Ave, Estados Unidos, aqueles que vão morrer te saúdam!, por J. Carlos de Assis

Neste momento dezenas de milhões de pessoas no mundo estão salvando vidas em hospitais, levando alimentos a famintos, cuidando de vítimas de terremotos e tufões, ajudando pessoas com deficiência, praticando a caridade, a fraternidade e a solidariedade na verdadeira acepção dessas palavras. Entre esses milhões certamente não há um único representante do Governo norte-americano. É que ele não tem tempo para isso. Está preparando de forma metódica e implacável a guerra contra a Rússia em território ucraniano.

É muito fácil começar uma guerra de grandes proporções. Infelizmente, depois de desencadeado o caos, ninguém sabe como terminar uma guerra ou como controlar suas consequências. Os Estados Unidos são peritos em começar guerras: foi assim na Coreia, no Vietnã, no Iraque, no Afeganistão; insuflaram revoluções no norte da África, que resultaram em dramática carnificina e instabilidade. Entretanto, quando se trata de conseguir a paz, os Estados Unidos lavam as mãos. Os outros é que cuidem do estrago que provocam.

Além dos generosos que levam uma mão de solidariedade ao mundo, milhões de outras pessoas estão dedicadas fundamentalmente a cuidar de seus próprios negócios, de suas vidas e de suas famílias, sem qualquer preocupação com a situação mundial. São bilhões. Entretanto todos eles estão sob a ameaça do fogo norte-americano. Os Estados Unidos não suportam a condição de paridade nuclear com a Rússia e o risco da paridade econômica com a China: ou atacam agora, ou não terão melhor oportunidade de atacar depois.

É muito fácil entender a estratégia dos chamados neoconservadores americanos que acabaram de colocar agora um representante na principal cadeira no Departamento de Defesa. Querem repetir o processo que levou à exaustão a antiga União Soviética. Dado que Estados Unidos e Rússia estão em virtual paridade nuclear, a solução é levar a Rússia à capitulação através de uma guerra convencional, não em território russo, que arriscaria uma guerra nuclear, mas no território de um terceiro. Nada melhor, pois, que a Ucrânia.

A guerra na Ucrânia está sendo preparada metodicamente pela OTAN, que acaba de aumentar seu orçamento militar por pressão americana. Desde 1999 que a organização militar do Ocidente avança para o Leste, em clara hostilidade contra a Rússia. Quase metade dos países atualmente membros da OTAN foram incorporados, rumo ao Leste, depois do fim da União Soviética. E só não houve a incorporação da Ucrânia e da Geórgia porque Putin reagiu, pois se tratava de colocar uma fortaleza militar hostil no quintal de seu país.

Diante do baile estratégico que foi a absorção da Crimeia pela Rússia, com apoio esmagador da população da península, os Estados Unidos se movem na direção da guerra através inicialmente de sanções de pouco efetividade. Contudo, não nos iludamos. Uma guerra convencional seria de alto interesse norte-americano, desde que ela pudesse esgotar a capacidade militar e econômica russa sem o risco de escalar para uma guerra nuclear. É com essa possibilidade que os neoconservadores contam para iniciar a guerra.

Sabemos, por outro lado, pela experiência histórica, que eles não se preocupam muito em como acabar com  guerras. Para eles trata-se de um jogo estratégico para assegurar a manutenção da hegemonia mundial. Por isso, no momento, a única força capaz de parar a máquina de guerra americana é o povo dos Estados Unidos, tocado pela consciência de solidariedade com os bilhões de inocentes do mundo, e eles próprios, que sofreriam as consequência de uma guerra proto-nuclear. É necessário que os inocentes rompam com a passividade, falem e votem.

Aos que consideram essa análise exagerada peço que leiam “Foreign Affairs”, uma das mais prestigiosas revistas do estabelecimento norte-americano, em mais de um artigo sobre a “crise”  na Ucrânia na edição de setembro. Um deles diz claramente: a crise na Ucrânia é nossa culpa, referindo-se aos Estados Unidos. No corpo da matéria vem a narrativa da marcha da OTAN para Leste, em confronto direto com entendimentos anteriores com os russos. Assim como o relato do caos planejado pelo Departamento de Estado para derrubar o governo legítimo pró-russo de Kiev, colocando em seu lugar um governo que tem pelo menos quatro membros proeminentes neofacistas.

Ainda em termos de medidas provocativas contra a Rússia, destaca-se a monstruosa derrubada do avião comercial sobre o Leste da Ucrânia, um típico atentado terrorista que os Estados Unidos pretenderam atribuir a forças pró-russas. Falso. O avião, de que já não se fala mais, muito sintomaticamente, foi derrubado por forças do governo de Kiev, conforme denunciou há dias o presidente russo, Vladmir Putin, numa reunião internacional, com base em investigações.

E nós, que temos a ver com tudo isso? Os inocentes entre nós acham que os neoconservadores norte-americanos veem com muita naturalidade nossa aproximação, via BRICS, com sua arqui-inimiga Rússia. Acreditam que a gravação das conversas da Presidenta foi mero divertimento. Acham que as tentativas de desestabilização do legítimo Governo brasileiro atual, assim como o reeleito, são fenômenos exclusivamente internos, ou resultantes dos impulsos éticos de alguns tribunais. Infelizmente, os inocentes poderão acordar tarde quando um golpe jurídico-midiático, inspirado pelos americanos, tiver sido desfechado em nossas instituições. Sem uma reação cidadã consciente, nos restará apenas a saudação dos gladiadores:  Ave, Estados Unidos e seus aliados internos, morituri te salutant!

J. Carlos de Assis – Economista, doutor pela Coppe/UFRJ, professor de Economia Internacional da UEPB.

Redação

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns ao articulista.

    Parabéns ao articulista. Curto e grosso. O (ainda) alto grau de despolitização do cidadão brasileiro, apesar dos otimistas com os avanços da internet (como se sabe também dominada por interesses capitalistas poderosos que se instalam na zona do silício e em Washington), ainda não conseguem relacionar a política, aparentemente rasteira, do dia a dia brasileiro com uma estratégia a médio prazdo de mexer as peças do tabuleiro internacional sempre a favor das grandes corporações e dos interesses capitalistas mais selvagens e desumanos.

    O chamado “golpe” jurídico/midiático que se discute pós eleições de outubro está, com certeza, ligado a interesses fora do país. Ou alguém acha que patetas como Serra, Alckimin, Aécio, FHC e quejandos têm massa cinzenta suficiente para tramarem alguma coisa minimamente inteligente? Agem, quando muito, como bons ventriloquos, cujas portas da frente e dos fundos de qualquer jornal, revista, rádio ou televisão nesse país estarão sempre abertas.

    O Brasil atual está, sim, dividido  – como mostra o artigo – entre os despossuidos, que continuam sem voz, os eternos malandoros do entreguismo, e os abobalhados de classe média que ainda vêem nos EUA o grande defensor da democracia no mundo.

    Não é por acaso que milhares de brasileiros se maravilhem com Miami, terra onde o estoque de bonequinhos do Mickey e do Pato Donald diminuiiu e aumentou muito o estoque de Patetas. 

  2. não saiu o vídeo: “Nobody Knows The Trouble I’ve Seen”

    https://www.youtube.com/watch?v=PHFveRxXfM4 pelo grande Louis Armstrong, assim Como Mohammed Ali, Martin Luther King, Ângela Davis (do PC estadunidense), Malcolm X, e os anônimos, negros com brancos, mestiçoes, todo o mundo q estão protestando juntos. Do disco Armstrong and the Bible, e vídeos do youtube.

  3. aos negros (com brancos) q protestam e lutam

    Pelo teu post-título, homenagem: “Spiritual”, às vezes confundido com Gospel,  lindíssimas músicas não só com conteúdo religioso, uma forma de os negros americanso falarem de suas vidas entre os homens e seus preconceitos nojentos.Assis, me desculpe se já te critiquei sutilmente de modo que ninguem tenha percebido, creio que só voce entendeu e espero ter perdoado. Tenho bipolaridade, oscilante entre um humor (ora negro, ora sarcástico, ora alegre) com tristeza profunda. O Blog sabe disso há tempos. O assunto político me interessa muito, mas música também, e afins, são mais o meu chão. No primeiro digo bobagens demais.]. http://humbertohpc.wordpress.com (só tá saindo link em vermelho,não sei pro quê)

    1. [email protected]

      mas recebo automáticas mensagens p/ preferendial [email protected] (minha vida quase toda foi em poa,daí a junção, meio neura,POA  REC ).Me autoexpulsei (e pedi) uma vez,mas é aqui q vejo “companheiros de viagem” (expressão entre os partidos de esquerda com liberais-democratas, social-democratas,  principalemtne comunistas e anaruriastas e suas infindáveis divergências – apesar do termo e das experiencias q estragaram o conceito). O mundo só se transformará qdo utopica e religiosamente ganharmos a direita,ou melhor,as direitas.Daí minha insistência em ter pedido respeito às candidaturas diversas,incluindo Marina e Aécio(obs q não fiz,em tempo).

      1. Até hoje vive na Suécia exilado

        Até hoje vive na Suécia exilado traumatizado,entre os que sobreviveram,q tem medo de voltar ao Brasil.Daí,muitos aparentemente,se desviaram,ou se distribuíram por todos os partidos, às vezes onde têm mais autonomia.Não me refiro a um Freire,cuja história já citei num fora de pauta semana passada. Acho q não volta mais.

  4. J. Carlos: que tal pesquisar e ler antes de escrever?

    “Entre esses milhões certamente não há um único representante do Governo norte-americano.”

    Pode-se até discordar do motivo da doação, da exigência para a concessão ou considerar o envolvimento dos EUA nos antecedentes que levaram um determinado grupo de pessoas à vulnerabilidade, mas na chamada ajuda humanitária o governo americano é o maior doador do mundo. Atualmente deve ficar em torno dos US$ 50 bilhões anuais considerando todos os programas.

    Critique com fundamentação, não use como fonte exclusiva a própria ignorância.

     

    1. claro, Rebolla, mas use desconhecimento ao invés de ignorância

      q se pode entender como ofensa- q não é.Acho vc,já disse,publicamente,importante no blog,discordo muito,mas não total-mente, você tem um humor q não é fácil de apreiar,mas é humor,e sinto falta de suas colaboraçõeos no multimidia.Gunther infelizmente se entristeceu – me disse – só tá no portal ggn,ele tem uns gostos musicais.E como alguém já disse,”Ler não é nada do q se possa se orgulhar”(uma polêmica entre um intelectual em POA c/um jornalista mais metido do q eu em polemi- zar nem q seja pra aparecer e hoje em dia conseguiu lá em POA.Giannoti(apreciado p/marxistas ou afins,me refiro aos plurais,q rejeitam sufixo “istas”).Caia de costa:vc tem um aspecto esquerdista(olha eu usando o “ista…”q nem imagina,no sentido humanista eternamente crítico de status-quo.As divisões são humanas,e c/elas,só c/elas,todos alcançaremos um mundo melhor,guardando diferenças não mais lutando entre si.

        1. gentileza sua

          não fiz como correção – acho que voce foi gentil. Sabe que foiuma observação pq uso aas vezes em q me meti a tocar destoantemente em temas políticos que recebi grosserias, e apelei pra grosserias, não sou de ferro.

    2. Ajuda de araque de Tio Sam

      Jorge Rebolla,

      Tudo bom?

      Imagino que exista uma fonte que possa confirmar estes U$ 50 bilhões anuais de ajuda humanitária de Tio Sam.

      Na Síria, depois de terem gasto mais de U$ 5 bilhões na operação que dizimou de dezenas de milhares naquele país, quando contrataram grupo de mercenários aos pontapés para promover o massacre, um deles a Al Qaida que horror, agora gastam em torno de U$ 2 bilhões em ajuda humanitária naquele país, muito bem.

      A lógica americana- dzima, arrebenta o que tem pela frente, e quem der a sorte de escapar a gente ajuda, pois nem mesmo a casa restou prá turma. A isto é possível achamar de ajuda de araque.

      1. Falei da chamada…
        …ajuda humanitária. Como pode ler: “chamada”… aliás citei três coisas que são motivos plausíveis para críticas negativas…

        Existe também um outro tipo de suposta ajuda humanitária, o marketing, uma especialidade cubana… para a promoção internacional da tirania absoluta, vitalícia e hereditária…

        1. E Cuba “invadiu” quem?

          E Cuba “invadiu” quem? Massacrou quem?

          E se botar na balança a ajuda dos médicos cubanos mundo afora, como é que fica?

          1. estive independemente e li sobre cuba e vi e andei independente

            serviu para acabar com alguns preconceitos favoráveis. Mas tb serviu pra tirar alguns preconceitos desfavoráveis. Conversei com pessoas do povo. Não dá pra aguentar tanta besteira “informada” como a tua. É um regime rígido, em clima de guerra, presenciei um atentado americano-cubano , uma parte de miami (não todos). Todo o mundo lá ouve rádio americana que só falta falar que fidel é satanás. E que come criancinhas.Vc acredita piamente, dá pra notar. Tá longe de ser um paraíso e de comunista não tem nada, mas é uma esperança cujas limitações são muito mais conhecidas do que reacionários tolos. A CIA deve ter inveja de vc mais reacionario e mal informado. Cúmplice da guerra fria. Meu deus, dai-me forças .

          2. jorge, desculpe a precipitação mas não vou apagar

            não costumo deletar minhas besteiras nos temas políticos Me precipitei, deculpa.

        2. Mas essa tal de Cuba é

          Mas essa tal de Cuba é nervosa mesmo…..  O primeiro país a fazer uso da bomba atômica………. Cuba!!  País que não para de invadir o Oriente Médio…..Cuba!!  País onde a polícia anda dizimando os negros….Cuba!! 

      2. Eu estava lendo, e aí vi que

        Eu estava lendo, e aí vi que era um posto do Rebolla . . . . nem precisa dizer mais nada né . . . . . . voce já rebolou hoje ???!!! . . . . .

  5. Será?

    Não acredito na possibilidade de uma guerra convencional de exaustão, como diz o texto. Nenhuma nação capaz de destruir o inimigo se deixará ser destruida sem levar junto quem a destroi. Podem estar contando que forças internas na Russia, na iminência de uma guerra total, ou de uma destruição importante, com perdas altas, venham a depor Putin. O problema é desconsiderar que esta deposição, e a consequente capitulação, colocaria o país deles sob jugo extrangeiro, seria mais uma colônia como muitos outros mundo afora. Além disso, caindo Putin muitos outros pensam como ele, e quem sabe sejam mais radicais que ele ainda. Acho que uma guerra total é mais plausivel, mas duvido que China, India, ou mesmo a Alemanha estaria dispostos a pagar esse preço outra vez, agora muito mais caro.  

  6. (…) Houve até político,

    (…) Houve até político, litterato, jornalista, tido na conta de grande sabedor, que, com todo o desembaraço nos aconselhou a renúncia da independência e a submissão ao protectorado dos Estados Unidos… Tanto é profunda a incapacidade desses levianos directores da opinião brazileira!(…)

    ROMERO, Silvio. O Brazil social – 1 O problema. Revista do IGHB, volume LXIX, parte II, pp.106/107, 1908

    Êta século que parece nunca passar!

    1. em Raízes do Brasil – tb fala disso, e com muita contundência

      FHC se meteu a fazer uma introdução (a gilberto freyre). Quanto a Sérgio B de Hollanda, o pai de Chico escreve tb com deboche, numa linguagem pra gente entender nossos pensadores intelectuais. Quando Chico diz ser o homem cordial – declaração recente – ele diz no sentido q o pai usa, não se eximindo, mas tb. fala com a dubiedade, no duplo sentido pra (íntimo) deleite dele (acho, aposto) e da gente quanto a achamos ser um elogio. O homem brasileiro age mais pelo coração do que pela racionalidade. Somos cordiais. Livreto gostoso de se ler (como Gilberto Freyre nalguns textos principalmente mais ainda em artigos de jornais (há coletânea, pelo site da fundação gilberto freyre certamente se consegue “Artigos de Jornais Velhos” , se não me engano do título, não o tenho mais, vendi a sebo ou dei.

      1. Acho q vou botar no Fora de Pauta um deboche de Gilberto Freyre

        Acho q vou botar no Fora de Pauta  sobre os semicultos (como eu…) q GF prefere os analfabetos, artigo curtinho onde toda a verve e escracho que escandalizou a época, uma das inovações de G. Freyre, analisar os detalhes “insignificantes” , chocantes ao mundo (antigo) acadêmico brasileiro – até hoje GF é menosprezado ou lido por ouvir dizer o genio de Freyre, já elogiado aqui pelo Nassif. Tá muito entranhado na gente (a importação de cotas raciais tem um quê disso, não tirando o mérito, e as roupas, tranças, fantasias que nossos homens e mulheres militantes negros – nem todos os grupos militantes negros – usam – claro que a revolta contra os racismos podem levar a importações mais emotivas ou glorificar a África e como foi mesmo a escravidão rtb praticada pelos próprios negros na áfrica e no brasil – Zumbi, p ex – mas a carga simbólica é que ficca e é importante, recohecendo limites).

      2. Sérgio Buarque no seu livro

        Sérgio Buarque no seu livro Raízes do Brasil descreve o brasileiro como um homem cordial e, a partir daí, surgiu toda essa confusão histórica.  Cordial se refere ao coração e foi isso que   Sérgio Buarque quis dizer  ao se referir ao brasileiro cordial….  Nós, latinos, calientes, agimos  primeiramente  pelo coração, inclusive quando odiamos. Nosso ódio, assim como nossa caridade, nosso amor, o nosso bem querer,  vem direto do coração e não da educação, não da polidez,  não do raciocínio lógico, não da razão, e esse  foi  um erro que surgiu logo após a publicação do livro. Houve uma confusão de semântica que gerou essa “cordialidade brasileira”.  Nós, brasileiros,  quando odiamos, odiamos passionalmente e não racionalmente.  Talvez isso explique atitudes que temos visto ultimamente….esse ódio que brota aqui e ali.

        A verdade é que sempre vemos  a violência no outro, nunca em nós mesmos.  Mas nós, brasileiros, somos também um povo capaz dos atos mais atrozes, basta olhar nossa história e a forma como matamos Tiradentes por exemplo….ou  a  Ditadura, suas mortes  e suas torturas horripilantes…. bem longe de qualquer cordialidade, muito longe da polidez e do amor.

        1. é isso mesmo, Dê ! ” Te pego pela mão e te convido a uns passeio

          aqui e ali… Algumas postagens que me meti a fazer (política e termos q usei sobre grupos fechados e visões fechadas – fora as minhas…) não contêm ódio, pelo menos consciente, mas recebi mensagens q me pareceram (ou… que eu senti?…) odientas, odiosas, já me desejaram 2 vezes boa morte, e o blog não fez nada, nem eu quis clickar no botão denunciar tal participante (Mas não sei , nem ninguém, o que nosso inconsciente quer dizer). “Te pego pela mão e te convido a uns passeios lentos (…) ”   http://humbertohpc.wordpress.com/sobre/

  7. O mais triste é ver aqui no

    O mais triste é ver aqui no Brasil pessoas que se orientam pela mesma lógica de que ou se está com os EEUU ou se está contra. Não entra no bestunto nem a martelo qualquer outra alternativa. Como se os EEUU estivessem “acima do bem e do mal”.

    Não entendem o quanto essa excepcionalidade é perigosa.

    1. acontece porque não há como escapar…

      de quem já possui um domínio completo sobre os meios de comunicação de um país………………………

      nossa mídia bandida é o agente atuante, selecionando, apontando ou escondendo alvos, infelizmente, pelos políticos que temos, com fatos

      veja bem, criar informações ou antecipar possíveis pontos fracos para o “inimigo” é a mesma coisa

      o lance da espionagem em Dilma foi para livrar a cara do agente atuante que, pelo que anda aprontando,  tem tudo para ser a Globo

       

  8. já no Fora de Pauta, o artigo de jornal velho de G Freyre

    tem a ver om o post-título e a selvageria contra os assassinatos no tal priemiromundo. reli A propósito dos Analfabetos e vi que tempos atrás, no meu arquivo de documentos pessoais no computador, q tinha digitado com falhas, mas q não comprometem o delicioso artigo em Recortes de Jornal Velho. 

  9. Os Norte Americanos são tão

    Os Norte Americanos são tão “bonzinhos” !!!!

    O Brasil, terra que ninguem conhecia, criaram a Carmem Miranda, para divulgá-la. Embora  tenha sido pouco, pois que o Ex presidente “artista” o chamou de Bolívia.

    No México, houve o Cantinflas, embora o país tenha se tornado o principal aliado p/ os “viciados” americanos se entupirem de drogas e esquecerem o que o país fez e continua fazendo mundo afora.

    Parece que em Cuba tb “fizeram” uma artista, embora não me recorde o nome. Li qualquer coisa s/ isso.

    No Brasil, o glorioso Kennedy tb fez a Aliança p/ o progresso, para nos enviar as sobras de alguns cereais , como merenda escolar. Minha irmã, que era professora em uma escola rural, dizia que nem os famintos, aqueles que mal chegavam na escola e logo pediam “Tia, não está na hora da merenda?, conseguiam comer um tal de sorgo, usado no preparo de sopas.

    São uns amores mesmos, esses Americanos, fora a ajuda mais que humanitária que fazem, qdo algum país está sob suspeita de comunista .

  10. “O avião, de que já não se

    “O avião, de que já não se fala mais, muito sintomaticamente, foi derrubado por forças do governo de Kiev, conforme denunciou há dias o presidente russo, Vladmir Putin…”

    Uma fonte acima de qualquer suspeita.

  11. E enquanto isso escrevemos

    E enquanto isso escrevemos alegremente nossas opiniões anti-estadunidenses em uma rede de computadores cujo controle é deles… Quando esses neocons boçais conseguirem arrebentar com tudo e todos aqui no nosso brasilsão, podem esperar que vai sobrar pra gente também.

    1. big, a visão estereotipadas o norteamricanos

      até quando viveremos em tolos estereótipos? mesmo que haja alguns motivos, perdemos a visão do conjunto. Mas não sou bonzinho, uso a web graças a eles, mas não me ajoelho, tb não os satanizo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador