A questão das duas pesquisas do Ibope

Sugerido por Webster Franklin

Do Tijolaço

Por dados do Ibope, Dilma não perdeu popularidade. Pesquisa de hoje é mais antiga que a dos 43%. Aliás, estava pronta quando esta foi publicada
 
Fernando Brito

Primeiro, semana passada, o boato de que a pesquisa Ibope traria uma queda – que não houve – da intenção de voto em Dilma Rousseff.

Seis dias depois, uma “outra” pesquisa do Ibope, estranhamente, capta uma súbita mudança de estado de espírito da população e Dilma (que tinha 43% das intenções de voto na tal pesquisa eleitoral) e registra uma perda de sete pontos percentuais em sua aprovação: curiosamente dos mesmos 43% para 37%…

Puxa, como foi rápida a queda, em apenas seis dias, quase um por cento por dia…

É, meus amigos e amigas, é mais suspeito do que isso.

A pesquisa de intenção de voto, divulgada na sexta-feira, foi registrada no TSE no 14 de março, sob o protocolo BR-00031/2014 , com realização das entrevistas entre os dia 13 e 20/03/14.

Já a de popularidade recebeu o protocolo BR-00053, no dia 21 passado, mas quando já se encontrava concluída, com entrevistas entre os dias 14 e 17.

Reparou?

Quinta feira à tarde, dia 20, uma intensa boataria toma conta do mercado de capitais, dizendo que Dilma perderia pontos numa pesquisa Ibope a ser divulgada no Jornal Nacional.

O estranho é que ninguém tinha contratado, isto é , ninguém pagou por essa pesquisa. Em tese, é claro.

A pesquisa é divulgada sem nenhuma novidade.

Mas, naquele momento, o Ibope já tinha outra (outra, mesmo?) pesquisa, terminada três dias antes e certamente já tabulada.

Vamos acreditar que o Ibope fez duas pesquisas diferentes, com a mesma base amostral e 2002 entrevistas exatamente cada uma…

O boato, portanto, não saiu do nada.

No mínimo veio de dentro do Ibope, que tinha nas mãos duas pesquisas totalmente contraditórias.

Uma, “sem dono”, que dizia que Dilma continuava nadando de braçada.

Outra, encomendada pela CNI de Clésio Andrade, um dos senadores signatários da CPI da Petrobras, apontando uma queda de sete pontos em sua popularidade.

Mas a gente acredita em institutos de pesquisas, não é?

O Ibope teve nas mãos duas pesquisas com a mesma base, realizadas praticamente nos mesmos dias, com resultados totalmente diferentes entre si?

Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.

Aliás, nem devia ser ele, mas o Ministério Público Eleitoral, quem deveria exigir explicações públicas do Ibope, diante destes indícios gravíssimos de – vou ser muito suave, para evitar um processo  – inconsistência estatística.

Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.

Mas não vão fazer: esta é uma nação acoelhada diante das estruturas suspeitíssimas dos institutos de pesquisa.

 

Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pig e suas mentiras

    “Tudo o aqui vamos comentar leva em conta que temos uma mídia de dez famílias que é dona e monopoliza a verdade/mentira no país inteiro e mais desinforma do que informa, e a seu bel prazer”

    O ibope é do pig. O que esperar. Vai ser assim de agora em diante. Mais mentira.

     

    1. Gunter tem razão

      A queda de aprovação é visível.. Isso não tem tanta relação com intenção de voto, pois a oposição é muito fraca e mal articulada. baseada pura e simplesmente em chantagem, achaque e apoio piguiático tentam conquistar o planalto.

      Atribuo a queda ao isolamento em que fica o planalto que, sem uma lei dos medios, fica refém do bombardeio interminável da mídia.

    2. Ser Analfabeto Funcional Não Justifica o Injustificável

      Sugiro a você, Gunter, que leia novamente o texto.

      A pesquisa que coloca Dilma com 43% de intenção de votos é a mesma que lhe dá popularidade de 37%.

      A pergunter que se deve fazer é por que divulgar, num espaço aproximado de uma semana, resultados disparatados de uma mesma pesquisa e como se fosse de uma nova pesquisa? 

      1. Velas e defuntos.

        Vossa Eminência ainda perde tempo com este tipo? Bom, Vossa Eminência sabe mais que eu…mas ainda assim, acho que é vela demais para defunto tão fraco.

  2. O desmembramento da pesquisa

    O desmembramento da pesquisa é pra lá de suspeito; coisa pra ser investigada criminalmente, inclusive; pela cvm, mp, etc.

    Mmas não ficou claro pra mim se os 43% se referem somente à intenções de voto ou também à avalição do governo.

    No primeiro caso anula a tese que estão querendo forçar que é a da “continuidade sem dilma”, ou “mudança sem mudancismo (sic)” – é, depois do “continuidade sem continuísmo” pode-se esperar qualquer coisa desses gênios do marqueting eleitoral da oposição.

    No segundo caso é bem pior.

  3. Blz, mas quando a pesquisa

    Blz, mas quando a pesquisa tem resultados a favor ela é verdadeira quando a pesquisa não é favoravel ela é falsa.

    1. pura verdade, petista não

      pura verdade, petista não gosta de ser contrariado, mas contra fatos não há o que fazer, a eleição da presidenta corre sério risco.. Infelizmente ela é muito muito fraca..VOLTA PRESIDENTE LULA!!!

  4. Vox Populi Vox Dei

    Vamos aguardar a Vox Populi para ver se acompanha o IBOPE, por que a depender de IBOPE e Datafolha a Dilma não chega ao segundo turno. A disputa vai ser entre Campos e Aécio.

    Cadê Voçê Marcos Coimbra!

     

  5. “Se o PT não fosse um poço de

    “Se o PT não fosse um poço de covardia estaria exigindo, como está na lei, os questionários das “duas” pesquisas.” – Demorei para admitir isso, mas não tem mais como cobrir o sol com peneira. Se fosse com o PSDB eles já estariam no mínimo no TSE e até no STF, mas o PT não, dorme em berço esplêndido ou para plagiar o Brito, “acoelhado”.   “Ainda mais porque muito dinheiro mudou de mãos na quinta-feira e hoje, com a especulação na Bolsa.” – A Receita Federal não pode apurar quem se forrou de dinheiro entre o boato e a segunda pesquisa? Tudo tão suspeito que salta aos olhos até de cego. Mais uma vez: se fosse com o PSDB, garanto que já tinha gente na cadeia. ACORDA PT!!!

    1. Na minha opinião, Malú, tem

      Na minha opinião, Malú, tem muita gente dentro do pt, pt, pt que deseja – por acreditar – que um dia venham a ser “aceitos” em salões de “nobres”, onde uma mera divergência pode ser tratada “cavalheirescamente”. São uns Paloccis! Não percebem que são vistos como “penetras”; como aqueles que “usurparam” algo que era “deles”.

    2. Malu, como vc fico numa

      Malu, como vc fico numa indignação total. Infelizmente no PT não há ninguém capaz de fazer o que fazem os Cara de Pau do PSDB, que entopem todas as instâncias com seus pedidos . Não  sentem nenhum pejo em criticar até a cor do vestido da Presidenta, o hotel onde fica e o restaurante onde vai. A coisa é séria agora  e o PT não percebe. As vezes sinto vontade de torcer pela oposição, pois o PT desaprendeu de lutar. Se houvesse apenas um candidato que merecesse, eu até votaria nele.

    3. Indignação contida

      Queremos um PT e um Governo de cara limpa e valente; de punho em alto; que erre pelo desejo de acertar e não por conduta errada.

      Estamos com vontade de sair na rua para declarar o nosso apoio, de dar o troco ao PIG e ao STF. A gente quer se indignar contra toda esta sequência de arbitrariedades, mas sempre tem alguém do nosso time que compromete e que freia este impulso. A toda hora, alguma pessoa ou político ligado ao Governo ou ao PT parece conspirar (embora involuntariamente, na maioria das vezes) contra todo esse desejo preso nas nossas gargantas. São muitos os casos de negligencia, prevaricação ou de “senilidade irresponsável” de alguns políticos do PT, que acho desnecessário aqui citar. O PT estourou o seu direito de errar.

  6. E a CVM, não fará nada?

    Pois é, a se eixte suspeita de manipulação dos resultados da pesquisa ou da estratégia de divulgação, não caberia uma investigação da CVM? A Bolsa chacoalhou barbaridade por obra da empresa dirigida pelo sernhor Montenegro.

     

  7. Uma peça publicitária

    Nada mais que isso, a tal pesquisa foi recortada somente na parte que interessa a campanha eleitora anti-Dilma, nem as intenções de voto o JN publicou mas apenas a “simpatia pessoal de Dilma”,,,,sei

    O Ministério Público Eleitoral exite prá que mesmo

  8. A questão é muito simples: o

    A questão é muito simples: o IBOPE é otimo quando o PT está lá em cima e é PESSIMO quando o PT cai, não é simples?

    1. Não animal! A questão é que

      Não animal! A questão é que estão fraudando uma pesquisa nas suas fuças e vc fica preocupado em rosnar para os petistas. Simples assim.

       

      1. Fraude é com o GLOBOPE do

        Fraude é com o GLOBOPE do Montenegro que cravou em 2009 que Lula não faria seu sucessor em entrevita a Vjea esgoto cachoeira demostenes. Tudo baseado em dados cientificos do seu isntituto d epesquisas. 

        http://veja.abril.com.br/260809/lula-nao-fara-sucessor-p-072.shtml

        Carlos Augusto Montenegro é um dos mais experientes analistas do cenário político nacional. Presidente do Ibope, empresa que virou sinônimo de pesquisa de opinião pública no Brasil, ele acompanhou com lupa todas as eleições realizadas no país desde a volta à democracia, em 1985. Agora, faltando pouco mais de um ano para a sucessão presidencial, Montenegro faz uma análise que o consagrará se acertar. Se errar? Bem, dará às pessoas o direito de igualarem seu ofício às brumas da especulação. Em entrevista ao editor Alexandre Oltramari, Montenegro aposta que o governo, apesar da imensa popularidade do presidente Lula, não conseguirá fazer o sucessor – no caso, a ministra Dilma Rousseff. Também afirma que o PT está em processo de decomposição.

    2. Sua análise é simplista

      Sua análise é simplista demais, o IBOPE nunca foi sério, e isto não é novidade. O “seu” Montenegro produz os numeros que o cliente desejar, o desespero da oposição é tão grande que fica claro o tanto de MARACUTAIAS que eles promovem para tentar ludibriar a opinião pública. O IBOPE nunca foi um istituto de  respeito e muito menos confiavel, v amos aguardar outras pesquisas de institutos que não COMAM TANTO NAS MAÕS DAS 4 FAMILIAS. qUE OCÊ ACHA????

    3. Para Record….o Ibope também

      Para Record….o Ibope também foi péssimo quando a mesma decidiu fazer matéria mostrando as fraudes do instituto….o Domingo Espetacular caiu horrores no dia que a Record liberou a matéria……óh céus….que coisa esquisita!!

  9. São indicadores diferentes

    Na verdade são dois indicadores diferentes. A intenção de voto é uma coisa, outra é a aceitação do governo Dilma. Esta não indica necessariamente queda da intenção de voto. Lembro-me disso, isto é, a disparidade entre os dois indicadores no passado.

    Outra questão é a pesquisa ter sido registrada depois de sua conclusão, e outra ainda, o vazamento que mexeu com os índices da bolsa. Estas são para desconfiar, principalmente a segunda.

  10. é tão difícil de entender que

    é tão difícil de entender que as pessoas estão votando na Dilma mesmo não gostando muito do governo dela? São os mesmos comentaristas que se regojizam (com razão!) de que a atual oposição é um lixo. O povo também sabe disso, mas parece que esse mesmo povo também não anda muito animado com os rumos atuais, simplesmente não ve ninguém capaz de resolver a parada. Onde é que vocês estavam em Junho do ano passado? Talvez na mesma galáxia que o governo, que até agora não entendeu nada e segue com o rabo preso à governabilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador