A zoologia do golpismo, por Jorge Rebolla

Por Jorge Rebolla

A zoologia do golpismo

A fauna não é muito diversificada. Vendo a tendência das notícias, as declarações das excrescências políticas, os artigos dos jornalistas de aluguel e os comentários dos seus textos e falas encontro basicamente três tipos: rapinantes, necrófagos e coprófagos.

É muito fácil identificar cada um deles. Os líderes políticos e empresariais do golpe, principalmente os donos dos meios de comunicação, são em geral rapinantes. Estão sobrevoando suas vítimas prontos para atacarem. Defendem o chamado Estado mínimo, também conhecido como lei das selvas ou cada um por si. Querem se alimentar da carne dos mais fracos, isto é, seus poucos direitos sociais e garantias trabalhistas.

Logo abaixo bestas que devoram os que caem. Possuem bocas infectas que provocam graves danos as vítimas quando atacadas, mesmo que consigam escapar. Em geral são encontrados nos antiprofissionais da imprensa e nos autointitulados movimentos anticorrupção. Outro tipo de necrófago age às vezes em conjunto com estes, são aqueles que preferem o pesadelo do Bolsonaro assumindo como Pinochet, são os olavetes, as crias do Olavo de Carvalho.

O último e mais comum exemplar da fauna golpista são os coprófagos, aqueles que se alimentam dos excrementos dos outros dois grupos. São numerosos e infestam todos os ambientes, regurgitam o excesso do que ingeriram nos campos de comentários.

Não adianta tentar encontrar dentre eles alguma águia, leão ou tigre. Nada disto, são todos seres repugnantes: abutres, hienas, besouros. Provocam asco e não temor. 

Escrevo este texto após, apenas hoje, ver Janaína Paschoal, a possuída do golpe, em ação. Encontrar os trezentos citados pelo Lula no twitter do tal mbl sendo tratados como heróis. Ler os comentários em apoio ao Eduardo Cunha por dizer que descumprirá a liminar do ministro Marco Aurélio e a defesa de Michel Temer na presidência protagonizada pelos movimentos “anticorrupção”.  

Eles agem em conjunto. Os chefes e os seus empregados por prestígio, dinheiro ou poder. Quem acredita que os donos da Globo são movidos por interesse público? Que Michel Temer e Eduardo Cunha trabalham pelo bem do Brasil? Que Gilmar Mendes encarna o espírito da lei? Que Kim Kataguri, Marcelo Reis e Rogério Chequer são idealistas? Que Merval Pereira e Reinaldo Azevedo falam a verdade? Eu não acredito!

Tenho profundas discordâncias com o petismo. Principalmente nas questões morais e culturais. Sejam elas como deve se estruturar uma família ou quando começa a vida humana, porém tucanos e liberais nestes aspectos seguem a mesma ideologia do PT. Muitos que se dizem conservadores também lavam as mãos a este respeito. Para mim elas são fundamentais, muito mais que a propriedade privada ou a livre iniciativa.

Em relação aos golpistas que pensam como eu nas questões fundamentais minhas divergências são outras. Dizem respeito aos direitos sociais e ao papel do Brasil no mundo. Não quero um país com a prevalência do mais forte economicamente ou subalterno nas relações internacionais.

A corrupção é uma coisa séria, mas nem de longe a mais importante para os brasileiros. Toda a energia gasta na insana busca pelo impedimento de Dilma Rousseff, com as graves consequências econômicas que estão afetando a maioria, talvez resolvesse em grande parte a violência urbana. Dois ou três milhões marchando pelas ruas e em constante mobilização forçariam o governo federal e os estaduais a buscarem juntos programas para diminuírem os 70.000 homicídios anuais. Quase todos cometidos nos bairros mais pobres. O mesmo para o atendimento na rede pública de saúde ou de educação. Em relação ao orçamento federal as propinas mal chegam a troco, existem gastos inúteis que consomem muitos mais recursos e não serão extintos. Punam-se os realmente culpados pelos roubos, mas dentro das leis e da ordem democrática.

Enquanto assuntos mais sérios são abandonados, milhões preocupam-se apenas com a ideia fixa da corrupção. Das classes mais altas devido aos preconceitos inerentes à origem, a própria e dos que para eles são inimigos e devem ser exterminados. Em relação aos pobres e aos que ascenderam à classe média no governo Lula é mais complicado, afinal engrossam a marcha dos seus adversários naturais e sequer pensam sobre as medidas já definidas para um futuro e incerto governo de Michel Temer, todas contra eles mesmos. Pior ainda, estão apoiando os que já se beneficiavam dos mesmos esquemas corruptos antes do PT chegar ao poder, permaneceram dentro deles durante e após a posse terão todos os instrumentos para afastarem de si as punições. Querem entregar as galinhas para as raposas cuidarem.

Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. RESUMO DO GOLPE
    @skafoficial
    RESUMO DO GOLPE
    @skafoficial escondeu seu Pato plagiado.
    @MichelTemer @Rede45 @RedeGlobo @CIA se colocaram nas mãos de uma advogada Patsa.

  2. CUCO

    No “zoo” do golpe podemos inserir também o passarinho “cuco” ( que no Brasil, conhecemos apenas pelos relógios), como me explicou um motorista de táxi em Lisboa há poucos dias. Ele, ávido leitor de jornais, apelidou o PMDB de cuco por ser um pássaro parasita, aquele que não constrói o próprio ninho e usa os ninhos alheios. Muito mais lúcido e bem-informado do que muitos brasileiros que preferem o “chupim” ( essa analogia é minha) no poder, desde que signifique derrubar a presidente Dilma. Fiquei de cara com o taxista português, ó pá!

  3. A zoologia do golpismo

    Se você responder sim a qualquer uma das perguntas abaixo, você precisa de tratamento.

    Você acredita que:

    Os donos da Globo são movidos por interesse público?

    Que Michel Temer e Eduardo Cunha trabalham pelo bem do Brasil?

     Que Gilmar Mendes encarna o espírito da lei?

    Que Kim Kataguri, Marcelo Reis e Rogério  Chequer são idealistas?

    Que Merval Pereira e Reinaldo Azevedo falam a verdade? 

    1. tem gente que vai responder sim

      Francisco Lopes…….tem um tal Aliança Liberal que vai responder de prontidão, SIM, para todas as questões.

      1. Discordo!
        Creio que nem o

        Discordo!

        Creio que nem o Alicanca Liberal se atraveria a defender essa turma.

        Ele pode ser de orientacao direitista, mas acredito que nao deva se alinhar com esses abutres que devoram o pais.

  4. Complementando, com a devida vênia

    Existem também os vírus emergentes e oportunistas.

    Necrófagos e coprófagos que aspirem a se tornar rapinantes podem ser vírus emergentes.

    Mas o vírus oportunista profissional é aquele que sempre se manifesta quando a ocasião se lhe mostra oportuna. Marina e Cristovam, por exemplo.

  5. “Em relação aos golpistas que

    “Em relação aos golpistas que pensam como eu nas questões fundamentais minhas divergências são outras. Dizem respeito aos direitos sociais e ao papel do Brasil no mundo. Não quero um país com a prevalência do mais forte economicamente ou subalterno nas relações internacionais.”

      Este esquerdista aqui pensa EXATAMENTE igual a você nessas linhas. Esquerdista sim, e PATRIOTA, e NACIONALISTA. Minha bandeira TAMBÉM é a brasileira, e os sacripantas NÃO IRÃO ROUBÁ-LA DE MIM.

  6. a zoologia do golpismo

    Não diminuamos a insatisfação do povo. Não é culpa deste ou aquele político, Ou este ou outro partido. Não é possível um país que não protege seus cidadãos, sua economia, seus interesses. Não existe mais a possibilidade de se governar para certos grupos politicamente bem representados.  Exemplifico, não é pssível bater no agronegócio que gera metade da riqueza nacional para agradar ambientalistas. Ou se busca apoio em Katia Abreu ou em Marina Silva. Não continuemos com discussões rasas. O país inteiro quer que o governo gaste bem seus impostos com políticas públicas.  Mas que não sejam asfixiados por esta cobrança. Se tudo estivesse bem, milhões não sairiam às ruas. Desculpas medíocres levaram Jango até o final do seu mandato, mas existia possibilidade de eleições em 1964?  Repetir a história ou evoluir. Como será construída esta nova etapa do Brasil?

  7. Quem se opõe à corrupção é quem paga impostos

    O eleitorado brasileiro sempre elegeu e reelegeu políticos sabidamente corruptos porque a maioria dos eleitores é pobre o suficiente para ser isento de impostos, ou vive na informalidade, então não se sente pessoalmente lesada ao saber que o fulano roubou. Quem se sente lesada é a classe média pagadora de impostos, mas a classe média é minoria e não decide eleição.

    Entretanto, o aumento da classe média nos últimos anos, muito alardeado pelos petistas, pode ter mesmo alguma coisa a ver com a crescente intolerância que o brasileiro médio tem demonstrado quanto à corrupção. Não adianta bravatear que a corrupção não é o problema maior do brasileiro, ou que só a elite está insatisfeita como o governo: muitos cidadãos comuns de condição social modesta estão, sim, contra o governo e a favor das investigações. Eu já venho reparando isso desde as manifestações de 2013: embora os manifestantes não fossem todos “coxinhas” como agora, chamou-me a atenção o aspecto de seu nível social um pouco mais favorecido que a média. Diz o ditado, o populista gosta tanto de pobres que vive a produzi-los em larga escala. Faz sentido, pois o populismo só viceja onde há grande quantidade de pobres que veem no governo um provedor e não se importam em saber de onde vem o dinheiro do governo. O populismo, portanto, só se sustenta dentro de uma estreita margem de manobra: deve beneficiar os pobres, mas não de menos, ou eles não ficarão satisfeitos, nem demais, ou eles passarão à classe média e começarão a questionar o tratamento dado a seus impostos, tornando-se críticos à corrupção. Acredito que o PT acabou saindo um pouco fora desta margem.

    Não sei o que vai acontecer daqui por diante, nem se haverá ou não impeachment, mas estou certo de que independente de qual partido vai assumir o governo no futuro, o velho desenvolvimentismo que vem desde os anos Vargas baseado na troca de favores entre governo e empreiteiros não é mais admissível com a nova intolerância à corrupção que o país tem demonstrado. Outro modelo econômico terá que ser constituído.

  8. É a realidade

    A direita nacionalista, anti entreguismo, que respeita os direitos sociais, e quer construir uma sociedade sólida, uma nacão potente, um Brasil respeitado e influente globalmente, deveria se unir à esquerda equivalente nestes pontos, numa agenda diria não mínima, mas média, forte, numa aliança estratégica nestes pontos, e isolar os radicais, os incendiários, os antipatrióticos, entreguistas, adeptos do cada um por si, e que o povo se f…, enfim, dar estabilidade e base para os muitos anos de crescimento e desenvolvimento de que precisamos. O Brasil pode tranquilamente, tendo apoio interno suficiente, alcançar a renda per capta de Portugal, que é o primeiro degrau do 1° Mundo. Nossa renda per capta hoje é de cerca de 11 mil dólares. Portugal em torno de 20 mil dólares. Se alcançarmos isso, teremos uma classe média e um mercado interno potentíssimos. E quase o PIB do Japão, superando Reino Unido, França e Alemanha, ou seja, todas as Potências Européias.

    Por que não?

    1. Direita q respeita direitos sociais? Existe onde?

      Direita nacionalista até existe. Direita que respeita direitos sociais e trabalhistas está para nascer…

      1. Direitos trabalhistas

        Getúlio Vargas era um caudilho conservador. E popular. Lutou pelos de baixo e pela soberania, desenvolvimento e grandeza do Brasil.

  9. Rebolla,
    Sou um veterinário frustrado. A observação do mundo natural é um instrumento valioso para análises e associações. Teu texto traz a pertinência da perfeita observação.

    Aos grandes predadores e carniceiros das savanas africanas poderias também ter associado vários dos “personagens” em tela estes dias. Sangue, vísceras e lições importantes para todos nós tingem de vermelho as planícies e as rotas migratórias. Saberemos “lê-las”?

    A ver que espécies sobreviverão a esta grande seca que desequilibra o ambiente e faz proliferar espécies, pragas, a acentuar exponencialmente o desequilíbrio, num círculo vicioso e destruidor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador