As receitas de Palocci para a China e para o Brasil

Sugerido por Assis Ribeiro

Do Valor

A China tem de ser Brasil e o Brasil, China

Por Antonio Palocci
 
Analistas do Instituto Chinês de Relações Internacionais Contemporâneas se surpreenderam com a explicação sobre por que a economia brasileira desacelerou. Minha interpretação: a crise mundial fez um duplo mergulho, após a falência do Lehman Brothers, em 2008, e na crise do euro de 2011. No primeiro, a China, assim como o Brasil, reagiu rapidamente. O Brasil crescia baseado na ampliação de renda e do consumo e dobrou sua aposta. A China, que sustentava o PIB pelos investimentos e pelo saldo comercial, forçou mais o investimento. Na segunda onda, foi diferente: não bastava à China promover investimento e nem ao Brasil, o consumo.
 
Na visão dos analistas, no entanto, há um esgotamento do modelo chinês e outros problemas com países como o Brasil. Tento dizer a eles que, na verdade, enfrentamos o mesmo problema, a crise financeira, com impactos diferentes em nossas economias. E com necessidades diferentes. De alguma forma, o Brasil precisa ser mais China – priorizar investimentos – e a China ser mais Brasil – fomentar o consumo interno. A expectativa dos chineses é grande em torno dos desdobramentos da reunião do Comitê Central do Partido Comunista, que ocorreu nesta semana. É unânime, porém, a opinião de que reformas institucionais amplas são necessárias.

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Um tanto obvio como texto

    Mas vindo do Palocci, e escrito para o valor dos frias e marinhos, até que dá para ler, o que já é uma vitória do cérebro sobre o figado.

  2. Eric X. Li, China e Ocidente

    Eric X. Li, China e Ocidente: Um conto de dois sistemas políticos

    Prezados geonautas,

    Esse video do chinês, Eric X. Li, é certamente uma bela síntese das ideologias do século XX, e diferenças de visões de mundo entre Ocidente e Oriente, principalmente da segunda metade, uma argumentação consistente e muito provocativa, lembrei-me do documentário da BBC, “The Century of the Self” (2002), by Adam Curtis, como o documentário da BBC, esse é outro vídeo indispensável para entender o mundo do nosso tempo no terceiro milênio.

    Eric X. Li

     

    A venture capitalist and political scientist, Eric X Li argues that the universality claim of Western democratic systems is going to be “morally challenged” by China

    TED: “É uma suposição padrão no Ocidente: à medida que uma sociedade progride, uma hora ela se torna uma democracia capitalista multi-partidária. Certo? Eric X. Li, um investidor e cientista político chinês, discorda. Nesta palestra provocativa que rompe fronteiras, ele pede que o público considere que há mais de uma maneira de administrar uma nação moderna bem sucedida.”

    Eric X. Li: Um conto de dois sistemas políticos

    FILMED JUN 2013 • POSTED JUL 2013 • TEDGlobal 2013

    http://www.ted.com/talks/eric_x_li_a_tale_of_two_political_systems.html

  3. O capitalismo de Estado Chinês

    O capitalismo de Estado Chinês, é o novo modelo para os países emergentes?

    Prezados geonautas,

    Comentário ao post: As receitas de Palocci para a China e para o Brasil

    Antonio Palocci e a visão dos analistas ‘mainstream’ ocidentais, diz: “Na visão dos analistas, no entanto, há um esgotamento do modelo chinês e outros problemas com países como o Brasil.”

    A visão de Antonio Palocci, soa em meus ouvidos ultrapassada, como a visão ultrapassada e irônica do historiador inglês, Niall Ferguson, em debate no lançamento do livro de Martin Jacques When China Rules the World (Quando a China mandar no mundo), em 12 Nov. de 2009, na Harvard University. A posição dele no debate de 2009, já foi superada hoje.

    O novo paradigma trazido ao debate por Martin Jacques em 2009, já era reflexão de Celso Furtado no fim do século XX (Celso Furtado e o Ocidente em ‘State of Denial’).

    A ex economista do Goldman Sachs e Banco Mundial, Dambisa Moyo, pensa com esse viés, e faz a pergunta provocativa em vídeo recente, ainda sem legenda em português:

    O capitalismo de Estado Chinês, é o novo modelo para os países emergentes?

    Dambisa Moyo: Is China the new idol for emerging economies?

    FILMED JUN 2013 • POSTED NOV 2013 • TEDGlobal 2013

    http://www.ted.com/talks/dambisa_moyo_is_china_the_new_idol_for_emerging_economies.html

    TED, tradução livre:

    “No mundo desenvolvido tem-se os ideais do capitalismo, da democracia e os direitos políticos para todos. Aqueles em mercados emergentes, muitas vezes não têm esse luxo. Neste poderoso conversa, a economista Dambisa Moyo defende que o Ocidente não pode se dar ao luxo de descansar sobre os louros e imaginar que os outros países vão seguir cegamente. Em vez disso, um modelo diferente, consubstanciado pela China, é cada vez mais atraente. Uma chamada para a cooperação política e econômica aberta em nome da transformação do mundo.”

     

    Dambisa Moyo

    Dambisa Moyo is an international economist who analyzes the macroeconomy and global affairs.

     

    Outros vídeos, em sequência cronológica:

    1- Harvard University- Weatherheard Center for International Affairs, Nov 12, 2009:

    Book Discussion onWhen China Rules the WorldNov 12, 2009

    Martin Jacques argues that unlike over the past two centuries when Western ideas and culture drove our understanding of what was modern, the 21st Century will be driven by Asian influences.  He looks at what this will mean in terms of social, economic, and political change.  Mr. Jacques spoke at Harvard University. 

    C-SPAIN VIDEO LIBRARY: http://www.c-spanvideo.org/program/WhenCh (debate sem legenda)

    2- TED, 2010: Martin Jacques: Compreendendo o crescimento da China:

    “Ao falar no TED Salon em Londres, o economista Martin Jacques pergunta: Como nós ocidentais devemos entender a China e seu crescimento fenomenal? O autor de “Quando a China Dominar o Mundo” faz uma análise de como o Ocidente fica atônito diante do poder da economia chinesa, e traz três importantes fundamentos para compreender o que é a China e no que ela se tornará.”

    FILMED OCT 2010 • POSTED JAN 2011 • TEDSalon London 2010:

    http://www.ted.com/talks/martin_jacques_understanding_the_rise_of_china.html

    3- TED, 2013: Eric X. Li: Um conto de dois sistemas políticos

    “É uma suposição padrão no Ocidente: à medida que uma sociedade progride, uma hora ela se torna uma democracia capitalista multi-partidária. Certo? Eric X. Li, um investidor e cientista político chinês, discorda. Nesta palestra provocativa que rompe fronteiras, ele pede que o público considere que há mais de uma maneira de administrar uma nação moderna bem sucedida.”

    FILMED JUN 2013 • POSTED JUL 2013 • TEDGlobal 2013

    http://www.ted.com/talks/eric_x_li_a_tale_of_two_political_systems.html

    4- BBC HARDtalk: Dambisa Moyo (1 of 2), 2011:

    http://www.youtube.com/watch?v=iiTpvfx_7oY

    5- BBC Newsnight: How The West Was Lost (2011):

    http://www.youtube.com/watch?v=Uq-E0JjeMrU

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador