Lula a jato: como o julgamento rápido pode ajudar, por Guilherme Scalzilli

Foto: Ricardo Stuckert

Por Guilherme Scalzilli

Lula a jato

Estive entre os poucos observadores que defenderam a maior velocidade possível no julgamento de Lula. Acreditava, e ainda acredito, que Sérgio Moro queria empurrar a decisão no TRF-4 para o meio da corrida eleitoral, prejudicando ao máximo a imagem do petista e reduzindo suas chances de reverter a pena.

Supondo a condenação inevitável, a candidatura de Lula depende de recursos envolvendo questões polêmicas, o que exige mínima antecedência. Neste caso, a defesa também será favorecida pelo debate em torno da sentença de Moro. Quanto mais ela for exposta e revirada, mais evidentemente absurda parecerá ao meio jurídico.

Claro que o TRF-4 não pensou nisso, nem seguiu qualquer regra de isonomia. Os desembargadores tentam fazer logo o papel que lhes cabe, empurrando a bomba para o colo alheio. Escapam do tiroteio que se avizinha sem deixar de contribuir para a causa máxima da Cruzada Anticorrupção, o golpe de todos os golpes.

Outro motivo para a afoiteza é evitar que o segundo processo contra Lula arruíne o primeiro. A derrota do Ministério Público na questão dos recibos e os vários episódios de cerceamento da defesa, entre os quais a negativa de ouvir uma testemunha que acusa Moro de ilegalidades, anunciam tempos difíceis para as instâncias superiores.

Nada autoriza adivinhações sobre o veredito, mas, a princípio, o cenário é ruim. A rapidez parece um gesto coerente com pendores condenatórios radicais, do tipo unânime, que reduzem as chances recursivas. Martirizar Lula nas férias, a oito meses da eleição, seria bem melhor do que em plena caravana de comícios.

Por outro lado, o perfil dos julgadores sugere ao menos uma possibilidade de hesitação. Alguém com dois votos prontos, planejando sentir o clima para acompanhar o lado “honroso” da disputa. Nesse pêndulo individual repousam as chances de Lula, condenado, pleitear o registro de sua candidatura com razoável margem de sucesso.

De qualquer forma, não convém exagerar os efeitos da antecipação. Isso equivaleria a entrar no clima da mídia golpista, tratando como fato consumado um evento que ainda depende de duas decisões colegiadas. E conferindo ao TRF-4 uma capacidade de leitura dos fatos que nem ele mesmo procura exercer.

Antes de politizar de vez a luta, aglutinando a militância para uma resistência inglória, talvez fosse o caso de apostar na questão jurídica, rebater trecho a trecho a sentença de Moro, investir no esclarecimento público. Quando todos esperam uma radicalização fácil de estigmatizar e criminalizar, a defesa da legalidade tiraria dos justiceiros o escudo simbólico que os fortalece e redime.

 

http://guilhermescalzilli.blogspot.com.br/2017/12/lula-jato.html

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FELIZ NATAL e um PRÓSPERO GOLPE NOVO !

    FELIZ NATAL e um PRÓSPERO GOLPE NOVO

    Enfim o tão esperado 2018 está chegando e com ele a 3a. FASE do GOLPE-2016 (como escrevi e publiquei em 28-04-2016 logo após a aprovação do IMPEACHMENT de DILMA no COVIL de CUNHA em 17-abril-2016).

    E no APAGAR das LUZES de 2017, o PUTEIRO BRASIL está a TODA:

    Haja ROMBO do MEIRELLES; o “PIBinho” do MiSHELL não sobe mais; a BLINDAGEM INVIOLÁVEL do CARTEL TUCANO da FACÇÃO CRIMINOSA do PSDB PAULISTA do CRIME ORGANIZADO; o FIM da PETROBRAS; o FIM das EMPREITEIRAS NACIONAIS; o FIM da ENGENHARIA NACIONAL; o FIM dos ESTALEIROS NAVAIS NACIONAIS; o FIM do PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO; o FIM do PROJETO de CONSTRUÇÃO de SUBMARINOS NUCLEARES pelo BRASIL; o FIM da AMAZÔNIA (usurpações de todo tipo por MINERADORAS CANADENSES, AMERICANMAS, INGLESAS, CHINESAS, etc.); o FIM do PROGRAMA ESPACIAL BRASILEIRO, enfim, o FIM da SOBERANIA NACIONAL em todos os segmentos e níveis, além claro, do “JÁ ENTREGUE” pré-sal (gigantescas reservas de Gás e Petróleo na Costa Atlântica Brasileira) às PETROLEIRAS ESTRANGEIRAS (SHELL, BP, EXXON-MOBIL, STATOIL, PRIME OIL, TOTAL,CHEVRON e a Petroleira Estatal Chinesa, etc.), bem como o DESMANCHE e RUINA da PETROBRAS; e agora, no retumbar dos TAMBORES na ALVORADA de 2018, o acordo por baixo do pano pra BOEING comprar bem baratinho a EMBRAER, assim como efetivar o DESMANCHE do Banco do Brasil e CAIXA em andamento;  além da FARRA JUDICIAL do Chefe de Jagunços Mato-grossenses,  o Ministro GILMAR MENDES que está no maior BACANAL de SOLTURAS (HBs cangurus) de BANDIDOS de COLARINHO BRANCO pelo BRASIL afora e mais, pra fechar o ano com chave-de-ouro, correm soltas as FRAUDES COLOSSAIS em todas as LOTERIAS da CAIXA que continuam sendo feitas à LUZ-do-DIA, na CARA DURA do POVO BRASILEIRO (principalmente dos que acreditam e jogam tudo na FÉ da “fezinha” da MEGA-da-VIRADA, bem como nas outras Loterias da CAIXA), do mesmo modo que TRAMBICAM as FRAUDES nos últimos 20 anos (pelo menos desde os anos 90), que ROUBAM DESCARADAMENTE na CARA DURA a ESPERANÇA do POVO de BEM do BRASIL, encabeçadas pelo QUADRILHÃO (Temer EL CAPO; Cunha, Lucio Funaro, Fabio Cleto Ferreira, Meirelles, Moreira Franco, Eliseu Padilha, Sarney’s,  Jucá, Geddel, Aécio, Serra, Caiado, Perillo, Cachoeira, Kassab, Anastasia, Perrellas, Collor, Richa, Alckmin, Aloysio Nunes, Moro, Dallagnol, Janot, Gilmar Mendes, etc., entre outros de menor expressão, pois é tanto bandido nesta GIGANTESCA BAGUNÇA QUADRILHAL que está presente em todos mais de 5.500 municípios brasileiros que a gente até perde a conta !

    E assim, segue a vida no PUTEIRO BRASIL, enquanto o “BOLSONABO” não acerta um só tiro no alvo, por isso foi expulso da FFAA por ser ruim D+ de mira (e agora, expulso também até de Partido que nunca entrou ..rsrsrsrsrsrs), com o STF “óiando tudo e fingindo que não acontece nada”  e as Forças Armadas dormindo em BERÇO ESPLÊNDIDO escondidos atrás da moita dos QUARTÉIS gozando MAGNIFICAMENTE de seus GRAÚDOS SOLDOS !

    HAJA CULHÕES !

     

  2.  Hahahahahahahahahahahahahaha

     Hahahahahahahahahahahahahahahha

      Meu santo… no ano VI da Revolução do domínio do fato (iniciada em 2012), ainda tem petista com esse papo… não sei se rio ou se choro.

  3. poxa ..desde que eu era

    poxa ..desde que eu era piquininho eu ficava imaginando duas coisas :

    1. o que significa GGN ?

    2. e o que seria desse veículo de notícias se ele tivesse um sistema MENOS instável, MAIS regular e confiável  ..sinceridade ?! acho que poderia voar alto

    1. Ainda tem mais um detalhe
      Ainda tem mais um detalhe para piorar.
      Quando a crise política aumenta, o GGN some.
      Duvido conseguir acessar .
      Aquelas duas bolinhas fincam rodando na sua cara e nada de entrar no blog. Só falta colocar aquelas musiquinhas dos call center para irritar mais ainda.

  4. Sobre o texto  ..dificil

    Sobre o texto  ..dificil imaginar algo contrário depois que os mal_gistrados resolveram PASSAR NA FRENTE e acelerar o caso ao, um deles por exemplo, ter despachado em 6 dias, o que implicaria ter revisado 250 mil páginas em tão curto período

    Fugindo ao rito e mostrando dessespero, fato é que esta Vara se auto declarou PEQUENA pra LULA

    Quem sabe ainda reste uma possibilidade de um dos 3 camaradas pedir vistas pra poder observar melhor todas “as provas” que o caso exibe  ..ou ainda, aguardar por melhores desdobramentos do caso Moro-Takla

  5. Considerando o trabalho mal

    Considerando o trabalho mal feito que a lava jato de curitiba vem executando penso que o tiro do TRF4 pode ter saído pela culatra.

  6. O objetivo é a prisão do Lula.

    O STF só vai deliberar novamente sobre o cumprimento de pena após condenação na segunda inst6ancia após o julgamento do Lula no TRF4.
    O julgamento do Lula em Janeiro vai ser rápido e sumário. Ninguém vai pedir vistas do processo. Arrisco dizer que as sentenças já estão definidas e possivelmente a penas vai ser aumentada.
    A decisão da Ministra carmen Lúcia no caso Maluf abre o precedente sobre a conduta que o STF vai adotar nos eventuais recursos que a defesa do Lula vai fazer após a condenação. Não defendo o Senhor Maluf neste caso,mas o condenado tem câncer,solicitou cumprir pena em casa,mas foi determinado que fosse transferido para uma prisão em outra cidade,para cumprir pena em regime fechado. Estes abusos me lembram o caso do José Genuino,mesmo comprovadamente doente,os juizes do caso postergaram o máximo possível a transferencia do preso-troféu para um ambiente mais adequado para tratar o problema de saúde dele.
    Lula é o preso-troféu máximo.

  7. Sendo mais pragmático…

    Observo o movimento contra Gilmar Mendes do ponto de vista de que a mídia quer mesmo é pressiona-lo para manter a decisão de Moro e do TRF-4. As manchetes negativas contra Gilmar Mendes, desde agora, visam associa-lo ao PT mais tarde, como um juiz que coaduna com a corrupção, imagem que ele não tem associada a si pela mídia tradicional nesse momento, ou pelo menos, não tinha. Gilmar Mendes tende a encerrar a Lava-Jato, mesmo livrando petistas, porque o dano ao PSDB já é enorme. E isso deixaria Lula livre para concorrer às eleições de 2018. A execração de Aécio pode até significar que a Casa Grande não quer mais ouvir falar de tucanos, mas os tucanos não querem largar o osso assim tão fácil. Isso tudo explicaria, também, a PEC do semipresidencialismo, ou do semiparlamentarismo. É claramente a oferta de uma alternativa à Lava-Jato. Gilmar Mendes arrisca uma jogada audaciosa, calculando que ela pode trazer menos danos à imagem do PSDB, mas está errado quanto à estratégia, porque ela tem mais potencial nocivo que benigno ao PSDB mesmo e também porque os danos ao PSDB parecem irreversíveis no curto prazo. Os tucanos ainda não entenderam que quanto mais escarafuncharem por meios de tornar Lula inelegível, mais se afundarão na disputa.

  8. Sendo mais pragmático…

    Observo o movimento contra Gilmar Mendes do ponto de vista de que a mídia quer mesmo é pressiona-lo para manter a decisão de Moro e do TRF-4. As manchetes negativas contra Gilmar Mendes, desde agora, visam associa-lo ao PT mais tarde, como um juiz que coaduna com a corrupção, imagem que ele não tem associada a si pela mídia tradicional nesse momento, ou pelo menos, não tinha. Gilmar Mendes tende a encerrar a Lava-Jato, mesmo livrando petistas, porque o dano ao PSDB já é enorme. E isso deixaria Lula livre para concorrer às eleições de 2018. A execração de Aécio pode até significar que a Casa Grande não quer mais ouvir falar de tucanos, mas os tucanos não querem largar o osso assim tão fácil. Isso tudo explicaria, também, a PEC do semipresidencialismo, ou do semiparlamentarismo. É claramente a oferta de uma alternativa à Lava-Jato. Gilmar Mendes arrisca uma jogada audaciosa, calculando que ela pode trazer menos danos à imagem do PSDB, mas está errado quanto à estratégia, porque ela tem mais potencial nocivo que benigno ao PSDB mesmo e também porque os danos ao PSDB parecem irreversíveis no curto prazo. Os tucanos ainda não entenderam que quanto mais escarafuncharem por meios de tornar Lula inelegível, mais se afundarão na disputa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador