Não vai ter prisão, mas julgamento e Lula inelegível até 2018, por Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Depois da pesquisa Datafolha indicar que Lula ainda é favorito entre todos os demais presidenciáveis, as equipes que tocam investigações contra o petista temem uma reação popular e devem descartar a prisão preventiva do ex-presidente, mesmo após a ofensiva da Procuradoria da República no Distrito Federal ontem, reafirmando a denúncia sobre obstrução de Justiça na Lava Jato. 

A ideia, segundo Helena Chagas, vai ser deixar a tentativa de prisão preventiva de lado e apostar no julgamento e condenação de Lula até 2018, para que ele se torne inelegível. “O fato é que, em algum momento, Lula será condenado e, possivelmente, terá contra ele um pedido de prisão , ainda que de poucos anos e atenuado por medidas alternativas de cumprimento da pena. O que resta saber é se ele será confirmado em outras instâncias de recurso a tempo de tirar o ex-presidente do páreo de 2018.”

Ontem, a defesa do ex-presidente divulgou uma listra de arbitrariedade que Lula tem enfrentando por parte de agentes do Estado que, segundo ele, pratica perseguição contra o petista. A lista inclui as medidas judiciais que Lula está tomando nos processos em curso e contra veículos de comunicação que têm usado vazamentos ilegais para condená-lo em “tribunal popular”. Leia o material na íntegra aqui.

 

Por Helena Chagas

Estratégia de acusadores é tornar Lula inelegível

Em Os Divergentes

São mínimas, a esta altura, as chances de o ex-presidente Lula ser levado à prisão preventiva ou temporária pelos investigadores da Lava Jato – ainda que se veja, claramente, um recrudescimento das ações e acusações contra ele nos últimos dias. Mas tanto juízes como procuradores se sentem desencorajados a tomar tal atitude depois da forte reação provocada pela condução coercitiva do ex-presidente há meses. As últimas pesquisas, nas quais Lula mostrou surpreendente resiliência e um apoio de mais de 20% dos eleitores, só confirmam esses receios.

A estratégia dos acusadores de Lula agora é outra. Querem julgá-lo, condená-lo e torná-lo inelegível antes das eleições de 2018. Se vão conseguir,  aí são outros quinhentos.

A denúncia mais avançada que existe hoje contra Lula é a do Ministério Público do DF, por tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró e atrapalhar as investigações da Lava Jato. Mas ela ainda não foi aceita pela Justiça e seu julgamento poderá levar algum tempo, sobretudo até chegar à segunda instância, tornar o ex-presidente inelegível e condená-lo, quem sabe, a cumprir pena preso.

A turma de Curitiba, liderada por Sérgio Moro, tem sido muito rápida para julgar e condenar. Mas o que se diz é que, no caso de Lula, precisam ter provas cabais e inequívocas da principal acusação que pretendem formular contra ele: a de ser o comandante do esquema de desvios na Petrobras. Até agora, elementos como o sítio de Atibaia, a cobertura do Guarujá e os guardados de objetos que ele ganhou quando presidente seriam insuficientes para tal condenação, embora possam servir para outras acusações menores.

O fato é que, em algum momento, Lula será condenado e, possivelmente, terá contra ele um pedido de prisão , ainda que de poucos anos e atenuado por medidas alternativas de cumprimento da pena. O que resta saber é se ele será confirmado em outras instâncias de recurso a tempo de tirar o ex-presidente do páreo de 2018.

Apenas uma coisa é certa: nunca antes neste país um sujeito desarmado provocou tanto medo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bando de filhos da puta.

    Bando de filhos da puta. Sabujos da elite brasileira. Lixo moral e ético é o que impera na Justiça brasileira.

    1. expurgo

      o brasil precisa de um expurgo total no aparelho judicial.

      total significa TODOS: todos fora a bem do serviço público.

      quando o cidadão dar-se conta dos proventos desses marajás do judiciário, estes correrão riscos de linchamento nas ruas,

      daí o medo que se divulgue o escândalo, e os expedientes que utilizam, os marajás, como aquele empregado pelos patifes do paraná, para escamotearem essa informação escandalosa do povo.

      expurgo já dessa quinta-coluna togada!

    1. Os golpistas da Turquia é que

      Os golpistas da Turquia é que não foram inteligentes.

      Era só ter declarado que houve pedaladas fiscais e teriam dado o golpe.

      Foram colocar tanques nas ruas, receberam o troco.

  2. Alguém acha mesmo que eles

    Alguém acha mesmo que eles teriam todo este trabalho para dor o golpe e depois deixariam o poder lhes escapar das mãos? Tá tudo aparelhado, tá tudo dominado pela direita. Sem botar abaixo “tudo isto que aí” pra valer, não vai mudar. Eleição não serve mais pra nada, porque “eles” controlam o estado e comandam as instituições.

  3. Mais uma vez dona Helena

    Mais uma vez dona Helena Chagas  cisca

    sobre a superfície. Não tem informações

    suficientes para um artigo decente. E, se

    as tem, não sabe usá-las.  As conclusões

    beiram o infantilismo.

  4. Confesso que logo após

    Confesso que logo após deflagrada essa Operação Lava a Jato,  tinha como provável a participação do ex-presidente Lula e da presidente Dilma nesse esquema descoberto na Petrobras, seja de forma ativa ou somente por omissão. Parecia-me impossível que pela abrangência do mesmo seria impossível não ter sido balizado por instâncias mais altas do Poder Político. 

    No decorrer das investigações, em especial na tomada de depoimentos dos principais envolvidos, a começar pelos dirigentes da Petrobras e do doleiro Yussef, depois acrescida com as delações também premiadas dos empreiteiros e seus executivos, comecei a mudar de opinião a partir de um indício bem forte, qual seja, a não citação de ambos – Dilma e Lula – nos depoimentos dos indiciados. 

    Ora, pela lógica o “mercado” das  delações também obedecem os ditames da Lei de formação de “preços”: quanto mais “nobre” e escassa a mercadoria, maiores as condições de barganha do “vendedor” ofertante. O que não poderiam pedir em troca qualquer um desses delatores se tivessem algo comprovado contra dois ex-presidentes? Se quase conseguem o céu delatando bagrinhos, imaginemos o que daria em contrapartida o bloco repressor nessa eventualidade suprema?

    Consolidou ainda mais minha percepção acerca dessa hipótese duas constatações: 1ª) Se a própria alta direção da Petrobras até agora passou incólume pela devassa, por que o mais alto escalão da República teria ciência, ou, no extremo, comandado a esbórnia? 2º) Após a delação do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado ficou assentado que o esquema estruturado horizontalmente e se lastreava nas relações diretas entre partidos políticos, empreiteiras, lobistas e executivos das empreiteiras e da Petrobras. Um sinal evidente disso foram as estranhas forma de distribuição das propinas na qual meros executivos de terceiro escalão(caso do Sérgio Machado, Roberto Costa, Nestor Cerveró, Duque, dentre outros) receberam centenas de milhões de dólares e figuras de maior expressão aparentemente nada. 

    Existe ainda, reconheço, um véu de obscuridade e estranheza impedindo uma narrativa mais acurada desse processo em que se entrelaçam variáveis das mais diversas e que envolvem complexas interrelações entre criminosos contumazes, executivos ambiciosos, empresários inescrupulosos, uma empresa com frágeis níveis de compliance, e políticos corruptos tanto por natureza como por contingências. 

    1. Mídia

      Confesso o mesmo. Talvez por tentar entender toda essa estrutura que está consolidando o golpe, percebo com a maior clareza e estupefação o que é na realidade o poder absurdo da propaganda e da mídia. Poder que o maior dos tiranos ousou sequer sonhar. 

      Onde a unanimidade é quase aboluta, como no da instituição da corrupação e dos corruptos, é praticamente impensável que alguém não o seja. Lula e Dilma, só para ficarmos nos dois, são uma espécie de alienigenas no meio dessa gente toda.

      Lula cometeu o erro dos bons homens, pensou que lidava com os seus iguais.

    2. JB:
      Na verdade, o esquema

      JB:

      Na verdade, o esquema montado na Petrobrás foi de fato balizado pelas instâncias mais altas do Poder Político. Porque o PT não detinha de fato o Poder Político, mas apenas cargos nominais, com poucos espaços de manobra que não estivessem engessados pelo Poder Político de fato, ou seja, o Establishment Viralatas (EV).

      Parece-me cada vez mais claro que a LJ foi uma operação montada, a mando do EV, com o objetivo de atrair petistas para a armadilha. Mas os petistas verdadeiros conheciam o poder do EV, e não cairam na armadilha. Aí o EV teve de se valer de elementos infiltrados no PT (que com Marta, Suplicy, Delcídio, aloprados e outros, constituiam 30 ou 40% do partido). Parece igualmente provável, do ponto de vista lógico e do senso comum, que esses infiltrados não tinham ligação alguma com os verdadeiros petistas (que não devem ser santos, esclareço na condição de não-petista). Assim, foi indispensável se valerem da espionagem internacional (crime de lesa-pátria), para que os arcanjos da LJ pudessem estabelecer um roteiro que chegasse aos peixes graúdos do PT. E nem assim estão conseguindo, a não ser com arbitrariedades de todo tipo, como as cometidas  contra José Dirceu (figura que era para mim extremamente antipática, mas agora em fase de espera, à espera do veredicto da História). 

      Em regimes de democracia-para-inglềs-ver, como os ocidentais, o território está todo mapeado e controlado (desde o século 17, acredito) pela espionagem e pelas sociedades secretas. Quem ler a obra completa de Will Durant vai perceber que, a partir de uma certa data, começam a ocorrer incríveis estupidezas iniciando guerras desnecessárias, seguidas de “milagres” mudando o desfecho delas. As vitórias de Napoleão, cuja única característica notavel foi a de ser corno-manso, foram todas obtidas a partir de “informações” passadas a ele por sociedades secretas (alienígenas? satanistas? maniqueístas?). O palhaço não inventou nenhuma tática ou estratégia nova, apenas se valendo dos serviços e traições do establishment europeu. Um pau-mandado, cujas asas foram cortadas tão logo ele passou a acreditar que tudo o que conseguira fora pelo próprio mérito (um proto-meritocrático?).

       

  5. Era o plano de Mercdante, ou

    Era o plano de Mercdante, ou seja, tornar Lula “inelegível com a “Lava Jato” e ser o candidato do Palácio.

     

  6. A ordem democrastica já foi

    A ordem democrastica já foi quebrada,

    Vivemos uma ditadura disfarçada, no qual a midia se esforça parea dar a sua contribuição, a justiça chancela tudo o que é ilegal e incostitucional e politicos larapios posam de santos, se o povo não reagir ao assalto de seus direitos e do Brasil só terá a lamentar no futuro, já não há ordem legal, se as autoridades não respeitam as leis por que temos que respeita-las, quem manda é o povo não meia duzia de burocratas corruptos, ou o povo se levanta ou se cala.

    1. Essas leis  na ” LINHA DA

      Essas leis  na ” LINHA DA ÉTICA” sob a capa do moralismo embutem uma INSTRUMENTAÇÃO AUTORITARIA

      que serve como ferramenta das corporações judiciarias para a conquista do PODER REAL sobre o Estado brasileiro.

      A INQUISIÇÃO ibérica praticava os piores atos de perseguição politica e religiosa sob a CAPA DA SANTIDADE.

      As Leis da Ficha Limpa, Anti Corrupção e Anti Terrorismo são na essencia LEIS ANTI DEMOCRATICAS, o modelo é de LEIS ‘OMNIBUS” no sentido latino, Leis que permitem ampla interpretação do Juiz, o reu fica a mercê do Juiz porque essas leis dão amparo a qualquer arbitrio e abuso sempre em nome da MORAL E DA ÉTICA ou da PROTEÇÃO DA SOCIEDADE.

      O truque é velhissimo, todas as ditaduras editam Leis para Proteção da Sociedade que dão cobertura para tudo,

      especialmente arbitrio e instrumentação para a supressão das garantias individuais.

      Uma tipica LEI ‘OMNIBUS’ foi a Lei de Segurança Nacional.

      O pior que as tres Leis em questão , Ficha Lima, Anti Corrupção e Anti Terrorismo foram sancionadas pela Presidente Dilma. O Congresso por sua vez, para ficar bem com a midia e achando que eram leis de fantasia, pouco questionou essas leis que deveriam ser muito mais discutidas por no bojo delas existem MEDIDAS AUTORITARIAS.

      Adolf Hitler foi eleito em um regime plenamente democratico, a Republica de Weimar e tornou-se Ditador por uma lei desse tipo, a LEI HABILITANTE para a PROTEÇÃO DA SOCIEDADE ALEMÃ, lei votada pelo Parlamento alemão em 1933.

       

      1. Perdoe-me, André Araújo, mas

        Perdoe-me, André Araújo, mas será que o problema está mesmo nas leis? Ou na  nossa falta de consciência democrtática?

        Por que uma lei de ficha limpa ou algo parecido em um país desenvolvido não descamba para o arbítrio? Será porque o poder  dos juízes é fiscalizado e recebe freios, ao contrário do que ocorre no Brasil? Porque os maus juízes em países desenvolvidos são realmente punidos?

        Será porque lá a sociedade realmente fiscaliza o legislativo e o judiciário?

        Por que uma lei de regulação de mídia na Inglaterra não se transforma em censura?

        1. Querida Adma (perdão pela

          Querida Adma (perdão pela intimidade)… não se joga pérolas aos porcos. Quem disse foi Jesus, lá atrás, antigamente. Sobre essa coisa de “consciência”, “Não há um pecado que um homem cometa que outro não possa cometer”, como disse Santo Agostinho, ou, como se diz no “populês” aqui nos meus cafundós: “não se passa manteiga em venta de gato”. É passar e o bichano lamber. Fazendo uso de meus parcos conhecimentos na área médica: não se fabrica o veneno sem junto com ele fabricar o antídoto, testado e retestado.

          Leis por si só se não cumpre! Então, se você não tem a sociedade adequada pra cumprir a Lei… deixa essa zorra de “lei avançada” pra lá para que se não efetive em efeito bumerangue.

          Não abra a porta pro ladrão. Se abri, ele te assalta. Sem perdão.

          P. S. onde escrevi pecado, na citação de Santo Agostinho, leia crime.

    2. Como ele iria adivinhar?

      O PT não tem bola de cristal.  Se o poder econômico, a direita midiática e judicial se apropriaram depois da lei para usar contra a esquerda, poupando os seus, a culpa é da esquerda?

      Lembremos das jornadas de junho de 2013. No início a pauta era progresista. A direita e a Globo perceberam a insatisfação difusa dos jovens e a instrumentalizaram. Surgiram esses pseudo-revoltados  black blocks que ninguém sabe onde foram parar.  A partir daí, a caixa de Pandora foi aberta.

    3. O PT só fez cagada na área jurídica.

      O PT só fez cagada na área jurídica. Principalmente no que diz respeito às nomeações para o STF. Por que diabo um Dias Toffoli está na corte suprema? Um Luiz Fux? Uma Rosa Weber? Qual valor jurídico justifica a ida de um Joaquim Barbosa ao “pretório excelso”? Leis? Por quais cargas d’água o governo do PT sanciona uma Lei Antiterrorismo que, claramente, cedo ou tarde, será utilizada contra movimentos sociais de cunho esquerdista – MST, sobretudo? Viram a palhaçada do Alexandre de Moraes falando no JN, ontem, sobre os terroristas criadores de galinha que a PF prendeu? Pois é. Amanhã serão sindicalistas, ativistas sociais etc. Parabéns ao PT por ter criado, aprovado e brigado por essa Lei Antiterrorismo…

  7. Cegueira burguesa.

    Os detentores dos meio de produção – no rigor conceitual marxista: a vera burguesia – inda não compreenderam, não bastassem três gestões lulo-petistas, que COM LULA, SEMPRE TEM JOGO.

  8. O que justifica o fato de o

    O que justifica o fato de o PT ter nomeado um Dias Toffoli ministro do STF? Qual a explicação para Rosa Weber ser ministra de corte suprema? Luiz Fux está onde está por quê? Joaquim Barbosa nunca deveria ter sido ministro do STF. O que o PT entende de nomeação de ministros da corte suprema?

    PS. Dou o braço a torcer. Quem sabia nomear ministro era FHC: Gilmar Mendes nunca me deixará mentir. 

  9. Lula candidato, a Direita Golpista some do mapa!

    Lula candidato, a Direita Golpista some do mapa!

    Lula é o grande medo para a Direita Golpista brasileira, velha mídia capitaneada pela Rede Globo e seus tentáculos no Judiciário.

    Estamos em um tempo de redefinição das alianças políticas e, bem sabemos, o Presidencialismo de Coalizão ruiu.

    A Direita deu o Golpe e se colocou no Poder para dilapidar todo o patrimônio nacional até 2018, porque, dificilmente passará de lá no voto.

    Esta Direita chegou ao Congresso Nacional via uma campanha midiática e dos seus tentáculos no Judiciário continuada e crescente contra Lula, Dilma e o PT, bem sabemos, desde ao menos o Julgamento do Mensalão, passando pelas Jornadas de Junho de 2013, pelo não vai ter Copa, pela Lava-Jato, até atingir o ponto culminante que foi eleger o Congresso mais reacionário e anti-petista que se poderia imaginar.

    Como disse o Paulo Nogueira: o Congresso mais corrupto que o dinheiro poderia comprar. Quase todos lá, movidos a dinheiro.

    O tal do Presidencialismo de Coalizão se quebrou.

    Quatro vitórias do PT seguidas e a impossibilidade da velha mídia capitaneada pela Rede Globo e a Direita Golpista de ganhar nas urnas não permitiram mais dar ao Governo Dilma, um mínimo de sustentação. Senão o PT venceria em 2018 novamente e sabenos bem que não há como duvidar, se passou pela provação de 2014, com Lula candidato vencerá em 2018. 

    Tudo fizeram até 2014 para a Presidenta Dilma perder e ela ganhou.

    Hoje, Lula é um homem livre das amarras da Política de coalizão. O PT, Lula e Dilma foram traídos por ela.

    E, ai é que mora o perigo para a Direita Golpista.

    Lula candidato com 4 minutos no horário eleitoral em 2018, no primeiro turno fará um estrago sem tamanho.

    Imaginemos ele livre para falar e livre para botar os pingos nos is, e, ainda, livre para pedir votos para o PT e no máximo mais o PCdoB e quem sabe, PDT.

    Imaginemos Lula terminando o primeiro turno com 35%/40% dos votos? E a bancada de Esquerda que ele não leva junto. Finalmente, uma bancada pura.

    Lula estará desimpedido de mandar votar no PT. Quem for com Lula vai, certamente, associar o voto no Legislativo a um aliado dele e não será mais aliado do PMDB, PP, PSD, PTB, etc.

    E, Lula virá com os anseios do Povo brasileiro na bagagem!

    Tirar Lula do Páreo é tirar a esquerda do Parlamento, e acima de tudo, há o medo do PT voltar com tudo.

    Imaginemos a quantidade de deputados que o PT elegeria. Uma bancada de bem mais de 150 deputados.  Seria um estrago generalizado nas estruturas arcaicas do Brasil.

    O medo de uma mudança radical no Legislativo Federal é o medo maior da Direita Golpista e de quem as patrocina.

    Lula é o Cara!

    O sujeito que melhor compreende o Brasil e os brasileiros.

    Ele sabe como o brasileiro enxerga a realidade, o que ele quer. Sabe conciliar a realidade do brasileiro com a Política.

    O brasileiro é individualista, consumista, até conservador por causa de uma influência religiosa neopentecostal, carismática de décadas. E, não é fácil conciliar o modo de ser do brasileiro com um Projeto que possa incorporar Justiça Social, Desenvolvimento, Soberania dentro da realidade da sociedade brasileira.

    O medo da vitória de Lula é porque Lula tem condições de direcionar o apoio da população para uma realidade nova, escolhendo seus aliados e abrindo espaço para destruir as estruturas carcomidas da velha Política, dos meios de comunicação da velha mídia e, tirando o protagonismo do Judiciário seletivo de cena.

    Sem mídia oligopólica não se sustentam Direita Golpista e Judiciário Golpista. Não se sustentam os princípios do Brasil apequenado e subserviente aos interesses norte-americano e do “mercado”.

    E os Golpistas se enfraquecerão a tal ponto de não mais serem protagonistas por décadas. O povo brasileiro irá rechaça-los.

    Lula é muito maior que todos os Golpistas juntos.

    O medo da volta de Lula é o medo daqueles que não têm votos: ou se elegem às custas do PT, Dilma e Lula,  e, depois viram as costas; ou se elegem escorados no anti-petismo viciado da velha mídia capitaneada pela Rede Globo.

    Velha mídia a cada dia mais desacreditada.

    Com o definhamento do Poder de persuasão da Rede Globo e seu anti-petismo doentio e sem apoio de Lula a Direita Golpista não passa do quarteirão de casa.

    Tirar Lula do Páreo é a única chance deles sobreviverem com alguma representatividade para além do Bolsonaro, e quem sabe, de uma Marina Silva, que mais parece a clássica personagem central das pesquisas Datafolha/Ibope, que sempre está na frente até 2 meses antes da Eleição e que, ao se aproximar da hora da votação se ajustam os dados e a realidade aparece (para fingirem credibilidade diante de seu público), o personagem da pesquisa de opinião contratada da velha mídia perde.

    O Brasil é muito maior que os Golpistas da Direita e seus patrocinadores.

    Lula vencerá em 2018.

    A plutocracia e a Direita Golpista morrem de medo do maior Presidente do Brasil.

    Sem Lula eles ficarão órfãos de voto, porque nada de construtivo e de progressista oferecem ao Brasil e aos brasileiros.

    O lulismo não morreu, o PT está vivinho da silva.

    Fosse o contrário não precisariam do Golpe do Impeachment contra Dilma, não precisariam fazer a caveira do PT 24 horas por dia e não precisariam caçar Lula de forma tão desesperada da hora que acordam até a hora que deitam.

    Fosse o contrário era só esperar 2018 e vencer nas urnas e não se colocaria na testa da Direita: GOLPISTA. Imagem que corre mundo afora.  

    Porém, com Lula no Páreo não dá. Eles perdem de goleada!

    Esta é a realidade que não dá para duvidar mais.

  10. Eles são bem capazes de fazer

    Eles são bem capazes de fazer isso mesmo, tornar o Lula inelegível, porém se isso acontecer, basta que o Lula aponte para alguém que nós votaremos nele. Quero ver essa turma arrancando as penas de ódio.

  11. Chegar lá é que são elas…

    Viajar pela Dutra para o Rio e chegar ao Clube dos 500 é chão, já chegar ao Rio de Janeiro vai chão!!!

  12. Chegar lá é que são elas…

    Viajar pela Dutra para o Rio e chegar ao Clube dos 500 é chão, já chegar ao Rio de Janeiro vai chão!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador