Cristovam e o cinismo nacional

O senador Cristovam Buarque, e muitos de seus pares, declarou à Folha que votará pela admissibilidade do impeachment, mas não pelo mérito – que será votado na época apropriada.

Trata-se do voto do cinismo, muito presente na vida nacional.

Equivale ao sequestrador que imobiliza a vítima para que o parceiro atire. E, depois, proclame em voz alta seu respeito à vida.

A alegação de Cristovam é um primor do gênero. Não há tema mais discutido, debulhado, trocado em miúdos do que o processo do impeachment. Mas o que diz nosso douto senador:

“Não podemos ignorar que a Câmara deu autorização ao Senado para abrir o processo com 367 assinaturas, mas temos que analisar a fundo o mérito da questão para decidir se ela cometeu ou não crime de responsabilidade”.

A aceitação do julgamento pelo Senado criará o fato consumado. Automaticamente a presidente será afastada por 180 dias. Entrará um novo presidente, que reorganizará o Ministério e a máquina, ocupará todos os cargos e iniciará um novo governo.

A possibilidade da volta da presidente deposta é nula. Será acenada eventualmente como instrumento de barganha, caso o novo governo não atenda demandas de um ou outro senador. Como será um governo em que o conceito de coalizão será exercido de forma plena, não há possibilidade de que Dilma volte.

Portanto, todos os senadores que votarem pela admissibilidade do julgamento estarão dando seu voto final. E não haverá mágica – como a pretendida por Cristóvão – que possa iludir seus eleitores. Se os eleitores forem a favor do impeachment, o senador garante a reeleição. Se sua base for difusa – como é o caso de Romário e Cristóvão entre outros – dança.

Votando pela admissibilidade estarão todos ao lado dos Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que recusarem-se a votar o mérito da questão, marcados a ferro e fogo como parceiros do golpe.

Quando começarem os abusos, não adiantarão discursos emotivos em favor da democracia.

Luis Nassif

142 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quase todos os seus políticos

    Quase todos os seus políticos sempre foram cínicos. A diferença é que agora eles se sentem seguros o bastante para deixar isso exposto à luz do dia. São dias incomuns estes… Eu nunca imaginei que eu veria as entranhas da corrupção brasileira expostas à luz do dia e nenhum dos corruptos se importando com isso, todos eles corrompendo e sendo corrompidos “ao ar livre” e sob a vista de todos como se a opinião da população não importasse.

  2. presidente

    Em 2038 vote ÇERRA45 vice fegacê….viiiiiiiiiiiixe!

    Em 2042 será a vez de Osmarina vice cristovam buarque…….ui!

    Em comum, todos sabem nadar.

    Se jogar na água, NÃO AFUNDAM !

     

     

  3. O Brasil virou chacota e

    O Brasil virou chacota e gozação em todo o canto do mundo, campeia no país a mais absoluta insegurança jurídica sendo o fato mais ‘normal’ do mundo um juiz de primeiro grau decretar a prisão de qualquer cidadão com a mais frágil acusação já que as instâncias superiores do judiciário estão fechadas em torno do golpe de estado.

    O senador Cristovam Buarque só expôs a medicocridade de um país com uma elite medieval e ignorante que não se constrange em aplicar mais um golpe à nossa cambalente democracia, o Brasil como alguns países do oriente médio e da África não nasceu para aceitar as regras do jogo democrático, não nasceu para a democracia, somos um paiseco de 3º mundo com um judiciário, MP, legislativo e mídia de 3º mundo… essa é a mais pura verdade. 

  4. Prefiro o Cunha

    Esse cínico do Buargue joga no limiar do analfabetismo político de seus eleitores. Pensa única e exclusivamente no seu umbigo.

    Deplorável…

    Tomara que tenha se enganado na medida do seu cinismo que ele recita pomposamente nos microfones do senado e não consiga se reeleger.

     

     

     

  5. Impressionante o chorume e o
    Impressionante o chorume e o cinismo desses políticos que saem do PT.
    Todos, absolutamente todos querem tem interesse em destruir o partido. Lu Genro, Marina, Cristovam, Marta…

  6. Não é garantido

    que a admissibilidade pelo Senado tornará o impiti sem volta. Ninguém sabe o q pode acontecer no país nos próximos 180 dias. É a única coisa que se pode garantir.

    Não se trata de esperança. É que o imprevisível é imprevisível mesmo. E eu não confio nem um tico que Temer sobreviva na luz. Até agora todas as vitórias dele foram na sombra, onde ele habita.

    1. Bom, eu pelo menos espero que

      Bom, eu pelo menos espero que a Dilma se defenda no Senado. E se ela optar por fazer isso, não vejo como a mídia brasileira poderia esconder a fala dela.

      Naturalmente, seria melhor se o Senado tomasse juízo e rejeitasse essa monstruosidade. Mas se não rejeitar, teremos uma presidente se defendendo no Senado e dizendo a verdade, e um idiota no Planalto desgovernando o país. Muito cedo para falar em irreversibilidades.

      Quanto ao Cristovam, melhor mudar de assunto. É um futuro ex-Senador, e nunca disse cré com cré. Alguém definiu bem a diferença entre ele e o César Maia:

      “César Maia é um louco que pensa que é conservador. Cristovam é um conservador que pensa que é louco.”

      E é só isso, platitudes em cima de platitudes, todas elas metidas a “revolucionar” o mundo. Mas, desde 1998, sem a caneta do GDF para se materializarem em políticas públicas.

      Pra que discutir isso?

  7. Boa Luiz Nassif, desmascara

    Boa Luiz Nassif, desmascara este hipócrita golpista, (pois todos sabemos que quem votar a favor do golpe enterra a democracia  e joga o País numa crise sem precedentes) que ainda vem encher o saco da gente com estas falsas alegações única e exclusivamente pra salvar a cara de : COVEIRO DA DEMOCRACIA!!!

  8. Boa Luiz Nassif, desmascara

    Boa Luiz Nassif, desmascara este hipócrita golpista, (pois todos sabemos que quem votar a favor do golpe enterra a democracia  e joga o País numa crise sem precedentes) que ainda vem encher o saco da gente com estas falsas alegações única e exclusivamente pra salvar a cara de : COVEIRO DA DEMOCRACIA!!!

  9. Esse cidadão é um raivoso e

    Esse cidadão é um raivoso e ressentido.

    Ele não perdoa o Lula, nem que para isso tenho que jogar o país num abismo

  10. Mai um hipócrita

    Mai um hipócrita ressentido

    Não demora muito e este senhor estará de braços dados a extrema-direita.

    Este é mais um daqueles hipócritas que se diz de esquerda, mas não perde a chance de ajudar a direita em seus propósitos. Não precisa ser governista nem apoiar o governo, porém caminhar ao lado de golpista, o torna em mais um golpista.

    Então este ressentido senhor que tirar um governo democraticamente eleito somente porque mais 360 bandidos da camara federal querem? Que consciência e valores tem este cidadão? Vai votar para a platéia? 

    A profissão deste político é ser oposição a tudo. Quando foi governista e ministro e pela falta de propostas e idéias perdeu o cargo, voltou para o lugar onde sempre esteve na oposição.

    Agora ele vota com a oposição para dar um golpe, e em seguida será oposição a governo-golpista que ajudou a dar o golpe.

    Ou seja Cristovam Buarque profissão oposição.

  11. O tempo…

    Dizem que para determinados tipos de vinhos, o tempo é um apurador do sabor, do aroma e da qualidade.

    Não podemos dizer o mesmo do Senador, pois ele, na intenção de candidatar-se à presidência, acabou de filiar-se ao PPS.

    Aquele mesmo PPS do, hoje, direitista Roberto Freire.  O papel ridículo que este desempenha, como carona das iniciativas da direita,. demonstra bem aonde o tal Senador foi parar.

    E como não podemos dizer que ele é um desinformado, então é de caso pensado.

    Portanto, o Senador deve assumir de vez a sua nova base e parar de jogar para a platéia.

    Vá disputar votos na seara do PSDB, DEM, PMDB e assemelhados!

     

  12. A Câmara deu autorização para

    A Câmara deu autorização para cassar a Dilma. E deu autorização para não cassar o Cunha. 

    Safado e ordinário. Quem se alia a corrupto o que é? É muito mais do que cínico.

     

    1. Cristovan aliado de Cunha

      VERA

      É muito mais do que aliança com corruptos.

      Eduardo Cunha é acusado de ser gângster, ladrão, chantagista, etc.

       

  13. omissão

    em um momento como este os omissos escolhem o golpe.

    pode parecer maniqueísmo, mas a escolha é Democracia? SIM (  ) NÃO (  )

    se sim, então há regras. democracia não pode conviver com o arbítrio: às vezes é crime, outras vezes não. uns vão coercitivamente explicar pedalinhos, outros dirigem o parlamento.

  14. É nessas horas que a gente

    É nessas horas que a gente traça um perfil real de certos políticos. 

    Cristóvão, com trajetória de vida tão relevante, respeitado, mais uma vez revela-se pequeno, trasnparecendo sua alma de vingador, sem questionar os destinos da Nação. Ele não deleta o e-mail de Lula, que o exonerou do cargo de ministro. 

    Para um professor universitário, de origem; um grande reitor, que foi, um político a discursar sempre voltando-se para a melhoria na educação, com vistas ao desenvolvimento do País, teria que neste instante em que vivemos uma crise sem tamanho, mencionar alguma indignação sobre o espetáculo grotesco da Câmara no domingo 17, e questionar o modo como tem sido realizado esse golpe inconstitucional. É contra tudo e todos que estão envolvidos com o PT, porém parece dizer-se favorável aos já considerados no comando da Presidência.

     

  15. Mais um

    Tudo “certo” que nossos políticos sempre se importaram mais com eles próprios que com o país mas é inacreditável o que está acontecendo hoje, não é possível que eles não enxerguem a merda que estão fazendo, e o STF fica só observando?  Definitivamente, o Brasil não precisa de inimigos, os sabotadores são os próprios brasileiros.

  16. O Senador Cristovam Buarque

    O Senador Cristovam Buarque está agora no PPS de Roberto Freire, o comunista que os militares não incomodaram e até o nomearam procurador do Incra. Enfim, estão juntos no mesmo partido dois pernambucanos que, tal qual o conterrâneo Jarbas Vasconcelos, certamente acham que o tb pernambucano Lula, o analfabeto, roubou deles a projeção e a fama que lhes pertencia por direito. Eis a motivação para apoiar o impeachment e torcer pela prisão do ex-presidente:  vingança. Excetuando o verniz intelectual, nenhuma diferença da escória que nos envergonhou no dia 17 de abril na Câmara Federal.

     

     

    1. Desonestidade e Oportunismo

      Espero que a comunidade acadêmica repudie essa desonestidade intelectual.

      Principalmente os acadêmicos da UNB.

    2. recalque

      disse tudo jaide.

      a lista de biografias moídas pelo recalque é interminável. a que mais me choca é fhc – olho o homem e vejo um piromaniaco… como? 

  17. Era esperado

    O Cristóvão Buarque faz parte do grupo de pseudo líderes que queriam ter sido Lula e a história não permitiu. Neste seleto grupo estão: Roberto Freire, Eduardo Campos (já falecido) Paulinho da Farsa, Ciro (mesmo se faça de bobo) e, no time feminino, estão: Marina e agora Marta, que sangram pelo cotovelo de tanto coçar.

    O Senador Buarque destila mágoa em cada declaração, e inveja também. Assisti a sua entrevista na Globo News, que ofereceu holofote para a sua fome insaciável. Buarque fala como se fosse “recatado e do lar”, mas é um jogador muito medíocre, no banco de reservas do reserva, do reserva do Messi, esperando que este sofra alguma expulsão com cartão vermelho. Foi mudando de time, do PT, para o PDT e agora no PPS, o partido do Roberto Freire, o tumulo dos traidores.

    Com o seu jeitinho de professor primário o Buarque se mostra cada dia mais pequeno e insignificante. Um “velhinho babaca” como falou o José de Abreu.

  18. Cristovam Buarque desatina, novamente.

    O comportamento do  senador  Cristovam faz-me  reportar ao  personagem  “Policarpo Quaresma” cujos desatinos, narrados em 3ª pessoa  por Lima Barreto, permitem ao leitor julgá-lo.

    A diferença,  no entanto, entre o  personagem  Quaresma  e Cristovam Buarque é a de que, o primeiro, passa horas e horas debruçado nos livros, procurando saídas políticas, econômicas e culturais para um Brasil,  recém  “Proclamado República”. Já o  “douto” senador, ao que tudo indica, sem procurar nada, já entrou na fila da barganha imoral.

    A Policarpo Quaresma,  lembramos aqui a alcunha de  “ louco” pelos desatinos nacionalistas. Mas, para  Cristovam Buarque, não haverá outra alcunha a não ser a de  – GOLPISTA.

    Triste fim, hein, nobre senador?

  19. Cristovan você é um homem do

    Cristovan você é um homem do bem, com belos projetos e uma sólida atuação parlamentar, respeite os que votaram em você, ontem ou hoje, e não cometa essa covardia, essa injustiça com quem não é culpada de nada.

  20. INCOMPETENTE!!!
    Nassif & Amigos, so p refrescar a memórias d alguns: esse doidivanas foi o ÚNICO ministro na história da república a ser demitido p telefone!
    Motivo: INCOMPETÊNCIA TOTAL GERAL

  21. O comportamento do  senador

    O comportamento do  senador  Cristovam faz-me  reportar ao  personagem  “Policarpo Quaresma”, cujos desatinos, narrados em 3ª pessoa  por Lima Barreto, permitem ao leitor julgá-lo.

    A diferença,  no entanto, entre o  personagem  Quaresma  e Cristovam Buarque é a de que, o primeiro, passa horas e horas debruçado nos livros, procurando saídas políticas, econômicas e culturais para um Brasil,  recém  “Proclamado República”. Já o  “douto” senador, ao que tudo indica, sem procurar nada, já entrou na fila da barganha imoral.

    A Policarpo Quaresma,  lembramos aqui a alcunha de  “ louco” pelos desatinos nacionalistas. Mas, para  Cristovam Buarque, não haverá outra alcunha a não ser a de  – GOLPISTA.

    Triste fim, hein, nobre senador?

  22. Cínico e pilantra

    Nunca pensei que fosse dizer isso… esse Cristóvão se transformou, ao longo do tempo, em um grande vagabundo, ao nível rasteiro de um Hélio Bicudo, outro velho safado!

  23. Cínico e pilantra

    Nunca pensei que fosse dizer isso… esse Cristóvão se transformou, ao longo do tempo, em um grande vagabundo, ao nível rasteiro de um Hélio Bicudo, outro velho safado!

  24. O Múcio
    Cristovam Buarque lembra um personagem do Jô Soares, o Múcio. Um sujeito sem personalidade, sem ideias, sem convicção.
    Um interlocutor que muda de opinião a cada argumento contrário. Um “Maria vai com as outras”.
    Pena que não sei postar vídeo.

    1. Ledo engano

      Seu principal argumento é o antipetismo após uma passag5em sofrivel pelo ministerio da educaçao aonde ele so reclamava da falta de verbas .

  25. A EDUCAÇÃO

    Podem falar mal do Cristovam, mas ele tem o mérito de ser o único senador que realmente tem um projeto para a educação brasileira. Os demais, somente pensam em defender seus negócios e de seus pares. Uma pena o Brasil não dar ouvidos a quem pensa em melhorar a intelectualidade das crianças. Nação pobre intelectualmente tem propensão a ser escrava.

    1. Eis um dos muitos problemas

      Eis um dos muitos problemas do Cristovam. Ele diz que pensa na educação, nas crianças, nos professores, etc. Mas suas idéias nunca correspondem à sua ação. O caso do impeachment é emblemático. Como ele pensa em melhorar a educação colocando no governo vigaristas que que se misturam com ladrões de merenda? Cristovam tem, por exemplo, uma admiração canina pelo FHC, aquele que em seu plúmbeo governo não fez uma única universidade federal.

  26. Mais um chupim da republica,

    Mais um chupim da republica, inutil susntentado com dinheiro publico,  o senado, todo o stf  todo e com certeza a camara toda com seus homens de cabelos louros que se fazem de santos mas trocam de partido de aluguel descaradamente e fazem cara de paisagem. Não se salva ninguem, poe o mp e seu macartismo, a esdruxula pf com o seu sonho de ser a unica policia autonoma do mundo, tudo caiu de podre, já era podre, mas agora desabou………..

  27. Nunca me enganou este senador

    Nunca me enganou este senador falso-moralista Cristovam Buarque. Um demagogo desde os tempos em que ocupou o ministério da Educação no governo Lula, que em boa hora o colocou pra fora do governo. Considero-o um cínico e a postura assumida por ele agora é típica de um covarde, que tem vergonha de assumir que deseja derrubar a presidenta Dilma através de um golpe e vem com esse papo furado de que o mérito será analisado a posteriori. Ora, uma palhaçada! Primeiro porque ele assistiu ao circo de horrores que foi a votação na câmara dos 367 picaretas. E pretende convalidar essa votação como se tivesse sido a coisa mais normal do mundo: um golpe descarado, que cassa os votos de 54,5 milhões de pessoas, em nome de um crime que a presidenta não cometeu. Uma verdadeira cretinice a deste senador, igualmente a dos ministros do STF que como Pilatos lavaram as mãos covardemente, quando tinham, como Alta Corte da justiça, que assumir posição em defesa da constituição, que não prevê impeachment para presidente que não cometeu crime de responsabilidade. Claro que depois que Dilma for afastada e se consolidarem os esquemas mafiosos do novo e ilegítimo governo, não haverá volta para ela. E esses canalhas sabem muito bem disso, mas estão aproveitando uma situação, sobretudo de ódio ao PT, a Lula e ao governo para cometerem o maior dos crimes que é a destruição da nossa frágil democracia. Eles sim, deveriam perder os seus cargos, não a presidenta Dilma.

  28. A omissão do STF quanto ao

    A omissão do STF quanto ao julgamento do mérito ainda tem algum respaldo no principio da separação dos poderes e na letra da Lei e da Constituição que resguarda a análise do mérito para o Senado Federal. Na minha modesta opinião isso é fato incontestável. Se não fosse assim, para que, então a previsão acerca do mesmo pelo Senado? 

    As palavras-chave aí são julgamento e mérito. A covardia do STF, que passa a ser a mesma do Senador Cristovam Buarque, fica patente quando se abstém de examinar a ADMISSIBILIDADE. Admitir não é julgar, mas avaliar como aceitável, passível de análise, estar de acordo etc. 

    No caso do senador até dá para entender, mesmo que com dificuldade extrema, engulhando, o “murismo, a dubiedade de caráter. No que se refere ao Supremo, jamais. Aí já se constitui DESÍDIA no sentido forte desse termo. Esse Tribunal enodoa de forma inexorável a honra e a dignidade do Judiciário se persistir na omissão. Essa é a conclusão a que chego depois de muito ponderar acerca dessa questão. 

    Vamos aos exemplos que ancoram esse raciocínio através das analogias extraídas do próprio sistema de repressão:  O Ministério Público oferece uma denúncia no exercício do seu papel. Será que o Judiciário a julga de chofre, sem examinar se preenchem pré-requisitos mínimos para admissibilidade, a começar pela tipicação? Claro que examina e rejeita in limine. Como julgar algo que na origem é suspeito, portanto questionável? 

    Tenho absoluta convicção agora que do jeito em que está posta, a denúncia formulada no pedido de impeachment não se enquadra na legislação pertinente(Lei 1.079- “lei do impeachment”, e a Lei Complementar 101-Responsabilidade Fiscal). Mas o que eu penso não interessa. Quem poderia e DEVERIA examinar a pertinência chama-se Judiciário, na instância STF. 

    O resultado dessa apreciação que não houve, e parece que não haverá nessa fase(admissibilidade) do Senado, poderia até ser adverso aos que avaliam como inepta a denúncia. Mas isso seria normal, aceitável. Faria parte do jogo. Entretanto, omissão é um atitude imperdoável porque vai além da própria covardia pessoal dos ministros para se converter em algo bem mais grave e deletério: a negação da dita TUTELA JURISDICIONAL, uma avanço civilizatório instituído na Declaração Universal dos Direitos do Homem, na Convenção Americana Sobre Direitos do Humanos e na própria Constituição Federal a quem cabe(ou caberia) defender. 

    De outra feita, leio nos jornais que o AGU José Cardoso, fazendo jus a fama já assentada de leniente, ameaça entrar com uma Ação no Supremo caso, repito CASO, o Senado aprove a admissibilidade da denúncia. Nesse estágio, “Inês já não estará só morta”, mas enterrada abaixo de sete palmos e putrefata. 

    PS: mais uma vez ressalto que: a) Não sou formado em Direito; b) Exerço o direito de expressão/opinião sempre cioso de que corro risco de ser contestado e até ridicularizado pelos especialistas. Mas prefiro isso que o silêncio. 

     

    1. O mesmo respaldo juridico

      O mesmo respaldo juridico para prender um senador que se dizia do PT. O mesmo respaldo para não julgar os politicos denunciados. O mesmo respaldo para nem mesmo ouvir a mulher e afilha do CUnha.

  29. Nassif, acabou.
    A conta do

    Nassif, acabou.

    A conta do “republicanismo” tardou mas não falhou e não falhará.

    Dilma cairá em breve e não mais voltará.

    Lula e Dilma serão presos e humilhados, mais do que já o foram, isso se não se exilarem em outro País.

    Eles criaram cobras e escorpiões e agora serão picados pelos mesmos.

    Voce pode ficar tranquilo pois aqui no Blog alertamos eles desse fator há muito tempo, desde o julgamento do mensalão, mas mais recentemente sobre a lava jato há mais de um ano.

    Voce sempre alertando sobre a economia e principalmente o Andre Araujo sobre a lava jato e as questões do Poder.

    Não adiantou, nada fizeram, abriram mão de indicações importantes, deixaram que empresas brasileiras fosse atacadas até no exterior.

    Isso é a desonra para um País. Ninguem pode permitir.

  30. Credo!!!!

    E pensar que cometi o disparate em gastar meu voto com ele em 2006 com sua comovente campanha “tudo pela educação”. Tenho a mesma vergonha de um eleitor do Collor, a diferença é que Buarque perdeu.

    O senador não passa de um demagogo que fica tecendo loas à Educação, mas quando tinha a caneta para tal, nada fez. À mim ele e Marina são quase a mesma coisa, a Marina prega a ecologia, a natureza e etc, mas quando ministra pouco fez e, até hoje, nada disse sobre o desastre de Mariana.

    Cristovam Buarque é um que irá para a lata de lixo da História, como muitos outros.

  31. Gostaria de HOJE estar morando em Brasília!

    E levar vassouras e desinfetante para tentar limpar a sujeira desses congressistas e também alguns ministros do STF!

    “Hoje, segunda-feira, às 17:30h vai ter Lavagem Popular do STF”   (via@j-livres)   Vamos lavar essa Corte!

  32. Mas podemos pensar:Caso o

    Mas podemos pensar:
    Caso o governo Temer não vá bem em 120, 180 dias: Não é possível que esses senadores mais “independentes” como o C. Buarque e Romário, ao fim do processo, não podem votar contra o impedimento?
    Pensando isso no caso da maré virar: protestos, desanimo geral e etc. Talvez alguns desses Senadores votem a favor de Dilma.

    Claro, o PMDB terá a maquina na mão e o poder de barganha, mas diferente do Camara, o Senado costuma ser menos fisiológico e possui mais Senadores independentes dos partidos. Supondo que o governo Temer não engrene, que a crise não melhore pode haver uma onda contra Temer. Afinal ele estará no fio da navalha.

    O Governo atual tem 20 senadores, esses ele não perde, dependend do clima não é tão dificil conseguir mais 8.

    Apesar do suposto fato consumado, mesmo sendo dificíl, creio que pode haver uma reversão do quadro.

     

    1. Olha, numa boa.
      Ele não ir

      Olha, numa boa.

      Ele não ir bem é uma coisa.

      Outra coisa, é ele conseguir ir pior do que o Atual Governo. Ai é muito dificil.

      Simplesmente porque não existe Governo atual. O País está na anarquia juridica. Essa é a realidade.

      Pior que isso só se virarmos a Somália.

      A conta do republicanismo chegou para Dilma que saria do poder e para Lula, que provvelmente será Preso por alguma prova que vão encontrar ou inventar, que diferença faz ?

  33. O senador Cristovam Buarque,

    O senador Cristovam Buarque, a meu sentir uma pessoa culta e até bem intencionada, nunca conseguiu se recuperar da forma humilhante com que foi exonerado pelo presidente Lula no início do primeiro governo deste. 

    Entrou se imaginando o “dono do pedaço”. Substimou o presidente,   talvez supondo uma inerente fraqueza em termos de comando em função da baixa escolaridade deste. 

    Quebrou a cara e se transformou num raivoso oposicionista. 
     

    1. Liturgia do cargo, segredos

      Liturgia do cargo, segredos de estado são coisas que deixam muitas indagações sem respostas para os de fora. Sempre achei que a forma como o Cristovam foi defenestrado do Ministério da Educação pelo Lula, um politico notadamente conciliador e afável, tinha um motivo muito, muito grave. Imaginei um inimigo agindo sorrateiramente e alguma ação dessa ordem chegou ao conhecimento do então Presidente quando em viagem ao exterior e não houve alternativa. Era demissão sumária ou enfrentar um problema maior no retorno ao Brasil. Aliás, duvido que exista no mundo um partido político com tantos infiltrados, traidores e oportunistas quanto o PT.

  34. Este Homúnculo, Ínfimo, Anódino

    Bom dia.

    … Senadorzinho não é aquele que serviu de muletas para o PIG, dizendo, a la Göebbels, feito uma matraca, que — “O Lula precisa de um segundo turno”, durante a reeleição de Lula. Homúnculo, rebotalho, títere. Homenzinho sem brio. Calhorda.

  35. Rogamos a deus pela proteção do sufrágio universal

    Olá debatedores,

    Até o presente momento, tenho comigo algumas premissas históricas básicas ( não exaustivas)  para defender uma opinão sobre a sociedade moderna, quais sejam:

    Premissa maior  1: O conflito é inerente ao ser humano.

    Ex.: como as abelhas necessitamos um do outro para sobreviver.  Somos uma espécie de ser gregário.  Até mesmo a “divisão do trabalho” pode reforçar essa ideia.  Porém, diferentes das abelhas, somos políticos e conflituosos. 

    Mesmo porque, pelo menos até o momento, não vi ainda uma abelha trabalhadora se rebelar contra a sua rainha em busca de “mais democracia” na “divisão de trabalho”. 

    Creio também que já não nos resumimos no padrão do “nativo” ( e não do  índio!) sexta-feira.

    Premissa maior 2: Em algum momento da história estruturou-se  a sociedade do positivismo. 

    Tudo bem, há todo o debate em prol dessa premissa. Uns a favor de Saint Simon, outros contra. Uns a favor de Comte, outros não. Um a favor de Durkheim, outros não. Uns a favor de Marx e outros não( e bota outros não  nisso aqui no brasil heim? rsrs). Uns a favor de Weber, outros não. ( refiro-me às ideias é claro). Etc, etc etc.

    Em suma,  creio que os debatedores tenderão a pensar que o que prevaleceu foi a mistura de “ideias” as quais geram NORMAS  de comportamento e conduta – devidamente postas,  numa sociedade que se diz  moderna, dentro um estado que se define também como “moderno”. 

    Em suma, para nós, administrados devemos lembrar do seguinte:

    Ex: Eu, tú, ele, nós, vós eles; posso,  podes, pode,  podem,  podeis, podem, fazer TUDO que a LEI NÃO PROIBIR. 

    Evidentemente, você pode fazer mais do que isso. Você pode fazer o que a lei proibe. Só que neste caso, pagará a pena, após ser devidamente processado e condenado.

    Premissa maior 3: O direito utilizado passar a ser o posto, aquele burocraticamente racional-legal em  detrimento daqueloutro, o “natural”. Mantendo-se, evidentemente, alguns “traços” do direito natural dentro do direito posto. Para facilitar estou apenas me referindo ao direito no Brasil. Não vamos aqui abrir para outros sistema por que o tema se desdobraria demais.

    Premissa maior 4: O estado moderno “democrático” e de direito, só pode (deve)fazer o que a lei autorizar!

    Essas são premissas importantes, fundamentais.

    Negá-las é querer voltar à idade sem luz! Pelo menos aos olhos da “sociedade” que se diz “moderna” cujas normas de convívio social estão previa e iluminadamente postas. 

    Dito isso, passo a o comentar o texto do r. jornalista. Vejamos.

     

    Com do devido respeito ao senador, mas o discurso dele  nunca me “enganou”, ou nunca me cooptou.

    Em suma, não vou “na dele”.

    Nem mesmo no quesito “educação”, vez que  a “educação” é séria demais para se limitar a este ou aquele “pensamento”. As normas de condutas foram postas, porém, não somos máquinas. Não nascemos única e exclusivamente para a divisão internacional do  trabalho da forma que foi também “posto”. ( longo debate e vou parar por aqui para não me alongar). Educação é também cultura e por ai vai. 

    Em suma, nunca me senti “atraído” pelas ideias do nobre senador. 

    E por isso também, gostaria de refutar o fundamento do seu voto e do seu discurso. Vejamos.

    Ora, o SENADO FEDERAL não deve “satisfação” à “câmara federal”, a não ser nos limites da lei.( Trata-se de um desdobramento da premissa maior 4).

    Não está  escrito na norma maior POSTA, a CR/88,  que o fato de se ter  367 “assinaturas” na câmara deve interferir nas “assinaturas do Senado. Portanto, nesse particular, a alegação do senador é flagrantemente falsa. 

    Este senador, assim como  qualquer outro, deve SEGUIR A LEI e não a “vontade” das “367 assinaturas”. Nesse sentido, deve “admitir” um processo que esteja de acordo com a LEI e não com a vontade de 367 assinaturas, pois se 367 assinaturas tem a condição de INFLUENCIAR A DECISÃO ANTECIPADA DOS SENADORES, ANTES MESMO DE DECIDIRIM, para que SERVE O SENADO FEDERAL, neste particular?

    Não se pretende ouvir a OPINÃO DOS SENADORES. O que se pretende aqui é que CUMPRAM A LEI que de alguma forma, ajudaram  a criar. 

    Mas, é válido lembrar que  o PODER É UNO E EMANA DO POVO, e não do SENADO, NEM DA CÂMARA, nem de qualquer outro õrgão do poder!

    Lendo as passagens do texto acima, as quais citam a “opinião” do senador fui, mais uma vez, levado a crer que  AS CAPITANITAS HEREDITÁRIAS ainda vivem na terra do pau-brasil. Elas estão aí.  Encontram-se  presentes nesse nosso ESTADO OLIGÁRQUICO DE DIREITO!

    Onde podemos agarrar meu deus?

    Quem sabe aqui, no PREÂMBULO das coisas deste país:

    Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Por fim, estou concordando com o r. jornalista Nassif. Também penso que uma vez afastada, afastado estará o governo eleito demcraticamente em 2014. 

    Portanto, é muto razoável supor que  algumas abelhas se rebelaram  com a rainha. Conspiraram. A suposta “harmonia” entre “os poderes” já não existe mais. 

    Tudo indica que a “colmeia” vai acabar.

    Rogamos a  Deus, conforme previu a CR/88, pela proteção ao SUFRÁGIO UNIVERSAL,com voto direto e secreto. 

    Basta de eleições indiretas e CENSITÁRIAS!!!!!

     

     

     

  36. esqueçamos os politicos.

      Amigos, esqueçamos dos politicos e vamos pensar a longo prazo/; O que importa nesse momento não é os votos ou o que os politicos falam. O que importa sim, é a opinião do povo brasileiro horrorizado com o dia 18.

    Que será uma tragedia o governo Temer isso ninguém nega, será um desastre, e a conta será mandada para a casa de todos que apoiaram o impeachment. O povo brasileiro vai lembrar de todos em 2018, não tenham duvidas.

    2018 será de Lula e/ou Ciro Gomes e daqueles quelutaram pela sensatez e pelo Brasil.

    E quando chegarmos lá.

    As contas serão acertadas.

  37. Missa de Réquiem

    Na ONU, Dilma oficiou a sua própria Missa de Réquiem, com aquele discurso tão eloquente quanto uma folha de alface. Hoje, Cristóvam Buarque eleva o cinismo a categoria máxima para justificar seu voto a favor; ontem, naquela longa entrevista publicada aqui no GGN Collor foi até solidário com a Dilma, afinal ambos passaram pelo mesmo calvário, MAS como ele não vê saída para o governo, o jeito é impichar, usou de uma longa retórica para também justificar o voto pelo Golpe, muito constrangido, diga-se. Marta vai pelo mesmo caminho, “…estou convicta”, diz a senadora em quem votei em 2010. E assim o consenso vai se formando ou já está formado. 

    Dilma saiu de cena naquele discurso pobre, anódino, protocolar, café-com-leite da ONU. Poderia sair de cena em alto estilo, marcando presença mundial, optou por “…não posso ferir o protocolo da ONU”. Dois dias antes, fiz um comentário aqui pedindo(suplicando) que baixasse toda a inspiração possível no redator do discurso. A questão é, foi opção da presidenta ou ela não dispõe de ninguém na sua assessoria para redigir um discurso histórico?

    Ontem, o texto do Miguel do Rosário, n’O Cafezinho, O analfabetismo “republicano” de Dilma Rousseff foi execrado na rede social, leia-se Facebook. Quem compartilhou, levou duras reprimendas da patrulha Dilmista.Aqui vai: 

    O analfabetismo “republicano” de Dilma Rousseff – 24/04/2016 

    dilma_cunhaWhatsAppTwitterFacebook2,746

    Por Miguel do Rosário, editor do Cafezinho. (Entrei logado com outro nome, desculpem).

    É chato criticar um governo que já está com um pé na cova, ainda mais considerando o método escuso, o golpe, com que foi levado até essa posição.

    Mas é duro também defender um governo que insiste em se dirigir à própria cova, como que atraído pela morte.

    Os últimos anos tem sido extremamente duros para o campo progressista, porque precisa defender os avanços democráticos não apenas dos assaltos da direita golpista, como também do analfabetismo “republicano” do próprio governo.

    Temos que conter os terroristas midiáticos que insistem em empurrar o governo para o abismo e conter o próprio governo, que parece sofrer de incontrolável tendência suicida para se jogar no abismo.

    O não-discurso de Dilma Rousseff na ONU, na última sexta-feira, coroa a trajetória de um governo que, até o fim, desprezou solenemente a política.

    Existem vários tipos de analfabetismo político: o analfabetismo que corroeu o governo Dilma é diferente daquele que assola a classe média paneleira, mas é tão nocivo quanto.

    O analfabetismo “republicano” (insisto nas aspas por não aceitar dar conotação negativa a uma palavra e um conceito tão bonitos) do Palácio do Planalto tem origem numa mistura de covardia e incultura.

    Dilma já havia perdido uma grande oportunidade de fazer um belo discurso na ONU no ano passado. Foi uma grande decepção para mim.

    E agora, novamente, desperdiçou uma oportunidade, provavelmente a última oportunidade do campo popular de defender, perante chefes de Estado de outros países, perante o mundo, não apenas o seu governo, mas o próprio princípio da democracia e do respeito ao sufrágio universal.

    Ao não fazê-lo, Dilma prestou um desserviço não apenas à luta pela democracia em nosso país, mas também à luta pela democracia em todo mundo.

    Eu li inúmeros argumentos em defesa da escolha de Dilma: que ela mencionou a “grave situação brasileira” ao final, que deu um recado discreto, que deixaria para fazer a denúncia na entrevista coletiva.

    Nada me convenceu. Para mim, Dilma cometeu um erro histórico.

    A presidenta se escondeu, mais uma vez, atrás de um discurso soporífero, técnico, burocrático, convencional. Foi um não-discurso.

    O único argumento que pode explicar a covardia de Dilma é sua incultura: sua profunda falta de conhecimento sobre literatura política.

    Lula compensava sua incultura com uma incrível intuição política – e intuição, como sabem os leitores de Kant, é superior à qualquer outro tipo de conhecimento.

    Dilma não tem intuição nem cultura.

    Essa é uma espécie particularmente nociva de analfabetismo.

    E tenho que denunciar este erro aqui para que nenhum outro político do campo popular, aqui ou em outro país, faça a mesma coisa.

    Se Dilma não queria, por algum cálculo político (com o qual não concordo, mas tudo bem) usar a palavra golpe, isso não justifica nada: ela podia usar metáforas, podia fazer uma interface entre meio ambiente e democracia, podia citar Thomas Jefferson, que tem textos belíssimos sobre a importância do respeito à vitória eleitoral.

    Podia mencionar John Milton, Shakespeare, qualquer coisa que fizesse o discurso ser repetido em todo planeta.

    Há belíssimos, antológicos, modelos de discurso político, como o de Péricles, na guerra do Peloponeso, imortalizado no livro de Tucídides.

    Existe toda uma literatura política pronta para ser usada em ocasiões como essa!

    Repito: entendo (embora não concorde) que Dilma tenha escolhido não usar a palavra golpe, mas não a perdoo por não ter feito um discurso sobre democracia. Um discurso bonito, emocionante, pungente, que expressasse a dor que milhões de brasileiros que votaram nela estão sentindo neste momento, em que um punhado de bandidos golpistas estão prestes a assaltar o poder.

    Verve, ironia, erudição, não são crimes!

    Se Dilma estava com medo do STF, da Globo e dos golpistas no Senado, então que usassem figuras elegantes de linguagem justamente para os denunciar!

    A decisão de Dilma reflete a sucessão de erros que ela cometeu desde o primeiro dia de seus governos: esse desprezo pela política, essa falta de respeito pela luta política travada, nas redes e nas ruas, por seu próprio eleitorado.

    Esse desprezo pela política, pelo discurso, pela literatura, pela comunicação, destruiu seu governo!

    O governo Dilma parece dar importância apenas a grande imprensa.

    O discurso na ONU serviria de combustível para as mobilizações populares no Brasil e em todo mundo!

    Aquela entrevista coletiva em Nova York, feita na calçada, sem cobertura televisiva decente de nenhuma tv pública, não compensou o recuo na tribuna da ONU.

    Dilma decidiu dar entrevista aos blogueiros apenas na última terça-feira, ou seja, após o golpe.

    Mais uma prova de seu desprezo pela comunicação e pela política.

    O seu staff de comunicação deve ser o pior do mundo. Possivelmente, até o presidente do Botafogo tem uma assessoria melhor. A entrevista com os blogueiros não foi filmada – por razões incompreensíveis. Na hora, improvisamos filmes por celular, de péssima qualidade. Eu fiz alguns filmes do meu celular, com Dilma ao fundo, a mão de um outro blogueiro à frente e uma garrafa de água mineral tampando boa parte da presidenta.

    O último ministro da Secom, Thomas Traumann, hoje é o assessor de imprensa de Michel Temer, para vocês verem o nível de pessoas escolhidas por Dilma para lhe dar suporte da área de comunicação.

    Aliás, esse é o modus operandi do PT em toda parte, inclusive na prefeitura de São Paulo. O resultado prático parece não importar ao PT: há uma convicção de que a assessoria de imprensa deve ser ocupada por alguém do chamado “PIG”.

    Nem perder o mandato num golpe os ajudam a mudar. O governador de Minas Gerais também está à beira de ser deposto, mas a sua comunicação é igualmente baseada em fórmulas tradicionais: a velha e inútil relação com a grande imprensa, sem olhar para internet, blogs ou redes sociais.

    Parte da cúpula do PT foi para a cadeia, os outros são xingados em restaurantes, o seu governo foi praticamente deposto, tudo isso através de articulações costuradas na grande mídia, e não existe, até hoje, uma discussão séria sobre como montar uma nova estratégia de comunicação, baseada no esclarecimento, na cultura, em novas tecnologias.

    Até hoje, em plena luta contra o golpe, o staff de comunicação de Dilma não dissemina pequenos vídeos da presidenta, para serem usados nas redes sociais.

    É triste assistir um golpe de Estado. Não iremos aceitá-lo. Iremos lutar com todas as nossas forças para mostrar ao mundo o que aconteceu no país.

    Mas se o governo ajudasse um pouco, não se dirigindo deliberadamente ao próprio abismo, as coisas seriam menos desgastantes.

     

    1. Tá bom, os outros fazem m,e,r,d,@ e a culpa é da Dilma.

      Legítimo discurso do tipo: – Que pena, a menina foi estuprada, mas ela estava de saia curta!

      1. Negativo Maestri.
        Nâo é

        Negativo Maestri.

        Nâo é porque outros FIZERAM MERDA, QUE A DILMA TAMBÉM NÃO FEZ MERDA. Os eventos não são excludentes.

        ELA FEZ SIM E MUITA MERDA.

        Com o agravante que ela é a Presidente, só isso.

         

  38. É “marina” de saias: raivoso,

    É “marina” de saias: raivoso, magoado com o o que o PT fez com ele., leva para o lado pessoal/emocional TODOS os votos que possam sacanear o PT.

    Isso é um papel de Senador, ou de senador?

     

    Teve uma época que fiquei com pena de ter sido demitido por telefone, quando ausente, passeando em Portugal.

    Hoje, tenho dúvidas se não mereceu.

    1. Eu nao tenho a menor duvida.

      Eu nao tenho a menor duvida. Um falastrão. Ficou quase um ano no ministério e só enrolou. Só queria se promover. Depois, fez uma campanha para a presidencia, samba de uma nota só: a educacao, educacao, cura cancer, unha encravada, transito engarrafado…. Dai, segundo turno, apoia Alckmin, deve ter sido pela obra educacional do Alckmin. E dai nao parou. Sempre lambendo as botas da direita, com firulas ‘progessistas’.

      1. -AS CORES DA BANDEIRA BRASILEIRA, SEMPRE FORAM VERDE, AMARELO –
        -AS CORES DA BANDEIRA BRASILEIRA, SEMPRE FORAM VERDE, AMARELO-ELEGEMOS POLÍTICOS PARA NOS REPRESENTAREM, E NÃO AO CONTRÁRIO. -A POPULAÇÃO ELEITORA BRASILEIRA, DEVEM UNIREM FORÇAS, PARA UMAÚNICA DIREÇÃO, EM PRÓ DO BRASIL, CONTRA CORRUPÇÕES. 

        1. As cores da bandeira brasileira, sempre foram verde, amarelo

          Concordo com você, prezado Agrella. Cito que quando os seus antepassados (se for realmente um “oriundi”) vieram ao Brasil, provavelmente no fim do Império, a cor do nosso lábaro era verde-amarela com o brasão da Casa Real de Bragança. Isto representava o poder imperial e da nobreza, ou parodiando as citações atuais, o da “Casa Grande”.

          Personagem importante da nossa história monárquica foi o imperador Pedro II, grande humanista, que para poder atingir a sua intenção a favor dos mais desprotegidos, teve que “agradar” a alta sociedade da época, ou os “coxinhas” oitocentistas, conferindo-lhes uma inúmera quantidade de títulos nobiliárquicos, já que a concessão de terras públicas não era suficiente para abradar a sua ganância.

          Assim o nosso “Magnânimo” evitou que, entre muitas arbitrariedades da elite daquela era, houvesse a prática do assassinato legal de escravos “insurgentes”, perdoando-os da pena capital graças ao seu poder de soberano . Na época, o Império vigorava sob o regime parlamentarista, e por uma irônica coincidência com os tempos atuais, tanto a Câmara do Deputados como o Senado do Império tinham uma maioria conservadora e “escravocrata”.

          Após a Proclamação da República a nossa bandeira continuou verde-amarela, com a substituição do brasão imperial pela inscrição positivista “Ordem e Progresso” enaltecida pelos seguidores brasileiros de Compte, como Benjamin Constant. Estes, contudo, não seguiram o pensamento do seu inspirador, que propunha direitos igualitários na sociedade, como da educação para todos. No caso brasileiro esta “igualdade” somente foi aplicada a poucos brasileiros, principalmente nas escolas militares, frequentadas singularmente pelas castas mais abastadas daquela época.

          Este fraseado todo foi para mostrar que mesmo o símbolo maior da nação brasileira, a nossa bandeira, infelizmente, foi concebido pela elite para servi-la, pondo a maioria dos nossos nacionais como meros espectadores daquele estandarte, que atualmente balança com sentido aparvalhado da “ópera bufa” dos conspiradores.

  39. Christovam Buarque enganou muitos, por muito tempo.

    Há poucos dias comentei: por um discurso eloqüente que proferiu, no exterior, (salvo engano na ONU) sobre o tema “internacionalização da Amazônia”, Christovam Buarque conseguiu enganar muitos, por muito tempo.  Embora eu tenha concordado com aquele discurso, jamais me deixei convencer pelo senador de muito papo e pouca produção. Como senador, quantos projetos de interesse social ele propôs e aprovou? Como foi a atuação dele quando foi Ministro da Educação? Em campnaha, o discurso de Christovam Buarque sempre foi o samba de uma nota só: educação, educação, educação…

    Um amigo meu escreveu um livro, intitulado “Independência e soberania: uma saída para o Brasil”. Enviou carta ao senador pedindo que ele lesse a obra e, se possível, a prefaciasse. Após três meses de espera, sequer uma resposta foi dada pelo senador ou pela assessoria dele. 

    Esse oposrtunismo canalha levará Christovam Buarque para um lugar pouquíssimo nobre: a lata de lixo da História.

  40. Mais uma máscara que cai….

    Confesso que já acreditei neste cara e o considerava um dos melhores políticos do país. Que vergonha, como fui trouxa, mas agora não restam mais dúvidas ele é um picareta.

    Sua conversa fiada de bom moço não é suficiente para esconder que ele escolheu ficar do lado do Cunha, do Bolsonaro, do Feliciado, do Skaf e do Zezé Perrella, contra uma presidente comprovadamente honestíssima.Diga-me com quem tu andas e eu te direi quem és.

  41. Triste e inútil figura, este

    Triste e inútil figura, este Cristovam. Se ele parasse de ir ao senado muitos meses se passariam até alguém notar sua ausência.

  42. In nomine Dei – ainda há tempo para a razão

    Ainda que, durante algum tempo, os defensores do impeachment continuem a assistir a Globo News e a grande mídia e a se pautarem por elas, o caso é que, em um, ainda incerto momento, inevitavelmente terão que se ver frente a realidade, frente a verdade e, sem dúvida, nesse instante verão entre horrorizados e incrédulos, a imensa farsa de que foram vítimas – acresço, no entanto, sem inocência que possa ser alegada.

    Infelizmente, em decorrência desta insanidade, poderão estar conduzindo a morte anônima, pois disfarçada de fome, doença, falta de assistência, miséria, milhões de seres humanos.

    Mas, quando chegar o devido tempo, como em uma revelação lhes virá ao pensamento uma advertência simples: “conheceis a verdade, e a verdade vos libertará”, e, neste instante, ficarão silentes,  estupefatos, porque ela sempre esteve ali, límpida a sua frente, e bastaria um pouco de boa vontade para conseguirem visualizá-la em toda sua inteireza.

    E, neste doloroso momento, mais que compreender, verão a si próprios como prisioneiros de  toda a mentira que defenderam, de toda a corrupção que fingiram  desconhecer,  de toda falta de humanidade que lhes faltou, e lamentarão não terem tido coração para escutar os lamentos dos oprimidos e da falta de senso e intuição, que lhes impediu de abrir os olhos e verem a injustiça que estavam a cometer .

    In nomine Dei – ainda há tempo para a razão.

    Que este momento não tarde, pois, dentro de pouco tempo, talvez nos reste apenas choro e pedidos de perdão.

    Porque, nesse instante, se infelizmente chegar, encarecidamente lhes digo, peçam perdão, primeiro aos muitos homens, mulheres e crianças que foram, estes sim, vítimas inocentes da tua ignorância.

    A seguir, peçam perdão pelo ódio que lhes nublou a visão, porque, em seu íntimo,  sabiam, de que substância são feitas pessoas como Eduardo Cunha, como Bolsonaro, como Caiado, como Marco Feliciano, e, ainda assim, os adoraste, como em uma época pretérita, outros adoraram os bíblicos bezerros de ouro.

    E, lavem as mãos, porque somente neste momento as verão tintas de sangue, deste sangue inocente.

    Por fim, depois de tanto rogos de perdão,  se acreditarem, peçam perdão a Deus, pois incessantemente  usaram seu nome pra satisfazer sua intolerância, e, de forma in(direta), provocaram a morte de milhões de pessoas e talvez, por sua culpa, outras  ainda continuem sob alvo nesta rota assassina, algumas submetidos a práticas de tortura, outras sob o manto da fome e das precárias condições de vida.

    Tudo isso, pois seguistes falsos profetas, que desde cedo se revelaram o oposto de Deus, exalavam ódio e intolerância,  mas não tivestes olhos para ver, nem ouvidos para ouvir, estavas cego para a compaixão e surdo para os gritos de vida.

    Depois disso, haverá um silencio interminável.

    Então, talvez sob o sol do apocalipse, de que nos fala a Bíblia dos cristãos, tenha chegado a termo este período de miséria e turbulência.

    E, se ainda for possível, libertos de todo este mal, talvez tenha chegado novamente o tempo, de,  sob ruínas morais, materiais, humanas, voltar os olhos para a vida, e ai sim, talvez, entre dores e lágrimas, possamos novamente falar com Deus, qualquer que seja Ele, ou apenas com nossas consciências, sem ódios e com escolhas feitas de amor, e, assim, buscar,  se for possível, reconstruir  o simples conviver humano.

  43. Quanta incoerência.

    Esse ridículo senador é mais um malcheiroso sabão. Ridículo, não vai sobrar nada desse cafa, tomara que seja seu último mandato, pois é um traiçoeiro mequetrefe. 

  44. Existem pessoas que galgaram

    Existem pessoas que galgaram posições políticas elevadas com Lula/PT e que depois se distanciaram por divergências. Não sairam atirando e não deixaram de ser respeitáveis mesmo na divergência. Exemplos? Frei Beto, o da Abrinq e o do Moinho de Trigo, dos quais me esqueço do nome, Ricardo Kotscho. Mas nenhum, nenhum mesmo, dos que sairam atirando, tiveram qualquer melhora com o vôo solo, a maioria deles caindo por terra num verdadeiro vôo de galinha. Todos ressentidos, invejosos, preconceituosos,  transbordando dor de cotovelo contra o “apedeuta”. Exemplos? Cristovam, Bicudo, Marta.

  45. cris

    Esse coitado do cristovam é por demais ressentido, além de confuso e enredado em suas próprias teses e antíteses.Múcio do mal.

  46. É a mentalidade futebolística

    É a mentalidade futebolística de nossos políticos ao qual tanto diz Mino Carta!

    Torcem para que o outro “time” perca,e quando perde,dão risada,percebí isso tb

    nos panelaços nos prédios da classe média paulistana,algo emocional e até irracional!

    Este “País do futebol” é fruto de muita doutrinação televisiva e ACOMODAMENTO político!!

  47. A alegação dele está perfeita

    A alegação dele está perfeita do ponto de vista jurídico e constitucional. A votação do Senado pelo afastamento analisa apenas a admissibilidade do processo de crime de responsabilidade. Nenhum país sério no mundo decidiria o afastamento definitivo de um presidente em menos de um mês. A presidente terá 180 dias para preparar e apresentar sua defesa e o Senado terá o mesmo prazo para analisar o mérito da acusação.

    Dizer que a possibilidade de volta da presidente após esse prazo é nula equivale a dizer que o Senado em sua imensa maioria não analisará o mérito da acusação e se comportará como mera instância de barganha com o governo interino. Isso é uma ofensa gravíssima àquela instituição. Uma coisa é ser contrário ao processo de impeachment por ausência de comprovação de crime, outra bem diferente é questionar a legitimidade do Congresso para conduzir esse processo em razão da falta de caráter dos seus membros. O Senador Cristovam Buarque não ultrapassou esta linha e nenhum outro jurista no Brasil, por mais radical que seja em sua oposição ao processo de impeachment, tampouco a fez. Nenhum jurista que defende a permanência de Dilma no cargo jamais publicamente levantou a hipótese de que os senadores não cumprirão seu papel constitucional de oferecê-la um julgamento justo porque não passam de um bando de oportunistas. Serão todos cínicos? 

    1. bolsa troll tucana decadente

      Câmara e Senado são do Brasil. Da mesma maneira que a câmara votou politicamente e incostitucionalmente sem se ater ao mérito, este senato mais de velho e não menos de moleques fará o mesmo.

      Pensando bem es um testa da cavolo

    2. Ofensa gravíssima
      O senado não analisará de fato o mérito e usará o processo como barganha contra o governo provisório golpista. Não tenho dúvidas.

  48. Lembrei de uma…
    Nelson Rodrigues um dia foi perguntado sobre sua paixão doentia pelo Fluminense.
    Ele, muito sagaz, disse mais ou menos isso: sou torcedor, não me cobre coerência.
    Pra mim isso é uma frase que resume a sanha golpista.

    1. Insight

      Seguindo seu raciocínio, esse é o problema do Brasil: todo mundo, incluindo políticos, discutem política como se fosse futebol. Muita paixão e pouca razão.

  49. Santo dos motoristas

    Nesse caso o falso Cristovão conduzirá os motoristas progressistas para uma pinguela, que conduzirá á tortura “em nome da Globo”.

     

  50. Pessoal, vamos acordar para a

    Pessoal, vamos acordar para a realidade.

    Acabou.

    O Republicanismo de Dilma e Lula cobrou a conta, finalmente.

    Dilma estará fora do Governo em breve

    Lula provavelmente será preso.

    Quem cria cobras acaba picado.

    A conta chegou.

    1. Pq a culpa do estupro é sempre da mulher?

      Pq a culpa do Golpe de Estado precisa ser de Dilma ou de Lula?

      Contra os 2 não há literalmente nenhuma acusação que se sustente.

      Não! A culpa do golpe é dos golpistas e dos imbecis que os apoiam.

      E não tem nada acabado!!! Se tiver golpe, vai ter luta!

      1. Acorda para a vida,

        Acorda para a vida, filho.

        Eles foram Presidentes, detinham o Poder. Fizeram o que ?

        Nâo agiram, foram lenientes, deixaram corporações se autoregularem, coisa que não existe em lugar algum do mundo.

        Agora a conta chegou.

        E eu não disse que a culpa é exclusiva dos dois.

        É claro que existem golpistas e tem culpa também, mas e daí ? Eles se aproveitarem do vácuo de Poder deixado pelo Governo Dilma, quem abdicou de Governar. Devemos tratar aqui da realidade e não da fantasia,

        Um juiz de 1 instancia grava a Presidente e vaza a conversa e ela não faz nada, nem um B. O ela abriu. Isso significa o que ? Que ela não tem mais poder.

        Um procurador vai aos EUA passar inforamções contra nossa principal empresa, para que o Governo americano a processe. A Presidente do Brasil nada faz, finge que não é com ela. Esperar o que de um Governo desses ?

        Governar é ter responsabilidade, é correr riscos, até de vida, se for o caso.

        Agora essa conversinha de golpe daqui e dali. Tudo bem, se é Golpé, o que ela vai fazer quando for ser afastada ? Vai recorrer ao exercito, vai pegar em armas ? Nem uma ameaça ela vai fazer ? É muito pouco para alguem que deveria ser minimamente um Estadista e cre no que está fazendo e falando.

        É preciso analisar o que acontecer, até para que não se repita no futuro.

         

        1. Fogo amigo
          Criticar Lula ou Dilma agora, nessa altura da guerra, é colocar-se ao lado do Golpe, ao lado de Cunha, que provavelmente será o novo presidente, se perderemos.

          Na guerra não existe meio termo, ou vc defende a Dilma ou vc está apoiando o Cunha. É disso que trata o post. A ignorância de C. Buarque, discutindo firulas, quando hora é estancar o Golpe, levará a todos, inclusive ele, pro buraco.

          De novo: imputar o Golpe aos erros políticos de Lula e Dilma é colocar a culpa do estupro na vítima. É isso que vc está fazendo.

          1. O Nassif parece um general que no meio da batalha manda seus…

            O Nassif parece um general que no meio da batalha manda seus comandados parar para dicutir se o uniforme está ou não muito apertado!

  51.  
    Opinar com base nos

     

    Opinar com base nos sentidos mais rigorosos e precisos, com os quais o ser humano foi dotado, tais como: percepção telepática, percepção de clarividência e da premonição, ou, também da precognição. Quem faz isso bem é o pessoal da nossa imprensa. Observem que, antes da presidenta decidir ir pessoalmente discursar sobre as metas de compromisso do Brasil sobre meio ambiente na ONU, os principais jornais e noticiários de Rádio e TV já divulgavam, portanto, já sabiam o teor do discurso que seria redigido dois ou três dias adiante. Dai que se diz, é fantástico. Inclusive, adiantaram sobre a denúncia dando ênfase a um suposto golpe, que a oposição articularia contra a presidenta do País, com o beneplácito das sérias e impolutas entidades representativas das classes produtoras, cuja única preocupação é com o desemprego, como sócios da FIESP. Ou ainda, contando com a aquiescência das impolutérrimas autoridades de instância superior do justiceiros, no sentido de fazedores de justiça, do STF .

    Diria sem vacilar, se é pra esculhambar, o melhor é se basear no velho”achismo”. No caso do senhor Cristóvam Nhénhé, cujo projeto mais importante apresentado por sua senhoria (lá dele) o Senador da Repúblico prof. C Buarque. Falo da PEC que tornaria obrigatório o brasileiro ser feliz, ou, algo próximo dessa besteirada. Para finalizar, apenas mais duas linhas: se o presidente Lula realmente deu com um pé na professoral bunda dessa criatura, como vem sendo alardeado pelo competente achismo nacional. O fez em boa hora e, por uma correta ação profilática. É o que acho…

    Orlando

  52. Um recalcado, nunca mais será

    Um recalcado, nunca mais será eleito para nada, esse cargo de senador dele foi graças a militância do PT. quanto arrependimento

  53. Cristóvão e Regufe

    Os dois vão votar contra Dilma. Saíram do PDT. O Cristóvão já se conhece e não se pode esperar muita coisa, mesmo.

    Já o outro, Regufe, a única coisa que se sabe dele é que ele economiza verba de gabinete. Acho que só fez isso enquanto deputado distrital, depois federal e agora senador. Ele se elegeu com essa “plataforma”. Além disso “tudo”, deve votar pelo impeachment, certamente.

     

    1. Reguffe é um hipócrita.

      Reguffe é um hipócrita. Renuncia a gastos supérfluos, como plano de saúde, é verdade. Mas qualquer senador que se elege por Brasília consegue fazer um mandato bem barato, já que não precisa viajar, muito menos manter uma estrutura sólida de mandato que consiga acompanhar a Unidade Federativa como um todo, o que muitos senadores precisam para fazer um mandato realmente representativo.

  54. o titulo já é por si

    o titulo já é por si contundente…

    incisiva pecha na testa.

    o pior é que o senador aí ainda não percebeu que jogará na lata do lixo da

    história toda a luta empreendida inclusive por ele mas principalmente

    pela maioria da população brasileira quie lutou honrosa e orgulhosamente

    pela democracia brasileira nestes últimos cinquenta anos…

    joga a vida fora e ainda procrastina a decisão que poderia evitar

    sua própria

    MORTE POLÍTICA…

     

  55. Cristovan Buarque

    Pior  é  saber  que  ele  foi  eleito  com  os  votos  d e muitos Petistas   que  fizeram  politica  contra  o  PT  ao  votar  nele  achando  que  fazia  o  bem  para o proprio PT  ou  para  a  esquerda  ao  fazer  isso, Perdemos  o  Governo  de Brasilia DF  ,  da  mesma  forma  e  hoje  vemos  que  tanto  este  ExPetista  como  o  atual  Governador  traem a  esquerda  sem  respeitar  nem  quem  votou  neles…triste  nós  que  nos  achamos  politizados  ainda  em  2016  caimos  emearmadilhas  tão    simples  e  erepetitiva  ano  apos  ano, e  depois  vamos  reclamar  dos  COXINHAS como?

    1. Impressionante…

      …é como não se presta atenção ao que fazem os senadores !

      Evidentemente, há falta de um acompanhamento jornalístico apurado do trabalhos dos políticos no País. Porém, esse senador jamais me enganou como político!

      Lembro-me que ele sempre fechava com os tucanos e que apoiou Alkmin, em 2006 e, me parece, apoiara a candidatura de Eduardo Azeredo (MG – em 2002?).

      Aliás, sua campanha à Presidência, segundo matérias jornalísticas, foi custeada pelo primeiro. Conforme:

      http://mesquita.blog.br/psdb-financiou-campanha-de-cristovam-buarque-contra-lula-em-2006

       

        1. Não sei como esse palerma

          Não sei como esse palerma “Azedo” tem coragem de abrir a boca pra falar de um cidadão de 70 anos que ao ser agredido reagiu.

        2. Comparado ao exemplo de 

          Comparado ao exemplo de  “respeito” que a globo leva aos lares brasileiros,  Zé de Abreu  falou poucos palavrões, pegou muito leve.

          Mil vezes um ator que fala palavrão do que um  ex-senador CORRUPTO.

           

    1. Tem que gritar “SIM” bem alto

      Tem que gritar “SIM” bem alto que é pra não esquecerem de depositar o dinheiro na conta do laranja.

      Será que ele arranja uma boquinha como ministro de Temer? Bem capaz…

      Pobre Dilma, cercada de caninanas.  Pobre Brasil, representado por víboras.

  56. Peço desculpa a todos, mas em

    Peço desculpa a todos, mas em 2010 ajudei a eleger este cidadão. O PT se coligou com o PSB e com o PDTe ele e o atual governador, Rollemberg, foram os candidatos ao senado. Concorrendo com ele estava Maria Abadia, historicamente ligada ao roriz, da beserra de ouro.

    Votei nos dois, Cristovam a Rollemberg. Cristovam, quase no dia seguinte à divulgação do redultado, estava nantribuna do senado fazendo oposição. Rollemberg demorou um pouco mais. Foi só quando decidiu ser candidato ao governo local.

    Aproveitaram os votos dos petistas e em seguida  cuspiram na cara deles.

    Este é um erro que não cometo mais, até porque não voto no pps.

    O que uma demissão de um ministério não deixa de mágoa, hein?

  57. Crístovam é um ególatra


    Crístovam é um ególatra total, ele se acha o maior intelectual que ja nasceu no Brasil, ja fez parte de uns cinco partidos diferentes, cheio de ressentimentos não só pelo episódio da demissão do Minsitério da Educação.

    A maior humilhação sofrida pelo ensimesmado senador foi a derrota para o Joaquim Roriz em 1998 na eleição para governador do DF, quando ele disputava a reeleição, cheio e empáfia resolveu humilhar o Roriz num debate, com um discurso como se tivesse disputando uma vaga de professor na Universidade de Sorbonne, com piadas irônicas fora do contexto da eleição e utilizando uma argumentação com um palavreado rebuscado e incompreensível para os mais pobres, seu comportamento pegou muito mal para a população mais humilde da periferia.

    Enquanto isso, o Roriz, macaco velho do populismo barato, contra-argumentou com uma linguagem simples e direta, falando o idioma do povão, colocou o narcisista governador no bolso, num determinado momento do debate o Roriz perguntou-lhe onde ficava certo endereço de uma cidade satélite de Brasília distante do centro, e o tal Crístovam, com a soberba que lhe é peculiar, não sabendo apontar sequer referências do endereço, respondeu que eles não estavam “fazendo concurso para carteiro”, incrível, perdeu os votos dos carteiros e de boa parte do eleitorado mais pobre, inclusive da referida cidade.

    A eleição estava muito disputada, mas as pesquisas apontavam pequena vantagem para o Cristovam, que inclusive ficou na frente no primeiro turno, depois desse debate, dois dias antes da eleição, o Roriz passou na frente e venceu com pequena margem de votos o professor pardal da política.

    Na época votei neste senhor, mas não imaginava que ele chegaria a esse ponto de se associar a Roberto Freire e a outros invejosos e golpistas da república, se preparando agora para ajudar a tirar a Dlma da presidência, a campanha de 1998 era uma projeção desse Crístovam que agora estamos vendo atuar.

     

  58. Cristovam Buarque, demonstração de como ser pífio e oportunista.

    Meu sentimento em relação a este senhor que escolheu o tema Educação para locupletar-se com o poder e tentar a glória que nunca conseguiu alcançar: nojo e vergonha. 

  59. Sério?

    O escritor Antonio Callado dizia desacreditar num futuro promissor para a América Latina. Nações construídas a ferro e fogo por colonizadores cruéis e sanguinários, por elites estúpidas e mesquinhas serão capazes de desconstruir toda essa herança maldita? Os oprimidos, ofendidos e humilhados seremos capazes de encetar a revolta para virar esse jogo de cartas marcadas?  O Brasil é um país sério?

  60. CRISTÓVÃO BUARQUE

    O senador Cristóvão Buarque tem me decepcionado. Já foi vítima de golpe em Brasília no seu próprio governo e agora…

    Deixou de ser um político a quem sempre adimirei pelo seu trabalho pela educação. Todavia, sua posição hoje está sendo brochante, pois, seus aliados de trincheira não querem o bem da nação e sim o bem de si próprios.

    Luciano, cidadão brasileiro.

  61. Cristovam foi PERFEITO na avaliação da esquerda atual

    A esquerda brasileira está paralisada na década de 50 até hoje. E pelo visto não aprendeu a fazer nenhuma auto-crítica. O pior, aqueles raros na esquerda que ousam alguma auto-crítica são em geral esculhambados pela militância petista. Sabe como é, o segredo da eterna adolescência é nunca assumir qualquer responsabilidade pelos próprios erros. Mesmo assim, não custa tentar mais uma vez, como Cristovam fez. Segue o texto:

    Entre os extremos do debate político em torno do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) faz uma leitura crítica do papel desempenhado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e defende a construção de uma “nova esquerda” no país. O seu diagnóstico é que há um esgotamento do modelo aplicado pelos sucessivos governos petistas, em meio a tentativas de renovação conduzidas por figuras do próprio PT. O eventual impedimento da presidente, no entanto, poderá sustar esse processo e fortalecer justamente o que ele considera a face antiga da esquerda brasileira, liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    A leitura de Cristovam Buarque está centrada na visão de que a queda do muro de Berlim, no caso do Brasil, equivale à ruína dos pilares em que se assentou o modelo político, econômico e social dos últimos anos. Desmoronaram, segundo ele, o conceito de democracia, que precisa ser “redesenhado”, e o perfil de crescimento econômico baseado em bens primários e agricultura, ao invés de tecnologia e inovação. Os programas de transferência de renda, tão caros aos governos do PT, também perderam o vigor pela ausência de um caráter emancipatório e transformador. 

    O desequilíbrio das contas públicas é parte relevante, na avaliação do senador do PPS, do processo de gradual fragilização da estabilidade monetária no país, marcado pelo histórico menosprezo das lideranças de esquerda ao controle da inflação – uma posição que considera “antipopular”. À pergunta sobre as razões de a esquerda brasileira tradicional não valorizar a responsabilidade fiscal, ele responde sem hesitação: “Porque ela sempre foi populista”, o que se traduziria pela ênfase na formação de consumidores e não de cidadãos, no período de bonança econômica que o país viveu. Ou pelo estímulo ao consumo e não à poupança. 

    O impulso que ele identifica nesse modelo é o de querer “agradar ao povo e não transformá-lo”, como atesta a ausência de um plano de educação abrangente e capaz de proporcionar aos filhos dos pobres acesso a escolas de qualidade. A aposta no individualismo em detrimento do coletivo, ou no consumismo em lugar da socialização dos bens coletivos, fica evidente no exemplo citado por ele das políticas adotadas pela área econômica para privilegiar o automóvel e não o transporte de massa. “A esquerda prometeu levar aos pobres privilégios e não direitos”, afirmou, em conversa com o blog, na semana passada, quando ainda não definira sua posição em relação ao impeachment da presidente. 
     
    Outro exemplo dessa orientação, de acordo com sua análise, é a defesa feita pelos sindicatos da regra de aposentadoria precoce, que não é possível ser estendida a todos e por isso também caracteriza um privilégio. O papel cumprido pelos sindicalistas é uma das facetas principais da caracterização que ele faz de uma esquerda ultrapassada e aferrada a princípios deslocados no tempo. Nesse ponto, o exemplo citado é o da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que remonta a uma época em que sequer existia a máquina elétrica de datilografar. A postura adequada deveria ser a de aprimorar a legislação trabalhista para adaptá-la à realidade atual e não “defendê-la como uma seita”. 

    A participação do capital privado em setores hoje estatais é outro dogma da esquerda tradicional que Cristovam Buarque desafia. De novo, o sindicalismo exerce, segundo ele, um papel retrógado no momento atual: “Quem defende o modelo estatal é o servidor, pelos privilégios. É uma questão corporativista”. A iniciativa da presidente Dilma Rousseff de conceder à iniciativa privada um bom número de aeroportos brasileiros ainda soa tímida diante da proposta defendida pelo senador. A opção pelas concessões e as Parcerias Público-Privadas (PPP) deveria se estender a todos os setores, inclusive às áreas de educação e saúde. 

    Entre os grupos que defendem o atual governo, ele identifica aqueles que apenas são “viciados no poder”, em busca de benesses e privilégios, e outros que estão cegos diante dos problemas identificados nas gestões petistas. Há, ainda, o grupo que ele denomina de “órfãos da esquerda”, que seria o alvo principal de sua pregação em favor da construção de uma nova proposta no campo progressista, que surgiria debaixo dos escombros da queda do muro de Berlim à moda brasileira. “Minha opção pelo PPS pode ajudar na construção de uma nova esquerda”, ele acredita, referindo-se ao partido em que ingressou depois de passagens pelo PDT e o próprio PT. 

    De volta ao cenário em que se desenrola a luta de vida ou morte pelo impeachment de Dilma Rousseff, Cristovam Buarque teme que a eventual substituição da presidente da República pelo seu vice venha a dificultar a consciência de que o modelo antigo preconizado pela esquerda se esgotou. No confronto com as forças políticas que Michel Temer representa, é possível que “a esquerda ressuscite sem ter mudado”. A manutenção do atual governo fortaleceria militantes petistas como o ex-governador Tarso Genro, que pretende refundar o partido. Em sentido contrário, o impedimento da presidente, se acontecer, “vai fortalecer Lula e a velha esquerda”, concluiu.

    1. Me dá tanto nojo que não

      Me dá tanto nojo que não consegui terminar de ler. Parei quando diz que o senador acha que a educação e a saúde, deveriam ser privatizadas. E depois faz parte do discurso dizer que o modelo da esquerda se esgotou.Como se nem sequer começou … Agora não vai ser com o senador Cristovão que vai começar.

      1. Realmente.  O “senador da

        Realmente.  O “senador da Educação” quer privatizá-la…

        Tudo bem, seus filhos, se é que os tem,  já devem estar formados e, se não estiverem, também não tem problema, ele tem um ótimo salário.

        Quanto ao povão:   F*D*-SE

        Por mais que ele tenha críticas ao PT, que eu também as tenho, isso não justifica entregar o país a esse bando de ladrões direitistas, privatizadores.

        Temer já está “compondo ministérios” que ainda não são da responsabilidade dele. O pior de tudo isso é que a moeda de troca pelos cargos e ministérios são os votos contra Dilma.

        Assim não tem Cristo que se salve do impeachment e nem país que se salve da miséria.

        DECEPÇÃO.

        1. Jus ad Rem

          Vale para você o dito à Roxane: Se fosse sério mesmo o que disse, você deveria considerar o PROUNI a privatização do ensino superior!!! É incrível, basta pegar exatamente a mesma ideia e conferir: se for o PT que propõe, ótimo, senão, é privatismo. Veja o bolsa escola do próprio Cristovam. Antes do PT transformar em programa seu, era bolsa-esmola, depois que o PT o adotou, virou o programa mais revolucionário de todos os tempos. Não chega nem a ser manipulação ideológica, é partidarismo cego mesmo.

      2. Roxane, sua contradição é absurda!!!!!

        Se fosse sério mesmo o que disse, você deveria considerar o PROUNI a privatização do ensino superior!!! É incrível, basta pegar exatamente a mesma ideia e conferir: se for o PT que propõe, ótimo, senão, é privatismo. Veja o bolsa escola do próprio Cristovam. Antes do PT transformar em programa seu, era bolsa-esmola, depois que o PT o adotou, virou o programa mais revolucionário de todos os tempos. Não chega nem a ser manipulação ideológica, é partidarismo cego mesmo.

        1. Acha mesmo que o Bolsa

          Acha mesmo que o Bolsa Família é igual ao bolsa esmola ( que equivalia a Cr$ 0, 15  por dia, o equivalente mesmo a uma esmola, e era pago de uma vez ao chefe da família ( que no caso de ser homem, na maioria bebia num dia só tudo de cachaça ). ? O Bolsa Família é pago aos que t~em renda muitíssimo baixa ( mesmo que um componente da família trabalhe ) , é paga por indivíduo e diretamente à mulher. Diferente,  não ?

           

          1. Você não respondeu, Mello

            Afinal, o PROUNI é ou não é uma privatização do ensino superior? Considero que não, assim como não é a proposta do Cristovam Buarque. Deixem de lado o partidarismo cego.

  62. impeachment

     

    Acabou a política!!

     

    Sobram intolerância, comentários e ações fascistóides, repressão policial, cinismo, arrogância pseudo-intelectual…

     

    Agora os defensores da luta armada terão razão… E talvez ganhem adeptos para enfrentar os fascistas.

     

    Guerra civil está próxima, seremos uma Síria, um Estado militar israelense enfrentando  palestinos.

     

    Socorro… tem uma casinha de sapê para alugar na Lua?

  63. Esse senador é um completo
    Esse senador é um completo idiota ou quer que acreditemos que é ?
    Se ele votar pela admissibilidade, como disse que vai, eu , que tinha alguma admiração e respeito por ele, o considero morto. Por mim pode deitar e fechar a tampa!

    1. Quando lembro que fiz

      Quando lembro que fiz campanha pra esse cara quando se candidatou a governador de Brasília e ganhou, tenho vontade de “sentar no chão e chorar” Quem será que vota num cara desse hoje?

  64. Que bicho que picou

    Que bicho que picou Cristovam, Marta Suplicy, Gabeira, Marina Silva, Hélio Bicudo, Heloisa Helena, acho que foi não aceitar a liderança e um metalurgico do ABC que tirou mais de 40 milhões da pobreza.

    O ódio deles corre pela boca e são visiveis ao ponto de fazerem o jogo das elites brasileira, a bandeira socialista deles era só fachada, pois queriam mesmo o plano pessoal em primeiro lugar.

    1. O homem tem q  ter uma forte

      O homem tem q  ter uma forte ideologia e muita integridade para aceitar a derrota política. Dentro de um Partido ideológico e plural, como PT, a luta política é uma constante. 

      Todo o destaque que eles conseguiram é por serem os delatores premiados da política. Estao onde estão porque continuam parasitando o PT.

      Falta a cada um deles, um espelho, para terem a noção da sua real dimensão.

       

      São cegos pela vaidade.

  65. Cristovam e o cinismo nacional

    O mal do senador CRISTOVAM BUARQUE tem sido se ACHAR o DONO da RAZÃO, da VERDADE e da CULTURA, os outros são todos são INCULTOS, sem RAZÃO e DESCONHECEDORES da VERDADE, resumindo, ele acha que TODOS são TROUXAS o SABIDO é só ELE.

    É por isso que DEPOIS de TANTO TEMPO ainda não achou uma SIGLA PARTIDÁRIA que o TOLERE, na verdade não PASSA de um VAIDOSO EXTREMO ENRUSTIDO, a sua VASTA CULTURA lhe IMPÕE VERGONHA de ASSUMIR e GRITAR o GENTE eu quero é SER PRESIDENTE do BRASIL.

    O Cristovam Ricardo Cavalcanti Buarque vai LAVAR essa sua CARA FEIA de GOLPISTA.

  66. Rancor corroeu inteligência de Cristovam Buarque

    Cristovam Buarque até hoje não conseguiu engolir o não de Lula para ele. O rancor criado na cabeça de Cristovam Buarque está transformando-o num sujeito imbecilizado e medíocre.

  67.  
    … O (DES)governo dos

     

    … O (DES)governo dos bandidos nazigolpistas “ensejará a realização da utopia do senador [senador!] Cristovam Buarque: a federalização da educação, fundamentada na excelência da qualidade – e para todos e todas”!…

  68. De volta ao túnel do tempo

    Quando o PT era apenas um projeto de governo, dormíamos pensando assim: Nossa! Já imaginaram um governo do PT com o sr. Cristovam Buarque como Ministro da Educação? Seria a revolução cultural.
    De volta ao tempo real…é isso aí que o Nassif disse.

  69. O PT, seja com Lula seja com

    O PT, seja com Lula seja com Dilma, cometer muitos e variados erros. Não é o caso de citá-los aqui. Agora, dizer que Cristóvam Buarque, Marta Suplicy, Marina Silva e mais alguns sairam do partido porque estavam sendo traídos ou que o partido traiu a sua história, é coisa conto de fadas. Parafraseando Wellington “Quem acredita nisso acredita em qualquer coisa”.

    O sentimento dessa turma é uma coisa mais vil, mais baixa, se chama dor de cotovelo. Por que não foram os ungidos para seguir o projeto. Para esses eu dedico com carinho.

    https://www.youtube.com/watch?v=3tW2i-nPTGU

     

  70. Cristovam Buarque é a Marina

    Cristovam Buarque é a Marina Silva versão masculina: demagogo ao extremo, simpatizante da direita e rancoroso.

    Sua credibilidade tem diminuído ao longo dos anos, mas sua saída do pdt e toda sua postura durante esse processo de impeachment pegaram mal pra ele.

    Ultimamente ele tem tentado se manter na mídia, pois deve ser um dos ocupantes de cargos eletivos mais esquecidos pela população.

    Sua últimas aparições, no entanto, e a saída da esquerda para o embate mostraram pra ele o tamanho do político que ele será daqui uns anos. 

    Se antes ele flertava diretamente com a direita, agora ele acordou e viu que grande parte do eleitorado dele ainda é (ou era) uma esquerda que o apoiava pelo passado. Pra direita, tanto ele quanto Marina serão sempre ex- petistas. 

    Agora que a critica da esquerda apertou para o lado dele, já fez dois movimentos tentando amenizar a situação: esse relatado no post e o anterior, no qual ele pedia a suspensão do impeachment no Senado para a inclusao do Michel Temer no processo. 

    Pena que não vai enganar mais ninguem. Eu apenas enxergo nesse senhor um politico rancoroso de constante irritação por ter se achado maior do que era e por pensar que o pt devia ter como honra tê-lo no governo, quando nunca fez por merecer pernamecer no governo Lula.

    No Congresso tenho certeza que esse senhor jamais pisará novamente. Na proxima eleição ele verá o resultado e o tamanho do político que ele se tornou

    1. Infelizmente, ambos já me enganaram…

      Já votei (mea culpa, mea maxima culpa) nessas duas figuras. Ainda bem que hoje temos os blogs “sujos” para nos abrir os olhos.

  71. Já falei, como FHC, um tartufo

    Do lado ruim, condenável, nefasto da política, que nos fazem, por vezes, odia-la, sabemos há, uma grande parcela de oportunismo, bajulação, egolatria, ambição, demagogia, cinismo, dissimulação, hipocrisia e traição.

    Cristovam Buarque, tenho certeza, é daqueles que prepara uma poção com uma dose de cada, num grande caldeirão imaginário, e toma religiosamente todo santo dia, um copo dela ao acordar de manhã…

    Para logo após, ao desempenhar-se na sua pomposa fantasia de orador-pavão no púlpito do Senado, não conseguir evitar, de exalar o mau hálito putrefacto, caracteristico dela, a todos os cantos do Plenário.

    Nunca, mas nunca mesmo, me enganou…

  72. Um golpista envergonhado.

    Um golpista envergonhado. Sabe que a história o deixará no lixo, mas mesmo assim tenta enroloar, dizer que fez mas não fez, como uma criança malvada.

  73. Ciniismo maior do que o do

    Ciniismo maior do que o do Cristovam só mesmo o do procurador, que está a reclamar que o ministro da justiça escolhido por Temer “não tem compromisso com o combate à corrupção”. Como se ele considerasse o Temer como sendo alguém de elevado compromisso com o combate à corrupção. E é porque ele sabe perfeitamente que o Temer foi delatado por recebimento de 5 milhões de reais em propina da OAS.

  74. Caro Nassif
    Primeiro,
    Caro Nassif
    Primeiro, parabéns pelo Brasiliana da última 2ª feira.
    O cinismo está avassalador. Li a Ponte para o Futuro.
    Não se deve deixar que passe incólume tanta agressão ao Brasil.
    Escrevi, então:
    UM PROJETO ANTINACIONAL

    Havendo coerência, o que é difícil acreditar no Governo que tem como principal artífice o Deputado Eduardo Cunha, as propostas da Ponte para o Futuro serão o guia condutor dos dois anos e meio do Governo do PMDB.
    Analisemos cada um de seus itens:
    1 – construir uma trajetória de equilíbrio fiscal duradouro, com superávit operacional e a redução progressiva do endividamento público. Isto significa que serão cortados programas para o pagamento e redução da dívida pública. Ora, onde se imagina que sejam cortadas as despesas? O item seguinte esclarece.
    2 – estabelecer um limite para as despesas de custeio inferior ao crescimento do PIB, através de lei, após serem eliminadas as vinculações e as indexações que engessam o orçamento. As vinculações são os repasses aos Estados e Municípios e as indexações se referem à manutenção do salário mínimo acima da inflação. Logo estamos assistindo a penúria ainda maior de Estados e Municípios e o empobrecimento da classe trabalhadora.
    3 – alcançar, em no máximo 3 anos, a estabilidade da relação Dívida/PIB e uma taxa de inflação no centro da meta de 4,5%, que juntos propiciarão juros básicos reais em linha com uma média internacional de países relevantes – desenvolvidos e emergentes – e taxa de câmbio real que reflita nossas condições relativas de competitividade. Primeiro deve-se notar que um Governo de dois anos e meio faz projetos para três anos, ou seja, pretende entregar um problema para quem o suceder. Mas a inflação não é apenas um assunto interno. Ao tratar de modo tão leviano a taxa cambial podemos concluir que importaremos a inflação dos países desenvolvidos, o que ocorrerá logo que os preços do petróleo ajustarem-se à sua realidade econômica.
    4 – executar uma política de desenvolvimento centrada na iniciativa privada, por meio de transferências de ativos que se fizerem necessárias, concessões amplas em todas as áreas de logística e infraestrutura, parcerias para complementar a oferta de serviços públicos e retorno a regime anterior de concessões na área de petróleo, dando-se a Petrobras o direito de preferência. Se houvesse qualquer dúvida do caráter entreguista deste Projeto, este quarto item trata logo de eliminar. Está explícito que a descoberta da maior reserva de petróleo dos últimos trinta anos, resultado dos investimentos brasileiros, será passada para mãos estrangeiras, sem contrapartidas, que não sejam as gordas e corruptas comissões.
    5 – realizar a inserção plena da economia brasileira no comércio internacional, com maior abertura comercial e busca de acordos regionais de comércio em todas as áreas econômicas relevantes – Estados Unidos, União Europeia e Ásia – com ou sem a companhia do Mercosul, embora preferencialmente com eles. Apoio real para que o nosso setor produtivo integre-se às cadeias globais de valor, auxiliando no aumento da produtividade e alinhando nossas normas aos novos padrões normativos que estão se formando no comércio internacional. Toda a inserção do Brasil com o mundo em crescimento e em especial com os BRICS será abandonada para, mais uma vez, colocar o País no jugo colonial, desta vez do capital financeiro internacional que vem procurando impor este item aos Governos Brasileiros, desde 2003. As cadeias globais são exatamente a posição dependente e subalterna do Brasil.
    6 – promover legislação para garantir o melhor nível possível de governança corporativa às empresas estatais e às agências reguladoras, com regras estritas para o recrutamento de seus dirigentes e para a sua responsabilização perante a sociedade e as instituições. Uma provável camisa de força a manietar as gestões de empresas estatais, reduzindo suas participações na economia brasileira, e promovendo sua entrega a gestores estrangeiros, numa repetição do que ocorreu durante os oito anos de Fernando H. Cardoso.
    7 – reformar amplamente o processo de elaboração e execução do orçamento público, tornando o gasto mais transparente, responsável e eficiente. Em outras palavras, reduzir a participação do Estado na economia. E, como se verá no próximo item, nos programas sociais.
    8 – estabelecer uma agenda de transparência e de avaliação de políticas públicas, que permita a identificação dos beneficiários, e a análise dos impactos dos programas. O Brasil gasta muito com políticas públicas com resultados piores do que a maioria dos países relevantes. Resta provar esta afirmação, o que não ocorrerá por ser falsa.
    9 – na área trabalhista, permitir que as convenções coletivas prevaleçam sobre as normas legais, salvo quanto aos direitos básicos. Este item é pura desfaçatez de quem já havia no item 2 proposta a progressiva redução dos salários reais. Agora busca revogar um dos maiores ganhos da classe operária: a Consolidação das Leis do Trabalho.
    10 – na área tributária, realizar um vasto esforço de simplificação, reduzindo o número de impostos e unificando a legislação do ICMS, com a transferência da cobrança para o Estado de destino; desoneração das exportações e dos investimentos; reduzir as exceções para que grupos parecidos paguem impostos parecidos. As estatísticas fiscais mostram que a classe de maior renda paga menos que as classes de menor renda. Este item promete agravar esta realidade trágica de nossa tributação.
    11 – promover a racionalização dos procedimentos burocráticos e assegurar ampla segurança jurídica para a criação de empresas e para a realização de investimentos, com ênfase nos licenciamentos ambientais que podem ser efetivos sem ser necessariamente complexos e demorados. Tradução, o Acordo de Paris, recentemente assinado pelo Brasil, será letra morta. A poluição, o desmatamento, a contaminação das águas estão nas metas desta Ponte.
    12 – dar alta prioridade à pesquisa e o desenvolvimento tecnológico que são a base da inovação. Com os cortes orçamentários dos itens 1, 2 e 3, esta prioridade não será alta. Ela simplesmente não existirá.
    Nada foi dito sobre as demandas mais enfáticas da população brasileira: educação, saúde e segurança. Vê-se claramente que este projeto se destina unicamente ao benefício dos capitais estrangeiros e aos ricos brasileiros que vivem desde sempre dos favores do Estado.
    O povo, ora o que é o povo para quem nos brinda com espetáculos vergonhosos de ignorância, má fé e grosseria na Câmara dos Deputados e de cinismo e arrogância no Senado Federal?
    Triste Brasil que assiste inerte esta violação de seu povo e de suas riquezas.
    Pedro Augusto Pinho, avô, administrador aposentado

  75. HIPOCRISIA E CINISMO

    O GOLPE É A TENTATIVA DE MANTER 0 ATUAL SISTEMA POLÍTICO CORRUPTO COM A PENALIZAÇÃO DA GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO!
    É NECESSÁRIO INVESTIGAR, JULGAR E PUNIR TODOS OS CORRUPTOS: do PT, do PSDB, do PP, do PMDB…os Corruptores empresários, lobistas, doleiros, empreiteiros, banqueiros, multinacionais…os policiais, promotores, juízes corruptos…a RBS, a GLOBO… etc, etc…
    CHEGA DE HIPOCRISIA E DE CINISMO!
    REFORMA CONSTITUCIONAL DO SISTEMA POLÍTICO JÁ! 
    ACABAR COM O MONOPÓLIO/OLIGOPÓLIO DA MÍDIA JÁ!
    JUSTIÇA REPUBLICANA JÁ!
    REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ!

    1. Caro Deoni tu tens razão, só

      Caro Deoni tu tens razão, só que estas totalmente equivocado na tua análise de conjuntura.

      Esse golpe não é para estabelecer qualquer uma das propostas acima apontada.

      Pelo contrário o Golpe Gloupista Midiático é para que tudo continue como dantes no quarte do Sr. Ctemercunha e correlatos.

      Essa gente não se sentiu confortável com o país se modificando, ficando mais igual.O que é isto? O rapaz da portaria do prédio andando de avião, não pode ser. O filho da faxineira fazendo medicina, que outro disparate. Isso é só para os filhos da chamada classe privilegiada. Para nós o povão são os preços aviltantes dos produtos de 3a.classe que nós pagamos, os serviços de telefone, tv.à cabo os piores. Tudo isso para as elites se locupletarem e rirem das nossas caras.

  76. o próximo passo dele será apoiar Bolsonaro presidente!!

    Deve ter uma fotinho do ulstra no fundo da  gaveta!!

    E a  Marta será que vai de vice do Bolsonaro? nossa câmara e senado são piadas mundiais! é o fundo do poço!Acho que esses “politicos ” que estão ai tirando a Dilma vão eleva-la a um tal grau de decência!!! nada poderá se comparar no mundo, quer ter carimbo de decente , de honesto, verdadeiro, seja “impeachado” pela camara e senado brasileiros :O

  77. facebook

    pessoal acredito nao fazer diferença mas imundem a pagina do”nobre”senador professor de comentarios na sua pagina no facebook.sem baxaria,ja escrei 2 comentarios la.

  78. O voto do nobre senador, (já

    O voto do nobre senador, (já foi mais nobre), é redundane, ou obvio. Pelo que entendi, ele esta votando se o instrumento do impeachment é constitucional ou não. É claro que está na constituição. Ou seja, quem está sendo julgada é a presidenta Dilma e não o instrumento do impeachment. Ou trata-se de ignorancia ou de cinismo mesmo. Parabéns pelo texto.

  79. CF e votação do impeachment.

    De ora em diante cada brasileiro e brasileira precisará ter sempre à mão um exemplar da Constituição Federal e a lista de votação do impeachment; especialmente por ocasião de novas eleições.

  80. Não dá para acreditar

    O senador Cristovam Buarque se posicionar dessa forma é acabar com toda a sua trajetória política, que eu particularmente achava exemplar. Esse discurso o coloca na posição de moleque. Nunca mais vou me ater ao que esse senhor fala com a mesma a tenção de antes. O mérito dessa questão não é o fato do impedimento em si e sim se os atos da presidenta são crimes ou não. No caso de um cidadão qualquer, se não há crime, não há julgamento. Como julgar um crime que não existiu? Não caberia nem a admissibilidade nesse caso. É um discurso esfarrapado vindo de um político com bagagem. Que dirá dos que nada tem?

  81. Cristovào Buarque

    Que decepção Senador.

    Não esperavamos isso do senhor.

    Se colocar ao lado dessa corja…. Foi sua escolha.

    Siga em frente.  

    Ficamos do outro lado. Com orgulho.

  82. Pela primeira vez, vergonha

    Depois de conhecer o posicionamento de Marina Silva, Marta Suplicy, Cristovam Buarque, etc a respeito do processo de impeachment e ouvir a defesa corajosa de Kátia Abreu no senado e lançamento do plano Safra, pela primeira vez na vida, senti vergonha de me considerar uma pessoa de esquerda.

    1. O pior ser humano é aquele

      O pior ser humano é aquele que trai e combate uma causa ou um grupo, principalmente depois de ter se erguido através dela. Tal qual fez o sanguinário Stalin, que persegiu e assassinou os antigos líderes da Revolução Russa.

      Estes que você citou são os ex-filhos de Lula que se sentiram menosprezado pelo pai. Eles têm uma vaidade tão grande que ofuscam a possibilidade de um mínimo de bom senso.

      Incluiria nesse grupo o traidor Walter Pinheiro, senador da Bahia, que só foi eleito com a ajuda de Lula e Dilma. E foi um dos primeiros a abandonar o barco. Ficará para o limbo da história.

  83. Nem mesmo é um intelectual apenas um narciso.

    Já duvido de Cristovão há muito tempo.

    Quando escreveu um livro sobre a universidade repetindo o pensamento de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro, sem dar os devidos créditos, eu duvidei de Cristovão.

    Quando ministro da Educação, fez do ministério um trampolim pessoal eu duvidei de Cristovão

    Quando em nome da sua formação universitária quiz ser candidato a presidência no lugar de Lula.

    Eu duvidei de Cristovão

    Quando rompe com Lula porque não se sentiu prestigiado, duvidei de Cristovão

    Ele , Marta Marina,  não tem ideologia eles tem apenas espelho.

    E como diz Caetano, Narciso acha feio aquilo que não é espelho. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador