Alckmin e a violência política calculada

A greve dos metroviários ocorre durante a data base da categoria. Esta não é uma greve política como disse o governador de São Paulo, mas manifestação de cunho econômico que calhou de ocorrer próxima ao início da Copa do mundo. Os grevistas querem aumento pouco maior do que o oferecido e determinado pelo TRT/SP, mas o governo Alckmin se recusa a negociar e mandou espancar brutalmente os grevistas.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1467220-sem-acordo-greve-dos-metroviarios-entra-no-quinto-dia-em-sao-paulo.shtml

Os grevistas decidiram continuar em greve apesar do julgamento do movimento pelo TRT. Isto não chega a ser novidade. Esta não será a primeira ou última vez que uma categoria se rebela contra uma decisão oriunda de um Tribunal do Trabalho, mantendo a greve para forçar o empregador a negociar.

O governador Geraldo Alckmin certamente exigirá que a decisão judicial seja cumprida. A verdade, porém, é que ele mesmo não cumpriu centenas de decisões judiciais determinando intervenções em municípios que não pagam precatórios. Apenas para ilustrar a hipocrisia do governador de São Paulo citarei o caso do Acórdão decretando intervenção em Osasco proferido em 2010 e que até a presente data não foi por ele cumprido:

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_governador_tambem_nao_cumpre_decisoes_judiciais

Alckmin pode ser hipócrita, mas não é bobo. Ao se recusar a negociar com os grevistas e mandar espancá-los o governador tucano calculadamente amplificou um conflito trabalhista para tirar proveito político e eleitoral de uma eventual reação de Dilma Rousseff. A continuidade da greve do Metrô SP durante a Copa do Mundo afetará as obrigações assumidas pelo Brasil para poder sediar o evento. Se a greve não for encerrada entes da abertura da Copa em São Paulo, o governo federal entrará inevitavelmente em rota de colisão com o governo estadual. I sto parece ser desejado por Alckmin.

A ameaça de intervenção federal ou o pedido desta contra Alckmin permitirá que os cães de guerra do PSDB na imprensa possam acusar o PT de intransigência e autoritarismo, desencadeando uma campanha jamais vista contra Dilma Rousseff e sua candidatura presidencial que será certamente surfada pelo apagado Aécio Neves. Não se enganem. A tucanalha sabe que não vence a eleição presidencial e que pode perder a eleição paulista sem um fato novo. Este fato novo seria uma reação federal justificada pela Copa do Mundo por causa da greve dos metroviários que Alckmin estimula em São Paulo? A conferir.

Fábio de Oliveira Ribeiro

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem aposta alto, perde alto

    Quem aposta alto, perde alto também. E na hipótese, não tão distante, de o governo Dilma conseguir, junto aos grevistas uma trégua? Um acordo, como ficaria o governo de São Paulo diante disso?

  2. Demissões dos outros

    Fábio,

    Cada um observa de uma maneira.

    A categoria dos metroviários teve 6,7%, 8% e agora 8,7% nos tres últimos anos. Se não é muito, ao menos está em nível superior ao do IPCA no período.

    A direção do sindicato é ligada ao PSTU, que apoia aquela idéia canalha do desclassificado que preside a Força Sindical, greves e mais greves durante a Copa 2014, desclassificado que já tinha prometido, sem ter conseguido fazer funcionar, as greves semanais até o Mundial.

    Quem paga a conta desta arrogância e falta de oportunismo político não é o sindicato, que saiu desta com uma derrota acachapante debaixo do braço, mas as dezenas os metroviários já demitidos por um governo cada vez mais refratário a qualquer tipo de demanda social, é o caso do roto falando do esfarrapado.  

  3. Mas não foi o Paulinho da

    Mas não foi o Paulinho da Força, aliado de Aécio Neves, quem decretou que haveria uma “onda de greves”?

    Cadê ele para se explicar?

     

  4. Vamos ver se entendi:O

    Vamos ver se entendi:

    O movimento grevista, que pede 35% de aumento!, paralisa São Paulo às vésperas da Copa.

    A justiça julga a greve abusiva.

    O Sindicato se nega a voltar ao trabalho e fecha estações do Metrô.

    De posse da decisão judicial, a PM trata de liberar as estações para que a população exerça seu direito de ir e vir e não ficar reféns dos metroviários.

    O erro do governador, segundo o argumento, é exigir que a ordem judicial seja cumprida, em benefício daqueles que usam o transporte público.

    O surrealismo atinge níveis impensáveis até aos mais pessimistas!

    Cada vez mais necessário o Decreto Lei Democrático dos Movimentos Sociais! 

    O Presidente do Sindicato é elegível? Se sim, e é, quem o elegerá? 

    E viva a bagunça!

     

     

     

    1. Talvez uma análise mais

      Talvez uma análise mais aprofundada do post fosse necessária, até porque está claro que não tem nenhum santo nesta história e estão TODOS busacando tirar sua casquinha da Dilma. A greve é política sim…e o governador de SP quer aproveita-la para tirar o seu quinhão da brincadeira. A questão não é mandar cumprir uma decisão judicial. Agora eu te pergunto…por que o Governo de SP não faz nenhum esforço para a greve ser encerrada? Pelo contrário, passa todo o tempo incensando o confronto (primeiro com a Justiça e a seguir com a polícia)? É evidente que ele não está minimamente interessado em manter a ordem “cumprindo a decisão judicial”. A ideia é jogar a cidade de São Paulo no caos durante a Copa e, quem sabe, até conseguir dar umas pancadas de leve nos grevistas para tirar os coxinhas do marasmo. Sonha com a volta das manifestações que, para os que não se lembram, começou com a PM de SP espancando violentamente o movimento passe livre. Eu acabo sempre me perguntando. É esse o governador que vocês querem? Eu juro que não acredito. É muita estupidez junta. E ainda tem o Sindicato, controlado pela esquerda radical, torcendo para apanhar, para poder colocar lenha na fogueira e desgastar os governantes (estado e união). São Paulo é realmente uma terra incrível… 

        1. Patamar irreal

          É 35% apenas para efeito de negociação. Acho uma estratégia burra ficar pedindo muito acima do que podem aceitar, achando que issdo vai ajudar na neociação.

          No primeiro dia de greve ouvi uma entrevista com o presidente do sindicato e ficou muito claro que ele não espera que chegue nem perto de 35%. Ele citou outra categoria (não me lembro qual) que teria recebido um aumento na faixa de 16%, insinuando que seria possível negociar nesse patamar. Tenho certeza que se chegasse aos dois dígitos os metroviários acharia uma enorme vitória.

          Por que então pedir um patamar irreal de 35%? Seria só para negociar, ou há um interesse inconfessável por trás? Não sei. Só sei que os 12% são uma reivindicação muito mais realista e sensata. Mas parece que sensatez é o que está mais emfalta nessa história toda.

  5. Fui pesquisar no site do metrô

    os valores dos salários de todas as funções.

    Com exceção de algumas, não é possível afirmar que o nível salarial seja baixo.

    Não verifiquei a questão dos benefícios, plano de saúde etc.

    Se o aumento de 35% for para todas as funções, sem escalonamento, é, sem dúvida, exagerado.

    Ou seja, os usuários são prejudicados por uma administração inepta -com indícios fortíssimos de corrupção- aparelhada  pelo partido (PSDB) e também são prejudicados pelo corporativismo radical presente em seu quadro de funcionários.

    1. 35%

      Ja foi dito que 35% é para efeito de negociação e voces ficam batendo na mesma tecla ,onde esta os argumentos , so tem este? me poupe.

  6. ALKIMINHEIRINHO

    A metodologia do grande Opus Dei com seus adeptos da Canção Nova sabem como é a Santa Ira Divina do Gerialdinho Jararaca. Vide o que ele fez no Pinheirinho.

  7. Tem que fazer como a linha

    Tem que fazer como a linha Amarela e acabar com essa categoria de vez… Quem eles pensam que são? Se não existissem, não fariam falta…

    1. Solução ótima

      … se aplicada aos policiais, ao governo do Estado e ao judiciário. Quem eles pensam que são? Se não existissem, não fariam falta…

  8. é em posts assim que dá para

    é em posts assim que dá para sentir o quanto o PT já consegue de apoio entre conservadores e autoritários.

    1. Ou que um grupo que ousa

      Ou que um grupo que ousa valer-se de um direito coletivo conquistado a duras penas para atingir seus interesses individuais merece ser rechaçado. O que está em jogo não é o mimimi de militantes coxinhas do PSTU e sim um direito coletivo, legítimo que está sendo ameçado por meia dúzia de debolóides autoritários e arrogantes.

      1. “debolóides autoritários e

        “debolóides autoritários e arrogantes”? eu não seria assim tão duro com os eleitores do PT e do PSDB. 

  9.  
    Toda vez que leio em um

     

    Toda vez que leio em um artigo as palavras petralha ou tucanalha, ignoro o artigo.

    As emocionalidades exacerbadas prejudicam muito a credibilidade do que é escrito.

     

  10. DILMA INTERVIR?

    Ora, esta possibilidade é mais remota do que mudarmos todos para a Lua ainda neste século. Pensando bem, ir para a Lua, para que? Então, não há esta possibilidade.

    Dilma é uma presidente que se caracteriza pelo seu cunho republicano. Ela respeita a federação, os governos locais, estados e municípios, vendo, ao fundo, tão somente o povo, nunca os adversários políticos.

    Por sinal, quem perdeu até agora, pelo que sinto e vejo, é o PT. É Dilma.

    Alckmin está saindo-se vitorioso, pois aparece na mídia como aquele que está lutando para o Metrõ funcionar. O povo está impaciente com o não funcionamento do transporte público e não quer saber quem tem razão, se os metroviários ou o Metrô. Eles gritam e esbravejam com toda a razão: queremos trabalhar!

    Ora, milhares de médicos e enfermeiros não chegam aos hospitais e os doentes sofrem com isto. A PM não consegue se locomover para atender as ocorrêncas e os cidadãos sentem-se, cada vez mais inseguros – já não chega que a segurança estadual está ruim. Os trabalhadores não conseguem chegar aos seus empregos, prejudicando o funcionamento das empresas e das indústrias, um prejuízo inconsequente, fruto da teimosia de percentuais, mais para cá, mais para lá.

    O povo não está a favor da greve, pois os motivos são óbvios, citei alguns. Mas são milhares deles. Alem´do cansaço com a sucessão de protestos, que impediam o funcionamento do transporte coletivo, agora greves e protestos juntos, motivos políticos ou não, ninguém quer saber. Querem que o transporte funcione.

    Se as causas foram décadas e décadas de descaso dos governos estaduais e do município de São Paulo não justifica, ao ver do povo, a situação atual.

    E que paga a conta disto tudo é o PT e todos os seus candidatos.

    Alckmin e seus aliados estão se divertindo ao meio de tantas bobagens que os trabalhadores estão fazendo.

    Logo, os sindicatos verão o resultado de tudo isto.

    Infelizmente, estamos caminhando para a eleição de governantes Pessedebistas. 

    Esta aposta é uma possibilidade impossível.

     

     

    1. Quem perde é o PT?  O PT não

      Quem perde é o PT?  O PT não tem nada com isso, amigo. A greve é organizada, ao que eu saiba, por um sindicato ligado ao PSTU, que faz oposição ao PT. Se a greve for derrotada, quem sai derrotado é esse partido.

  11. > A greve dos metroviários

    > A greve dos metroviários ocorre durante a data base da categoria.

    A data base da categoria é primeiro de maio.

  12. Chantagem

    Esta chantagem não é novidade: data-base de 1º de maio, o Metrô chamou para negociar no início do ano, o sindicato empurrou com a barriga até agora com a pedida inicial maior que 35%, etc.,enfim, jogo jogado.

    E os usuários ó…

  13. Estou afirmando em vários

    Estou afirmando em vários post que o PT perdeu a sintonia com o povo. Alckmim marcou um golaço…. enquadrou os metroviários que não queriam nada alem de chantagear o governo e a população ficou satisfeita. Pode ter certeza que a população em massa apoiou a ação da policia no dia de hoje e agora o sindicato recolheu seus flaps.

    Aula de como resolver uma chantagem.

    Parabens ao governo de São Paulo.

  14. Em primeiro lugar vou lembrar

    Em primeiro lugar vou lembrar que em outro post ainda hoje declarei que não me solidarizo com essa greve dos metroviários porque ela está sendo convocada com uso oportunista da Copa do Mundo, evento que simplesmente não tem nada a ver com o Metrô, em vez de denunciar a roubalheira desenfreada no Metrô, produzida pelos governos paulistas desde Covas, a qual permaneceria escondida da população não fossem as investigações e levantamento de provas contundentes pela justiça da Suiça e a da França.

    A imprensa segue tentando esconder esses fatos gravíssimos da população e o sindicato fica omisso com relação a esse descalabro enquanto tenta usar a Copa como elemento de chantagem em um ato vergonhoso para a categoria profissional.

    Mas uma coisa é deplorar o que está errado nesse movimento, outra bem diferente é o uso da violência contra grevistas defendido pelos tucanóides enrustidos de sempre neste blog.

    Normalmente eu estaria defendendo o direito de greve dos metroviários e falando contra o uso da violência policial. Mas não o faço porque acho que o oportunismo e a falta de escrúpulos da greve faz o movimento perder o direito À solidariedade da população. O que não significa aplaudir o uso da violência, que parece ser a única forma de ação do governo estadual paulista, que há muito deixou de dialogar e se mostra cada vez mais insensível e truculento.

    MAs a questão que eu tenho a colocar não é nem essa, trata-se do engodo que essa categoria caiu ao acreditar que a realização da Copa representa um grande poder de pressão em relação a outros anos onde a categoria radicalizou bem menos e fez reivindicações bem menores (pelo menos em relação ao índice de reajuste).

    Pensam muitos que se a greve se estender até quinta feira com os transtornos enormes que está causando à população, irá provocar um caos e tumulto tão grande a ponto de inviabilizar o jogo. Em minha opinião esse é um erro crasso.

    O governo só precisa de um punhado de técnicos e operadores, suficiente para operar umas poucas composições operando em linha expressa entre as estações Sé e Itaquera. Uma minoria de trabalhadores que sempre se encontra em qualquer greve. No mais, o sistema todo do metrô pode estar parado no dia do jogo sem afetar em nada o evento.

    Se isso acontecer o sindicato ficará no pior dos mundos. O poder de pressão que imaginam ter cai por terra e a greve chegará a um ponto de exaustão insuportável. A imagem do sindicato e pior, de toda a categoria ficará irremediavelmente manchada com a população (que vejo se voltar cada dia mais contra a categoria) comprometendo as campanhas salariais dos próximos anos e dando aval às medidas punitivas que o governo estadual está babando para tomar.

    Mesmo que o governo não consiga operar NADA na linha vermelha no dia 12, a operação da CPTM e uma operação de contingência com ônibus podem gorar o caos que o sindicato dos metroviários imaginam produzir ao estender a greve até aquele dia. Estou sendo irrealista? Acho que não, mas não vou ficar debatendo se é possível ou não. Apenas imaginemos que seja possível. Como ficarão os metroviários?

    O ideal é que tanto o governo do estado quanto os metroviários fossem mais flexíveis e sensatos nas negociações e que o problema trabalhista fosse resolvido sem se misturar com a questão da Copa. Espero mesmo que o bom senso prevaleça, até porque sou usuário do metrô e apesar de ter encontrado uma rota alternativa satisfatória usando apenas ônibus, sei muito bem que nem todos tem essa possibilidade e conheço vários casos de pessoas que estão sendo extremamente impactadas pela greve.

     

  15. Em resumo, a militância do PT

    Em resumo, a militância do PT põe-se contra nada menos que uma greve porque atrapalha a sua conquista pessoal do projeto da copa da fifa. A polícia do PSDB está meio contra a greve, porque é contra a sua administração, e até mesmo porque sempre foi princípio deles e dis seus eleitores serem contra greves. Resultado, entre um princípio e um projeto, foco no projeto. Precisamos torcer pela volta dos partidos de princípios. Melhor voltar a prestar atenção ao que restou do PCB, que talvez tenha a intransigente defesa do direito à greve em seu estatuto.

    A polícia desce o sarrafo em trabalhadores, e a turma que aparentemente seria petista diz que não querem saber dos grevistas porque estariam contra a copa do povo. Porque no duelo capital x trabalho, aparentemente o trabalho está agora com a fifa (que não é aquele capital de rapina disfarçado de ONG) e o “povo” em festa, e o capital está com os trabalhadores do metrô, aquele bando de ricos que preferem trabalhar em um buraco de tatu em vez de curtir o sol de Paris. E os 60 que perderam empregos conquistados em concurso duríssimo, além dos que apanharam, certamente são pessoas que dão o sangue pela vitória tucana. Porque só sendo alucinado para perder o emprego em nome de uma “vitória” política que prejudicaria os 2 principais partidos no poder.

    Quando alguns milhares ou alguns milhões de jovens saem às ruas para protestar contra um aumento do ônibus, e contra a violência policial, mesmo que não haja foco no PT, apesar de ser o dono do decreto do aumento e do principal cargo federal, o que sempre atrai as críticas da massa, então são jovens fascistas completamente partidarizados marchando contra o PT. Mesmo que tenham expulsados os partidos da manifestação apartidária. Que merecem pancadas da polícia por protestarem fora do lugar, ou por serem tucanos disfarçados. Mesmo que sejam amparados por uma única agremiação política, o “endireitado” PSOL.

    Esse é o retrato do Brasil pós-junho. Ou a linguiça está correndo atrás do cachorro, ou as pessoas perderam a coerência do discurso por um fla-flu político. Vou tentar seguir o conselho do Sakamoto, e parar de ler comentários de blog até a Copa ou até outubro, porque isso já não pode estar retratando a realidade. Tomara que leiam o conselho do Lula, que convidou o partido a se arejar.

  16. Queriam o quê? Uma greve

    Queriam o quê? Uma greve depois de outra, prejudicando milhões, antes da Copa Fifa? Não entendem que a vitória de QUALQUER movimento social depende, NECESSARIAMENTE, do apoio popular? Que burrice é essa? Colocaram a cabeça na guilhotina e perderam. O maior erro é se distanciar do POVO , do CIDADÃO, que lege e decide quem vai comandar o Estado. O problema das “esquerdas” é que perderam a sitonia com o cidadão. GREVE EM CIMA DE OUTRA GREVE… Que aprendam. Entregaram a vitoria ao PSDB, aos jornalões. Além de prejudicar outros que nescessitam do apoio popular para vencer a mais importante eleição desde a democratização. O que está em jogo é a existencia da Petrobras e de todas empresas que gravitam ao seu redor. É a mautenção dos IMENSOS poços de petróleo do pré-sal em mãos brasileiras. È a existencia do Mercosul. È a reforma política. E tantas coisas que o (des)governo do PSDB (Arena) destruirá. Se queremos melhorias, sejamos INTELIGENTES. Vencer o PSDB a nível federal e estadual (SP e MG) deve ser o foco. O resto se conseguirá naturalmente. ACORDEMMMMMMMMMMMMM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

  17. Parabéns ao Governo do

    Parabéns ao Governo do Estado.

    A população recuperou o direito de ir e vir graças ao governo que não cedeu à chantagem.

    A justiça foi provocada e, após decisão do tribunal, o governo fez valer a lei, propiciando à grande maioria silenciosa, que precisa de transporte para trabalhar, estudar, cuidar da saúde e lazer que tivesse seu direito de cidadão resguardado.

    Quem não gostou, basta votar, democraticamente, contra!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador