A percepção da necessidade de uma frente ampla de esquerda, por Luis Felipe Miguel

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A percepção da necessidade de uma frente ampla de esquerda

por Luis Felipe Miguel

em seu Facebook

Nessa altura do campeonato, todo mundo está percebendo a necessidade de uma frente ampla de esquerda, para unificar a resistência no Brasil. Mas há três obstáculos que precisam ser superados.

1) Os setores mais à esquerda precisam aceitar que não existe frente de esquerda sem o PT.
O PT conciliou demais da conta, chafurdou na lama, incorreu em práticas lastimáveis, foi oportunista, aliou-se a alguns dos nomes mais sujos da política brasileira e, pior ainda, permitiu que alguns deles se tornassem petistas. Foi muitas vezes brutal com as organizações à sua esquerda e deixou um rastro de ressentimentos mais do que justificáveis. Ainda assim, o PT continua sendo uma parte importante da esquerda brasileira, por seu peso nos movimentos sociais, pelas lideranças que tem, por seu peso eleitoral. Sem ele, não há frente de esquerda.

2) O PSOL precisa saber que não vai ser o PT do futuro.A proposta de uma frente de esquerda só progride se nenhum de seus integrantes tiver o projeto de hegemonizar o campo da esquerda. A estratégia de parte do psolismo parece ser aproveitar o vácuo da crise do PT para se tornar o grande polo da esquerda brasileira. Isso implica priorizar a competição interna, que é um grande erro no momento. De resto, o PSOL já nasce como um PT a meio do caminho, como partido eleitoral, sem o lastro nos movimentos sociais que o velho PT tinha. Isso faz com que seu projeto de hegemonização da esquerda seja, por um lado, implausível e, por outro, muito pouco alvissareiro.

3) O PT precisa entender que uma frente de esquerda não é uma tábua de salvação para o próprio PT.
Na boca de muitos dirigentes petistas, a ideia de frente ampla parece com uma proposta de toda a esquerda se unir para salvar o PT. Mas o PT não tem mais condições de ocupar a posição que ocupou na esquerda brasileira nas últimas décadas. Vai ter que aprender a conversar de igual para igual com as outras forças, vai ter que aceitar que não é mais a estrela em torno da qual todos os outros orbitam.

Tudo indica que as bases das organizações da esquerda, nesse momento, estão vendo com mais clareza do que suas lideranças. Na resistência ao golpe e, agora, nas eleições municipais, essas bases demonstraram o entendimento de que era hora de unir forças.

Agora, na reta final de campanha, o movimento de concentração de votos nos candidatos mais competitivos do campo democrático mostra essa clareza. Os eleitores estão fazendo o que os chefes partidários não conseguiram fazer. Tomara que entendam a lição. Tomara que mesmo os que estão sendo beneficiados pelo movimento entendam – que Haddad, Freixo e Raul, chegando ao segundo turno e, como espero, à vitória, não se esqueçam que estão lá também por força de eleitores de Erundina, de Jandira e Molon, de Luciana, que foram sábios e que precisam ser ouvidos.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

99 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a necessidade de confirmar o velho ditado?
    Lembram do “a esquerda só se une na cadeia?”

    Pois é, seria necessário que a esquerda, além do pt, tivesse maior presença em executivos e que o moro estendesse a situação dele de juiz natural da galáxia e começasse a prender, para obter provas, outros esquerdistas que não fossem petistas.

    De resto, o que presenciei aqui no rio e Niterói nesta campanha me dá um imenso desânimo sobre esta frente.

    Votei no psol mas quase desisti ao ver o metrô do rio cheio de adesivos com os dizeres ” nunca me aliei ao PMDB”. Ou seja, nos momentos finais um ataque a setores da esquerda quando a direita estava deitando e rolando em terras da globo.

      1. Patético! O autor do texto

        Patético! O autor do texto tem inteira razão, o PT chafurdou, e o que é muito pior “fechou os olhos”para o PMDB, PP, PSD, PR e etc. Achou que algum dia ia dar uma rasteira neles? Ingênuos.

        O PT precisa fazer uma autocritica ontem, chegou ao poder como o partido da ética, contra a corrupcão e se chafurdou! É claro que nao foi na escala que a imprensa fala, mas foi muito mais do que o aceitável para um partido que dizia que ia instalar a ética no poder

         

        1. Pena que a gente nao viva no Reino das Fadas, né?

          O PT fez alianças e com isso governou. Criou programas básicos, como o Bolsa Família, Luz para Todos, Benefício Mínimo, fez com que a desigualdade diminuisse, tb a desigualdade entre regioes do Brasil. Ah, mas nao foi “puro”. Seria melhor ter sido, né, e nao conseguido nada. Dá uma raiva ouvir esse besteirol.

          1. Principios

            Exato, Prefiro não governar, ser oposição, mas seguir com os princípios que sempre acreditei. 

          2. Vai ver você nunca passou

            Vai ver você nunca passou fome, nunca morou na rua ou de favor na casa dos outros, não precisou de ajuda do governo, não foi privado de luz elétrica ou de água, enfim, nunca foi um pobre. Ou nunca pensou realmente na população brasileira marginalizada por mais de 500 anos.

            Aí é muito fácil ser oposição. Você vê o PSOL só fazendo oposição.

            Mas, como diz Mujica com muita propriedade, é preciso cuidar das pessoas, elas só têm essa  vida para viver e não dáo pra fazer isso (viver) só daqui a 20, 30, 50 anos.

            Simples assim.

          3. Vamos baixar o nível do

            Vamos baixar o nível do stress e agressividade? Do meu lado eu acho o Lula disparado o mlehor presidente e politico que o pa’s já teve. Tenho orgulho de ter votado nele a todas as vezes. Acho que foi espetacular o que ele fez, tirando milhares da pobreza, dando de comer a quem não tinha, olhando para os desfavorecidos e cuidando deles. Cuidou da educação, da ciência como ninguém. E é claro que embora sem ele isso não teria sido possível, sem partido de Dirceu, Genoníno, Patrus e muitos outros, isto não teria sido possível.

            Agora é ridículo dizer que o vo da serpente foi colocado em 2013 e que o PSOL tem alguma coisa com isso. O ovo da serpente começou a ser chocado quando o PT resolveu se aliar ao PMDB para chegar ao poder. Era a única opção possível? Talvez, não sei.  Mas precisava realmente do “aggiornamento” para governar? Da carta aos brasileiros? De escolher os piores ministros possíveis para o STF? Nomear os canalhas que nomeou para a PGR? Cortejar a mídia golpista? Por favor, não venham me dizer que tudo começou em 2012? E o mensalão?

            Se queremos ter um frente de esquerda mínima, temos que olhar para frente, mas temos que olhar para trás para não repetir os mesmos erros. Este discurso de dizer que o PSOL se vendeu para a direita é triste e injusto. Se o PT se aliou com o PMDB, PR, PSD, e outros, vocês diriam que o PT se vendeu para a direita? Nesta linha triste de raciocícino, não fo a mesma coisa que o FHC fez para governar?

            Para quem não é do Rio é preciso dizer que oFreixo é um grande político e excelente candidato. Como deputado estadual criou a CPI  da milicia e colocou parte importante na cadeia. Não sei se alguém tem a dimensão da enormidade disso num estado dominado pela aliança PMDB/milicia. Além disso, neste 12 anos de governo corrupto do PMDB, Freixo foi a voz mais  crítica e atuante da oposição. 

             

             

          4. E ficar em sua casa sonhando com o Ideal e se olhando no espelho

            Haja cegueira. O Ideal é INIMIGO DO BOM. E, sobretudo, inimigo do POSSÍVEL.

          5. Tudo isso que vc citou como

            Tudo isso que vc citou como conquistas foram conquistas mesmo. Estão a ponto de virar abóbora, tudo que se conquistu em 1 anos de excelente governo do PT estão prestes a desaparecer em menos de um ano. O que está claro é que o PT não tem e não teve visão estratégica, não consolidou as mudanças e agora todos vamos levar uma bela rasteira. Besteirol é não enxergar algo tão cristalino… 

          6. O problema do PT não foi falta de visão

            Não levou 1 ano, foram 3 anos, pois a destruição começou nas manifestações de 2013, que iniciou de verdade com a movimentação de setores da própria esquerda, principalmente apoio do PSOL. Sem isso não haveria o MBL e congêneres e até hj a lava-a-jato não teria conseguido o apoio para as arbitrariedades que vem praticando.

            Além disso o PT teve mais visão estratégia que o PSOL jamais sonhou ter. Quantos programas o PT (o partido, não o governo) apresentou ao longo dos anos e quantos militantes foram envolvidos na sua elaboração? É algo muito mais orgânico que o personalismo do PSOL.

            Problemas muito maiores que identico no PT foram algumas crenças equivocadas que a esquerda inteira precisa abandonar:

            * Melhorias econômicas são suficientes, quando na verdade é necessário criar cidadãos conscientes. Recentemente os únicos grupos que cresceram em engajamento foram os das minorias. Mas estes não ganham eleições para o executivo, (neo)pentecostais por exemplo tem muito mais peso político.

            * Instituições e seus indivíduos podem ser convencidos a ser confiáveis ou imparciais. Sinceramente nunca vi um grupo ser tão traído na história quanto o PT. A lista é grande: mídia, MP, STF e judiciário, PMDB, servidores públicos em geral. Todos agraciados pelos governos do PT e traídos sem a menor cerimônia.

            * A conciliação sempre é a melhor solução (influência do Lula). Foram muitas as batalhas abandonadas para não parecer bolivariano, quando pelo menos algumas delas deveriam ter sido lutadas, nem que pra vender caro a derrota.

            * Envelhecimento das lideranças, não seria um problema grave se a mídia e o judiciário não fizessem o serviço de dizimar o partido, muitas vezes injustamente. Na verdade é surpreendente que tenha sobrevivido tanto tempo, após uma campanha contrária por tanto tempo. 

            Não vejo o PSOL mais maduro em muitos desses pontos. Por isso a esquerda que quer ser democrática num país com vocação golpista como o Brasil precisa aprender que:

            * Imprensa alternativa deve ser criada e mantida como contraponto.

            * O questionamentos jurídicos devem ser compartilhados como luta de todos e cada arbítrio deve ser combatido como uma trincheira pela democracia.

            * Relações internacionais devem ser cultivadas para oferecer um contraponto.

            * Finalmente, o engajamento precisa ser constante, se possível na rua, não apenas durante a eleição.

            * Edição: em outras palavras, a esquerda precisa investir para se manter, seja financeiramente, seja em tempo gasto em mobilização.

          7. Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap

            Assino embaixo. Sobretudo sobre a necessidade dos cidadaos conscientes.

            Mas acho tb que é preciso encarar realmente o que sabemos teoricamente sobre os limites das democracias burguesas, ainda mais aqui. Nao é porque o PT errou que o golpe foi dado, é porque as elites nao estavam dispostas a ceder mais. Se o PT tivesse sido mais radical, o golpe teria vindo mais cedo…

            É criminoso que uma parte da esquerda esteja cuspindo sobre o que foi conseguido e ajude a Direita a enlamear o período em que houve mais conquistas para a populaçao.

          8. Mas tudo isso ocorreu, e deixará uma memória de comparaçao

            É criminoso tentar jogar no lixo o que houve, ajudando com isso a direita. O Psol acha que se fará com isso, apenas ajuda a que a direita enterre a esquerda toda.

          9. PT e PSOL

            Para mim a estratégia “eleitoreira” do PSOL, se descolar do PT ao máximo, impedindo qualquer união de esquerdas, até se mesmo considerar a “única esquerda”, parece ter sido bem sucedida em várias cidades.

            Mas ainda que seja uma estratégia que rende algum crescimento local e temporário, o país paga o preço da entregar o ouro à direita, e a pior delas.

            Outro detalhe: alguém tem dúvidas que a ditadura do judiciário e MP vai se voltar contra qualquer eleito do PSOL na primeira oportunidade, usando as mesmas táticas que contra Guido, Palocci e Haddad? A “pureza” do PSOL não o salvará da sanha golpista quando chegar a hora dele.

          10. É uma estratégia oportunista, que cospe nas conquistas obtidas

            E oscila entre um irrealismo delirante e um moralismo lacerdista.

          11. A origem do PSOL não é uma origem proletária.

            Pode parecer discurso de centro acadêmico, mas a falta de base popular do PSOL faz dele um partido que não tem a mínima base popular, logo facilmente trai ou é ignorado quando a situação fica normal.

          12. A traiçao do Psol já aconteceu

            Quando assumiu o discurso da Direita, falando em “mensalao”, etc, ajudando a Direita a difamar o governo popular, se alinhando com os argumentos da Direita e desmerecendo todas as conquistas obtidas. Aliás esse tópico é um exemplo disso, fala em necessidade de uma frente mas demoniza o PT. Alianças nao se fazem desse modo.

    1. Quem disse que a direita é unida?

      Não sei da onde que tiram que a direita é unida, eles são antagonicos a esquerda, porém não são unidos.

  2. A primeira coisa que o PT tem

    A primeira coisa que o PT tem que fazer é trocar toda a executiva, colocar gente nova, oxigenar.

    Rui Falcão já deu, tem que largar o osso, sair fora.

    Se o PT estivesse com pessoas mais jovem, um grupo mais aguerrido, acho que ficaria mais difícil dá o golpe.

    O PT foi muito passivo, muito cordeiro. Em alguns momento cometeu o absurdo de criticar a Dilma.

    Com um PT como esses a direita deita e rola, como fez.

  3. Molon/Rede

    So discordo quando cita Molon, porque pra mim quem se filia a Rede ja eh nao faz parte da esquerda e a Rede  de forma nenhuma eh um partido de esquerda no maximo centro direita socio ambiental. 

  4. do que precisamos realmente é de uma nova esquerda…

    PT esteve no céu e só fez merda

    que venha a outra que foi deixada no inferno e só aprendeu

    que o PSOL elimine o PT por votação, é o que espero

    1. PSOL

      O PSOL ser o PT amanhã, mas não é táo fácil como eles pensam.Não tem um Lula no PSOL Freixo é classe média e se passar para o segundo turno como aparece nas pesquisas de boca de urna foi porque os petistas queriam alguem da esquerda no segundo turno. Já os petistas Haddad e Pont se conseguirem não foi com ajuda do PSOL.

    2. Não é bem assim

      Aumento espetacular do emprego com carteira assinada(13o.salário,férias com 1/1, FGTS, multa de 40% do saldo FGTS em caso de demissão, salário desemprego, licença médica remunerada, etc)

      Mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada entre 2002 e 2016

      Bolsa Família, Pró-Uni, aumento real do salário mínimo, expansão do crédito destinado ao consumo.

      400 Usinas Eólicas instaladas no Brasil com 10(GW), além de um parque industrial de componentes em expansão, gerando emprego e renda.
       

      Temos um país infinitamente  melhor do que em 2002, por enquanto….

      1. Mentiroso!!!

        Você não tem vergonha de mentir tanto? Tudo o que vc citou acima já existia antes com exceção das eólicas que nd tem a ver com o governo dos mais corruptos! Mas tudo bem, para os atuais comentaristas deste blog a ignorância é uma benção!

        1. Desculpa, mas mentiroso é tu.

          Desculpa, mas mentiroso é tu. Cite a fonte oficial que confirme os milhões de empregos, e os programas sociais mundialmente reconhecidos, criados nos governos FHC, Collor e  Sarney.

    3. Psol no executivo? Nao conseguem governar…

      Ou o pretenso eleito segue os princípios do partido e nao governa, ou nao segue e é expulso… O ideal é inimigo do bom, psolistas nao passam de lacerdistas de esquerda.

      1. Respondo a Anarquista

        Respondo a Anarquista Lucida,02/10/2016 – 18:15.Bom reve-la Analu, ainda que seja em uma situacao que nada tem de lisonjeira.Sou bahiano de Salvador,e como voce ja deve ter tomado conhecimento,ACMNeto herdeiro do carlismo,foi reeleito em primeiro turno com 75% dos votos.Isso nunca aconteceu nem quando ACM,o original,era vivo.Somos a Capital mais desigual do Pais,com uma populacao de 70% de afrodescendentes,e 25% de desempregados.Temos aqui uma funeraria,que tem como slogan,”quando nos falta as palavras”.Me sinto dessa forma.Vou aguardar uma analise mais amiude de Nassif,sobre essas eleicoes,em que o PT,nao o de Dilma Roussef pois petista jamais pensou em ser,fomos literalmente aniquilados.Fiz um comentario pela manha,que espero tenha lido,sobre a responasabilidade da ex Presidenta sobre o tsusinami que nos varreu do mapa.Esperava um terremoto de 6 a 7% da escala richter,10% nunca.Desculpe-me querida,mais Dilma Roussef foi a mais incompetente figura politica ja gerada no Brasil.Prometi ao meu desencanto politico,nao mais discutir sobre ela,sobre isso,aquilo ou aquiloutro.Considero tomar o mesmo caminho que voce.Nao consigo acreditar no que estou vivenciando.

        1. Desculpe, Junior, mas nao aguento mais esse papo

          Que ajudou a Direita a demonizar o governo popular e favoreceu o golpe. O PT nao perdeu por causa dos seus erros, mas por causa dos seus acertos. É preciso que a gente encare a realidade de que as regras da democracia oficial têm limites estreitos, tudo é feito para que as coisas continuem como sempre foram. O PT criou uma brecha e fez muito, mas bateu no limite do que as elites podiam suportar. Simples assim.

          1. Respondo a minha amiga

            Respondo a minha amiga Analu,03/10/2016,13:03.Dado o carinho que lhe tenho,vou me permitir uma conversa mais longa que queria com você,nunca discussão.Em verdade Analu,a situação não é simples assim,como anota,nem que vaca tussa.Isentar a Presidenta Dilma de um governo tão desastroso e incompetente,está fora de cogitação.Ademais,quando ela procurou “distencionar” com a velha mídia,os objetivos dela não eram nem de longe republicanos,por mais que a defenda.Solicitei que lesse meu comentario,pelo jeito não fez.O que vou lhe repassar,é historia conforme relato do Prof., Catedratico e Filosofo portugues Boaventura Souza Santos.A partir da primeira guerra com o Iraque em 1991,e principalmente na segunda guerra com o mesmo Iraque em 2003,primeiro com Bush Pai,depois com Bush filho,determinadas pelo fundamentalismo religioso amaricano,comandada pelos facões de lá,em verdade é quem dá as cartas,os Estados Unidos esgrimaram uma teia de quem iria pagar essa conta de trilhões de dolares.O cerco foi armado em tudo mundo.Ora, o quintal da America Latina era um alvo desprotegido e até certo ponto facil.A engenharia desta Operação pensada,arquitetada,e posta em pratica,levou anos e não é d’agora.Desde o governo Lula está em curso,passando pelo kichernismo na Argentina,Venezuela de Chaves,etc.

            Evidente que procurariam o momento adequado para dar o bote.Com Lula, os ventos externos francamente favoraveis ao governo,principalmente o crescimento da economia chinesa,e outroa fatores,fizeram adiar a operação.Não vou me alongar.Vou tentar resumir,se posso.O momento mais que apropriado veio no segundo mandarinato de Dilma Roussef,um governo atabalhoado,desentrosado,sem sul, nem norte,sem eira nem beira.Analu,você vai me permitir,a Presidenta Dilma,politicamente falando,não enxerga um palmo diante do nariz.Na minha terra,minha querida, tem um sábio ditado popular que diz:”desmantelo só quer começo”.De tão inteligente e safa,nem vou lhe perguntar de onde veio a tal Operação Lava a Jato?E aí Analu,a Presidenta tomou um verdadeiro baile,ela seus gatinhos amestrados.Eu vou me abster e a você também de falar sobre um tal “Dilmismo”,para ´não  entornar mais o caldo,e dá um nó em sua cabeça.A Presidenta Dilma já tem dois netos.Ela faria um bem enorme se fosse cuidar deles.Está vendo por que os cadastrados daqui não gostam de mim.Me acham metido a entender do que entendo:Politica em seu estado mais impuro.

             

             

          2. A grafia correta e:”vou me

            A grafia correta e:”vou me permitir uma conversa mais longa DO que queria com voce”.Uma ou outra letra nao altera o sentido e o entendimento do texto.Escrevo de improviso.Esse assunto,baseado nos ensinamentos do Prof.Boaventura Souza Santos,renderia um longo texto.

      2. Esqueci Analu.Lacerdistas de

        Esqueci Analu.Lacerdistas de esquerda e otimo.Cogito seriamente tomar esse rumo,seja la o que isso venha a significar.

        1. Só que “lacerdista de esquerda” é um oxímoro

          Tipo frio quente, sabe? Moralismo lacerdista é sempre de Direita, e falso, hipócrita. Foi uma das principais armas para a desmoralizaçao do governo popular, tanto agora quanto em 1964. Veja os filmes do Sílvio Tendler sobre isso (Jango e Os Anos JK). Até a história do “apartamento do Lula” é reprise da usada com Juscelino.

          1. Nem sei qual a sua posicao a

            Nem sei qual a sua posicao a respeito,ja que deve  ser uma ilustre cadastrada.Essas estrelas ridiculas sao de doer.Veja essa perola.A Folha de Sao Paulo partiu para liquidar a blogosfera suja de araque.O alvo era Nassif,que fez um texto denunciando a capadocagem.Um cadastrado desatento,nem se deu o trabalho de se inteirar do que ocorria.Fez um comentario dizendo que a Folha,afora Veja,Estadao e Globo,era a mais bonitinha,esqueceu-se da ordinaria.Por tamanha desfacatez lhe tacaram 5 estrelas.Eles nao falam serio.Sao uns bricalhoes,se divertem dando estrelinhas,uns aos outros.Alias,voce que aqui esta desde que Nassif nao usava oculos,saberia informa-me de quem foi essa ideia,digna Stephen Hawking?

        1. O apelido nao é Anarquista, mas Anarquista Lúcida

          E o adjetivo nao é um auto-elogio, mas um reconhecimento de que nao vivemos numa sociedade anarquista, e é preciso viver na REALIDADE. Coisa que psolistas odeiam.

  5. releitura histórica

    as esquerdas precisam fazer uma releitura história e procurar saber o que estes jovens que sairam peitando o golpe pensam de futuro pois serão os lulas, brizolas, genros do futuro e a cor partidária deu seus sinais que não aguenta mais ser bandeira de politica, na verdade hoje bandeira de politicagem.

  6. O Futuro na Frente

    Durante a ditadura quando políticos de diversos matizes começaram a discutir a criação de uma Frente Ampla, os três líderes – Jango, JK e Lacerda -, morreram em menos de nove meses, em circunstâncias até hoje ainda não esclarecidas totalmente. Era o único caminho capaz de colocar em xeque o poder militar imposto com o golpe de 64. Estamos em 2016 e, novamente, a questão vem à tona. O potencial político de uma Frente que construa uma agenda mínima é, sem dúvida, a única saída para frear o retrocesso, que conta com forças – nacionais e internacionais – de conhecidas, velhas e poderosas dimensões. Não é por acaso que um dos primeiros pontos da agenda golpista é justamente acabar com a Unasul e o Mercosul – a Frente Ampla de nosso Continente. O Uruguai é o maior exemplo de que a Frente Ampla foi exitosa para superar as oligarquias, instaladas há séculos no Poder.  Mas, para isso, foi preciso o despojamento, a humildade e a visão histórica. Que as esquerdas desse país chamado de “gigante da América Latina” se inspirem no exemplo da pequena e admirável Repúlica Oriental do Uruguai. 

    1. O futuro na Frente

      Esse também é meu modo de ver a situação.

      Ou nos unimos ou vamos curtir mais uns 30 anos de roubalheiras e atraso.

      E uma Agenda Minima deveria englobar todos os partidos e movimentos sociais. Sem essa de atacar os parceiros pelo passado de cada um. Errar todos erraram e errarão, é da natureza humana o acerto e o erro. Que cada integrante faça a sua avaliação internamente e venha pronto a participar olhando para a frente da Frente . . .

      Pensar em formar uma Frente atacando os parceiros é a negação do próprio movimento.

      A grande dificuldade são as “lideranças” e seus egos inflados e visões egoistas. Todos se acham no direito de sentar na cabeceira da mesa e ditar as normas. E, queiram ou não, a esquerda tem uma grande liderança que, ao menos atualmente, é o único a unir o campo popular. Tambem dar por liquidado o PT é futurologia, ainda é o maior partido da esquerda, apesar dos erros cometidos.

       

  7. Pwesquisa Boca de urna São Paulo e Rio de Janeiro

    02/10/2016 17h00 – Atualizado em 02/10/2016 17p4

    Boca de urna – Ibope SP: Doria, 48%, Haddad, 20%, Russomanno, 14%

    Marta teve 11%, Erundina, 4%, Major Olimpio, 2%, e Fidelix, 1%.
    Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Do G1 São Paulo

    http://g1.globo.com/sao-paulo/eleicoes/2016/noticia/2016/10/boca-de-urna-ibope-sp-doria-48-haddad-20-russomanno-14.html

    —————-

    ————-

    02/10/2016 17h02 – Atualizado em 02/10/2016 17h08

    Boca de urna – Ibope Rio: Crivella, 30%, Freixo, 20%, Pedro Paulo, 15%

    Bolsonaro teve 12%, Indio, 9%, Osorio, 7%, Jandira, 4%, e Carmen, 2%.
    Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

    Do G1 Rio

    http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/eleicoes/2016/noticia/2016/10/boca-de-urna-ibope-rio-crivella-30-freixo-20-pedro-paulo-15.html

     

     

        1. Bem. vc.  diz “Li até PT

          Bem. vc.  diz “Li até PT chafurdou na lama”. Acho esse “li até” um recurso arrogante e autoritário, muito usado aqui pelos comentaristas de direita. Eu, apesar de discordar de tb. discordar da expressão, li o artigo inteiro, tenho algumas restrições e muitas concordâncias. Por exemplo, acho que o PT não chafurdou na lama, mas que sujou as botas,  ah isso sujou. E o pior é que empurrou outros (para a lama), que estão chafurdando nela até não se sabe quando. Abraços

  8. A tática da Direita é destruir os líderes de esquerda na fonte

    Os blogueiro e a mídia em geral abrem fogo direto encima de qualquer líder de esquerda que surge nas universidades, nos movimentos sociais, nos protestos, etc,

    Essa atitude ficou óbvia quando Reinaldo Azevedo e a Veja usam seu espaço para atacarem pessoalmente integrantes do mídia Ninja, o Roda Viva convida integrantes de movimentos sociais para destroça-los ao vivo, a Folha promove debates entre direitistas com 30 anos de experiência contra jovens universitários marxistas. Basicamente qualquer artista que se posiciona à esquerda vai ter seus trabalhos criticados severamente por toda imprensa.

    Enquanto do lado da direita o que vemos é exatamente o oposto… jovens sem o menor preparo ganham colunas nos jorrnais.

    A situação é tão grave que, apesar de vivemos praticamente em uma ditadura do pensamento único de direita, o discurso comum estabelecido entre as pessoas é existe uma ditadura do politicamente correto… do esquerdismo vitimista… dos direitos humanos defendendo estupradores e bandidos.

    O quadro atual é bem complicado… minha esperança é que o bloco opressor de direita depois dessas eleições se torne tão grande e evidente que faça surgir um movimento contra direita. 

  9. Frente e continuidade

    A frente não pode ser apenas para ganhar eleições.

    Tem de haver continuidade após as eleições para garantir a governabilidade.

    1. Tradução
      Para idiotas e analfabetos funcionais ….

      A frente deve ser sobre um PROJETO claro e definido de GOVERNO e não de Estado!

      Quer discutir Estado? Proponha uma Constituinte!

  10. É por isso
    Que digo que o PSOL está a soldo para DIVIDIR as esquerdas!

    Estão a soldo, não o PT!
    Verdadeiros traíras, tanto quanto os Sérgio Moros da vida. Todos seguindo ideologias estrangeiras que vem junto com alinhamento automático a algo que simplesmente não existe mais.
    Incrível como isso ainda exista e ganhe voto!

  11. Concordo. Deveria trocar a

    Concordo. Deveria trocar a ordem dos argumentos para colocar o primeiro deles:

    ” o PT não tem mais condições de ocupar a posição que ocupou na esquerda brasileira nas últimas décadas. Vai ter que aprender a conversar de igual para igual com as outras forças, vai ter que aceitar que não é mais a estrela em torno da qual todos os outros orbitam.”

     

    É preciso que o pessoal que herdou o CNPJ do PT baixe a bola e pare de atirar nos tais dos nanicos. Até porque esses nanicos difusos é que fizeram o PT de antigamente. Tem gente até na REDE que fez mais pelos valores de esquerda do que esses franco-atiradores.

  12. caramba…………..

    como acabei de descobrir que não entendo nada de política, nem de PT, deixo claro que eu só queria entender……………

    por que, ou mais exatamente como, deu no que deu, num golpe?

  13. Frente Brasil Democrático

    Poderíamos começar com a união entre a Frente Brasil sem Medo e Frente Brasil Popular para formar a Frente Brasil Democrático ou Frente pela Democracia no Brasil pois a questão mais urgente nesse momento não é o futuro da Esquerda e sim a restauração da Democracia em nosso país.

    1. disse tudo…

      só lutando juntos pela restauração da Democracia é que podemos ter um resultado definitivo

      repare que coloquei resultado e não vitória……………………………..

      vitória é para partidos e resultado definitivo é para o país

  14. Impossível haver frente ampla enquanto houver essa negação

    feroz e arrogante por parte do PT e  seus militantes. Aqui mesmo dá pra sentir isso.

    Povo nem lê e aplaude um obtuso que nunca passa da segunda linha.

     

     

    1. Uai. Não sou militante

      Uai. Não sou militante petista, nunca fui filiado ao PT, leio e faço críticas ao partido sem problema nenhum. E paro de ler onde e quando me der na telha. 

      1. MarFig e Edna

        Não quis levar para o lado pessoal. Nem tinha reparado no nome de vocês. Só no do primeiro, que geralmente comenta lendo apenas o título e na maior parte das vezes em letras maiúsculas (deve ter parado pq o Nassif deu um pito). Outro dia xingou pra caramba o autor de um post sobre o Haddad, cujo t[itulo era irônico, mas o conteúdo uma dissertação sobre tudo de bom que ele fez por Sampa. 

        Enfim… temos que baixar a bola, vestir as sandálias da humildade ou coisa parecida se quisermos de fato uma sociedade melhor. Essa disputa egóica entre partidos e partidários (filiados ou não) petistas e psolitas já encheu e só atrasa. 

        às vezes (e nem tão poucas vezes) ler o espaço de comentários dos blogs “sujos” lembra muito o dos grandes portais. É triste ver isso por aqui também.

        1. O primeiro deveser eu né

          O primeiro deve ser eu né coisinha linda?

          Deu um tilt na página e não consigo ler seu comentário sobre a obtusidade,terei calma e vou esperar o problema sanar e te darei a resposta que merece pois irá te esclarecer muito politicamente.

        2. O tilt continua mas vamos a

          O tilt continua mas vamos a arrogância essa sim prerrogativa da direita e da esquerda que come e transa com a esquerdinha inteligente,improdutiva com complexo de Golias.Quanto a longos textos cansei-me de discutir com a direita e essa esquerda sonhática e purinha,estou na net desde quando Mino Carta tinha um pequeno Blog e cansei-me de tentar colocar algo em mentes arrogantes ou vazias.Sobre pito;se algum blogueiro me passar um carão nunca mais retorno.Quer textos longos?Visite meu face ali os faço e deixo aberto a todos os inimigos.

          E tentei ser educado devido seu desconhecimento sobre minha pessoa.

          1. Nossa! Quanta educação e clareza de pensamento

            Apreciei muito o seu esforço em se fazer entender usando alugmas linhas a mais, porém aconselho-o fortemente a continuar postando comentários mais… digamos… sucintos. Casam melhor com seu estilo.

            Saudações da direitinha/esquerdinha que come e transa com a esquerdinha inteligente, improdutiva com complexo de Golias… (Ou sei lá o que vc quis dizer)

            Enfim, saudações e paz pra sua alminha!

          2. Filhinha você precisa de

            Filhinha você precisa de muito chão pra querer me desmerecer com sua arrogância acadêmica que no campo de luta de nada vale,continue pois a cuspir no prato que comeu enquanto não lhe tomam o prato.Depois não entende o porque de milhões dizerem que são amados pela direita.

    2. É o cúmulo da CARA DE PAU!

      O tópico fala de Frente mas começa demonizando o PT, e a negaçao é dos petistas… Nao existe possibilidade de Frente com esse nível de ataque aos aliados.

  15. Amigos,
     
    Hoje termina a

    Amigos,

     

    Hoje termina a historia do PT como polo principal da esquerda. Esqueçam este nome.  A esquerda tem que se reconstruir como alternativa política em torno de outros polos. Só existem dois polos possíveis a partir do qual esta tarefa pose ser feita: o PSOL  e o PCdoB. Provavelmente alguns setores do PDT. 

    Vamos reconhecer nossa fragilidade e tirar o time do campo. Vida longa aos colegas! Que tenham mais sabedoria e aprendam com a história.    

     

     

    1. Não sonhe meu amigo.

      A minha avó sempre me falou: Ninguém é tão velho que não possa viver mais um ano, e ninguém é tão moço que não possa morrer amanhã.

      As contradições continuam aí, o Temer ou quem o suceda de forma direta, indireta, por dois ou três golpes não vai resolver as contradições que aí estão. Logo, não decretes a morte ou a vida de ninguém.

    1. No Rio ainda há alguma esperança de nao ser assim, Antonio

      Dá para votar em Freixo, agora temos todos que apostar nisso. E pelo menos em um ponto é boa a postura classe média do Psol, dá para englobar alguma classe média até direitista mas que nao quer o bispo Macedo. Até por preconceito de classe, rs, mas nesse ponto específico isso é bom.

  16. Nassif,
     
    Fico muito triste

    Nassif,

     

    Fico muito triste de não poder debater em seu blog. Já é a 2a vez que tento colocar algum comentário. Não creio que miha contribuição seja menor que, por exemplo:

     

    PT esteve no céu e só fez merda

    que venha a outra que foi deixada no inferno e só aprendeu

    que o PSOL elimine o PT por votação, é o que espero

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimo

     

    Certo? vamos levantar o nível!! 

     

    Abraço

     

      1. continua não entendendo…

        Caro, a apuração já tinha acabado aqui no Rio qdo postei esta foto. E o candidato apontado espancador de mulher não foi para o segundo turno. Entendeu ou preciso chamar a Tia Lia pra dar aula de reforço?

  17. Eleições

    Quem ganhou esta eleição foi o Moro, com seus shows espetaculares de prisões até uma semana antes da eleição. Claro que ele não faria isto sem a ajuda e colaboração de todo o judiciário e mídia..O povo igenuamente acreditou. O grande ganhador desta eleição foi o PSDB, pois nunca apareceu em nenhuma investigação do Judiciário,.não por falta de motivos mas por falta de convicção dos procuradores e juiz de Curitiba.

     

  18. Cidade de São Paulo, abstenção,votos nulos e votos em branco

    Dados oficiais……….

    apurado 97,3%

    abstenção 1.896.950—21,89%

    nulo 767.548–11,34%

    em brancos 357.204–5,28%

    abstenção,nulo e em brancos– 3.021.702 —38,51%

    João Dória(PSDB) 3.013.110

    Fernando Haddad(PT) 941.329

     

     

     

    1. Vereadores

       Em uma camara de 55 cadeiras, a suposta “esquerda” ( PT, PDT, PCdoB, PCB e até PSOL ) :

       PT : 09 eleitos

       PSOL : 02 eleitos

       PDT, PCdoB, PCB :  0,00 eleitos

       Portanto, o pior não é Doria ter sido eleito, em 1o turno, o mais grave é que ele terá maioria simples de imediato, e maiiria qualificada (2/3), negociando com os outros eleitos, tipo os do PRB.

        Irá deitar e rolar, pois Haddad deixará caixa ” a vista ” e todas as dividas renegociadas, só de “frente” para financiamentos externos, a PMSP tem “base” de R$ 15 Bilhões, o que no alavancado ( capacidade de pagamento ), pode atingir R$ 75 Bilhões, e tendo a Camara na “mão”, é só imaginar o que pode ocorrer.

  19. Com quem certa ‘esquerda’ se uniu nessas eleições:

    Muito se critica o PSOL, o PCB e o PSTU por não fazer coligação. MAs vamos ver o que o PT e o PC do B fizeram nessas eleições municipais. Mesmo com as especificidades regionais, a situação hoje no Brasil não é a mesma das últimas eleições.Vamos aos exemplos . Em São Luis, O PC do B estava na coliação com o PROS, o Solidariedade e o PMDB e o PPS (partidos golpistas)  com um candidato do PDT contra o candidato do PT. Em Fortaleza o PC do B estava na coligação do candidato do PDT com o PMDB, o PROS e o DEM (partidos golpistas) e o PT com uma candidata ‘avulso’. Em Maceio o PC do B estava na coligação do candidato do PMDB (partido golpista) com o Solidariedade e o PSC (partidos golpistas), com o PT concorrendo ‘avulso’. Em São Luis o candidato do PDT estava coligado com o PT e o PC do B – alguém diria “união das esquerdas’, só que não: estava junto com o PROS, o PSC e o DEM (partidos golpistas). EM João Pessoa, o PT saiu avulso, mas o PCdo B entrou na coligação do candidato do PSD junto com o PMDB, o PSC e até o PSDB (partidos golpistas). Na cidade de Niterói no RJ o suprassumo da coligação: Rodrigo Neves atual prefeito que era do PT passou para o PV e concorre em uma coligação com o PT (????) o PC do B da qual participam os ‘partidos golpistas’: PPS, DEM, PMDB.

    Não é a toa que muita gente de esquerda vem votando nulo ou se abstendo….

  20. Dilma ACABOU com o PT. Essa é

    Dilma ACABOU com o PT. Essa é a verdade.

    Desde 2012, quando passei a criticá-la aqui no blog (apos votar no PT ininterruptamente desde 1994), alertava a todos que o rumo tomado pelo PT e pela militância era um tiro no pé. Dizia que era estúpido virar as costas (e até mesmo apedrejar) setores tradicionalmente aliados ao petismo acreditando na fidelidade da classe C. Disse que na primeira crise essa turma viraria as costas ao PT. Dito e feito.

    Dilma e sua militância (muitos dos quais ainda frequentam aqui o blog) desprezaram e pregaram ódio ao funcionalismo público, à classe média urbana, à intelectualidade acadêmica, setores que sustentaram o petismo por mais de 20 anos, enquanto os pobres votavam no Maluf e em quem o patrão mandasse. Agora esses setores desprezam o petismo, e a classe C pulou fora do barco, e o PT só elefeu prefeito em Rio Branco.

    Parabéns Dilma e seus militantes amestrados.

  21. Sobre derrotados e vencedores…

    O PT não foi derrotado hoje. O PT vem sendo perseguido e derrotado desde o mensalão.

    O vencedor de hoje é a direita: o PSDB, a mídia, a PGR, o MPF, o judiciário… Vencedores no voto, mas não de modo legítimo.

    Os derrotados são a esquerda, os movimentos sociais, os trabalhadores… Derrotados no voto, mas não de modo legítimo.

    A dois anos das eleições majoritárias é hora de todos colocarem a mão na consciência e juntarem esforços para que não sejam derrotados nas eleições de 2018. Mas minhas esperanças são mínimas. Espero estar errado.

  22. Apesar de cadastrado e leitor

    Apesar de cadastrado e leitor assiduo do blog desde 2007, meus comentários passaram a ser previamente censurados, sendo uma minoria publicado, horas depois de escritos, o que impede o debate de ideias.

    Ok, se o blog só quer manifestações de militantes petistas, que assim seja. Me retiro e que voces sigam refratários a qq crítica (e encolhendo nas urnas).

  23. A esquerda não acabou, o tempo mostrará esta realidade

    Belo artigo do prof. L. F. Miguel. Mostra um cenário realista onde a esquerda brasileira, que apesar da intensa campanha contrária do Establishment tupiniquim, ajudada pela participação dos agentes de Langley e de Fort Meade e seus fantoches de Curitiba; que fomentam e ajudam o diversionismo na sociedade brasileira, continua ser protagonista no cenário nacional.

    Claro que a intensa propaganda contrária, ao estilo goebbelsiano (elegendo inimigos únicos, no caso nacional, os “vermelhos”; desenhando no adversário os defeitos que não tem; atingindo a grande massa popular com informações truncadas, “bombardeando-as” com “convicções não provadas”; repetindo as informações com pequeno conjunto de ideias, porém convergentes ao mesmo conceito, o que evidencia a afirmação: “se uma mentira se repete constantemente acaba se tornando verdade”; avolumando informações novas contra a parte a ser atacada, que não possam ser desmentidas em tempo suficiente pelo grupo acusado, confundindo a grande massa que se “enebria” com as novas informações dando pouca atenção as defesas e desmentidos dos “denunciados”; construindo argumentos de várias fontes através de “notícias-experimento” e informações fragmentadas para sondar a opinião geral da população sobre uma possível notícia real; silenciando sobre questões negativas ao “governo de plantão” e escondendo notícias que favoreçam o adversário encarnado; arraigando o conjunto de “ódios e preconceitos tradicionais” e difundindo argumentos que podem estimular atitudes hostis dos interlocutores desinformados; procurando convencer as pessoas sobre um “posicionamento comum”, criando assim a impressão de unanimidade), formulada pela “grande imprensa”  com ajuda dos citados elementos do primeiro parágrafo, acaba “convencendo” ou alienando muitas pessoas.

    O grande “termômetro” será o “cair em si” ou não da população, aceitando ou rejeitando as ações propostas pela direita fortalecida no sufrágio de hoje. A tradição da contraposição popular ao sacrifício que será imposto pelos mandatários eleitos deverá se refletir em 2018. Vamos aguardar os novos acontecimentos. 

  24. União das esquerdas ?!!!!

    Mas se aqui mesmo no blog, deu prá se ter uma idéia dessa UNIÃO.  Agora vão ficar procurando, procurando…. um “bode expiatório ” p/ explicar a derrota do Haddad, nas esquerdas !

    Ora, estamos cheios de saber o pq da derrota dele e de outros petistas (o q aconteceu tb onde moro). A inteligência e boa gestão em SP jamais poderia ser vitoriosa. Hadddad X  PSDB, PMDB, DEM, PPS e alguns nanicos, rede globo, FSP, Estadão, Veja , Época, STF, MPF, Lava Jato e o atual “fazedor “de leis no país e seus procuradores, que só procuram o PT, muito dinheiro e orientações de fora. Só se Haddad fosse um iluminado !

    E eu até me senti feliz por ele ter ficado em 2º. Já imaginaram o Russomano e Marta na frente dele ?

    Ora, ora, “ora direis, ouvindo estrelas”.

    1. A direita foi dividida e ganhou os votos!

      Não são uniões artificiais que ganham eleições, são ações que fazem com que o eleitorado note a diferença.

  25. Se autocrítica ganhasse na política a direita não teria 1% dos v

    Se autocrítica ganhasse na política a direita não teria 1% dos votos.

    No momento da derrota esperada da esquerda vão surgir várias autocríticas sobre a divisão da esquerda ou o que teria de ser feito e não ocorreu. A lógica dos fatos foi inexorável, a esquerda seguindo os passos da direita procurou o máximo possível se municiar de recursos pelos mesmos meios que a direita se municia para fazer um combate de igual para igual com as mesmas armas que durante séculos a direita burguesa se utilizou.

    Não sabem os estrategistas que quando se tem uma guerra assimétrica não se devem aceitar as mesmas armas e as mesmas estratégias que quem tem maior potência de fogo se utiliza.

    O PT conseguiu o governo lutando de bodoque contra fuzis, mas como a situação política era extremamente favorável às forças de oposição o bodoque superou o fuzil. Porém, como viram que não podiam continuar lutando de bodoque procuraram comprar fuzis de segunda mão e num número bem menor de armamentos e com fontes finitas de suprimentos contra um inimigo com possibilidades quase infinitas se partiu para o combate. Deu no que deu, não foram os erros nem os acertos que derrubaram a esquerda brasileira nesta eleição, foi simplesmente à lógica do combate que levou a derrota.

    A esquerda deve ter consciência que nunca pode aceitar as mesmas regras para combater o inimigo, e que não são nos momentos de crise que devem ser redefinidas as posições e alianças.

    Se a esquerda está dividida neste momento, não é nada de notável e inédito, sempre a esquerda está dividida da mesma forma que a direita também está dividida, logo frentes ou ações conjuntas que não sejam para lutar contra o arbítrio e a violação dos direitos individuais, devem ser feitas.

    Ficarmos em autocríticas intermináveis estabelecendo quem é culpado do que é um imenso desgaste e não serve para nada, partidos conservadores jamais fazem autocríticas privadas ou ainda mais públicas, e se a forças progressistas querem crescer de novo devem aparecer cada um com a sua cara para não perder o que se tem de mais valioso, a diversidade.

    O povo brasileiro mais uma vez foi enganado com o discurso da moralidade que foi muitas vezes empregado ad nauseam por amplos setores das forças progressistas, principalmente aqueles setores de origem pequena burguesa. Estes setores tomaram o mesmo veneno que foi utilizado na luta contra a reação e em nenhum momento se contestou quando se preparava as táticas que permitiram a reação, por que se veio adotar as mesmas armas da direita conservadora.

    Os governos progressistas não entenderam o seguinte, se a base operária de alguns partidos não permitiu que a suas lideranças os traíssem, não adianta tentar passar por alguém que é aceito no banquete do poder, pois por mais que apreendam regras de etiqueta, jamais manejarão o garfo e a faca com a mesma destreza de quem apreendeu desde a infância.

    A situação normal da política brasileira é que a cada quinze ou vinte anos abre-se uma pequena janela que permite à proximidade de setores progressistas a parte do poder. Porém esta parte do poder não é total e o que resta serve para rebaixar o status de comensal do banquete a serviçal do mesmo.

    Quando esta janela se abre, as forças progressistas devem tentar desnudar por completo o sistema de poder e não compartilhar com o mesmo parte dele pensando que isto será eterno.

    O povo brasileiro tem a perfeita noção do que é a justiça, do que é a polícia e do que são os empresários, ao verem na mesma mesa seus representantes, tentando comer com a mesma precisão cirúrgica com que a burguesia manuseia os talheres, sente-se alijado do poder. Se um movimento progressista de esquerda assume uma parte do poder, deve e tem obrigação de questionar o resto e não compartilhar da mesma mesa, tanto em sentido figurado como em sentido literal.

    Emprega-se muito a expressão “Para a mulher de Cesar não basta ser honesta, ela tem que parecer honesta”. As forças de esquerda além de ter que ser honesta, coisa que há também fortes derrapadas, tem que parecer honesta para sua base. Compartilhar o poder com seus iguais é uma coisa, com pessoas totalmente diferentes não os torna diferentes para as bases, mas sim para os outros comensais, esses sim percebem as sutilezas e nunca aceitarão a mesa.

    Logo, não é momento de autocrítica ou de frentes, é o momento de seguir em frente com os recursos e com a desunião que sempre existiu, para quando abrir outra janela estejamos pronto para aí reavaliar as estratégias.

  26. Uma chance à Frente

    Durante a ditadura quando políticos de diversos matizes começaram a discutir a criação de uma Frente Ampla, os três líderes – Jango, JK e Lacerda -, morreram em menos de nove meses, em circunstâncias até hoje ainda não esclarecidas totalmente. Era o único caminho capaz de colocar em xeque o poder militar imposto com o golpe de 64. Estamos em 2016 e, novamente, a questão vem à tona. O potencial político de uma Frente que construa uma agenda mínima é, sem dúvida, a única saída para frear o retrocesso, que conta com forças – nacionais e internacionais – de conhecidas, velhas e poderosas dimensões. Não é por acaso que um dos primeiros pontos da agenda golpista é justamente acabar com a Unasul e o Mercosul – a Frente Ampla de nosso Continente. O Uruguai é o maior exemplo de que a Frente Ampla foi exitosa para superar as oligarquias, instaladas há séculos no Poder. Mas, para isso, foi preciso o despojamento, a humildade e a visão histórica. Que as esquerdas desse país chamado de “gigante da América Latina” se inspirem no exemplo da pequena e admirável Repúbllca Oriental do Uruguai.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador