As primeiras reações institucionais contra o arbítrio de Bolsonaro, por Luis Nassif

Ministério Público, imprensa, universidades se juntam contra as ameaças do arbítrio.

 

 

Luis Nassif

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulo Guedes já falou em queimar as reservas

    Só falta o governo Bolsonaro ser financiado pelas reservas de Lula e Dilma… os “demônios” que “quebraram” o país.

    Como sempre… os governos ditos Liberais vão qeimar as reservas e aumentar as dívidas… enquanto os governos Desenvolvimentistas demonizados pela mídia seguem fazendo caixa para as aventuras liberais.

    Bolsonaro segue totalmente alinhado com os grupos de whatsapp e fakenews anti-PT como se nada tivesse acontecido… e o PT segue achando que a eleição acabou. A última vez que fez isso Dilma sofreu impeachment… desde de 2013 é guerra permanente, a máquina eleitoral deve ser fixa!

    É A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE BOLSONARO… acha que vai conseguir ficar 4 anos manipulando os trouxas via celular… e eu não duvidaria disso… se o PT deixar vai ser isso.

    1. Eu fiz um comentário parecido
      Eu fiz um comentário parecido em outro post. A fascistada continua à toda no zap (ainda que nao seja com a intensidade da véspera do primeiro turno). E enquanto isso, os progressistas voltam pro textao e para as teses…

      Nao aprenderam nada com o pos reeleiçao de Dilma, panelaços, eleiçao de Cunha…

      Eu nao sei como chamar, se é cansativo ou irritante…

      Continuo me perguntando, para que servem as burocrcias partidarias, sedes, etc., pra tomar café? Ou é pra tomar tiro e bomba?

      1. Concordo. Bolsonaro, a

        Concordo. Bolsonaro, a encarnação do que há de mais reacionário, destruiu a direita (que o diga Alkimin ), e agora conta com o “recesso” do PT (parece coisa de juiz do STF – pode o país estar pegando fogo, mas os canalhas não abrem mão de um único dia de recesso, do gozo de suas férias ) – assim nadará, no começo, sem resistência nenhuma, o que facilitará ainda mais seu projeto de transformar o país numa grande Venezuela de Maduro. 

        1. boçal

          Uma hecatombe se abate sobre o BRASIL e, pior, por obra de brasileiros. Desgraça pouca é bobagem!!!

          E que não se fale mais em “ideias de boçalnaro”.Tudo o que ele esboça são ordens dos generais,exceto

          o que lhe é inato; armas, violência, ameaças. elogio à tortura e a torturadores, covardia, racismo e ódios.

           

      2. problema é o seguinte
        o PT

        problema é o seguinte

        o PT tem 24% do eleitorado do BRASIL  ..30% não tão nem aí e vão com o vento, ou nem vão (são os PARVOS passivos)

        ..o resto se divide de acordo com a conveniencia e momento

        Qual seja, o PT – e força progressista – será por muito tempo o INIMIGO da vez a ser destruído pro mentes psicóticas como as que infestam as fileiras militares (a grande maioria formada por MALUCOS violentos sedentos de sangue)

        Prova maior é ver os gorilas de 64 voltando e contando as mesmas MENTIRAS de sempre e pregando, PASMEM, a ameaça do comunismo como motivo de aniquilamento de toda uma parte do povo brasileiro

        comunismo ?! essa MERDA que 99,9% sequer sabe do que se trata, a bem da verdade  ..mesmo pq foi formulada em outras terras, rpum outro povo, numa realidade vivida no século XIX

        é DUCA !!!!  ;;pior que religião

        1. “o PT tem 24% do eleitorado do BRASIL”… será? ATÉ QUANDO???

          Eu acho ingenuidade seguir confiando nesses 30% do Nordeste como se fossem um povo “diferenciado” e “agradecido”.

          NORDESTINO É IGUAL AO BRASILEIRO EM GERAL…. UM PANACA! NÃO EXISTE A TAL “SABEDORIA POPULAR”!

          Não duvidaria que esses 30% de apoio ao PT no Nordeste virassem pó da noite para o dia com uma manobra governamental e uma ofensiva de whatsapp.

          O povo brasileiro se mostrou o MAIS MANIPULÁVEL DO MUNDO!!!. O Nordeste apenas não sofreu o impacto dessa manipulação ainda… o dia que chegar lá… aí já era!!!

          Bolsonaro é um político cínico, ganancioso e manipulativo… deve ter um plano de criar o “Bolsa-Nordestino” ou coisa do tipo… 

          DAQUI A 4 ANOS BOLSONARO VAI ESTAR ENCRUSTADO NO NORDESTE IGUAL LULA ESTÁ HOJE.

          1. o problema NUNCA esteve aí
            O

            o problema NUNCA esteve aí

            O problema esta em se ter 24% do eleitorado, mas pelo modelo e pelo sistema, NÂO ter 24% do Poder  ..nas prefeituras, Estados, Assembleías e/ou Congresso

            qual seja  ..nossa democracia é de faz de contas  ..aqui quem ganha não leva  ..e as vêzes quem perde faz a festa

            è muita desproporcionalidade  ..muita conta de MALANDRO, muita coisa torta 

            quem sabe um “parlamentarismo” com proporções populacionais mais ajustadas resolveria ??!!

             

          2. O “Complexo de Vira-Lata” estava certo: SOMOS IDIOTAS INFERIORES

            Eu também achava que a democracia fosse auto-corretiva… ledo engano.

            No momento eu agradeço pela tal “democracia brasileira” ter falhas estruturais e não ter sido capaz de mostrar a real intenção de nosso povo… que é dar um tiro de 12 na cabeça: AÍ SERIA 80% BOLSONARO + ALEXANDRE FROTA + OLAVO DE CARVALHO

            O Brasileiro é um completo idiota! Séculos de educação medíocre e de oligarquias não são varridos pra debaixo do tapete com uma votação de 4 em 4 anos.

            O complexo de vira-lata estava certo… duvido muito que exista um povo mais estúpido que o brasileiro no mundo nesse momento!

            -HOUVE UMA “REDNECKIZAÇÃO” DO POBRE BRASILEIRO

            O Redneck americano é idiota mas luta pelos seus interesses… o “redneck nacional” luta pelos interesses do redneck americano. O racista europeu luta pelos seus interesses, o racista brasileiro luta contra si mesmo.

            -Até as teorias da Conspiração que guiam o idiota brasileiro são um tiro no pé! Elas empurram o Brasil para o “liberalismo total” para combater um “Comunismo iexistente”. Um país agrário exportador, sem tecnologia, oligarquico e racista… querendo competir de peito aberto entre os tubarões do liberalismo… qual a chance disso dar certo?

            NOSSA BURRICE É AUTO-DESTRUTIVA… ENQUANTO A BURRICE NOS OUTROS PAÍSES É “CONSTRUTIVA”.

             

    2. Eu tenho quase certeza……

      Que o plano do “posto ypiranga” é nos “atolar” de novo no FMI……..um pais periferico que não esta sob controle dos bancos da matriz, não da não…..vai que o tal pais começa a ter ideias de crecimento, grandeza e protagonismo…….. e deixa de ser periferico…..um perigo…………..a matriz não quer e nem deixa…..é o so ver o exemplo Argentino…….;

  2. Bolsonaro perde apenas numa conversa civilizada

    Em quanto mais radicais agirmos, mais alimentamos o mito Bolsonaro. Por isso ele não foi aos debates, para não ser desconstruído no plano pessoal e da civilidade. Saibamos perder! Poderíamos perder ganhando, mas tem muito radical aqui que quer perder perdendo mesmo, assim como o Ciro agora ou Aécio em 2014. O Bolsonaro ainda nem assumiu o governo e já estamos fazendo oposição infantil, dando ainda mais forças para ele e apoiadores. Devíamos parar de birra e procurar agendas positivas para o Brasil, para sairmos deste buraco. No mais, faremos oposição democrática, no parlamento e etc. Ele perde justamente quando a conversa é civilizada. No grito ele cresce. Esta é uma boa hora para demonstrar que somos melhores. Sigamos com Haddad!

    1. é isso aí  ..tão parecendo a

      é isso aí  ..tão parecendo a MIRIAM PORCÃO e todo filha-da-oputa da mídia golpista que, à época, quando LULA assumiu, já vinham tentando impor a agenda

      FATO – ninguém sabe o que este GORILA vai fazer  ..hoje, tudo é especulação

      CANALHAS canalhas canalhas ..em todo canto ..dito isso

      O que me OFENDE na eleição de BOZO é por se tratar ele de quem é  ..um ser admirador de ditaduras, do autoritarismo, da TORTURA, da eliminação de opositores que usou a democracia pra assumir o Poder ..um ANIMAL, psicopata DESPRESIVEL que humilha negros, indios, gays e mulheres  ..um ORDINÀRIO que não se furta em lançar MENTIRAS pra desconstruir adversários ou insuflar o uso da violencia entre os seres

      No mais, na democracia, TODA IDÈIA deve ser debatida com civilidade  .inclusive o controle EXTERNO do judicário e da mídia

        ..agora, verdade tb seja dita, como debater com um VERME destes ? um CANALHA que despreza e agride a democracia ?

      Aliás, por seus próprios predicados SEQUER ele, BOZOssauro, ao meu entender, deveria poder ter saído candidato a QUALQUER CARGO  ..sendo assim, só me resta carregar no verbo, nem que como um desabafo

      1. Precisamos desabafar, sim

        Mas, aquele profissional da violência e da mentira se nutre com o ódio e não será vencido nas ruas nem nas hostilidades, mas sim em debates e em reuniões com notebook e ar condicionado, quando seja obrigado a atuar seriamente e dizer o que pensa.

        Temos que tirar ele da sua zona de conforto. Se eu fosse Bolsonaro até pagaria a um cara como Boulos para sair nas ruas a gritar, legitimando assim tudo o que fizer….Boulos hoje, é todo o que Bolsonaro quer.

        Esse é o nosso campo de batalha para vencer Bolsonaro, o debate, a civilidade, o argumento….no congresso,….e muita paciencia. Tira o fusil do soldado e leva este a uma conversa….ou a uma sala de aula, e vai ver.

  3. Os mesmos que eram contra Dilma…

    Ministério Público perseguiu o PT enquanto escondeu os crimes dos seus comparsas

    Universidades faziam greve TODO ANO contra Dilma, eu cheguei a dizer a professores que conheço que estavam fazendo errado mas não me ouviram. Quero mesmo ver UMA greve contra o COISO. Vão receber cassetetes até não aguentar mais, como Richa fez no Paraná uns anos atrás

    Imprensa… ah a imprensa vai ter o que merece, finalmente. A começar da Globo e da FSP

    O acordo “com o supremo com tudo” do “mecanismo” deu certo até demais!

    Dificil é continuar a aguentar os memes dos apoiadores do BS ridicularizando a esquerda, as minorias, porque sem inimigos o COISO iria ter que mostrar a que veio

    1. E para completar o desalento

      E para completar o desalento temos a entrevista do Coiso 2, coronel Ciro Cansado, detonando uma frente de esquerda. Se bem que ele deve ficar fora mesmo. Porque ofender Leonardo Boff de forma tão grosseira e acentuar o preconceito contra o PT e os petistas, que para o Coronel não deve ter os mesmos direitos dos cidadãos brasileiros, de forma tão irresponsável e grosseira o coloca ao lado do Bolsonaro.

       

      1. ao agredir LULA que esta

        ao agredir LULA que esta preso em Curitiba, vitimado por um processo político, casuístico, eivado de ILEGALIDADES e de inconstitucionalidade, de abusos  ..ele que foi atropelado por toda sorte de judicialismo persecutório  ..CIRO GOMES mostrou a todos o que sempre foi:

        UM VERME que pra se manter vivo tem que se valer do estrume fétido cultivado nos mais profundos intestinos da sociedade

        em tempo – a ETICA humana se vale de valores e conceitos positivistas como a lealdade, a verdade, a isonomia, justiça, transparência, humildade enfim  ..HOJE, ao ver nossa socieade eleger um FASCISTA ordinário, e também ter que testemunhar as palavras do “antes AUTO dito companheiro leal”, tipo CIRO, eu só posso concluir que nosso maior mal é a FALTA DE ÈTICA que nos impregna do mais alto executivo ao mais humilde serviçal

        pra isso, séculos serão necessários, NÂO há salvação pra esta e pra próximas gerações não

        1. Juntando-se a tudo isso o

          Juntando-se a tudo isso o fanatismo religioso acho que o Brasil cai na Idade Média antes de chegar na Idade Contemporanea. E não falo só da proliferação de seitas religiosas não. Pessoas como eu, que fui formada no catolicismo da Teologia da Libertação, não tem mais espaço dentro da Igreja Católica quase toda ocupada pelos carismáticos, cristãos fanáticos pelo Bolsonaro família que apoia torturador.

           

      2. A megalomania neopentecostal na política

        Vera, como sempre, você e outros excelentes comentaristas deste GGN fazem o que antes era tarefa dos articulistas da imprensa tradicional, análises certeiras, abrangentes, sem rabo preso com interesses alheios à própria consciência e responsabilidade, em outras palavras, livres pensadores e observadores da realidade que favorecem um debate público colorido e dinâmico, independente da concordância com as opiniões, a possibilidade de visões únicas, autênticas, corajosas (se expor é o sempre o primeiro obstáculo, se houver responsabilidade com o que se diz) e homeostáticas, rs, são o oxigênio que nos falta  levar às praças públicas. 

        Assino embaixo do seu comentário. 

        Depois de ler seu comentário, vi a notícia da entrevista do Ciromaníaco ao panfleto de direita Folha de SP, onde chamou o respeitável Boff de “bosta”, no site Brasil 247: os trechos reproduzidos no site demonstram o quanto o referido ex candidato é ególatra, sem noção, desequilibrado, alguém desesperado por ter se preparado tanto tecnicamente e ser um absoluto fracasso na hora de realizar de maneira prática e objetiva qualquer coisa de relevante para o país, um político que se perdeu na transição democrática, pretende ser a síntese conciliatória da alma coronelista autoritária com o verniz acadêmico de mercado – cujo fracasso do PSDB nacional com permanência nos Estados e municípios, um novo PMDB, comprova os limites do modelo, exatamente no seu território nativo, o nordeste. E não me venham dizer que foi ministro disso, contribuiu  com a transposição do São Francisco: tudo que fez e todos os cargos que ocupou visavam apenas e tão somente ser escolhido como sucessor do presidente de plantão – não me surpreenderia se aceitasse convite  da sua versão genérica ratonazi; já que ele admira tanto o rábula de Curitiba com quem divide a amizade de playbostas de Aécio, fariam um dobradinha histriônica, autoritária, punitivista, midiática e factóidica para atacar o PT e Lula, tudo em nome, ninguém duvida, “do Bem do país”; e de quebra, poderia postular mais um sucessão do tipo morde e assopra. Nojo. (Nassif poderia habilitar carinhas na seção de comentários.) 

        Sobre esse cidadão vazio de importância e cheio de rancor, covardia – late muito mas só sabe morder o PT e a esquerda, da qual ele pretende ser o gigolô -, temeridade como liderança de qualquer tipo, um yuppie político que terá o mesmo fim que seu amigo de farra e machismo Aécio Neves, digo apenas que não pretendo perder tempo falando o que “não dá mais pra ocultar, já que o briho desse rancor foi traidor, e entregou o que você tentou conter, o que você não quis desabafar, e então viajou” (paródia da música “Explode Coração”), ele não merece atenção nem reflexão, um embuste que comprova por quê o Golpe que estamos vivendo desde 2013, pelo menos, e que se aprofunda agora, é apenas oportunismo de direita e extrema direita no vácuo deixado por uma esquerda autofágica, concentrada e incapaz de se organizar em pluralidade partidária relevante e consistente (a melhor parte da análise de André Singer na entrevista na Brasil de Fato é, ainda que brevemente, sobre a dificuldade de formar partidos coletivos e não personalizados no país; fecha digressão) e por uma centro-esquerda/direita incompetente e mesquinha. 

        Ah, antes de finalizar o capítulo sobre a metástase de lideranças autoritárias no Brasil – ou seja, Ratonazi eleito e Ciromaníaco derrotado, por ambos eventos atribuída a culpa parental freudiana ao PT, rs -,  lembro de ter lido uma entrevista do ex artista Lobão na mesma Folha de São Paulo, salvo engano no auge da crise da indústria fonográfica no início dos anos 2000, em que o referido neofascista ex roqueiro  tinha o mesmo discurso megalomaníaco e doentio que o Ciromaníaco apresenta. Sou contra a patologização dos conflitos e da vida social como forma de explicação e disputa, ideológica ou de qualquer outro contexto, mas é inegável que o discurso de ambos aponta para a adesão ao extremismo de direita (destrutivo, iconoclasta niilista, raivoso, melancólico e de lógica discursiva à beira do absurdo da realidade fantástica) como única válvula de escape para sua incapacidade de realizar o talento mediano que é comum a ambos em contraposição à ambição, alimentada também por admiradores – não vou chamar de bajuladores, como o político “decadente sem elegância” fez na FSP em relação aos apoiadores do PT, porque isso é na verdade o que pessoas como ele precisam e gostariam de ter, as uvas verdes apodrecidas -, de serem o gênio incompreendido, em suma, meninos mimados que não aceitam o próprio tamanho, menor que a projeção de suas sombras com distorção de autoimagem, e ao invés de curarem suas próprias feridas e  criarem algo útil para o mundo, nem que seja um carrinho de palito de sorvete, rs, passam a tentar destruir o que consideram o responsável pela irrealização de sua trajetória idealizada ou pela realização frustrada de seus desejos de grandeza, desmentidos pela realidade. Trocam a criatividade mediana que possuem, e poderia render frutos medianos mas honestos e respeitáveis, pela destrutividade do Outro, de modo a ofuscar sua própria miséria (como contraponto, observo que a destrutividade quando manifestada por verdadeiros gênios, que os fulanos pretendem ser e por reconhecerem, no fundo da consciência, que são daqueles apenas imitações baratas, costuma se voltar contra o próprio objeto da sua expressão criativa ou contra si próprios – do que a história da Arte e da Política está cheia para comprovar; só atores menores depositam em seus oponentes tanto desejo de morte e destruição como resposta a suas frustrações, sem qualquer oferecimento de criação de novas realidades. Ao invés de eleger o PT como a sua Branca de Neve – ou Vermelha de Fogo -, Ciromaníaco do espelho-espelho-meu deveria tentar, quem sabe, direcionar sua energia na criação de um partido que represente tudo o que ele queria que o PT lhe entregasse de bandeja mas que precisa ser construído sob medida para ele e suas ambições infantilóides de primogênito ciumento e filho pródigo.) Quem sabe, se a Política não der certo para ele, o país está cheio de igrejas esperando por um novo MALA QUE FALA (E QUE FALHA) – e falar é com Ciro mesmo, já fazer… o exílio em Paris é menos desafiador para quem come brioches – não se preocupe, as igrejas rendem, conseguiriam bancar lives direto de Champs Élysées, quem sabe com a participação especial de FHC (gargalhadas, quem diria, a França revolucionária, o último refúgio dos covardes socialdemocratas brasileiros. Isso é que é “decadence avec elegance”…) 

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=ZJj2DHGTBHA%5D

        https://www.youtube.com/watch?v=ZJj2DHGTBHA

         

        Sampa/SP, 31/10/2018 – 14:20 (alterado às 14:38) 

  4. O Bozo venceu.
    Agora, deixem

    O Bozo venceu.

    Agora, deixem o homem governar.

    Deixem ele colocar em ação seu programa de governo.

     57 milhões votaram no coiso, 47 milhões no Haddad e o restante se absteve, votou em branco ou nulo. Estes que se omitiram tem mais é que calar a boca, enfiar o rabo entre as pernas e engolir em seco.

    Na minha modesta opinião não deveríamos nem fazer oposição. Em menos de 24 meses ele já terá explodido o seu governo.

    Ao fazer oposição daremos a ele o que ele quer: alguém para culpar pelo estrondoso fracasso.

    Criar um inimigo para culpar é a gênese do fascismo.

    Quanto a frente democrática sem o PT, deixem que criem. Vão descobrir que são um zero a esquerda.

    Pcdo não passou na cláusula de barreira. PSB e PDT fizeram o que nos últimos 4 anos? Defenderam a democracia? defenderam os direito trabalhistas? Defenderam as empresas nacionais ontra a destruição promovida pela lava jato?

    Não. Então que frente democrática é esta que estão falando?

    1. Bolsonaro não vai falhar sem oposição. Ditaduras dão “””certo”””

      DITADURAS TENDEM A “DAR MAIS CERTO”(entre mil aspas) QUE DEMOCRACIAS

      -O fato da Ditadura não respeitar a oposição e passar por cima de burocracias do regime democrático fazem as ditaduras serem muito mais eficientes do que as democracias.

      -Planos de Governos que dão errado podem ser rapidamente modificados sem ficar meses no Congresso… medidas emergenciais são tomadas a qualquer momento.

      -Ditaduras não tem ideologia… Bolsonaro se diz liberal mas não segue plano algum… amanhã pode implantar um desenvolvimentismo eleitoreiro sem o menor problema.

      -Bolsonaro não teria constrangimento algum em colocar um filho no congresso e outro no Senado para “agilizar” as coisas. Governos democráticos respeitam a representatividade, o meio ambiente, os direitos humanos…. isso indiscutivelmente tem um peso sobre a segurança, educação e saúde.

      -Ditaduras são populares… o controle midiático funciona… o controle das escolas funciona… assim como o controle das redes sociais.

      -Brasil tem bilhões em reservas internacionais… sustenta 4 anos de ditadura fácil…. até lá.. algum ciclo de minério, soja ou petróleo vai aparecer.

      DITADURAS SÓ COMEÇAM A SE DESGASTAR APÓS DÉCADAS E POR APODRECIMENTO INTERNO

      -Oposição deveria ser pesada para impedir que a Ditadura real e declarada se instale… se é que ainda dá tempo.

    2. Cuidado com o sectarismo.
      Não
      Cuidado com o sectarismo.
      Não confundir Ciro com outras agremiações partidárias.
      Parece que nunca aprendem – parece que desejam submissão é não aliados

  5. Quem quiser que compre

    É a estratégia mais antiga que conheço:

    Criar dificuldades para vender facilidades.

    Todos estes atores citados por Nassif são responsáveis diretos na formação do nosso caos.

    Agora querem vender as facilidades…. o supremo isso, o barroso aquilo… a globo assim, a folha assado (resurge como….parabéns aos jornalistas…) … a procuradoria diz, os procuradores farão…

    Ajudaram a criar o caos…. agora possam de magnânimos…. defensores contra a barbarie cumplice…

    Sei…. sei…

    Quem quiser que os compre…..

  6. Concordo com o Nassif que …..

    Começam a parecer “sinais” de resistencia, aqui e ali, mas ainda muuuuito “de leve” e altamente insuficiente para incomodar o “stablishment golpista”……..Do mais eu me pergunto como vai fazer o governo do coiso para evitar a desmoralização do ultimo poder que ainda tem um pouco de credibilidade…….me explico, o judiciario, legisltivo e executivos estão, em graus diferentes, desmoralizados……num governo de forte presença militar(o tal do ultimo poder ……), como vão evitar o desgaste rapido, que me parece que é o que vai acontecer quando começar a “cair a ficha” dos que votaram no “voldemort”…….so vejo uma alternativa: controlar/censurar midia e redes sociais……se deixarem o “bicho correr solto”, vai ser um tal de general mandar recado nas redes sociais, para defender seu grupo e seus interesses ou simplesmente para “externar” maluquices das mais variadas…….é o que falta, os milicos fazendo ridiculo……não me parece que os militares sejam muito mais inteligentes que os do judiciario…….sendo que este não resistiu a “fogueira das vaidades” das redes sociais, os milicos vão resistir?E se os milicos se desmoralizam, sobra quem?Me pergunto………

    PS:Mudando radicalmente de assunto

    Mas não são eles que diziam “Nossa bandeira nunca sera vermelha”?Eu diria que o vermelho predomina….30% pelo menos

     

  7. Nassif, o otimista. 
    Mas se

    Nassif, o otimista. 

    Mas se os encarcerados e assassinados forem filiados do PT, da CUT ou pertecerem ao MST ou ao MTST não vai ter reação institucional. O PTB eles destruiram entregando-o a Roberto Jeferson, com a força política que tem o PT a violência será maior.

    Sob a anuência das instituições.

  8. É tudo o que o STF,

    É tudo o que o STF, principalmente o Barroso, queria, posarem de defensores dos LGBT, negros, mulheres e demais oprimidos. 

    Do lado do Bolsonaro, o “iluminismo” supremo resplanderá em todos seu fulgor. Só resta saber se sequer servirá de consolo, diante do aumento exponencial de assassinatos de LGBTs, principalmente as Marielles das favelas. 

    1.  
      qua, 31/10/2018 – 10:21
      “É

       

      “É tudo o que o STF, principalmente o Barroso, queria, posarem de defensores dos LGBT, negros, mulheres e demais oprimidos. “

      Desde que esses oprimidos não ousem se organizar ou ter posicionamento político. 

  9. PHA e Mino Carta to be or not to be

    O que espanta num momento como esse é a ambiguidade de PHA que uma hora defende, outra ataca o PT. PHA e Mino Carta precisam compreender que Ciro Gomes já caiu no descrédito dos eleitores ,muito pouca gente confia mais nele tal seu samba desafinado. Ciro Gomes se contaminou com o vírus que atacou Marina Silva.

  10. As reações devem partir de um
    As reações devem partir de um POVO CONSCIENTE,e p isso deve-se incentivar/conscientizar a todos na base,as instituições já eram,vejam q tudo é jogado de forma diversionista,dizem”Sou contra o PT,MST e MTST!”Bolsominions não entendem q essas organizações são os a favor do povão,a favor de casa,terra,trabalhador aplaudem pq foram treinados p isso,têm a percepção rasa/supérflua,são muitos jovens q são bombardeados na internet com essas coisas tipo “fora Cuba!”aliás a internet virou terreno de recrutamento de.Bolsominions,já sabem quem têm perfil e os aliciam com inteligência artificial,falo por experiência própria,via alguns canais de vídeos e muitos me sugeriram vídeos q CONVINCENTEMENTE desciam a lenha no PT/Lula/Haddad senti como se a plataforma conversasse comigo e queria me convencer,primeira impressão fiquei confuso mas como já estava vacinado com a vacina dos blogs sujos,passou rápido,e olha q não falo sobre o Facebook e suas bolhas,coisa serissima,se os líderes destes movimentos(PT,MST,MTST) não associarem as “suas marcas”ao nacional/Brasil serão exterminados pela inteligência artificial,vejam o sucesso de Bolsonaro,um entreguista,associou sua campanha ao Brasil e quem quer ir contra o Brasil?Bolso praticou enficientemente o diversionismo MUITO BEM ORIENTADO POR FORA,o modus operandi sempre é esse diversionismo/mentira,atribuem aos outros aquilo q eles praticam e é os seus pontos fracos,VIVA O BRASIL !!

  11. Dialogar com o povo (quem são esses mais de 30% autoanulados?)

    De um grande e subestimado líder de movimento social, alguém com sólida formação e compreensão do que é o país e suas contradições e possibilidades. Que ele ocupe o lugar que merece na resistência, o do representante dos movimentos sociais do campo que deve orientar os fragmentados, e por vezes limitados na visão estratégica de conjunto, movimentos urbanos, alguém que vem do lugar onde a consciência popular do Brasil ainda está livre da opressão midiática e corporativa, na verdade, não apenas livre como independente e crítica de sua interferência, os interiores do país. Que o MST e os indígenas consigam formar uma grande frente campesina que traga para os urbanos a ampliação da visão de como deve ser o combate ao neofascismo de mercado, com a incorporação da visão ambientalista autêntica – não a versão pasteurizada que se vê nas grandes metrópoles. 

    Do blogue NOCAUTE, do jornalista Fernando Morais, reprodução de entrevista de JOÃO PEDRO STÉDILE ao Brasil de Fato. 

    Stédile: “Nós temos que retomar o trabalho de base”.

    POR NOCAUTE  29 DE OUTUBRO DE 2018  COMENTARStédile: "Nós temos que retomar o trabalho de base".

    Em entrevista à Rádio Brasil de Fato logo após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), o líder do MST fala sobre os próximos passos da esquerda após vitória de Jair Bolsonaro. “Saímos desse processo aglutinados, com capacidade e força organizada para resistir à pretensa ofensiva fascista”.

    Confira a íntegra da entrevista:

    O que dizer para as mais de 46 milhões de pessoas que votaram no candidato Fernando Haddad, apoiado pelo MST?

    Ainda estamos no calor dos resultados e precisamos, acima de tudo, ter muita serenidade e entender o contexto da luta de classe e não nos considerarmos derrotados por esse resultado. Ainda que as urnas tenham dado legitimidade ao Bolsonaro, não significa que ele teve a maioria do apoio da população. Há um alto índice de abstenção, 31 milhões. O Haddad teve 45 milhões. Só ai são 76 milhões de brasileiros que não votaram no Bolsonaro.

    Portanto, a sociedade brasileira está dividida. Mesmo o resultado eleitoral, do que eu pude acompanhar já nas pesquisas anteriores, ficou claro que quem está apoiando o projeto do Haddad é quem ganha menos, de dois a cinco salários mínimos. Quem tem até o ensino fundamental, e claramente, os mais ricos e abastados, votam no Bolsonaro.

    Mas também houve uma divisão eleitoral clara, geograficamente. Quando olhamos para o mapa do Brasil com os governadores eleitos, temos 12 candidatos progressistas do campo popular que vai desde o Pará até o governador Renato Casagrande (PSB) no Espírito Santo. O Nordeste e aquela parte da Amazônia são um polo de resistência geográfico que demonstram claramente que aquela população não quer seguir os rumos do projeto fascista de Bolsonaro.

    Por último, como um breve balanço, como todos estão comentando, além do que o resultado eleitoral, a última semana consagrou uma vitória política da esquerda e dos movimentos populares. Tivemos inúmeras manifestações de todas as forças organizadas. Sindicatos, intelectuais, estudantes, universidades.

    Nunca antes na história do Brasil tínhamos colocado mais de 500 mil mulheres em todo o Brasil, em 360 cidades, que foram as ruas para dizer “Ele não”, “Fascismo não”, de maneira que eu acho que o balanço não é de uma derrota política, nós sofremos uma derrota eleitoral, mas saímos desse processo aglutinados, com capacidade e força organizada para resistir com a pretensa ofensiva fascista.

    Apesar dos bravateios de Bolsonaro, sabemos que no campo institucionais, há limitações. Ele já disse que tem a intenção de tipificar o MST e o MTST como organizações terroristas. Enxerga a possibilidade real e institucional que isso realmente aconteça?

    Eu acho que o governo Bolsonaro vai se assemelhar, se fizermos um paralelo, com que foi o governo Pinochet no Chile. Não pela forma que chegou, mas pela sua natureza fascista. É um governo que vai usar todo o tempo a repressão, as ameaças, o amedrontamento. Vai liberar as forças reacionárias que estão presentes na sociedade. Por outro lado, ele vai tentar dar liberdade total ao capital em um programa neoliberal. Porém, essa fórmula é inviável, não dá coesão social e não resolve os problemas fundamentais da população.

    O Brasil vive uma grave crise econômica que é a raiz de todo esse processo, desde 2012 o país não cresce. Portanto, ao não crescer, ao não produzir novas riquezas, os problemas sociais, econômicos e ambientais só vão aumentando.

    Ele com seu programa ultraliberal, de apenas defender os interesses do capital, pode até ajudar os bancos, fazer com os bancos continuem tendo lucro, pode ajudar as empresas transnacionais para que tomem de assalto o resto do que nós temos aqui, porém, ao não resolver os problemas concretos da população de emprego, de renda, de direitos trabalhistas, de previdência, de terra, de moradia, isso vai aumentando as contradições.

    Isso irá gerar um caos social que permitirá aos movimentos populares retomar a ofensiva, as mobilizações de massa. E, no fundo, além do que está na Constituição, coisa que ele não vai respeitar muito, o que vai nos proteger, não é corrermos para debaixo da tenda. O que vai nos proteger é a capacidade de aglutinar o povo, seguir fazendo lutas de massas na defesa dos direitos, na melhoria das condições de vida e essas mobilizações populares é que serão a proteção aos militantes, aos dirigentes. Não nos assustemos. As contradições que eles vão enfrentar serão muito maiores do que as possibilidades deles reprimirem impunemente.

    Há uma outra luta, que tem relação com as eleições, que desde que começou a campanha eleitoral ficou em segundo plano: a prisão ilegal e injusta do ex-presidente Lula. Qual é a perspectiva dos movimentos populares pra essa outra frente de batalha?

    Como todos nós acompanhamos ao longo desse período, o presidente Lula foi sequestrado pelo capital por meio de um Poder Judiciário completamente servil a esses interesses. Ele foi preso ilegalmente. Há muitos outros, não só políticos como cidadãos, que estão respondendo em liberdade, até que se cumpra a Constituição, que só permite a prisão depois que o processo passa por todas as instâncias.

    No caso do Lula, ainda falta ser julgado no STJ e depois no STF. Depois não deixaram ele concorrer quando o registro da candidatura foi feito. Outros 1400 candidatos concorreram na mesmas condições do Lula mas a ele foi proibido, e finalmente, o proibiram de falar, quando qualquer bandido de quinta categoria pode dar entrevista na Globo. Ficou famoso aquele caso do ex-goleiro do Flamengo que todo dia estava na Globo só para dar audiência. E ao Lula foi proibido se comunicar com o povo. Na verdade, eles sabiam que o Lula é a principal liderança popular que aglutinaria amplas forças do povo brasileiro, que levaria pro debate a discussão de projeto. É evidente que parte dos eleitores do Lula, que acreditam no Lula, são trabalhadores enganados por uma campanha de mentiras, que acabaram votando no Bolsonaro.

    Para a esquerda e movimentos populares, temos um desafio enorme daqui pra frente de organizar comitês populares em todo Brasil, organizar um verdadeiro movimento de massas, e organizar uma verdadeira campanha internacional por sua libertação e pela designação do Prêmio Nobel da Paz no ano que vem, como é a campanha encabeçada pelo [vencedor do] Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel.

    Vamos ter uma tarefa enorme de organizar esses comitês e transformar a luta pela campanha com uma bandeira popular. Evidentemente haverá outros desafios que nós, da esquerda e movimentos populares teremos que nos debruçar no próximo período para nos aglutinarmos como vem sendo já sugerido que temos que transformar a Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, quem sabe nos juntarmos todos, em uma Frente Popular pela Democracia e Antifascista.

    Poderia ser um instrumento mais amplo ainda do que a própria Frente Brasil Popular. Temos muita luta pela frente. A luta de classes é assim. É muito parecida com um jogo de futebol em um longo campeonato. Tem domingo que se perde uma partida, tem outro em que se ganha. Mas o fundamental é ir acumulando força e organizando nosso povo. É isso que muda correlação de forças.

    Como a esquerda sai dessa batalha? Os partidos, movimentos, o próprio Fernando Haddad?

    Eu me envolvi pessoalmente, o nosso movimento e a Frente Brasil Popular, e se notou claramente, nas últimas duas semanas, um novo alento, uma nova interpretação para o que está acontecendo no Brasil. Muita gente se mobilizou independente de partidos e movimentos, ou seja, há energias na sociedade e conseguiremos resistir ao fascismo.

    Agora, não podemos cair no reducionismo da vida partidária e ficar nas especulações do que acontecerá com fulano ou beltrano. As pessoas pouco importam nesse processo. A luta de classes, é de classes, e portanto, é a dinâmica da luta de classes que altera a correlação de forças, que vai resolver os problemas do povo. No meio dessas lutas de classe, vão surgindo novos líderes e novas referências. Não podemos nos apegar a essas leituras.

    “O Haddad já se cacifa para 2022”, “O Ciro se cacifa”. O Ciro Gomes saiu muito bem no primeiro turno, com moral, e depois jogou essa moral na lata do lixo ao se abster da disputa política do segundo turno. A vida útil do Ciro durou três semanas. É assim a lógica da luta de classes.

    Acho que a esquerda e os movimentos populares que tem causas bem específicas, de mulheres, moradia, terra e movimento sindical, temos que nos debruçar com serenidade, fazer as avaliações críticas e autocríticas e retomar a nossa agenda história da classe trabalhadora, para enfrentar os desafios da vida e da história.

    Ficou claro durante essa campanha: nós temos que retomar o trabalho de base, que até o Mano Brown puxou a orelha e ele estava correto. Se nós tivéssemos tido a paciência de, ao longo desses seis meses, ter ido de casa em casa, nos bairros da periferia, onde vive o povo pobre, acredito que teríamos outro resultado eleitoral. O povo entende, mas ninguém vai lá falar com ele.

    Temos que ter claro que o que altera a correlação de forças, não é discurso, não é mensagem no Whatsapp. O que altera a correlação de forças e resolve os problemas concretos da população é se nós organizarmos a classe trabalhadora e a população para fazer lutas de massa e resolver seus problemas.

    Se falta trabalho, temos que fazer a luta contra o desemprego. Se o gás está muito alto, temos que fazer a luta para abaixar o preço do gás. Isso exige luta de massa. Da mesma forma, a esquerda abandonou a formação política. As pessoas foram iludidas pelas mentiras da campanha do Bolsonaro no Whatsapp, por que? Porque não tem discernimento político para saber o que é mentira e o que fazia parte do jogo. Isso só se resolve com formação política e ideológica, quando a pessoa tem discernimento, conhecimento, para ela julgar por si mesmo e não esperar orientação de ninguém.

    Assim como temos que potencializar ainda mais esse belo trabalho que vocês fazem no Brasil de Fato, com rádio, jornal, tabloide, internet, que é potencializar nossos meios de comunicação populares. De fato a televisou parou de pesar na formação de opinião das pessoas. Então, temos que construir os nossos meios de comunicação. Agora é o tempo ideal.

    Finalmente, temos que fazer um novo debate no país, sobre um novo projeto soberano para uma sociedade igualitária e justa. Como essa campanha foi baseada na mentira e na luta contra mentira, nós não discutimos programa, não discutimos um projeto estrutural pro país. Agora temos que recuperar esse debate e nos próximos meses e anos, reconstruir uma unidade popular entorno de um projeto. Um programa de soluções para o povo, porque do outro lado, do governo, não virá.” (https://nocaute.blog.br/2018/10/29/stedile-nos-temos-que-retomar-o-trabalho-de-base/)

    LULALIVRE! 

    (e FORA, presidente fake 171). 

    Sampa/SP, 31/10/2018 – 16:25 (alterado às 16:30) 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador