Apoiar Erundina não deveria exigir discussão, mas o PT não aprende, por Pablo Villaça

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Pablo Villaça

No Facebook

Aguardando para fazer uma tomografia retiniana, leio a notícia de que o PT havia decidido lançar Maria do Rosário como candidata à presidência da Câmara, enquanto o PCdoB fizera o mesmo com Orlando Silva. Isto dois dias depois de o PSOL confirmar que Erundina concorreria.

Acho que quem precisa de avaliar a visão não sou eu, mas a esquerda. Aliás, os líderes dos partidos poderiam aproveitar para fazer uma tomografia no cérebro também.

Será que não aprenderam NADA? Mesmo depois do colapso completo que testemunhamos nos últimos meses?

Só há um motivo para a direita não ter conseguido destruir a esquerda completamente no Brasil: falta de liderança. Eles não têm um nome sequer capaz de cimentar a posição do grupo e servir como foco estratégico. O que a direita tem é um “cada um por si e Cunha por todos” – e não é à toa que Temer, o Pequeno, vem manobrando para salvar o mandato do amigo (lembrem-se do que Jucá, BRAÇO DIREITO de Temer, o Pequeno, disse; “Temer é Cunha e Cunha é Temer”). A estratégia, agora, é adiar ao máximo a votação da cassação de Cunha no plenário e de eleger alguém apoiado por ele para a presidência da Câmara: Rogério Rosso.

Mas como a direita é o que é, em vez de apoiarem Rosso, os deputados acabaram conseguindo a proeza de lançar mais QUINZE candidaturas.

E o que a esquerda faz para aproveitar a pulverização dos votos do outro lado?

Exatamente: decide pulverizá-los também do lado de cá.

Erundina é um nome histórico da esquerda. Uma mulher que SEMPRE manteve coerência absoluta em suas posições, criticando os próprios partidos aos quais pertencia quando estes abandonavam seus princípios. Fez isso com o PT e com o PSB quando este decidiu apoiar Aécio. Foi Erundina (ao lado de Moema Gramacho, do PT) quem ocupou a cadeira de Cunha num protesto belíssimo quando este se encontrava no auge do poder.

Apoiá-la não deveria exigir nem um segundo de discussão.

Mas, claro, o PT não aprende. Primeiro, um grupo dentro do partido defendeu apoiar RODRIGO FUCKING MAIA – um cara que lutou ardorosamente pelo impeachment. Agora, derrotados (e com a candidatura de Rosário retirada), estes deputados apoiam Marcelo Castro. Tudo bem, Castro foi ministro de Dilma e votou contra o impeachment.

MAS É DO PMDB E DISSE, ONTEM, QUE O GOVERNO TEMER NÃO PRECISA SE PREOCUPAR COM ELE.

Será que a esquerda QUER ser relegada ao esquecimento?

Eu tenho mil ressalvas ao PSOL. Acho Luciana Genro uma líder absolutamente desastrosa (e cheguei a esta conclusão mesmo depois de ter considerado votar nela em 2014, como falei aqui na época). Genro não tem visão estratégica e já demonstrou que não se importaria em ver a esquerda toda se ferrando caso isso aumentasse sua influência e a do PSOL.

Mas não há como negar que quadros gigantes do PSOL sempre correram para defender a esquerda quando esta precisou: Jean Wyllys, Erundina, Chico Alencar, Ivan Valente, Freixo. A fidelidade do PSOL à luta contra o golpe é mais exemplar do que a de MUITOS quadros do PT.

Além do mais, Erundina é Erundina.

Ela teria chance de vencer? Provavelmente não. Mas se apoiada em bloco pela esquerda poderia no mínimo obrigar Temer, o Pequeno, a escancarar mais ainda seu apoio a Rosso. Além do mais, foi o pragmatismo, esse pensamento de “ah, mas não teríamos chance”, que nos trouxe até aqui.

Já passou da hora de o PT entender que já não é o gigante da esquerda que foi um dia e que precisa desesperadamente de fechar questão com os outros partidos do lado de cá.

Ou faz isso ou afundará com todos eles.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

73 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realpolitik

    O PT é pragmático, e está certo em apoiar Marcelo Castro para presidente da Câmara. Erundina é ótima política, uma das melhores prefeitas que São Paulo já teve, porém não tem a menor chance de ganhar essa parada. Se a vitória for de Castro, há chance de a esquerda brecar, ou ao menos retardar, pautas regressivas impostar pelo Planalto. Já se o Centrão ganhar, e provavelmente é isso que irá acontecer, infelizmente, assistiremos a redução intensiva dos direitos dos trabalhadores, sem ter meios de combater esse processo no plano institucional, restando apenas as ruas. 

  2. parece que nem tomando um

    parece que nem tomando um golpe a esquerda aprende a se unir. 

    Passou da hora de deixar a eterna briga de egos e pensar nas pautas que realmente importam. 

    Se bem que, a essa altura do campeonato, nem sei se vale o stress.

  3. Será que Rui Falcão é mesmo petista?

    Claro que o PT deveria apoiar Erundina.

    A nova sede do PT será provavelmente numa piramide egípcia, com uma tumba cheia de múmias.

    Eu que não sou petista, estou pouco me lixando.

    Na verdade, não estou não, mas apenas porque ele é necessário para apoiar um governo sério e honesto como o de Dilma,, por ser um dos grandes partidos.

    MAs parece que existe para servir e tomar porrada do PMDB, PP, PSB, DEM, Solidariedade e também dos partidos PIG, MPF, PF e Supremo Tribunal de Guantanamo, também conhecido pela sigla de Vara Ampla Gerla Irrestrita Nacionalmente Ampliada).

    Enquanto isso Michel Babá e seus temerários 700 ladrões fazem a festa.

  4. Ora  Maria do Rosario  nao

    Ora  Maria do Rosario  nao  aguenta o  tranco  na presidfencia  da  camara  nao leva  2 meses,  ja  Erundina  encara  qualquer  briga  o  pt  e  Lula  principalmente  tem que  unir  o  partido  em  volta  de  Erundina, infelizmwente essa é uma briga  que  ate o pcdoB tem  que  apoiar  AGORA  LULA  LBERAR A BANCADA PARA VOTAR  NUN SAFADO DO DEMOCRATA  QUE  NAO TEM OL MENOR  ESCRUPULO. 

    Se Lula esta  fazendo  isso  porque  ele  prometeu  que  seus  senadores  votariam  em Dilma  voi  tomar  outra  porrada de  traiçao  ple  cara  para  aprender. mais  parece que  Lula  depois  de  12 anos  apaindo  desses  crtetino nao aprende. 

    Ele  deve saber  que  a soluçao  para  o PT é nao se misturar  de hipotese  alguma  com a matilha  do  PSDB DEM.PPS PP PSD 

  5. é  evidente que parece  que o

    é  evidente que parece  que o pt  apos  12  anos  nao aprendeu nada porque se  tivesse  nao estaria liberando  sua  bancada para  votar  a favor  de  um bandido  vagabundo do  DEMOCRATA. O TAL  DO  Rodrigo  |]Maia, 

    Se Lula  fez isso  em troca  do apoio  dos  senadores do  democratas  esta  viajando  ou  nadando na  maionese porque  vai  jogar  sujo com ele. 

    Todos os senadores do  democrata  ja estao de  caso fechado, com eles  nao se conta  para nada. quem viver verá. 

  6. EXIGE SIM!  Onde ja se viu

    EXIGE SIM!  Onde ja se viu fenomenino paulista -dos menores- exigir discussoes “da esquerda” agora??????

    Lembrem se que o maior deles foi…  Brizola.  Nao eh demerito pra ele, claro.  Mas nao eh exatamente o que o Brasil precisa!

  7. Não custa lembrar

    Quem colocou o mordomo de vice da Dilma foi o Lula! Pra mim foi o maior presidente da história moderna do Brasil, mas isso não lhe exime dos erros incomensuráveis que cometeu. A aliança com o pmdb foi o maior deles e a do pt de ficar mais de doze anos no poder e não fazer nenhuma reforma estrutural no país, com ou sem congresso: reforma tributária, política e previdenciaria. Agora, aguenta que a agonia tá só começando. Teve tudo pra fazer e…não fez!

    1. VC mesmo explica.

      Alex! Se não tivesse feito aliança com um partido dono da bancada que tem o PMDB e não tivesse costurado os furos dessa aliança que surgiam diariamente, todos os dias, não teria feito o maior Governo que o país já teve, não teria conseguido ficar doze anos no poder para conseguir faze-lo e, por ter feito essa aliança com os representantes da bandidagem empresarial, ficou completamente inviável tentar colocar em debate as reformas tributária, política e previdenciária. E, é bom que se perceba, que não teria aprofundado a dependencia dessa bandidagem no Congresso, se não fosse a constante e recorrente debandada das alas “amigas” esquerdistas stalinistas que imaginam (sonham) uma democracia, bem ao gosto do velho Stalin, onde todos podem se expressar, desde que concordem com eles e os sigam sem questionar para onde.

    2. Colocou em um momento que não

      Colocou em um momento que não teve outra opção. Agora, ela sabia dos riscos de ter um Temer como Vice e não abriu mão da candidatura à reeleição, o que é pior, se portando como se tivesse acima de tudo e todos. A reeleição de Dona Dilma é responsabilidade dela e de sua nojenta teimosia.

    3. Maior presidente da história
      Maior presidente da história moderna comparando com quem?

      Sarney, Collor e FHC?

      Rssssss..

      Por essas e outras desisti desse país.

  8. A confusão que se faz é achar

    A confusão que se faz é achar que o PT é um partido de esquerda. Não é, e nunca foi. 

    Qual foi a mudança estrutural feita ou proposta pelo PT, enquanto teve o poder não mão? E como teve poder.

    Foi oposição a todos governos que antecederam a posse de Lula.

    Isso não é ser de esquerda, é ser oposição. Só.

    A proposta do PT (leia-se Lula), muio nobre, aliás, foi acabar com a fome, combater a pobreza estrema e fazer, quem estava excluído, entrar no “mercado de consumo”. Isso é apoio ao capitalismo, de forma deslavada. Tiveram exito, até um determinado momento. Aío, as “elites” cansaram da bricadeira deram um tapinha na bunda dos atrevidos e tomou o controle do trem, novamente.

     

    1. “Qual foi a mudança

      “Qual foi a mudança estrutural feita ou proposta pelo PT, enquanto teve o poder não mão?”:

      Prouni, unificacao do Enem, Bolsa Familia, Minha casa Minha Vida, Ciencia Sem Fronteiras.  Quer mais?  Tem uma porrada nessa lista.

      1. Ivan, ponho ao lado toda a

        Ivan, ponho ao lado toda a minha admiração e respeito que tenho por você, mas isso não é “mudança estrutural”, são ações sociais, que podem (e estão sendo…) desmontadas com um estalar de dedos. 

        Mudanças na estrutura social, política e econômica, passam longe disso. Muito longe. 

        São fundamentos, e fundamentais, para que não se alterem conquistas sociais, com o tal “estalar de dedos”, que impeçam uma mudança de governo de plantão promova o avanço do retrocesso.

    2. de acordo!

      É preciso acabar de vez com essa história de que o PT é de esquerda.

      Nunca foi é exagero, ja foi um dia, há muito tempo atrás. Já naquela época, e ainda hoje, o grupo que domina o partido sempre esmagou a esquerda do parttido, contando depois com os novatos – muitos deles egressos do PMDB de Sarney. É, essa relação é bem antiga….

      O tempo todo o PT se manteve no governo a custa de acordos com a direita nojenta e lutando ao lado dela contra a esquerda. O PT é um cavalo de tróia na esquerda..

      “Pode-se enganar a todos por algum tempo;… Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo”

  9. Erundina não é exatamente

    Erundina não é exatamente essa maravilha. Honesta, sim, extremamente, mas, politicamente já cometeu também suas martites. Em 1992, ao fim de seu governo, se julgava a principal liderança do PT. Apoiou Eduardo Suplicy sem muita vontade, pois não era exatamente seu candidato. Assim, aceitou, contra a decisão majoritária do partido, participar do governo Itamar, como ministra da Administração. Foi rapidamente descartada por Itamar e pelos tucanos que já assumiam o protagonismo central no governo. Após idas e vindas, retorna ao PT e é candidata a prefeita em 1996. Fez a campanha do “PT que diz sim”, o PT que aceitaria negociar com os tucanos majoritários no campo federal e estadual e que promoviam o desmonte do Estado nacional. Derrotada por Pitta no segundo turno, logo saiu do partido e se aliou ao PSB, na época nacionalmente de Arraes, mas, em SP, de Márcio França. Sua última é o apoio a Marina no primeiro turno de 2014. Precisa dizer mais? Ah! José Eduardo Cardoso é uma de suas invenções na política.  

  10. 1   se não fosse Erudina e

    1   se não fosse Erudina e tantos outros que se diz esquerdista mas não é petista doente é que petismo teve que fazer acordo até com Maluf.  O seja , o mesmo incoerente que acha ser safadeza pensar um dia  ubano ter direito de votar em em e não castrita, não acha ser imoral haver esquerdista não petista

    2 – Fortalecer  Erudina é enfraquecer Haddad se se esse perder, Lukla vai de lascar outra vez , pois a convenção passada já achou que ele não prestava mais, mesmo para indicar a incompente de galocha Dilma,  não será contra a compet~dencia espetacular do Haddad  que Lula terá chance

  11. Eita porra  !!  Temos que

    Eita porra  !!  

    Temos que jogar pedra no O PT e no Lula pela traição do PMDB e dos conspiradores históricos que sabotam os governos minimamente nacionalistas ( Getúlio , JK, Jango, Lula e Dilma ) .

    É difícil (quase impossível) construir uma unidade no campo progressista !! 

     

  12. A esquerda é que não aprende

    A esquerda é que não aprende que bater no PT, neste momento, é ainda pior. A direita está montando em cima. Muito fácil criticar esse partido enquanto bombas são jogadas nas suas sedes, quando a Polícia Federal – quase que uma polícia política – persegue somente a esse partido. Fazem isso por que, por que o PT é de direita? Por que é aliado do PMDB? Ou por que é um partido de ESQUERDA, com todas as contradições que isso significa quando se quer o poder e se está no Brasil? Vamos raciocinar…

    Não estou nem dizendo que o PT está certo ou errado em defender a candidatura deste ou daquele. A questão é que o PT tomou uma decisão em apoiar um parlamentar que foi contra o impeachment e foi ministro de Dilma e nem sequer os motivos e as vantagens disso foram pesadas. Já se sai histericamente dizendo que o “PT traiu”, que o “PT não é mais o mesmo”, um monta de bobagem. Será que isso é realmente uma postura madura? Me parece que não. 

    Essas questões ideológicas só interessam à classe média que se acha informada, porque no final das contas, o que precisamos é ter responsabilidade em relação ao povo mais pobre e ao povo trabalhador. São eles que vão pagar no final. Então é muito bonito ser idealista quando temos boas condições e quando as consequências das nossas derrotas não terão custo pessoal. O fato, me parece, é que o PT optou por apoiar um candidato que tenha chances contra um que é aliado direto de Cunha e de Temer. Mas isso não é pesado nessa histeria toda.

    A impressão que me dá é que uma certa esquerda dita “esquerda verdadeira” quase que tem nojo do poder. É um purismo excessivo demais. Só que sem o poder não se faz nada. Como se vai melhorar a vida do povo sem o poder? Esse poder sempre vai envolver diáologo e mediação com outras pessoas diferentes do seu próprio grupo, isso é óbvio. 

    Acho que alguns pontos levantados pelo Villaça são corretos, só me incomoda essa hipocrisia em sair apontando o dedo para o PT, sendo que muitas dessas alianças se dão por pura necessidade e não por gosto. Oras, a própria Erundina teve o Temer como vice na sua chapa, quando concorreu à prefeitura de São Paulo. Foi do PSB, que era base dos tucanos em vários governos. Apoiou Marina Silva, que é golpista e neoliberal. Então temos que ser menos “realistas que o rei” e discutir mais o que interessa, que é ocupar os espaços de poder e diminuir o espaço dos canalhas, o que nem sempre envolve decisões as mais confortáveis para nós. 

  13. A esquerda – o PT – colapsou!

    A esquerda – o PT – colapsou! O resto? Nunca foram esquerda. Exceção de uns poucos aéreos à parte, apenas surfistas na onda “esquerda”. Comunistas de vitrine.

  14. Às vezes, vale mais o símbolo do que a concretude da vitória

    Não existe partido que mais apanhou nos últimos tempos que o PT. Mas, mesmo assim, não aprende. parece que gosta de ser bullyinado. Eis que, depois de esquartejado, resolve apoiar uma candidato PMDB. Cadê a tal Frente Esquerda? Vai ficar só nas querelas intelectuais?

    O PT tinha obrigação MORAL de apoiar o PSOL, mesmo sabendo que seria derrotado. Era a hora de fortalecer a simbologia, não a concretude da realpolitik.

    Foi-se uma chance. Pergunto: quem ainda tem forças para endossar o PT? 

     

    1. Para retribuir o apoio q o PSOL sempre deu, né mesmo?

      Até concordo que PT, PSOL, PC do B deviam se unir. Mas dizer que o PT tem obrigaçao moral de apoiar o PSOL é parcialidade demais. O PSOL até  tentou surfar na onda do mensalao…

    1. A candidatura do Haddad à

      A candidatura do Haddad à reeleição na prefeitura se São Paulo não é uma aventura como a candidatura da Erundina à presidência da câmara dos deputados.

      1. Pois é. Mais um motivo p/ o PSOL apoiar em vez d boicotar…

        Acabamos correndo o risco de perder o governo de Sao Paulo para a Direita. Quem nao aprende nunca?

  15. Tudo bem que Luísa é uma

    Tudo bem que Luísa é uma mulher e política de muito valor e com uma grande história , mas, agregar não é seu forte e nem de boa parte do PSOL. Qual terá sido o exxxxxxxxperto q buzinouno ouvido dos JENIOS do
    PSOL essa candidatura. Ela produziu o q era para produzir. Mais facilidade na vitoria da direita barra pesada.

  16. Dividir a esquerda e jogar

    Dividir a esquerda e jogar fora a chance de manutenção da aliança de poder que tiraram 40 millhões de pessoas da fome é que não deveria exigir raciocínioo do PSOL.

    O PSOL é partido destinado a nada fazer e se manter limpinho e virginal, não porque seja, ora quem se interessa pela virgindade de eunucos, mas porque é do interesse da classe dominante mantê-lo assim, imaculado, inócuo e cavador da divisão da esquerda.

  17. O Psol  ,  se  não tivesse um

    O Psol  ,  se  não tivesse um comportamento típico dos autistas,  apoiaria Haddad em São Paulo e negociaria o apoio do PT  ao Freixo no Rio.

    Falam em unidade da esquerda,  mas só se for em torno dos candidatos do minúsculo partido.

    1. União de esquerda é boa

      União de esquerda é boa quando é para apoiar candidato do PT?
      O que o PT pode contribuír no RJ. Nada, ou quase nada.

      Não é uma proposta racional.

      E, mais importante: se aliar ao PT não é aliança de “esquerdas”. PT NÃO É nunca foi de esquerda.

      O programa dele foi criar uma “classe média nova”, emergida da população de baixa renda, para participar do “mercado”, de poder pagar palno de saúde, comprar moto, etc. Tudo isso apoido pelas “zeltes”.

      1. Haja incoerência! Se é assim, pq querer q o PT apoie Erundina?

        E claro que o PT poderia contribuir p/ a eleiçao de Freixo no Rio, que é o que deveria fazer. Seria melhor manter Jandira na Câmara, onde ela é super necessária. E apoiar outros candidatos aí sim é um erro político, essa seria uma crítica justa.

  18. A questão da eleição

    A questão da eleição municipal acabou pesando mais do que a necessidade de unidade e pensar uma estratégia unida.  Nós perdemos o fim de semana, sem um planejamento comum entre os setores da resistência democrática. Apresentar uma candidatura viável seria interessante, mas acabaríamos sendo tratorados, com o governo golpista passando tudo a toque de caixa. Mas num momento tão sério para o país, a esquerda deveria ter se unido e firmado uma estratégia comum. O PSOL foi açodado em lançar Erundina numa disputa que serviria para dar visibilidade a sua pré-candidatura em São Paulo, que apoio, mas que choca com o PT. Mas o PT foi ainda mais açodado em apostar numa estratégia de apoiar um candidato em troca de melhores condições de firmar uma oposição mais efetiva, num cenário de triunfo do golpe. Quando essa estratégia não foi em frente, o partido foi atraído para um cavalo de tróia engendrado pelo governo interino golpista, com a candidatura de um ex-ministro que votou contra o golpe, mas ao mesmo tempo apóia o governo golpista, como Picciani que disse não e virou ministro. Agora, nós estamos sem peso, com a vitória do candidato do acordo Cunha e o interino golpista quase consumada com apoio de Marcelo Castro.

    1. A situação é complicada e não

      A situação é complicada e não havia a possibilidade de resultado ideal.

      No entanto não dá pra comparar Picciani com Castro, o momento é outro, pois o impeachment já foi votado na câmara… o que importava ontem era eleger um candidato não afinado com pauta golpista, que não se utilizasse de subterfúgios para aprovar projetos como PEC de desvinculação de receitas, terceirização, maioridade penal, e, principalmente, que não manobrasse pra salvar Cunha. Nesse sentido o nome de Castro era o menos ruim…

      Agora, no contexto de barrar o impeachment no senado, confesso que não refleti o suficiente sobre como a eleição de ontem influenciaria, a não ser pela possibilidade de detonar a bomba Cunha.

       

       

  19. O PT mais uma vez mostrou-se

    O PT mais uma vez mostrou-se completamente fora de equilíbrio numa disputa tão importante para o nosso futuro. 

    O governo e Cunha, juntos, já se deram conta da pequenez do PT. Sabem que podem tudo, e os babacas que se contentem com suas derrotas.

    Aí, quem fica mais irritado com essa gente é Requião. Este já se cansou de aconselhar Dilma a tomar decisões para evitar o impeachment, mas a mulher parece que tá vivendo nas núvens. 

    Dá pra desistir.

  20. Acho que o pt é aberto ao
    Acho que Pt é aberto ao dialogo, mas considerando os argumentos.
    Talvez Erundina tenha se antecipado e resolveu sem antes o consenso da esquerda “rachada” decidir.
    Chamou a responsabilidade para si e para o Psol.
    Só faltou combinar com o Gorbachev.

    1. Típico…

      Trata-se do clássico: “deixa que eu chuto”, antes da hora, sem esperar e, ainda, se medir o mais importante: a volta de Dilma e a base que esta iria ter no congresso, na sua volta. Soma-se a imagem de união para as ruas…

      O PSol erra ao se precipitar, agindo como esquerda que a direita gosta.

      1. Quando vai cair a ficha de

        Quando vai cair a ficha de que a Dilma náo vai voltar?

        E que mesmo que isso acontecesse, não teria base nenhuma no congresso? Teria quase  2/3 do congresso contra?

        Dá para entender que já houve a ruptura? A direita agora não prcisa mais compor com o PT?

        Além disso, nenhum candidato do PT teria força agora para aglutinar ningúem na disputa da pres. da câmara. Erundina era o nome óbvio para  mostrar alguma força da esquerda. Poderia muito bem ter ido ao segundo turno.

    2. Exato

      Exato! A esquerda reclama por consenso do bloco desde que seja o consenso “do meu nome”. Se for de outro jeito não tem conversa.

  21. Os parlamentares do PSOL

    Os parlamentares do PSOL estão fazendo um belíssimo trabalho, mas o partido, principalmente a Genro,precisa amadurecer, e ao PT falta um pouco de humildade. Esse racha teve início em São Paulo onde o Haddad teria ótima chance de vencer.

    1. O PSOL quer a prefeitura de

      O PSOL quer a prefeitura de SP e nada mais… Essa candidatura à presidência da cämara foi um palanque pras eleições desse ano e nada mais: todos sabiam que era impossível vencer e não se importaram com os resultados da eleição da presidência da câmara.

  22. A Esquerda fica nesse

    A Esquerda fica nesse sectarismo besta e perde uma chance de ganhar a presidencia da casa. Deviam fazer uma tomografia e um congresso para lavar a roupa suja. Cruz Credo, Saravá, tá difícil de aguentar.

  23. Tem que apanhar mesmo …
    O

    Tem que apanhar mesmo …

    O PT tem que apanhar mesmo. Não é possível que não tenham a capacidade de enxergar certos cenários. 

    Não se alinharem e formarem uma candidatura única e apoiarem uma candidatura do partido do presidente-traira-golpista.

    Ou vai pela inteligência ou vai pela dor.

    Parece que o PT é massoquista e prefere ir pela dor.

    Não pode reclamar depois das injustiças que sofrem.

    Pau no PT.

    1. Segioa, desculpe, mas não tem

      Segioa, desculpe, mas não tem coisa mais canalha e mais oportunista do que bater no PT num momento desses. É bomba em sede do partido, é polícia federal (quase que uma polícia política) fazendo busca e apreensão nele. Quero ver quem realmente tem coragem de defendê-lo. É um tanto óbvio que a perseguição ao PT se dá não por seus erros, mas por seus acertos como esquerda. 

  24. A deputada Erundina e a

    A deputada Erundina e a obsessão pela ética

    Carlos Motta

     

    Republico abaixo um texto que saiu no dia 21 de junho de 2012 no falecido blog “Crônicas do Motta” sobre a deputada federal Luiza Erundina.

    Reproduzo o dito cujo porque vejo, ao saber que a ex-prefeita paulistana se lançou hoje candidata à Presidência da Câmara dos Deputados, alguma semelhança desse fato com outros de seu longo passado político.

    O texto, que escrevi logo depois de Erundina ter desistido de ser candidata a vice-prefeita na chapa de Fernando Haddad, por causa de uma foto que o agora prefeito tirou, muito a contragosto, com o notório Paulo Maluf, presidente regional do PP, partido que o apoiou naquela eleição, provocou uma certa polêmica.

    Não escrevo para convencer quem quer que seja sobre absolutamente nada.

    Acho isso um desrespeito ao outro: minha opinião dificilmente mudará a de meu interlocutor, por mais argumentos que apresente – e o contrário também se aplica.

    Seja como for, o texto está aí, sem nenhuma alteração.

    Perdoem-me aqueles que discordam do que escrevi.

    Mas, infelizmente, não posso mudar fatos históricos.

    A croniqueta apenas conta, superficialmente, o que aconteceu, e retrata o que penso da deputada Erundina e de vários outros políticos desta nossa patética esquerda. (Carlos Motta)

     

    A ética da idealista Erundina

    Os idealistas, os éticos, esse pessoal da esquerda que almeja a revolução asséptica, sem suor nem sangue, sem a imundície e o fedor próprios do mundo real, têm agora a sua heroína de ocasião, a deputada Luiza Erundina, essa valente mulher nordestina e pobre, que recusou sair como candidata a vice-prefeita na chapa do petista Fernando Haddad por não querer a companhia, na campanha, do notório Paulo Maluf.

    Todos os idealistas, todos os éticos, veem nesse gesto da deputada o suprassumo da conduta política, o auge de uma carreira imaculada em defesa dos princípios do socialismo, ideologia que exige de quem a segue uma conduta comparada à de uma Madre Teresa de Calcutá.

    Por outro lado, os nossos idealistas e éticos, ao exaltar o ato de coragem, destemor e desprendimento da deputada, tratam de sepultar o PT na mesma vala infecta onde se enterraram todos os outros partidos políticos do país – à exceção, claro de agremiações nanicas também idealistas e éticas, que nem por isso deixam de se aliar, não raras vezes, aos mais radicais representantes do conservadorismo pátrio. À direitona, enfim.

    Muitos desses ético-idealistas são jovens ainda. É a esses, principalmente, que gostaria de lembrar um fato ocorrido há 19 anos, quando o país era governado por um senhor chamado Itamar Franco, que chegou ao mais alto cargo da República por ter se arriscado numa aventura como vice na chapa encabeçada por um tal de Fernando Collor de Mello. 
    Pois bem, naquele tempo o PT era idealista e ético, como esses tantos indivíduos que hoje louvam a deputada Luiza Erundina. 

    O PT foi oposição radical a Collor e continuou sendo a Itamar. Não fazia concessões em seu oposicionismo. Era pau puro, porrada em cima de porrada, não admitia nada que estivesse um milímetro fora de sua cartilha idealista/ética/socialista.

    Até que Itamar, raposa velha, resolveu um belo dia jogar a isca para ver se o tal do PT era mesmo tudo isso que dizia. E, como quem não quer nada, convidou Luiza Erundina, que havia acabado de deixar a prefeitura paulistana, para fazer parte de seu ministério. 
    Foi um deus nos acuda nas hostes do idealista e ético PT, que fechou questão: nenhum de nós vai aceitar ser ministro do governo Itamar, que nós tão fortemente combatemos.

    Mas a idealista e ética Luiza Erundina topou o convite e deixou os seus companheiros idealistas e éticos do PT na mão. O partido até que foi bonzinho com ela e suspendeu a sua filiação por um ano por ter desrespeitado uma ordem da Executiva nacional – não a expulsou, como adoram dizer por aí. 

    Naquele tempo, me lembro muito bem, o PT foi acusado de tudo por ter proibido que um de seus mais importantes quadros integrasse o governo Itamar. 

    O resto da história é conhecido. 

    Depois de usada pela direitona para mostrar o quanto intransigente e radical era o PT, a idealista e ética Luiza Erundina foi defenestrada do governo federal, acabou isolada no partido e se abrigou no PSB, onde, na verdade, é apenas uma figura decorativa que a direção apresenta para dizer que é, vamos lá, socialista.

    Gozado, mas agora me veio à mente o velho e antiquado slogan de uma das mais veteranas empresas de mudanças do país: “O mundo gira e a Lusitana roda.”

    É isso, o mundo gira, a Lusitana roda, e a deputada Luiza Erundina, quem diria, continua a deixar os companheiros na estrada.

    Mas como ela é idealista e ética, está absolvida de qualquer pecadilho que possa ter cometido em sua longa vida política.

    http://segundocliche.blogspot.com.br/2016/07/a-deputada-erundina-e-obsessao-pela.html

    Erundina para prefeita e Temer vice. Aliança entre PSB e PMDB na disputa da prefeitura de SP em 2004.

    Nelson Barbosa

    Pensando aqui comigo:

    É muito comum apontarem os “erros” do PT, suas funestas alianças… Mas o que podemos dizer da nossa “esquerda” nos últimos 15 anos? E ainda dentro de uma era, digamos, muito favorável à ascensão das esquerdas pelas conquistas sociais.

    O PSOL foi criado de uma dissidência do PT em setembro de 2005. De lá para cá, o partido conseguiu exatamente o que como expressão à esquerda do PT? Já são 11 anos de existência, e toda ela construída na era PT de inegáveis conquistas sociais. Afora uma inserção ou outra, o que efetivamente o PSOL construiu à esquerda e na política nacional?

    A Rede é mais recente, mas pelo que já mostrou, seria possível entender esse agrupamento como “esquerda”? Duvido que alguém defenda esta bandeira pela Rede.

    Nem falemos do PSTU, cuja última expressão foi um grande serviço prestado ao PSDB e ao DEM com o pedido de impeachment.

    PSB caiu do muro e caiu do lado errado. Somou-se a Marina, a Campos, e Alckmin e a tudo o que não queremos no Brasil.

    PDT fora de Brizola… uma linha acidentada de mais baixos que altos.

    Resta o quê?

    Convém enterrar o PT como quer a direita e a mídia?

    Vamos continuar no campo dos sonhos de uma esquerda mítica e limpa, como a alma de Marina Silva e a boa vontade (SQN) da Dona Erundina?

    O tema dá “pano pra manga”, não?

    http://caviaresquerda.blogspot.com.br/

     

    1. Obrigado por compartilhar!
      A

      Obrigado por compartilhar!

      A candidatura de Erundina foi puro oportunismo pra ser usado na campanha para a prefeitura de SP: o PSOL tá se lixando se deu Temer ​versus Temer no segundo turno da câmara, o que importa é a cereja do bolo de SP. O resto é história pra boi dormir, usou a mesma ladainha da ética pra outros fins.

      E no mais, de fato a crise é da esquerda.

  25. Esquerda?

    Para princípio de conversa onde está a esquerda no Brasil? Nem com a lanterna de Diogenes a gente consegue, hoje, bem entendido,  encontar uma agremiação propriamente de esquerda. O PCB se extinguiu com o traidor Roberto Freire. Em seu lugar ficou o PPS, um bando de oportunistas. O PSB, de gloriosa memória, tornou-se uma sigla direitista onde cabem Romário, Heráclito Fortes e até o fundamentalista Flavinho, eleito pela Canção Nova. O PTB,  onde outrora militavam Almino Afonso, Fernando Ferrari, Brizola, Rubens Paiva e muitos outros, hoje é dirigido pela filha de Roberto Jefferson. O PDT tornou-se uma possessão lupiana. O PT, quer queiram, quer nao, não passa de um amontoado de trabalhistas nacional-liberais. PC do B? Ah! Hoje em dia, ao contrário de ontem, quando ser comunista só trazia riscos, ser comunista dá “status”. PSOL? Chico Alencar até hoje não sabe o que fazer, embora pareça ter lido Lênin. Com tanta agremião,  cada qual com sua visão sectária, dogmática e sem estratégia de luta, falar em esquerda é alucinação.

    1. O q nao dá para ser dito de vc, né mesmo?

      Quem nunca te viu — nunca apareceu aqui antes e nao é cadastrado — agora te vê: como um troll pago que vc é. Vá se catar, aqui nao tem ingênuos nao.

  26. Parece que o PT vai mesmo ter

    Parece que o PT vai mesmo ter de morrer para a esquerda voltar a politica.

    Rui vai embora por favor, para o berm do PT.

    Larga o osso.

  27. A FRAGMENTAÇÃO DO PARTIDO

    O PT JÁ ESTA FRAGMENTADO DESDE A CAMPANHA DA SEGUNDA ELEIÇÃO DA PRESIDENTE.

    O QUE OCORRE, DESDE ENTÃO, É REFLEXO DAS AÇÕES DE GRUPOS DO PRÓPRIO PARTIDO QUE TENTAM CONSEGUIR SE ESTRUTURAR E MANTER DE MODO PRAGMÁTICO.

    NÃO HÁ VOLTA NESTA DESUNIÃO. OS RANCORES E DIFERENÇAS SÃO INSUPERÁVEIS.

    VAI FICAR TÃO NANICO QUANTO O DEM.

    1. Nao confunda seus desejos com a realidade

      E quem é vc para falar sobre o que ocorre no PT? Ninguém sabe quem vc é, nem cadastrado é… Passa fora!

  28. Candidatura Erundina

    Não concordo com o texto! Acho que as estratégias do PT, do PCdoB e do PSOL acabaram se mostrando corretas, mesmo que sem muito planejamento! Não era hora de a esquerda se unir. Era hora de pulverizar os votos mesmo, com o objetivo de acumular pro segundo turno e impedir a vitória de Cunha! O parlamento tem sua própria pauta e naquele momento não estava em jogo “marcar posição” com candidaturas de esquerda! Tivessemos levado Erundina pro segundo turno e tirado Rodrigo Maia dele, Rosso estaria eleito! Era o pior cenário! Rodrigo Maia pode ser o fucking, se você quiser! Mas era o que existia para levar o processo de Cunha até o fim! Simples assim! Parabéns ao PT e ao PCdoB, que não entraram no jogo obtuso do PSOL.

    1. Não sei se há muita coerência

      Não sei se há muita coerência neste argumento. Veja, a disputa já estava pulverizadíssima. Era hora sim, da esquerda, deixar o presente (a luta política caótica de hoje) e pensar no 2018. Só 2018 pode salvar o que achamos ser o campo da esquerda. E a caminhada começa com a janela do golpe, que aglutinou essas forças em torno de um discurso. 

      Acreditar, como os mandarins petistas, que Castro ou Maia sejam Menos Cunha do que o Cunha Pluz Size Rosso, e que haveria uma suposta luta para tirar Eduardo Cunha do espectro de influência, é bobagem. Este congresso nacional é predominantemente CUnha. O PT gastou-se à toa.

      Perceba: não estou alegando que o PT é má; acredito que tomou uma estratégia ruim e imediatista.

      1. Deu Aqui:

        Rodrigo Maia diz que não vai definir prazo para votar cassação de Eduardo Cunha

        “Vamos colocar em votação quando [o processo] estiver pronto para tal”,  “Não estou aqui nem para ajudar, nem para prejudicar o Eduardo”, acrescentou.

        E a pauta do candidato dos mandarins do PT “Menos Cunha Rodrigo Maia”?  Maia disse que as prioridades são a proposta de emenda Constituição (PEC) do teto de gastos públicos, o alongamento da dívida dos estados com a União, a PEC dos Precatórios, o projeto que muda as regras de exploração da camada do pré-sal e a reforma da Previdência, que ainda está em discussão entre o Palácio do Planalto e centrais sindicais.

        Enquanto isso, os nomes difamados nos comentários são de Erundina e Orlando. Pode?

        Levar o processo de cassação até o fim? Só se o projeto neoneoneoliberal

  29. E o diálogo?

    Não acredito que é neste momento que a esquerda vai se “unir”. Precedendo eleiçõs municipais, com interesses de vários partidos em jogo. O que a Erundina poderia propor era uma discussão sobre o futuro do bloco na câmara e uma artilução disto com a sociedade progressista.

    Agora a ex-prefeita reclama da falta de unidade das esquerdas, mas pelo que observo, lançou sua candidatura a prefeitura de São Paulo, pelo PSOL, sem procurar uma unidade dentro da própria esquerda. Não se sabe nem se vai continuar no PSOL depois da eleição ou se relmente vai fundar um partido. Neste momento que o PT está emparedado e que o prefeito Haddad está praticamente só na busca pela reeleição (sem alguns parceiros de última hora) ela poderia abrir um canal de diálogo. Mas não, o projeto é válido apenas quando o protagonismo é relacionado ao próprio projeto. E infelizmente esta toada ocorre no espectro de toda a esquerda, só aceitam o protagonismo, a capacidade de abrir concessões ao diálogo e aos interesses mútuos é reduzida. 

  30. Cunha e Rodrigo: olha o Rio na Cãmara.

     

    Apoiar Erundina,  apenas lhe traria mais visibilidade sem qualquer chance de vitória.

    Nao ha maioria de esquerda na Câmara porque nao houve empenho das militâncias nas eleiçoes parlamentares de 2014.

    Como não ha agora empenho para derrubar Temer. As manifestaçoes nao estão fazendo uma coceira qualquer nos Senadores.

    Claro, sempre haverão cobranças ao PT por nao ter resolvido os problermas da esquerda universal. Por favor, pessoal do PSOL, PSTU, PCO, analistas , especialistas, paciência…!

    Entretanto as esquerdas poderiam se redimir, levantar das zonas de confortos e eleger vereadores/as e prefietos/as que venham a se tornar lideranças num futuro próximo. 

    Mãos à obra e menos choramingos. Nao esqueçam do “esforço” que fizeram quando Chignalia disputou com Cunha a Presidência da Câmara. em 2015. Deu no que deu. 

     

  31. Nem no cancer a esquerda é solidaria
    Esqueçam PT e PSOL caminharem juntos.A historia recente tem mostrado que pontualmente e assim mesmo por um ou mais membros do PSOL apouam quaisquer iniciativa petista.O PT com seu pragmatismo e por ter a maior bancada acha que tem a prevalencia (ate certo ponto tem razão).Mas não é so jogar pedra no PT,a questão é porque não se lançou um candidatura concensual ? Claro que muitos do PT acharam a candidatura da Erundina um vitrine para a prefeitura de sampa.E o PC do B tão aliado lança o Orlando como candidato.Esta divisão das esquerdas esta refletida nas redes sociais e blogs.Pau no PT,Pau no PSOL,pau na Erundina e ou apoio a ela.Inutil artigo do Pablo,da militancia ate as direções a esquerda esta dividida e ha tempos,inclusive ha quem não aprove nenhum dos partidos da esquerda.Não tenho a menor ilusão no atual quadro de uma união das esquerdas e o texto do Pablo so reforça esta fissura,como ja citei reverberada e ampliando cada vez mais na militancia e simpatizantes.Gostaria imensamente de ver gestos,conversas em prol de uma pauta minima.

  32. PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER
    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER SÓ PARA REFRESCAR A MEMORIA: DEM = PFL = PDS = ARENA = O LIXO, A ESCÓRIA, A MERDA!CADÊ O PT? APAPORRA!! “RESISTIR É PRECISO A IMPRENSA DA RESISTÊNCIA Em 1º de abril de 1964, as forças que se opunham ao aprofundamento da democracia social e econômica em curso no Brasil consumaram sua cartada mais radical, a tomada do poder pelas armas. Um mês depois, o jornalista Millôr Fernandes lançava a revista PifPaf e indagava, na capa […]” RESISTIR É PRECISO: A imprensa alternativa e clandestina durante a ditadura – Um projeto do Instituto Vladimir Herzog>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/07/14/resistir-e-preciso-a-imprensa-alternativa-e-clandestina-durante-a-ditadura-um-projeto-do-instituto-vladimir-herzog/ APAPORRA SAPORRA!! APAPORRA!!

     

  33. A gente não esquece
    O PT já apoiou o Newton Cardoso aqui em Minas. Vamos reconhecer, prá fazer merda possuem uma competência invejável.

  34. Dilma é julgada por uma quadrilha de ladrões
    PRIMEIRAMENTE, #FORATEMER Noam Chomsky: Dilma é julgada por uma quadrilha de ladrões>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/06/14/noam-chomsky-dilma-e-julgada-por-uma-quadrilha-de-ladroes/ SÓ PARA REFRESCAR A MEMORIA: DEM = PFL = PDS = ARENA = O LIXO, A ESCÓRIA, A MERDA!CADÊ O PT? APAPORRA!! “O CIRCO SEGUE, ITINERANTE E EM FESTA. NA VERDADE,UM BACANAL, NÃO UM CIRCO!E O CU É O NOSSO! É como eu pude escrever hoje a um leitor em meu blogue:“Bom dia, Gerson. Agradeço sua visita. A “parada” está perdida. O golpe não é apenas um golpe interno. É um golpe patrocinado por potências estrangeiras – leia-se EUA e Inglaterra. Nossa mídia, controlada por ‘famiglie’ mafiosas e corru-putas, vendidas mais do que do que peixe barato em fim de feira, já fez e continua a fazer seu papel cretino e covarde de lavandeira de cérebros e de almas. A Constituição foi “pro saco”. […]” APAPORRA SAPORRA!! APAPORRA!!

     

  35. de acordo!

    Pablo falou tudo!

    As merdas que o PT fez e  faz é de chorar!

    Sera que nunca leram a biografia de lenin ou marx.

    Pedir para ler as obras dos mesmos já é pedir demais.

    Pelo menos leiam as biografias e vejam se aprendem algo!

  36. de acordo!

    Pablo falou tudo!

    As merdas que o PT fez e  faz é de chorar!

    Sera que nunca leram a biografia de lenin ou marx.

    Pedir para ler as obras dos mesmos já é pedir demais.

    Pelo menos leiam as biografias e vejam se aprendem algo!

  37. O Psol se recusa a competir

    O Psol se recusa a competir para ganhar, seja lá o que for. Ganhar traz inúmeras responsabilidades e dificuldades, como bem sabe Erundina, que já foi prefeita de SP. 

    E, falando a verdade, o PSol não se interessa por democracia. Em todo o processo de impeachment não vi um único twitter do Freixo usando essa simples palavra (conceito). Ouso afirmar que o PSol estava mesmo doido para que tirassem a Dilma do poder, afinal seu maior inimigo nunca foi a direita, que massacra os povos e suas conquistas, mas o Partido dos Trabalhadores e seus maiores dirigentes.

    O PT, por sua vez, tornou-se um partido burocrático, como todos os partidos de esquerda que chegaram ao poder pelo voto no mundo. Esse fenômeno ainda merece muito estudo, já que me recuso a acreditar que o “defeito” é do PT. Ser governo de esquerda num mundo organizado no modo capitalista é muito mais difícil e complicado do que sonha a vã filosofia dos psolistas. Se algum dia eles chegarem ao  poder talvez mudem sua maneira de ver o mundo.

    Podemos chegar hoje, quando muito, a uma sociedade de bem-estar, a uma social-democracia como a que existe em alguns países. Mas a revolução socialista, meu amigos, está mais longe a cada dia que passa.

    Deixaram a sua “marca” na eleição da Câmara? Marcaram direitinho a sua posição de esquerda? Fizeram tudo como manda o “manual”? Congratulem-se, e vão dormir. Porque nós temos uma democracia a defender e reconstruir.

  38. Vamos apostar corrida?

    Do que diz o autor, conclui-se que se o PT tivesse apresentado candidatura ANTES do PSOL então o PSOL deveria votar no candidato do PT! 

    Sem questionar o valor de Erundina, para que a esquerda “virasse” um bloco, ANTES de qualquer partido apresentar candidato deveriam todos ter se reunido e decidido por um só candidato, da esquerda ou não, mas definido em consenso. Caso não houvesse consenso, escolhia-se um por sorteio e todos se comprometeriam a votar nesse.

    Registrar a candidatura da Erundina e depois querer que os outros partidos da esquerda votassem nela é o mesmo que impor o candidato do PSOL ao resto da esquerda!

    Quer consenso? Então busque consenso antes de impor candidato.

  39. Paulo Vilaça escreveu isso?

    Enloqueceu? Até o mundo mineral sabe que essa cadidatura de Erundina era pra ingles ver. Quem leva a serio essa senhora? Ela é candidata a tudo. Oportunista e  desonesta. Só quem não conhece Erundina é que compra. Por zeus.  Canditada a prefeitura de São Paulo, se lança na Camara pra que? Tem logica? Sabendo que não tinha chance, só queria aparecer e bater no PT. Só assim ela cresce.

  40. Viva o PT! As pessoas

    Viva o PT! As pessoas erram,erram  ,até que um dia acertam ,e esse é o único caminho possível, pra quem tem tantos inimigos, articulados e poderosos tentando atrapalhar, e tantos amigos  da onças(infiltrados) e radicais ideologicos fanáticos da sua loucura própria efetivamente atrapalhando ! O PT ainda não resolveu o Brasil, mas pra tão pouco tempo já foi muito mais do que qualquer um minimamente bem informado sobre politica poderia supor em 2002.Foi muito além do que eles(os 1% que detém mais de 50%de tudo )gostariam .Por isso o empenho colossal em destruir o PT, o que é, em si mesmo, um merito do partido .Quem incomoda   os 1%,como o PT incomoda (mesmo tendo dado rios de dinheiro para eles ;o preço da pouca liberdade,educação e saúde  dos pobres e pretos do Brasil)com certeza tem mais meritos politicos do que defeitos .Se os 1% ficaram tão mais ricos durante o governo do PT,porque então, incomodou tanto ?Corrupção ?Não me façam rir ,nem Eduardo Cunha foi Preso (isso é praticamente um atestado de idoneidade pra qualquer membro do PT preso, até os que efetivamente tenham roubado (Fora Delcidio , e vejam que Delcidio já esta solto ,prova cabal de que ele era um infiltrado do PSDB).Dinheiro é papel pintado meus amigos ,tem muito valor, sobretudo para que não o tem .Mas quando ele infesta sua conta ,outras questões se mostram mais relevantes, por exemplo :-“Se esses pobres começarem a se formar(na universidade), e enteder ,como nos os exploramos ,será que eles vão continuar aceitando nosso dominio ?E essa aguá será que vai dar pra todo mundo ?Remover favela, é só botar a policia pra surrar ,e expulsar os favelados ,mas remover casas de alvenaria já complica .E esses direitos trabalhistas ? E esses indios e quilonbolas achando que a terra pode ser deles ?”É normal alternancia de poder num democracia mas quem disse que é o caso do Brasil?De qualquer forma teremos a oportunidade de ver quanto da realidade o PIG consegue esconder ,e por quanto tempo.Em algum momento a maioria do País vai acabar percebendo que 90 % do que a direita faz é contra o Povo, e ai vai ser dificil não lembrar, que apesar da midia e dos juizes bandidos contra ,como era bom no  tempo do PT!Talvez alguns senadores já estejam desenvolvendo esse sentimento(espero que sejam mais de 6) .Tem gente querendo testar a que ponto das “fossas Marianas” a direta é capaz de deixar os pobres do Brasil.Basta trabalhar 80 horas por semana pelo mesmo salário ou pior, para ver como governo Dilma na verdade foi doce .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador