Nassif: Lista de Janot não tem isenção só porque citou Aécio e Serra

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

janot_lista.jpg

Jornal GGN – Algumas pessoas podem considerar que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chefe do Ministério Público Federal, finalmente alcançou a “era da isenção” com a inclusão de Aécio Neves, José Serra e Aloysio Nunes, entre outros nomes, nos pedidos de inquérito entregue ao Supremo Tribunal Federal nesta terça (14). Pura ilusão.

Há três etapas até esses políticos se transforarem em réus e, até lá, as chances de o MP fazer corpo mole ou sequer chegar a denunciar Aécio e companhia são grandes. É o que avalia Luis Nassif no hangout da lista de Janot.

https://www.youtube.com/watch?v=cFEbD16bFbk&t=2s width:700 height:392]

Em posse dos pedidos de inquérito, o relator da Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin deverá avaliar os requerimentos nos próximos dias. Se for aceita a instauração de inquérito, o MP precisará trabalhar até descobrir se há algo a ser denunciado ou não. Se houver, ainda será preciso, numa terceira fase, obter o aval do Supremo.

Nassif lembra que, quando da primeira lista de Janot, feita com base nas delações de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, Aécio apareceu entre os citados no pedido de inquérito em função de corrupção em Furnas mas, ao final, foi agraciado com um pedido de arquivamento da investigação. Quem perdeu mais com aquelas denúncias foi o governo de Dilma Rousseff, derrubado pelo processo de impeachment.

“A isenção existe quando você vê o resultado final. O resultado final [da primeira lista de Janot foi a deposição de uma presidente da República e uma série de ações contra Lula. Não dá para comparar com o que tem agora”, aponta o diretor do GGN.

“Mesmo que houvesse inquérito e investigação séria – coisa que duvido que ocorra – ainda assim não reporia o desequilíbrio que se impôs à democracia quando Janot colocou na linha de frente um grupo e blindou o outro”, destaca.

Para Nassif, Janot está fazendo um “jogo de cena” ao pedir inquérito contra tucanos graúdos, na tentativa de corrigir a imagem negativa que o MP passou a ter após justamente pelo partidarismo com o qual tem atuado.

O jornalista avalia que o único impacto que as delações da Odebrecht pode ter sobre Aécio é o de inviabilizá-lo eleitoralmente por causa do desgaste junto à opinião pública. No mais, Aécio deve contar com a ajuda de Janot e de aliados no Supremo, como Gilmar Mendes, para passar ileso pelas delações.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E também o início da gestação

    E também o início da gestação do novo candidato dos tucanos. O “gestor que não é político”, o que em termos de factóide deixou o Cesar Maia no chinelo. O príncipe dos coxinhas que usam pulover nos ombros. 

    Claro, a aposta é Dória. Depois que ele convenceu a periferia de São Paulo a votar nele, a idéia é que pode tudo. É só jogar todos os “políticos tradicionais” na lama, que o limpinho surge resplandescente como o novo Collor, dessa vez de São Paulo mesmo, não lá de Alagoas, “terrinha da bolsa esmola”

  2. É isto mesmo

    Não é porque a sujeira apareceu sem querer que não dá para jogar para baixo do tapete de novo. Como diria Collor : O tempo é o senhor da razão. O MP sob a batuta de Janot, só espera o tempo de devolver tudo a normalidade pretendida por eles.

  3. Ao final, a juristocracia

    Ao final, a juristocracia eliminará por completo o poder do PT, falta pouco para isso. E a máquina de propaganda NAZI-GLOBISTA fará o resto, colocando no poder um representante da plutocracia. 

  4. Janot = Temer, no essencial

    É ingenuidade pensar que Janot atua com isenção.

    Basta lembrar que o procurador Aragão afirmou que Janot colaborou para a condenação de Genoíno, sabendo que ele era inocente. Basta lembrar que Janot teve participação decisiva no golpe contra a Democracia. Basta lembrar que Janot tem provas contra Aécio Neves, engavetadas há anos… Basta lembrar que Janot tem contatos nebulosos com os EUA contra os interesses do Brasil.

  5. Tem Gato na Tuba

    Nassif: você sabe que boto maior fé no que sai do seu blog. Por isto vou ter por exata a informação que “o presidente Michel Temer não aparece como investigado […] é com base na Constituição, que determina que presidente da República não pode ser investigado por fatos alheios ao mandato”, nessa óptica do Dr. Rodrigo Janot Monteiro de Barros.

    Mas se (e somente se) procedente a notícia então o Procurador Geral da República ou tem o rabo preso ou faz parte de bando. Sem meio termo. Porque essa “interpretação” da Lei não é só infame, mas, sobretudo, acobertadora de ladrão. E do crime de lesa pátria.

    Pensemos mais, como naquelas suas montagens de “xadrez”.

    Imaginemos, numa Nação hipotética, de hipotética democracia e hipotético sistema judicial, um hipotético bandido promovesse hipoteticamente um golpe jurídico e chegasse ao comando daquele Pais. Evidentemente, esse buscaria outros hipotéticos comparsas para se locupletarem de bens e espécies, como faziam de antão.

    Mas o mundo real começou repudia-los e a grande mídia, regiamente paga pelo hipotético governo, não pode segurar as pontas e começou a soltar notícias de hipotética gatunagem.

    Tanto que um hipotético órgão do hipotético Judiciário resolveu, com muita relutância, incluir os hipotéticos meliantes numa hipotética “denúncia”, para mascarar as coisas.

    Mas no rol dos hipotéticos gatunos faltou o chefe mor do bando, dito hipoteticamente bandido e alcagueta de gringos há muito e por muitos.

    Porém, a hipotética “Constituição” dizia que o chefe daquela hipotética Nação só responderia por hipotética gatunagem do seu hipotético governo. E como, ao tempo da hipotética gatunagem ele não passava de um reles gatuno, mesmo vinculado ao governo que ajudaria a depor, não seria o caso de hipoteticamente incriminá-lo.

    Na verdade, queriam mesmo era mandar prô xilindró um hipotético político do governo anterior, que os incomodava. E, numa hipotética trama, contrataram um verdugo para processar e julgar (digo, condenar) quantos pudesse dos hipotéticos adversários.

    Imagine ainda que nesse hipotético Pais o hipotético gatuno fosse se ausentar [os motivos podem ser diversos, até exílio] e outro hipotético gatuno ocupasse a hipotética governabilidade, com robustos indícios e delações de suas hipotéticas bandidagens, já conhecidas do hipotético Çu-premo. Então um hipotético ministro da hipotética Corte [muito conhecido por participações na hipotética política] mandaria extinguir hipotético inquerito ou denúncia ou processo porque o atual e hipotético (agora) presidente não poderia responder por governo que não fosse o seu.

    Não seria este o hipotético caso dessa hipotética fantasia?

     

    Em tempo: estas são livres hipóteses. Qualquer semelhança com algum Pais ou pessoa é mera coincidência.

  6. Esta denúncia é apenas para

    Esta denúncia é apenas para fazer média. Não dará em nada.

    Penso que a lava jato, em conluio com a mídia que a patrocina e os corruptos que estão agora no governo procuram desesperadamente uma maneira de se auto encerrar de maneira “honrosa”. Só não fizeram isto ainda porque o Moro não conseguiu cumprir sua última missão que é prender ou inabilitar o Lula. Se já tivesse feito isto a lava jato não mais existiria.

    Esta operação já cumpriu quase todos os objetivos, com exceção da prisão/inabilitação do Lula. Já conseguiu atingir de morte o PT, já ajudou a destruir a economia do país, a indústria de petróleo e gás, naval, construção pesada, programa nuclear, programas de defesa e abrir caminho para que os maiores corruptos do país voltassem ao poder central. A única ameaça que ainda paira sobre a cabeça dos ladrões e golpistas, inclusive os do judiciário, e o fantasma do Lula. Eles têm que dar um jeito nisso.

    Para fingir que continuam com a farsa jato, este traidor miserável conhecido por janot encena em parceria com os outros atores do judciário esta denúncia que já sabem não dará em nada. Mas, pode passar impressão de imparcialidade à opinião pública. A parcialidade já estava escancarada demais e pegando muito mal para os golpistas do judiciário. Ainda tem de pegar o Lula. Enquanto isto cntinuam no seu verdadeiro objetivo que é destruir o Lula. Isto já virou uma obsessão para o MPF, PF, PGR e até o STF.

    Dado o golpe, o negócio é se perpetar no poder e roubar a vontade. Este é o objetivo dos golpistas do judiciário, da câmara e do senado.

    O dos golpistas privados é acabar com a aposentadoria – grande objetivo dos bancos – acabar com os direitos trabalhistas – sonho de todos os empresários – continuar a sonegar e explorar os trabalhadores sem vínculo empregatício(domésticas, jardineiros, pedreiros, pintores de parede, babás, etc etc etc – sonho dos golpistas da classe média e se locupletar com dinheiro público – objetivo da mídia golpista que se vê ameaçada de morte pela internet, netflix, google, youtube, etc etc

    Somos definitivamente m país de MERDA . Onde quase ninguém pensa em construir um país de verdade, um país respeitável e onde o respeito às leis vigentes e ao capitalismo de verdade não nteressa.

    Os últimos que tentaram estão na cadeia ou sendo perseguidos.

    O que interessa hoje é o “meu pirão primeiro”.

     

  7. Lula e a esfinge jurídica: decifra-me e ainda assim, te devoro..

    Não se pode esperar que os canibais se convertam ao vegetarianismo…

    De tudo isso que tenho lido, o que me espantou foi a fala do Presidente, repercutida aqui ontem no post sobre sua audiência, que diz mais ou menos assim:

    Lula diz em audiência que esperava imparcialidade do judiciário/polícias/mp porque agiu de forma republicana com aquelas instituições…

    Eis minha rasa e leiga opinião sobre o tema:

     

    Talvez seja a hora, inclusive para Lula, de começar a entender os ritos e protocolos que infestam as corporações como judiciário, mp e polícias…

     

    A fermentação de ódios e idiossincrasias em instituições desse tipo nem é exclusividade delas, isso também acontece em círculos militares, e em todas as esferas do Estado onde haja alguma parcela de poder (de fato), nesse caso, seja pela imposição simbólica das armas (militares e polícia) seja pela violência simbólica inerente ao estamento normativo, que detém o poder de “decidir” os supostos conflitos, sejam os de natureza positiva (aqueles que as leis não dão conta), seja os negativos (as infrações às leis (strictu sensu, o crime)…

     

    Nas polícias e nos meios militares, o nível de sofisticação ideológica e discursiva é menor, e a ideia de corpo talvez se aproxime mais de temas mais palpáveis, como perigo, conflitos armados e tudo que envolva o exercício cotidiano da violência em nome do Estado e das classes que o controlam…

     

    Já no judiciário, essa noção de corpo se legitima através de narrativas mas elaboradas e que já foram tratadas aqui nesse blog, que vão desde a ideia de superioridade pela afunilação do acesso ao cargo pelo certame público (que de meio vira fim em si), passando pela “valorização”, que nada mais é que pagar bem aos cães de aluguel para que ele não sejam contestados (e mais, não contestem), afinal, em uma sociedade hierarquizada pelo dinheiro, quem ganha mais pode mais, chegando a aberrações como as chamadas prerrogativas de função que se transformam em bill de impunidade para uma série de abusos…

     

    A total incapacidade do PT e dos integrantes da esquerda em tratar desse problema (judiciário e polícias, e em sentido mais amplo, a questão da segurança) nos ajudou a chegar onde estamos…

     

    Ajudou, porque os ingredientes externos já estavam decididos e nos escapam, como já provou a CIA e outros verdugos estadunidenses…Mas nossa tarefa de casa sequer começou a ser feita…

     

    A impaciência de Lula na audiência, sua irritação com os cretinos do mp e do judiciário, assim como sua surpresa com o tratamento a ele dispensado, deveria partir de uma reflexão consigo mesmo, porque ele mesmo acreditou (e disse isso na audiência) que bastava agir com o chamado “republicanismo” (perdoe a para-frase a Lênin, a doença infantil do capitalismo reformista) que teria um tratamento isonômico por parte daquele estamento…

     

    Lula, assim como boa parte da esquerda, caiu nessa armadilha surrada e velha dos estamentos jurídicos que já haviam sido desvendados por Marx e outros autores há muitos e muitos anos…

     

    Mal comparando, Lula deve ter tido a mesma surpresa de Carlos Lacerda quando viu que levara pernada dos militares…

     

    O que Lula, e talvez todos nós não percebamos é que tais instituições (policiais e judiciais) são instrumentos anti-democráticos de controle democrático…

     

    Eu sei, isso é um paradoxo e tanto, mas o desafio, que sequer ousamos enfrentar, é dar conta de adequar essa natureza (de conservação e anti-voto) às demandas dos governos mais à esquerda, em suma: transformar, por mais louco que pareça, esses aparatos em instrumentos anti-democráticos de controle progressista…

    Esses entes têm completa aversão ao poder originário (voto), seja aqui, seja na Dinamarca ou Islândia…

     

    Assim, não há como “ganhá-los” por dentro, de forma estruturalista ou gradualista…

     

    Eles recebem comandos, devem ser impostos a eles a nova ordem que se pretende…Talvez por isso os EUA vinculem a Procuradoria-Geral ao Presidente, e esse mesmo Procurador é o Secretário do Departamento de Justiça, e consequentemente, chefe do FBI..

     

    Caso contrário, sempre funcionarão como agora, como freio sem nenhum contrapeso…

     

    Assim como o mercado não se autorregula (e nenhuma esfera de poder o faz), o estamento jurídico nunca poderá agir sem controle rígido…

     

    Perdoem se falei besteira, mas é isso que penso…

     

  8. É isso aí. Por muito menos , mas muito menos mesmo

    do que está acontecendo agora , a grande mídia , seus jornalistas hpócritas , os patos da fiesp , nossos supostos grandes empresarios , essa justiça malandra , etc, pediram o fim do Governo Dilma e do PT.

    Falavam que a situação estava insustentável.

    Agora não. Agora está todo mundo quietinnho. Parece que está tudo indo bem nesse governo ilegítimo.

    A hipocrisia está reinando na nossa republica das bananas.

    E por tudo isso que aconteceu e está acontecendo não existe mais a possibilidade de se falar em isenção.

    Foi golpe e os golpistas vão ter que encarar a história.

  9. Faz muito tempo que eu deixei

    Faz muito tempo que eu deixei de assistir novelas e nem por minisséries ou séries eu me interesso mais. E é isto que todas estas coisas que estão acontecendo envolvendo lava jato, zelotes, etc são. Como uma parcela do povo brasileiro deu uma tremenda demonstração de burrice verde-amarela, eles continuam com a tapeação. Feito novela, minissérie, série mesmo: é sempre a mesma coisa, as pessoas até acham que umas são ruins e outras boas, mas não deixam de assistir e torcer contra os vilões e pelos mocinhos que os roteiristas inventam.

    1. nassif….

      O direcionamento e perseguição ao grupo do governo do pt é escrachado. Como no Mensalão, jogarão alguns “bois de piranha” para obterem alguma credibilidade para salvar graúdos que não foram nem citados. Nem a imagem do psdb no seu icone FHC, nem o candidato do partido Alckmin Picolé de Chuchu. O que aconteceu com Azeredo, mesmo? Quer dizer que os trens e metrô do RJ são “corruptos”? Os de SP, não são?! Mas o que se desenha mais ultrajante e vergonhoso foi revelado ontem na fala de José Eduardo Cardoso, Ministro da Justiça, um candidato a Ministro do STF ao minimizar a Corrupção e o Caixa 2. Revelou o pacto que está sendo construído por todos os partidos. Todos sem exceção, para livrar de responsabilidades, sentenças e cadeia os politicos brasileiros, asseclas e cúmplices. Os intestinos da Nação estão expostos. O que prometia toda esta gente quando chegaram ao Poder nos anos de 1980? Bandidos, Hipócritas e Canalhas.   

    2. Muito bom

      Ótimo Rui.

      Como especialista na área você teria muito que falar.

      Mas será que vale a pena?

      O cara se mostrou um idiota.

      Esse é o nosso povo.

      Os de cima, procurando algum candidato que não seja de esquerda ou progressista e os de baixo com risco iminente de não poder votar em quer quer.

  10. Síntese do hangout

    1. Sempre esteve claro a proteção do psdb.

    Aécio, Serra, Aloyzio terrorista saqueador do trem pagador, mas não foi citado Alckmin que também será protegido.

    Todos eram para estar presos, se não fosse a proteção do Janot, do Gilmar, Rodrigo De Grandis, caso Siemens/Alstom.

    No nível estadual, o psdb construiu o maior esquema de roubo do dinheiro publico com as terceirizações para os amigos e o MPE dando proteção.

    Sou testemunho dos casos de roubalheira usando esse expediente.

    O governo Alckmin não abre mão nem casos ridículos, envolvendo contratos insignificantes em comparação com as grandes terceirizações que enlvovem milhões de reais.

    A ganância deles são incontroláveis.

    2. Barrar Lula, como candidato.

    3. Aposta no Dória como novidade.

    A velharia está morta, Serra e Aécio. E Alckmin agora tentando frear o Frankstein que começa a ganhar vida própria.

    É o resumo do que Nassif disse.

    Perfeito.

    Concordo com quase tudo.

    Só não aposto tanto no Dória.

    Se ele insistir em confrontar o picolé, os dois serão destruídos.

    O que resta para nós, a grande maioria, são os movimentos populares.

    Sera?

    Essa interrogação está aqui abaixo.

    O movimento de hoje com paralizaçãoes contra a reforma da Previdência tem essas reações das pessoas que serão atingidas.

    Alguns ignorantes e um idiota nos seus comentários.

    O fulano que disse que precisa estar em Ribeirão Preto as 14:00 h.

    [video:http://noticias.band.uol.com.br/cafecomjornal/videos/ultimos-videos/16164193/pessoas-reclamam-de-paralisacao-do-transporte-em-sao-paulo.html%5D

  11. Presidente Dória… e quem seriam os ministros? O time Odebretch

    Por mais que o Dória queira se lançar Presidente, em algum momento ele terá que anunciar seu ministério… vai ser a turma da Odebretch????

    1-Quem será o time e a aliança de Dória??? O PMDB com 200 deputados na lista da Odebretch mais o PSDB com seus ministros também nas listas de propina??? A população está cada dia mais imbecilizada mas será que vai aceitar isso??? O PSDB vai ser empurrado para uma candidatura puro sangue???

    2-Quem seriam os candidatos de oposição??? Nas últimas eleições o que se viu foram diversos partidos com candidatos de apoio a Aécio Neves que ficavam apenas atacando o PT no horário eleitoral e servindo de escada nos debates… e agora??? A eleição vai ser um blocão de candidatos de direita apoiando Dória??? Ou vai ser cada um por si??? Bolsonaro vai pra cima do Dória ou vai saber se colocar como cachorrinho de madame???

    3-Como será a campanha presidencial nesse cenário de polarização e com a esquerda destruída, com raiva e sem candidato??? Vão fazer um blocão??? Alguns partidos de esquerda surfaram na onda anti-PT… e agora?

     

    Vem muita surpresa aí… esse Dória é a cara do novo Brasil… o candidato perfeito para o analfabeto político que não conhece o próprio país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador