A vingança estruturalista, por Rodrigo Medeiros

 

Sob o título “A vingança dos estruturalistas: o atlas da complexidade econômica como breakthrough empírico que faltava a Hirschman, Nurkse, Rosestein-Rodan, Singer, Lewis, Myrdal, Prebisch e Furtado” (clique aqui), o economista Paulo Gala (FGV-EESP) nos brinda com uma instigante análise sobre produtividade e desenvolvimento socioeconômico.

O índice de complexidade econômica (ECI, em inglês), construído por Hausmann e outros nos ajuda a confiirmar os aspectos centrais das teses estruturallistas. O atlas da complexidade aponta para o fato de que países ricos se especializam em mercados de competição imperfeita e países pobres em mercados de competição perfeita, algo que Krugman também havia detectado.

Para um país que se encontra em um momento de rediscutir o seu processo de desenvolvimento, como é o caso do Brasil, creio que o atlas em questão merece ser apreciado e debatido. Segundo Gala, “a produtividade da economia não depende dos indivíduos, é algo sistêmico. Trabalhadores inseridos em setores tecnologicamente sofisticados serão produtivos devido às características intrínsecas do setor e não a dos trabalhadores”.

A produtividade é setor-específica e não trabalhador-específica. Portanto, ainda de acordo com Gala, “produzir castanhas de caju ou chips de computador, carros ou sapatos, bananas ou computadores faz diferença”. Para acessar o ranking do ECI, clique aqui. As explicações sobre a composição do índice encontram-se no glossário do atlas.

Rodrigo Medeiros é professor do Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo)

Rodrigo Medeiros

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas não se esqueça da conjuntura financeira internacional

    Hoje por exemplo, está ocorrendo uma corrida mundial de nações repatriando o ouro físico que possuem e estão em depósitos estrangeiros.

    Os tempos são de desconfiança e cautela, assim não basta armar o país para fornecer bons empregos, com alta remuneração para a criação de portentoso mercado interno que sustente exportações sofisticadas, é preciso se previnir contra os urubus que têm sus garras sobre o Brasil, assim, ações em vários fronts são necessárias simultâneamente para garantir avanços sociais e economicos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador