Golpe de hoje, esperança do amanhã, por Marcio Valley

do blog do Marcio Valley

O desenho do golpe esperado ocorreu: o processo de impeachment vai prosseguir no Senado.

O partido que lidera o golpe, o PMDB forneceu um total de 59 votos favoráveis ao golpe e dois contra. O PMDB do Rio colaborou com nove votos a favor do processo e dois contra. Um massacre.

O “líder do governo”, Leonardo Picciani encenou, de modo pouco convincente, o papel de homem fiel ao governo do qual é líder, votando contra o impeachment, logo após ter orientado seus liderados a votar a favor.

No dia 08 de dezembro de 2015, em texto publicado no blog, esse resultado foi previsto, inclusive em relação ao desembarque maciço do PMDB.

O texto não foi bem aceito, muito provavelmente, e de modo compreensível, porque não era o momento para pessimismos, ainda que fundados em realidade patente e cristalina (talvez ainda não seja). Eis o link: http://marciovalley.blogspot.com.br/2015/12/o-impeachment-passara-dilma-perdera.html e o trecho que previa o comportamento do PMDB no golpe:

“(PSDB e PMDB) Estarão juntos, sem dúvida alguma, no impeachment da Dilma.

É ingenuidade supor que parte do PMDB se manterá fiel à Dilma. Se ocorrer, será com pequena porção de seus integrantes. A maior parte dos peemedebistas votará pela abertura do processo e, depois, pela cassação, pois é da natureza do escorpião picar quem o está salvando.

O PMDB historicamente se aproveita dessas oportunidades. Foi assim com Sarney, foi assim com Itamar e será assim com Temer. É um partido ciente de que não conseguirá a presidência diretamente, em eleições. Assim, não pode se dar ao luxo de perder oportunidades nas quais consiga concorrer à vice-presidência e, conseguindo-a, de trabalhar para defenestrar o presidente eleito e se apropriar do poder. Não será dessa vez que deixará a oportunidade passar.

Engana-se quem pensa que o PMDB do Rio fechará com Dilma. No máximo, manterá as aparências, o discurso falso de apoio, mas, a dimensão da chance real presente já foi avaliada. Trabalharão por Temer. Os peemedebistas cariocas possuem a mesma, talvez pior, natureza escorpiônica inerente ao partido. O Rio de Janeiro é dominado pelo PMDB, com figuras como Picciani, Paulo Melo, Sérgio Cabral, Moreira Franco e outros do mesmo naipe. É preciso ser insano politicamente para dar um voto de confiança ao PMDB do Rio.”

Tal predição em nada se altera agora que a questão passa para o Senado: o impeachment passará e Dilma cairá. Por bem-vinda que seja a declaração de Lewandowski, de que a tipificação do crime de responsabilidade poderia ser reanalisada pelo STF, a composição pusilânime do tribunal superior não irá contrariar o julgamento no mérito quanto à configuração do inexistente crime de responsabilidade.

Do PSDB, com cem porcento de votos a favor do processo, e do PMDB, com noventa porcento, não se poderia esperar atuação outra que não fosse à do escorpião que pica e envenena o povo que os elegeu: é sua natureza pervertida inelutável e esse é o vexaminoso papel que lhes cabe na história, como herdeiros da trajetória golpista da extinta UDN.

Fica, todavia, o travo amargo pela conduta desonrosa que se propôs desempenhar o PSB, partido que se pretende socialista e que, todavia, se filiou ao golpismo mais abjeto, votando a favor do impedimento de Dilma sob o pálio do combate à corrupção e assim conduzindo Temer e Cunha ao poder, políticos que são, como todos sabemos, os mais puros e honestos desse país.

Destaca-se, ainda que em atuação bastante superior à do PSB, o lamentável desempenho de parcela considerável do PDT, com um terço de seus deputados votando pela continuidade da farsa.

Essa batalha, a do impedimento, está perdida. E, repetindo as conclusões do texto escrito em dezembro, não haverá guerra civil em defesa do PT. Ocorrerão fortes manifestações no calor da vitória golpista, que irão entretanto amainar pouco a pouco e em pouco tempo. Em dois ou três meses Temer se sentirá confortável até para viajar e deixar o Cunha na interinidade presidencial. Será um belo espetáculo de hipocrisia que, claro, passará em branco pelos jornalões.

E ante o massacre praticado há treze ininterruptos anos pela mídia, será muito difícil que o PT vença a eleição presidencial de 2018. Considero uma façanha se Lula conseguir se candidatar sem antes ser condenado por alguma coisa, qualquer coisa. Talvez nem devesse vir candidato a presidente.

Seja isso pessimismo ou realismo, é o que se pode esperar do lamentável momento histórico que atravessa nossa política.

Porém, o que pode, em análise precipitada, ser entendido como revés, pode vir a se revelar como enorme oportunidade para a recuperação de nossas esquerdas.

A falsa esquerda, como PSB, PPS e PV perderam os escrúpulos e, com eles, foi-se completamente qualquer pífia credibilidade que ainda resguardassem. Irão disputar com o PSDB, PMDB, DEM e quetais os eleitores de direita ou de inclinação fascista.

A esquerda ideológica, como PSol e PC do B, sai fortalecida, ainda mais admirada pelos antigos simpatizantes e recebendo novas adesões. É muito provável que aumentem suas bancadas.

O PT eventualmente poderá vir a perder a presidência, ganha, porém, a possibilidade de ser livrar dos filiados oportunistas e de obter maior densidade no esmaecido viés ideológico dos tempos idos. Também poderá ampliar sua base parlamentar.

E, assim, isso é o mais importante, as esquerdas autênticas, em seu conjunto, possivelmente com o PT na liderança, poderão trabalhar as campanhas e alcançar uma dimensão inédita no parlamento.

O parlamento é o ambiente democrático por excelência e foi deixado de lado como elemento de ambição política pelo PT, seduzido pelo enganoso canto de sereia do executivo federal. O resultado dessa inapetência pelo legislativo ficou evidente no julgamento de hoje: o Congresso encontra-se dominado por bancadas de interesse, como os religiosos, principalmente protestantes pentecostais que a todo momento invocavam histericamente o nome de Deus para votar contra o povo, pelos patrimonialistas oligárquicos com o peso dos sobrenomes, como Maias, Piccianis e Cabrais, e pelas bancadas corporativas.

Segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), em contagem otimista, as eleições parlamentares anteriores conduziram à Câmara dos Deputados 30 deputados representantes de empresas de segurança, 52 votando em nome de igrejas evangélicas e outros 190 da área corporativa.

Vale reproduzir trecho do texto “Eleição de 2018: atenção ao legislativo”, escrito em outubro de 2015:

“As eleições passadas para o legislativo, em 2014, produziram o congresso certamente mais obscurantista das últimas décadas e possivelmente o pior da história do Brasil. Congresso que se apresenta com uma tessitura política engendrada a partir de um conservadorismo que se poderia considerar honesto, mas é manchado ao se aliar, por mero oportunismo político, à pior espécie do conservadorismo fundamentalista religioso e à fatia mais abjeta do patriamonialismo político.

Tem-se, pois, nada mais, nada menos, do que 272 deputados federais inclinados ao conservadorismo, ao obscurantismo e à redução dos direitos e liberdades individuais. Como são 513 deputados federais que formam a Câmara dos Deputados, isso significa que 53% de sua composição é hoje formada por políticos que atuam na contramão dos avanços civilizatórios.

O horror, o horror!

Um congresso dessa qualidade precisa ser urgentemente defenestrado e renovado.Impõe-se ampliar o número de parlamentares com ideias arejadas sobre a questão social, não somente em relação à mitigação da desigualdade de renda e riqueza, importante por óbvio, mas também quanto a questões sensíveis envolvendo direitos das minorias, como os preconceitos em geral e notadamente o racial, direitos homoafetivos, a questão do aborto e outros. São assuntos que, com essa composição congressual, somente serão colocados em pauta com o objetivo de cassar conquistas, jamais para avançar.

Com um congresso abjeto, como o atual, de pouco ou nada adianta conquistar a presidência. Fica-se amarrado à lógica fisiologista de produzir governabilidade a qualquer custo, com a única alternativa de lutar contra a sanha oposicionista e sucumbir, pois, sem maioria no Congresso e sem o apoio da imprensa, não há chance de vitória.”

(http://marciovalley.blogspot.com.br/2015/10/eleicao-de-2018-atencao-ao-legislativo.html)

Está faltando conferir peso e força à bancada do povo no Congresso, papel histórico das esquerdas.

Lula, se candidato a deputado federal, seria facilmente eleito e levaria pelo menos mais uma meia dúzia com ele para o Congresso, fortificando a bancada.

Além dessa possibilidade de ganho de qualidade no legislativo, é muito possível que a ausência da esquerda no poder executivo federal seja breve. Os governos petistas apontaram um caminho de dignidade para a população, caminho esse que não possui mais retorno. Será muito difícil para partidos de inclinação liberal atender às necessidades de um povo cada vez mais exigente em relação às suas demandas coletivas e individuais.

As ocorrências políticas desse momento, portanto, não devem ser interpretadas como um derrota da esquerda, mas como um freio de arrumação do sistema.

O povo estará atento. Aparentemente, o escorpião picou-se a si próprio e nem percebeu.

no blog: http://marciovalley.blogspot.com.br/2016/04/golpe-de-hoje-esperanca-do-amanha_18.html

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perfeito, Márcio. Eu não

    Perfeito, Márcio. Eu não desejo Lula presidente em 2018; quero mais é que ele possa viver sossegado. Preservar Lula é a melhor estratégia no momento.

    Mas ainda acrescento alguns elementos para pensar. O golpe foi formado pelo PSDB, mas quem vai governar é o PMDB. Veja bem, o PMDB vai comandar dois poderes!!!!! O PSDB saiu perdendo, mas só vai notar isso mais tarde. Logo, logo, Temer e seus comparsas controlarão o terceiro poder também e enqiuadrarão o MP. O PMDB volta ao poder com força total e muita coisa ruim sairá disso, especialmente as pautas reaças. O PSDB volta a se resumir ao que é: um partido de São Paulo. 

    A esquerda precisará recuar e preparar melhor as estratégias; pensávamos que estávamos num jogo democrático real. Como vimos, não estamos; as guerrilhas ainda são necessárias. É melhor recuar agora para aprender a suplantar algumas jogadas dos adversários.

    1. O PSDB não saiu perdendo

      A divisão do poder vai ser a seguinte: a parte de gestão e infraestrutura ficará com o PMDB. São os grandes cofres, aquilo que o PMDB gosta, ministérios com muita verba pra gastar, como Saúde, Previdência, Cidades, Transportes, Educação, Trabalho e Emprego. Talvez deem um ou dois desses aos aliados, pra não ter chiadeira, mas o grosso mesmo vai ser do PMDB.

      Já o PSDB vai ficar com a economia, Fazenda e Planejamento, de onde pode tocar o horror pra agradar amigos, como bancos e multinacionais, e liderar processos de privatização (Pré-Sal/Petrobrás, Correios, CBTU, etc…).

      E em 2018, cada um apresenta seu candidato ao eleitorado pra disputar voto. Simples assim. No acordo dos golpistas não tem perde/ganha, só ganha/ganha…

  2. O problema é que esses caros

    O problema é que esses caros destruindo a CLT, a esquerda jamais terá 2/3 do parlamento para reconstruir tudo o que a direita destruir nesses dois anos e 8 meses…

  3. E a AGU?
     
    A AGU não vai

    E a AGU?

     

    A AGU não vai acionar o STF para ver se pronunciar se existe crime sendo julgado no impeachement?

    E já sei qual vai ser a resposta do STF. 

    Mas obrigando o STF a se pronunciar poderíamos conhecer a dimensão total dos golpistas, incluindo entre eles a Suprema Corte.

    Ai a foto estaria completa: 

    PGR, MPF, PF, justiça federal, PMDB, PSDB e os sabujos de sempre (PP, PSD, PR, PSB …), midia em geral e coroando o GOLPE com ares de legalidade o STF.

  4. Não vale a pena
     
    No começo

    Não vale a pena

     

    No começo desta palhaçada montei uma planilha com as bancadas de cada partido, indicando as totalmente contra Dilma e as totalmente a favor.

    Ficou cristalino que a Dilma, tirando as 100% contra, estava nas mãos de gente que integrava PP (o mais citado na vaza-a-jato), PSD (de um pulha do naipe do KASSAB), PR (nem sei o que vem a ser isto) e do baixo clero (que nem merece comentários). 

    Queria muito que a Dilma e o país se livrasse deste golpe. Mas constatando de quem dependiamos foi melhor, apesar da catastrofe que se avizinha.

    Teremos anos pela frente de perdas de conquistas. Mas talvez os valores da esquerda possam ser realinhados e poderemos voltar com força para reiniciar e completar o trabalho desta vez, sem cometer os erros que cometemos:

    1 – poupamos a midia de uma reorganização que a tornasse responsável e democrática;

    2 – fizemos alianças espúrias com pessoas e partidos da pior espécie;

    3 – abandonamos, realmente, a parte legislativa e tivemos que ceder cada vez mais;

    4 – não avançamos com mais força contra os oligopólios e a elite;

    5 – não bancamos para valer uma reforma política e tributária;

    6 – fomos republicanos demais, sem se dar conta a quem estavamos entregando este poder republicano;

    7 – não fizemos uma devassa nos anos de FHC e suas privatarias criminosas;

    8 – não fomos mais efetivos com os movimentos sociais que nos alicerçavam;

    As vezes os tropeços é que nos levam para a frente.

     

     

  5. Quem vai estar como
    Quem vai estar como Presidente é Temer, PMDB. Mas quem governará de fato é o PSDB. Temer será mero boneco pra dar ares de legalidade. Afinal ele era o vice! Não terá independência pra governabilidade. Aliás o plano de governo é feito sob medida pro PSDB!

  6. Quem vai estar como
    Quem vai estar como Presidente é Temer, PMDB. Mas quem governará de fato é o PSDB. Temer será mero boneco pra dar ares de legalidade. Afinal ele era o vice! Não terá independência pra governabilidade. Aliás o plano de governo é feito sob medida pro PSDB!

  7. A CEGUEIRA SEGUE

    A coisa mais importante, a meu ver, dita no excelente artigo do Márcio é um fato incontestável, que venho escrevendo em diversos blogs há muito tempo: sem apoio da imprensa, nada feito!

    Aquela tragédia anunciada finalizada ontem só teve o desfecho que teve pelo apoio da mídia gorda, Globo a frente. Falem o que quiserem: que já não tem tanto poder assim, que estão penando economicamente, que perdem leitores/telespectadores a cada dia, etc. etc. etc. Tudo bobagem: a Globo ainda manda, E MUITO! Não foi Cunha nem Temer os vencedores de ontem, foi a Globo sim senhor! Na verdadeira guerra aberta contra Lula e Dilma, a Globo ganhou.

    Ficasse a Globo neutra e a Presidenta teria escapado. A favor dela então, seria covardia. Como dito por alguém que não me recordo quem, “não existe deputado neste país que não tema a Globo, que não faça de tudo por 15 segundos no JN”.

    E ouso: por uma capa da Veja também. Enganam-se redondamente aqueles que não encaram a realidade.

    Repito: não fosse a Globo e a coisa teria acabado ontem. Foi apenas o primeiro turno do golpe, o segundo é no senado.

    Concordo com o Márcio: Dilma está fora. Não sejam ingênuos: o senado não agirá diferente da câmara.

     

  8. Certo, a unica coisa que

    Certo, a unica coisa que discordo é que o Temer sentará tranquilo em sua cadeira presidencial. Ele não tem condições de governar o país nesse atual cenário polarizado. Só com muita repressão, o que gerará ainda mais radicalismo

    1. Concordo. A instabilidade vai

      Concordo. A instabilidade vai ser terrivel porque vãoimpor o desmanche absoluto do trabalhismo. Irão mais uma vez, instalar o neoliberalismo com sucatamento de todas as estatais. Neste cenário, não há paz. Se não houve no tempo de FHC, imagine agora. Este “detalhe” falho desta análise, inviabilizou toda a qualidade, que poderia ter sido boa,  

  9. Esqueceu do sucatamento do trabalho.

     A instabilidade com Temer / Cunha vai ser terrivel porque vão impor o desmanche absoluto do trabalhismo. Irão mais uma vez, instalar o neoliberalismo com sucatamento de todas as estatais.

    Neste cenário, não há paz. Se não houve no tempo de FHC, imagine agora. Este “detalhe” falho desta análise, inviabilizou toda a qualidade, que poderia ter sido boa,  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador