Juscelino na Avenida Vieira Souto e Lula no Guarujá, por Elio Gaspari

Jornal GGN  – Na Folha de S. Paulo, Elio Gaspari relembra o caso do apartamento de Juscelino Kubitschek na Avenida Vieira Souto, no Rio de Janeiro. “Quem passava pela Vieira Souto e via “o apartamento do Juscelino” decidia que JK era corrupto”, diz, comparado com o caso do triplex no Guarujá que seria do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, dizendo que o imóvel está sendo tratado de forma semelhante ao apartamento de Juscelino. Leia mais abaixo:

Enviado por Gilberto Cruvinel

Da Folha

JK na Vieira Souto e Lula em Guarujá

por Elio Gaspari

Dias depois da morte de Juscelino Kubitschek o presidente Ernesto Geisel recebeu uma carta de um coronel zangado. Ele dizia:

“Estamos assistindo a ‘choradeira’ nacional pela morte de JK, muito bem urdida e explorada pelos comunas e seus eternos aliados irresponsáveis. (…) O que é mais triste, prezado amigo, e disto discordo, é ver-se o governo decretar luto oficial por três dias.”

JK tivera um funeral apoteótico e Geisel contrariara a opinião do seu ministro do Exército, decretando o luto. O presidente tinha horror a Juscelino e anos antes participara da decisão que cassou seu mandato de senador, banindo-o da vida pública por dez anos. Geisel anotou na carta do coronel:

“O lamentável é que as provas não eram provas de qualquer valor jurídico. Na realidade, eram indícios, embora todos soubéssemos da ladroeira consumada. Eu penso que não houve, nem haveria condenação.”

O símbolo da “ladroeira” era um apartamento no edifício Ciamar (Avenida Vieira Souto, 206, o mesmo onde viveria Caetano Veloso).

Como chefe do Gabinete Militar da Presidência e secretário-geral do Conselho de Segurança Nacional, Geisel acompanhara o inquérito que investigou o caso do apartamento. As acusações eram duras. Sem concorrência, JK entregara a construção de uma ponte unindo o Brasil ao Paraguai a um consórcio de empreiteiras (Sotege-Rabello). Os empreiteiros seriam responsáveis pela construção do edifício Ciamar e também por benfeitorias feitas num terreno que o governo paraguaio doara a Juscelino na região de Foz do Iguaçu.

Quem passava pela Vieira Souto e via “o apartamento do Juscelino” decidia que JK era corrupto e seu governo, uma “ladroeira consumada”. Afinal, fora substituído por um político que fez da vassoura o símbolo de sua campanha. O ex-presidente foi proscrito por uma ditadura que tinha como objetivo afastá-lo da sucessão presidencial de 1965. A corrupção era um pretexto.

O eixo empreiteira-apartamento-presidente ressurgiu com as conexões em que se meteu Lula. O tríplex do edifício de Guarujá reencarna o da Vieira Souto e Nosso Guia, como JK, pode ser candidato à Presidência. Para quem não gosta dele, como para quem não gostava de Juscelino, não há o que discutir: é a “ladroeira consumada”. Felizmente, a ditadura se foi e restabeleceu-se o Estado de Direito. Nele, acusação não é prova e a condenação depende do respeito ao devido processo legal.

O tríplex de Guarujá está sendo tratado de forma semelhante ao apartamento de JK. Um promotor de São Paulo acredita que já juntou provas para comprovar a malfeitoria de Lula. O núcleo de investigadores da Lava Jato, menos espetaculoso, vem buscando a conexão da maracutaia a partir dalavanderia de dinheiro de uma offshore panamenha. Tomara que feche o círculo.

Metamorfose ambulante, Lula diz que não é dono do tríplex e que desistiu dele em novembro passado. Também não tem nada a ver com o sítio de Atibaia. Acredita quem quiser. Certezas, cada um pode ter as suas; sentenças, só a Justiça produz. O papel do Ministério Público e do Judiciário é o de trabalhar em cima de provas, porque se essa porteira for aberta, não se derretem apenas os direitos de pessoas metidas em “ladroeiras consumadas”, derretem-se os direitos de todos.

O edifício Ciamar foi rebatizado e hoje se chama JK. 

Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E Gaspari também usa a fantasia de pavão?

    Gaspari não tem jeito: enquanto sacraliza JK, põe suspeição sobre suspeição em cima de Lula, e diz que o pessoal da Lava Jato é “menos espetaculoso”, ora ora… Todo vez que eu me lembro dessa turma de falsos redentores me vêm à cabeça a imagem dos próprios milico de 64 devidamente paramentos com fantasias de pavão…

  2. Elite sempreesmaga líderes que veio das classes populares

    Pelé, Lula, Neymar todos a seu tempio e en circunstâncias diferentes são combatidos quando ousam entrar nos corações do povão.

    Pelé preferiu se enquadrar quando foi trucidado pela esquerda burra e pela direita esperta esperta quando dedicou o 100 gol as crianças pobres do Brasil.

    Lula é um grande perigo de continuar no comando do  oPoder Central e ter vencido todas as quatro últimas eleições

    Neymar é um exemplo pra nova garotada pobre que , sim , poidemos alcançar status , a Elite quer baixar a crista dele logo pois é carismático e não nega as 0origens e domina bem os recursos financeiros sem entregar o ouro pros “bandidos”( como muitos artistas populares famosos que se deixaram os espertos da elite devorar todos os seus recursos.

    A Elite semore quer estar no comando de tudo é por isso que se chama elite dominate.

    O ódio e a raiva é porque há no ar uma mudança de paradigma que nunca se viu nos 500 anos do Brasil.

  3. “A Oposição, Quem Diria, Acabou no Guarujá”

    O “Dos Chapéus”, observando o tamanho do naufrágio que poderão significar à oposição, em 2018, o “Queen Marise” e o “Triplex do Guarujá”, tenta vender gato por lebre ou seja, isenção firmando a interrogação. 

    Pena (para ele) que o “Queen Marise”, já lançado, singra o mar da campanha de 2018 como a grande prova obtida contra o “milionário” Lula, após 40 anos de investigações, e o “Triplex do Guarujá”, o que parecia ser, mas documentadamente, sem chances de sê-lo, será sim a confirmação definiva do acerto no atestado de óbito do inimigo, emitido pelo Instituto Lula: 

    “A Oposição, Quem Diria, Acabou no Guarujá. 

  4. A corrupção é inerente ao nacional-estatismo

    O nacional-estatismo coloca o Estado como o motor da economia, e torna dezenas de empresas dependentes de contratos com o Estado para sobreviver. É óbvio que essas empresas farão tudo o que for possível para obter esses contratos.

    Em todos os momentos da nossa História em que o nacional-estatismo tomou fôlego, a corrupção explodiu. Foi assim nos tempos de Vargas, nos tempos de JK, nos tempos de Lula e certamente ocorreu também durante o “milagre” dos militares, mas naquele tempo havia censura e ninguém ficou sabendo de muita coisa. Essa explosão da corrupção, como eu coloquei acima, é própria do modus operandi do nacional-estatismo, e não do grau de desonestidade do presidente fulano ou do presidente sicrano.

    O resultado final dessa pajelança é sempre o mesmo: a formação de um cartéu de empresários amigos-do-rei em torno do Estado, e em contrapartida, um séquito de políticos amigos-do-dinheiro em torno dos empresários, uma mão lavando a outra, ou melhor dizendo, uma mão molhando a outra. A atividade econômica é monopolizada por este círculo, e todos os demais, políticos ou empresários que estão de fora, são marginalizados. Desta forma tanto o socialismo quanto o capitalismo são bastardizados, pois não existe socialismo onde só se visa o enriquecimento pessoal, e não existe capitalismo onde não há livre concorrência. Assim, ao invés de discutir quem rouba mais, o mais sensato é concluir que um sistema que faz explodir a corrupçã não pode ser bom para o país, ou se for, não é sustentável por muito tempo.

  5. O que esta acontendo hoje

    E quando o processo legal é substituido por delações? Eu, acusado e ja condenado pelo juiz, o mesmo que instrui o processo, so tenho uma chance de escapar de uma pena de prisão de  mais de… 40, 60, 80 anos (na cabeça da força tarefa, esses crimes são mais hediondos que os previstos como hediondos pelo codigo civil), faço o quê, ja que não tenho muito carater mesmo e tenho mais a perder se não inventar? Delato todo mundo sobre quem o juiz fizer pergunta. Digo que repassei dinheiro a todo o PT e que Lula e Dilma sabiam.

  6. Não querem apenas enfraquecer

    Não querem apenas enfraquecer Lula pra 2018. A oposição quer prendê-lo com a globo filmando a ida de Lula pro presídio. Mas o que essa oposição louca e burra não percebe é que se chegar nesse ponto, provavelmente vai obter o contrário= Lula sendo preso fará despertar nos milhões de brasileiros –  que reconhecem que foi sob o governo dele que não só ele melhorou como viu, pela primeira vez, a possbilidade de um futuro muito melhor pros seus filhos –  a certeza de que nesse país os que vêm de baixo sempre vão se dar mal- enquanto gente como Collor ( fdp ) nunca passou perto de uma delegacia. Lembrará que a elite desse país sonha em transformar isso daqui numa sociedade de castas como a indiana. E aí Lula voltará a recompor a força que teve ao sair da presidência. 

  7. Em 1o lugar, o apartamento

    Em 1o lugar, o apartamento não é do Lula.

    Em 2o lugar, o Lula já devolveu.

    Em 3o lugar, o apartamento era baratinho.

    Em 4o lugar, ele nem sabia que estava sendo reformado.

    Em 5o lugar, a mulher do Lula não gostou da reforma.

    Em 6o lugar, ele nem sabe quem foi que reformou.

    Em 7o lugar, o Guarujá está tão cheio que nem dá para caminhar na praia.

    Não sei porque estão fazendo tanto escarcéu.

  8. Elio Gaspari quem não te conhece que te compre

    Mais um golpe de cinismo, agrada os donos do Jornal, e ainda dá a pinta de ser uma pessoa isenta.  Gaspari não pode ser tão estupido que não reconheça uma campanha difamatória. Por isto ele reconhece que é uma campanha difamatória, porém, nas linhas e nas entrelinhas  do jornal, que encabeça esta campanha, ele a  reforça estimulando  suspeições. Implicitamente  usa aquela velha frase do malandro: malandro que é malandro suspeita, o resto é ingenuidade de otário.  Em resumo o artigo é pura malandragem.

     

  9. o dos chapéus aí colunista da

    o dos chapéus aí colunista da foia não engana ninguém…

    dá a impressão de defnder lula mas torce para

    que consigam provas contra ele….

    mais um exemplo de cinismo que pode alinhar-sse a outros

    noutro post de hoje sobre o assunto…

  10. ESTADO DE DIREITO

    Não acredito que estejamos vivendo o tão falado “estado de direito”.  Já faz um tempinho que estamos recebendo provas disso.  O julgamento do famoso  “mensalão”  nos demonstrou que pessoas “podem ser condenas sem prova porque a literatura permite”.  Pasmem, ainda, “o acusado tem que provar sua inocência”  … não cabe ao Judiciário provar a culpa de ninguém.  Essas pérolas foram proferidas por Ministros do STF no vergonhoso julgamento .    Agora as atidudes do Juiz Moro e da PF, na operação Lava Jato, estão demonstrando que vivemos uma verdadeira “ditadura do Judiciário-Mídia”.  Não estamos vivendo no “estado de direito” .  Meu espanto é perceber que qualquer juiz ou promotor pode, em conluio com a grande mídia botar fogo no País e nada acontece. Não há lei que coiba abusos de um Juiz ou Promotor ?  São semi-deuses ?  Parece que podem mais que o Presidente da República e nem foram eleitos para isso….  Vai ser doloroso quando acordarmos e percebermos o tamanho da DITADURA em que estamos mergulhados. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador