AGU, o Ministro certinho no lugar errado

Até agora tinham-se duas áreas na defesa jurídica do governo e do Estado: o Ministério da Justiça e a Advocacia Geral da União (AGU).

Em algumas das principais batalhas para a preservação da economia, como a da Lei da Leniência, a batalha ficou exclusivamente por conta do Advogado Geral Luis Inácio Adams. Cardozo não enfrentou um desafio sequer. Eximiu-se até em episódios sem nenhuma implicação política, como o golpe da TelexFree. Não enfrentou a questão dos indígenas. Não teve pulso para lutar pela Polícia Federal, quando foi abandonado o programa de modernização, nem contra a PF, quando esta levou os freios aos dentes. Ameaçou implementar um programa piloto apenas – em Maceió, seguindo a fórmula da Secretaria de Segurança de Eduardo Campos. E abandonou quando a presidente Dilma Rousseff desqualificou o programa dizendo que segurança era questão de polícia, e não de políticas multidisciplinares.

Agora se tem um dos grandes desafios, que é a implementação da Lei da Leniência, fundamental para se ter alguma chance de recuperar a economia. E batalhas diárias com o TCU (Tribunal de Contas da União), uma organização composta por quadros técnicos competentes, exigindo uma conversa técnica permanente e a coragem do enfrentamento quando exorbitam de suas funções.

E Dilma coloca Cardozo como titular da AGU.

Cardozo é dotado de inúmeras virtudes pessoais e cívicas. É civilizado, inteligente, dizem que um jurista de respeito, tem amplo diálogo com a oposição e com os jornais.

Poderia ocupar um cargo no Palácio que aproveitasse seus predicados.

Nunca na AGU, ainda mais neste momento.

Luis Nassif

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Freud explicaria?

    Era o que eu estava pensando. Sai o Cardozo da Justiça e coloca na AGU num momento crucial como esse? Mas porque a presidente Dilma da tanto tiro no pé?

      1. ….prepotente e sem espelho

        ….prepotente e sem espelho ou não teria passado a rasteira em Lula durante todo o primeiro governo. Agarrada como um chiclete velho  ao poder.

        Qdo sair do Governo. Tenho até medo da reação dela qdo olhar de fora o Qto foi usada como uma abobalhada.

    1. Isolamento e insegurança

      Isolamento social, fragilidade emocional. Dilma não tem convívio social com ninguém, quando não tem agenda enfurna-se no Palácio do Planalto nos finais de semana, sozinha, quando muito sai para pedalar escoltada pela segurança. Nada além disso. Lula usava a Granja do Torto para festas, churrascadas de fim de semana, festas juninas, peladas de futebol, sempre cercado de ministros e amigos. Dilma não conversa com ministros, recebe em audiência. É dependente emocionalmente do pequeno grupo formado pelo Mercadante e Zé Cardozo. 

      1. porque eela é traíra

        usou o lula para eleger-se e mantém esse cardoso lá para destruir a obra do ex-presidente.

        primeiro, traiu 54 milhões de eleitores. trair o lula depois foi café pequeno.

    1. Porque não é

      Não parece porque não é. Trata-se de um quinta coluna.

      Cheguei a pensar que era um incompetente, depois um inerme, depois só podia explicar suas atitudes se ele fosse um bosta completo, mas agora tenho certeza que é muito esperto e ativo, para sabotar o governo e o projeto petista de inclusão social e vender-se para a direita neoliberal.

      Trata-se de um quinta coluna instalado no governo.

       

      1. Zé Cardoso = Marta suplicy

        O Zé Cardoso é a encarnação da Marta Suplicy.  Acho melhor tirarmos o sobrenome desta senhora. Que tal chamá-la de Marta Suplício.

      2. Zé Cardoso = Marta suplicy

        O Zé Cardoso é a encarnação da Marta Suplicy.  Acho melhor tirarmos o sobrenome desta senhora. Que tal chamá-la de Marta Suplício.

  2. Exatamente o que pensei. A

    Exatamente o que pensei. A AGU mesmo perdendo algumas batalhas como a reprovação das contas no TCU fez o dever de casa e deixou aberto a possibilidade de reverter no congresso.

    Agora o Cardozo vai cuidar da defesa do governo em várias frente, principalmente no TSE, é temeroso. 

    Mas o importante dizer é que ele foi rebaixado e isso é bom. Porque se for analisar o que ele fez como ministro. Tirando a paralizia diante da PF no caso da lava jato ele não produziu nada,

    A questão da segurança mesmo sendo competência dos estados poderia ser coordenado pelo ministério da justiça, foi inclusive promessa de campanha de Dilma. Porque Dilma tem baixa aprovação é culpa da segurança que esta ruim, não importa se a culpa é do PSDB em SP, do PMDB no RJ, mas Dilma foi eleita para melhorar isso.

  3. “TCU (Tribunal de Contas da

    “TCU (Tribunal de Contas da União) uma organização composta por quadros técnicos competentes”- sendo competentes, a indicação pela reprovação das contas da presidanta foi correta e técnica?

  4. Resumo sensato e perfeito
    A
    Resumo sensato e perfeito

    A sociedade perde muito com a saída de Adams e a entrada de Cardoso.

    É inacreditável o remanejamento de Cardoso depois de tanta omissão, erros e trapalhadas.

    O preço será alto.

      1. Carlos, leia o post que vc entende porquê a sociedade perde
        “Até agora tinham-se duas áreas na defesa jurídica do governo e do Estado: o Ministério da Justiça e a Advocacia Geral da União (AGU).
        Em algumas das principais batalhas para a preservação da economia, como a da Lei da Leniência, a batalha ficou exclusivamente por conta do Advogado Geral Luis Inácio Adams… “

        1. Prezado Assis
          É um prazer

          Prezado Assis

          É um prazer te-lo de volta por aqui.

          Alguém parou pra pensar que o ministro estava seguindo uma pauta, “tipo seja republicano”?

          Não gosto do governo Dilma, mas ela tem deixado as oligarquias em pavorosa com essa história de combate a corrupção. Mais da metade de sua base “alienada” foi pega nesse “adrede” chamado lava jato!

          E agora esta sobrando para oposição e para toda corja de grandes empresários que cooptam os politicos para representa-los no governo e parlamento.

          Que a mulher é miope em politica, sabemos desde que ela foi colocada lá, mas “aparentemente” é honesta, por isso talvez ela fique até o final de mandato, onde supostamente removerá algumas ervas daninhas que solapam o Estado Brasileiro.

          Abração.

          1. Mário, grande irmão.
            O
            Mário, grande irmão.

            O problema é que o governo está parado, manietado pautado.

            Com isso tem perdido eleitores, deixando de realizar ações de desenvolvimento, e dando musculatura às oposições.

  5. Dilma, a Temerária

    Dilma Vana Rousseff  é uma nulidade política. Nunca teve história política, apesar de ter tido todas as chances em sua carreira para tal. Preferiu sempre ser a técnica durona. Ou talvez não tenha tido escolha. Assim como Joaquim Barbosa,  o negro, Dilma Roussef, a mulher, ocupou a máxima instância de um poder pelas cotas. E eu sou favorável às cotas na universidade e outras, mas para essa função única, o nosso Lula fez sim uma outra escolha temerária. Dilma não tem a veia política de uma Angela Merkel ou uma Hillary Rodham Clinton, não importa a inclinação política, mas essas duas são animais políticos com instintos plenos. Lula deveria ter sido o candidato em 2014. A herança bendita que Lula deixou foi totalmente dilapidada. Não sobrou quase nada. Mais três anos de inépcia política, e o PT não vai mais precisar ser cassado.

  6. Não se pode mais alegar

    Não se pode mais alegar inocência da Dilma em relação a esse cara: ela agiu de forma consciente, mantendo-o mesmo com toda a insubordinação da PF desde 2014, e age agora, mandando o cara para AGU mesmo depois de todas as trapalhadas. Dilma dá sinais claros de querer se afastar do PT e tentar manter sua biografia imaculada. Está mais preocupada consigo do que com o país. O Brasil está pagando caro pela falta de tino político da Presidenta.

    1. “Dilma dá sinais claros de

      “Dilma dá sinais claros de querer se afastar do PT e tentar manter sua biografia imaculada.”

      Não está adiantando nada. A maioria a considera mais uma ladra petista.

      Isto quando não a mandam ir tomar n- –.

  7. De onde menos se espera é que não sai nada de bom mesmo

    Estou quase torcendo para o TSE vencer a disputa, tirar este governo morimbundo e convocar novas eleições.

    Porque estou quase me convencendo de que o desastre para o Barsil e para a esquerda será menor com eleições antecipadas.

    A incapacidade da Dilma entender o papel de um Presidente ficará para a história.

     

     

  8. Cardoso foi o melhor ministro

    Cardoso foi o melhor ministro tucano do governo Dilma. Agora na AGU, só falta seguir os passos do Gilmar Mendes e ser indicado quando abrir a próxima vaga no STF.

        1. Maria Luísa
          Dando um rolezinho.

          É bom estar de volta com os colegas de blog

          O ruim é estar escrevendo e postando de celular.

          Um forte abraço

  9. O tamanho do amor da direita

    O tamanho do amor da direita política e midiática pelo ministro Zé já seria suficiente para mandar essse sujeito para qualquer lugar menos para dentro do governo.

    Dilma, na sua santa ingenuidade, o quer por perto, acredito que veja nele uma espécie de perseguido que ela com sua intuição de mãe quer proteger.

    Desculpe mas é a única justificativa para manter um tipo inútil e traíra por perto que me ocorreu…. pode ser a famosa síndrome de estocolmo que Dilma não conseguiu curar, sei lá. 

  10. Dilma e sua inesgotável

    Dilma e sua inesgotável capacidade de escolher as pessoas erradas para os cargos errados e na hora errada. Ter esse toque de midas às avessas é pra poucos. Se arrependimento matasse, Lula já estava mortinho da silva agora -rs

  11. O ex procurador Luis Inácio

    O ex procurador Luis Inácio Adams, além de discreto, sempre me pareceu fiel e aguerrido na defesa dos interesses da União… já esse Cardoso, apesar de discreto, sempre foi leniente para com os interesses da União…

  12. Só queria saber por que a  PF

    Só queria saber por que a  PF e a oposição choram tanto por causa do Cardozo. Qual é o medo da PF? Se tem feito tudo como manda o figurino, qual é o medo da troca de ministros? Pôxa, precisou trocar o ministro para saber por quem os sinos da PF e da oposição dobram. Essa choradeira já encheu!

  13. Ministério do Meio Ambiente ou dos Transportes

    Sugiro o nome da Cardozo para o Ministério dos Transportes: é onde os cones de trânsito têm mais utilidade. Ou do Meio Ambiente: quem gosta tanto de tucanos e traíras…

  14. O que tinha que vazar não vazou.

    Cardozo tinha sim que participar do planejamento de investigações da PF.

    Se a PF acha que não precisa investigar helicóptero com meia tonelada de cocaína nas terras do deputado Parrela e investigar um menor e dois contrabandistas com  meio quilo de maconha, 4 pinos de cocaína, R$ 1.122 reais em dinheiro e 241 maços de cigarros (http://www.olimpia24horas.com.br/noticias/tres-em-um—pm-flagra-drogas-e-cigarros–prende-dois-no-trafico-e-pastor-por-contrabando/3/4403) é problema do ministro sim.

    Se a PF acha que não precisa investigar os donos da mansão que invadiu ilegalmente 1.000 m2 de Mata Atlântica em Paraty em nome de uma fabricante de empresa offshores remetentes de dinheiro não declarado para o exterior – inclusive para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso remeter para a Espanha – e investigar o apartamento no Guarujá do ex-presidente Lula porque hipoteticamente teria sido um presente de uma Construtora, é problema do Ministro da Justiça sim.

    O que tinha que ter sido vazado eram quais os critérios que a PF adotou para abandonar uns casos e priorizar outros. E isso ficou no sigilo absoluto.

    Estão falando em tirar a autonomia porque sabem que isso mexe com os sentimentos de liberdade da esquerda. Mas não se trata de tirar a autonomia, até porque nem se sabe aonde a PF e a Lavajato querem chegar. E só se pode tirar a autonomia de alguém quando se põe obstáculo no alcance de seus objetivo.

    O que Cardozo tinha que ter feito, era exigir que a PF (e a Lavajato) apresentassem seus objetivos, critérios e plano de investigação e de aplicação do dinheiro público. 

    É assim que se gere o orçamento de uma instituição que nada mais tem do que o nosso dinheiro. O nosso honesto dinheiro suadinho.

      1. PF hoje investiga o que quer,

        PF hoje investiga o que quer, a verdade é essa, querendo ou não cabia a ele fazer o contra peso na PF, deixou o barco correr e ferrou tudo e foi premiado com uma promoção

    1. Perfeito
      Sei comentário foi perfeito. Não se trata de descumprir a lei mas de Cumprir suas Funções Institucionais. Omissão também é crime.

  15. Não merece elogios

    Cardozo não é de briga. Um “yes man”. Se saiu é porque ficou com medo daquilo para o qual foi solicitado. E se ficou com medo é porque sabe que existem coisas ocultas que se forem reveladas vai sobrar castigo para meio mundo. É o bombeiro que em caso de incendio é o primeiro a correr.

  16. Milagre

    Olha, esse governo ridículo, incompetente sem noção só não caiu por milagre. Acho que quando a Dilma acorda, Ela pensa: hoje farei de tudo pra errar mais do que ontem e assim sucessivamente.

  17. Quer saber, deem um jeito de

    Quer saber, deem um jeito de convocarem novas eleições. Melhor correr o risco de termos um Aecio do que ter que que ouvir essa mulher falar e fazer besteira. Não aguento mais receber videos de amigos com as falas dela e não ter como defender. Não dá mais pra defender essa mulher. Continuo ainda louco pra saber que poha Lula viu nessa mulher e como eu votei duas vezes nessa doida.

    1. Talvez vc tenha uma bolha no

      Talvez vc tenha uma bolha no lugar do cérebro…Quando ela estourar, aí vai sobrar espaço pra ocupar com as propagandas mentirosas da direita facistoide desse País e, poder passar o resto da vida sonhando em ficar rico.  Senão, não vai fazer sentido ser direitista.

       

  18. Dica do Chico Buarque

    Cardozo é o candidato ideal para o desejado ministério do Vai Dar Merda. Não exatamente pelos motivos que Chico Buarque deu para criação de tal ministério, mas porque seja para onde Cardozo for, vai dar merda.

  19. Outro erro crasso

    A AGU era uma das poucas ilhas de competência do governo com Luís Adams, agora a presidência fica completamente vulnerável com sua ausência e, mais grave, com sua substituição pelo zé cardozo, um inepto, incompetente e omisso comprovado pela sua catastrófica passagem pelo MJ. Sua análise é perfeita.

  20. Eata é mais uma demonstração

    Esta é mais uma demonstração de que a Presidenta Dilma é realmente uma personalidade difícil.

    Evidentemente ela sabe do enorme desgaste de José Eduardo Cardozo entre os que defendem seu mandato, seus eleitores, petistas militantes ou não.

    Ela sabe que grande parte das dificuldades pelas quais passa Lula são derivadas da inação, da falta de comando e da leniência do antigo ministro da justiça.

    Ela sabe que esta inação provocou imensa irritação dos seus eleitores e dos petistas, pois Lula é um ícone.

    Pois bem, o que a Presidenta faz?

    Para demonstrar que manda e que não se dobrará nem mesmo para os que defendem seu mandato nas ruas e nas redes, coloca José Eduardo Cardozo na AGU.

    Estivessemos em tempos mansos, nenhum problema.

    Mas hoje na AGU deve estar alguém combativo, altivo, respeitado e que peite o MPF e a mídia troglodita que querem destruir as empresas nacionais, para em terra arrasada, com PIB a menos 4 novamente,  eleger algum tucano.

    Ora, o que deseja Dilma em seu desrespeito absoluto aos que lhe apóiam ou, igualmente, aos que lutam democraticamente para que cumpra seu mandato até o fim, hein?

    Está difícil a cada dia continuar defendendo-a diante de tão clamorosa insensibilidade política, estratégica e popular.

    Aos poucos só restará aos seus eleitores defender o cumprimento da Constituição e nada mais.

     

     

     

  21. E seria possível a Dilma

    E seria possível a Dilma acertar alguma coisa? Mas nunca. Cansei de defender a Dilma. E essa altura, depois  de tantas perdas, posso afirmar com convicção, com certeza absoluta de que se eleito fosse Aecio, o PSDB e os neoliberais não teriam ganho tantos louros e vitórias. A Dilma this is spy 

  22. E seria possível a Dilma

    E seria possível a Dilma acertar alguma coisa? Mas nunca. Cansei de defender a Dilma. E essa altura, depois  de tantas perdas, posso afirmar com convicção, com certeza absoluta de que se eleito fosse Aecio, o PSDB e os neoliberais não teriam ganho tantos louros e vitórias. A Dilma this is spy 

  23. E depois de emputecer de

    E depois de emputecer de raiva os servidores do Judiciário, com o arrocho salarial para os concursados, enquanto vinha 25% de aumento para os comissionados e ocupantes de função de confiança – a ponto de terem votado a desfiliação do sindicato da CUT, e votado moção de repúdio ao um dirigente petista do RJ. Depois de cutucar a PF e o MPF com vara curta na Satiagraha. Agora o governo federal conseguiu arrumar confusão com nada menos que a AGU. Que tem a função constitucional de defender juridicamente tudo o que o governo decidir politicamente e que não seja ilegal. Que tipo de gente provoca o próprio advogado?

    Ou o PT volta para os bancos escolares e aprende separar cargos de governo das carreiras de estado, ou essa crise vai até o fim do século. A essa altura já não fico triste pela derrocada de um projeto de esquerda, nem sinto dó do grupo que compõe o PT. Só torço para essa agonia acabar logo, e a esquerda ressurgir em outro lugar com as novas lideranças que estão escondidas nessa fumaça de pólvora toda, pois já pipocam menores de 40 com boas idéias por aí. Daí só sobrevive o Paim, se dermos sorte, e a nossa figura referencial vai ter que ser importada do Uruguai.

     

    http://justificando.com/2016/03/01/em-nota-advogados-publicos-repudiam-a-escolha-de-cardozo-para-agu/

    Em nota, advogados públicos repudiam a escolha de Cardozo para AGU

    83Facebook 0Twitter 0Google Plus –Linkedin 0Envie para um amigo

    Os membros da Advocacia Pública Federal divulgaram na noite desta segunda-feira (29) uma nota de repúdio à nomeação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para chefiar a Advocacia-Geral da União (AGU). Eles dizem que a escolha de um nome fora das carreiras que compõem o órgão é um “retrocesso inaceitável” e ignora a lista tríplice apresentada à Presidência da República com os quadros mais votados pelos membros da AGU.

    O Palácio do Planalto informou ontem (29) a saída do atual Advogado-Geral da União (AGU), Luís Inácio Adams. Pela manhã, antes do comunicado oficial, os três Advogados Públicos Federais escolhidos na lista publicaram uma carta aberta à presidenta Dilma Rousseff solicitando que ela receba e leve em conta os nomes indicados para a escolha do novo AGU.

    De acordo com o presidente do Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), Achiles Frias, a instituição não pode ser chefiada por um quadro “politicamente ligado ao partido” atualmente no poder. “Lamentamos pelo uso político da AGU, porque um ministro da estatura do Cardozo, muito ligado ao PT, petista inclusive de mandatos no Parlamento federal, nós vemos como mais uma continuação do uso político da máquina”, criticou.

    O sindicato é uma das entidades que assina a nota e participou do processo de consulta que gerou a lista tríplice. Na opinião de Achilles Frias, a AGU é republicana e tem que ser entendida como uma advocacia de Estado e não de governo. “Eu considero como extremamente antirrepublicana e perigosa essa praxe do PT de se apropriar politicamente de um órgão como a AGU. A [presidenta] Dilma deve ter seus advogados particulares para fazer a defesa dela e não se valer de uma instituição como a AGU, que deve defender o que é do povo brasileiro, em proveito próprio”.

    Na nota de repúdio, os advogados públicos dizem receber a notícia da indicação de Cardozo com “grande pesar e surpresa”, afirmando que, ao tomar a decisão, a presidenta Dilma Rousseff ignorou a lista tríplice. “Trata-se de um retrocesso inaceitável, mediante o qual se atenta contra o conceito de advocacia de Estado e se infirma uma série de princípios democráticos e republicanos pelos quais têm sido pautado o movimento de valorização da instituição”, diz a nota.

    O presidente do Sinprofaz disse que um ofício foi protocolado na última sexta-feira (26) no Planalto comunicando Dilma da eleição dos quadros. Embora não haja previsão constitucional que obrigue o presidente da República a escolher o AGU com base na lista tríplice, ele alega que as entidades têm trabalhado para viabilizar o acolhimento dos nomes, ainda que como questão de “direito costumeiro”, como já ocorre atualmente na sucessão do chefe do Ministério Público Federal.

    “Trata-se de um duro golpe no projeto de construção de uma instituição democrática e republicana, pelo que toda a categoria estará atenta para assegurar que não haja qualquer retrocesso quanto aos ganhos institucionais acumulados, bem como não haja resistência ao projeto de formatar a instituição nos moldes que melhor lhe permite atender a sociedade, mediante o pleno cumprimento de sua função constitucional”, escreveram ainda os advogados públicos federais.

    Além do Sinprofaz, a nota de repúdio é assinada também pela União dos Advogados Públicos Federais do Brasil e pela Associação Nacional dos Procuradores do Banco Central do Brasil. Procurado, o Palácio do Planalto disse que não comentaria as críticas.

    Fonte: Paulo Victor Chagas/Agência Brasil 

    Foto: Lula Marques/ Agência PT

     

  24. ZERO À ESQUERDA

    Espero que a Presidenta Dilma pelo menos não tire o Adams da AGU!!!! Deixar sua defesa nas mãoS desse “Zé à esquerda” é insanidade!!!!

  25. Estranho…

    Dilma é conhecida por sua intolerância com os ministros de produção lenta, tratados com as suas famosas grosserias, com esse fraquíssimo ministro, é mansa como uma ovelha…

     

    Qual a lebre que tem nesse mato, Nassif???

  26. Diz que vai para a AGU para

    Diz que vai para a AGU para defender a Dilma, se continuar com a mesma competência que demonstrou à frente do ministério da Justiça, a Dilma está frita. 

    Só não continuo não entendendo o desespero da PF, oposição e mídia com a saída do Zé, nossa, como o Cardozo era importante para eles, devia inspirar segurança neles, né mesmo? Parece que perderam alguém muito próximo a eles. 

    A Dilma já demitiu inúmeros ministros, mas nenhum provocou tamanha comoção na oposição. Espantoso.

  27. Aproveita e me ajuda aí, Zé !!

    Não se consegue agendar atendimento em órgão público federal nenhum: Min. do Trabalho, Receita Federal, INSS….

    Tá difícil manter a coligação forte deste jeito !!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador