Nirlando Beirão: Aos jornalistas, Aguinaldo Silva não reserva afagos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
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Estevam Avellar / TV Globo –  Império – Téo Pereira, a serpente afetadíssima que destila em seu blog venenos e achaques

da Carta Capital

Aos jornalistas, Aguinaldo Silva não reserva afagos

Nem a caricatura reflete o que a gente vê em certas redações e lê em muitos blogs

por Nirlando Beirão

Não esperem muitos afagos para com os jornalistas da parte do jornalista – ou ex – Aguinaldo Silva. Não que a categoria não mereça, no atropelo sistemático dos fatos, na intrepidez estúpida com que anseia por destruir reputações. Mas o autor de Império claramente promove uma vendetta pessoal. Muito divertida, por sinal.

É dura a vida de um roteirista de primeira classe – Aguinaldo só frequenta o horário nobre – às voltas com a dor de cotovelo dos críticos e com o amadorismo dos focas. Ex-editor do semanário Lampião, publicação dirigida ao público gay que agrupava talentos nos anos 70, Aguinaldo conhece as ciladas da notícia.

Os eventos que se seguiram às acusações contra a empresa do comendador José Alfredo ­– corrupção, propinas, fraudes fiscais, só para variar – incluíram, na reação dos denunciados, os fatais gritos de “abutres, abutres” dirigidos ao eriçado cordão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas. Talvez Aguinaldo gostasse de se juntar ao coro de impropérios.

A vingança maior vem na figura de Téo Pereira, a serpente afetadíssima que destila, em seu blog futriqueiro de muitos likes, venenos e achaques. Téo seria uma caricatura grosseira se o personagem não fosse na realidade um concentrado de trêfegas criaturinhas que a gente vê nas redações por aí afora, da que traz o aval do Barão de Limeira àquela que tem como patrono o imortal Roberto Marinho.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

4 Comentários

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  1. Interpreto esse personagem de

    Interpreto esse personagem de modo completamente diferente. Após o início da sua investigação sobre as maracutaias da empresa do tal comendade, o “blogueiro” não perde uma chance de dizer que agora é um “jornalista sério”. Ou seja, a mensagem é de que blogueiro e jornalista sério não existem na mesma pessoa.

  2. Pra mim…

    a simbologia do personagem de Paulo Betti é cristalina: blogueiros são tão somente fofoqueiros irresponsáveis.

    Com a Globo, não existe almoço de grátis; sabendo da implosão da sua banca de jornalismo, já trata de adestrar seu público, notadamente o feminino, quanto ao “perigo” de se guiar por blogs “sujos”.

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