O direito individual, a crítica, a liberdade e as mudanças sociais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por DUDE

Ref. ao post: Governo não trocou investimento em educação por estádios, diz Dilma e ao comentário de Free Walker

Free, seu nome significa ser livre,  enfim liberdade.

E você a tem para criticar a melhor gestão presidencial de todos os tempos.

E ela lutou para que seu nome pudesse ser o sinônimo de livre, de liberdade.

Esta nossa presidente foi torturada pela ditadura, porque lutou para que um dia você pudesse criticá-la, mesmo de uma forma total equivocada.

É uma pena que pessoas como você se alinhem às forças conservadoras que gostariam que o cabresto do Tio Sam fosse mantido pelo resto de suas vidas. Não podemos ter mais complexo de vira-latas.

Somos a sexta economia do mundo. E estamos caminhando célere para ser uma potência mundial.

O PIG está lançando um cortina de fumaça, uma onde de pessimismo, uma venda nos olhos do povo, máxime nas obras que este governo fez, mas o povo está satisfeito, como já as pesquisas demonstraram, porque os brasileiros melhoraram e muito a sua vida.

O Rappa, quem é ele para detonar a Dilma. Ah, eu sei, é empregado da família mais poderosa do Brasil. E você é quem deveria abrir os olhos. Esta rede de tv cresceu pois apoiou a ditadura ( pediu desculpas, mas o que isto vale?) e hoje é grande, levou uma família só a ter um patrimônio de mais de 25 bilhões de dólares e você vem, aí, defender esta concentração de rendas.

Temos que continuar as políticas públicas, Fazer com o que o povo participe do tal PIB. Se o PIB é bom, como no tempo do Delfim, não importa. Se cresce ou nao é um outro problema, O que importa é que ele seja repartido melhor. Que a riqueza de nosso País não seja privilégio de poucos. Ainda temos muito a caminhar, Free, pois a liberdade ainda não chegou como deveria chegar.

A imprensa está acorrentando o povo na manipulação, deixando pessoas como marionetes, falando o que pregam, sem saber sequer o que significam. É como compartilhar no Facebook, verdadeiros exercícios de marionetes. Você quer ser marionete também? Pense, Free, você é livre.

Tenho uma vivência, Free, desde o tempo em que Getúlio se suicidou. Acompanho a política desde aqueles tempos e posso lhe garantir: essa é a melhor presidente que o Brasil já teve.

Antes de buscar uma desculpa, gastos da Copa, etc, que estariam atrapalhando o desempenho da Educação, é bom saber o que este governo fez pela educação. Nem vou falar sobre as obras da Copa, pois há grandes equívocos, como a presidente já demonstrou.

Vamos falar um pouco de educação, já que essa é a maior critica, sem deixar de pensar que seu nome é liberdade. Ela a liberdade que somente iremos conquistar totalmente pela educação. A educação é que irá, com certeza, libertar-nos. Essa educação que décadas e décadas atrás foram totalmente desarrumadas, primeiro pela revolução, depois pelo estado neoliberal, que quis reduzir o tamanho do estado, logo da educação patrocinada pelo estado. Free, pense!

Dilma, há pouco tempo, ainda declarou que “a educação é o passaparte para o futuro do País “

E não ficou apenas no discurso. De fato, já se noticiou que ” o governo já entregou quase 1,3 mil creches e que outras 3,1 mil estãoem construção. As escolas públicas em tempo integral devem chegar a 60 mil em 2014, e 300 mil professores alfabetizadores estão fazendo cursos de formação. Ela ainda falou da reformulação do Ensino Médio, do Pronatec, do Prouni, do Fies e do Ciência sem Fronteiras, que deverá distribuir 101 mil bolsas até o fim deste ano.”

E mais:” o Programa de Ensino Integral, a presidenta destacou que crianças e adolescentes de 49 mil escolas públicas do país têm educação em dois turnos. E a meta, ao fim de 2014, é chegar a 60 mil unidades beneficiadas. E esses colégios são frequentados, em sua maioria, por beneficiários do Bolsa Família.”

Asseverou ainda a nossa presidenta que ” 300 mil professores alfabetizadores já estão fazendo os cursos, de dois anos, que nós oferecemos para aperfeiçoar os métodos de ensino, conhecer novas técnicas e ajudar cada criança deste país a chegar aos oito anos já sabendo ler e a fazer as operações básicas de matemática. Além do professor alfabetizador, já estamos oferecendo também, para 400 mil professores do Ensino Médio, cursos de formação. (…) A base dessa transformação que queremos fazer também no Ensino Médio do país começa com a melhoria na formação dos nossos professores – esses profissionais tão dedicados, que são o alicerce da educação em qualquer país”

Lembrou, ainda, nossa presidenta que “em dez anos, nós dobramos o número de matrículas nas universidades federais, que agora somam mais de 1 milhão de matrículas. Isso só foi possível, graças ao nosso esforço para expandir a Rede Federal de Ensino Superior no Brasil, abrindo novos campos e criando novas universidades”

Não posso deixar de informar-lhe, inclusive para aqueles que tem idéia fixa na Copa, que o governo Lula e Dilma criou 16 universidades federais, batendo todos os recordes. Ainda, que o FHC, que talvez você defenda, não criou nenhuma. Criou Zero universiades.

Ainda há bolsas de estudos oferecidas pelo governo federal, como O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que tem por objetivo alunos cursando uma escolas particulares.É um financiamento, objetivando que o aluno possa conseguir sua graduação, sem se preocupar com o pagamento de mensalidades, que somente serao pagas depois de um certo tempo que terminar o curso.

O objetivo do financiamento é fazer com que os alunos possam realizar a graduação, sem pagar mensalidades, que devem ser pagas somente após a conclusão do curso.

Ainda há o ProUni – Programa Universidade para Todos que possibilita bolsas de estudos aos estudantes que desejam ingressar em instituição de ensino particular, que podem ser integrais ou parciais, relativamente ao preço das mensalidades. Estas bolsas são obtidas no ENEM, que este ano bateu o recorde de inscrições, nove milhões e meio de estudantes. O ENEM, além da obtenção do ProUni, é passaporte para universidades, pois que substituem o vestibular.

Tem tanta coisa para expor.

Você já ouviu falar no CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, lá do MEC, Pois bem, há bolsas de estudos de pós-graduação em dezenas e dezenas de áreas, inclusive para pós doutorados. Ainda, bolsas de estudos também para doutorados. Não vou declinar todos, mas os programas neste aspectos, mas são muitos. Há ainda que se lembrar do CNPQ, onde o governo federal oferece milhares de tipos de pesquisas, inclusive com a colaboração de outros países.

Vou parar por aqui, Free, porque minha esposa quer ir para fazer compras no supermercado.

Parece que muita gente só pensa naquilo, na COPA, COPA. COPA, COPA….. Aprendeu a lição de casa, o tal ensinameto marionético da mídia, que hoje está nas mãos de meia dúzia de família poderosas e que estão defendendo, é claro, as suas fortunas, aquela ambição do capitalismo insaciável.

Vamos refletir sobre o que passamos. Eu, v. gratia, trabalhava de dia e estudava à noite. Pagava do meu salario ( pequenininho – era um bancário explorado) as mensalidades da faculdade, pagava as passagens de trem, de uma cidade para outra, para poder estudar. Tudo saiu de meu bolso. Dormia apenas cinco horas por dia. Não tinha nem sábado e nem domingo, pois aí mandava bala nos estudos. Roupas, chegava a ter blusas de frio rasgadas, pois não sobrava dinheiro sequer para comprar outras novas.

Tempo bom, não é?

Mudou não é?

Talvez, Free, você nem saiba como fomos e hoje como estamos.

Hoje, Free, um filho de operario pode chegar a fazer doutorado no exterior, pagas as despesas pelo nosso povo, pelo nosso governo. E essa conquista, Free, pessoa que pensam como você estão colocando em perigo. Pense bem:

LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo que pode ser dito contra

    Tudo que pode ser dito contra a Dilma gira em torno de opiniões raivosas, de pessas revoltadas com a política e ao mesmo tempo com completo desconhecimento de causas. Todos meus conhecidos no facebook que criticam, não apresentam um fato pra fundamentar nada. Quanto ao show do rappa, esse babaca do Falcão é apenas um vocalista. Se fosse a opinião do Marcelo Yuka eu ficaria preocupado, porque aquele é inteligente.

  2. Sonegação é 25 vezes superior ao gasto com todos os estádios

    R$ 200 bilhões no ralo da sonegação fiscal

    Valor é 25 vezes superior ao gasto com a construção das 12 arenas para a Copa do Mundo

    Pagamos uma das maiores taxas de juros do mundo, suportamos um modelo tributário regressivo que inverte a lógica da justiça fiscal, fazendo com que o pobre pague mais impostos que o rico. Como se não bastasse, vemos uma elite muito bem acomodada e grandes corporações abonando a continuidade desse sistema anacrônico, enquanto surrupiam o erário público por meio da sonegação fiscal. E assim, em apenas 5 meses, o painel digital Sonegômetro já registra um rombo de 200 bilhões.

    Pior, cristaliza-se no Brasil o mantra de que sonegar é um ato de autodefesa. Francamente, é preciso esclarecer que os maiores responsáveis pelo rombo de 415 bilhões em 2013 e os 200 bi de 2014 não o fizeram e não o fazem para se defender, mas por ganância mesmo!

    Os responsáveis por esta sangria bilionária, coberta pelos impostos pagos pela imensa maioria dos cidadãos brasileiros, não são o sacoleiro, o profissional liberal ou o empresário que trabalha mais de 12 horas por dia para sobreviver, gerar emprego e renda. Ao contrário, são criminosos de colarinho branco que se escamoteiam na cortina de fumaça da corrupção e da má administração pública. E para esses que vivem da sonegação, o que importa é saber que nada vai mudar enquanto as estruturas de controle fiscal e de cobrança jurídica do Estado, como a PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) continuarem sucateadas.

    Já o cidadão comum, que chega a trabalhar mais de 4 meses só para pagar tributos, este sim, não tem como se “defender” sonegando. Os tributos, para o trabalhador, são cobrados de forma automática, principalmente em seu contra-cheque e nos atos cotidianos de consumo: supermercado, posto de combustível, farmácia, escola etc.

    Por isso, reiteramos, a existência de parlamentares e administradores públicos corruptos não pode servir de desculpa para que outros bandidos se locupletem às custas do povo.

    É no mínimo uma ingenuidade acreditar que o tributo sonegado, que deixa de ir para o caixa do Estado mal administrado ou infestado pela corrupção, segue limpo para circular no mercado. Ledo engano, é fortuna que sai do país e aterrissa em paraísos fiscais. É dinheiro da nota fiscal que o cidadão deixa de pedir e vai para o bolso de quem já havia embutido o valor dos impostos no preço do produto. É grana alta que serve para irrigar campanhas políticas escusas, mensalões e propinodutos.

    Se queremos viver em um país decente, temos que lutar pela decência e pela justiça. A nossa luta é pela simplificação do sistema tributário, pelo respeito ao princípio Constitucional da capacidade contributiva, pelo combate intransigente à sonegação e à corrupção.

    A Campanha Nacional da Justiça Fiscal – Quanto Custa o Brasil pra Você? é apartidária, criada e mantida pelo SINROFAZ – Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional, com o objetico de promover a educação fiscal e a conscientização tributária.

    Os Procuradores da Fazenda Nacional são advogados públicos, concursados, que atuam na defesa do patrimônio do povo brasileiro, independentemente de quem esteja ocupando o poder.

    1. Sera que o Brasil é o Pais do futuro?

      Poi é… A gente le um texto ufanista como o postado pelo Nassif e logo a seguir um post como o teu.

      É pra desanimar ou não?

      1. Conde?

        Responda onde há mentira no texto caro nobre? Se existe mentira ali cite-a. Sua ignorância política e social é de corar as nobres cortes européias ounde tu deveria estar se acha que o texto é mentiroso. 

  3. Excelente, Dude

    Temos todas essas informações sobre a educação e estã disponibilizadas em sites do governo.

    Que a imprensa não divulgue e ainda informe que o governo é péssimo em comunicação já foi debatido aqui no blog.

    Mas, Nassif entrar nesta “pilha” da grande mídia já é demais.

  4. O Brasil já tem toda uma nova

    O Brasil já tem toda uma nova rede de aeroportos novos, modernos e ampliados.

    “Só isso” já justificaria essa Copa, pois se não fosse por ela, ficaríamos décadas aguardando por uma ou outra obra em aeroporto.

    Um dos gargalos para o crescimento do Brasil já foi resolvido graças a Copa.

    Mas não é só isso. Temos os terminais marítimos, as vias expressas, a mobilidade urbana nos grandes centros.

    O Brasil voltou a investir em infra-estrutura de forma definitiva. Só perdemos agora  para a gigante China.

    Vai ficar tudo pronto para a Copa? Não!

    E daí?

    Que fique pronto em 2015, 16, 17, 18. Tudo ao seu tempo e que o país faça essas obras de forma equilibrada e constante. Não podemos parar mais e se preparar apenas para  grandes eventos.

    Isso tem que ser o nosso dia a dia.

    1. Ótimo comentário .
      Pergunto

      Ótimo comentário .

      Pergunto :

      Porque os parlamentares governistas e ministros não rebatem desta forma sucinta e direta os questionamentos canalhas da porca mídia ? 

       

       

       

    1. É propaganda sim, de estilo messiânico.

      Lembra muito a revista Seleções. Ou será Sputnik?

      Ainda bem que a conscientização da maioria das pessoas não se deterá em função disso.

      Eu estava conversando, agora mesmo, com um amigo de facebook, que é justamente porque almejamos uma democracia que devemos ser contra um processo político que faz com que qualquer coisa que incomode pequenos grupos de pressão seja barrado em comissões na Câmara controladas por um projeto de poder.

      O assunto era o SUS não cumprir sua obrigação de realizar os abortos previstos em lei.

      Isso de tamanho de economia é irrelevante, coisa do “Brasil Grande”. O que importa é que a economia do Brasil cresce menos que a de seus pares na América Latina há cerca de uma década. As oportunidades perdidas estão aí.

      Criticar a imprensa por ela mostrar os problemas é uma tentativa de calar. Governismo também é bom em manipulação de pensamento

      Deixa a imprensa falar o que quiser, o governo falar o que quiser e aí as pessoas vêem quem lhes parece mais sincero e pronto.

      E esse tipo de papo “trabalhava enquanto fazia a faculdade e dormia pouco” é a realidade de muita gente, inclusive a minha (eu trabalhei durante todo o Ensino Médio, inclusive.) E nem por isso virei neostalinista.

      LIBERDADE, LIBERDADE, ABRE AS ASAS SOBRE NÓS.

      1. Nunca fui contra a imprensa, mas este PIG é contra o Brasil

        Gunter, é fácil lançar palavras, sem fundamentos.

        Antes de mais nada, deixo claro que entrei no mercado de trabalho, como bancário, em 1961. Trabalhava de dia e estudava o colegial à noite. Então, tudo que você falou sobre realidade de muita gente, estamos iguais.

        Sonhei, durante décadas com a imprensa livre. E mesmo depois do ciclo da ditadura, ela ainda continua, queira você ou não, em mãos de meia dúzia de famílias que ditam as regras para os jornalistas. Quem não estiver contente peça a demissão.

        Tenho  conversado e muito com o povo. E vejo nele o desânimo. Não posso conceber isto, porque fomos um País muito conservador e elitista. Conquistar um espaço, você como eu, foi muito difícil. Hoje melhoramos muito, bastante mesmo.Fui até chamado de ufanista, mas você acredito que percebeu que estamos muito melhor que antes.

        Você diz que “Criticar a imprensa por ela mostrar os problemas é uma tentativa de calar. Governismo também é bom em manipulação de pensamento”

        Primeiro, não vivo de governo algum. Segundo não sou contra a imprensa livre. Renito: imprensa livre. E ela não é. Tem um lado, infelizmente.

        Como entender manchetes dos jornais Estado e Folha ainda estes dias, irresponsavelmente dizendo que Black Blocs prometem caos com a ajuda do PCC, ainda no dia 31 p.p.

        Qual é objetivo de reportagens como esta? Elas, queiram ou não, causam pânico, não é verdade. E logo o povo irá comentar, por consequência, para que esta Copa?

        Depois voce vai perceber que foi uma declaração de um raivoso black block ( coisa criada lá no Tio Sam), a turma do não vai ter copa, que fez uma declaração dizendo que “A gente vai devolver o troco na moeda que o Estado impõe”

        ,E ainda disse “”A gente tem certeza de que o crime organizado, o PCC, vai causar o caos na Copa, e a gente vai puxar para o outro lado”

        Pronto. Uma declaração desta, dita na raiva, pode até ter suas razões em protestar, mas sugerindo que o PCC vai estar nas ruas durante a Copa, vira manchetes que colocam medo no povo.

        É uma irresponsabilidade tremenda, sem dúvidas, comete a imprensa, no afogadilho de novas notícias para sepultar o governo Dilma, usa de artifícios indesculpáveis e inadmissíveis em qualquer país democrático que tenha respeito pelo seu povo.

        E as manchetes e as notícias são todas, sempre todas, em detrimento do governo. Pouco vejo que possa ser usado em favor do governo, ou seja, este governo é ruim demais, pois nada de bom a imprensa nos tem mostrado, a não ser muito pessimismo e um alarmismo de bater forte o coração dos incautos. Estão louos para ter um apagão e há anos que anunciam o apagão que marcou de vez a administração do PSDB de FHC.

        Com exceção de alguns jornalistas, a grande maioria apresenta factóides, ligando isto com aquilo até concluir pela culpa de políticos ligados ao governo federal ou mesmo de seus agentes políticos. Só dá isto. Não sou contra imprensa, máxime quando ela é imparcial e nos mostre a realidade do país. Há casos que são verdades incontestáveis, que maculam a atual administração. Mas a grande maioria, são notícias preparadas, prontas para justificar o nome PIG.

        1. Você não precisa viver de governo nenhum, oras.

          Nem eu.

          É tendência em todos os países se estar melhor que antes. Basta olhar para as séries de IDH das Nações Unidas.

          Usar melhoras que são comuns a muitos países é propaganda sim. E todo mundo faz, não importa a ideologia. Faz parte.

          Interessante será mostrar o que se deve a inovações em gestão, o que é ‘diferente’.

          E eu acho certo a imprensa mostrar os pontos fracos para que ninguém se acomode.

          E acho bastante compreensível que você tenha conversado com pessoas ‘desanimadas’. Eu também sou uma delas e uma das coisas que mais desânimo dá é ver justamente a dificuldade que as pessoas têm em perceber…

          Propaganda.

          E como a mesma é usada.

          E que estamos muito, mas muito distantes de que ela seja feita apenas pela mídia.

          Enfim, mais alguns anos as pessoas se conscientizam.

          E menos mal que áreas de comentários em blogs não refletem a população, apenas nichos de pensamento.

      2. Francamente, Gunter!

        Criticar a imprensa por ela mostrar os problemas é uma tentativa de calar. Governismo também é bom em manipulação de pensamento

         

        NiINGUEM CRITICA a imprensa como tentativa de calar.. Não se faça de bobo..

        Sabe muito bem que estamos criticando aqui a parcialidade explícita, confessa, denunciada internacionalmente, da nossa mídia corporativa PIG….

         

        Se a realidade não é como se quer, também não é a pintada pelo PIG. Seja honesto conosco, Gunter. Seja honesto consigo. Você escreve e tem espaço num blog que a midia corporativa jamais te daria. Faça jus ao seu status aqui dentro.

        1. ôoo patrulha-recalque

          Agora quer determinar o que as pessoas podem ou não podem escrever para fazer jus a comentar em blogs?

          E impor o que é honestidade de pensamento?

          Pelo visto é o que Carlos Dias pensa ser honesto.

          Stalin mandou lembranças.

           

          1. Eu quero ver quando essa

            Eu quero ver quando essa imprensa começar a espinafrar a sua causa. Quero ver se vc não vai mudar (de novo) ao sabor do vento.

            Agora criticar a imprensa por ela lançar factóides e mais desinformar virou tentativa de calá-la, francamente Gunter, que transformação radical só porque a base aliada do PT não atendeus seus anseios.

            Roberto Freire fazendo escola

    2. Caro Ferro

      Descreva onde o autor ufanou por favor. Como direita raivosa, só sabe ladrar sem argumentar nada. Por que? Não sei, será que é por que é apenas mais um imbecilizado pela direita esperta que manipula a população ingênua e despolitizada que não aprendeu que política é sobrevivência da democracia? Ou é apenas um garoto novo que não conheceu como eu o que foi os anos 70, 80 quando entrei no mercado de trabalho e os anos 90 quando o desemprego, achatamento salarial, cortes na educação e investimentos forçaram o povo a viver na míngua. Você então provavelmente não deve lembrar da redução de 25% na conta de energia do período FHC. Não deve lembrar das filas de desemprego, da fome nordestina, dos saques de supermercado, das frentes de trabalho miseraveis, das crianças tapando buraco em estradas federais no nordeste a troco de migalhas. Onde você vê isto hoje? Lmbra disto? Por que não há mais estas notícias hoje em dia? mesmo na pior seca já descrita no nordeste e no país desde que iniciou-se os registros pluviométricos? Responda por favor, justifique o que acha ufanismo senão será o que eu acho. Apenas mais um troll de direita, pago pelo povo de MG ou SP, que agora em pleno governo PSDB vai ter crise de água para consumir. O apagão aquático!

      http://veja.abril.com.br/230708/p_117.shtml

      Tragédia anunciada

      Em 1981, 1983 e 1998, VEJA dedicou reportagens de capa à tragédia da seca no Nordeste. A mais séria intempérie natural do país é um fenômeno cíclico – e, como não cansou de ressaltar a revista, perfeitamente previsível. A fome e a miséria no semi-árido nordestino têm, portanto, tudo a ver com o descaso nas várias esferas governamentais. A seca é um problema que, felizmente, deixou de freqüentar o noticiário de alguns anos para cá. Mas isso não significa que seus efeitos não possam voltar com força no futuro. E a única solução de longo prazo que as autoridades apresentaram para ela até hoje – a transposição das águas do Rio Francisco – continua longe de se tornar realidade.

       

       

    3. NA VEJA, É A NONA ECONOMIA DO MUNDO

      Ora, Iron, não sou ufanista. E não faço propaganda. Apenas tento mostrar que estamos bem. Para que tanto pessimismo, a não ser o objetivo de derrubar o atual governo. Na Veja, nestas alturas dos acontecimentos, somos a nova economia do mundo. Do jeito que o pessimismo pigal está funcionando, logo estaremos muito abaixo do Paraguai.

      E vem você falar em ufanismo. Ora, conteste minhas idéias. Apresente fundamentos e números. Não fale por falar. Mostre. Se você me acha ufanista, eu o acredito como pessimista.

      O Brasil é o país mais rico do mundo e será, sem dúvidas, uma grande potência, queiram ou não.

      1. Na sua visao historica, estar

        Na sua visao historica, estar pessimista  equivale a ser um perigoso subversivo e conspirador, cujo intuito principal seria derrubar o governo. E por falar em apresentar dados corretos, de onde vc tirou esta de sexta economia???

    4. Ensaio sobre a cegueira

      Já vimos esse tipo de subterfúgio da grande imprensa. Em 2001, véspera do pleito que enterraria o desgoverno FHC o “risco Brasil” era a bola da vez. Um índice manobrado da mesma forma inconsequente com que as grandes consultorias internacionais previram a crise de 2008. O número crescia a cada pesquisa que mostrava o crescimento de Lula. Até que os donos da verdade perderam a mão: em poucos meses o “risco Brsil” era maior que o de países calmos e tranquilos como a Palestina, o Paquistão ou o Iraque. A jactância dos arrogantes foi tão grande que erraram na medida e fizeram o feitiço virar contra o feiticeiro. O questionamento foi geral e a grande imprensa não soube se explicar. Um episódio ridículo encoberto logo depois por ventríloquos com cara de verdade em ternos bem aparados e vociferando em telejornais de fim de noite. Dessa vez temos várias bolas da vez. O PIG aprendeu a lição e hoje usa táticas mais sutis e menos extravagantes, a despeito de ainda se ver os mesmos ventríloquos plagueando nos mesmos veículos. Pela leitura de alguns comentários postados aqui, parece que a tática agora tem surtido mais efeito sobre a mente dos desmemorizados. 

  5. E por falar nisto, somente

    E por falar nisto, somente nos posts de hoje , dilma diz; dilma desmente; dilma diz (novamente). Tudo bem, mas nao ha eficacia nisto.uma vez que 99 % dos f requentadores deste blog jah estao com o voto definido.

  6. Não adianta, quem nasceu para

    Não adianta, quem nasceu para vira-lata, vai morrer assim. A mídia, todo humano com um pouquinho de discernimento, sabe que é só um balcão de negócios, mas os vira-latas sempre defenderão os interesses da mídia e sempre estarão contra eles mesmos e o país. É da essência deles só falar mal do Brasil. Sabe aquele papo débil…o Brasil nada pode, o brasileiro não presta, o Brasil não merece…e assim eles, vira-latas vão ferrando com o país e com eles mesmos. Vão sempre defender os interesses dos que nunca fazem nada de bom para o país avançar, apenas os usam quando necessários para defender tudo que seja anti Brasil. A sensação que tenho, é que eles tem que ser governados por partidos só corruptos, que apenas roubam e sucateiam o país, para se sentirem no “meio”. Hoje, 80% dizem estar muito bem com suas vidas, mas querem trocar de governo para, assim, poderem continuar reclamando sem nunca resolver nada. Otários são pra isso mesmo, para serem usados por interesses nada brasileiros e pra se ferrarem. Gente acima de 40 anos não ter noção do que era a corrupção no governo fhc, é… sei lá…dá nojo. 

  7. Só fez propaganda governista,

    Só fez propaganda governista, barata e sem qualidade.

    Porque as greves de professores pipocam pelo Brasil afora ? Inclusive nos estados e prefeituras governados pelo partido da presidenta ?

    Porque aqueles que podem continuam fugindo do ensino público e se jogando nos braços dos mercadores da educação ?

    Porque a educação privada, reconhecida como a maior promotora da desigualdade social em qualquer lugar deste planeta, é hoje um dos maiores negócios no Brasil. Com faculdades e redes de ensino nacionais sendo compradas por empresas estrangeiras e, pasmem, com financiamento do BNDES ?

    Quanto ao ensino integral, mentira. Segundo os dados do INEP, só há 115mil vagas de integral na rede pública de São Paulo. No nordeste a média é de 0,5% de estudantes primários em escolas tempo integral.

    Quanto ao ENEM, tem 10 milhões de inscrições mas nós só temos 8 milhões de alunos matriculados no ensino médio, e o número vem caindo ano a ano, também segundo o INEP. Mas inventaram a mágica do ENEM. Ninguém mais precisa ir prá escola, como você ia no seus tempo, e eu também cursei todo o segundo grau a noite. Agora o jovem espera fazer 18 anos, faz um cursinho de ENEM, tira uma nota rídiculamente baixa e pronto, recebe o diploma e ainda ganha uma vaga numa faculdade vagabunda qualquer  com bolsa integral pelo PROUNI. Isso é bom para o país ? É bom para o futuro do país ? Vá contratar um jovem desses hoje,  que está na faculdade mas não consegue fazer um o com a bunda sentado areia. Estamos sucateando o ensino médio e superior a troco de de que ? A quem queremos enganar ? A nós mesmos ?

    Então, pode parar de blá-blá-blá, de propaganda governista. 

    Do site da CNTE, filiada a CUT 

    http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/4461-salario-do-professor-no-brasil-e-o-3o-pior-do-mundo

     

    Salário do professor no Brasil é o 3º pior do mundo.

    O professor brasileiro de primário é um dos que mais sofre com os baixos salários.

    É o que mostra pesquisa feita em 40 países pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgada ontem, em Genebra, na Suíça. A situação dos brasileiros só não é pior do que a dos professores do Peru e da Indonésia. 

    1. O CONSERVADORISMO TEM SEUS DEFENSORES

      Pachecão, eu percebo que você tem bastante inteligência e tenta colher dados e argumentar com competência. Mas, sempre e sempre,  indisfarçavelmente você tem um lado, defende a oposição mais conservadora e tenta contestar o avanço que estamos tendo em nosso País. E sempre busca desmentidos, sem fundamentos. Suas premissas são falsa, seu raciocínio é puro silogismo.

      Exemplo disto, em seu discurso é o fato do professor ser mal remunerado, legando isto como sendo um problema do governo federal, o que não procede

       É  verdade que os professores municipais e estaduais são mal remuneração, porém, os da rede federal tem razoável remuneração, na faixa de quatro a onze mil reais, como na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

      No que diz respeito, no entanto, as redes estaduais, principalmente aqui em São Paulo, o professor é muito mal remunerado. Há mais décadas o povo paulista elege pessedebistas para o governo do estado e o piso salarial de um professor, com 40 horas, é de 2.175,00. A promessa é de dar mais 7% a partir de julho, quase R$ 2.400,00. Um dinheirão do governo Alckmin, o mesmo que administra o sistema Cantareira e que já está administrando o apagão das águas, que está trazendo a falta d´água à periferia da capital e cidades vizinhas, como Itu, Sorocaba, etc. É. uma falta d´água diária, havendo, portanto, racionamento.

      Você fala que prefeitos do PT pagam mal o professor, mas Haddad já está dando um piso salarial maior do Brasil, ou seja, R$ 3.000,00 pelas 40 horas. Bem mais do que Alckmin. Sei que é um piso ainda ruim. O professor merece muito mais. Porém, a administração tucana deixou a Prefeitura em péssimas condições financeiras, com precatórios quase impagáveis, com graves problemas de mobilidade pública, etc., o que traz muitas dificuldades para a melhoria da remuneração dos professores.

      Agora, quanto ao ENEM, o sistema permite a participação no SISU, que oferece, atualmente, 117 mil vagas em instituições públicas preenchidas via o exame. Então, a questão de existir possibilidade de alguém que desistiu, que não tem diploma do colegial, mas como audidata reune condições para enfrentar a vida, não há porque exigir o certificado de conclusão, pois o importante é reunir condições que o habilite ao ingresso na universidade.

      Quanto as faculdades e universidades particulares, há o estímulo de bolsa de estudos, mas com certeza, em quase dez milhões de inscritos no ENEM, com certeza somente os melhores é que terão condições de ingressarem nas faculdades e continuarem seus estudos. Seus argumentos, assim, caro deputado, são furados e sem base. Procura denegrir os avanços do País neste tema.

      A questão da educação é muito complexa, máxime levando-se em conta que somos uma federação, onde as competências dos municípios, dos estados e da União são diversificadas. Mas temos a certeza de que estamos no caminho certo, melhorando gradativamente o que a Ditadura do conservadorismo e a redução do estado dos neoliberais enterraram ao longo de décadas.

      Pachecão, não combinamos mesmo. Eu sou Fla e você é Flu.

        

      1. Blá, blá, blá 
        Quer dizer que

        Blá, blá, blá 

        Quer dizer que quando é prá falar bem da educação, o bônus é da Dilma e quando é prá mostrar os problemas, o ônus é dos governadores e prefeitos da oposição.

        Tenho nojo desse tipo de argumento, que tem lado político e não consegue enxergar o país como um todo, onde os partidos se alternam no poder em todas as suas instâncias, e o povo continua sendo apenas estatísticas, números, nessa guerrinha idiota e imbecilizante. Nesse fla-flu ridículo onde você tem o seu lado governista.

        Você é que se coloca como um conservador despreparado para o debate.

        Não contestou nenhum dos meus argumento a altura e não respondeu a pergunta básiquinha : Este tipo de educação, na marra,  nos levará a construir um país melhor ???

        O Haddad paga bem ? Então porque seus professores estão em greve ? 

        O governo federal paga bem ? Então porque os trabalhadores federais da educação básica e tecnológica estão em estão em greve ?

        Largue mão de ser inocente útil a serviço desses (des)governos sem-vergonhas e de ficar disseminando essas mentiras por aí. Você já tá bem grandinho prá fazer esse papel ridículo. Vem pro lado do povo deste país.

         

        Por que os trabalhadores da educação federal entrarão em greve?

        Iniciaremos em abril de 2014 mais um movimento paredista dos trabalhadores (professores e técnico-administrativos) da Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica. Neste momento, questionamentos sobre os motivos que nos levaram à essa decisão são naturais. É importante que os motivos sejam colocados abertamente, e esse é nosso objetivo com os parágrafos a seguir.

        Podemos começar listando os motivos gerais, como a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação Pública, demanda urgente e que precisa ser uma luta de toda a sociedade brasileira. O orçamento do governo federal destinado à Educação para este ano não ultrapassa os 4% (cerca de R$ 50 bilhões), com a destinação dos 10% do PIB poderíamos atingir, considerando os números de 2013, aproximadamente R$ 484 bilhões.

        Ainda na esfera geral, encontramos pontos relacionados à política salarial (data-base para maio; isonomia dos benefícios com servidores de outros poderes e TCU; e antecipação, em 2014, da parcela do aumento previsto para 2015); anulação da reforma previdenciária de 2003 e da Funpresp; contrariedade ao PL 4.330/2004 (das terceirizações); realização de uma auditoria da dívida pública brasileira; e a retomada dos anuênios.

        Enumerando os pontos específicos das reivindicações dos trabalhadores organizados no SINASEFE, notamos claramente o descumprimento, por parte do governo, dos acordos assinados em greves anteriores. Os grupos de trabalho instalados para discutir e solucionar demandas comodemocratização das IFE,reposicionamento de aposentadosracionalização do PCCTAE, dimensionamento da força de trabalho (notícia 1notícia 2), terceirização nas IFE e inclusão dos técnicos das IFE militares no PCCTAE estão longe de atingir seus objetivos. Estes espaços, na verdade, cumpriram o papel de enrolar a categoria e criar falsas expectativas. Nada mudou!

         

        Mobilização

         

        Diante da falta de respostas concretas nos GT, portanto do claro descumprimento dos acordos, o debate da deflagração da greve já estava colocado publicamente em nossos fóruns desde a 119ª PLENA, realizada em 14 e 15 de dezembro do ano passado. Logo, durante os informes do tema no 28º CONSINASEFE, 21 Seções Sindicais se posicionaram favoráveis ao movimento, 32 aguardavam a definição congressual e apenas 11 discordaram da deflagração.

         

        Confira nossa pauta de reivindicações

        Clique aqui para ler os documentos protocolados junto à Presidência da República, MEC e MPOG na íntegra.

         

        Calendário

         

        A deliberação congressual de deflagração da greve, para o dia 21 de abril, aconteceu com a maioria dos delegados presentes, que aprovaram também datas como o período de 1º a 21 de abril para rodadas de assembleias nas bases e de 26 e 27 para a instalação do Comando Nacional de Greve e realização da 121ª PLENA.

         

         

        1. PACHECÃO, SENTIU O GOLPE?

          Ei, você sentiu o golpe com os argumentos que estivemos expondo e que foram, na maioria dos comentários aceitos. E, agora,  veio agora todo munido até de seus desenhos. Você outro dia disse que era desenhista. Sabe muito bem desenhar mesmo. Mas, por favor, faça uma Dilma séria, como deve ser um presidente, mas mais alegre, sorrindo. Ela sorri também. Eu já vi. É claro que tendo uma crítica feroz que está procurando transformá-la de uma mulher lutadora em um lutadora Cyborg é coisa muito ineficaz. Ela é lutadora, mas não bate na mesa como você a desenhou. Está exagerando porque seus argumentos são frágeis, tanto que repetiu-os acima novamente, de novo, outro vez. Repeteco tal qual a mídia brasileira.

          Faça a crítica com argumentos. Agora, você defende movimentos grevistas,que fazem democraticamente suas reivindicações? Qual é a sua ligação com eles?

          Você já percebeu que os salários em geral tiveram grandes ganhos durante o governo de Lula/Dilma, muito, mas muito mais do que os neoliberais? 

          Quer retornar ao tempo do desemprego e do arrocho salarial:

          Você o que é?

          É  um lider sindical ou um funcionário de empresário patrão?

          Defina-se melhor, pois seus argumentos, todos eles, são de conservadores.

          E conservadores não são amigos dos trabalhadores. Nunca foram.

           

          1. Qual o seu argumento, ? Você

            Qual o seu argumento, ? Você não tem argumento algum.

            Quero a voz dos trabalhadores da educação, dos professores, endossando aquilo que você escreve,

            Só tem os números que o governo te dá prá fazer propaganda, só isso.

            Um festival de mentiras que vistos pelas lentes cor-de-rosa dos governistas transforma o país do PT numa maravilha.

        2. Desculpa para não trabalhar …

          Que pauta de reinvindicações são essas do SINAFESE?

           

          Eixos gerais:

          Nós estamos em junho de 2014 e os caras querem a antecipação do reajuste de 2015?

          10% do PIB para educação está parado no Congresso há 03 (três) anos e os caras estão exigindo da Dilma??!!!! (http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,deputados-aprovam-10-do-pib-nos-proximos-10-anos-para-educacao,1173041)

          Eixos específicos:

          Flexibilização de carga horária de técnicos em 30 horas semanais ….? Vejo os sindicatos hoje brigando pelas 40 horas semanais.

          Fim do ponto eletrônico? (Essa é risível)

          Na boa, não tem nem reinvindicação salarial. Puta desculpa esfarrapada para não trabalhar, digo que nem é para trabalhar, mas para prejudicar o governo.

          A pérola eu guardei para o final: “Anulação da reforma da previdência do mensalão”

          Tem nada de reinvindicação aí, é pauta política mesmo. E pelo visto, são guiados pela mídia. Nesse quesito estão: SINAFESE, PSDB, PSB, GLOBO, ESTADÃO, VEJA, etc todos juntos, com o mesmo discurso e pauta. No ano passado quando deflagraram a greve eu tinha dúvidas sobre a política envolvida, agora eu tenho certeza.

           

          1. Realmente, são um bando de

            Realmente, são um bando de vagabundos, como diria o FHC.  Heheheh

            Como sempre disseram, aliás, Bakhunin previu isso no início do século passado, não há nada mais conservador que trabalhistas no poder. 

          2. Creio que não …

            Esses “vagabundos” são a menina dos olhos de FHC e demais PSDBistas.

            Se depender dessas pautas para voltar a trabalhar, seria mais prático abrir concurso e contratar novos profissionais que não veem problemas em bater cartão de ponto assim como 90% dos brasileiros.

        1. UMA PERGUNTA INTERESSANTE

          Francy, é uma pergunta interessante.

          O budista procura levar os conhecimentos milenares aos seus próximos. Imagine!

          Sua ironia é equivocada. Tenho admiração pelos budistas que tem o desejo básico de ser feliz. E é um direito do ser humano pensar e expor o que quiser e ser feliz.

          Não sou budista, embora queira também ser feliz.

          Mas sou brasileiro e amo meu País. Não posso ver ameaças neoliberalistas que esvoaçam, no céu, buscando as suas presas, anunciando desde já, mesmo antes de conseguir vencer as eleições, que tomará medidas impopulares.

          Aí até posso ser budista. pois quero ser feliz.

          E todos os brasileiros até que podem ser budistas pois querem ser felizes.

          E com arrocho salarial, aumento de juros, diminuição do crédito, aquelas medidas clássicas do FMI do Tio Sam, certamente o desemprego retonará, o País entrará em recessão ( necessária, segundo os economistas do Globonews), para que a miséria retorne o mais breve possível e que cada vez mais a riqueza venha engrossar os bolsos da minoria diminuta do povo brasileiro.

          Realmente, é uma pergunta interessante. A resposta: o povo quer ser feliz, logo acho que é budista.

           

    2. Análise deficiente essa …

      Pachecão,

      Greve é sinal de democracia. A política salarial é anual, quando não há um consenso há greve. O que tenho percebido é que as exigências atuais beiram a chantagem, vide os dissidentes do sindimotoriastas aqui em São Paulo.

      Com relação ao ensino integral vc confundiu vagas com unidades. Não é mentira, é confusão sua.

      O ENEM tendo 10 milhões de escritos, mas tendo 8 milhões de matrículas no ensino médio não é nenhuma mágica estatística, significa apenas que quem concluiu o ensino médio em anos anteriores continuam prestando o ENEM. Eu mesmo prestei o ENEM em 2012 quando eu concluí o ensino médio em 1998. Puro desconhecimento do programa que você critica.

      Sobre o site do CNTE, não é possível concluir que a educação é a terceira pior do mundo,pois o mundo não possui apenas 40 países.

      São esses os argumentos dos críticos da Dilma, tão frágeis quanto as matérias dos jornalões e revistonas.

  8. motivo da mídia torcer contra pode ser outro…

    em tempo de interned e redes de relacionamentos a todo vapor, sediar a Copa significa dialogar com o mundo…………

    mídia sabe que já perdeu lá atrás, na escolha do Brasil, já era, pois a função dela sempre foi a de deixar o país incomunicável

      1. e mesmo sem ter atingido o ponto ideal ainda…

        temos margens que nenhum outro país tem, e até podemos nos dá ao luxo de errarmos em alguns pontos exatamente por isto, por termos várias opções de investimento pela frente, com troca de governo ou não………………………………

        no geral situação é excelente, de futuro garantido para todos

  9. Alguns gráficos para ilustrar

    Alguns gráficos para ilustrar o ótimo comentário……afinal, contra números não há argumentos!!!  De resto, é chororô de quem não tem argumento e portanto fala qualquer abobrinha que se seu chefe mandar!!!  O caminho para sair do ostracismo é falar mal do PT…..certeza que consegue  espaço nos meios de comunicação!!  O golpe ficou manjado demais

    1. Moça, se o teu patrão

      Moça, se o teu patrão descobrir que esse último gráfico seu refere-se ao período do FHC, ele te demite.

       

      1. Não tenho patrão….tudo que

        Não tenho patrão….tudo que faço, faço de graça !!  Vc tem razão, o último gráfico é realmente do periodo  FHC. Ocorre que guardo um monte de gráficos e acabei postando o gráfico errado, obrigada por avisar.  Então, aqui vai o correto…..  Esse inclusive de mais fácil assimilação e bem mais abrangente.

        1. Bem, como você pode ver aí

          Bem, como você pode ver aí nos gráficos que você mesmo postou, o seu patrão mente, o seu governo mente, o seu governo faz propaganda mentirosa.

          Ou o gráfico do IBGE postado anteriormente é que é mentiroso ?

          1. A VERDADE DÓI

            É interessante, Pachecão, todas as vezes que acertamos na mosca, que mostramos o lado positivo do atual governo, vem você dizer que estamos mentindo, que os dados estão incorretos, que o Patrão etc, etc…Quer impor seus argumentos pessimistas, mairioneticamente montados pelo seu patrão PIG? 

            É Pachecão, o seu patrão é a mídia brasileira, esta praga terrível que pretende devorar nosso futuro.

            Ora, pelo que vejo, a verdade que você está ouvindo dói e muito. É terrível verificar que os neoliberalistas conservadores fracassaram e estão fracassando onde são governo.

            Deputado, a verdade dói.

            É ou não é?

          2. Matemática básica você sabe

            Matemática básica você sabe né? 7 a 14 e 15 a 24 são bem diferentes, não achas?

          3. Pronto…pura má-fé….cqd!!!

            Pronto…pura má-fé….cqd!!!  Como disse, o gráfico é bem mais abrangente, ou és analfabeto funcional??   Provavelmente o Pachecão é fruto do déficit educacional “tão bem implantado” pelo PSDB….deve ter sido oriundo do Saresp  e a progressão continuada do estado de São Paulo!!!  Esse povo acostumado com patrão não entende trabalhar de graça para um governo legítimo e eficaz!!  Ou tudo isso é amor por Falcão?

    2. O fato é que em termos de

      O fato é que em termos de nível superior, o recorde mundial da ditadura, tere aumentado em 1.000% matricular em nível superior foi via públicas, enquanto Lula investiu em rede privada, detentoras hoje de mnais de 80% das matrículas, os quais são curso mais barata e de mesma qualidade daspúblicas perdulárias e incapazes de tal tarefa.

      1. Isso é faltar com a verdade. 

        Isso é faltar com a verdade.  No governo Lula, o Brasil teve um aumento significativo no número de universidades públicas criadas. Agora, no governo FHC, tentou-se privatizar as que existiam.

         

        1. O que Lula fez, em  90% dos

          O que Lula fez, em  90% dos casos foi denominar universidade pública federal campis que já havia do governo FHC, tatno que  o número global de matrícula em públkica  que não se alterou, o grande boom  foi na rede privada, mais de R$ 800 bi  tranferido para rede privada nos governos  LuaDilma. O que o orreu foi que FHC achou ser  vergonhoso chamar universidade coisa com 15 professores, mas o petismo nunca teve vergonha de nada quando for para faturar voto e transparecer coisa gradiosa. Até aeroporto sem quer possa  receber avião se inagura, sem um pingo de verginha.

  10. What?

    PIG? Melhor gestão de todos os tempos? Quiá,quiá,quiá,quiá….

    Quanto a gráficos, por favor, que reflitam a realidade, isto é, o período da chapa que governa o País, qual seja, Dilma/TEMER.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador