Lava Jato, uma tragédia tanto para esquerda quanto para direita

Por Flávio Mendonça

Comentário ao post “O impeachment de Oscar Vilhena e o assassinato da lógica

Sei que meu comentário está um pouco fora de tópico, mas resolvi colocar um resumo de um texto que escrevi acerca do que acontece atualmente e, principalmente, do futuro, que acredito que será melhor justamente pelo o que o STF decidiu acerca da doação de campanha: “O que se pode esperar do futuro:

Até aqui, tudo se parece uma tragédia tanto para esquerda, quanto para direita brasileira.

Para a direita porque para ela tudo de podre vem da esquerda e esta ainda se mantém, e para esquerda porque o que há de bom na própria esquerda não consegue se emancipar, seja quadros políticos, seja ideias.

A operação Lava Jato, cópia da operação mãos limpas italiana, é para a direita a prova de que é a esquerda a culpada de tudo, a mesma operação é para a esquerda a prova de que ainda a justiça é seletiva, parcial e anda de mãos dadas com a plutocracia como sempre pensaram.

A direita se pergunta: Como não derrubaram a Dilma ainda?

A esquerda questiona: Por que o dinheiro das mesmas empresas, do mesmo caixa, para o PT é propina e para o PSDB é doação de campanha?

Pelas duas questões acima não é difícil de imaginar como é conduzida e pensada a operação. Para a história, com certeza ela não ficará como é posta nas opiniões dos colunistas da grande mídia, o altar da história costuma expor suas esculturas sem cortina de fumaça.

Contudo, o que parece ser só tempestade, diante do quadro econômico, político e jurídico, nasce um espaço para o sol e o vento calmo.

E essa luz e calmaria surgem exatamente dessa tempestade.

E a mão que paralisa a tempestade é a mão do bom senso, do anti anacronismo, é a mão que, ainda que sem se dar conta, captura o espírito do tempo.

É a mão sem luva, que ao apalpar, sente o relevo da justiça de fato sobre uma taboa rasa de discussão, de insanidade e despudor para com a democracia.

É a mão que assina o papel e emancipa de vez o povo, o voto de cada um, ante a força da enxurrada de dinheiro de empresas que arrasta políticos e políticas, que destroem as frágeis barreiras dos indivíduos subvertendo-os às corporações.   

Essa mão não pertence a um mágico que com um truque tira um coelho da cartola.

Essa mão não pertence a um corpo de um ator que faz teatro e espera o aplauso efusivo do seu público.

E só sendo justa como foi na feliz decisão do STF, é que ela ficará para história e não escondida no bolso das calças daqueles que só a tiram para contar os vinténs ou acenar para o público. 

Essa mão do presente nos coloca no colo de um futuro um pouco mais justo, de uma democracia menos falha, de uma república mais igual, e, principalmente, ajuda a levantar aquele que estava de joelhos sempre dizendo amém ao capital, o povo.

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a compra do voto?

    Parte da dinheirama que vai das empresas para os políticos serve para  comprar votos.

    E há inúmeras maneiras de comprar votos, às vezes não apenas um voto, mas os de toda uma família.

    Camuflam a “compra” oferecendo trabalhos da campanha, como distribuir santinhos, acompanhar comícios, fazer boca de urna.

  2. Lava Jato, uma tragédia tanto para esquerda quanto para direita

    E PODERIA SER ACRESCENTADO A ISSO , QUE A MAIOR TRAGÉDIA MESMO ESTÁ SENDO PARA A JUSTIÇA , QUE ESTÁ SENDO DESMASCARADAS , MOSTRANDO A PARCIALIDADE DOS JUÍSES , O PARTIDARISMO  E ACABANDO COM O RESTO  DE CREDIBILIDADE QUE ESSA INSTITUÍÇÃO AINDA TINHA , ESTÁ MOSTRANDO QUE OS POLITICOS PERTO DOS JUÍSES E PROMOTORES SÃO HONESTO , E O QUE NÃO PRESTA MESMO SÃO O SISTEMA JUDICIÁRIO DO BRASIL ,SE ACABAREM COM A CORRUPÇÃO DA MÍDIA E DA JUSTIÇA , A CORRUPÇÃO ACABA.

  3. GGN-NASSIF vira blog

    GGN-NASSIF vira blog político-teológico:

    O Evangelho Segundo Seu Nassif  & Acólitos

    quanta pregação e interpretação mística das escrituras.

  4. Essa conversa de que é ruim

    Essa conversa de que é ruim para esquerda e ruim para direita, de que não se pode querer para a direita as coisas erradas e covardes que têm sido perpetradas contra o PT e aliados é uma conversa mais de retórica, querer aparentar uma certa neutralidade de que esta “republicanamente” acima de esquerda e direita, mas o fato é que o ferro da lava jato, garantido pela mídia e pela justiça partidarizada, só entra mesmo nos petistas. Enquanto se faz esse discurso politicamente correto de que todo mundo está tendo prejuízo, só o povo do PT, cunhadas, esposas, irmãos e aliados é que estão presos nas masmorras do Moro e execrados pela mídia.

    E aí.

    1. Alexander, você está muito pessimista.

      O texto deixa claro o prejuízo da lava jato e sua parcialidade, etc. Mas mostra que a direita, principalmente esta que está aí todo dia na mídia, também se prejudicou, porque da própria lava jato é que o STF se obrigou a votar contra o financiamento de campanha por pessoa jurídica. Imagine se acontecesse há 10 anos atrás? Dificilmente teriamos um Cunha como presidente da Câmara, e se tivessimos, ele teria muito menos poder para chantegear, afinal, ele não teria tanto dinheiro vindo das empresas que o apoiaram na campanha para distribuir entre os deputados, como muitos dizem, e incendiar a república como vem fazendo. Aliás, aqueles que já são demasiadamente ricos, não teriam tanta vantagem sobre outros políticos mais pobres, por conta que suas empresas não poderiam bancá-los assim tão facilmente, essa é a esperança que o texto apresenta, pelo menos para mim. Abraços.

  5. Construtoras em dólar

    Esperam que construtoras estrangeiras substituam a Odebrecht, e que fique mais barato…

    Se enganam, porém. O que aconteceu na Italia teve peculiaridades que não se repetem aqui. A operação “mãos limpas” abriu o mercado italiano para construtoras estrangeiras, porque o Euro, moeda utilizada na Europa e na Itália também, é forte,

    Aqui no brasil, que usa o Real, caso tragam construtoras estrangeiras que cobram em dolar, e o dolar super valorizado, o custo ficará muitissimo mais caro do que as construtoras nacionais cobrariam, sem contar que estamos com balança comercial negativa e não teriamos como pagar.

    Resultado, ficaremos por decadas sem construtora nenhuma e isto nos custará muitissimo em nosso crescimento economico talvez por decadas também.

    São uns “jênios”

    Viva o republicanismo!

  6. Foram os sonhadores que

    Foram os sonhadores que entregaram a tal FICHA LIMPA” aos operadores da direita enraizados no Judiciário. Resultado; temos aí um corrupto contumaz, com uma ficha quilômetrica de crimes contra o erário eleito. O “limpinho como um arcanjo” se transformou no Presidente do Congresso Nacional. 

    Um homem público do calibre de Genuino Neto preso e com a vida política e pessoal destruída por esses guardiões da “limpeza”. Os mesmos “honrados” Juízes,  Delegados e Procuradores que destroçam as vidas familiares e quem, em algum momento se acercou um minuto de Lula.

    Flavio, sonhar é uma beleza, continue sonhando assim……. quando acordar já estarão na sua porta também.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador