Confissões de FHC revelam sua hipocrisia, por Leandro Fortes

Enviado por romério rômulo

Por Leandro Fortes, via Facebook

CONFISSÕES TARDIAS

Esses tais “Diários da Presidência” foram bolados para que Fernando Henrique Cardoso possa, ainda em vida, usar o espaço decrépito da velha mídia para tentar se projetar como estadista – e não como o triste golpista cercado de reacionários em que se transformou.

Mas, apesar de os quatros livros anunciados se anunciarem, também, como lengalengas intermináveis sobre o cotidiano de FHC, alguma aventura há de se extrair das elucubrações do velho ex-presidente do PSDB.

A primeira delas, referente à confissão de que, em 1996, FHC soube dos esquemas de corrupção da Petrobras, mas nada fez, é extremamente emblemática.

Eu era repórter, à época, do saudoso Jornal do Brasil, cujo alinhamento com o governo era permanente, mas sutil. Diferentemente de O Globo, por exemplo, que só faltava detalhar as partes íntimas das autoridades federais, a fim de excitar os idólatras que lhes frequentavam as páginas.

Padrão semelhante se espalhava por todas os demais veículos de comunicação, à exceção honrosa da CartaCapital – que, por isso mesmo, era mantida à distância de verbas oficiais de publicidade, porque é assim a “democracia” tucana.

Havia, portanto, uma blindagem geral em relação ao governo federal, tanta e de tal monta, que em um dos famosos grampos do BNDES, pelos quais foi possível entender como o PSDB montou o esquema criminoso de privatização de estatais, FHC mostrava-se assustado com tanto apoio.

Em uma das fitas dos grampos, o então ministro das Comunicações, Mendonça de Barros, diz a FHC:

“A imprensa está muito favorável, com editoriais”.

Do outro lado da linha, o presidente tucano responde, galhofeiro:

“Está demais, né? Estão exagerando, até”.

E bota exagero nisso.

Nessa mesma época, a TV Globo mandou para o exílio europeu a jornalista Miriam Dutra, supostamente grávida de FHC, uma estratégia que iria deixar o presidente da República, até o último dia de seu segundo mandato, refém absoluto da família Marinho.

Mais tarde, o mundo ficaria sabendo que o filho da jornalista sequer era de Fernando Henrique.

O tucano fora vítima de uma fraude, um golpe da barriga ao contrário.

Mas é ainda confiante nessa blindagem, nesse descaramento editorial que se transferiu integralmente com os tucanos para a oposição, que FHC se dá ao desfrute de confessar absurdos como este, da Petrobras.

Sabe que, apesar de ter admitido um fato criminoso e moralmente inaceitável, terá o noticiário a seu lado, nem que seja por omissão.

Mas, dessa inusitada confissão, surge um questionamento moral e ético mais profundo.

Em abril, em nota amplamente divulgada na imprensa, FHC mostrou-se apoplético com declarações da presidenta Dilma Rousseff sobre, justamente, acusações de delatores da Operação Lava Jato dando conta da corrupção na Petrobras, durante os governos tucanos.

Exatamente o que, agora, Fernando Henrique confessa, em seus diários.

Assim escreveu FHC:

“Trata-se [a corrupção na Petrobras] de um processo sistemático que envolve os governos da presidente Dilma (que ademais foi presidente do Conselho de Administração da empresa e ministra de Minas e Energia) e do ex-presidente Lula. Foram eles ou seus representantes na Petrobras que nomearam os diretores da empresa ora acusados de, em conluio com empreiteiras e, no caso do PT, com o tesoureiro do partido, de desviar recursos em benefício próprio ou para cofres partidários”.

Ou seja, escreveu isso mesmo sabendo que os esquemas tinham sido iniciados no governo dele. E, ainda assim, nada fez.

Foi um covarde.

E, agora, ao revelar-se como tal, tornou-se um hipócrita.

Por isso, algo me diz que esses diários irão, muito em breve, para o lixo da História.

Como, de resto, o próprio FHC.

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. o tino comercial de FHC
    Já conhecemos muitas facetas de FHC para o bem ou para o mal.

    Agora descobrimos o tino comercial de FHC.

    Esse projeto de lançar 4 livros de memorias só pode tem um unico objetivo. Deixar os herdeiros muito bem.

    Propaganda grátis vai ter de monte inclusive nos blogs sujos (deve estar adorando).

    Não pretendo compra-los mas aceito como presente.
    (nunca recuso um livro, mesmo ruim).

  2. CONFISSÕES TARDIAS DE FHC

    Não é verdade que FHC não tenha feito nada, depois de tomar conhecimento da existência de esquemas de corrupção na Petrobrás em 1996. Não foi em 1997, portanto, já no ano seguinte, que foi aprovada a lei que dispensava a Petrobrás dos rigores da lei 8.666/93 (lei das licitações), facilitando a vida dos “esquemas”? Então, obra dele! Como não fez nada?

    PS: E, por favor, não chamem FHC de covarde. Ele não merece elogios.

    1. Eu ia dizer exatamente isso,

      Eu ia dizer exatamente isso, caro Chacal. Ele não foi omisso. De jeito nenhum, tomou imediatas e enérgicas providências. Providenciou essa lei das licitações para facilitar o funcionamento do esquema.

      Ou seja, com isso a Petrobrás passou a ser o playground dos partidos fisiológicos que garantiam a vida mansa do FHC no congresso, enquanto não fosse totalmente entregue para as petrolíferas estrangeiras. Que lhe garantiam vida mansa na geopollitik.

      Esse cara sempre gostou de vida mansa. Até quando foi para o “exílio” na ditadura, por conta própria é bom que se diga, levou seu mordomo. É o que diz quem o encontrou no estrangeiro posando de “perseguido político”

  3. O autor e diversos semelhados

    O autor e diversos semelhados já fizeram o que daria centenas de livros artigos mostrando que esse tipo de operação, já  que em nenhum caso de progresso deixou de haver corrupção, vide States, server apenas para destruir as empresas e desgraçar a nação. Assim, FHC foi grandiioso exatamente por saber e nada fazer

  4. O que eu sei é o seguinte:

    O que eu sei é o seguinte: Maluf não vendeu estatal que valia 30 bi por 10% do valor e nenhum filho do Maluf aparece na lista dos maiores milionários do mundo da Forbes.

  5. chance

    No anno da graça de dois mil e trinta e oito, fegacê terá a chance de inscrever como estadista, o seu nome na história.

    Candidatíssimo que é na chapa ÇERRA45 vice fegacê …..viiiiiiiiixe!

    No ano em que ficarão prontos os estádios para a Copa do Mundo de Futebol, fegacê, afinal, provará o seu valor!

  6. moralistas sem moral

    O discurso dos “moralistas sem moral” da Dilma cabe perfeitamente para figuraças como FHC.

    Ela sabe muito bem do que e, principalmente, de quem e para quem estava falando…

    Nojo desse senhor, nojo absoluto por ele, pelo seu cordão de puxa-sacos, pelos 8 anos que tivemos que aturá-lo na presidência e pelo que ainda temos que aturar dele atualmente.

    Nojo e desprezo, é só o que eu consigo sentir ao ver esses 3 malditas letras juntas…

  7. GOLPE DA DEMÊNCIA

    FHC pode ser ESPIÃO, VENDILHÃO, LESA-PÁTRIA, CORRUPTO, CORNO, e muito mais.

    SÓ uma coisa ele não é, BURRO.

    Quando ele confessa sem nenhum tipo de pressão que SABIA da ROUBALHEIRA na PETROBRAS, e não fez NADA mesmo sendo presidente do país na ocasião, e nem fez depois. 

    Tá querendo MINIMIZAR sua RESPONSABILIDADE..

    TÁ QUERENDO NOS PASSAR ATESTADO DE IDIOTA, COM ESSE GOLPE DA DEMÊNCIA.

    FHC foi o MENTOR, o ARTICULADOR, e  FOMENTOU todo o ESQUEMA para enfraquecer a empresa e facilitar a  PRIVATIZAÇÃO, 

    Como não colou naquele momento, deixou rolar a CORRUPÇÃO, para quem sabe, num futuro próximo poder tentar de novo.

    E o futuro chegou.

    Vide as ínúmeras tentativas do SERRA mediante aos escândalos, de alterar a LEI.

    Prova disso são:

    – A ALTERAÇÃO das normas de LICITAÇÃO da empresa, FAVORECENDO a CORRUPÇÃO.

    – A nomeação do seu GENRO para DIRETOR GERAL da ANP,  RESPONSÁVEL pela quebra do MONOPÓLIO da estatal. 

    – A  nomeação de PAULO ROBERTO COSTA para cargos de diretoria. entre outras.

    Como ele já esta sentindo o cheiro da SUA BATATA ASSANDO, vem agora com essa confissão esdrúxula, tentando diminuir sua participação, no maior ESQUEMA DE CORRUPÇÃO desse país.

    ESQUEMA  esse, armado por ELE &CIA (nos dois sentidos), no governo DELE.

    Tá querendo enganar a quem com esse papinho  de:  PRESSIONADO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS…

    E BLA BLA BLA BLA BLA BLA…….

  8. Confesso que não estou

    Confesso que não estou entendendo qual é a do FHC ao lançar essas memórias confessando esse tipo de coisa neste exato momento de LavaJato. alguém pode me explicar?

    1. Atrevo-me a explicar, cara

      Atrevo-me a explicar, cara Ana. Ele não é o Lula. Se este escrevesse em suas memórias, algo parecido, no dia seguinte o Moro mandava prendê-lo, não sem antes esperar pelos editoriais que dirão que “a nação espera por uma atitude enérgica da justiça”. E combinar com o timing do JN, claro.

      Mas como FHC é FHC, só a blogosfera destacará o fato. O pig se concentrará nas partes de auto-elogio, que é 99% do livro. E num futuro próximo, algum leitor(vai ter algum?) dirá que o dito cujo teve a humildade de confessar que cometeu erros, mas nada que o transforme num Lula, claro.

      Alguma dúvida de que FHC pode falar o que quiser? Ele tem foro previlegiado. O que conta, o do pig, não o do mandato eletivo, Cunha que o diga

  9. Mais real que o rei

    Não sei se ainda está disponível mas houve uma entrevista a FHC, logo depois do término do seu segundo mandato, por Augusto Nunes no site da revista Veja em que ficam claros tanto o cinismo e a desfaçatez do primeiro quanto o messianismo do segundo, protetor a qualquer custo da casa grande. Transcrevo de memória mas assistir à entrevista é muito melhor, a linguagem gestual, o tom e o sentido das palavras são muito eloquentes.

    Lembremos que à saída de FHC da presidência, uma das mais constantes críticas a seu governo era a de que os votos para a aprovação da reeleição tinham sido comprados, relatado pelos próprios políticos que venderam seus votos (vide Ronivon Santiago, por exemplo). Quem quiser não acredite no que digo, vá lá conferir, mas foi mais ou menos assim:

    Augusto Nunes, “serioso”, como se estivesse pondo os pingos nos is: “De uma vez por todas, presidente: houve ou não compra de votos durante seu governo?”

    FHC, titubeante: “Sim, sim, houve.”

    AN, começando a se apavorar: “Houve?!”

    FHC, como quem não se espanta ante a denúncia: “Houve, ué… Sempre há, e…?”

    AN, interrompendo apavorado e impositivo: “Houve?! Mas o Sr. não sabia, não é?”

    FHC, titubeando e agora gaguejando: “É.. err… bem… veja bem…”

    AN, impondo-se mais ainda: “O Sr. não sabia. Pode dizer, o Sr. não sabia.”

    FHC: “É, é… Eu não sabia…”

    AN, impondo agora um ponto final no assunto: “Pois é, é isso mesmo. O Sr. não sabia!”

     

  10. “Esses tais “Diários da

    “Esses tais “Diários da Presidência” foram bolados para que Fernando Henrique Cardoso possa, ainda em vida, usar o espaço decrépito da velha mídia para tentar se projetar como estadista, “

    Desculpem a ignorância, mas Estadista é aquele que tem uma coluna no Estadão? 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador