Leonardo Stoppa: interesse dos EUA na derrubada dos frigoríficos brasileiros

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=M0tcXT8pV-U width:700 height:394
 
Jornal GGN – “Os Estados Unidos estão destruindo o nome ‘Brasil produtor de carne’ para que eles consigam comprar a nossa carne, por um preço baixo, e mais importante que isso, a nossa carne ‘in natura’. Eles não vão comprar de frigorífico brasileiro, só as peças de carne para que os frigoríficos americanos e de outros países especuladores possam revender essa carne com o nome deles”, resumiu o jornalista Leonardo Stoppa.
 
O jornalista lembra que os investigadores e Judiciário brasileiros já “sabiam que isso estava acontecendo há dois anos”, com as irregularidades agora deflagradas na Operação Carne Fraca. Stoppa defende que o problema já poderia ter sido resolvido, “de uma forma muito mais simples, sob segredo de Justiça”, visando a proteção das empresas brasileiras frente ao mercado internacional. 
 
“É muito importante que nós brasileiros tomemos o controle do Brasil novamente. A gente não pode deixar a Polícia Federal e o Judiciário nas mãos dos Estados Unidos para que eles façam conosco aquilo que querem: coloquem nossos setores estratégicos na cadeia, construam situações para que as nossas indústrias percam a moral no mundo inteiro”, afirmou.
 
* Vídeo sugerido por Serjão
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. leonardo….

    Os interesses do Estados Unidos contra setores nacionais com os quais eles não podem concorrer é gritante. E verdadeiro. Só que temos que parar com esta interminável perseguição aos americanos como se estívessemos na Guerra Fria. As atitudes execráveis e medíocres contra novamente outro setor estratégico do Brasil partiu do nosso próprio governo. Num outro país não seria caso de fuzilamento? É a continuidade de uma política que atacou primeiramente a Petrobras e depois todas as grandes empresas e empreiteiras nacionais. Estão destruindo o país para entregá-lo a quem? E por que tanto silêncio das ruas quando sabotam suas vidas, seus empregos, seus salários destruindo a economia que garante as condições de nos sustentarmos? É o retorno da Politica das Privatarias. Lembram? Não prestamos para nada, atrasados, corruptos. Vendamos o país para interesses estrangeiros e tudo será melhor. Vejam nossa situação depois de 1/4 de século? Só estamos melhor naquilo que nós brasileiros fizemos de melhor para nós mesmos. O resto foi vender o país. E ao invés de receber, pagar caro por isto. Acordemos, pois estamos fora de controle.   

  2. Está claro que a operação

    Está claro que a operação carne fresca é uma grande podridão. Nassif mostrou os elementos que a produziram. O elemento externo é uma possibilidade real. A lógica é que a operação fosse discreta. Primeiro, comprovar a participação dos fiscais, depois buscar os corruptores. Se frigoríficos de porte mundial podem cometer fraudes, imaginem empresas menores. Sendo assim, a operação é mais um evento inacreditável patrocinado pela PF do Brasil.  O país está sob ataque, a continuar assim, não sobrará pedra sobre pedra. 

  3. Perfeita matéria

    Agora entendi o que aconteceu com o café brasileiro, agora vai ser a carne brasileira, entendi a Vaca a Jato. Característica de país subdesenvolvido é exportar matéria prima e não produto industrializado, pronto. O Brasil ousou e não lhe é permitido,  afinal os EEUU se consideram os donos, tem que continuar terceiro mundo com o apoio dos próprios brasileiros golpistas e vendilhões da pátria. PF, FBI, CIA, NSA, Judiciário brasileiro, Congresso brasileiro, MP brasileiro, Executicvo brasileiro … tudo farinha do mesmo saco,  s.m.j. Dói na alma.

      1. Preso político

        O almirante Othon Silva continua preso, condenado a 43 anos pela lava-jato.

        No país do coorporativismo, onde todos se fecham em si memos e se defendem, o almirante ainda continua na cadeia e as Forças Armadas não tomam uma atitude para defender um dos seus, um dos melhores dos seus.

        Muito estranho !!!

  4. Gente , virei a Regina Duarte : eu tô com medo!

    A maior empresa responsável por investimentos no Brasil – a Petrobrás – foi derrubada . 

    A maior construtora do Brasil , entre as 5 maiores do mundo , uma das maiores geradoras de divisas e empregadoras do mercado nacional   – a Odebrecht – foi derrubada.

    Os maiores frigoríficos nacionais –  maiores exportadores e empregadores – aqui também  os maiores geradores de divisas para a economia brasileira – foram derrubados.

    É terra arrasada ! Sem investimentos , sem renda , com crise fiscal nos Estados , o que vai sobrar do PIB nacional ?

     Sonhei com a Regina Duarte , há 15 anos tava com medo que o  Lula destruisse a economia nacional. Tadinha dela , quase acertou ……..

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=JkuM-vYfeSY align:center] 

    1. O equívoco da Regina Duarte

      Nunca perdi o sono e nem me amedrontei com o que a Regina Duarte declarou, afinal quem é a Regina Duarte além de artista da Globo? Na época achei tudo ridículo, já nem lembrava mais do que ela disse. Pois é, a Regina Duarte, quase acertou, quase…só não acertou porque quem está acabando com a economia brasileira é o pessoal dela, o povo da Casa Grande. O ela disse continua ridículo. Hoje tenho medo é deste governo usurpador que aí está, dos três Poderes corrompidos, da Polícia parcial e perigosa, isso me dá muito medo, s.m.j. 

  5. Como seria se a PF tivesse descoberto o esquema da Volkswagem???

    A Volkswagen foi envolvida em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel. A montara admitiu que, para burlar inspeções, usou um programa de computador em 11 milhões de carros em todo o mundo. O escândalo veio à tona em setembro de 2015, nos Estados Unidos, mas as suspeitas foram levantadas muito antes.

    2004-2007 – EUA endurecem padrões
    O governo dos Estados Unidos endurece os padrões para emissão de óxido de nitrogênio. Na época, as autoridades reconheceram que os novos níveis seriam difíceis de serem cumpridos.

    2009 – Volkswagen anuncia carros com diesel limpo
    A Volkswagen começa as vendas dos modelos de carros diesel que possuem um sistema diferente para cumprir regras de poluentes.

    2013 – Dados não batem
    O baixo nível de emissões de veículos da Volkswagen com motor a diesel chama a atenção de um grupo independente, o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT, em inglês), que decidiu estudar o sistema para mostrar como o diesel poderia ser um combustível limpo. Nos carros da Volkswagen, foi percebida uma grande diferença entre o nível de emissão de NOx (óxido de nitrogênio) observado no estudo nas ruas e os números dos testes oficiais, feitos em laboratório.

    2014 – Governo dos EUA é alertado
    O ICCT e a Universidade de West Virginia alertam a Agência de Proteção Ambiental (EPA), do governo americano, e o conselho de emissões da Califórnia (CARB) sobre a descoberta. Na época, a Volkswagen afirmou que estudo era falho e culpou questões técnicas para os resultados. Mesmo assim, a empresa realizou um “recall branco” (quando não há obrigatoriedade e risco à segurança) de 500 mil carros nos EUA, prometendo resolver o caso, mas sem sucesso.
    A CARB e a EPA continuaram a tentar encontrar o motivo das diferenças de dados em laboratório e nas ruas.

    2015 – Software é descoberto
    A EPA descobre que um software instalado na central eletrônica dos carros da Volkswagen altera as emissões de poluentes nesses veículos apenas quando são submetidos a vistorias.

    18 de setembro de 2015 – Volkswagen é acusada
    O governo dos Estados Unidos acusa a Volkswagen de burlar os dados de emissões de gases poluentes a fim de atender à regulamentação do país, e abre um processo criminal.

    SE FOSSE NO BRASIL, COM A NOSSA PF, HISTÓRIA SERIA BEM DIFERENTE:

    1-Ao descobrir o tamanho da fraude, algum delegado da Polícia Federal veria logo a oportunidade de aparecer nos jornais e dar uma guinada em sua carreira.

    2-Em lugar de alertar a empresa ou fazer um pequeno flagrante em alguma montadora, o delegado grapearia dezenas de diretores da empresa no país inteiro, vários funcionários públicos responsáveis pelas medições, coletaria provas durante meses e armaria uma mega-operação em dezenas de Estados simultâneamente com mais 50 prisões e paralização da empresa.

    3-O esquema obrigatoriamente deveria estar ligado à algum partido político e só seria desbaratado após citação de algum deputado nas escutas.

    4-Marcaria a operação para uma segunda-feira de madrugada para surpreeender a todos, convocaria a imprensa para acompanhar os flagrantes, colocaria um nome bem chamativo: Operação Fumaça do Capeta.

    5-Após a mega-operação filmada e transmitida… daria uma coletiva durante horas explicando detalhes da operação e ja dando juízo dos suspeitos.

    RESULTADO: EMPRESA QUEBRADA, TODOS OS PRESOS NA OPERAÇÃO SERIAM SOLTOS SEMANAS DEPOIS POR FALTA DE PROVAS OU POR PRISÃO IRREGULAR. OS CONCORRENTES QUE FAZIAM A MESMA MARACUTAIA DOMINAM O MERCADO.

  6. Já venho escrevendo e falando

    há um bom tempo que os golpistas vão transformar esse país num novo Haiti e ninguém acredita. Pensam que eu estou delirando. Essas pessoas que pensam que eu estou delirando acham que vivem num paraíso e pior, imutável. Essas pessoas só vão cair na real quando estiverem na miséria absoluta e já será tarde.

     

     

  7. Quer dizer que a culpa é da
    Quer dizer que a culpa é da Polícia Federal do Ministério Público e dos EUA. Por nosso país ser corrupto e vender carne estragada para a população. Se essa informação veio dos EUA muito obrigado a eles por alertar que todos nós comemos carne estragada e com produtos cancerígenos.

  8. Nos anos noventa, salvo

    Nos anos noventa, salvo engano, foi “descorto”, no centro de são paulo, um edifício onde a fbi / cia / pf, operavam, espionando.

    De lá para cá, pelo jeito, a coisa só aprofundou.

  9. Ridiculos

    Pensamento ridiculo, tipico da população subdesenvolvida do Brasil. 

    Eu recomendo a todo o pessoal fazer um protesto, comprar um lote de carne da Peccin Frigorifico e dar para seus filhos e netos comerem, para provar a todos que tudo é armação e que vocês confiam em nossas Companhias.

    Pessoal, ser partidário é uma coisa…mas vocês passaram do limite. 

    O Brasil é deste jeito por culpa de vocês, veja o exemplo da Coreia do SUL! Até pouco tempo atras ela era tão quanto ou mais subdesenvolvida que o Brasil e vejo onde ela esta hoje.

    Parem de colocar a culpa nos EUA, por causa de erros internos de nosso país, isto tudo é apenas uma herança maldita do LULA.

     

    Abraços

    1. Antes do Lula todo brasileiro

      Antes do Lula todo brasileiro se alimentava com filet mignon, depois do Lula passamos a comer linguiça com papelão. 

      tá certo.

    2. Antes do Lula todo brasileiro

      Antes do Lula todo brasileiro se alimentava com filet mignon, depois do Lula passamos a comer linguiça com papelão. 

      tá certo.

    3. So rindo mesmo dos arguments d’essai direita
      Mas que pensamento ilogico e médiocre, atribuir Lula à uma empresa de setor privado com os pes no exterior, si um midiota mesmo,e por falar em heranca maldita, com que udade vc prétende se aposentar mesmo? Rsrs

  10. Lições do Império

    O post de Rei mostra e demonstra como funciona uma verdadeira democracia. Hipocrisia à parte, os americanos estão muito à frente de nós no rigor do cumprimento da lei e das normas jurídicas. 

  11. Quanto ao café.

    Cada qual tem sua narrativa para o problema do Café do passado,  não é a minha, mas hoje em dia o Brasil vinha crescendo em termos de mercado do café solúvel, sendo a maior exportadora a Cacique, e o Brasil tem a liderança, só que sofre muito devido a seca no Espírito Santo, ainda com reflexos do desastre do Rio Doce e devido a uma legislação antiguada proibe-se de importar café robusta, sendo que os estoques são mínimos. Enquanto a produção de café arabica está normal, a de robusta não, o setor espera que o governo libere o draw-back para poder não perder mercado, e a seca do Espírito Santo não é surpresa, pode-se discutir a intensidade de ser a maior dos últimos 50 anos, mas desde que houve o alerta do acidente do Rio Doce, as autoridades brasileiras, não fizeram nada, inclusive por falta de recursos ficou-se até alguns dias os radares meterológicos da FAB desligados da região.

    O que pode destruir ou afetar a exportação de café soluvel, é a falta de importações, devido a normas rigorosas fitosanitárias que para alguns setores valem outros nem tanto..

  12. JBS USA

      Então nesta “visão” a JBS USA, atualmente a maior processadora de proteina animal dos Estados Unidos e “dona” das mais tradicionais “marcas” norte-americanas, como por exemplo a Swift , irá se dar bem comprando mais barato carne dela mesma e a processando nos Estados Unidos ( http://www.jbssa.com/about/locations ).

       Vcs. acham que a recente autorização do USDA para “carne in natura” brasileira para os Estados Unidos, uma negociação que se arrastava desde 1.999, saiu pela intervenção do espirito santo ou por lobby no Congresso, não o nosso, mas o deles ?

       Tem muita coisa que ocorre entre o céu e a terra, mais ainda entre o boi no pasto até o conteiner embarcado.

        Aliás, já ouviram falar da ” Ms. Sara Lee ” ?

    1. A Odebrecht era forte também

      A Odebrecht era forte também nos EUA, vencia suas concorrentes americanas e ganhava licitações como a da construção do aeroporto de Miami. A Lava Jato destruiu a Odebrecht e o mesmo deve ocorrer com a JBS e suas sucursais mundo afora, elas passarão a funcionar como quiser o Trump, talvez como exportadora de matéria-prima, como aponta o L. Stoppa.

      http://www.dinheirorural.com.br/escritorio-dos-eua-prepara-contra-jbs-apos-operacao-carne-fraca/

    2. Filhote,  a questão não é a

      Filhote,  a questão não é a JBS processar carne nos EUA, mas ser brasileira. A Odebrecht tinha obras nos EUA, Petrobras, refinarias. Todas elas  estão desaparecendo. Se a JBS falir as instalações que eles possuem nos EUA não vão se desintegrar no ar, vão passar para alguma empresa gringa. Difícil de entender ou precisa desenhar?

  13. Se dessem 15 minutos por dia na TV pro Stoppa….

    Se qualquer emissora de TV desse 15 minutos por dia para o Stoppa ele demoliria horas de fofocas e mentiras de toda a imprensa, o guri tem uma clareza em dizer o que é óbvio.

  14. Investigações e investigadores

    Fique claro que não quero defender os casos de corrupção. Está provado pela investigação de que há, sim, no setor, como em quase todos (se não em todos) os outros. E casos de corrupção devem ser punidos sem nenhuma seletividade. Mas as próprias declarações dos investigadores mostram que os casos são pontuais. Generalizar e, sobretudo, escandalizar deixa a impressão de que os objetivos da operação são bem maiores. Dignos de desconfiança ao se saber  que o Brasil, sozinho, ficará com o ônus, transferindo o bônus da investigação para outro país. Naquele que povoa a fantasia de muita gente por aqui como verdadeiro paraíso terreal, os investigadores já estariam sendo, rigorosamente, investigados.

     

  15. Regina, a namoradinha do Brasil?

    Incrível, se atualizássemos com mais informações este vídeo antigo, a Regina Duarte deveria incluir que o Serra foi o melhor ministro de relações exteriores que Brasil já teve e que ele levou R$23 milhões da Odebrecht como agradecimento ao seu bom trabalho realizado na cidade e no estado de São Paulo e que ele nunca se esquece do que foi no passado… Fala sério, Regina!!!!  

  16. Tem uma frase, acho que do

    Tem uma frase, acho que do Millor, que diz o seguinte:

    “Não atribua à malícia o que pode ser explicado pela estupidez”

    Acho que esta frase se aplica ao momento atual.

    A destruição da indústria brasileira interessa aos EUA? Provavelmente.

    Mas a causa fundamental é a imbecilidade de delegados, procuradores e juizes em busca de seu momento Lava Jato.

    Um judiciaro viciado nos holofotes, em busca do aplauso de uma classe media midiotizada e viciada em escandalos.

  17. Frigoríficos Brasileiros

    Que história é essa de resolver o problema  SOB SEGREDO DE JUSTIÇA ?  Quer dizer que para defender essas empresas farsantes o povo brasileiro tem que continuar comendo essa porcaria podre sem saber ? Ora, isso é uma idiotice.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador