O diálogo entre Lula e Temer no horizonte, por Helena Chagas

Jornal GGN – Em sua coluna no site Os Divergentes, Helena Chagas fala sobre as possibilidades de conversas entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente interino Michel Temer, dizendo que o peemedebista diz, para interlocutores, que irá procurar o PT para conversar caso o impeachment seja confirmado. Ela também afirma que Lula tem dito a políticos próximos que Temer tem adotado um caminho correto na economia. “Pessoas próximas a ambos afirmam que falta pouco para que Lula e Temer se sentem para conversar – ainda que ninguém fique sabendo”, diz Helena.

Para ela, dificilmente o impeachment deixará de ser confirmado no Senado, e tanto Lula quanto Temer já trabalham sob essa nova lógica. Na superfície, ambos deverão manter seus discursos – Lula falando sobre o golpe e Temer sobre a herança maldita. Helena também diz que Temer fica “profundamento incomodado” quando Dilma e o PT o chamam de golpista.

Leia a coluna abaixo:

Do Os Divergentes

Lula e Temer: uma conversa no horizonte
 
Helena Chagas
 
Há recados de parte a parte, inclusive públicos. Michel Temer manda dizer por interlocutores diversos que, tão logo confirmado o impeachment, vai procurar a oposição – leia-se PT – para conversar. O ex-presidente Lula, por sua vez, diz aos políticos com quem conversa que Temer está fazendo tudo certo na economia e insinua que está afastado de Dilma Rousseff. Pessoas próximas a ambos afirmam que falta pouco para que Lula e Temer se sentem para conversar – ainda que ninguém fique sabendo quando e que, acima da linha da superfície, continuem trocando petardos.

Lula vai manter o discurso do golpe e sabe que sua única chance em 2018, se sobreviver políticamente até lá, é o fracasso do governo pós-petista, que fez opção preferencial pela centro-direita e vem desmontando pilares dos governos do PT. Temer, por sua vez, mantém o discurso da herança maldita e fica profundamente incomodado com as críticas de Dilma e do PT quando o chamam de golpista.

Mas as cartas políticas – embora não as policiais – já estão na mesa. Dificilmente o impeachment deixará de ser confirmado pelo Senado no final de agosto. E tanto Lula como Temer já trabalham sob essa nova lógica e de olho no futuro.

Lula até anunciou, pela enésima vez, um périplo pelo Nordeste esta semana contra o impeachment. Vai cumprir tabela, aproveitando mesmo a viagem para azeitar o futuro papel de líder da oposição em seu principal reduto – onde, por sinal, Temer vai mal. O ex-presidente há muito não se deixa fotografar ao lado de Dilma e nem a tem acompanhado nos eventos e viagens. Já está jogando lá adiante.

Se, aparente e publicamente,não há o que esses dois conversarem, abaixo da superfície há muito assunto. Lula e Temer nunca tiveram relações atritadas e sabem jogar o jogo. Acima de tudo, querem sobreviver até 2018 – um no governo, outro na oposição. Essa sobrevivência passa, para ambos, pela Lava Jato, pela herança petista e pelo controle dos movimentos sociais durante as reformas previdenciária e trabalhista que vêm por aí. Esse é só o aperitivo.

 

Redação

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só torcida da Helena.
    Não há

    Só torcida da Helena.

    Não há diálogo com quem jogou tão sujo. Não tem como haver qualquer tipo de diálogo pois seria confirmar a aceitação do golpe na Democracia que a tal Helena tem pouquíssimo apreço.

    1. Eu ia dizer a mesma coisa.  A

      Eu ia dizer a mesma coisa.  A “reportagem” nao faz uma goticula de sentido.  E se tem uma coisa que Temer nao precisa eh ajuda do PT ou Lula.  Temer ja desgraca o Brasil muito bem sem ajuda.

    2. Diálogo com Temer (e não apenas com ele)

      Haverá diálogo entre Lula e Temer. Da mesma forma que tem havido com Rodrigo Maia, entusiasta do impedimento de Dilma. 

      O PT desistiu de Dilma há muito tempo. O que tem sido visto é apenas um jogo de cena para a militância. As peças estão sendo mexidas para além da votação em agosto. 

      Lembre-se também que o PT é um partido reformista, ou seja, sempre fará composições. Tem sido assim desde a sua fundação e foi o que possibilitou o seu governo nos últimos anos. 

      O último Xadrez do Nassif (para mim o mais analítico até aqui) de alguma forma aponta nessa direção.

       

       

       

       

      1. E papel de PT nao eh porta de

        E papel de PT nao eh porta de cozinha e beira de fogao…  O item do Nassif tinha a mesma disturbante implicacao que a sua.

        O rumor da reportagem esta sendo flutuado pelas beiradas, por enquanto, e ninguem desconfiou a razao ainda?

        Eh pra Lula e o PT manterem a si mesmos e suas militancias na porta da cozinha e beira de fogao quando as “medidas impopulares” chegarem.

        E elas vao chegar.

        O que voce e Nassif estao pensando que eh uma “oportunidade politica” para o PT e Lula eh, de fato, uma cilada monstruosa.

  2. GOLPISTA!!!!
    Quem toma o

    GOLPISTA!!!!

    Quem toma o poder sem votos é golpistas, e se Lula conversar com esses crapulas será golpistas tambem!!

  3. SE RECEBEU NÃO SEI, MAS ESTE É O TIPO DE TEXTO QUE VALE UMA…

    SE RECEBEU NÃO SEI, MAS ESTE É O TIPO DE TEXTO QUE VALE UMA…

    … GRANA DO TEMERRATO – O GOVERNO DOS BANDIDOS. 

    E a Helena Chagas bem sabe disso.

  4. Realidade

    Pois o que se apresenta é a face escura da política, onde a Presidenta não quis entrar.

    Dos acordões, das tendências, esta é a coisa podre da política.

     

    Triste ver um partido abandonar uma conpanheira aos ratos, triste mesmo.

    Quem se esguerá desta tragédia serão os Ciros e os PCdoBs.

    1. Isto não é o lado podre da

      Isto não é o lado podre da política, isso é a política, se não fosse pra isso ela seria desnecessária, ou estarámos no céu ou nos matando na porrada, a política é exatamente pra isso, resolver os meio termos . . . . . se tudo fluisse, pra que a política ??? . . .

    2. Face escura da política

      Pois é Cleber. A Dilma não quer entrar na face escura da política, ou seja não quer negociar com os Senadores, para manter sua biografia sem mancha e joga o pais na face escura, Vendido, esquartejado, a classe trabalhadora pagando o pato. E a dama digna volra ao Rio Grande do Sul enquanto o país se ferra,O Lula entende de política e por esta razão saiu do governo com 87% de aprovação. É verdade que os bancos ganharam muito, mas a classe trabalhadora ganhou mais, o que nunca havia conquistado antes. 

  5. Tem toda a logica da politica

    Tem toda a logica da politica tal qual ela é desde os assirios e sumerios há 10 mil anos.

    PARIS VALE UMA MISSA, Henrique IV depois do massacre de São Bartolomeu viu que seria impossivel um rei protestante governar a França, converteu-se ao catolicismo com a expressão historica  PARIS VALE UMA MAISSA, que nada mais é do que o reconhecimento da realidade dentro de um quadro politico, na politica ninguem vive de amarguras.

    Lula é um realista e só chegou ao poder por ser realista, a realidade não tem cor ou ideologia.

    Quando assumiu negociou de forma realista com o Governo Bush e isso lhe valeu um apoio inesperado dos EUA no primeiro mandato, o dolar cai de 4 para 2 graças a esse apoio estrategico, Lula tinha mais prestigio em Washington do que FHC, já escrevi aqui sobre isso dezenas de artigos.

    A realidade é a chave da politica e é necessario conviver com ela, Lula precisa usar o que resta de seu capital politico da forma mais eficiente possivel e esse capital só vale dentro de um acordo com o outro lado.

    Negociando com o novo poder a moeda de troca será a sobrevivencia do PT em um espaço politico que manterá na maquina publica e na boa vontade deo governo central com governos etaduais e Prefeituras do PT, alem da continuidade de espaços em parte da estrutura federal e agencias reguladoras.

    Em troca o PT dará os votos que tem no Congresso, o governo Temer precisa de cada voto no Congresso.

    Essa noticia não é só de Helena Chagas, está em muitos blogs, como de Claudio Humberto.

    Um lembrete: Faz tres semanas que Rui Falcão não critica o novo governo.

    Acredito que Renan e  Meirelles estão na mesa dessas negociações, os dois tem boa interlocução com Lula.

    1. “Em troca o PT dará os votos

      “Em troca o PT dará os votos que tem no Congresso, o governo Temer precisa de cada voto no Congresso”:

      Porque eh mais mentalmente aceitavel pra voce ver o PT dar votos pra um governo usurpador do ver a “base aliada” e oposicao negar voto apos voto para Dilma e Lula?

    2. Então André o debate teria

      Então André o debate teria que ser mais “acima”,essa dinâmica da política tradicional prende ao

      toma-lá-dá-cá e todos somos reféns,essa coisa é tão LOUCA q me lembro à época da Marta prefeita e

      ela queria ver o capeta mas não queria acordo nenhum com o PMDB,e agora onde ela está ??? O

      debate pelo jeito é bem mais complexo e profundo neste nosso Brasil !!

  6. Ahã!

    Isso é o que pode ser chamado dar corda para outro se enforcar. Ha varios dias que vejo o tititi de que acabou para Dilma nem Lula nem o bispo a salvarão, o PT ja pulou fora etc etc.

    Esta é a maneira mais facil, rapida e simples de desmobilizar a militância e de resto deixar a sociedade acomodada em sua passividade.

    1. Respondendo

      Essa história de Dilma e Lula não se darem já esta no noticiário faz muito tempo. Estou com vc isso é mais para desestimular a militãncia. Admiro o Nassif plantar essas baboseiras.

       

  7. Engraçado é ver o pessoal se

    Engraçado é ver o pessoal se iludindo com o Lula, falando que a reportagem é mentirosa, etc e tal. Votei e gosto do Lula, mas só sendo inocente pra achar que ele não conversará com o Temer… Só como lembrete, ele também queria o Meirelles na fazenda… O Lula é pragmático acima de qualquer ideologia… E como disse o André Araujo, foi assim que ele conseguiu tudo até hoje, para o bem e para o mal… Você querem principios acima do pragmatismo? Votem no Psol (que é o que eu faço) e lutem para convencer o maior número de pessoas que esse é o caminho… De resto, é ficar perdido igual cego em tiroteio ou querer ser enganado…

  8. Se o impeachment for
    Se o impeachment for confirmado, quem terá que assistir a missa será o temer e não Lula. Ele terá buscar governabilidade. Aliás, terá que assistir não Só missa, mas também culto evangélico e de religiões afros, já que ele está fazendo tanto acordo para consumar o golpe, que será difícil abarcar a todos. Acredito até que o PT não fará grandes estardalhaço s, se o golpe for confirmado, mas jamais poderá coadunar com os golpistas. Quanto a Lula sendo o único nesse momento com capital político próprio , deverá se manter afastado desse governo. Caso contrário, será desprezado tanto pela direita quanto pela esquerda. A primeiro o chamará de oportunista e a segunda o chamará de traidor.
    Sinceramente para mim isso é notícia plantada.

  9. curto

    O diálogo entre Lula e temer deve ser curto:

    Lula: -Ae malandro, se tiver vergonha na cara, VAZA!

    temer:…..

    (temer NÃO tem vergonha na cara)

    1. Dialogo alternativo:

      Lula para Temer: Sabe companheiro Temer, voce só está na presidencia porque eu recomendei voce como vice na chapa da Dilma. Voce me deve isso. Voce fez muito bem em colocar o Meirelles no ministério da fazenda, o que sempre recomendei para a turrona da Dilma. MAs sabe, companheiro, para que o Meirelles possa recuperar a economia e os banqueiros possam lucrar tanto no seu governo quanto lucraram no meu, voce precisa que alguém controle e convença as massas trabalhadoras. Então companheiro, vamos cooperar que eu faço esse serviço para voces. Afinal, voce sabe muito bem que só eu posso fazer politica de ‘conciliação de classes’ (leia-se do pescoço com a guilhotina), voce já foi nosso aliado. Se voce não contar comigo vai ser pior, os trabalhadores podem se rebelar contra seu governo. Eu garanto a ‘paz social’. Em troca vamos esquecer as mágoas, a companheira Dilma já foi ‘queimada’, e alivia meu lado para as eleições de 2018.

  10. Ao que parece, Helena Chagas

    Ao que parece, Helena Chagas bandeou-se para o PIG. Não há pé nem sentido algum nesta possibiliade. Propagar uma solução como essa representa fazer o jogo da direita, ao supostamente jogar a toalha no meio da batalha. Temer é um inimigo a ser derrotado, seja como que armas for preciso levar às mãos. O presidente Lula jamais irá se mostrar subserviente ao fascismo em troca de uma governabilidade que não existe, na medida em que o governo inerino golpista carece da mínima legitimidade. Talvez Helena Chagas esteja pleiteando uma boquinha no governo interino e pretende com isso agradar Temer e sua quadrilha

    1. Não desmente nem confirma,

      Não desmente nem confirma, talvez uma notinha aqui outra acolá.

      A alta cúpula do PT testando a militância para ver até onde ela vai.

       

    2. Talvez seja esse o pulo do

      Talvez seja esse o pulo do gato, fingir que Temer está no caminho certo e no julgamento final do impeachment dar o bote,

      Simples assim.

  11. Essa moça, a h.chagas, não dá

    Essa moça, a h.chagas, não dá uma dentro.

    Passeia pelos arredores, vai até as  coxas.

    mas na virilha não chega.

  12. lulopetiscos

    Helena Chagas foi ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Federativa do Brasil de 2011 a 2014. Suponho, portanto, que deva sacar o que rola nos bastidores lulopetistas.

    Slogan da próxima campanha lulista: COM LULA, SEMPRE TEM JOGO.

    O artigo se harmoniza com o trecho abaixo, escrito pelo próprio Nassif.

    “Grupo Lula.

    “Lula tenta se colocar como protagonista, investindo sobre deputados descontentes com Temer, como Rodrigo Maia. Baixada a temperatura, tentará se colocar como porta-voz de um grupo eclético, que inclui os partidos da esquerda, os descontentes com Temer e os movimentos sociais. Será peça chave para Temer aspirar a um mínimo de interlocução com a oposição que lhe garanta a governabilidade pelos próximos dois anos. O grande desafio de Lula será garantir as eleições de 2018. Continuará sendo o grande líder popular, mas com atuação restrita no Congresso.”

    https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-pos-impeachment-e-da-morte-do-velho

    Lula andou tentando usar as limitadas manifestações contra o golpe em palanques para sua campanha de 2018. Otário foi quem caiu na conversa e foi pra rua.

    ……………………………

    Helena Chagas

    “É hora de decretar luto, pois a morte do “Lulinha paz e amor” foi confirmada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sábado à noite, no aniversário do PT. Será enterrado aquele sujeito conciliador e afável que ampliou sua base de apoio caminhando para o centro, fez a Carta aos Brasileiros, conquistou a presidência em 2002, manteve os fundamentos da economia quando necessário e comandou a maior transformação social do pais nas últimas décadas. Foi também esse “Lulinha paz e amor” que escapou do Mensalão, reelegeu-se em 2006 e fez a sucessora. Não se sabe quem entra em cena agora. O sindicalista barbudo e mal humorado ficou no passado remoto. O mito campeão de popularidade que saiu do Planalto também não está mais aqui.”

    https://jornalggn.com.br/noticia/o-luto-pela-morte-de-lulinha-paz-e-amor-por-helena-chagas

    Já ultrapassado, o texto aí em cima é da mesma Helena Chagas.

    Em que pese posar de jararaca pra galera, parece que de lá pra cá, entre quatro paredes, o Lulinha continua só na paz e no amor.

    1. Se não for pelo diálogo, por onde seria?

      O agincourt parece considerar que o poderoso sistema que deu o GOLPE e avança sobre os direitos de todas as maiorias sem dar satisfação a ninguém, a não ser às minorias que lhe dão apoio, deve ser tratado na base da confrontação. Palavra tão apreciada pelas alas ditas de esquerda e que parece cada vez mais relegada à mais distante utopia. Pura bravata.

      Será que ele leva em consideração que essa meia dúzia de golpistas tem mais força política que todas as chamadas esquerdas unidas, conforme demonstrado amplamente nos dias atuais? Se o Lula, ou alquém que tenha estatura para tanto, quiser buscar um caminho de reagrupamento das forças progressistas da sociedade terá que encontrar um espaço dialogando com o que o Saul Leblon chama de Poder Permanente e pedir licença, como fez em 2002, com a carta aos brasileiros. E, se quiser voltar a ter interferência na definição de políticas públicas e redefinir o rumo que está sendo estabelecido terá que fazer, como já fez, politica de diálogo permanente, pedindo licença para dialogar e existir todos os dias como sempre fez.

      Quem pode enfrentar o consórcio judiciário X midia comercial?

  13. numa boooa…

    No ar, na agua, nos alimentos, no pó, na fumaça, qualquer um destes elementos pode alterar a percepção da realidade, a Chagas usou todos ao mesmo tempo.

  14. Sendo verdade, o que não

    Sendo verdade, o que não acredito, Lula é preso np dia seguinte que se encontrar com Temer.

    Temer fica chateado de ser chamado de golpista? Conta outra.

    Antes de golpista, Temer é traidor. É canalha. É corrupto.

    Golpista é elogio pra essa escória da aristocracia brasileira.

  15. Realmente não sei de onde

    Realmente não sei de onde Helena Chagas tirou essa certeza que o impeachment está dado.

    A leitura que faço é diferente. Acho que o jogo ainda não está resolvido e quem adiantar o resultado será por puro chute.

    Mesmo porque, nesse jogo é regra esconder a mão.

    Como foi na Câmara, aliás.

    Por outro lado, penso que Dilma se revelou, considerando sua postura no curso desse golpe, como liderança popular indispensável ao projeto Lula 2018. Portanto é imperativo a ambos manter a sintonia.

    Creio que um diálogo entre Lula e Temer é algo impossível. Primeiro porque Lula jamais iria tomar uma postura que coonestasse o golpe. Seria o equivalente a colocar a faixa em Temer, algo desastroso para o seu projeto.

    Por fim, é necessário sempre lembrar que Temer não governa mirando apenas em projetos políticos, ainda que estes estejam (sempre estão!) no horizonte. Sua prioridade e de seu grupo é assegurar o poder pelo tempo e intensidade necessários a azeitar os negócios de seu grupo, ou seja, da plutocracia que o levou a usurpar o governo.

  16. Realmente não sei de onde

    Realmente não sei de onde Helena Chagas tirou essa certeza que o impeachment está dado.

    A leitura que faço é diferente. Acho que o jogo ainda não está resolvido e quem adiantar o resultado será por puro chute.

    Mesmo porque, nesse jogo é regra esconder a mão.

    Como foi na Câmara, aliás.

    Por outro lado, penso que Dilma se revelou, considerando sua postura no curso desse golpe, como liderança popular indispensável ao projeto Lula 2018. Portanto é imperativo a ambos manter a sintonia.

    Creio que um diálogo entre Lula e Temer é algo impossível. Primeiro porque Lula jamais iria tomar uma postura que coonestasse o golpe. Seria o equivalente a colocar a faixa em Temer, algo desastroso para o seu projeto.

    Por fim, é necessário sempre lembrar que Temer não governa mirando apenas em projetos políticos, ainda que estes estejam (sempre estão!) no horizonte. Sua prioridade e de seu grupo é assegurar o poder pelo tempo e intensidade necessários a azeitar os negócios de seu grupo, ou seja, da plutocracia que o levou a usurpar o governo.

  17. Lembro-me   de que quando

    Lembro-me   de que quando Lula foi para a Casa Civil, temer marcou com ele uma conversa. Assim que foi impedido pelo stf, temer não mais quis conversar com o presidente. Acredito sinceramente que Lula não tem nada a dizer para esse golpista e usurpador. Se não gosta de ser chamado de golpista, coma mesmo ou vá chorar na cama que é lugar quente. FORA TEMER!

  18. Porque Lula iria dizer que Temer esta indo bem na economia

     Temer deu um aumento pro Juciario que irá acabar com o orçamento, esta mantendo os jurosSELIC  que agradam somente os Bancos, a inflação estourou no supermercados corroendo o salario do trabalhador, o própio Meirelles disse que crescimento somente em  2018 desistimulando investimentos.Qual atitude de Temer positiva na economia?fica a pergunta, o ponto positivo fica pela midia que já abastece os noticiarios com otimismo, industria melhorando, inflação em queda, e por ai vai…

    1. O ministro da fazenda do Temer é o ministro dos sonhos de Lula!

      Possivelmente o Lula diz que o Temer está indo bem na Economia, porque o Temer colocou o Meirelles no ministério da fazenda. Lula recomendou insistemente para que Dilmla colocasse o Meirelles na fazenda. Temer está mais de próximo de Lula na Economia que a própria Dilma.

  19. Não quer ser chamado de golpista?

    Mas o que ele é?  Ao Temer golpista o vídeo de brasileiros em Paris: Aguarde o final   do vídeo, pois será uma mostra do que o espera na abertura das Olimpíadas. Dizem que esses brasileiros virão para a abertura para comandar o espetáculo. Viva Dilma, a única dígna nesse mar de lama que nos sufoca!

    Ao Temeroso,

    [video:https://youtu.be/Tlfm__jEcy8%5D

     

  20. Em 1945 Luis Carlos Prestes

    Em 1945 Luis Carlos Prestes saiu de 9 anos de  uma prisão terrivel de menos de 2 m x 2 m sem luz e sem janela,

    preso por ordem de Getulio Vargas que enviou sua mulher Olga Benario para a morte na guilhotina na Alemanha nazista,

    esse mesmo Luis Carlos Prestes subiu em 1950 no palanque com o mesmo Getulio que o manteve preso e mandou

    sua mulher à morte, fazenco campanha para Getulio, que foi eleito com votos decisivos do PCB.

    Perto disso, Lula negociar com Temer é chá das cinco.

  21. Meu pensamento vai um pouco

    Meu pensamento vai um pouco no que o André Araujo disse, o Lula é um realista. Penso também que é uma forma de apaziguar os ânimos (não esqueçamos que o Brasil está a caminho de um clima de pré-guerra civil, convulsões sociais, etc). Por um lado, me parece que o Temer não conta com apoio entusiasmado das Forças Armadas para encarar movimentos populares (o recuo no Minha Casa Minha Vida chamou minha atenção), além dele ser um tremendo frouxo, bunda mole mesmo. Por outro lado, acredito que Lula esteja tendo um trabalho daqueles para segurar os ânimos dos movimentos populares e de toda esquerda para não irem às ruas. 

  22. Problema retirado

       Chega a hora de se procurar ao maximo do possivel, sem purismos e arroubos adolescentes, alguma forma de conseguir o cumprimento do calendario eleitoral, deixar o palanque para deleite das massas, enquanto nos bastidores exerce-se a politica real, inclusive degladiando-se com o Governo Temer quanto a suas proposições mais “duras”.

        Lula negociar com Temer , mesmo que a principio através de “interlocutores privilegiados”, como certo ministro do governo pós – impedimento , não é novidade para ninguem.

  23. Há algum tempo (acho que foi

    Há algum tempo (acho que foi ontem) li neste blog que “Lula já jogou a toalha”, ou seja, não luta mais contra o impeachment…

    Pois agora quem joga a toalha sou eu: NÃO VOTO EM MAIS NINGUÉM!

  24.  Se é este mesmo o jogo que

     Se é este mesmo o jogo que está jogando, será a confirmação de sua traição. Mais um que gosta mesmo é do poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador