The Guardian: Não se pode parar o nacional-populismo, diz Matthew Goodwin

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Os apoiadores de Jair Bolsonaro comemoram no Rio de Janeiro depois de ele ter vencido a eleição presidencial do Brasil em 28 de outubro. Foto: Buda Mendes / Getty

Jornal GGN –  O nacional-populismo não pode ser barrado, diz Mattew Goodwin, no The Guardian. Em seu artigo ele alerta para o fato, dizendo que não se trata de imigração, crise financeira, globalização ou desigualdade, mas sim uma evidência de uma fragmentação social mais antiga e mais ampla. E, pontua ele, a esquerda ainda não entendeu isso.

Matthew Goodwin, que é co-autor do ‘Populismo Nacional: A Revolta Contra a Democracia Liberal’, não trata do caso específico da vitória de jair Bolsonaro, aqui no Brasil, mas o que aconteceu em recentes eleições na Itália, Áustria, Hungria e Suécia. Afirma que o  nacional-populismo é um movimento que permanece pouco compreendido. A Europa esteve, durante vários anos, no meio desse desafio. Ele aponta para o fato de que partidos da esquerda radical e dos Verdes também estão obtendo ganhos em alguns países, mas não têm nada como o impacto eleitoral ou político da extrema-direita.

Esse movimento de extrema-direita emergiu em democracias que sempre foram consideradas imunes a essa força política. Quando ele começou a trabalhar esse assunto, no final dos anos 90, uma espécie de lei não escrita era a de que havia quatro democracias que nunca sucumbiriam. Elas eram a Suécia e a Holanda, porque eram historicamente liberais, o Reino Unido, por causa de suas fortes instituições políticas e cultura cívica, e a Alemanha, por causa do estigma deixado pelos eventos da segunda guerra mundial.

Segundo ele, os pensadores, escritores e grupos da esquerda de hoje endossaram várias teorias, todas incorretas. E cada um desses países já experimentou uma grande rebelião populista. Pim Fortuyn e depois Geert Wilders na Holanda. Os Democratas da Suécia, que recentemente alcançaram um novo recorde de votos. Alternativa, na Alemanha, que tem mais de 90 assentos no Bundestag e assentos em 15 dos 16 parlamentos estaduais. E, no Reino Unido, Nigel Farage e o Partido da Independência do Reino Unido forçaram um referendo sobre a adesão da Grã-Bretanha à União Europeia, que votou pelo Brexit. Às vezes nos esquecemos, diz Goodwin, de quão rapidamente mudanças radicais na política podem ocorrer.

A esquerda sempre se esforçou para dar sentido ao populismo nacional que busca priorizar a cultura e os interesses da nação e promete dar voz a um povo que se sente negligenciado, até desprezado, por povos distantes e às vezes corruptos. As elites. E os pensadores, escritores e grupos da esquerda de hoje, endossaram várias teorias, todas incorretas. Eles alegam que essa volatilidade é simplesmente uma reação curta contra algo – seja iimigrantes ou ‘o sistema’ – em vez de um voto positivo para o que os nacionais-populistas estão oferecendo, não apenas políticas de imigração mais restritivas, mas também um sistema político mais ágil e mais econômico.

Outro equívoco, baseado em Marx, é que nomes como Donald Trump, Marine Le Pen ou Matteo Salvini são movidos pelas preocupações das pessoas sobre a escassez econômica, a competição por salários ou empregos e, particularmente hoje, pelos efeitos da crise financeira pós-2008. crise e austeridade. Um terceiro é a crença equivocada de que todos esses movimentos desajeitados e problemáticos são essencialmente um reflexo do racismo persistente na sociedade e talvez até mesmo do apoio público latente ao fascismo. Outros argumentam, erroneamente, que os eleitores estão sendo impiedosamente manipulados para votar nos populistas por direitistas sombrios e obscuros que controlam a mídia ou a grande tecnologia.

Essas idéias não são mutuamente exclusivas, mas dominaram grande parte do pensamento da esquerda sobre o populismo. No entanto, não há muitas evidências para apoiar qualquer um deles. Claramente, apenas um tolo argumentaria que coisas como a crise financeira, as mídias sociais e o racismo não são importantes. Mas eles receberam um nível de influência no debate que é totalmente desproporcional ao seu significado, e eles se distraem de lidar com as queixas reais que estão alimentando o aumento do populismo, diz Goodwin.
 
A ideia de que Brexit pode ser explicado através de referências a grandes empresas de tecnologia, que Trump é apenas um subproduto do racismo, ou que as dramáticas mudanças políticas na Europa podem ser resolvidas pela redistribuição e combate à desigualdade, são meros cobertores de conforto. Em vez disso, precisamos nos concentrar em como, na maioria das democracias ocidentais, a ascensão do nacional-populismo coincidiu com a queda da social-democracia. O nacional-populismo nacional como os fundamentos da política estão se movendo, enquanto a esquerda, na maioria das vezes, se apegou a teorias ultrapassadas, afirma o autor.
 
 
https://www.youtube.com/watch?v=dVdgCFJZmgI
 
Opiniões provocativas de Jair Bolsonaro em seis clipes – video
 
A onda atual de nacional-populismo, na verdade, começou décadas atrás, no final dos anos 70 e 80, uma “reação adversa” à revolução liberal dos anos 60 que nunca realmente desapareceu. Desde então, tem sido mais bem sucedido em algumas das economias mais prósperas e estáveis, incluindo aquelas com fortes taxas de crescimento e baixo desemprego.
 
Goodwin pontua que, mesmo na Grã-Bretanha, convenientemente ignoramos o fato de que Farage e seu Exército do Povo Ungido tiveram um grande sucesso nas eleições parlamentares de 2004, após 48 períodos consecutivos de crescimento econômico, e atraíram grande parte de seu apoio inicial de conservadores afluentes. A tendência de rejeitar esses movimentos como um lar político para homens racistas brancos ignora o fato de Le Pen ter recebido grande parte de seu apoio não apenas de homens jovens, mas de mulheres jovens na França, enquanto na Áustria, Alemanha, Itália e Suécia os populistas são mais fortes entre os menores de 40 anos ou atraem seu apoio de maneira uniforme de todos os grupos etários. E, quando se trata de racismo, estudos mostram que isso está caindo, não aumentando.
 
Então, o que está realmente acontecendo? O populismo nacional gira em torno de quatro mudanças sociais profundamente enraizadas: os “quatro Ds”. Primeiro, há altos níveis de desconfiança política, que estão sendo exacerbados por líderes populistas que pintam a si mesmos e seus seguidores como vítimas de um sistema político que se tornou menos representativo de grupos-chave. Segundo, muitas pessoas têm medos fortes e entrincheirados sobre a destruição percebida de culturas nacionais, modos de vida e valores, em meio a taxas sem precedentes e rápidas de imigração e mudança étnica. Acompanhando esta desconfiança e medo estão ansiedades sobre a perda de empregos e renda, mas também uma forte sensação de que eles e seu grupo étnico e social estão sendo deixados para trás em relação aos outros na sociedade.
 
Finalmente, muitos sistemas políticos no Ocidente estão tendo que lidar com uma nova era de ‘desalfandegamento’, na qual os vínculos entre eleitores e partidos tradicionais estão se desmoronando e, portanto, o caminho para novos desafiantes políticos é muito mais aberto.
 
Quando você olha mais de perto para essas quatro correntes, torna-se claro que não há nada de efêmero no nacional-populismo, e estaremos vivendo em uma época de grande volatilidade por muitos anos, conclui ele.
 
 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estultice não tem limites.

    Sob o (falso) pretexto de ensinar algo a esquerda sobre o nacional populismo, o autor escorrega no tomate e cai de cara!

    Ora, o primeiro e grave erro vem na proposição do título: a revolta contra a democracia liberal!!!!!!

    Bem, nem vamos repisar o axioma de que não há chance de existir democracia liberal como esteio do capitalismo!

    Deixemos isso para debates mais sérios.

    Vamos ao cerne:

    O nacional populismo, neofascismo, pós verdade, autoritarismo memético, nazismo digital, ou seja o nome que se defina o que estamos vivendo NÃO É UMA REVOLTA contra  DEMOCRACIA LIBERAL, mas um desdobramento quase que direto da tentativa de se fazer democracia dentro do capitalismo (democracias liberais).

    Se olhada com rigor (como pede o autor sobre a história do fenômeno, embora ele mesmo não o faça), os momentos de acirramento autoritário decorre imediatamente após o “fracasso” das “democracias liberais”, e acontecem porque:

    Nem são fracassos, mas desdobramentos de causa e efeito.

    E nem são democracias liberais!!!!

     

    Esse aí se cair de quatro não levantará jamais!!!!

  2. Máfia maçonaria tucana dos inférno! Tomaram os 3 poderes e tudo+

    O que está sendo chamado de nacional-populismo é com base em manifestações dos aecistas do golpe de estado que teve inicio em 2013 e continua até hoje firme forte, com juiz de curitiba passando a ministro para federalizar a lavajato nos moldes do golpe, talvez com franchising. Não vimos nesta eleição nenhum petista fazendo campanha nas ruas, vestindo suas camisetas vermelhas e com adesivos em seus carros distribuindo santinhos e panfletos de seus candidatos… Será que isso influi em uma eleição?

  3. Não sei dizer da Europa, mas

    Não sei dizer da Europa, mas no caso do Brasil os argumentos do post não se aplicam. Além disso, a crise do capitalismo explica boa parte dos quatro Ds. Não me convenceu nem um pouco.

  4. De repente a esquerda se
    De repente a esquerda se torna culpada de tantas coisas!
    Aí vem um analista relativista, que acredita que a superestrutura pode manter uma teoria política, que ele próprio julga perene, embora não correspondente a um sistema econômico!
    Que tempos tristes. Só Marx salva.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador