Déficit de civilização, por Luiz Gonzaga Belluzzo

Sugerido por Assis Ribeiro

Da Carta Capital

Déficit de civilização
 
Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação, o debate escapa às normas da razão e pode ser manipulado
 
por Luiz Gonzaga Belluzzo
 
Em sua coluna na Folha de S.Paulo, o jornalista Clóvis Rossi acusou a emergência de um perigoso déficit de civilização na vida brasileira. Enquanto se discute o tamanho do superávit primário, os ganhos seculares do doloroso e secular processo civilizador se transformam em pesados prejuízos na Terra de Santa Cruz. Não há sucesso econômico que possa contrabalançar os déficits de civilidade.
 
Há que ressalvar os resistentes nas barricadas do projeto humano nascido na idade do Esclarecimento. São brasileiros que ainda apresentam sintomas da sobrevivência em seus espíritos do DNA do processo civilizador e dos valores que a sociedade moderna pretexta ostentar. Muitos arriscam a pele e ousam escrever para as seções de Cartas ao Leitor ou cometem a imprudência de comentar nos blogs os comentários dos fanáticos. Quase sempre, os ululantes retrucaram com as armas do preconceito, da intolerância e da apologia da violência, seja ela física, seja ela moral.  Entre as vítimas, sucumbe a última flor do Lácio, inculta e bela.
 
Alguém já dizia que há método na loucura, mas, no Brasil do Terceiro Milênio, a democratização da grosseria empenha-se em aperfeiçoar a metodologia da brutalidade. Expressões como “idiotas politicamente corretos”, “elite vagabunda” poucas vezes foram utilizadas com tanta liberalidade. A generosa distribuição de adjetivos não raro é acompanhada de exaltadas conclamações para o retorno dos militares ou sugestões para que os calabouços voltem a abrigar os adversários.

 
Peço licença aos leitores para repetir o que já escrevi nesta coluna: os estudiosos do totalitarismo sabem que a “autovitimização” da “boa sociedade” e a inculpação do “outro” foram métodos eficientes para a conquista do poder absoluto. Vejo nos blogs: os mais furiosos se apresentam como paladinos dos “humanos direitos”, em contraposição aos defensores dos “direitos humanos”. Fico a imaginar como seria a vida dos humanos direitos na moderna sociedade capitalista de massas, crivada de conflitos e contradições, sem as instituições que garantam os direitos civis, sociais e econômicos conquistados a duras penas. A possibilidade da realização desse pesadelo, um tropismo da anarquia de massas, tornaria o Gulag e o Holocausto um ensaio de amadores.
 
Hannah Arendt em As Origens do Totalitarismo abordou as transformações sociais e políticas na era do capitalismo tardio e da sociedade de massas. A economia dos monopólios promoveu a substituição da empresa individual pela coletivização da propriedade privada e, ao mesmo tempo, a “individualização do trabalho”, engendrada pelas novas modalidades tecnológicas e organizacionais da grande empresa. A isso juntou-se a conversão ao regime salarial das profissões outrora conhecidas como liberais. A operação impessoal das forças econômicas produziu, em simultâneo, o declínio do homem público e a ascensão do “homem massa, cuja principal característica não é a brutalidade ou a rudeza, mas o seu isolamento e a sua falta de relações sociais normais”.
 
Trata-se da abolição do sentimento de pertinência, sem a supressão das relações de dominação.  “As massas surgiram dos fragmentos da sociedade atomizada, cujas estrutura competitiva e concomitante solidão do indivíduo eram controladas quando se pertencia a uma classe. O fato de que o ‘pecado original’ da acumulação primitiva de capital tenha requerido novos pecados para manter o sistema em funcionamento foi eficaz para persuadir a burguesia alemã a abandonar as coibições da tradição ocidental… Foi esse fato que a levou a tirar a máscara da hipocrisia e a confessar abertamente seu parentesco com a escória.” A escória, na visão de Arendt, não tem a ver com a situação econômica e educacional dos indivíduos, “pois até os indivíduos altamente cultos se sentiam particularmente atraídos pelos movimentos da ralé”.
 
Hannah Arendt escreveu sobre o totalitarismo no século XX e ressaltou a importância da esfera pública onde se formam os consensos pelo livre debate de ideias. O único remédio contra o mau uso do poder público pelos indivíduos privados está na constituição de um espaço público capaz de avaliar os procedimentos de cada cidadão, submetendo todos os indivíduos à visibilidade. Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação e desqualificação sistemáticas, a meritocracia das ideias sofre um grave dano e o debate democrático escapa às normas da razão e pode ser manipulado.

 

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os republicidas estão sem

    Os republicidas estão sem freio. Sob a retórica da defesa da liberdade e da meritocracia estão destruindo os laços de solidariedade mais básicos entre os sujeitos e a confiança e legitimidade das instituições.

    O discurso de ódio que precisa construir um inimigo para se justificar vem impedindo qualquer diálogo razoável sobre qualquer assunto. São cada vez mais constantes as simplificações grosseiras de sabichões que têm certeza de tudo e tratam qualquer um como velho conhecido de ideias tortas sem sequer saber com quem estão falando.

    No fundo é a velha mal criação, só que com “justificativa” pseudo teórica.

  2. Volta e meia nossa

    Volta e meia nossa civilização arranja um bode expiatório e proclama a luta por sua extinção. Parece que, nesse sentido,  não andamos muito.

  3. EU SOU DA FAMÍLIA GENOINO

    “Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação, o debate escapa às normas da razão e pode ser manipulado”

    Nassif 7 Cordas, com essa frase na abertura do artigo de Beluzzo, eu aproveito para mostrar o quanto o que eu vou colar aqui tem tudo a ver com a mesma:

     

    EU SOU DA FAMÍLIA GENOINO

    segunda-feira, 28 de abril de 2014 

    POR FAVOR AMIGOS, ME AJUDEM A DIVULGAR A VERDADE SOBRE A SAÚDE DE MEU PAI!

    Por Miruna Genoino 

    É VERDADE QUE ELE NÃO ESTÁ EM ESTADO GRAVE? 

    É verdade, mas ele está assim, estável, porque está cumprindo sua injusta pena em um DOMICÍLIO, sob os cuidados de sua família, o que é FUNDAMENTAL já que, lembremos do artigo que saiu no Jornal GGN (http://www.jornalggn.com.br/noticia/a-cardiopatia-de-genoino-e-as-doencas-especificadas-em-lei), 

    “Um dos fatores de risco predominantes, tanto na gênese inicial como na recidiva da dissecção de aorta é a hipertensão arterial. Todos sabemos, até os leigos, que situações de ansiedade e estresse podem levar a crises hipertensivas. Onde o periciado tem mais chances de ser submetido a situações estressantes: Em seu domicílio, rodeado de seus entes queridos, que velam por ele, com alimentação adequada e sossego ou em um ambiente prisional brasileiro?” 

    É VERDADE QUE ELE TEVE “APENAS” UM PROBLEMA NA AORTA E QUE O MESMO JÁ FOI CORRIGIDO COM A CIRURGIA E POR ISSO ELE NÃO PRECISA MAIS SE PREOCUPAR COM ISSO? 

    NÃO. Não foi “apenas” um problema na aorta, foi um problema muito, muito grave, que poucos sobrevivem para contar. Lembremos que 

    “Em respeito ao Deputado, não vamos ficar expondo estatísticas do mau prognóstico da doença. Basta replicar aqui a parte conclusiva de um trabalho da equipe de cirurgiões torácicos do Hospital Universitário da Universidade de Coimbra-Portugal. Eles atenderam 78 casos de dissecção em dez anos e concluem assim (Atenção! Na primeira frase temos sintaxe Camoniana!): 

    “A cirurgia é raramente, se é que alguma vez, curativa; por isso, o controlo a longo prazo (provavelmente para toda a vida) é essencial e inclui o controlo apertado da hipertensão arterial e a vigilância dos segmentos aórticos não excisados e, em especial, do falso lúmen patente distal, numa tentativa de evitar a rotura e minimizar as consequências da formação de falsos aneurismas” “Como factores de risco predominantes observaram-se a hipertensão arterial, a doença do tecido conjuntivo, o tabagismo e a insuficiência renal crónica” Dissecção Aguda da Aorta – DAVID PRIETO, MANUEL J. ANTUNES 

    SE A CIRURGIA FOI BEM SUCEDIDA, ENTÃO NÃO HÁ NADA MAIS A CUIDAR? 

    NÃO!!!! Meu pai teve um episódio de isquemia cerebral que o levou a começar um tratamento com anticoagulantes que ainda NÃO CONSEGUIRAM SE AJUSTAR CORRETAMENTE! Atualmente seu índice de coagulação ainda não está entre o nível 2 e 3 que é o que ele precisa ter, vide relatório de seu médico Dr. Geniberto Campos: 

    “A medicação anticoagulante oral (warfarina), mesmo com ajustes frequentes, ainda não conseguiu atingir níveis terapêuticos satisfatórios, com RNI abaixo de 2 (valor terapêutico ideal entre 2 e 3).” Brasília, 8 de abril de 2014 – Dr. Geniberto Paiva Campos 

    QUANDO MEU PAI FOI PRESO NA PAPUDA ELES O DEVOLVERAM COM O ÍNDICE ACIMA DE 5, UM ÍNDICE QUE INDICA UM RISCO ENORME DE HEMORRAGIA!!!!! 

    Por favor, amigos, me ajudem, Divulguem a verdade, gritem se for preciso. Não deixem que a Folha, a Globo e a grande mídia continuem propagando mentiras que estão colocando em risco a vida de meu pai! ESTES GRANDES MEIOS ESTÃO MANIPULANDO INFORMAÇÕES SOBRE A SAÚDE DE UM SER HUMANO! 

     E que todos saibam algo, não me importa nada, nem ano de eleição, nem partido, nem moderação, se mandarem meu pai para a Papuda eu juro que vou lutar até o fim para responsabilizar quem quer que seja pela vida de José Genoino, sejam esses que diretamente estão decidindo por isso como se fosse um mero jogo de cartas, sejam aqueles que viram a cara e preferem fingir que não têm nada com o assunto, sejam uns e outros que deixam de honrar sua promessa feita quando se formaram médicos, de sempre colocarem o cuidado com a vida humana acima de qualquer coisa. 

    NOS AJUDEM POR FAVOR. É PELA VIDA DE JOSÉ GENOINO QUE ESTAMOS AQUI PEDINDO O SEU APOIO.

     

     

    1. Toda vez que leio essa carta

      Toda vez que leio essa carta da Miruna fico imaginando quem serão “aqueles que viram a cara e preferem fingir que não têm nada com o assunto ” . Os outros estão bem identificados, mas esse grupo aí está no limbo, não ? E já não aparece na carta que ela escreveu após a volta do pai para a Papuda.

      De todo modo, toda a força a Genoíno, para que ele possa resistir aos que decidem, aos laudos médicos e aos avestruzes oportunistas.

  4. Alguém já dizia que há método

    Alguém já dizia que há método na loucura, mas, no Brasil do Terceiro Milênio, a democratização da grosseria empenha-se em aperfeiçoar a metodologia da brutalidade. Expressões como “idiotas politicamente corretos”, “elite vagabunda” poucas vezes foram utilizadas com tanta liberalidade.

    Porque ele cita apenas as adjtivações contra a elite? Tem coisa bem pior sendo dita a quem recebe bolsa família.

  5. Visibilidade

    “…na constituição de um espaço público capaz de avaliar os procedimentos de cada cidadão, submetendo todos os indivíduos à visibilidade. Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação e desqualificação sistemáticas, a meritocracia das ideias sofre um grave dano e o debate democrático escapa às normas da razão e pode ser manipulado.”

     

    Visibilidade seletiva (manjada) para Aécio – no palanque do bêbado, até manda prender !

    Intimidação e desqualificação sistemáticas para Dilma, Haddad e Padilha: nenhuma novidade !
     

    1. Desculpe, Cassio…

      “O único remédio contra o mau uso do poder público pelos indivíduos privados está…”

      Por favor coloque esse pedacinho de texto acima que você cortou no parágrafo a seguir: “…na constituição de um espaço público capaz de avaliar os procedimentos de cada cidadão, submetendo todos os indivíduos à visibilidade. Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação e desqualificação sistemáticas, a meritocracia das ideias sofre um grave dano e o debate democrático escapa às normas da razão e pode ser manipulado.”

      Analise a frase: O único remédio contra o mau uso do poder publico pelos individuos privados está…”

      Em individuos privados que usam do poder público… Aécio usa o poder público de Dilma… Acho q não.

      Emenda “…na constituição de um espaço do poder público capaz de avaliar procedimentos de cada cidadão…” me parece q se refere a tirar o poder publico de individuos privados (bancos) que fazem mau uso do poder público que pode ser manipulado ao invés de ser capaz de avaliar procedimentos de cada cidadão (valorar) submetendo todos os individuos à sua visibilidade:”Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação e desqualificação sistemáticas…”

      Abs

      Miguel

    2. Hipocrisia ou incompreensão do texto.

      Cassio, não sei se não compreendeu o texto ou se está sendo conscientemente hipócrita. 

      “Quando as opiniões são bloqueadas pela intimidação e desqualificação sistemáticas, a meritocracia das ideias sofre um grave dano e o debate democrático escapa às normas da razão e pode ser manipulado.”

      Deixando bem claro que pessoalmente não gosto do Aécio. Mas quando você o adjetiva de bêbado ou algo assim você está agindo exatamente como o que o texto critica. Não está rebatendo, ou sequer considerando, argumentos e sim tentando desqualificar argumentos e ideias através de uma tentativa de difamação da pessoa que as expõe. 

      A resposta para tudo que um opositor disser se limita a adjetivações pejorativas do indivíduo que expõe suas ideias, assim como a resposta a críticas pontuais ao governo, que se limitam a desqualificar os que expõe um crítica.

      Esse tipo de “opinião” ficaria desorientada caso não se soubesse quem expõe um argumento. Afinal o seu apoio não está condicionado à ideia em si, e sim à quem a emite. Aniquila-se desta forma a “meritocracia das ideias”.

  6. Penso que a intelectualidade

    Penso que a intelectualidade mais consciente poderia influenciar alguns doutores e jornalistas formadores de opinião da necessidade do respeito ao outro ser exercitado. Que o tratamento respeitoso não se confunde com gostar ou não do outro. Percebo que tem doutores em nossas universidades que se referem ao Lula sempre com desdém e até como molusco é tratado. Mesmo estando recebendo títulos e mais títulos em universidades tradicionais mundialmente reconhecidas. Os alunos e outros não são tolos, logo, desmoralizado fica o detrator. E a quem interessa doutores expostos por eles mesmos ao ridículo? Faltam toques como esse do Beluzzo inclusive aos doutores da saúde e do direito.

  7. Com o exemplo que o STF deu

    Com o exemplo que o STF deu na ação penal 470; com o bombardeio midiático para arrancar a qualquer custo a esquerda trabalhista do poder central, no Brasil, satanizando tudo e todos do PT e poupando tudo e todos do PSDB, conluiado com jornalistas de renome ( não sei se com imposição ou com a aquiescência destes ); quando se vê um verdadeiro horror com os “condenados” do PT, relativamente aos direitos humanos; quando uma jornalista incita a justiça com as próprias mãos; quando a sociedade civil, por meio de suas entidades ( OAB, AMB, CREA, CRC, ANJ…….), sabe de tudo e se cala, quando 05 famiglias têm a certeza que controlam, e controlam mesmo, tudo e todos no País, por meio da massificação da (contra) informação ( só informam o que eles querem!) e estão perfeitamente em consonância com o capital financeiro rentista e improdutivo do mundo todo; a nós, simples e normais seres humanos, resta ficar “acuadinho” pra podermos ter a pequena chance de cuidar, um mínimo que seja, dos nossos ente queridos. Cada vez mais nos afastarmos do seio dessa sociedade, controlada pelo PIG, que nos amedronta e não nos transmite um mínimo de credibilidade. Se tecermos opinião divegente das 05 famíglias somos trucidados por elas! Somos reféns das 05 famíglias que controlam tudo. Se as questionarmos seremos todos dizimados. Por enquanto este é o Brasil e, quiçá com certeza, grande parte do mundo! Estamos com medo mas gostamos da vida, ao menos, por enquanto e tercemos para que o mundo seja moldado com  mais conceito social ! Viva o Brasil, o Lula e a Dilma! 

  8. O poder público

    “O único remédio contra o mau uso do poder público pelos indivíduos privados está na constituição de um espaço público capaz de avaliar os procedimentos de cada cidadão, submetendo todos os indivíduos à visibilidade.” 

    A economia vive na mais profunda escuridão de sua utilidade, não sabe dar o primeiro passo para recuperar os sentidos e fazer uma aliança com os olhos.

    Falta-lhe os olhos que buscaram numerar o valor de restauração dos relacionamentos das pessoas.

    Como taxar a riqueza com juros se ela não teve valor interno reconhecido com a intensidade de honras? – O valor, como capitulo anterior, junto com a luz exterior (da natureza do universo) para o dinheiro chegar em cada lugar pelas partes de cada pessoa, através do verdadeiro relacionamento da economia.

    Por isso a ciência da economia parece um hotel de nações, que está afetando o mundo lá fora com sua indiferença sufocante entre os povos, sem poder trocar seu registro pela realidade. 

    Chega. Volta ao seu quarto ignomínia cada vez mais sofrível, não domine o dia!

    A sua luz está trancada em nuvem nebulosa até que a libertação real a conduzirá à valoração instantânea que entrará dentro de nós.

    Percebeu por que o sentido da pureza da riqueza lhe custa algo em caixa?… Está esperando por você.

    O caráter do trabalho precisa ser feito por alguém que inclua o seu novo valor no espaço da economia.

    Eu sou os olhos para a razão da riqueza em forma aberta, sobre propriedade e compromissos da acumulação civilizada, e a mantenho em confidência a anos.

  9. O Belluzzo anda muito preocupado com as palavras

    Embora seu texto seja “correto”, ele deveria estar mais preocupado com as ações e os fatos, em vez de jogar palavras ao vento.

    Exs. de ações e fatos mais relevantes que “palavras” são a privataria, o trensalão, o bolsa-familia, o minha casa, a Petrobrax e a Petrobrás, a liberdade de expressão manipulativa e o direito à (boa) informação,(estratégico para uma nação), etc.

    De resto, falar que as pessoas devem se respeitar e discutir civilizadamente é algo que não se pode discordar.

    Se uma parte da sociedade não respeita, subjuga ou manipula a outra, estará plantando a discussão menos civilizada.

    Portanto é tudo uma questão de prioridade e relevância.

    Deixo aqui meus agradecimentos as platitudes do Belluzzo.

    E dele, continuarei esperando mais.

  10. Eu assisti várias x o tal de

    Eu assisti várias x o tal de Belluzzo na Globonews Painel_ a última x foi a semana passada.

     Ele, quando contrariado, fica nervoso e se declara como tal.Isso já bastaria pra dizer qaue não tem controle emocional. E isso é péssimo,principalmente em se tratando de um economista.

          Quando digiu o Palmeiras , foi uma calamidade pública .

                Como é que pode ganhar ”nome” ,quando não tem um mínimo de controle emocional?

  11. “elite vagabunda” é elogio. O certo é “elite” vagabunda.

    Bem, alguém deveria avisar o Belluzzo que os calabouços já voltaram a abrigar os adversários da “elite maravilhosa”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador