Haddad deveria “presidir e renovar o PT”, mas partido define papel de “articulador”

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Mônica Bergamo informou na coluna da Folha desta terça (30) que o PT pretende dar a Fernando Haddad, depois das eleições, a presidência da Fundação Perseu Abramo, para que ele continue “estabelecendo diálogo com legendas internacionais de esquerda e também viajando pelo Brasil.” Ao que tudo indica, a pretensão do PT é deixar Haddad livre de cargos burocráticos, mas com condições de liderar a oposição ao futuro governo Bolsonaro.

A publicação despertou críticas por parte do cientista político Aldo Fornazieri, que entende que este papel colocaria Haddad numa posição “subalterna”, quando o petista conseguiu tirar das urnas 45 milhões de votos e, dessa forma, fez por merecer um papel de destaque e com condições de “renovar” o PT.

Na visão de Fornazieri, que também é colunista do GGN, “o único cargo compatível a essa votação e com essa projeção é a presidência do PT. Espera-se que o PT tenha a sensibilidade para entender essa realidade. O PT precisa passar por uma renovação necessária.”

Presidir a Fundação Perseu Abramo, na visão do analista, “se trata de uma piada, de conversa para boi dormir. Haddad seria um subalterno de um subalterno, algo incompatível com a votação que ele teve e com a projeção nacional que ele teve.”

“Se não derem a presidência do PT, Haddad precisa ver outro lugar para fazer política e ser o líder de fato. Na situação de Haddad, aplica-se a regra de Júlio César: é preferível ser o primeiro nas Gálias do que ser o segundo em Roma. (Claro, depois Júlio César atravessou o Rubicão com suas legiões e tomou Roma)”, publicou no Facebook.

A POSIÇÃO DO PT SOBRE HADDAD

Nesta terça (30), durante uma coletiva de imprensa para fazer um balanço das eleições do ponto de vista do PT, a presidente nacional Gleisi Hoffmann disse que Haddad “no nosso entender, tem papel relevante [depois do pleito], tem papel maior que o PT, porque ele sai depositário da esperança do povo na luta pela democracia.”

A senadora, eleita deputada federal pelo Paraná, não deixou claro qual será o cargo a ser assumido por Haddad daqui em diante, mas informou que a ideia é que ele seja um “articulador” de uma frente ampla de resistência ao governo Bolsonaro. 

Haddad estaria liberado de um posto burocrático, mas seria ungido o “líder da oposição” a Bolsonaro pelo PT, informou a Folha de S. Paulo em reportagem sobre reunião entre os membros da direção da legenda, na manhã de hoje.

“O PT dará todas as condições para que Haddad seja o articulador com outras lideranças e partidos para consolidar a frente de resistência”, resumiu Gleisi.

Assista:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Haddad sempre foi um peão

    Haddad sempre foi um peão nesse jogo de xadrez, algo completamente descartável. Não foi á toa que seu nome foi colocado ao fim do prazo, pois o mais importante era cobrí-lo com a máscara de Lula do que apresentar alguém com credenciais próprias. Creio que, como Dilma, caminhará para o ostracismo.

  2. É visível que haddad não tem

    É visível que haddad não tem o perfil do guerreiro e o que oposição precisa agora é de um William Wallace cearense.

    1. Haddad
      Haddad só pode se tornar viavel se conseguir superar o famigerado antipetismo.E ISTO SÓ SE CONSEGUE SE O PT VOLTAR AOS NUCLEOS DE BASE E REVER SUAS PRATICAS ELEITOREIRAS.

  3. Precisamos de Haddad

    Precisamos de Haddad conversando com os mais distantes pontos do nosso país. Ouvindo todas as pessoas, conversando com instituições, com todas as forças democráticas para que a luta por um Brasil feliz avance.

     

  4. Haddad
    Haddad só vai se viabilizar como lider da oposiçao se conseguir tirar a grife petista que derrubou muita gente boa destas eleiçoes.O PT TEM QUE VOLTAR PRA BASE E ORGANIZAR A CLASSE TRABALHORA E DEIXAR DE SER UM PARTIDO ELEITOREIRO.

  5. Patrimônio de 45G votos

    Essa votação não é, nem nunca foi, do HaHaHaddad. Esse Fornazieri é mais um que quer implodir a esquerda? Estaria laborando junto com o PT Jurídico?

  6. Haddad: reflita sobre seu futuro

    Pelo discurso da Gleise, entendi que Haddad vai continuar sem PODER dentro do PT. Por que ele não estava presente nesta coletiva ?

    Pelo bom relacionamento que Haddad tem, querem usá-lo como um articulador com outros partidos, obedecendo o que a burocracia decidir.

     

     

  7. PAPEL DE FERNANDO HADDAD

    Boa note a todos e todas

    É inacreditável essa direção do PT.

    O Prof. Aldo vem escrevendo há meses sobre a burocratização do partido e sobre o comodismo da direção que, é bom sempre lembrar, foi indicada por Lula.

    Pessoas acomodadas em seus cargos, esbravejando para defender os ditadores da Nicarágua e da Venuzuela que insultam a esquerda quando pronunciam a palavra socialismo, que fogem do povo, que nem lembram mais o que é a perifeira brava de nossas cidades.

    Haddad carregou essa mala sem alça e se mostrou um gigante. Nomeá-lo “articulador” é uma piada de mau gosto. 

    Enquanto essa gente estiver comandando o partido,  só é possível esperar o pior.

    Nos países europeus, um candidato que realizou a proeza de Haddad, deveria ser nomeado imediatamente presidente do partido. Seria muito bom o PT lembrar de que existe algo chamado democracia e consultar os seus eleitores.

    Um abraço e vamos à luta.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador