Bob Fernandes a Gilmar Mendes: Só agora vazamento é crime?

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Em seu comentário na TV Gazeta desta semana, o jornalista Bob Fernandes fez uma comparação entre o vazamento do pedido de prisão aos caciques do PMDB – ao ex-presidente José Sarney, presidente afastado da Câmara Eduardo Cunha (RJ), e aos senadores Renan Calheiros (AL) e Romero Jucá (RR), com o vazamento dos áudios entre o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff.
 
Referindo-se à crítica do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, Bob Fernandes afirmou: “Agora Gilmar Mendes diz ser preciso ‘chamar às falas os responsáveis'”. Assista e leia a coluna completa:
 
 
Por Bob Fernandes
 
Reações ao vazamento dos pedidos de prisão para Sarney, Eduardo Cunha, Renan Calheiros e Romero Jucá, feitos pelo Procurador Janot. O ministro do Supremo Tribunal, Gilmar Mendes, protestou:
 
– É processo oculto, pede-se sigilo, mas divulga-se para a imprensa. Isso é grave, brincadeira com o Supremo. Quem faz isso está cometendo crime, certo?
 
Certíssimo… Mas, sem levar em conta o “mensalão”, centenas de vazamentos ocorreram nos últimos dois anos, nas investigações do “petrolão”.
 
Há três meses, de maneira ilegal foi gravada parte de conversa entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula. Com vazamento ilegal da porção ilegalmente gravada.
 
À época o ministro Teori Zavaski criticou e cobrou o juiz Moro. O que disse então o ministro Gilmar Mendes sobre o vazamento?
 
Disse que a divulgação foi “correta” e que importante era discutir o “conteúdo extremamente grave”.
 
Agora Gilmar Mendes diz ser preciso “chamar às falas os responsáveis”.
 
Em 2008, preso Daniel Dantas, Gilmar Mendes e o senador Demóstenes Torres (aquele cassado depois) foram ao Palácio do Planalto.
 
Para protestar contra grampos, que não existiram, e chamar “às falas” o presidente Lula.
 
Paulo Lacerda, que havia modernizado a Polícia Federal, foi demitido da direção da ABIN. O delegado Protógenes seria demitido da Polícia Federal.
 
Como previsível, agora, enfim, delações começam a pegar geral. É o que mostra vídeo que não interessa a tantos que costumam pontificar sobre “corrupção” e moralidade.
 
O Blog de Fausto Macedo, do Estadão, em texto de Gustavo Aguiar, Mateus Coutinho e do próprio Fausto, flagra o delator Cerveró dizendo no décimo minuto de depoimento que está em vídeo online: ( https://m.youtube.com/watch?v=ZjdqNmzI3IA ).
 
-A Odebrecht sempre teve profunda influência (na Petrobras) desde época do (Joel) Rennó (Ex-presidente da Petrobras)…
 
Prossegue Cerveró:
 
-A Braskem é um dos maiores escândalos criados na época do Fernando Henrique…e não foi o Lula quem inventou… Essas coisas não são investigadas, isso é que eu fico impressionado.
 
Continua Cerveró: “A Braskem é um escândalo, feita com a Odebrecht”.
 
Nesse exato instante do depoimento, quem interroga (e não aparece no vídeo) interrompe Cerveró e busca mudar de assunto perguntando: “…passados dois anos…”.
 
Cerveró, então, vira-se para alguém ao lado, franze testa e sobrancelha, balança cabeça e mãos como quem diz “tá vendo?”, e conclui:
 
-… Essas coisas é que me chamam a atenção…
 
Cerveró, entenda uma coisa: isso não vem ao caso, nunca vem ao caso…
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse Gilmar Mendes não merece

    Esse Gilmar Mendes não merece mais análises nem críticas há muito; isso é pura perda de tempo; só a gargalhada convém!

  2. É perseguição política para o GOLPE.


    Ninguém, com mais de um par de neurônios continua, acreditando que essa operação vaza jato é para combater corrupção.

  3. “Cerveró, isso não vem ao

    “Cerveró, isso não vem ao caso”. 

    Bob Fernandes é porreta. Sou fã desse cara. Fico até pensando como ficam aqueles dois deslumbrados, Nêumann Pinto e Maria Lydia, no mesmo jornal, ao ouvirem os comentários de Bob, que seguem sempre em linhas opostas as deles. 

    Por fim, o que tem de diferente da piada de Porta do Fundos com essa postura de Cerveró no seu depoimento? Tudo igual, porque é assim que cuidam os juízes e promotores quando o assunto não diz respeito ao PT.

  4. Não  é  mesmo. O caso é

    Não  é  mesmo. O caso é  muito sério.  Gilmar continua no STF e ninguém que  tenha poder de tirá-lo de lá  se manifesta a respeito. NÃO HÁ UM SENADOR NESSA REPÚBLICA  (???) QUE TENHA CORAGEM DE FALAR ALGUMA COISA CONTRA ELE. Isso só pode ser fruto de chantagem,  não  há outra explicação plausível. 

  5. Já há muito tempo Gilmar

    Já há muito tempo Gilmar Mendes entrou para o hall da infâmia!

    Ô sujeitinho escroto! Vergonha do Judiciário!

    Não sei como os outros ministros suportam esse bode na sala…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador