Na Espanha, El Pais critica juízes justiceiros do Brasil

Jornal GGN – Em artigo publicado no último sábado, o diretor adjunto do jornal espanhol El País, David Alandete, critica os “juízes justiceiros” do Brasil, questionado qual Justiça irá decidir sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: a que presume a inocência dos acusados ou a que atende ao clamor das ruas.

Ele diz que Sergio Moro, “heroi das manifestações contra o Partido dos Trabalhadores”, cita em seus autos o caso Watergate, ocorrido no governo Richard Nixon, nos EUA. Comentando sobre os grampos nas conversas entre a presidente Dilma e o ex-presidente Lula, Alendente comenta que Moro esquece que, no Watergate, quem gravou seus adversários não foi um juiz, mas o próprio presidente Nixon. Também fala sobre as decisões judiciais contrárias à posse de Lula como ministro. Leia a versão traduzida abaixo:

Do EL País

Juízes justiceiros que sonham com Watergate
 
Qual Justiça decidirá sobre Lula: a que presume a inocência de todos acusados ou a que atende apenas à indignação nas ruas?
 
Por David Alandete

Há pouco de épico na tentativa de retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Governo do Brasil. Sua posse como ministro foi apressada e incômoda, como se a história se repetisse como trâmite burocrático. Sensações reduzidas pelo fato de que, neste momento, quem pisa nos calos de Lula sejam os juízes e não (aparentemente) adversários políticos.

A Justiça decidirá quanto há de verdade nas acusações de enriquecimento ilícito que pendem sobre Lula. A questão é qual Justiça decidirá: a que presume a inocência de todos os acusados ou a que atende apenas à indignação política nas ruas.

O herói das manifestações numerosas contra o Partido dos Trabalhadores é o juiz federal Sergio Moro, que comanda as investigações de desvio de dinheiro da petroleira estatal. Este, convencido pelo papel que lhe foi designado pela história, cita em seus autos o caso Watergate, paradigma de abuso de poder e queda de um presidente. Efetivamente, Moro recorreu às proporções desse grande escândalo para justificar a gravação e a filtração de uma conversa telefônica em que a presidenta Rousseff comunicava a Lula que havia enviado o termo de posse de ministro. “Use-o apenas em caso de necessidade”, disse. Se assinasse o documento, como fez na quinta-feira, Lula receberia foro privilegiado e apenas o Supremo poderia julgá-lo. Vendo Lula escapar pelos seus dedos, o magistrado parecia lançar uma mensagem desesperada: façamos história, que caiam.

Ao seu resgate, veio outro juiz federal, Itagiba Catta Preta Neto, que se apressou a ordenar a anulação da nomeação de Lula porque “a ostentação e exercício do cargo poderia tornar-se uma intervenção indevida e odiosa na atividade policial do Ministério Público”. Uma apelação curiosa, vinda desse magistrado.

Mais de um ano atrás, antes da eleições que Rousseff ganhou novamente, o mesmo recomendava: “Ajude a derrubar Dilma e volte a viajar para Miami e Orlando. Se ela cair, o dólar também cairá”. “Fora Dilma”, escreveu, ao lado de uma selfie, em uma manifestação. E recentemente, proclamou em seu Facebook: “Lula pode ser ministro da Justiça. Estamos perdidos”.

Assim acaba a independência judicial. Apesar de as fronteiras entre o ativismo política e a Justiça serem tão difusas quanto no caso de Lula, outro magistrado,esse do Supremo, decidiu, na sexta-feira, suspender sua nomeação como medida cautelar.

Moro, portanto, pode continuar indo atrás de Lula. É o seu papel. Quando se viu obrigado a explicar por que filtrou uma conversa privada entre a presidenta e Lula, disse que a “chefe da República não tem privilégio absoluto no sigilo das suas comunicações”, como demonstra “o precedente da Suprema Corte norte-americana em EUA v. Nixon, em 1974, um exemplo a ser seguido”. Esquece que, no caso de Watergate, quem gravou seus adversários não foi um juiz, mas o próprio presidente, que foi obrigado a renunciar. Não é um mal exemplo para um magistrado, especialmente se ele tiver ambições políticas.

O artigo em espanhol pode ser lido neste link

Redação

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro e seu despreparo….

    Moro e seu despreparo viraram chacota internacional.

    Quando ainda era um menino, em uma escola pública, tive um professor de história que era juiz de direito.

    Quanta diferença!

  2. El Pais está errado. A

    El Pais está errado. A indignação não é das ruas, não é do povo em geral, mas de uma parte da classe média, muito sujeita ao insuflamento midiático massacrante.

  3. Fascista Perigoso

    Reafirmo a minha percepção: Sérgio Moro não é um magistrado. É um fascista que utiliza os poderes da Justiça para acabar com o Estado Democrático de Direito.

  4. O Juiz Moro representa o Brasil do atraso do subdesenvolvimento

    O Juiz Moro representa o Brasil do atraso do subdesenvolvimento e primitivo, enquanto a nossa Suprema Corte – com exceção da dupla Mendes-Toffoli – representam o Brasil desenvolvido e civilizado. Resta saber quais desses modelos de justiça deverá prevalecer. Toda essa crise está nos expondo de forma vergonhosa perante o mundo. 

    Após anos de uma diplomacia exemplar e o país ter atingido um prestígio perante a comunidade internacional, os golpistas da direita brasileira está destruíndo a nossa credibilidade e nos expondo como uma república das bananas.

  5. Que beleza, além dos

    Que beleza, além dos esteriótipos que já temos como  o país do futebol, do carnaval, da corrupção. Agora seremos conhecido com o país dos juízes justiceiros. Nossa imagem lá fora só melhora, boa foi a época de Lula que começamos a ganhar algum prestigio internacional.

  6. A geopolítica pós-golpe, prospectando…

    Uma análise interessante do cenário internacional possível pós-golpe. Nessa avaliação, entretanto, falta um componente importante a posição estadunidense, Vemos poucas intervenções sobre a posição geopolítica do Brasil, mas temos que levá-la em conta. Certamente, se para Washington, o golpe se apresenta como uma solução diante da aproximação brasileira com o restante dos BRICS, por outro lado a reação de Rússia e China, sobretudo, merecem destaque
    “O que pode acontecer com o futuro do Brasil se este Golpe se concretizar:
    Bolívia e Venezuela declarará oficialmente que não reconhecerá o governo golpista do Brasil. Além das retaliações do países da América do Sul que compõem a UNASUL. O o governo golpista ficará isolado por todo o continente sulamericano.
    1° Ato de retaliação da Bolívia será a suspensão do fornecimento de gás natural. Em menos de 72horas o Brasil já entrará em caos. O gás poderá chegar a ser vendido até R$ 500,00.
    A Venezuela irá suspender o fornecimento do petróleo, parte do qual o Brasil depende para suprir sua suficiência interna.
    A gasolina e o diesel irá a preços estratosféricos.
    Retaliações internacionais:
    O Brasil de Lula e Dilma ajudaram a criar o maior Bloco Político-Ecomonico do Mundo – Brics – Formado pelos membros; Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
    Rússia e China não reconhecerá o governo golpista. A China fez investimentos de Bilhões de dólares no Brasil no governo atual, com a construção da ferrovia continental que levará produtos do Brasil para o porto do Peru. A China fez investimentos de mais de 10 bilhões para dólares na Petrobrás. E de 54 bilhões de dólares na economia do Brasil.
    A China não vai arriscar perder este investimento para golpistas corruptos, poderá correr o risco de não receber.
    A Rússia aliada incondicionalmente da China irá se propor a trazer a sua frota de Guerra para o oceano Atlântico estacionando a sua esquadra da marinha Sino-Russo em águas internacionais próximo a costa brasileira. Forçando as Forças Armadas do Brasil destituir o governo golpista. Que aliás, não terão outra opção. O Brasil estará isolado de norte a sul do mundo. Iremos nos transforma em uma Cuba quando os EUA embargaram por 50 anos o comércio de Cuba com o mundo.
    Retaliações interna:
    Irão surgir protestos de norte a sul contra o governo golpista, motins, quebra-quebra, rodovias interditadas, além de outras ondas de violência, o Brasil entrará em caos.
    Sindicalistas irão fazer greves, indústrias irão parar. O Brasil não dará conta de manter a ordem, serão focos de violência em vários locais.
    Os petroleiros, funcionários da Petrobras irão cruzar os braços contra o Golpe, pois todos são apaixonados pelo Lula, tem o Lula como seu ídolo guerreiro.
    O caos será pior, pois sem 70% do petróleo produzido pela Petrobras irá ser suspenso. Os preços do litro de gasolina poderá ser vendido a mais de 30 reais.
    O Brasil só tem a perder se o Golpe se concretizar. As nações que são aliadas do governo populista de Lula e Dilma poderão declará guerra, comercial, econômica e até militar ao governo golpista.
    Enfim, tudo pode acontecer se vc apoiar o Golpe…”
    Fernando Pontes

    Fernando Pontes  
       

     

  7. De volta à Africa

    A Lava Jato destruirá o Brasil (se já não o fez) como potência industrial emergente.

    Com a insegurança jurídica, uma Constituição decorativa e a perspectiva de retorno da corrupção em níveis estratosféricos que se anuncia com a vitória de Serra/Cunha/Temer, que empresa estrangeira virá aqui fazer negócios?

  8. Brincadeira Tem Hora

    Nassif: também na edição de ontem, com artigos assinados por Gil Alessi e G.A. (Gil Alessi?). Também El Tiempo, da Colombia, comenta o sufoco do ex-presidente Lula. Há outros, mas estes são de maior e melhor qualidade.

    Agora, que essa bricadeirinha judicial já esta cansando, isto esta…

  9. Pobre celebridade !

    Pobre celebridade ! Se, para tanto precisa torcer e passar por cima da Lei. Seus conhecimentos, assim como os de alguns procuradores, somente nos envergonham perante o mundo todo :

    Cita erradamente o Caso Watergate.

    Citam erradamente Hengel/Engels.

    Seus conhecimentos se igualam  aos dos  coxinhas!

  10. A INTENÇÃO DO FILHOTE DA DITADURA

    Mãos Limpas a italiana: Três anos de investigações sobre a corrupção que levaram à dissolução dos partidos tradicionalistas, bilhões de Euros arrecadados, mais 1.300 pessoas presas ou que fizeram a delação premiada, elevou o magistrado a herói nacional e abriram o caminho para o Fascista Silvio Berlusconi subir ao Poder. Depois, o Di Pietro foi Ministro de Belusconi. Fundou o seu Partido. E depois, renunciou por denúncia de corrupção do caixa 2 de sua campanha política. Não se engane com a verdadeira intenção do filhote da Ditadura, e que isto, não é mera conscidência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador