fosse revisto?

    – Se o FGTS é meu, porque não posso escolher onde investi-lo?

    – Como organizações sociais se mantém se nem mesmo existem legalmente?

    – Por que as Policias Civil e Militar não estão unificadas, sendo uma investigativa e outra proativa?

    – Por que os empréstimos do BNDES para obras em outros Países não passam pelo crivo da Assembléia/Senado ?

    – Por que Politico precisa de plano de saúde privado? Melhor, porque o SUS não se torna realmente um Sistema de Saúde?

    Somos um País rico, muito rico, mas pobre em igualdade social, em distribuição justa de renda, em manutenção de serviços sociais à todos…lamentável.

     

    1. Resposta: Porque não temos

      Resposta: Porque não temos elites com projeto de nação somente de poder.

      Sem esperança não existe futuro.

      Sem futuro não existe porque seguir um código moral.

      Sem moral não existe ética.

      Sem ética não existe desenvolvimento econômico e social.

      Sem desenvolvimento econômico e social não existe esperança, o ciclo se reinicia.

       

  65. a passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo politico”-nassif

    Concordo em genero numero e grau com seu artigo,nassiff. “renas ametradas”,foi ótimo.sou fã incondicional de seu jornalismo,do brasilianas.org

     

  66. Em matéria de previsões tem muita gente errando!

     

    Parece-me algo que ninguém nota, o que foi escrito num passado recente! Todos por este post vinham há alguns meses assustando com as perspectivas de golpe.

    Isto já é passado, só fica um gostinho de vitória na capacidade de previsão, e agora vou escrever outra mais forte, e mais longo prazo, a chefia está errando de novo, o PT não está morto.

    Parece no meio de toda esta confusão com o PT uma temeridade, porém o partido não está morto coisa nenhuma, pode a Lava a Jato ainda colocar mais uma meia dúzia de figuras notáveis do partido em baila, mas isto não é o suficiente. No momento já sinto que fatores como a Lava a Jato, as opiniões manipuladas da grande imprensa, o desespero de militantes e simpatizantes do PT proveniente das classes médias antigamente chamadas de “pequena burguesia”, podem servir mais para revitalizar o PT, limpar determinadas tendências deletérias do partido, livrá-lo de posições orgânicas e cópias das soluções dos partidos de direita do que esfacelar ou acabar com o partido. Poderia de uma forma abusada e contra a opinião em geral, dizer: O PT sairá para o bem do partido, das forças progressistas e do país revitalizado e fortalecido desta crise.

    Que absurdo! Que contrassenso! Não senhores, o PT desta vez perdeu por completo a virgindade e se tornou um ser completo. Aquela velha e cansada consigna que o PSOL ainda usa nos dias atuais, “Nós que somos os honestos”, acabou. Se sair em todas os jornais os jornais, durante um mês seguido a seguinte manchete “Acharam dinheiro do Maluf na Suíça”, e na semana seguinte o Maluf for candidato a deputado federal, ele repetirá o mesmo número de votos da eleição anterior! Por quê? Simplesmente porque o eleitor vota em Maluf devido ao que ele fez de positivo, ou no mínimo o que SEU ELEITOR considera como positivo. Quanto um dinheirinho lá ou acolá, não surpreende ninguém, ele já era rico, sempre foi, o tataravô dele lá na terrinha já era rico e a família Maluf ter dinheiro não surpreende ninguém.

    Por analogia o PT pode se reerguer, não devido às tramoias que alguns dos seus quadros fizeram para garantir bons marqueteiros e as melhores campanhas publicitárias nas eleições dos últimos anos. Se sobrar alguma graninha, todos sabem ninguém é de ferro! Mas estas verbas superlativas, esta facilidade em contratar pessoas para entregar santinhos nas eleições obscureceu o principal no PT, à vontade e a determinação em basear tudo o que deveria fazer na inversão da miséria e pobreza no Brasil. Não adianta Palocci e agora Banqueiros na coordenação da política econômica, eles vão fazer o mesmo de sempre, repartir as sobras do bolo quando este cresce muito (o Delfin, nem isto fazia!) e apertar nos calos de todos quando não há sobra. Só com um problema, apertar calos para quem anda de sapatos de pelica não dói tanto como para quem anda de tamancos.

    Voltando as manchetes, se estas aparecem falando que virgens vestais foram vistas na farra, além de destituí-las do cargo de vestais vão querer a sua cabeça. Por outro lado moças que já havia alguma desconfiança de sua virgindade, serão destituídas do palanque da admiração, mas mantidas no meio do populacho que as adorava.

    O PT não é mais uma vestal, isto não quer dizer que ele não tente daqui para diante em permanecer uma senhora honesta e bem conceituada, mesmo que alguns saibam que na juventude ela deu os seus pulinhos, pois como já disse, ninguém é de ferro.

    Se o PT, passado o pico da onda, voltar a priorizar o que deve ser priorizado, exorcizar seus fantasmas do passado, não com autocríticas públicas, pois no Brasil isto pega mal, mas simplesmente colocando no ostracismo os elementos que o perturbavam, ele tem sérias chances de voltar ao passado em termos de popularidade. Mas não é só através de exorcismo que ele conseguirá a volta, mas sim através da radicalização moderada (parece contraditório) da política de reversão da pobreza e da miséria do país. Ele tem que mostrar o que o diferencia dos outros partidos ou tendências, esquecer a propaganda “Nós somos totalmente honestos” substituindo-a por “Nós punimos aqueles que são desonestos”, deixando o Mantra para os PSOLs da vida. Mas só isto basta, não, a diferença tem que ser marcante, e produzida por trabalho (algo que a Dilma sabe fazer), por exemplo, um imposto de renda que siga o padrão de países como os Estados Unidos ou Alemanha, taxando realmente os mais ricos. Radicalizar no ingresso ao ensino melhorando-o realmente, ou seja, fazendo coisas que agradem o andar de baixo. Isto fará a diferença entre o PT e os partidos conservadores, e esta diferença se verão nos votos. No lugar de considerar o povo burro e tentar organizar a sua política por meios ilícitos junto a sua base, tentar se apoiar em quem não trai, o povo.

    Importante tudo isto que foi falado não é uma previsão absoluta, mas sim um dos cenários possíveis, que poderá ser ou não realizado conforme o interesse das pessoas.

    Bem, fiz uma análise de um dos futuros prováveis do PT, e porque poucas pessoas vão concordar com esta análise e errar nas previsões do futuro, simplesmente porque confundem projeção de um futuro provável com o desejo de um futuro provável.

    1. Rapaz, ótima análise. Estou

      Rapaz, ótima análise. Estou lendo um livro chamado “Antifrágil” e algumas ideias contidas nele cabem bem à nossa situação atual. Uma crise não é um fim do mundo, é uma oportunidade de reflexão e reinvenção, uma correção de rumos. E o PT tem esse histórico longo de sempre sair fortalecido de crises, quando todo mundo decretava o fim do partido.

      E creio que quem realmente perdeu com esse quiprocó todo foi a Globo: depois de abusar de todo o seu poder midiático,  não conseguiu derrubar Dilma; o rei está nu. Nesse momento em que ela se vê acossada pelas mudanças do mercado e pressões de anunciantes e concorrentes, essa demonstração de fraqueza pode ser fatal. As verbas publicitárias podem secar muito antes de o conglomerado ter tempo de se reorganizar.

  67. Amigo Leite, achei.;mire-se no show das serpentes nos céus da BA

    Serpentes nos céus da Bahia anunciam o fim da Era da Delação..fiquei procurando no facebook mas como achar diante de tantos compartilhamentos nas últimas horas…ai lembrei que, por ser bastante simbólico, havia postado no blog do Spin…para bom entender um ponto basta…não estou afim de ping pong ou competição com ninguém até mesmo pq acima de nós simples mortais existe o Todo Poderoso…vou ali,,,bom fim de tarde sem a voracidade das serpentes da Delação nos Céus da Bahia…

    http://josecarloslima.blogspot.com.br/2015/08/olha-vida_14.html

     

     

     

     

     

      1. Veja o trecho: e as
        Veja o trecho: e as publicações que mais enaltecem o mercado CONDENANDO-OS (Lula e FHC), como se fossem defensores do que eles chamam de pobrismo. Quem condenou FHC? Não vi! Ninguém viu! Só o Nassif!

  68. Márcia, muito obrigado pela oportuna e sábia intervenção…

    Márcia-cs disse: É sério! Não está comparando

    É sério!  Não está comparando Lula a Cristo, mas a ação de Judas de delatar, que naquele caso é visto como uma atitude errada e agora também, acho que ninguem gosta de delatores, e cabe a PF antes de divulgar na mídia investigar e verificar a veracidade das informações. A polícia é capaz de averiguar informações quando deseja isso, sem fazer acordos, veja o caso do mensalão. A comparação não foi do Lula com Cristo, mas o ato de delatar, e a referencia a delação de Judas é apenas por ela ser a mais conhecida por todos,e naquele caso culminou num julgamento injusto.

    Spin disse:

    Márcia, obgd pela intervenção, não tava afim de jogar pig pong e vc calmamente explicou, grato mesmo…ah, aqui dois exemplos para que entendamos a diferença entre delatar e relatar, bjs…

    http://josecarloslima.blogspot.com.br/2015/08/a-diferenca-entre-delatar-e-relatar.html

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. grande Spin…salve, salve e aquele abraço

      magnífica sua lucidez e inteligência ao tecer diferenças que existem entre delatar e relatar

      permita-me acrescentar também que ao delatarem eles também condenam de imediato

      deixei de lado a função julgar de propósito

      porque não se julga com base no diz um delator. O juiz apenas concorda com o que representa o seu desejo

      é por isso que não precisam de mais provas ou nem se preocupam se existem ou não

  69. Caro Nassif, caros

    Caro Nassif, caros leitores,

    Este artigo contém uma análise lúcida, mas um tanto pessimista e fatalista. Desde 2005, colunistas de jornais e revistas sentenciam o fim do PT. O farsesco e midiático processo e julgamento da AP-470 causaram estragos, mas não extinguiram o partido, como queriam a mídia, os opositores, setores do Estado que acusaram e sentenciaram alguns dos principais líderes do partido (MP, PF, STF), grupos econômicos nacionais e internacionais, etc. Lula não só não foi deposto, como foi reeleito e reelegeu uma sucessora que nunca disputara uma eleição. 

    As tentativas de se aniquilar o PT pela perseguição política, condenação sem provas de seus líderes e enfraquecimento dos governantes eleitos pelo partido continuaram. Em 2010, a campanha desceu ao mais baixo nível da história, até então. Injuriou-se, caluniou-se, difamou-se e ofendeu-se a então candidata Dilma Rousseff a tal ponto que, mesmo os cidadãos que não tinham nenhuma simpatia pelos modos pouco delicados dela, se indignaram com os sórdidos métodos usados pelos meios de comunicação, estes em franca campanha pelo candiadato tucano josé Serra. O episódio da bolinha de papel e a ficha falsa de Dilma, publicada pelo jornal Dolha de São Paulo (que jamais foi punido ou se retratou pela prática desse e outros crimes contra a honra e contra a reputação de Dilma Rousseff) são exemplos da baixaria e vileza que marcaram a campanha presidencial daquele ano. Mais uma vez, o PT e sua candidata, considerados ‘mortos’ pela mídia comercial que não lhes dava trégua, resistiram. Dilma foi eleita presidente da república, um fato histórico, já que foi a primeira mulher a atingir o mais alto carago político do País, pelo voto direto da maioria dos cidadãos brasileiros.

    O governo da presidente Dilma ia bem, até meados de 2013. A aprovação da presidente e do seu governo superava 60%. O desemprego estava abaixo de 6% da PEA. O País havia passado pràticamente incólume pela crise do mundo capitalista (iniciada em 2008, com a crise do setor imobiliário e parte do sistema financeiro estadunidense), da qual até hoje a Europa não conseguiu sair. Foi preciso que ONGs financiadas por grupos econômicos estadunidenses cooptassem parcelas da juventude brasileira ou firmasse parcerias com grupos de extrema direita brasileiros, além de fortalecerem a aliança com os maiores grupos de comunicação da mídia comercial brasileira, para enfraquecer o governo e a presidente, além do partido pelo qual ela se elegera. Aquelas manifestações batizadas de “jornadas de junho” NADA tinham de espontâneas. Eu denunciei isso na época. Fiquei surpreso com a ingenuidade com que alguns jornalistas experientes, como Alberto Dines e o próprio Luís Nassif  – dentre muitos outros – perceberam a ocorrência daqueles “protestos”. Veículos da mídia comercal, no varejo, pareciam biruta de aeroporto; no jornal O Globo, o colunista Arnaldo Jabor chegou a redigir artigos com opinião oposta sobre as tais “jornadas” em menos de 24h. É preciso lembrar que, depois daquelas ‘jornadas” houve várias manifestações, ameaçando inclusive a realização da Copa do Mundo. Essas ‘manifestações’ nada espontâneas espantaram turistas e truxeram ENORME prejuízo ao País. Se a normalidade que vigorava até o início de 2013 prevalecesse, muito mais turistas teriam vindo ao Brasil, para a Copa do Mundo, gerando mais divisas para o País, incrementando comércio e serviços. E, em condições de normalidade, Dilma Rousseff teria se reelegido com facilidade.

    Mesmo com a hostilidade da mídia comercial e dos grupos de descontentes, estimulados por organizações estadunidenses, com a franca oposição de setores conservadores e recionários do empresariado e das finanças nacionais, o governo, a presidente e o PT pareciam ser fortes o suficiente para resistir aos ataques e manter o poder central. Foi necessário, então, que as forças interessadas em tirar do poder o PT cooptassem ou seduzissem partes do aparelho estatal pouco simpáticas às esquerdas e às causas sociais. Se pela via democrática (eleições) e pelo massacre midiático, os setores reacionários e conservadores – aliados a interesses estrangeiros – constataram não possuir força suficiente para aniquilar o PT e tirá-lo do poder, então cooptaram o Ministério Público, a Polícia Federal e parcelas do Poder Judiciário, a fim de dar ares de institucionalidade ao processo de criminalização da Política e de atores políticos importantes com alguma ligação com o Partido dos Trabalhadores. Essa perigosíssima atuação político-partidária  e persecutória das instituições não democráticas do Estado (MP, PF, TSE, TCU e PJ) pariu a Lava Jato, sob a mais do que manjada bandeira de “combate à corrupção”.

    Quando fazemos uma análise retrospectiva do que vem ocorrendo desde 2005, não ficam dúvidas: mídia comercial, oposição política, instituições não democráticas do Estado (MP, PF, TSE, TCU e PJ) , parcela do grande empresariado e das finanças, sobretudo internacionais, além de forças internacionais (sobretudo dos EUA) têm o objetivo claro de aniquilar o PT e colocar no Planalto um governo afeito aos interesses desses grupos. Observem os leitores o prejuízo causado ao País pela Lava Jato. O setor energético brasileiro está paralisado; sob o argumento de se investigar corrupção em contratos da Petrobrás com fornecedores, toda a cadeia produtiva de óleo e gás está sendo desmantelada. Empresas e empresários brasileiros são criminalizados. Milhões de postos de trabalho estão sendo fechados; a Petrobrás sofre ataques especulativos nas bolsas o que dificulta a captação de recursos para os pesados investimentos que precisa fazer, para tornar produtivos os campos do pré-sal. Aliás, as petroleiras multinacionais estão de olho nas reservas do pré-sal, pesquisadas e descobertas pela Petrobrás; no Senado Federal elas têm um preposto: o senador José Serra, que firmou compromisso com a Chevron, em mudar o regime de partilha para concessão, caso vencesse as eleiçes presidenciais de 2010. Essa denúncia, com provas, foi feita pelo site wikileaks. Observem os leitores que um dos primeiros projetos apresentados por José serra , após eleger-se senador, é o PLS131/2015, que parece ter sido redigido por executivos da Chevron. Procuradores do MPF brasileiro vão aos EUA obter instruções sobre o que e quem investigar, quem denunciar, etc. ; o encontro deles foi com uma procuradora estadunidense que trabalha defendendo interesses de empresas daquele país que trabalham na área de energia nuclear. Notem, leitores, que a prisão preventiva (por tempo indeterminado) do vice-almirante da reserva, Othon Luiz Pinheiro da Silva – um dos maiores cientistas nucleares e mentor das ultracentrífugas para enriquecimento de urânio, uma tecnologia genuinamente brasileira, mais barata e eficiente de concentrar o combustível dos reatores nucleares – NÃO é mero acaso, mas ela segue um roteiro e um planejamento muito bem eleborados pelos estadunidenses. Há quatro dias, as obras da Usina de Angra III foram paralisadas. José Dirceu, que cumpria pena em regime domicilar em Brasília, foi mandado encarcerar pelo juizeco da guantánamo paranaense, sem que seja formalmente acusado de qualquer coisa: bastou um delator (devidamente instruído por PFs, procuradores do MP e, provavelmente, pelo próprio juiz Sérgio moro) citar o ex-ministro da Casa Civil, para que o magistrado midiático expedisse mandado de prisão para encarcerar um preso. O ex-tesoureiro do PT, João vaccari Neto, encontra-se encarcerado há mais de 5 meses, sem que nenhuma acusação tenha sido formalizada contra ele. Que perigo á ordem pública oferecem José dirceu e João Vacari?

    É na esteira dessa sórdida maquinação para alijar do poder e aniquilar a esquerda brasileira (sobretudo aquela que chegou ao poder, representada pelo PT) que puderam surgir as manifestações golpistas pela deposição da presidente Dilma Rousseff, como as que vimos em 15 de março, 12 de abril e hoje, 16 de agosto de 2010, em algumas das maiores cidades brasileiras. O ódio patológico ao PT e aos petistas, que acomete há cerca de 4 anos a maioria dos paulistas e parcela significativa dos sulistas, foi plantado pelos grandes veículos de comunicação, através de colunistas pitbulls, como Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Merval Pereira, Arnaldo Jabor e outros semelhantes. Estimulados por esses colunistas dos grandes meios de comunicação, os reacionários, os intolerantes, os autoritários, os fascistas, os nazistas encontraram na terra sem lei da internet e das redes sociasi o meio propício de difundir seu ódio irracional, sua intolerância e seus institos mais primitivos. A certeza de impunidade dos que cometem diversos crimes de injúria, calúnia, difamação, incitação ao ódio, à violência e ao crime vem do fato de que aquelas instituições estatais que deveriam coibir essasa práticas criminosas tem lhes dado guarida (polícias, MP, PJ, etc.).

    Como eu já disse: não é hora de dar munição a adversários e inimigos. Outra coisa que não funciona é tentar mostrar uma falsa neutralidade, usando a técnica ‘uma no cravo, outra na ferradura’. É claro que um texto panfletário e cegamente partidário só atrairá ‘convertidos’. Mas um blog jornalístico pode – e a meu ver deve –  ter uma preferência sócio-político-econômica bem clara. O que um blog jornalístico não pode é omitir dos leitores os fatos e notícias.

     

    1. disse tudo, parabéns…

      permita-me acrescentar que praticamente todos os membros das instituições mencionadas estão, ou continuam, atuando como juízes

      assim não há governo que resista ao seguir sendo julgado por aqueles que nunca pretenderam nada de bom e melhor para ele

      julgar é muito fácil, difícil mesmo é governar em paz

    2. Satisfação em concordar.
      O

      Satisfação em concordar.

      O PT/LULA vem sendo atacados desde a origem; é do calor intenso que vem o fermento do seu crescente sucesso. Sairá mais forte dessa peleja.

      Merece ser elevado a post.

    3. Satisfação em concordar.
      O

      Satisfação em concordar.

      O PT/LULA vem sendo atacados desde a origem; é do calor intenso que vem o fermento do seu crescente sucesso. Sairá mais forte dessa peleja.

      Merece ser elevado a post.

    4. New York !

        Parabéns pelo sua brasilidade !

        Faço meu seus comentários – belo contraponto aos que tentam colocar o PT e seus principais líderes como os brasileiros-estadunidenses Moro, Jabour, Merval, Barbosão, Cerra, Neves, Sampaios ….e outros tantos coxinhas que vão comprar fraldas para seus bebês em New York !

    5. Concordo, João de Paiva, nada

      Concordo, João de Paiva, nada disso é mera coincidência, isso é um desmonte programado o que estão fazendo neste país e a maioria, massa de manobra, nem percebem. Veja bem, se revisarmos as manifestações de hoje dando uma panorâmica em toda ela, o que vemos? Em todas as grande capitais parecia, vista de cima, uma a repetição da outra, todas com camisetas verdes amarelas, com aquelas faixas quilometricas com a palavra impeachment em letras garrafais, trocentros trios elétricos, o boneco imnso do Lula vestido de presidiário que empinaram em Brasília, tudo muito uniforme e caro. Quem pagou esta conta? Ninguém ainda fez esta simples pergunta. Se fosse o PT, a oposição já estaria querendo saber tostão por tostão, já estaria abrindo CPI e o escambau. Eu quero saber, quem financiou essa farra?

    6. Perfeito. O lado bom é que

      Perfeito. O lado bom é que isso tudo está fazendo o brasileiro se tornar um povo mais politizado. Todas essas maquinações, pelo menos até agora, não surtiram efeito graças à grande parcela do povo brasileiro que abriu os olhos e a mente. E isso só foi possível graças aos blogs comandados por jornalistas sérios. Nada a ver com populismo, como tentam fazer crer os reacionários. 

    7. Em tempo: outra grande

      Em tempo: outra grande contribuição dos blogs sérios à sociedade é dar voz a pessoas como você, que contribuem de forma relevante para a politização das novas gerações. 

  70. Os comentários não são dignos do post

    Prefiro acreditar que estão todos de ressaca.  Eu também. Os dias que antecederam  a micareta dos coxinhas, foram tensos e dificeis. Todo mundo tentando manter a compustura, pra nãop perder a cabeça.  Mesmo sem partido, a militancia petista deu um show nas redes sociais. Se posicionou com coragem. As coisas que eu vejo nas redes socias, vindo do lixo fascista, são  indescritíveis. Uma monstruosidade. Só lamento que as novas gerações estejam expostas a esse lixo politico. Mas vamos em frente. De uma coisa eu tenho certeza. Lula é o tipo de personagem por quem vale a pena lutar. Não duvide. Quanto às Martas. Mercadantes, Ruis Falcòes e toda bancada de frouxos que circulam no Congresso, vão pra pqp … 

  71. Protesto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    TUCANOS CONVOCAM PROTESTO EM BOA VIAGEM, MAS CALAM SOBRE CORRUPÇÃO DA ODEBRECHT NA ARENA PERNAMBUCO.

    JARBAS CALA SOBRE CORRUPÇÃO NA ARENA PERNAMBUCO QUE ENVOLVE SUA PRINCIPAL DOADORA DE CAMPANHA, A ODEBRECHT

    MESMO BENEFICIADO POR EMPREITEIRAS CORRUPTORAS DA ‘LAVA-JATO’ E DA ‘FAIR PLAY’, MENDONCINHA PROTESTA CONTRA CORRUPÇÃO DO PT EM BOA VIAGEM

    Veja a reportagem completa no blog da Noélia.

    http://noeliabritoblog.blogspot.com.br/

      

  72. Brasil tem dia de protestos antigoverno

    BBC BRASIL—-Notícias ao vivo–Atualizado pela última vez 16 agosto 2015—11:33

    A maioria das capitais brasileiras e diversas cidades do interior – bem como algumas do exterior – foram palco de protestos antigoverno neste domingo.

    A tônica central foi a defesa do impeachment da presidente Dilma Rousseff, ainda que alguns grupos tenham saído às ruas com gritos pró-intervenção militar.

    No total, centenas de milhares de pessoas saíram às ruas do país, em dimensões semelhantes às do protesto de 12 de abril (mas menores do que a grande manifestação de 15 de março).

    “Vale destacar que as pesquisas de opinião mostram uma avaliação muito baixa da presidente. Dessa forma, os protestos acabam sendo uma ressonância de algo maior”, destacou à BBC Brasil o professor de Ciência Política da UFRJ Paulo Baía.

    A seguir, a lista com os números de manifestantes nas capitais do país, segundo a PM ou secretarias de Segurança estaduais:

    São Paulo – 350 mil

    Rio de Janeiro – não divulgado

    Brasília – 25 mil

    Goiânia – 70 mil

    Curitiba – 60 mil

    Vitória – 40 mil

    Florianópolis – 26 mil

    Porto Alegre – 30 mil

    Recife – não divulgado

    Cuiabá – 14 mil

    Maceió – 12 mil

    Salvador – 5 mil

    Belo Horizonte – 6 mil

    Belém – 5 mil

    Fortaleza – não divulgado

    Natal – 5 mil

    Manaus – 4 mil

    Aracaju – 3 mil

    Rio Branco – 1 mil

    São Luís – 2,5 mil

    Teresina – 900

    João Pessoa – 800

    Palmas – 350

    Macapá – 150

    URL:

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/08/150814_live_protesto_agosto

  73. Pra mim a marcha da
    Pra mim a marcha da insensatez política (deixar claro pq existem piores) foi o atentado a tiro de chumbinho aos haitianos. Profundamente vergonhoso e ao mesmo tempo assustador. Vergonhoso por importar um modelo de comportamento contraditório à nossa própria origem como nação e assustador por ver que a ignorância é capaz de motivar ataques a integridade física de semelhantes.
    Já da insensatez nossa de cada dia foi um comentário cretino que ouvi ao ler o relato de parentes de vítimas da chacina em Osasco: “agora todo mundo é inocente e trabalhador, sei…” A insensibilidade demonstrada com possíveis inocentes e familiares ou a apologia à barbarie, supondo-se todos sendo bandidos, me assusta mais pois foi proferida por pessoa tida como exemplo a ser seguido.

  74. “Teorema do Republicanismo”

    Realmente, provavelmente o ciclo do PT chegou ao fim. E a causa, é o “teorema do republicanismo”. É um quebra cabeças. Para quem não sabe, republicanismoé algo criado pela Constituição de 88 de dar autonomia para outros poderes, como o Ministério Público,  além dos três. Antes o Minitério Público era nomeado pelo Presidente da República, O PT embarcou nesta e piorou o que já era ruim, ao dar autonomia à Polícia Federal; ao estabelecer eleições internas para Procurador Geral da República, com lista tríplice. Para se ter uma idéia, polícia autônoma não existe em país algum do planeta. Coisa perigosíssim.

    Então com este “republicanismo”, não tem como o PT governar e ter sucesso. Muitas outras operações da PF se sucederão à Lava Jato. Infinitamente. O PT foi, é e será o alvo preferencial. Para recolocar o “gênio de volta na garrafa, é preciso pulso e coragem para admitir que o caminho tomado foi errado. Coisas que o PT não tem, em absoluto.

    Dilma mantém Cardozo no poder, que é o simbolo mor do republicanismo. Os excessos da Lava Jato vão deixando um rastro de empresas destruidas, de PIB negativo e de desemprego crescente.

    Enquanto este teorema não for solucionado, dificilmente o ciclo do PT no poder terá continuidade. Não digo que não possa, mas será dificílimo. Nada contra a esquerda, talvez um dia ela retome o poder, para dar continuidade à inclusão social, com menos republicanismo e mais autoridade, como o fez Vargas.

     

  75. Futurologia

    Giannotti e Sergio Fausto sacaram o lance: economia melhorando em 2017, PMDB (inexoravelmente) parando de ser oposição e Lula saindo para presidente, adeus presidência ao PSDB de novo.! 

    1. e, prá quê mesmo?

      Prá fazer  mais do mesmo  que tem feito desde 2004 ?

      Cadê  a  revolução dos métodos  e  costumes ??

      Cadê  a  virada de mesa social??

      Se não tiver maioria no congresso novamente, esquece !!   Vai ser de novo, marionete  do sistema !!

      Melhor deixar os cabras assumirem, fazerem merda  e  cairmos de porrete  em cima !!

  76. Inconsciência


    O BOM é que hoje podemos protestar. o RUIM é que nos deram essa liberdade de protestar junto de uma acefalopatia construída em 40 anos de restrições políticas, culturais, educacionais… Então, penso, esses protestos não têm caráter. O caráter íntegro de uma consciência integral. Não têm! Os que perambulam, como zumbis, pelas ruas e avenidas, não leem, não aprendem, não acompanham nada sobre política, mundo, economia… Não é preciso que sejamos intelectuais. Mas não é factível que sejamos gado à mercê dos holofotes que nos dirijam os passos. Quem quer ir de roldão, que vá. Eu não vou, não sou gado, sou gente, como Chaplin no grande ditador.

  77. Será mesmo o fim de um ciclo?

    Será mesmo o fim de um ciclo? Não se falou sobre o PMDB. Que mandou ontem, manda hoje e, com certeza, terá preponderância amanhã!

    1. PMDB (Primeiro o Meu, Depois o Brasil)

      O PMDB é esperto demais pra não conseguir tirar vantagem da zona ideológica e política que virou o Brasil. É personagem central de todos os governos “pós-redemocratização”, esteve envolvido direta ou indiretamente em todos os grandes casos de corrupção de todos os governos, mas não é o alvo principal de nenhuma crítica de nenhum lado. Ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá em 2018, mas um resultado já é absolutamente previsível: o PMDB será o principal partido da “base aliada” e o governo se verá às voltas com denúncias de corrupção…

      1. Já o PSDB é “Primeiro o Seu,

        Já o PSDB é “Primeiro o Seu, Depenando o Brasil”, dado o grau de subserviência com o estrangeiro às custas do País.

    2. PMDB (Primeiro o Meu, Depois o Brasil)

      O PMDB é esperto demais pra não conseguir tirar vantagem da zona ideológica e política que virou o Brasil. É personagem central de todos os governos “pós-redemocratização”, esteve envolvido direta ou indiretamente em todos os grandes casos de corrupção de todos os governos, mas não é o alvo principal de nenhuma crítica de nenhum lado. Ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá em 2018, mas um resultado já é absolutamente previsível: o PMDB será o principal partido da “base aliada” e o governo se verá às voltas com denúncias de corrupção…

  78. EM MG, O POVO COLOCOU O
    EM MG, O POVO COLOCOU O SENADOR “AECIO – CARIOCA” PRA CORRER Ao ver a presença do tucano, um manifestante gritou: “Eu quero é o povo na rua, não político ladrão” A aparição do senador Aécio Neves (PSDB-MG) na manifestação dos coxinhas a favor da ditadura, do golpe e da corrupção tucana foi relâmpago.Apesar do ambiente controlado e do cordão de isolamento formado pela assessoria tucana em Belo Horizonte, o que seus assessores temiam ocorreu. Aécio mal ficou meia hora na manifestação. Chegou por vota das 11p0 em um carro que parou perto de um caminhão de som, caminhou alguns metros, cercado de seguranças e assessores tucanos. Subiu no caminhão e falou pouco, logo batendo em retirada, com medo de sua presença atrair hostilidade como ocorreu com o manifestante que gritou “político ladrão”.Em uma área mais reservada dos olhares do público, protegido pela claque tucana, gravou cenas para os telejornais, posou para fotos e falou rapidamente para a imprensa. Foi embora às 12hs.

  79. Mudanças

    Pelo visto os comentaristas tucanos ainda não entenderam os novo tempos da perfeita análise do Nassif.

    Só tenho dúvida sobre a necessidade um gesto forte da Dilma para desarticular República do Paraná, que parece totalmente fora de controle. Os Procuradores e Delegados estão animados por objetivos que não são considerados como os empregos, a democracia, a Constituição Federal e até a sobriedade e decência. Mas como a Lava a Jato é um campo cheio de interesses das grande potências, não depende só da NOG, dos Marinhos. O submarino atômico, as ultracentrífugas atômicas e a nossa indústria bélica e de aviões, entre outros assuntos, estão em outra conjuntura que  pautaram a Lava a Jato.

    Já que não temos uma ABIN atuante e confiável tenho muitas dúvidas se poderemos nos livrar das interferências das embaixadas. Aliás até surpreende que tenhamos chegado tão longe, tudo nos governos do Lula e da Dilma e por isto o empenho em alijá-lo, apesar da suporta admiração citada pelo Nassif, questão de pragmatismo tão americana.

  80. A passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo político

    Luii Nassif, pensando bem e indo mais a fundo na história política e, mais precisamente, nos golpes politicos no Brasil, podemos determinar alguns fatores comuns em todos os golpes, que creio, seria muito importante os jornalistas de envergadura imparcial, trazer á tona para que o povo tenha mais subsidios para analisar e julgar este momento histórco sombrio porque passamos:

    Primeiro: Getúlio Vargas – um nacionalista – saiu em defesa do patriminio brasileiro, em especial, da Petrobrás. defendeu e deixou a CLT, Um marco regulatório entre patrões e trabalhadores. Foi o tempo todo excecrado pelo seu opositor ferrenho, Carlos Lacerda. Fotças ocultas – hoje nem tão ocultas – pressionavam o governo a renunciar. A Midia( radios e jornais), conspiravam contra o governo e, na iminência das forças ocultas conseguiem seus intentos, colocado brasileiros contra brasileiros e, consequentemente, racharem o Brasil, conclui e disse consigo mesmo: morro eu mas não o meu povo.

    Segundo: Janio Quadros: seu opositor General Lot.  Conspirações vieram à tona. Mais uma vez, as forças ocultas através  da mídia(radio e jornais) conspiraram para tirá-lo do poder e o tiraram.

    Terceiro:João Goulart::  tinha como um dos objetivos a Reforma agrária – seus opositores: os militares e a oligarquia paulista  aliada à mídia, e o discurso contra era de que ele era comunista. Fizeram o que fizeram e o encurralaram num regime paralamentarista;  fizeram o que fizaram e o expulsaram do poder, rasgaram a constituição. Mais uma vez forças ocultas agiram nos bastidores da política brasileira. Tinha a possibilidade de reagir e retomar o poder, segundo Almino Afonso, então um Ministro bem próximo do Presidente, mas, mais uma vez, a atitude de bom gaucho prevaleceu, na iminência de as forças ocultas tentarem racahar o Brasil: pensou e disse: me sacrifico mas não sacrifico meu povo.

    Castelo Branco: bem . . .  morreram-no no ar, espatifou, queria o retorno do país à democracia já.

    Costa e Silva:  . . . . Enfartou?

    João B. Figueiredo:  . . . . finalizou o periodo da ditadura em que os Marinhos e a midia se fortaleceram, enriqueceram e fizeram aconchavos com o regime, mas J.B. Figueiredo,  devemos lembrar, deixou um testamneto com duras e veemntes críticas à Globo e ao seu então Diretor, Roberto Marinho. Por sinal por onde anda esse testamento? Não seria oportuno ouvi-lo de novo? 

    Color d Mello – seus adversáios a midia, pois ele questionou os balancetes da Folha, não foi? A midia se uniu e induziram os jovens a quem denominaram ” Os caras Pintadas” a entrarem na sua luta particular e corporativista e o povo, então ingênuo, entrou no jogo do Impitchman.

     Lua, PT e Dilma: princiais opositores: Globo, Aécio, FHC, Alkmin, Serra e midia de uma maneira geral, ou seja o PIG. Qual a razão por detrás das aparências colocadas nas ruas e nas janelas ao som das panelas? 

    – Dilma ter dito durante a campanha que democratizaria a Midia( Que coragem, diga-se de passagem!)

    – Receita Federal cobraria os 900Milhões que a Globo deve ao Fisco.

    – Aécio – PSDB – perdeu mais uma vez as eleições( isso foi um desaforo muito gande para a Oligarquia Paulista)

    – HSBC – Os dolares que os grandes empresários, inclusive o PIG, têm depositados lá fora para não pagarem os devidos impostos aqui no Brasil. É um corporativismo dos milionários. Por isso não foi alvo de pesquisa do Moro.

    – PT tirou 30Milhões de brasileiros da zona de pobreza( cometeu um crime: fez justiça social !) e como justiça social, na cabeça dos coxinhas, significa socialismo e comunismo, agora estão excecrando  o PT e a Dilma. A bem da verdade, como os tempos são outros, bem disse a Dilma: NÃO SAIO!  EM CONSIDERAÇÃO AOS QUE VIRÃO  DEPOIS DE MIM. Se com este argumento, com este propósito, a Dilma  vencer o Poder Oculto, o Brasil  terá dado um basta à Besta, a que voce se refere.  Estou torcendo por mais essa vitória do PT e  do Coração Valente. QUE DEUS A PROTEJA.! para o bem da idoneidade, independência e da Democracia Brasileira! 

     

     

     

     

     

     

  81. Nassif, acho melhor deixar o
    Nassif, acho melhor deixar o romance em aberto, uma saga em construção, pois, como você mesmo conclui, não há ficcionista capaz de antever seu desfecho. Ficção anticientífica, claro. Querer transformar as 15 mil pessoas que foram à avenida Paulista em 135 mil, como quer o Datafolha, ou 350 mil, como alardeia a secretaria de segurança tucana, é ter certeza de que somos todos parvos, principalmente quando o metrô teve o movimento dominical rarefeito de sempre e o trânsito da região idem, segundo seus respectivos gestores. Tais números absurdos evidenciam profundo desprezo pela capacidade de discernimento da população, uma vez que, com helicópteros sobrevoando e filmando a avenida e mostrando a presença humana esparsa em apenas quatro ou cinco quarteirões, as imagens desses contingentes gigantescos ora anunciados já teriam corrido o mundo, encimadas por manchetes do tipo “Multidão Compacta repudia Governo brasileiro”. Entretanto, foi-se o tempo em que uma imagem valia mais que mil palavras – até pelo fato de ser possível contar, do alto, seus figurantes por metro quadrado ocupado, bastando multiplica-los pela metragem efetivamente tomada pela manifestação. Hoje o blefe e a farsa prevalecem diariamente, como, por exemplo, as estatísticas diárias da Globo apregoando engarrafamentos de até 500 quilômetros de extensão nas ruas da capital governada pelo PT. enquanto os engenheiros de tráfego da CET calculam os mesmos em trinta ou cincoenta quilômetros de extensão e os consideram muito graves, similares aos piores congestionamentos que já mensuraram em gestões passadas, quando eram minimizados ou ignorados pela mesma emissora. Como contraponto ao caudal humano da Paulista, as autoridades estaduais estimaram em apenas 600 pessoas os manifestantes que foram ao Instituto Lula, levando os comentaristas globais a tripudiarem às gargalhadas da estimativa dos encarregados do tráfego no local, que estimaram a presença de cinco mil manifestantes. Tais discrepâncias e mentiras não são contestadas, é como se estivéssemos de volta aos anos 60 do século passado, quando os policiais mandavam no trânsito da capital, até que o morticínio diário de pessoas (equivalente aos da guerra no Vietnã) provocou sua substituição pelos engenheiros de tráfego da CET-DSV. Como quem cala (a Prefeitura, o PT) consente, é assombroso Haddad ainda não ter sido deposto. Voltando ao romance, uma coisa é certa: o PT nunca existiu como força autônoma ou independente, pois ele venceu como a única antítese passível de destronar o tucanato em 2002, uma somatória de votos contrários ao ex-príncipe dos sociólogos que elegeu o ex-metalúrgico em manifesto protesto contra o principado emplumado. Lula tomou posse mas quem nos governa desde então é a chamada base aliada, dona dos principais ministérios, inclusive desse MJ que poderia desde o primeiro lance dessa operação golpe a jato em curso ter questionado seu condutor, que até alguns meses atrás recebia dinheiro do PSDB, casado em regime de comunhão de bens com uma alta assessora tucana. O PT perdeu sua base de sustentação quando as ongues foram neutralizadas, transformadas em oscipis, e a SBPC deixou SP e passou uma vintena de anos no RJ, só agora retornando ao planalto de Piratininga, mas sem aquela força que teve durante a “redemocratização”, como um dos carros-chefes da frente anti-ditadura. Faltou Rui Falcão ter reconhecido isso, que o PT nunca mandou em nada e se limitou a dar continuidade à velha política partidária, para termos outro desfecho para o seu partido, que agora personifica a corrupção, muito embora não chegue aos pés de antagonistas como o PSDB. Frouxo e apático, o PT nunca se deu ao trabalho, por exemplo, de informar amplamente à população a razão de ser de seus pedidos de CPI’s obstruídos, divulgando o conteúdo dos escândalos que as mesmas se propunham a punir. Tornou-se cúmplice da corrupção ao dar continuidade ao imemorial caixa dois para financiamento de campanhas, permanecendo silente quando adversários como Serra e Alckmin publicavam no Diário Oficial declarações de imposto de renda, à véspera de eleições, apregoando possuírem patrimônios de menos de um milhão de reais, cada qual (como se o povo fosse acreditar que os R$ 200 milhões com que a filha de Serra comprou parte de uma fábrica de sorvetes fossem fruto do trabalho de quem nunca trabalhou na vida). Dominado por sexagenários e septuagenários sindicalistas caducos, o PT nem se deu ao trabalho de manter a esquerda unida, criando alguma asponeria simbólica para saciar a fome de poder do Psol e Pstu, que em junho de 2013 se insurgiram e se aliaram à direita neoliberal com seu vandalismo oportunista, aproveitando-se do fato de Lula e Dilma nunca terem tido uma política de comunicação ou assessoria de imprensa dignas desses nomes. O resultado disso tudo, mesmo assim, levou Dilma a ganhar com três por cento de vantagem sobre um oponente que de há muito perdeu o faro político mas não desiste da carreira. Motivo? Lula e Dilma, ao resgatarem 40 ou 60 milhões de brasileiros da miséria, mudaram o panorama político brasileiro, pois tal contingente populacional jamais aceitará retrocessos ou receitas neoliberais de “austeridade” econômico-financeiros. Uma coisa é a crise mundial em que vivemos, outra é regressar aos tempos do principado privatista de FHC ou cair na conversa, em 2018, dos alckimistas de aparências, que transformaram a lendária locomotiva paulista em veículo anacrônico de metrô superfaturado, lento e congestionado. Graças a eles, o domingo na avenida Paulista refletiu nossa realidade de chacinas impunes e o luto consequente que vergasta quem neles votou. Até quando continuaremos com essa farsa de estarmos redemocratizados? Talvez ao término desse ciclo político mencionado em seu texto, espero, esperança em pessoa, amigo de sempre, que possamos ter um MJ que investigue e apure toda fortuna incompatível com os proventos de seus detentores ou responsáveis. Sem isso, continuaremos locupletos de vergonha e, como agora, fingindo viver numa democracia, aceitando a farsa, o cinismo e a hipocrisia como verdades incontestáveis, dependendo de banqueiros como o do Bradesco para evitar que Dilma seja derrubada, seis meses depois de tomar posse, como se o voto da população que a elegeu não valesse nada – como quer o Judiciário mancomunado com os corruptos da privataria nunca passada a limpo.

  82. O cilco se fechou quando

    O cilco se fechou quando petistas e Marinhos selaram o acordo . Os  Marinhos, como sempre, fizeram até mais do que prometeram, garantiram que golpe de direita será impossível e nem mostrou nada  das manifestações. Agora, resta saber se as esquerdas cumpriram o que os Marinhos esperam; direcionar toda verba de mídia só para eles e, se derem golpe , que tenham suas cabeças conservadas

    1. Liguei a TV hoje na hora do

      Liguei a TV hoje na hora do almoço, coloquei no esporte espetacular e, pasmem, começaram a mostrar os protestos – em lugares bem vazios, inclusive.

      Na marcha das margaridas não vi tal apoio.

    2. Como é que é? A Globo não

      Como é que é? A Globo não mostrou nada da manifestação? Se vê que você não assistiu a Globonews, não só mostrou tudo como transmitiu de todos os Estados em que houve manifestações como também tentava mostrar só o que interessa à oposição. apagando da transmissão o “volta milicos”, minimizando os vácuos onde havia apenas pessoas dispersas, como também escalou um time de jornalistas especialistas em distorcerem a realidade para avaliarem a manifestação. A Globo nunca deixou de querer o “fora Dilma”.

    3. Há várias hipóteses que podem

      Há várias hipóteses que podem justificar a atitude do Marinho no edital. Para mim, a mais provável é que ele, percebendo que seu intento golpista dificilmente iria se concretizar, resolveu criar um álibi para tentar salvar sua reputação nos futuros livros de história. 

  83. Renas amestradas?

    Renas amestradas? Se quem sai às ruas no domingo pra mostrar sua clara insatisfação com os rumos do país por motivos óbvios, é chamado pelo Nassif de rena amestrada, o que sobra pra grande maioria dos 54 Milhões de eleitores da Dilma, que baseou seu voto acreditando em propaganda política ao invés de se informar e formar sua própria opinião? A mesma maioria que agora se viu enganada por uma campanha eleitoral mentirosa. Quem foram as verdadeiras renas amestradas? Que tal os quase 80% dos eleitores da Dilma que depois de meio ano já se arrependeram da escolha? 

    Nassif, não tente deslegitimizar uma manifestação legítima e voluntária do povo Brasileiro, simplesmente porque ela é contra o partido de sua simpatia. Os movimentos recentes só se diferem dos da Diretas Já e do Impeachment do Collor pela ausência do PT entre os manifestantes, obviamente por ser agora o alvo do protesto.

    1. Essa manifestação foi a

      Essa manifestação foi a última tentativa de partidos, grupos e indivíduos tentarem emplacar um impeachment inconstitucional. Prestigiá-la pelo fato, ainda que verídico, de Dilma ter se desviado de suas propostas de campanha é cair na conversa e se tornar rena amestrada desses golpistas. Os caminhos para contestar os erros do governo são outros, contemplados pela democracia, inclusive não voltar a votar no partido e seus candidatos nas próximas eleições.   

    2. Renas amestradas, sim!

      Não é legítimo ir às ruas pedir volta de uma ditadura militar, ou civil, num país que conquistou e continua querendo a consolidação de sua democracia. Não é legítimo pedir pena de morte num país onde a constituição não autoriza. Não é legítimo fazer manifestações que utilizam misoginia como expressão de protesto, a exemplo dos bizarros e decadentes nus de homens diante do Palácio do Planalto, numa atitude claramente machista e simbolicamente violenta contra a presidenta na sua consição de mulher. Não é legítimo pedir impeachment do mandato de uma governante LEGITIMAMENTE ELEITA pelo povo. Não é legíitimo agir para impedir seu mandato da forma irresponsável como a direita vem fazendo. Não é republicano, não é sensato, não é direito. É pirotecnia pura! É tudo coisa de renas amestradas, Sim! 

      1. Tenho observado que existe em

        Tenho observado que existe em São Paulo uma população que podemos dizer que são “Universitarios Funcionais”sua opinião e muito carregada de preconceito e pouco fundamentada.Voce pode não concordar,mas só como um exemplo

        a avenida Paulista foi tomada para protestar contra o programa mais medicos,mas não consegue ter uma opião concreta sobre a violencia que futuras medicas sofrem dentro dos campos.Não consegue punir estes futuros profissionais e para complicar o silencio de muitas que sofreram agresões e se calaram.

        Mais um exemplo;Na cidade de São Paulo esta sendo elaborado um novo plano diretor que vai influenciar o modo de governar a cidade nos proximos anos,esta tendo reuniões aberta ao publico para tomada de sugestões,pergunto quanta pessoas que estão na avenida hoje sabem deste fato,quantos foram.a resposta e simples muito poucos.È uma pena porque nesta hora e que estamos tendo uma pratica democratica é desconhecida ou iguinorada totalmente.

        1. Às vezes acho que o maior

          Às vezes acho que o maior problema dos paulistas, mais especificamente dos paulistanos de classe média, é o orgulho ferido. Eles, que eram tidos como a cabeça pensante e formadora de opinião do país, já perceberam que em algum momento se perderam e se tornaram massa de manobra do psdb e da grande mídia, mas não conseguem admitir isso nem para eles mesmos. 

          1. Preconceito contra São Paulo

            Emília, eu não sei de onde você tirou que os paulistanos de classe média constituem-se nas cabeças pensantes e formadoras de opinião do País. Seria essa sua própria opinião? Seria pq São Paulo tenha sido o berço do PT, o berço político de Lula e de Dirceu? Seria por ser a maior megalópole capitalista governada por um partido de esquerda no mundo?

            São Paulo sempre sofreu muito com o preconceito de várias outras regiões do país, foi derrotado na revolução constitucionalista e mesmo assim é o estado que mais com a arrecadação da união, recebendo proporcionalmente os menores repasses. Percebo que esse preconceito é compartilhado também por você. 

            Que pena.

             

          2. Sou paulistana, nascida há

            Sou paulistana, nascida há mais de sessenta anos na Rua Peixoto Gomide e atualmente aposentada. A São Paulo de hoje não é a mesma de décadas atrás. Vinte anos de psdb e a credibilidade que a maioria da classe média paulistana dà à folha afetaram a capacidade de discernimento dos paulistanos. Se a cidade de São Paulo tem hoje um prefeito petista, isso certamente não se deve à classe média. A maioria de meus contatos da classe média paulistana não escondem seu ódio ao PT  e sua simpatia pelo psdb e ignoram todas as evidências de que nem o PT é o diabo que pintam, nem o psdb o reduto dos políticos mais éticos.   

        2. São Paulo

          Celso, lembre-se que São Paulo é o mais populoso município capitalista governado por um partido de esquerda no mundo. Concordo que exista entretanto um preconceito da esquerda contra a Elite Branca Paulista, mas o acirramento desse preconceito foi exatamente o estopim da queda de popularidade do governo Dilma. Ah também lembre-se que, campus se escreve com “u” .

      2. LEGITIMAMENTE ELEITA COMO RENAN, COLLOR E CUNHA?

        Pode haver uma confusão aqui. Vcs estão falando de Renas amestradas ou Renan amestrado?

    3. Deveriam se informar melhor aonde …

      …CARA PÁLIDA ? Qual mídia séria e imparcial existe no Brasil, que possa informar de forma honesta 54 milhões de eleitores, antes do pleito e da propaganda eleitoral ? As TVs, rádios , jornalões e revistinhas do PIG,tipo “detrito sólido de maré  baixa , como se refere Paulo Henrique Amorim ao panfleto de banheiro VEJA PIG ?

      É cara pálida troll tucano da cia, a sua “manifestação legítima e voluntária  golpista” MELOU !!!

       

  84. Governabilidade
    Geralmente eu concordo com suas colocações. Mas dizer que Dilma está governando é uma visão desfocada. Ela está sendo levada pela corrente dos acontecimentos.

  85. A eterna desgraça petista
    A eterna desgraça petista falta de mídia que preste. Ainda tem petista que não sabe que os Marinho viraram petista dos mais autênticos. Logo, mandaram a única equipe para lá exatamente para ter uma desculpa para não ver nada da manifestação e alguns imbecis, se não for opoisção disfarçada de petista, expulsam para que  possam ir para manifestação;—————–

    Grupos pró-Lula expulsam equipe da Globo de protesto

     

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/grupos-pro-lula-expulsam-equipe-da-globo-de-protesto

  86. O mal do PT foi renunciar….

    – Renunciou à algumas bandeiras  em nome da “governabilidade”;

    – Renunciou às bandeiras do franciscanismo político;  ( alguns poucos se esbaldaram )

    – Renunciou às utopias de um país com maior igualdade social;   ( fez mudanças homeopáticas )

    – Renunciou às bandeiras da reforma agrária no campo;  ( parecia a reforma dos militares )

    – Renunciou às bandeiras das reformas da mídia;   ( abriu as pernas paa o PIG )

    – Renunciou às bandeiras de uma saúde e  educação univerais;  ( se contentou com migalhas ).

     

    Assim…fica difícil !!!

     

    E o pior, para mim que sou filiado desde 1984, deixou nossa bandeira aguerrida, amarelar !!

     

    1. Meu irmão, acorda! O mal do

      Meu irmão, acorda! O mal do PT é ser PT. Você acha que a casa grande aceitou essas eleições de bom grado? Se não fora a governabilidade, nada do que foi feito estaria aí para ser defendido. O que essa tal governabilidade custou foi a liberdade de Genoíno, Dirceu, João Paulo. Grande parte do programa social do PT foi cumprida; ficou devendo no programa político, concordo. Mas a política é tarefa da sociedade também.

      Não esqueça que o PT foi eleito para governar, não para fazer revolução operária.

  87. Essa análise é precisa para o

    Essa análise é precisa para o lulismo e o seu modo de governar (governabilidade a qualquer preço, programa, aliança, etc, têm que serem ajustadas á exigências do capital, veja a carta aos brasileiros, um compromisso de governar na linha aceita pelos capital financeiro, uma direção de almofadinhas pequenos burgueses). O PT ainda é ainda um partido de esquerda creio que reatará com sua origem e história, será capaz disso, é necessário para a esquerda, principalmente para os pequenos de esquerda.    

  88. O fim do ciclo mesmo é a

    O fim do ciclo mesmo é a Netflix, que con otras cositas mas vai acabar com a Globo. A Abril está fechando e, breve, o próprio capitalismo sepulta essas porcarias todas. Isso é fim de ciclo. Só nào sei se o que vem depois é melhor.

  89. Acho que a midia já esta

    Acho que a midia já esta pensando em 2018,porque uma importante radio(JP)de São Paulo ate quarta-feira só falava do PT,Dilma e Lula.Nesta quinta feira já começou a atacar a Marina Silva pois ela deve ser a proxima Presidenta da Republica.esta seguindo os passos do Lula.

    A proposito vamos orar para que “SANTO MONTEIRO LOBATO PADROEIRO DO FUTURO DO BRASIL”nos proteja dos entreguista das reservas do Brasil.

     

  90. OPINIÃO DO EDITOR – TUDO

    OPINIÃO DO EDITOR – TUDO FICOU MUITO MAIS PERIGOSO PARA O GOVERNO DILMA, PARA LULA E PARA O PT

    Ainda que não tivesse batido novo recorde de público, como bateu, mesmo assim a manifestação de hoje apresentou um grau infinitamente superior de politização, já que teve discurso mais homogêneo e muito maior foco (Fora Dilma ! Fora Lula ! Fora PT !), como se viu nos cartazes exibidos.

    Mudou para melhor a qualidade dos protestos.

    As consignas refletem o esclarecimento de que os atores que empalmam o Poder nacional são os causadores da má gestão, da corrupção e da subversão, justamente os males que precisam ser varridos de cena e substituídos pelo bom governo, a honestidade pública e o dever legal.

    Impôs-se o valor dos 93% dos brasileiros que querem ver pelas costas o governo Dilma.

    O que valeu para a avenida Paulista, valeu para todo o Brasil.

    Depois deste domingo, tudo ficou muito mais urgente e perigoso para o governo Dilma, para Lula e para o PT.

    O povo está mais aguerrido, não desiste das mudanças, tomou gosto pela rua e só vai parar quando conseguir o que defende.

    O que se viu neste domingo foi a demonstração exuberante da nova cidadania brasileiras, que se manifesta num ambiente de inesperada e enorme maturidade política, no qual a solução para as crises atuais passam por soluções estritamente constitucionais, que são aquelas da remoção do governo, prisão de Lula e desmonte do PT pelas vias legais, de acordo com o ordenamento legal existente e no âmbito do estado democrático de direito.

    A agonia do governo Dilma, do PT e de Lula foi mais uma vez exibida neste domingo.

    O País não aguenta mais e quer se ver livre dessa gente abominável o quanto antes.

    http://polibiobraga.blogspot.com.br/2015/08/opiniao-do-editor-tudo-ficou-muito-mais.html

     

    1. MUITO PROFUNDO!!!

        (Fora Dilma ! Fora Lula ! Fora PT !)

      um grau infinitamente superior de politização

      Mudou para melhor a qualidade dos protestos.

       

      profundo muito profundo…então tá!!!!!!!!!!!!

    2. OPINIÃO DO Comentario – Nada!
       

      Só a reação de apoio a Dilma e Lula foi e sera Tudo. O silencio esta se erguendo aqui e ali.

      Vamos para a semana e tem dia 20 de agosto como resposta.

       

    3. Como é? O que valeu para a

      Como é? O que valeu para a Avenida Paulista valeu para todo o Brasil? Ei, Mané, a Secessão de 32 passou e só Carolina não viu. Vocês tentem resolver a falta de água que do Brasil cuidam todos os brasileiros.

    4. Ô neide!!!!
      Deixe de

      Ô neide!!!!

      Deixe de “aecisse”, adimita que o #CarnaCoxinha foi mais uma vez um retumbante fracasso.

      Acho incrível alguém ver “grau de politização maior” em protestos onde vimos:

      – Sósia de Hitler

      – Súplicas de “intervenção militar constitucional”

      – Algumas mulheres peladas

      – Uns velhinhos nus em Brasília

      – Uma idosa dizer que Dilma deveria ser morta e, logo após, se declarar eleitora do Maluf.

      – Gente que quer posar de cosmopolita portando cartaz escrito “Je suis interventin militaire” (essa foi pior que a “Military Intervention ALREADY”)

      – Muitos dizendo que no Brasil somos milhões de Cunhas

      – Cartazes lamentando que “todos” não tenham sido mortos em 1964, ou mesmo que Dilma não tenha sido enforcada no DOI-CODI.

      – Agressão a motoqueiro e a uma senhora que passou de vermelho na Av. Paulista.

      – A expulsão de um manifestante solitário que portava um cartaz sobre a chacina de Osasco e Barueri.

      – Dancinha do impítima

      – “Menos Marx e mais Misses” (essa é Sen-sa-ci-o-nal).

      – Bandeiras do Brasil Império

       

      O choro é livre, mas a maior demonstração de cidadania foi dada por 54.501.118 eleitores em 26 de Outubro de 2014. O resto é choro de perdedor.

       

      1. A poucos dias tudo mundo

        A poucos dias tudo mundo era je suis charlie hebdo.

        Agora você quer controlar o que os manifestantes podem ou não se expressar.

        Fracasso. onde se foi maior que o anterior.

  91. Fim de uma linha editorial

    Incrível! Enquanto toda a esquerda (se é que esse termo continua válido no séc XXI) reunida em um churrasquinho de 600 pessoas na frente da sede do Instituto Lula diz que a passeata de 16 de Agosto foi um fracasso, o editorial dá à manifestação uma dimensão desproporcional: o fim de um ciclo político. Talvez para o editor, seja uma mudança da visão dele sobre o PT e a esquerda? Ou seria uma guinada na linha editorial do site?

  92.  
     RÉQUIEM PELA VIDA NO

     

     RÉQUIEM PELA VIDA NO BRASIL DOS NOSSOS TENEBROSOS DIAS!Ou, um grito de guerra em nome da pedagogia!Acertando os ponteiros da história! … Depois de tudo – e um pouco mais – que o infame PIGolpista e o (mega)corrupto PSDB nazifascista fizeram em termos de atrocidades perpetradas contra o [eterno] presidente Lula, à presidente Dilma Rousseff e ao honesto povo trabalhador brasileiro…Não há alternativa:as vítimas mencionadas acima têm que tratar, necessariamente, a *direitona nativa bandida como inimigos!E a escolha não foi nossa!Contrariamente!E, reitero: não há alternativa!…*incluam-se o STF, o restante do Poder Judiciário, o ‘miniSTÉRIO’ Público, a PTF (Polícia Tucana Federal), o TCÚÚÚÚÚÚúúú da quadrilha da UTC e as pedaladas do “menino prodígio” Tiaguinho Cedraz et caterva…

  93. PT?

    Muito boa a análise do Nassif, infelizmente.

    A única coisa que ainda não assimilei…. a candidatura de Dilma, em 2014.

    Todas pesquisas e Lula sobrava!

    Algo houve!

    Impossível jogar xadrez tão mal!

    Nassif… ou Nassifs……. desenrolem, não bate!

    Foi na marra, como foi?

    Imagino Putin e Chávez…… “não, vou deixar pra depois”.

    NUNCA, o momento era péssimo!

    Só ficou pior!

  94. Não aceito a derrota!
    Vem cá, será que não daria prá gente reunir umas 200 pessoas em frente a FIFA prá pedir a anulação da partida dos 7 a 1 da seleção e exigir que a Alemanha devolva a taça? Façamos faixas chamando Angela Merkel de “anta” e o mundo inteiro se sensibilizará com a nossa inteligência, vendo que realmente somos educados e temos motivos de sobra prá exigir essa taça prá nós! Afinal, quem não sabe que jogamos muito melhor que aquele timeco da Alemanha? A próxima Veja provará por A+B que fomos roubados e mostrará na capa uma foto da Angela Merkel costurando a bola do jogo! Há suspeitas de que ela tenha apitado o jogo, disfarçada de árbitro!Gente, temos o Neymar que é um bom moço! Nós merecemos!200 pessoas tá bom, já combinamos com a Globo que dirá que são 100 mil.Mas por favor, nada de ameaça militar contra a Alemanha, Ok!  #7a1dusinfernu#MamãeQueroGanhar

  95. A velha mídia perdeu!

    Com o fim do ciclo do “Impitman” a velha mídia sai mais enfraquecida do que nunca.

    O maior perdedor do final do ciclo do “Impitman” que não aconteceria, mas que foi alimentado todo este tempo é a velha mídia e sua escalada cega para se jogar de um precipício.

    Hoje, lemos que manifestantes estavam expulsando repórter da Globo em uma passeata dessas. Já não se identificavam criador (Rede Globo) e criatura (os manifestantes “coxinhas”).

    Criar sujeitos desinformados e afixados numa só possibilidade de desejo e ação destruindo está a mídia nativa. Ver o mundo com uma só direção impede recuo, desvio, mudança de opinião. A velha mídia se tornou refém de quem ela mesma criou: o “midiota”.

    Hoje, ela precisaria manter uma aparência de aliada dessa turba faminta em tirar o PT do Poder seja do jeito que for e ao mesmo tempo precisa se manter financeiramente, e descobriu que para tanto, um golpe lhe poderia ser fatal. E ainda mais sem apoio do grande empresariado, e do mercado financeiro, que resolveram pedir o final desse “furdunço” como apelidou o PHA.

    Hoje, a velha mídia está emparedada. A parcela que votou em Dilma e mais certas parcelas que não votaram nem em Dilma e nem em Aécio não dão Ibope para ela, desacreditam dela. E, os seus teleguiados querem continuar a ouvir o Fora PT! E a Rede Globo no centro do tiroteio, que ela ajudou, como anfitriã e força maior a deflagrar no meio social em que vivemos.

    Ficou uma situação estranha! Precisa a velha mídia manter as aparências com as “renas amestradas” para manter a venda de revistas e jornais e terem audiência em seus rádios jornais e telejornais, o que geraria propaganda paga, mas, o engraçado, os que poderiam patrocinar seus meios de comunicação com a população não querem mais saber de noticiário de afastamento da Presidenta Dilma e muito menos dessa coisa de destruir a reputação dos empreiteiros, do empresariado nacional, o que estava arruinando os negócios deles.

    É ou não é uma sinuca de bico, um beco sem saída?

    Falar de PT é falar de profissionais. A velha mídia aproveitou a sua força momentânea, resultado da baixa popularidade do Governo Federal vinda do Plano, momentâneo, Levy para pôr suas asas de fora e tentar vencer o jogo contra o PT, jogo de quase 13 anos. E o tiro saiu pela culatra.

    O PT ficou na espreita, de observador. Agora subirá a ladeira novamente.

    A velha mídia ter de recuar e não mais defender a deposição da Presidenta Dilma, ser menos explícita a ferirá de morte. Os progressistas já nem dão bola para a velha mídia e, agora, os conservadores, os teleguiados da mídia vão ficar sem suas manchetes prediletas.

    É uma realidade nova. Inverteu-se o pêndulo de volta para o PT?

    Lula se tornou a manchete possível. A única para prender a atenção dos “midiotas”. Se prender o Lula rapidamente acabam todas as manchetes! E por isto não vai acontecer!

    Pensemos um instante.

    O estrago da velha mídia na criação de um senso-comum: Todo político é ladrão.

    92% respondendo que todo Político é corrupto, segundo pesquisa do Datapopular.

    Se essa gente toda não acredita mais nos políticos e a Mídia enganou essa massa toda das ruas com o possível “impitman” e o voto válido é o que conta, a conta eleitoral válida tende a ser bem maior no grupo que não se baseia na velha mídia para votar.

    Não vão votar no candidato da velha mídia, afinal a Rede Globo & Cia. sustentou a ilusão “coxinha” do Fim do PT, da queda de Dilma e ela não aconteceu. Vão votar em branco, nulo ou no candidato que eles quiserem para além da “velha mídia”.

    Lemos que até Aécio foi colocado como corrupto e não pôde ficar muito tempo na manifestação “coxinha” em Minas. O herói anti-petista do ano passado perdendo para a lógica de que todo político é corrupto? De desprezo para com a Política e os partidos políticos? E que a Rede Globo & Cia. alimentou todos estes anos de PT no Poder?

    Vi este tipo de posicionamento no meu Facebook hoje: – fora todo político corrupto! De todos os partidos!

    É um tempo novo.

    O PT e sua maestria em jogar o jogo eleitoral podem reverter a situação desfavorável de hoje com ações concretas no Poder e para além da cantilena: “tudo é corrupção”! O bolso sempre vence, Dilma! Não se esqueça disto!

    A velha mídia deu o passo maior que a perna! Do “Impitman” para o precipício, ao que tudo indica. É ladeira abaixo.

    O Brasil vai vencer a velha mídia sem Lei de Médios. Sensacional!

  96. Não gostei do título nem da expressão “renas amestradas”

     

    Luis Nassif,

    O seu comentário recebeu muitos elogios, apesar de constar para ele só quatro estrelas. Disse só porque os elogios foram superlativos, mas entendo que você perdeu muitos pontos quando qualificou os manifestantes de “renas amestradas”. E eu acompanho com concordância a maioria dos elogios que você recebeu. E mesmo a crítica do ótimo comentário do João de Paiva que também o elogiou e fora enviado domingo, 16/08/2015 às 18:56 e estando o post já com 192 comentários se encontra no meio da primeira página, de que você tenta parecer neutro dando uma no cravo e outro na ferradura apesar de correta parte de uma falta de compreensão de João de Paiva para a “maldição do pequeno príncipe nos blogs na internet” que os donos do blogs de maior abrangência sabem que existe e procuram evitar.

    Chamo de maldição do pequeno príncipe nos blogs na internet a consequência que se pode tirar da frase “Você se torna responsável por tudo que cativas” e que ocorre quando os blogs apresentam uma linha ideológica muito clara (Mesmo ali onde a falta de ideologia não permite muita clareza) e como resultado torna-se um nicho quase exclusivo daquela ideologia (Ou da falta de ideologia) perdendo assim qualquer veleidade de abrangência.

    Então o que ele chama de dar uma no cravo e outra na ferradura e que eu muitas vezes também critico em você deve ser entendido como um mecanismo de manter o blog eclético e, portanto, não ideológico, o que é ruim, mas evita o blog se tornar um nicho restrito a comentaristas de mesmo entendimento, o que abre o leque para pessoas de ideologias diferentes se manifestarem e assim enriquecer o debate. E dá sobrevida comercial ao blog.

    Agora discordo de você no título. Na política não há que se falar em fim de ciclo. Se lembrarmos de Thomas S Kuhn em “A estrutura das Revoluções Científicas” vemos que as mudanças não ocorrem de uma vez ao mesmo tempo em todos os lugares com a mesma intensidade. Na política também não devemos esperar que as coisas ocorram de modo diferente. Só agora com a formalização em grande escala em todo o território nacional do contrato de trabalho é que se pode dizer que a Revolução de 30, ou a Era Vargas chegou em todos os recantos do Brasil.

    É claro que pode a qualquer momento ruir o grande golpe de mestre que a intelectualidade e elite empresarial paulista deram após a derrota para o intruso Fernando Collor de Mello em 1989. Desde então, a intelectualidade e a elite empresarial paulista agiu com perfeccionismo de modo a açambarcar o poder e não permitir que mais nenhum aventureiro assumisse o poder, em que pese ter que aceitar um nordestino e uma mineira da estirpe getulista e até a disputa entre a mineira e um mineiro cujo pai é bem verdade pertenceu ao partido de Arthur Bernardes que um dia disse que quanto a ele ficava com São Paulo, pois para lá se transferira a alma cívica do povo brasileiro, para justificar o apoio aos paulistas em 32, mas cujo avó era essencialmente getulista.

    Esse grande golpe de mestre da intelectualidade e da elite empresarial paulista e que desde a emenda da reeleição eu venho mencionando e que mesmo nas minhas primeiras referências tinham um caráter mais de teoria conspiratória não é algo de fácil administração em um país democrático como o Brasil.

    A democracia é basicamente a construção de lideranças carismáticas. Há circunstâncias que as forjam, e outras que impedem o surgimento delas, mas não é fácil retirar do espectro político todos aqueles candidatos que apresentam grande capacidade de articulação no discurso e geram uma empatia desmedida junto ao público convencendo-os do que quer que seja. Como se conseguiu, por exemplo, que a disputa à presidência em 2010 fosse entre uma pessoa sem nenhum carisma a não ser aquele decorrente da história dela, e José Serra que também não é carismático? E mais de se admirar é que os dois candidatos representam concepções de esquerda.

    Nos Estados Unidos tanto nas prévias para senadores como nas prévias para governadores de estado, como nas prévias para os candidatos presidenciais dos partidos, o carisma até mesmo mais do que a experiência administrativa (E essa em si já requer o carisma para ser alcançada) é fator diferencial eleitoral importante só perdendo para a circunstância da situação econômica (Inflação alta, e desemprego alto influindo mais do que o carisma), a menos na eleição de George Walker Bush, o filho, que foi eleito em uma época de boom econômico sem inflação, ingredientes, entretanto, solapado pelo candidato do partido Democrata, Albert Gore, cujo carisma deve alcançar um restrito grupo de três ou quatro.

    Então este fim de um ciclo é um discurso retórico que você, vez em quando, tira do colete para dar vida ao blog, mas que não diz nada.

    E quanto a expressão “renas amestradas” talvez ela só faça sentido se levarmos em conta que essas manifestações da direita estão tomando um caráter lúdico e circense. E isso é um lado bom delas. Escutei um colega de direita, filho da burguesia abastarda, incentivando a participação de outro que de origem mais pobre sobressaiu as custas do próprio esforço, e em razão disso talvez não se perceba também como sendo de direita, e dizendo que a manifestação era muito boa e divertida pois havia a ala dos golpistas, a ala dos milicos, etc (Não fez referência a alas das renas amestradas, mas vá que também haja a alas delas).

    Não estou valorizando as manifestações quando critico o uso da expressão “renas amestradas”. O que quero salientar é o modo distinto de tratamento que você dá aos manifestantes de junho de 2013 comparado com o tratamento que você dá aos manifestantes das três últimas manifestações de 2015. A questão é que essas manifestações de 2015 assumiram uma feição de classe que não havia nas manifestações de junho de 2013. Primeiro as manifestações de junho de 2013 não tinha muitos trabalhadores (Estudantes, aposentados e donas de casa compunham a maior parte dos manifestantes, embora seja só conjectura minha pois não vi nenhum dado estatístico sobre a composição dos manifestantes). Segundo as manifestações de 2015 são compostas de trabalhadores e de patrões e de remuneração mais elevada e basicamente branca e de direita. E os manifestantes de 2015 apresentam objetivos mais bem definidos ou pelo menos a Rede Globo soube bem definir os objetivos dos manifestantes de 2015: contra o PT, contra Dilma e contra a Corrupção.

    Tudo isso junto, pode-se dizer que você não tem interesse em trazer para o seu blog pessoas com a postura dos manifestantes de 2015. Se eles quiserem manifestar no seu blog você não os impede, mas aqui eles vão ser tratados como eles são. Mesmo os blog de direita já perceberam a encruzilhada que eles se encontram. Se abrirem as portas para esse grupo eles vão tomar conta do blog. E cedo o blog perderia a pluralidade. E a menos que se aceite ficar reduzido a um nicho pequeno, haveria a tendência ao desaparecimento do blog, porque apesar de os manifestantes de 2015 serem milhões eles têm o próprio blog ou o próprio Facebook. E não vão dar audiência.

    Já os manifestantes de 2013 aqui são benvindos, e por isso o tratamento mais cheio de dedos que você dá a eles. Manifestantes que, pior que os manifestantes de 2015, não tinham ideologia, a não ser pela presença lá em 2013 dos manifestantes de direita (Se é que se pode chamar a ideologia de direita de ideologia) que hoje se manifestam. E com uma pluralidade de reivindicações que denotava não só falta de direção e ideologia do movimento como também uma espécie de vazio. Os manifestantes de 2013 pareciam nas manifestações não como renas amestradas, mas como um bando de zumbis.

    Esse tratamento cuidadoso ou mesmo gentil que você dá aos manifestantes de 2013, na expectativa de aumentar a audiência com a presença deles aqui no blog, pode até ser justificado sob o aspecto comercial que o blog tem de preservar para sobreviver, mas enfraquece a argumentação e escamoteia a construção da realidade que é preciso mostrar.

    E chamar os manifestantes de 2015 de renas amestradas como se fosse para dizer que o blog é eclético, mas tem limites, embora me pareça ser correto ao impor limites ao ecletismo não me parece correto na terminologia acusatória utilizada. Não são os blogs pitbull que fazem os manifestantes de 2015, são mais os manifestantes de 2015 que fazem os blogs pitbull.

    Falei do ótimo comentário de João de Paiva, mas o elogio não significa que eu concorde com ele em ver teoria conspiratória nas manifestações de 2013. Acho que as manifestações foram originadas no Brasil e em muito foram fruto da reversão da expectativa econômica que ocorreu com a queda do crescimento de 2010 para 2012 e mais ainda e principalmente decorreu do coreográfico julgamento da Ação Penal 460 no STF. O que talvez se possa acusar as manifestações de 2013 é de, pelo inusitado delas, ter constituído na principal razão para se ter estancado no terceiro trimestre de 2013, a retomada do crescimento que iniciara com força via investimentos no quarto trimestre de 2012. Já as manifestações de 2015, bem mais expressivas, mas não só por não se ter pego o país de surpresa, como também porque ocorrerem de forma mais espaçada e ainda mais porque estão se desmilinguindo não terão nenhum efeito econômico podendo, pela enfraquecimento paulatino delas, até ajudar na retomada do crescimento econômico. 

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 16/08/2015

    1. Clever Oliveira,
      É uma

      Clever Oliveira,

      É uma satisfação poder ler comentários sensatos como este. Agradeço a você e a outros leitores que lêem comentários e análises críticas que eventualmente faço neste blog. Resido e trabalho no Ro de Janeiro e pude acompanhar o que aconteceu em meados de 2013. E posso afirmar: de espontâneo e de legítimo não havia pràticamente nada. E que história é essa de manifestação apolítica e apartidária? A quem essa frase feita convence? Há muito mais sombra do que luz sobre o que realmente foram aquelas manifestações de 2013. Não é teoria da conspiração; a conspiração existe, mesmo. E hoje quase ninguém duvida disso.

      Eu tenho criticado diàriamente o uso da técnica “uma no cravo, outra na ferradura” porque ela tem sido usada por articulistas, com a pretensão de se mostrarem ‘neutros’ – ou ecléticos, como você prefere -, mas que comprometem a credibilidade de quem escreve por levar os autores a cometer incoerências. Ora, a primeira qualidade que se cobra de um analista, de um jornalista ou de um articulista que emita opinião é justamente a coerência. Se a coerência inter-artigos é importante, mais ainda o é a coerência intra-artigo. Uma análise coerente não admite contradição. Vários articulistas que escrevem no blog tem cometido esse tipo de incoerência e todos eles têm sido criticados por mim.

      O blog GGN recebe a colaboração de muitos articulistas; mesmo mantendo um viés mais à esquerda é possível que o blog se mantenha plural. Mas cada articulista ou colaborador precisa ser coerente e pode deixar clara sua visão sócio-político-econômica, ou seja, sua ideologia. É mais honesto um articulista deixar claro que é mais radical (seja à direita ou à esquerda), ou mais moderado, do que em partes de um artigo se mostrar esquerdista e noutras flertar com a direita e com o conservadorismo.

      Fique tranqüilo: nossas concordâncias são muito mais numerosas que as divergências.

      Saudações,

  97. Se defender o país do

    Se defender o país do descalabro é ser golpista, então somo todos golpistas. De fato, algumas pessoas mancham o movimento, mas querer taxar todos os manifestantes com o mesmo propósito, é, no mínimo, indolência intelectual. Eis a verve dos blogueiros petistas: arrefecer o movimento e ser conivente com o desgoverno petista. Ocorre que, o Brasil ainda tem instituições fortes e representativas dos brasileiros de bem. Elas poderão dar um basta nessa iminente derrocada.

    1. Você é a favor do

      Você é a favor do financiamento de campanha eleitoral por empresas privadas? Você é a favor da terceirização plena? Você é a favor de passar o controle do nosso petróleo para as multinacionais?

       

    2. Que tal aprender a escrever,

      Que tal aprender a escrever, antes de abrir discussão mal-educada com os leitores do blog, hein!?

      Taxar é instituir o imposto a ser pago por produto ou serviço que se comercialize ou se preste.

      Tachar é qualificar algo ou alguém com atributo negativo; é sinônimo de criticar censurando; é sinônimo de desaprovar.

      Se você não sabe sequer se expressar corretamente na forma escrita e lança mão de grosserias contra o blog e contra os petistas, é justo e correto que tachemo-lo de mal-educado e incivilizado, para dizer o mínimo. O carácter golpista e o analfabetismo político dos que usam do direito democrático de protestar, para atacar a própria democracia é cristalino como água do degelo antártico.

  98. Erros de achar que a coisa seguiria sozinha.u

    Talvez o erro mais estúpido que a esquerda (PT) cometeu foi achar que uma vez no poder, era como bonde embalado, seguiria até o fim do mundo sozinha, que não precisasse mais de uma locomotiva (ideias novas reciclando as antigas). Se acomodaram nos assentos e só apreciaram a paisagem. E o bonde começou a desacelerar e na subida começou a andar de ré. Aí parece que se espertaram, mas estão ainda sonolentos pelo conforto que estavam desfrutando.

  99. O PT ACABOU? NÃO GOVERNA O BRASIL,MG,AC,PI,BA,CEARÁ E CAPITAIS..

    Nassif, Já destruiu o PT várias vezes, PT aumenta em mais de 50% as filiações em 2015 não parece um partido que está acabando. O que está acabando é a ILUSÃO de que se pode acabar com um Partido de Trabalhadores, enquanto houver trabalhadores haverá PT.  As manifestações é um sinal que poucos veem que a sociedade se nivelou, madames agora sem empregada barata aprendeu o que é PANELA,  os sem o que fazer aprenderam o caminho das ruas nem que seja para agredir alguém ou escrever asneiras num pedaço de cartolina, corruptos graudos na cadeia e a madame Odebrecht preocupada com a toalha de linho e querendo comprar marmitex para sindicalista por ela não ser corrupta. Nivelou, o PT conseguiu nivelar até a mídia mesmo sem querer.  Não tem fim de ciclo nenhum, é o início do mesmo ciclo em circunstancia e atores diferentes. isso assemelha-se a Inglaterra época da industrialização, só que aqui são os ricos que estão chorando de barriga cheia.

  100. Não se pode matar o PT na

    Não se pode matar o PT na véspera pela sua própria origem. Ao contrário dos outros, o partido nasceu de baixo para cima. Ninguém com os pés na realidade se ilude com PSOL, PSTU, Rede ou siglas “esquerditas”, mas que servem mesmo é à direita. Então estas forças que criaram e levaram o PT adiante chegarão a alguma solução real porque sabem que é preciso um meio para atuar politicamente, enquanto à direita restará seu grande e mais importante partido: a mídia. Continuarão com sua prática de redução de danos à imagem do psdb junto aos midiotas ao mesmo tempo em que atacam o setor progressista.

  101. Passeata Coxinha

    Os Aécio, Sampaio, Paulinho, Freire, Pestana, Goldman, Alckmin, Richa, Caiado, Aleluia, Cunha, FHC, Maia, entre tantos outros corruptos e denunciados, são todos “probos” e entreguistas com o Serra e repercutem que o “povo deles” de 725.000 (segundo os cálculos científicos” e “exatos” da “insuspeitíssima” e “imparcial” Folha) querem a renúncia da Dilma! Esqueceram que a negatividade da Dilma foi forjada pela mídia golpista e repercutida sistematicamente pela oposição, contra 54.000.000 de votos! Pôxa, estes caras ainda não sabem fazer as contas! Somos 204.678.000 de brasileiros, onde 54.000.000 votaram na Dilma e talvez 725.000 protestaram contra seu governo neste último domingo. Pergunto: onde está a maioria? Foi uma verdadeira derrota para os golpistas!

  102. “A passeata de 16 de agosto é

    A passeata de 16 de agosto é o fim de um ciclo político

     

    seu nassif teima pelo exagero voluntarioso das ideias escatológicas a/gosto

    e desanda e degenera e corrompe a velha sabedoria popular, aquela do

    quem conta um conto aumenta um ponto… seu nassif auumentaa!!

    uma dúzia de pontos! pontua que é uma beleza! o fim da história…

    16/08 somente quer, com o #fora dilma!, o fim do governo Dilma e de embrulhada a dessacralização beata de Lula, o isperto lobista-palestrante.

    um jâniovic de freitas sérvio explica, sem prosopopeias nem proselitismos, a cena política à brasileira:

    “A outra explicação parcial é menos dramática, mas também convincente e importante. É que muita gente que no passado tinha votado em Milosevic simplesmente decidiu que já bastava. O líder perdera o contato com a realidade. Por estar no poder havia tanto tempo, era culpado pelas dficuldades do presente. Era hora de mudar. Segundo Ognjen Pribicevic, velho crítico de Milosevic, foi como o que aconteceu com Margaret Thatcher e Helmut Kohl, depois de seus onze e dezesseis anos no poder. A comparação com Thatcher ou Kohl pode parecer surpreendente, até insultuosa. Contudo, é um lembrete útil de que para muitos eleitores sérvios Milosevic não era um criminoso de guerra ou um tirano. Era apenas um líder nacional que fez algumas coisas boas e algumas ruins, mas que agora tinha de ir embora.”

  103. “Daqui até 2018 Dilma terá

    “Daqui até 2018 Dilma terá tempo para governar.” E entre 2010 e 2014, ela não teve? O que dizer de uma presidente que não sabe que Roraima não e uma capital e ainda chama roraimense de roraimada? Vcs não vêem que esta mulher e absolutamente despreparada?

  104. imbelicidade sem limites

    Todo Estado democrático de Direito preza por distribuíção de renda, desenviolvimento econômico e controle dos mercados. O Brasil no governo petista saiu da 16ª economia para 7ª e aí permanece. Quando antes isto aconteceu ? quando se combateu tanta a miséria e a faome . Quando houve tanta inclusão e distribuíção de riquesa e renda. Quando se investiu tanta em infraestrutura e saneamento básico, escolas em tempo integral, universidades, escolas técnicas, ,pesquisas, contratação de professores mestres e doutores, bibliotecas, hidroelétricas, portos , aeroportos, arenas, terminais de cargas, estaleiros, polos petroquímicos, usinas nucleares e heólicas e solares , Luz para todos, água para todos, combate à pobreza rural, Brasil sorridente, saúde não tem preço, mais médicos, pronafs, pronatec, ciências sem fronteiras,…….

     

     

  105. TEXTO BEM ESCRITO, MAS IMPERFEITO.

    Discordâncias:

    1 – Lula ser milionário. Não se deve confundir Lula com o Instituto Lula. Aí, não, né? Ele mora no seu apto de São Bernardo e não tem vida de luxo. Se viaja, é para divulgar o Brasil e fazer política.

    2 – Não qualquer evidência sólida de que o golpismo realmente murchou. Até o final de 2016, dificilmente. Após esse tempo, 2018 ficará mais evidente no horizonte. O golpismo pode ter arrefecido, mas pode continuar um bom tempo para enfraquecer o governo, não para realmente criar seu impedimento.

    3 – Não há qualquer evidência sólida de que o ciclo de Fla x Flu entre o PT e o PSDB se esgotou. Pode ir longe ainda. Vale lembrar que o conflito esquerda x direita é universal no planeta e por enquanto, nenhum partido tomou o lugar do PT na esquerda ou do PSDB à direita. O PMDB é um saco de gatos e, paradoxalmente, tem sido o fiel da balança nessa confusão.

    4 – Políticos são diferentes sim. Achar que todos são iguais não faz o menor sentido. Eles têm semelhanças fortes e diferenças fortes entre eles. Senão, nessa lógica, Fernando Haddad, uma pérola, seria igual a Eduardo Cunha, sobre o qual nem comentarei. Não é verdade?

    Concordâncias:

    1 – Os partidos deveriam mudar muito. Apenas, não sei se e como o farão.

    2 – O PT parece um partido desfigurado sem Lula. Se ele faltar, pode desidratar de vez, virar outro PDT.

    2 – Lula realmente é um assombro, é o self made man para os norte-americanos. Personalidade fascinante para eles.

    3 – O futuro está realmente incerto. Por isso mesmo, é que não é possível dizer que o ciclo terminou.

  106. Num universo de 243

    Num universo de 243 comentários (até agora), o meu será pequeno e com certeza passará desapercebido.

    Mas como colocar no mesmo  plano FHC – que fez e faz palestras pelo mundo denegrindo o país – com Lula – que é chamado a todos os cantos do planeta para falar de combate à fome e para apresentar a tecnologia nacional – é uma coisa que eu não entendo.

    É mais ou menos como dizer que esquerda e direita são a mesma coisa, ou que político é tudo igual.

    Seu Nassif fala de utopias como coisas passadas, mas acredita na utopia particular dele próprio – que a tecnologia, a inovação e a modernização nos salvarão a todos.

    Só se derem um upgrade no ser humano.

    1. Mas o Nassif tem razão, é a

      Mas o Nassif tem razão, é a tecnologia que nos salvará. Quando a humanidade perceber que internet não serve só pra ver vídeo pornô ou fofoca nas redes sociais e as pessoas conseguirem ascensão social, econômica e religiosa, pois de nada vale conhecimento sem moral; aí o mundo muda. Não será nos próximos 10 ou 20 anos mas será antes dos póximos 50. Quem viver verá.

    2. Mas o Nassif tem razão, é a

      Mas o Nassif tem razão, é a tecnologia que nos salvará. Quando a humanidade perceber que internet não serve só pra ver vídeo pornô ou fofoca nas redes sociais e as pessoas conseguirem ascensão social, econômica e religiosa, pois de nada vale conhecimento sem moral; aí o mundo muda. Não será nos próximos 10 ou 20 anos mas será antes dos póximos 50. Quem viver verá.

      1. Ascensão religiosa? Ao céu ou

        Ascensão religiosa? Ao céu ou ao púlpito?

        O primeiro, não existe, o segundo só enche os bolsos do premiado.

        O dia que precisarmos de religião para termos uma moral, estaremos fritos. Ainda bem que não estarei mais aqui.

  107. A morte do PT, o partido gato

    E o PT morreu de novo. Nova vida longa ao PT. Antes de prevermos mais um falecimento deste partido, vale a pena dar uma olhada ao redor. Partidos convencionais morrem quando seus chefes desistem deles, pois foram criados por vontade e ação deles. O PT, ao contrário, nasceu de baixo. Tem muitas conexões com a sociedade. E é o único que possui essa capilaridade. Nassif afirma que temos uma militância sem partido. Essa militância não vai procurar outro partido, pois há uma relação dela com o PT. A capilaridade criou uma relação real entre o partido e seus militantes, algo como o peronismo, como o getulismo. Não será a manifestação raivosa da classe média criada na sala da casa grande que mudará isto. Ao contrário, fortalece o compromisso ao aumentar a resiliência da militância.

     

  108. Game of TROTES….rsrsrsrs….

    De fato temos um novo jogo. Agora que Dilma foi devidamente “APEADA” e “ENQUADRADA” pela tríade Renan-Temer-Globo, Lula está mais “ENTOCADO” do que nunca, veremos o início de um novo – e perigoso – jogo.

    Quem diria que a “coração valente” acabaria “encangada” por Renan Calheiros, Lula viraria bonequinho “zebrado” – aqui em Fortaleza, no centro, já tão vendendo – e a maior esperança do PT é o “PACOTÃO RENAN”…rsrsrsrsrsrsrs….

    Resultado de imagem para Renan Calheiros

  109. Os indicadores não foram dos melhores

    Os indicadores não foram dos melhores no primeiro mandato, porque o censo da produção começou a ser manipulado, mas 2010 a 2014 foram a melhor fase restante antes de Dilma ser impedida de governar por questões de políticas transversais entre ministros da economia e Banco Central.

    Infelizmente, assim como a mídia não serve meramente para informar, ela quer soltar a opinião pronta; as estatisticas não pretendem fazer contagem, mas estar a frente dos números ao se somar à mídia com sua própria força de opinião.

    Daí, temos a formula da manipulação em que o Banco Central e os especuladores usam uma quantidade considerável da recenssão de tempo por dinheiro, pois vieram como energia aferida para derrubar o governo.

    Com esse poderio para concentração do desequilíbrio fiscal, entregue nas mãos de ministros da direita golpista, não há como não causar a crise e o momento de fraqueza que Dilma está passando. 

    É necessário desbaratar esse ciclo do mercado financeiro.

  110. Dilma e Lula  podem

    Dilma e Lula  podem facilmente ser o que bem parecer aos manipuladores. 

    Os pilantras têm um compromisso de adicionar videos de gozação.

    Primeiro porque o sistema econômico é estrangeiro; não tem nada de mais mentir, enganar e falar pelas costas. Segundo porque toda terra se relaciona ao tempo de uso; só mais tarde se manifesta o direito ao dinheiro cobrar o preço das concessões ao Estado. E terceiro, o dono da terra precisa da zombaria dos escarnecedores, porque os nossos sacrifícios de existência são direcionados a seus números, e depois oferecidos para o consumo, com o custo do juízo.

    “Uns confiam em carros, outros em cavalos; nós, porém, nos gloriamos em nome do SENHOR, nosso Deus” (Salmos 20.7).

  111. Ano que vem haverá eleições,

    Ano que vem haverá eleições, e saberemos se PT e PSDB serão ou não serão alijados da cena política…

    Quem vai tomar o espaço deles, Nassif? A Rede Natimorta? O PMDB? O Novo Partido? O DEM? O PSOL?

  112. Bem dito

    Bem escrito o artigo. A grande pergunta: o que fará a esquerda pós-PT?

    Acho que a revolução brasileira neste momento deveria ser republicana. 

    Construir nas ruas (no congresso nacional não se constrói nada)a República brasileira.

    Fique sabendo hoje o salário do Juiz Moro. 

    O judiciário (e os outros poderes também )mora no andar de cima do Brasil.

    Privilégios para humilhar os brasileiros comuns. Precisamos fazer o serviço completo:

    corruptos na cadeia e fim dos privilégios. Quem entra no Estado deve servir o bem comum, não ser servido dele.

     

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador