Ditadura brasileira golpeia direito internacional: a história absolverá Lula, por Jeferson Miola

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

Por Jeferson Miola

A decisão da ditadura brasileira de descumprir a decisão liminar do Comitê de Direitos Humanos da ONU que garante a candidatura do Lula na eleição presidencial deste ano converte o Brasil em Estado-pária, como corretamente declarou o ex-chanceler Celso Amorim.

Os 3 poderes de Estado – o executivo e judiciário, com obrigações materiais diretas na concretização da decisão da ONU; e o legislativo, com atribuições complementares na garantia do exercício da soberania popular – estarão sendo cúmplices no crime de desobediência à legislação internacional e de golpe ao Estado de Direito internacional caso não cumpram suas responsabilidades de Estado e não determinem o imediato direito do Lula votar e ser votado.

Ao incorporar ao seu ordenamento jurídico uma norma do sistema político-jurídico mundial [em 2009], o Brasil assumiu o caráter vinculante desta norma ao seu sistema normativo interno e, portanto, assumiu a obrigação de respeitá-la e, principalmente, de aplicá-la.

O cuspe do ministro ilegítimo da justiça na decisão da ONU contou com o beneplácito silêncio da procuradora-geral da república – aquela pessoa escolhida a dedo pelo Temer para o cargo.

A câmara e o senado, com sua omissão obscena, comportam-se como vassalos deste ataque inédito do Brasil a uma decisão da ONU – acinte ainda mais grave; impensável em matéria de direitos humanos.

A mídia, liderada pela Rede Globo na construção de uma narrativa provinciana que isola o Brasil do mundo e converte-o em Estado-pária, repercute com cínico recato “técnico-jurídico” este acontecimento que abastarda o país.

A ditadura jurídico-midiática desdenha da condenação que o mundo inteiro fará à fraude que será a eleição brasileira se Lula for arbitrariamente impedido de participar dela.

A maneira escandalosa com que a ditadura brasileira subverte a ordem internacional e golpeia o direito internacional é prova irrefutável da disposição do establishment em chafurdar ainda mais as mãos no fundo da cloaca, se necessário para impedir que Lula seja eleito para interromper o regime de exceção, restaurar a democracia e iniciar a reconstrução econômica e social do país sob uma perspectiva soberana, democrática e nacional.

A ditadura jurídico-midiática poderá, eventualmente, vencer a batalha, porque controla o aparelho de Estado com a força do arbítrio e do regime de exceção; mas ficará no canto do ringue – na iminência, portanto, de perder a guerra.

O grande artífice, aquele gênio político capaz de impor uma estrondosa derrota simbólica-estratégica sobre a lava jato e a rede Globo atende por um único nome: Lula. Mais cedo que tarde, portanto, a história absolverá Lula.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. xeque-duplo

    Para quem gosta de jogar xadrez : os golpistas levaram um xeque duplo, ameaçando a rei  e a dama,  

    Podem não perder ainda, agora,  mas a derrota é iminente !

    Bora libertar Lula e  desinfetar o Brasil !

  2. Se a ONU tivesse determinado, nos respeitaríamos

    Os direitos políticos do Lula, mas ela apenas recomendou e recomendação nao obriga, soh interfere indevidamente em nossa soberania

  3. devagar com o andor

    “A decisão da ditadura brasileira de descumprir”

    Não é fato consumado. Melhor aguardar os acontecimentos. O fato é novo e de sexta feira, véspera do dia de botar a cabeça em ordem. Veremos como os proprietários da República agirão a partir dessa segunda feira.

    A favor da democracia um fato: sejumoro ainda não conseguiu nenhuma delação para mandar prender a ONU. Nem o seu doleiro de estimação, Youssef ousou. 

    Jucá já foi consultado se poderia incluir no “com tudo”  a ONU. Está ouvindo os universiotários da globo para dar a resposta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador