Gaspari: Vida de Moro na política não será fácil como foi na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O jornalista Elio Gaspari escreveu na Folha de S. Paulo desta quarta (16) que a vida de Sergio Moro como ministro da Justiça não será tão fácil quanto em Curitiba, como juiz da Lava Jato. Moro, que abandonou a carreira porque não aguentava mais levar “bola nas costas” de tribunais superiores, agora vai levar “canelada de todo lado”, apontou Gaspari.
 
Na visão do jornalista, como magistrado, Moro conseguia se preservar e tinha certo controle de sua agenda com a imprensa. Era “ajudado” pelos procuradores de Curitiba no relacionado com jornalistas – que lhe pouparam críticas e celebraram ações, do começo ao fim da operação na Petrobras. 
 
Já como ministro, a exposição é muito maior e as pisadas de bola de Moro são evidentes. Vide o caso Cesare Battisti, que fez o Brasil passar vergonha ao achar que poderia receber o italiano em solo brasileiro antes que fosse levado para cumprir pena em sua terra natal. A Bolívia deu um chega para lá no avião da nossa Polícia Federal.
 
Até Fabrício Queiroz, o amigo da família Bolsonaro suspeito de lavar dinheiro no gabinete de Flávio Bolsonaro, virou pedra no sapato de Moro. O ministro fugiu da imprensa para não responder perguntas sobre o caso revelado pelo Coaf – órgão agora ligado ao Ministério da Justiça. Até em supermercado Moro foi cobrado.
 
Na Lava Jato, também lembrou Gaspari, Moro mandava prender e o cidadão estava preso. Como ministro, Moro é desautorizado até por Damares Alves, numa disputa pela exoneração ou não de uma funcionária da Funai.
 
Aos poucos, o ex-juiz de Curitiba vai se dando conta de que entrar no fantasioso mundo do poder em Brasília não é mais agradável do que viver numa capital do Sul do País em que todos os atos da Lava Jato são louvados.
 
“Quando Moro aceitou o convite de Bolsonaro para o ministério, disse que estava ‘cansado de tomar bola nas costas’. Essas boladas podiam vir do Superior Tribunal de Justiça ou do Supremo Tribunal Federal, onde os jogadores são só 44. Pois agora levará caneladas e elas virão de todos os lados”, escreveu Gaspari.
 
Leia a coluna completa aqui.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Isso é bom

    O vingador da república de curitiba vai experimentar em prato grande do que ele mais aprecia: o poder.

    As as picuinhas e vingancinhas contra seus “inimigos” – jornalistas antipáticos, blogueiros e políticos sem mandato não poderão ser mais seus alvos.

    Ele simplesmente não terá mais tempo de perseguir ninguém.

    Vai virar vidraça rapidinho.

    O mais legal de tudo isso é que os coxa-bolsonáricos já estão cultivando os seus corruptos de estimação, com as bênção do moro

    1. Ah que saudade
      Ah que saudade daqueles velhos tempos
      Serenatas com o Fagner
      Um amor Karnal
      Showzinho do Capital Inicial
      Cerveja gourmet com toque artesanal
      Condução coercitiva matinal
      Tudo normal
      Era astro no jornal Global
      Com direito a grampo ilegal
      E prêmio internacional
      Ah que saudade dos velhos tempos
      Continha no Instagram
      Saudade do clima frio
      Brasília me causa um vazio
      Vou voltar pra Curitiba
      Onde fica minha vida
      O Luíz Inácio Lula da Silva

  2. Wishful thinking, já até

    Wishful thinking, já até disseram que na Globo a orientação era desconstruir o mito e preservar o pavão de Curitiba.

  3. A justificativa do Bozo basta para satisfazer o $érgio Moro

    Eu tava pensando com meus botões: Já pensou se o CV, o PCC e os Amigos dos Amigos superassem suas concorrências e, juntos, desencadeassem ataques em 10 estados simultaneamente?

    Ia ser um salve geral na burguesia.

    Aliás, bastaria uma dessas facções fazer isso e o Brasil ia ficar em polvorosa.

    Vade retro, Bengue!

  4. O Outono do Patriarca ou O General em seu Labirinto?

    Seja como for, na minha opinião, pelos noticiários a imagem do atual ministro da justiça é uma estrela em decadência franca e acelerada. O desgaste é diário, seja na lei do faroeste (liberação de armas), seja pela ineficiência na luta contra as facções no Ceará etc. Intuo que o desgaste será intenso a cada dia, porque a política é muito confusa e conflituosa. Talvez fosse melhor um militar no Ministério da Justiça.

  5. $érgio Moro, seus dois pesos e suas duas medidas

    O $érgio Moro se satisfez com a justificativa do Bolsonaro relativa ao depósito efetuado pelo Motora-Laranja da Família na poupança da sua esposa. Explicações são necessárias e suficientes:

     

    “Eu acho que o presidente apresentou as explicações no que se refere ao que foi identificado ali especificamente relacionado ao eventual [sic] nome dele. E os fatos estão sendo investigados e apurados”.

    Como perguntou um comentarista das redes sociais:

    “E se o Lula tivesse admitido que recebeu o apartamento, ele seria perdoado como o Onyx?

     

    O Moro certamente diria que admissão não viria ao causo e qie explicações são necessárias mas não são suficientes. Portanto, se o Lula não provasse sua inocência, ele ia para o xilindró do mesmo jeito.

    Outro comentarista foi criticado por supostamente torcer contra o Brasil. Ele replicou:

    “Se eu torcesse contra o Brasil teria votado no bozo”.

    Um Outro disse:

    “Como é? Moro disse que foi louvável o ministro Onixy ter assumido? Lamento que esse governo ganhou votos dizendo combater a corrupção.

  6. O pequeno homem que fala fino…
    Que arda no inferno até seus últimos dias, o homem que fala fino e que, não conseguiu falar grosso até mesmo com aqueles que condenou. Muitos deles sem prova… Será muito pouco… Minha avó dizia que o castigo vem a cavalo, isso porque ela não conhecia os atuais aviões a jato. Que se cumpra o ditado!

  7. Moro em mais um lance midiático

    Hoje a notícia dos grandes jornais é que Moro vai debater  tratados de extradição com a Argentina. Obviamente Moro toma uma carona no caso Battisti. Sem mencionar é claro que a extradição de Battisti pelo Brasil está repleta de ilegalidades  e inconstitucionalidades tão grandes que a Itália resolveu não dar o palanque a Bolsonaro, com receio de que em Território Brasileiro fosse questionado legalmente.

    Mas mesmo sem ter tido o palanque midiatico que seria a passagem de Battisti por aqui, Moro tenta capitalizar criando uma pauta completamente irrelevante, afinal não me lembro se temos algum problema ou caso de extradição com a Argentina. ( Sem mencionar, é claro, a famigerada Operação Condor)

    E para dar mais um passo na manutenção da imagem , a outra notícia é que a agenda de Moro em Davos é maior do que a de Bolsonaro. E para evitar futuros respingos de lama, os jornais afirmam que o decreto de armas, não seguiu a proposta de Moro.

    Pouco a  pouco vão criando o cinturão protetor,

    1. Até o caos tem sua lógica

      Se o bozo é um mero títere e o superministro têm aspirações grandiosas, com as bênçãos do tio sam, o certo se confirmará por linhas tortas.

      Tudo o que não parece fazer sentido agora, em breve se revelará eficaz para os fins a que se destina.

  8. Um futuro filme…
    Pode ser, quem sabe, que daqui a muitos anos, surja um filme com um título longo, baseado na história atual de nosso país :
    ” As peculiaridades de um homem que, apesar de falar fino, piscar excessivamente e não encarar seus interlocutores, denotando insegurança e mentiras, conseguiram levar o país ao caos.”

    1. Fraquíssimo!

      Sérgio Moron (sic) é fraquíssimo. Um caipira iletrado (apesar do seu doutorado) e com oratória do níevl do Bolsonaro. A CIA já foi melhor na seleção de quinta-colunas…

  9. O mais gostoso é sacanear

    O mais gostoso é sacanear esse juizinho mequetrefe babaca em “ingreis” e diante das “ortoridades internacional”. 

     

  10. Coitadinho…

    Francamente, não estivéssemos num faz de conta de que tudo vai bem no Pais, o juiz de primeira instância Sergio Moro teria sido afastado da Lava Jato ha muito tempo, a maioria das delações anuladas e as acusações contra Lula não teriam sido aceitas. E quando vale tudo contra o “inimigo” – eles odeiam o PT e a esquerda – vira um vale tudo geral, onde não se ha garantias de nada.  

  11. Assumiu

    A meu ver, Moro sempre foi um político,  afeiçoado ao pensamento da Casa Grande, muito bem nomeada Elite do Atraso por Jessé de Souza. Usando a toga, conseguiu por em prática as suas concepções sem quase nenhuma oposição. Suas decisões foram sempre apoiadas pela mídia hegemônica por coincidirem com os interesses da tal Elite. De que – não é novidade  para  observadores atentos  – faz parte ao menos a maioria, se não a totalidade dos membros dos nossos tribunais. Como isenção anda em falta no sistema de justiça, explica-se a confirmação das decisões do então juiz, mesmo as inconsistentes do ponto de vista legal. A condenação de Lula é emblemática. Agora, o político assumiu a sua natureza.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador