Delfim Netto e Marcos Lisboa analisam cenário da economia para 2015

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Estadão

Em 2015, um cenário desafiador

Para os economistas Delfim Netto e Marcos Lisboa, êxito do segundo mandato depende da retomada da confiança entre governo e empresários

Luiz Guilherme Gerbelli

O desafio do segundo mandato de Dilma Rousseff passa inevitavelmente pela retomada da confiança entre governo e empresários, relação bastante abalada durante os primeiros quatro anos da gestão atual. Esse retorno da confiança mútua entre os dois lados pode fazer com que o investimento destrave e a economia brasileira volte a crescer.

Na avaliação dos economistas ouvidos pelo Estado, a sinalização dos passos econômicos do governo vai ser importante, sobretudo na política fiscal, área mais crítica da economia. No primeiro ano do segundo mandato de Dilma Rousseff, o cenário inicial não deverá ser fácil. A economia brasileira deve continuar apresentando baixo crescimento e a inflação continuará pressionada, muito próxima do limite superior da meta do governo, que é de 6,5%.

‘Reclamação não produz crescimento’, diz Delfim Netto

Para ex-ministro, presidente recebeu um voto de confiança e ficar ‘com cara feia’ não leva a lugar nenhum

Hélvio Romero/Estadão

Para o ex-ministro Delfim Netto, não resta alternativa para a economia a não ser crescer. Na avaliação dele, o problema fiscal é o número um, “mas ninguém vai fazer crescimento cortando”.

Por que a economia brasileira tem tantos desequilíbrios?

O Brasil deixou de crescer por causa da murcha da indústria. A partir de 2009, o que não se recuperou foi a produção industrial, por um motivo muito simples: o uso do câmbio como substituto à política de combate à inflação. Houve uma recessão, que ajudou a piorar a situação fiscal. Não tem outra saída ao Brasil a não ser voltar a crescer. É por isso que todos esses programas – corta isso, corta aquilo, faz isso, faz aquilo – têm de ser precedidos de uma volta de confiança entre o setor empresarial e o governo.

Por quê?

Para resolver qualquer questão, inclusive o fiscal – o problema número um -, precisa de crescimento. Ninguém vai fazer crescimento cortando (gastos). Levou tempo, mas o G-20 chegou à conclusão de que eles cortaram durante seis anos e deu tudo errado. Agora, estão tentando propor uma política de investimento conjunto. Todo mundo puxa para cima e a coisa provavelmente vai dar certo. Mas tem de começar com um bom programa com começo, meio e fim e que vai dizer o seguinte: eu vou apresentar tal medida, vou ter uma política fiscal razoável, uma política econômica cuidadosa e uma política cambial realista.

Como o governo pode retomar a confiança dos empresários?

Acho que o governo tem de dar uma demonstração clara de que vai agir. A minha sugestão é aprovar duas coisas. A primeira é a reforma do ICMS, que está pronta e pode ser aprovada com muita rapidez. A outra medida é uma velha proposta da CUT, a livre negociação entre trabalhadores e empresários, sob o controle do sindicato, respeitando todos os direitos dos trabalhadores. Essa livre negociação pretere a lei. Na minha opinião, ela (Dilma) vai dar ao trabalhador a consciência de que o emprego não vai diminuir e, para o empresário, que começou um movimento real de mudança. Essas duas coisas têm de ser combinadas com o investimento em infraestrutura e políticas cambial e industrial adequadas.

Quais seriam os impactos dessas medidas?

Você deslancha os dois vetores fundamentais para o crescimento – de um lado investimento e do outro a ampliação do setor exportador. Nesse processo, se o País crescer 2%, 2,5% em 2015, 80% do problema fiscal está resolvido. Agora, é claro que precisa de medidas fiscais, controlar despesas. Precisa nomear um grupo de trabalho para fazer um orçamento de base zero.

Como funcionaria?

É preciso que um grupo de trabalho analise item por item do Orçamento. Deve haver 30 mil projetos ou programas que podem ser fechados sem que aconteça nada. O Orçamento hoje sobrepõe um programa em cima do outro, mas nunca se extingue nenhum.

Como mediar a necessidade de cortar despesa e acelerar o crescimento da economia?

Se começar o ajuste cortando gastos e elevando a taxa de juros, a economia vai para uma bruta de uma recessão. Controlar a política fiscal é necessário. É a mais importante de todas. A situação é complicada porque tem um déficit público de 5% do PIB. É muito. Boa parte disso é produto do quê? Primeiro, de um descuido. Estavam vendo desde o começo que a economia ia crescer zero, mas se supôs 2,5%. Se tirar dos 5% esses 2,5%, você volta aos 2,5%. Ou seja, uma boa parte da confusão fiscal foi produzida pela restrição ao crescimento e não vai resolver simplesmente cortando despesa.

E os sinais do governo? O ministro Guido Mantega (Fazenda) falou em reduzir o papel dos bancos públicos, e a Dilma tem dito que fará o dever de casa.

São pequenas coisas. Aqui, estamos cuidando da ‘macro’. Você precisa de uma quebra dessa paralisia, colocar uma nova situação em cima da mesa. Uma situação na qual o governo diga o que vai fazer, e o setor privado concorde e corra o risco junto. Há muito exagero. Ela (Dilma) não ganhou a eleição porque o povo é idiota. Só os idiotas pensam isso. Ela ganhou a eleição porque a maioria se sente melhor do que se sentia antes. E tem de se convencer do seguinte: terminou a eleição e ela recebeu um voto de confiança. Enquanto ficar com cara feia e batendo a cabeça na parede, não vamos a lugar nenhum. Reclamação não produz crescimento.

‘Margem de manobra é muito baixa’, diz Marcos Lisboa

Para ex-secretário de Política Econômica, governo precisa ‘abrir’ os números e fazer um ajuste de médio prazo

Erica Dezzone/Estadão

O vice-presidente do Insper, Marcos Lisboa, diz que a margem de manobra do governo será baixa para estimular a economia em 2015. Para ele, a correção da economia passa por uma agenda não só do Ministério da Fazenda, mas de todo o governo e do Legislativo.

Qual é a margem de manobra do governo em 2015?

A margem de manobra é muito baixa. Há muita especulação sobre quem vai ser o novo ministro da Fazenda, mas eu acho que ele conseguirá pouco justamente pela baixa margem de manobra. A gente tem uma certa obscuridade com os números fiscais, como é que esses números, de fato, estão, mas acho que a maioria de quem faz conta vê que estamos com um déficit primário recorrente perto de 0,5% do PIB. Para equilibrar a relação dívida/PIB, para que o País não se endivide, precisa de um superávit entre 2,5% e 3% do PIB.

Qual é a dimensão desse problema fiscal?

Estamos falando de um buraco de, pelo menos, 3% do PIB. Para dar uma noção da magnitude do desafio: desde 1994, os anos em que a gente teve um ajuste fiscal relativamente severo, com corte de despesas, foram 1999 e 2003. E o ajuste nesses dois anos foi de 0,5% do PIB. Agora, nós estamos falando de ajuste de 3% do PIB, seis vezes mais. O que foi feito em 1999 e 2003 foi cerca de R$ 25 bilhões, e hoje a gente precisa de cerca de R$ 150 bilhões. Também, da receita total do governo federal, ele pode mexer em cerca de 7%, 8%. O resto está fixo em lei. Nos próximos três ou quatro anos, será preciso uma agenda não do Ministério da Fazenda, mas uma agenda de governo, que vai envolver o Legislativo e outras áreas relevantes do governo. Então, a margem de manobra é baixa e o cenário é difícil.

Como o governo conseguirá colocar a economia nos trilhos?

É aí que está: o governo vai rever o discurso da campanha? Ele teria de fazer o contrário do que disse na campanha. Agora, teria de fazer uma revisão dos gastos públicos e criar um cronograma. Mas, em primeiro lugar, é preciso esclarecer os números e fechar as brechas para evitar que se repita o que já foi feito na área fiscal. Segundo, e aí com a transparência, fazer um ajuste de médio prazo, de três e quatro anos, e com metas periódicas. Deixar claro quais são os programas revistos e criar um cronograma de entrega e, de fato, entregar.

Isso traria confiança e os investimentos voltariam?

Eu acho que sim. É o primeiro passo para o País voltar a crescer. No passado, tanto 1999 como 2003 foram anos que começaram com perspectiva muito negativa e um cenário muito adverso. Mas eles terminaram muito melhor que o esperado. Esses anos mostraram que o ajuste, se ele é feito com firmeza e transparência e com entrega efetiva, ele é muito rápido. Em 2003, foi típico. O primeiro semestre foi bastante difícil para a economia brasileira, mas no segundo semestre ela se recuperou.

O cenário é mais difícil do que o de 2003?

O cenário hoje é diferente do de 2003. Ali, tinha um problema de uma crise de confiança grande por causa da incerteza sobre a política econômica do novo governo. Tinha uma economia cujos estoques eram piores, a dívida pública era maior; mas, por outro lado, a economia estava com os fluxos melhores. Havia um primário mais robusto. Na hora que se desfez a insegurança sobre a economia, que apontou um caminho de uma política econômica mais austera, a confiança voltou em poucos meses.

Qual tem sido a sinalização do governo, após a eleição?

As declarações estão indo na direção de um ajuste cauteloso, mas medidas concretas têm ido na contramão desse ajuste. Foi aprovada uma série de medidas no Congresso recentemente que vão na contramão do ajuste. É o aumento do Fundo de Participação dos Municípios e a troca do indexador das dívidas estaduais, então a direção está oposta.

Se nada for feito, quais os riscos para o Brasil?

Será uma economia que se condena à mediocridade, com uma piora progressiva no mercado de trabalho e, quando tentar crescer, vai gerar inflação. E uma economia mais frágil e sujeita a choques externos. Tem um risco de um downgrade na análise de risco e maior volatilidade na taxa de câmbio. Seria continuar a trajetória iniciada em 2011, que não tem sido nada boa. E, agora, infelizmente as conquistas sociais da década passada estão ameaçadas. A desigualdade ficou estagnada durante este governo e, no ano passado, houve um pequeno aumento das famílias extremamente pobres. 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No que depender da turma do

    No que depender da turma do concurso publico, não vai mais ter empresario, nem precisa melhorar o amboiente,

    empresario é bandido, não é mesmo? Para que precisamos deles? O funcionalismo publico resolve o problema do crescimento.

    1. Nenhuma futilidade nova sobre estrangeiros para compartilhar?

      Tem dias que você se expressa como um boçal.

      Curiosamente parece que estes dias são aqueles em que você se sente na obrigação de escrever alguma coisa mesmo quando não entende nada sobre o que foi postado.

      Ficou claro no tópico sobre o funcionalismo público que hoje é um dos tais dias.

       

       

  2. Perdi algum capítulo…
    Quem tá reclamando, fazendo cara feia, batendo com a cabeça na parede?

    A Dilma tá voando de volta da Austrália, onde estava de conversê com os líderes do G20, Mr. Obama e Jinping inclusos.

    Só de carne teria vendido U$ 1,5 bilhão. Quem tá chorando?

    É preciso informação de qualidade, mostrar o que se passa no mundo globalizado. Parece que tudo vai bem e só aqui há problemas, por culpa da corrupção e dos bolivarianos.

    O mundo todo busca uma saída para o câncer do neoliberalismo, sem sucesso. Ouso dizer que os mais próximos somos nós. O que querem os empresários? Sejam mais claros…

  3. Motta Araujo

    não dá para generalizar mas a cultura dos empresários brasileiros precisa mudar e se modernizar..se são capitalistas têm de correr riscos não dá mais para ficar nas tetas do Governo, falta ousadia à eles..Serviço Público não gera  renda mas se for de qualidade reduz custos e melhora a vida das pessoas..investir em Educação, Saúde, Saneamento, Segurança, Transportes e etc., não pode ser considerado como custo, ex: a cada real gasto com a Saúde se enconomiza 5, é apenas um dado setorial..baixar os juros, combater a corrupção e a má gestão dos recursos públicos, salários fora da realidade em algumas categorias dos Tres Poderes, na USP tem Professor ganhando 45 mil reais, magistrados com 4.500 reais de auxílio moradia fora as mordomias, etc etc..sem Serviço Público de qualidade não superaremos nosso deficit civlizatório..

  4. “Para ex-ministro, presidente

    “Para ex-ministro, presidente recebeu um voto de confiança e ficar ‘com cara feia’ não leva a lugar nenhum”

    Dizendo assim, até parece que foram os empresários fizeram o milagre da reeleição. É muita arrogância dessa gente.

      1. Você tem razão, Motta Araújo,

        Você tem razão, Motta Araújo, me expressei mal, mas a arrogância eu mantenho. São os donos do mundo, não é mesmo?! O resto é efeito colateral, dores do processo e, apesar de entender, e em muitos pontos ser também liberal, não consigo engolir a friesa. Culpa cristã !?  quáquáquá

    1. De novo esse papo de voto de confiança

      E de novo do Delfim.

      É um direito do Nassif admirar até os ossos o ”gordinho sinistro”. Ex-ministro da di-ta-du-ra, é sempre bom lembrar.

      Pessoalmente acho que isso desmerece a vitória da presidenta e dá força para os impichistas.

  5. Foi ministro fracassado.

    Foi ministro fracassado. chegou ao fim do nome; vive del fim econômico como consultor de finanças.

    Infeliz e ultrapassado deve se perguntar: o que resta para me sujar, se não tenho merda para dizer?

    Muito simples: afunda-se na etapa que os outros economistas deixam em aberto.

    1. Delfim Neto fracassado?

      Delfim Neto fracassado? Quando era Ministro o Pais chegou a crescer a 11,4% ao ano, chamado mundialmente de “”milagre economico brasileiro””.

  6. se dilma faz cara feia,


    se dilma faz cara feia, segundo o delfin,

    a direita quer implantar o projeto perdedor da eleição ancorada no golpismo midiático.   

  7. São tantas emoções…

    Presidência da República Casa Civil
    Subchefia para Assuntos Jurídicos

    ATO INSTITUCIONAL Nº 5, DE 13 DE DEZEMBRO DE 1968.

     Brasília, 13 de dezembro de 1968; 147º da “falta” de Independência e 80º da “falta” República.

    Todos já conhecem o Bang, bang, bang….

    A. COSTA E SILVA

    Luís Antônio da Gama e Silva
    Augusto Hamann Rademaker Grünewald
    Aurélio de Lyra Tavares
    José de Magalhães Pinto
    Antônio Delfim Netto
    Mário David Andreazza
    Ivo Arzua Pereira
    Tarso Dutra
    Jarbas G. Passarinho
    Márcio de Souza e Mello
    Leonel Miranda
    José Costa Cavalcanti
    Edmundo de Macedo Soares
    Hélio Beltrão
    Afonso A. Lima
    Carlos F. de Simas

    Este texto não substitui o publicado no DOU de 13.12.1968.

     

    Esse pessoal está “comendo pelas beiradas”. Notem que lá no meio do texto aquele PAPO FURADO: 

    A outra medida é uma velha proposta da CUT, a livre negociação entre trabalhadores e empresários, sob o controle do sindicato(…)

     

    Em suma, eles não disseram com todos as letras, mas, para quem sabe ler, estão querendo é  acabar com a CLT neste  país  onde a  mão de obra já é  BARATA . E a razão disso é clara: A carta del lavoro facista, nazista, comunista, atrasada, congelada, múmia, burocrática, abominável, destestável, desumana, horripilante, execrável, à brasileira precisa acabar! 

    Maldita CLT, é o que devem estar pensando.

    Por outro lado,  segundo especialistas, nossos sindicatos são fracos e praticamente NÃO representam os interesses dos hipossuficentes, isto é, dos otários. 

    Portanto, a mensagem aqui vai para nós mesmos,  os  OTÁRIOS empregados, ops, “colaboradores” , ou melhor, “mulas” que geram lucro, de uma lado, e tributos do outro:

    Fiquem atentos, aquela “visão de dono” que já lhe é cobrada será brevemente incrementada com a aúdição, o tato, o cheiro, o olfato, enfim, o corpo todo “de dono”. Você, que só tem o seu corpo como “propriedade privada” se colocará no “mercado” como mercadoria.

    Esse é o ponto.

     

     

  8. Alguma obra caridosa do blog poderia colocar a reforma do ICMS

    Ele falou que a reforma está pronta, só falta votar, 

    Nassif, cadê a reforma?

    O Blog têm de discutir isto, ainda mais com as suspeitas sobre a queda da política econômica no terceiro trimestre de 2013 por causa justamente desta bendita reforma e da atuação do judiciário.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador