Donald Trump vai invadir a Venezuela?, por Sergio da Motta e Albuquerque

Por Sergio da Motta e Albuquerque

Em Agosto de 2017 o presidente Donald Trump ameaçou uma invasão à Venezuela. Como se já não bastassem as mazelas de sua população daquele país, e a indiferença de seus vizinhos (Brasil incluso). Este ano, a imprensa internacional resolveu ressuscitar a matéria, explicando que o maior “bully’ do atual cenário de relações internacionais havia realmente considerado uma intervenção militar naquele país. E que tinha sido muito difícil a seus assessores convencê-lo do contrário. A história da reunião onde aconteceu tudo isso foi publicada na quinta-feira (5/7) no Guardian de Londres.
 
O periódico informou que foi o ex- General e comandante de blindados HR McMaster, (conhecido por sua presença no History Channel), que o fez entender que uma invasão militar à Venezuela seria uma aventura desastrosa. Trump, apesar de ter aparentado desistir da ideia por um período, prosseguiu com seus esforços algum tempo depois: conspirou com Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, para conseguir seu apoio contra uma suposta reação dos vizinhos. Sempre a deixar claro que ignorava conselhos de seus consultores estratégicos. E que a opção da invasão sempre fez parte de seus planos. O General aposentado McMaster, na ocasião seu conselheiro de segurança nacional, foi afastado do cargo em Março de 2018, convencido do desequilíbrio mental do presidente e da incapacidade da administração em controlá-lo.
 
A fonte das informações sobre a ameaça de invasão à Venezuela, publicada na quinta feira em muitos grandes jornais de todos o mundo, foi a Associated Press. Mas tudo aconteceu em Agosto do ano passado (grifo do autor). Por isto a informação pode ser chamada de “notícia requentada” em jargão jornalístico: já foi publicada antes. Houve algumas atualizações e acréscimos de fontes na nova edição, mas a informação sobre uma possível invasão ianque à Venezuela já havia sido divulgada em quase todos os canais da imprensa há quase uma ano atrás. Por que trazê-la de volta agora ainda é uma incógnita. Uma especulação aberta à muitas hipóteses.
 
A Agência Brasil (EBC), no mesmo dia, avisou que os ianques negaram ter preparado uma invasão ano passado ao país sul-americano. Um porta-voz anônimo de uma agência de governo norte-americano declarou:
 
“Não houve uma invasão planejada”, disse à um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca (NSC, em inglês), órgão encarregado de centralizar a política externa, militar e de inteligência de Washington. A fonte ressaltou, apesar disso, que os EUA vão continuar considerando ‘todas as opções que tem disponíveis’, incluindo a via militar, ‘para ajudar o povo da Venezuela”’.
 
Quanta hipocrisia.
 
Maduro não precisa ser avisado do perigo que a administração Trump representa para seu país. E toda a América Latina. Uma invasão à Venezuela, sem um consenso local para apoiá-la, seria uma aventura perigosa para as forças armadas norte-americanas. Ou não? Poderia haver apoio regional a uma suposta invasão à Venezuela?

TANQUE T-72  do Exército Venezuelano
 
As forças armadas venezuelanas não escaparam da crise do seu país. Ou qualquer uma outra força militar deste nosso continente. Duvido que o exército venezuelano tenha munição suficiente para mais de 30 minutos de combate. A força militar brasileira, apesar de mal equipada , ainda é a maior e mais poderosa da América Latina. Mas neste momento seus chefes (e boa parte da população brasileira), não parecem inclinados a nenhum gesto de solidariedade e compaixão pelo sofrimento do povo Venezuelano. Maduro e os venezuelanos têm um trunfo, apenas: a forte defesa anti-aérea daquele país, equipada com mísseis capazes de atingir aeronaves a grandes altitudes. As consequências deste conflito potencial ainda não estão muito claras. Como reagiriam, no caso de uma invasão ianque a um país vizinho, os nossos comandantes militares? E a atual administração Temer?
 
Enquanto isso, sabedor de nossas fragilidades econômicas e militares – e de nossas rivalidades e instabilidades regionais – Trump não esquece que a Venezuela é apenas mais um país pobre, incapaz de uma defesa contundente e duradoura, e, acima de tudo muito rico em Petróleo. E este óleo está aqui, não muito longe da cobiça ianque.

@page { margin: 2cm }
td p { margin-bottom: 0cm }
p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 115% }
a:link { so-language: zxx }

Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aqui no clube 7 de setembro

    Aqui no clube 7 de setembro há um futebol de idosos toda semana. E depois churrasco,cerveja ,caipirinha, etc.

    O mais novo passou dos 60 anos.Se nós ( uns 35 caras) se reuníssimos pra invadir a Venezuela,ganhariamos na certa.

      Precisa o poderio militar dos E U A pra invadir a Venezuela ?

    1. Eu jogo no gol. E peguei até

      Eu jogo no gol. E peguei até penalti. Tecnicamente sim. Mas na real a bola bateu na minha cabeça.

       Eu entrei dentro do gol .Como não tinha Var , até hoje se discute se a bola entrou.

      O jogo continuou,não pra mim. Fiquei 2 dias internado na Beneficiência Portuguesa,no mesmo quarto ( gigante) aonde fiquei em estado de recuperação depois de um cateterismo  anos antes.

        Dois Stentes foram colocados em mim.E não parei de fumar ou beber TODO dia. Quando o médico me deu 2 meses de vida se continuasse a fumar e beber  até me preocupei.Mas continuei fumando e bebendo. 

                  Isso faz 21 anos. E a bola na minha cabeça, 11. Continuo jogando ….no gol.     He he he 

  2. Coreia do Norte
    Importa alguns misseis balisticos da Coreia do Norte e diz que se for invadido dispara apenas sobre Washington… Funcionou por la

    O que eu nao consigo entender sobre a Venezuela, nem lendo opiniões da direita nem esquerda, é por que as coisas não estão funcionando por lá apesar do petroleo e do controle do governo sobre quase tudo. Como os empresários lucram se há desabestecimento? Por que o governo não estatiza os estabelecimentos dos golpistas? É tudo muito contraditório no noticiário.

  3. “Como reagiriam, no caso de

    “Como reagiriam, no caso de uma invasão ianque a um país vizinho, os nossos comandantes militares? E a atual administração Temer?”

    Acho que iriam pedir de joelhos aquele maluco do cabelo amarelo que invadisse também o Brasil.

    De fato, porque de direito já invadiram desde 2014.

     

  4. Até cair a ficha…

    No fundo temos o seguinte…

    Na América latina, temos os EUA usando dos judiciários locais para darem golpes favoráveis aos negócios americanos.

    Só que a China é a maior compradora das exportações latinas.

    Então chegará a hora em que a China entenderá que ela é quem banca a estabilidade dos golpes americanos!

    Basta a China trocar seus fornecedores de matéria prima e provocar um caos nos governos latinos!

    Então isso será moeda de troca!

    O que as potências do Eixo da segunda grande guerra mundial iriam fazer, que é lotear a América latina, o G5 da ONU vai fazer sem dar um tiro e isso com a ajuda dos judiciários locais, mídias locais e o que é de pasmar!

    Com a omissão das forças armadas locais!

    Seremos loteados economicamente pelo G5!

     

  5. Invade rápido.
    Por favor americanos invade logo e estica para o Brasil, quem sabe um dia poderemos viver aqui como se vive nos Estados Unidos. Sortudo os venezuelanos que terão isso primeiro.

  6. Trump invadir a Venezuela??? Jamais….sem combinar alhures, né?

    Li hoje ou ontem, não me lembro onde, que município brasileiro estaria sendo atacado por “venezuelanos”….e procurei não exagerar muito em “teorias conspiratórias”.

    Talvez tenha sido em rede social, algum blog desconhecido tenha sido a origem da postagem “explosiva”!

    Passei a pensar que algum tempo antes havia lido, aqui no GGN ou alhures, que com o Brasil de MiShell Temer “convidando” militares americanos para acompanharem exercícios militares conjuntos (algo inédito?) com paises da região amazônica (seria a Colômbia?) em data próxima (talvez ainda em 2018?) e a algumas centenas de kilômetros da fronteira venezuelana….aí teríamos um “álibi perfeito” para que os exercícios virassem “revide militar brasileiro-colombiano” a uma “agressão bolivariana” ao nosso território…..

    Com o petróleo venezuelano servindo de “interesse real do imperialismo trumpista” fácil seria fazer com que Temer e o Ministro Etchegoyen mais o Cmte. Villas Boas dessem ouvidos aos nossos generais de pijama, Mourão, Heleno, etc….e fizessem aquilo que alegraria Bolsonaros e CIA…

    Também li hoje mesmo algo sobre Rússia e China dando alertas de que “não se deve mexer com a Venezuela!”….ou seja, convém que se pergunte ao “maluco insano da White House” se já combinou com russos e chineses….

    Outra questão seria alguém, o complexo ABIN/CIA/NSA talvez, avisar ao “maluco insano” que Temer pode estar preso logo no alvorecer de 2019….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador