Episódio Miriam Leitão foi o ato inaugural do pós-Temer, por Alexandre Tambelli

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Haverá espaço para um pacto desejado, se uma das partes, a da velha mídia, radicalizar para destruir a candidatura que não lhe cai bem? 

Gravação para o programa Roda Viva da TV Cultura
Foto: Beto Barata/PR

Por Alexandre Tambelli

Comentário à publicação “Xadrez de Janot na estrada de Damasco e o fundo do poço”

Um dos sinais do fim da Aventura Temer foi o episódio Miriam Leitão.

Inaugurando o pós-Temer.

Já já se preparam outros episódios para que ao cair Temer toda a artilharia da Globo & velha mídia levem à nocaute, desejo latente, o PT, Lula e Dilma + as esquerdas de roldão.

O pós-Temer não deve conter a hipótese Lula e esquerdas.

Então, se jogou a isca primeira de a partir de uma não-notícia de uma Jornalista Global, supostamente agredida em um voo onde estava e haviam militantes petistas. 

Petistas: arruaceiros, bolivarianos, violentos, antidemocratas, perigosos, etc. 

Não podem voltar ao Poder, porque representam tudo de errado que existe e ainda são bolivarianos e radicais!

O grande lance do momento é jogado pela Globo, ela colocou e tirou Temer e agora quer consertar a situação ao seu modo habitual.

Vamos conseguir antecipar as eleições?

Vamos ver a sociedade protagonista da escolha do (a) novo (a) Presidente (a)?

Ou vamos ver a Globo comandar um discurso de que as indiretas são o correto, porque é Constitucional?

Quem será aceito Presidente (a), qualquer um que ganhar?

Haverá espaço para um pacto desejado, se uma das partes, a da velha mídia, radicalizar para destruir a candidatura que não lhe cai bem? 

O Brasil pode esperar a pacificação ou vai ser uma guerra fratricida?

Se tivermos Diretas o que vão fazer com a possibilidade de Lula vencer? Vão agir como para barrar esta hipótese?

O Jornalismo de Guerra vai chegar ao extremo do extremo? A Pós-verdade e as não notícias serão o cardápio oferecido por Globo & velha mídia? Ou haverá uma civilizada campanha eleitoral? 

Esperemos as cenas dos próximos capítulos. 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Chegamos ao apice da falencia

    Chegamos ao apice da falencia institucional  : Joesley joga hoje com o Ministerio Publico e  com parte do Judiciario apoiados pela  midia de direita  contra o Legislativo e o Executivo, mas que estranha aliança.

     

    1. É.
      Esta aliança

      É.

      Esta aliança Joesley/MPF/Midia-Globo/parte do judiciário pode ser mais antiga.

       

      Parece que ninguém foi atropelado pela delação-bomba, tornada pública em maio.último.

      A Globo, aderindo ao “Fora Temer”, tenta conduzir o processo, a sucessão.

       

       

       

       

  2. Enquanto, parte de nosso povo

    Enquanto, parte de nosso povo for manipulado pelos interesses da mídia, empresários, sistema financeiro e interesses externos, não consigo ver saída. Torço, assim como povos de qualquer país torce,  para que a Nação seja soberana, independente e livre de qualquer tipo de interferência. O país é um gigante, porém, até hoje, parece que parte do povo não tem interesse em ver o país prosperar, ver as desigualdades deixarem de existir, enfim, sermos uma nação realmente independente e que consiga crescer sem ser tutelado por nenhum tipo de força, interna ou externa.

  3. Sim acredito que foi o inicio

    Sim acredito que foi o inicio desta nova etapa. Sabendo-se que Lula vem crecendo nas pesquisas , a Lava-jato que foi gestada e direcionada a ele e ao PT não surtiu o efeito desejado e impedi-lo no tapetão é risco altissímo da classe dominante , temos então a reorientação para derrubada de Temer . Com auxilio da dupla PGR-Globo , apos queda de Temer , um presidente eleito indiretamente , votação da reforma trabalhista / previdencia goela abaixo e a reaglutição da direita e reunificação de ataques ao PT e Lula , com força total e aproveitamento do depoimento do Joesley , até as eleições de 2018 . A democracia no Brasil vai ser testada de todas as maneiras nestes meses ate outubro de 2018. Quem viver verá e sentirá na pele o clima de guerra que vão armar contra o Lula e o PT. Preparen-se senhores.

  4. JK está para Lula assim como Temer está para Mazzilli

    Em 128 anos de republica, 13 presidentes não terminaram seus mandatos, ou seja, um a cada 9 anos. E 7 golpes de Estado, ou seja, um a cada 18 anos. Temos a elite mais salafrária  do mundo, enquanto a Senzala não fizer uma coisa que nunca fez neste pais, ou seja, não se rebelar, este ciclo perverso continuará a se repetir.

    JK está para Lula assim como Mazzilli está para  Temer. Tal como Lula, JK foi acusado pela máfia midiático-penal de ser corrupto e de ser dono de triplex. Tal como Mazzilli, Temer será substituido por um Castelo Branco, mais palatável às massas ignaras. Dando sequênia ao script golpista de sempre, a direita procura erradicar do cenário politico a esquerda..,.interessante se notar que, quando o campo progressista é eleito, convive tranquilamente com a direita, no entanto basta que a direita suba a rampa do Planalto, geralmente através de golpe uma vez que sem chances pelo voto, a primeira coisa que fazem é darem inicio a um processo de destruição da esquerda, o Escola Sem Partido faz parte deste marcathismo: o caso Miriam Leitão se insere nessa lógica de erradicação da esquerda através de uma campanha que visa transformar em  “terroristas” a oposição ao regime golpista, já vimos este filme.

  5. Petistas: arruaceiros,

    Petistas: arruaceiros, bolivarianos, violentos, antidemocratas, perigosos, etc. 

     Na ditadura havia uma palavra mágia: terrorista. De fato Miriam inagurou a volta dessa tática anti-esquerda. Eu mesmo tinha pavor de estudante, pois os meios de comunicação repetiam que eram “terroristas”, como fez Leitão.

    1. Um abraço

      Caro,apesar de conhecermos pouco e virtualmente sou grande admirador de seus comentários e apartes.Bom ver que esta na “ativa”.

  6. Porque a Miriam Leitão não filmou as supostas agressões?

    Ora, se a Miriam afirma que enfrentou a ditadura e que, portanto, não tem medo de nada, ela não filmou as supostas agressões de que foi supostamente vítima não porque a filmagem seria vista como provocação, pois, a acreditar nas suas chorumelas, ela é que estava sendo provocada. Ora, a Miriam Leitão não filmou a suposta agressão porque imagens valem por mil chorumelas. Se ela tivesse as provas das supostas agressões, ela não poderia dramatizar e criar um tsunami num copo d’água.

    Só Trouxinhas Globolizados caem na chorumelas globostas da Miriam Leitão.

    1. Rui.

      Se o fato fosse verdadeiro não levaria 10 dias para ser relatado pela Mirian, certo?

      Foi utilizada uma estratégia de criar uma não notícia e ver a reação das esquerdas e do PT na gestão da Senadora Gleisi. 

      Esperemos que seja um aprendizado. 

      Abraço,

      Alexandre!

       

  7. Inocencia
    Esta batalha que é travada pideria ser mais facil para esquerda se fosse menos inocente,tola que si possui a mesma vira latisse que tanto criticamos a direita.Tivemos 2 episodios recentes em que a cristantandade,os certinhos correm em dar apoios a quem sofre algum preconceito,se for da direita então ha um açodamento.Sherazade e Miriam,uma sofreu um pequena humilhação da patrão e a outra disse que sofreu assedio de petistas em um avião.Não quero aqui ,ja que deve ter alguns ja nervosos com dedos no teclado,mas que não devemos deixar de ser éticos,empaticos.Mas tambem temos que encarar que temos que ganhar o respeuto do adversario,o episódio Miriam evidenciou.Não se aguardou a apuração dos fatos,não se ouviu os dirigentes no avião,e alias a unica pesdoa com atitude louvavel foi o Miguel do Rosario em seu blog “O Cafezinho” em que publicou um pedido de desculpas aos passageiros.Sherazade esta ficou rindo da nossa sororidade.Quando a Gleisi fpi criticada pelo seu açodamento vi muitas mulheres levantar a bandeira do feminismo,que as criticas eram por ser mulher.Ora Bolas ela errou ,assim como errou o Miguel do Rosario,o critico de cinema o Pablo Vilaça e que ainda piorou o que era ruim twitando que o relato da Miriam tinha mais “verosimelhanca” ??? O QUE?? O Takamoto errou e varios.Agora vamos nos igualar a direita ? Não,mas vamos manifestar nossa empatia merecidamente e serenamente ou silenciamos,chega desta inocencia juvenil pois o jogo é pesado e eles não tem ética e ainda jogaram o pomo da discordia e la vamos nos trouxas brigando de novo entre nos.Vejam o STF com boa parte de indicados por Lula e Dilma e olha o que fizeram ? Apoiaram o golpe,resultado do republicanismo juvenil.Nos estamos precisando é daqueles funcionario de escola respinsaveis pela disciplina dos alunos no ambiente da escola PQP.

  8. Inocencia
    Esta batalha que é travada pideria ser mais facil para esquerda se fosse menos inocente,tola que si possui a mesma vira latisse que tanto criticamos a direita.Tivemos 2 episodios recentes em que a cristantandade,os certinhos correm em dar apoios a quem sofre algum preconceito,se for da direita então ha um açodamento.Sherazade e Miriam,uma sofreu um pequena humilhação da patrão e a outra disse que sofreu assedio de petistas em um avião.Não quero aqui ,ja que deve ter alguns ja nervosos com dedos no teclado,mas que não devemos deixar de ser éticos,empaticos.Mas tambem temos que encarar que temos que ganhar o respeuto do adversario,o episódio Miriam evidenciou.Não se aguardou a apuração dos fatos,não se ouviu os dirigentes no avião,e alias a unica pesdoa com atitude louvavel foi o Miguel do Rosario em seu blog “O Cafezinho” em que publicou um pedido de desculpas aos passageiros.Sherazade esta ficou rindo da nossa sororidade.Quando a Gleisi fpi criticada pelo seu açodamento vi muitas mulheres levantar a bandeira do feminismo,que as criticas eram por ser mulher.Ora Bolas ela errou ,assim como errou o Miguel do Rosario,o critico de cinema o Pablo Vilaça e que ainda piorou o que era ruim twitando que o relato da Miriam tinha mais “verosimelhanca” ??? O QUE?? O Takamoto errou e varios.Agora vamos nos igualar a direita ? Não,mas vamos manifestar nossa empatia merecidamente e serenamente ou silenciamos,chega desta inocencia juvenil pois o jogo é pesado e eles não tem ética e ainda jogaram o pomo da discordia e la vamos nos trouxas brigando de novo entre nos.Vejam o STF com boa parte de indicados por Lula e Dilma e olha o que fizeram ? Apoiaram o golpe,resultado do republicanismo juvenil.Nos estamos precisando é daqueles funcionario de escola respinsaveis pela disciplina dos alunos no ambiente da escola PQP.

  9. Mirian e Cantanhede unidas pelo ódio

    Quem será que odeia mais o PT? Mirian Leitão ou Eliane Cantanhede? Eliane escreveu hoje no Estadão cuja manchete impressioante foi a seguinte: “Jogam Temer e Dirceu na fogueira para proteger Lula”. Dá para acreditar numa jornalista “imparcial” dessas? O que será que elas tem na cabeça além do ódio a Lula?

  10. Uma opinião particular sobre o caso Mirian Leitão.

    Na sexta-feira tinha escrito este texto e comentado em uma postagem aqui do GGN do Ion de Andrade. Para colaborar com a disccussão. 

     

    O caso Mirian Leitão nos aponta ao jogo de sempre: colar a imagem dos petistas como vândalos, arruaceiros, bolivarianos, antidemocráticos, justamente em um momento de descrédito crescente da Globo, diante do apoio ao Golpe e a promessa de ser o Golpe a Salvação do Brasil.

    Quando Mirian Leitão cria este cenário noticioso dela mesma, ela mesma ou por ordem superior, onde os petistas são o alvo, ela ou quem mandou quer dar uma sobrevida a tudo o que está dando errado no País e ao caos de Temer & Cia.

    Impedir o fim do Golpe via Diretas-Já ou anulação do impeachment (remota possibilidade), e dar respaldo às indiretas.

    É colocar na berlinda que se o PT voltar ao Poder são irresponsáveis em todos os sentidos que irão voltar.

    Então, que seja qualquer um menos os petistas e as esquerdas no pós-Temer.

    Se eu dou a corda para me enforcar a Mirian Leitão puxa a corda sem nenhum pudor. Afinal, ela já não mais age dentro de nenhum republicanismo e age sem nenhum sentido de ética ou respeito ao adversário ideológico, que para ela é inimigo e não adversário. Ela já faz parte da sociedade doentia e sem limites que no Brasil cresceu com o Mensalão e a Lava-Jato.

    Imaginemos que a vítima da mentira: o PT, representado na invenção da Jornalista da Globo pela militância partidária, foi quem acabou por colocar na testa dos militantes petistas os adjetivos sonhados pela Mirian e quem ela representa, afinal, se desculparam de uma mentira e as desculpas sobre o fato mentiroso correm o Brasil, não que o fato é mentira e nem os vários desmentidos para o fato, desmentidos que ficam/ficarão restritos aos blogs e alguns portais progressistas e redes sociais, no círculo fechado das esquerdas, prioritariamente.

    A pressa é inimiga da perfeição, diz o ditado, e é precisa neste caso.

    Uma informação simples de ser combatida deveria ser checada e já dado de prima que é mentira.

    E não ter dado a chance de as desculpas serem a notícia, ao invés de ser valorizado que estamos diante uma não-notícia, uma pós-verdade apenas, ou seja, um fato inventado.

    Bem sabemos.

    Se a verdade pudesse ser exprimida na velha mídia e na Globo, o fato mentiroso sequer existiria.

    O fato mentiroso cresceu, também, porque, nós da esquerda, quisemos dar uma de bons-moços e éticos, mostrar como deve ser a postura de uma pessoa honesta, democrática e republicana e saímos pela porta do imediato e da necessidade de dizer: – eu não faço assim! – Não me representa quem fez!

    Quem não deve não teme, outro ditado justo, que caberia aqui. Nós não precisamos dizer que somos honestos e republicanos e democráticos, as ações falam por si. E tinha, no nosso meio social, esquerdistas preocupados em externar o que é intrínseco do caráter de um sujeito de esquerda autêntico.

    Se fosse o caso de Lula, que a direita jurídico-midiática mente sobre sua pessoa, sempre se precisa combater a mentira e reestabelecer a honestidade dele; quem não é perseguido por este conluio não precisa.

    Desde o episódio do Mensalão em que as esquerdas partidárias não fizeram a defesa de seus líderes: Genoíno e Dirceu, a situação de não defender a esquerda violentada diariamente na velha mídia e no Judiciário aumentou.

    – Não é comigo, deixa para lá! – Eu sou honesto!

    E a direita/ extrema-direita jurídico-midiática nem ai para isto se aproveitou para continuar por este caminho de difamação sem medo e pudor, porque, como, boa parte da esquerda partidária, queria, apenas salvar cada um a sua pele e a sua honestidade, o Golpe vingou e a Presidenta honesta virou a Presidenta corrupta para a opinião pública midiotizada.

    No fim de tudo o intento da Mirian Leitão se dá com força, diz sem provar, a gente sem checar confirma. E era este o objetivo traçado. As condolências com quem não queria mais do que nos ferrar.

    Checando antes, a gente terminava em poucas horas a discussão, e esta era fácil, tinha muita gente no avião do lado nosso e do lado da verdade (não só militantes), estas pessoas mereceriam, de prontidão, ser procuradas e entrevistadas, e em se restabelecendo a verdade, se soltaria uma nota reprimindo a mentira e não se veria o desmerecimento à nossa militância aguerrida de esquerda, que foi gravada nela, de forma proposital pela Jornalista, adjetivos pejorativos e negativos que não condizem com a realidade da quase totalidade da militância petista.

    O fato relatado foi em um ambiente privado, não é programa de auditório da Globonews, onde a Mirian Leitão noticia o que quer, o que mandam, fala e comenta o que quer e entrevista quem quiser ou mandam, quase sempre, sem mínimo contraditório. E contraditório tinha em profusão. Era a palavra dela contra a de dezenas, ao menos, de pessoas.

    Fica como lição:

    Coloquemo-nos no lugar da militância petista ao invés de tomar as dores da Mirian Leitão por uma não-notícia (fato inventado) no Jornalismo de guerra da pós-verdade da Rede Globo & velha mídia.

    Quem deve ser valorizado? Quem deve ser primeiro ouvido?

    Aprendamos a não ter pressa da próxima vez.

  11. A primeira cena dos próximos capítulos…

    “Esperemos as cenas dos próximos capítulos.”

    A primeira cena (deprimente e risível) dos próximos capítulos surgiu logo após a divulgação do episódio Leitão, foi o telefonema de solidariedade que a Presidenta do PT, Senadora Gleisi lhe fez, mostrando o quanto esse partido se abaixou, tornou-se subalterno e servil aos seus verdugos figadais, donde não se pode esperar dele nada de relevante que o país está a reclamar no momento..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador