Wilson Ferreira
Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.
[email protected]

O “escândalo da Wikipédia” e a autofagia da TV Globo, por Wilson Ferreira

O “escândalo da fraude da Wikipédia” é a confirmação de que nada mais resta para a grande mídia do que a bomba semiótica da não-noticia. Em nova “denúncia” jornalistas Miriam Leitão e Carlos Sardenberg tiveram seus perfis na enciclopédia virtual Wikipédia “fraudados” com a inserção de difamações e críticas. E tudo teria partido do endereço virtual “da presidência”… ou teria sido “do Palácio do Planalto”… ou, então, “de um rede pública de wi fi?”. A ambiguidade dá pernas à não-notícia que revela um insólito desdobramento de um jornalismo cuja fonte primária (a Wikipédia) nega a si própria como fonte confiável de investigação. Abre uma surreal possibilidade de um tipo de jornalismo que se basearia exclusivamente em fontes onde o próprio repórter pode criá-las para turbinar a sua pauta. E de quebra revela o momento autofágico da TV Globo que oferece suas próprias estrelas jornalísticas em sacrifício no seu desespero de ter que lutar em duas frentes simultâneas: a política e a audiência.

Com o “escândalo Wikipédia” e a perspectiva de uma hilária “CPI do wi fi” está se confirmando que na atual batalha semiótica pela opinião pública a única arma que restou para a grande mídia é a da não-notícia – sobre esse conceito clique aqui.

O jornal O Globo deu a manchete (“Planalto altera perfil de jornalistas com críticas e mentiras”) e a TV Globo repercutiu nos seus telejornais durante todo o dia a “notícia” de que os perfis dos jornalistas Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão na enciclopédia virtual foram alterados com o objetivo de criticá-los. E o IP (endereço virtual) de onde partiram as alterações era da rede do Palácio do Planalto.

As supostas “críticas” inseridas no perfil dos jornalistas qualificam as análises e previsões econômicas de Miriam Leitão como “desastrosas” e de ter defendido “apaixonadamente” os ex-banqueiro Daniel Dantas quando foi preso pela Polícia Federal em escândalo de crimes contra o patrimônio público. E o jornalista Sardenberg de ser crítico à política econômico do governo por ter um irmão economista da Febraban que tem interesse em manter os juros altos no Brasil.

Jimmy Walles: Wikipédia não é apropriada
como fonte primária

Três características chamam a atenção nessa segunda detonação seguida de uma bomba semiótica da não-notícia (a anterior foi a tentativa de transformar a existência do media trainning na Petrobrás em escândalo político): a irrelevância, o timming e o tautismo.

Wikipédia é relevante?

Como a própria Wikipédia já admitiu, a enciclopédia não deve ser utilizada como fonte primária de investigação (“Wikipedia Reasearching With Wikipedia”). Jimmy Walles, co-fundador da Wikipedia, afirmou que “enciclopédias de qualquer tipo não são apropriadas como fontes primárias, e não devem ser invocadas como autoridades”.

Pelo seu caráter colaborativo onde qualquer usuário pode alterar o conteúdo dos verbetes, o uso da Wikipédia não é aceito em escolas e universidades. No máximo é utilizada como indicadora para fontes externas. Mas repentinamente para a grande mídia a Wikipédia passou a ter uma surpreendente relevância como documento primário de investigação.

Como “dar pernas” à não-notícia?

Estamos na típica situação jornalística em que se tenta “dar pernas” para a notícia que, em si, não possui relevância. A melhor forma de dar algum gás à não-notícia é por meio da retórica da ambiguidade.

A matéria do jornal O Globo ora fala que o IP era da “Presidência da República”, ora do “Palácio do Planalto”, ou também de “computadores do Palácio” e “IP da Presidência” para no final diluir tudo no “endereço geral do servidor da rede sem fio do Palácio do Planalto”. Naturalmente o teaser é dado pela manchete e primeiro parágrafo que tentam aproximar ao máximo o fato (irrelevante em si mesmo) da figura da presidente da República. Se o leitor persistir a leitura até o final da matéria, perceberá a diluição do próprio impacto noticioso.

Qual a matéria-prima dessa suposta notícia? De um lado a própria enciclopédia virtual que é até cautelosa consigo mesma e do outro uma rede wi fi pública. Com isso se projeta a possibilidade de que se alguém alterar o perfil do governador Geraldo Alckimin em rede wi fi pública instalada pela prefeitura de São Paulo, o gabinete do prefeito seria responsabilizado… A matéria abre uma surreal possibilidade de um tipo de jornalismo que se basearia exclusivamente em fontes primárias de investigação onde o próprio repórter pode criar para turbinar a sua pauta.

O timming do escândalo

Outra coisa que chama a atenção é o timming da detonação dessa bomba semiótica. Supostamente o “fato” teria ocorrido nos dias 10 e 13 de maio e somente agora é “revelado”. Desde então, os perfis da Wikipédia encontravam-se alterados, sem haver qualquer tipo de escandalização – o que demonstra a “relevância” da enciclopédia virtual. Nesse momento, outras bombas semióticas estavam em andamento na Operação Anti-Copa (manifestações de rua, Black blocs etc.). A não-notícia foi guardada no paiol de armas semióticas da grande mídia, aguardando o momento propício para a detonação, que acabou sendo na sequência da suposta fraude da CPI da Petrobrás.

Enquanto havia manifestações anti-Copa
as não-notícias não eram necessárias

E para turbinar a não-notícia dos “perfis fraudados” da Wikipédia (como pode haver “fraude” se a enciclopédia é colaborativa?), a manjada estratégia da chamada agenda setting que até aqui o Governo federal mantêm-se inacreditavelmente refém: a não-notícia é repercutida pela imprensa ao “noticiar” que políticos de oposição pedem que a Procuradoria Geral da República apure a “denúncia”; ou divulgando a “preocupação” de órgãos como Associação  Brasileira de Imprensa, Associação Nacional de Jornais e Federação Nacional dos Jornalistas.

O que exige uma resposta institucional da Secretaria de Comunicação do Governo, dando legitimidade e combustível à não-notícia da “fraude da Wikipédia”.

Estrelas do jornalismo global
entregues ao sacrifício?

Um escândalo tautista

Outra característica dessa não-notícia é que ela revela não só o desespero da grande mídia em ter que continuamente rebocar um oposição política inepta como também o próprio tautismo da Organizações Globo. Por tautismo nos referíamos em postagem anterior a um momento de crise que a Globo enfrenta revelada por uma combinação de tautologia com autismo, por meio do conteúdo da sua programação cada vez mais autorreferencial e metalinguístico – sobre isso, clique aqui.

 

Wilson Ferreira

Wilson Roberto Vieira Ferreira - Mestre em Comunição Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus.

91 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. novela ruim

    Tenho a impressão de que a globo já produziu novelas melhores. Impressão, porque não assisto novelas. Esta da wikipédia é digna de sorvete na testa.

    1. Bem lembrado
      A dupla de debilóides sofreu este “grave ” (auto)atentado há 15 meses e só agora reclama. Interessante essa forma de fabricar uma nāo-notícia. Ę assim que a Globo quer eleger Aério Neves!

  2. Mas quem precisa recorrer à Wiki

    pra saber quem são Mirian e  Sardemberg? São dois néscios promovidos a jornalistas pelo PIG. No more.

    Basta ter saco pra ouvir umas duas ou três falas da dupla para constatar que são dois desqualificados.

  3. Alteraram a biografia dos deuses da sabedoria!

    Um estardalhaço desses para que? Até parece que não conhecemos Miriam Leitão, uma fracassada que só os leitores de o Globo a lê. Esse Sardenberg, Deus que me perdoe, é pior que José Nêumanne Pinto. Quem queria mudar a biograsfia dessa gente se enganou, porque! Ele queria escrever na Desciclopedia e não na Wikipédia.

  4. Propaganda gratuita

    O Jornal Nacional, ao “noticiar” em rede nacional que a “fraude-crítica”, dentre outros “escândalos”, consistiu no informe cujo teor afirma que o jornalista Sandenberg é forte crítico à política do governo de redução de juros, associado ao fato de que seu irmão trabalha na Febrabam, ao contrário de influenciar a opinião da audiência contra o governo, produz uma verdadeira propaganda gratuita a favor do mesmo…

    1. Alexandre, vou discordar de

      Alexandre, vou discordar de vc.

      O objetivo baixo e sujo do JN é mostrar que o PT/Dilma persegue seus opositores… o que é mentira.

      quem faz isso é a REDE GLOBO, é o Jornal Nacional… e os “repórteres” amestrados que são apenas vassalos de seus patrões.

  5. Tadim da Grobo ! Ô

    Tadim da Grobo ! Ô presidenta, pare de falar mal do grupo ! Ainda mais de 2 de seus expoentes?  Aonde já se viu uma coisa dessas? Logo agora que ela está indo prô beleleu e totalmente descontrolada. Sei não, mas acho o que anda se passando na outrora Platinada, é o que  se  chama popularmente de  Menopausa: calores, cabelos embranquecendo, surtos, dores de cabeça, dores nas “juntas”, esquecimentos, etc, etc. Faz parte da vida e de todos os “IMPÉRIOS”

  6. O burlesco é a Miriam Leitão

    O burlesco é a Miriam Leitão e o Sardenberg quererem a “CONDIÇÃO DE INTOCÁVEIS”. ahahahaha

    Putis…isso que é “ACABAR NO IRAJÁ”, não é “Greta Garbo”? ;))

  7. Exatamente o mesmo DNA dos

    Exatamente o mesmo DNA dos cretinos que na última eleição “reportavam” violações de sigilo no Imposto de Renda (da filha de Serra e de outros tucanos menores…) cometidos por alguém do PT dentro da Receita… Como eles emburrecem a cada eleição elegeram agora um portal que é aberto e que qualquer um pode ir lá e modificar o que quiser. Acima de qualquer outra conclusão, isso mostra o estado em que se encontra nossa grande Imprensa Familiar sempre comandada pelos interesses da Globo. É de chorar…

  8. “E o IP (endereço virtual) de
    “E o IP (endereço virtual) de onde partiram as alterações era da rede do Palácio do Planalto.” O Comitê de Imprensa também fica no Palácio do Planalto. Pode ser até mesmo algum profissional da mídia que fez as alterações, sabe-se lá como reação ao tratamento dado por essas figuras em outras ocasiões.  

  9. Tucanos no Planalto

    Nassif, quem frequenta o Planalto e conhece os Petistas que lá trabalham e da super vigilância a que estão expostos por esse mesmo PIG, sabe que jamais isso teria sido obra deles. ´Talvez seja o preço de ainda, acreditem, existirem Tucanos do governo FHC trabalhando nos corredores do Palácio…Esses mesmos que vivem “vazando” tudo para o PIG. É fácil encontrar quem foi o autor, pois não existe no Brasil lugar mais bem vigiado. 

  10. A Wikipedia é válida não como

    A Wikipedia é válida não como fonte primária mas como fonte secundária e terciária, na medida que exige referenciação do material publicado. Por conceito, ela nada afirma, apenas reprodiz material publicado em oiutros veiculos, na área que for, e assim se compõe o texto dos verbetes.  O proprio site do Nassif é fonte por lá de muito material sobre politica nacional. Achar que a Wikipedia não tem credibilidade quando desenvolve um texto e referenda ele com a fonte do site do Nassif, é também achar que o Nassif não a tem, ese é o erro crasso do autor do texto.

    Neste caso especifico, o material inserido não tinha qualquer fonte e ainda fazia uma ilação sobre as duas figuras, tirando conclusões que não se aplicam ao assunto, daí todo o bafafá. Mas tanto a biografia de um quanto o de outro, há vasto material corroborado por fontes, portanto, crível e verificável. Esse caso , uma simples edição, é de maio do no passado e não foi consertado peloseditores mais serios e constanses, essa foi a falha, mas é impossivel vigiar tudo ali. 

    O que se nota analisando a enciclopedia, é que o material sobre politica brasileira é fraquissimo  – incluindo a maneira como é escrito – mas ela é altamente relevante em asuntos diversos como biologia, ciencias, cinema, matemática, geografia, astronomia, biografia de personalidades historicas, etc. até porque grande parte do material é apenas traduzido da enciclopedia em inglês, extremamente rigorosa com a questão das fontes.

    Quando se consultar por lá é preciso separar o joio do trigo. 

    1. Muito bem colocado, linha por

      Muito bem colocado, linha por linha. Aprendo muito neste blog, uma enciclopédia e escola de muita coisa. Apesar do deslize que você aponta no post, a análise feita pelo autor é de imensa pertinência.

    2. O que mais provalvemente

      O que mais provalvemente quiseram foi avisar aos crimisoso de que podem ir usar a rede de computadores do Planalto para suas safadezas que além desse ser projetido por sigilo que impede políca investitar, não se tem como saber de forma alguma de qual computador foi. Além disso, essa wiki tá peido  pufa não serve de fonte para porcaria nenhuma, assim como blog ou qualquer coisa que esteja na net. Outro dia li um texto num computdor e depois foi ler o mesmo em outro, e era completamente diferente. O anterior tinha um virus que mudavas algumas palavras e vírgulas de posição alterando completamente o sentido.

  11. Só desespero, muito

    Só desespero, muito desespero,  explica essa recidiva escandalização do nada. Cada vez mais  parte da imprensa brasileira se afunda na mediocricidade e no ridículo. Parte que engloba a mais poderosa; a “nata”.

    O ótimo texto(redundância) do Wilson destrincha bem mais esse grotesco dessa mídia desmoralizada. Que, inclusive, já faz parte do anedotário nacional: “sabe a última da Folha”?; “assistiram a última do JN”?

  12. Eu quero um factoíde. O lance

    Eu quero um factoíde. O lance é usar o IP do Planalto. Quem eu devo contratar ? Será que alguém pode ajudar indicando um “profissional” competente…rsss. Lembrei-me da propina “http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_dos_Correios”

     

  13. Uma preciosidade de matéria

    Uma preciosidade de matéria que desnuda, mais uma vez, o desespero da Globo.

    A crise de audiência leva ao que o autor Wilson Ferreira descreve minuciosamente e ao desespero de plantar notícias falsas ou não notícias.

    Esse último caso e a infantilidade da cobertura aumentarão ainda mais o descrédito da rede Globo.

    Parabéns Wilson, e diretamente do seu blog estarei compartilhando no Facebook.

  14. Uma Novela

    Seria a bolinha de papel desta eleição? segundo consta estas alterações, ocorreram em meados de 2013, somente agora publicaram, estão indignados pelo feitos ou é  exploração eleitoreira, até quando nossa midia acha que somos idiotas.

  15. O final do artigo é iimperdível

    (a) ao colocar seus próprios jornalistas como vítimas de uma armação cibernética, a Globo insere essa não-notícia na sua tradicional linha editorial de criminalização da Internet.(…)

    (b) A insólita edição do Jornal Nacional do dia 08/08 onde um repórter entrevista outro jornalista da própria emissora, acaba revelando uma situação comum na cobertura de eventos extensivos como Copa do Mundo e Olimpíadas: na falta de assunto, jornalistas entrevistam-se entre si. (…)

    (c) (…)

    (d) O episódio guarda uma impagável ironia com a jornalista Miriam Leitão. No meio jornalístico ela é conhecida como “urubóloga” por suas apocalípticas previsões para o País que nunca acontecem (…)

  16. O império dos imbecis idealizados

    Duas “notícias” exemplificam bem o que penso a respeito da mérdia deste País: a primeira não -notícia é a do “escândalo”  é da CPI da Petrobras e o outro o da presente pauta.

    Sobre o primeiro quem quer que seja que tenha trabalhado em qualquer atividade sabe da importância de uma reunião prévia preparatória para nivelamento de assunto e posições a serem assumidas num embate qualquer, principalmente naquele onde o oponente é esta oposição pífia que traz nas mãos seu cachorro de guarda chamado mídia. Este tipo de ação faz parte de qualquer planejamento estratégico contra ameaças ao negócio, desculpe-me seu manuel, mas a Petrobras não o seu armazém de secos e molhados da esquina.

    Quanto as perguntas da CPI sobre as quais se fez tamanho alarido, elas já estava a disposição dos parlamentares, ficando a ilação da distribuição delas em off por conta do destrambelhamento paranóico da mídia que vai fazer em breve a alegria dos psiquiatras especialistas em obsessões. Chega às raias do ridículo.

    Quanto a questão da alteração de perfis no Wikipedia fica pensando no sujeito que acredita que o gabinete da Presidência vá ser estúpido a este ponto em cima logo de quem de dois dos beques da globo, pois para tal o sujeito precisa ser um perfeito idiota para acreditar numa balela desta, num reducionismo primário. A não-notícia em sí já traz o esculacho da mérdia passando a idéia de desgoverno, de casa da mãe joana, numa banalização de uma administração que por acaso responde pela 7a. economia do planeta. É de doer nos bagos!

    O pig não respeita aqueles que ainda lhes dão alguns trocados para comprar, desculpe-me, a merda impressa e televisada todos os dias. Ele, desrespeitosamente, aposta firmemente no império de idiotas idealizado que ele pensa criar.

  17. Os casos Veja e Globo:

    Os casos Veja e Globo: gravação e alteração de perfil são banais e levam mais prejuízos aos meios de comunicação que os praticam que outra coisa.

    Midia Traning – é algo comum no meio empresarial e Jurídico;

    Wikipédia – é utilizado por milhares de brasileiros na Internet para criar verbetes e/ou alterá-los.

    O que pode decorrer destas duas não-notícias:

    1) Diminuir a venda da Revista, porque se um empresário, um funcionário de uma grande empresa, um Advogado que lê esta revista se depara com uma baboseira destas, que seria um “crime” treinar funcionários de uma Empresa para falarem em uma audiência, uma CPI, uma investigação, a Revista só vai ajudar no crescimento do seu descrédito (que já é quase absoluto – atinge negativamente o seu perfil de leitor, mais que tudo, penso eu). O empresário, o Advogado, etc.  vai amplificar o tema entre seus conhecidos e acaba sendo bom para os opositores da Revista, para o Governo Federal, penso eu. Uma hora destas a Revista deixará de circular por falta de leitor.

    2) No caso da Wikipédia é idêntico. A maioria dos internautas sabe que na Wikipédia o seu conteúdo pode ser alterado por qualquer pessoa. Quem vai ganhar credibilidade e audiência com uma não-notícia destas? Só pode gerar descrédito e aumentar, gradativamente, o número de pessoas que tem a certeza de que a única coisa que o Jornalismo da Rede Globo faz é ser oposição ao Governo Federal, o que chega a ser uma tática suicida. Mais uma vez quem, minimamente, sabe a respeito da Wikipédia vai comentar com pessoas conhecidas o episódio e é audiência e credibilidade que se espatifam. 

    Serão estas as “balas de prata” da oposição para vencer a Presidenta Dilma? 

    Triste fim para a velha mídia.

    Vale ler a postagem de Luciano Martins Costa no Observatório da Inprensa de ontem: 

    IMPRENSA EM DECADÊNCIA

    A lanterna que ilumina a espuma

    Por Luciano Martins Costa em 08/08/2014 na edição 810

    A prática e as teorias da comunicação aplicadas ao jornalismo induzem a acreditar que a atividade da imprensa cuida de organizar o processo de avanço da modernidade, pela classificação e valoração dos fatos novos. Assim, somos levados a aceitar que um acontecimento só se transforma em notícia, ou seja, em conteúdo jornalístico, se representar uma novidade, uma ruptura em relação ao que já existe.

    Essa acepção vale tanto para uma ocorrência inédita quanto para uma nova interpretação de fatos conhecidos. Portanto, um dos grandes desafios do jornalismo contemporâneo seria a oferta exacerbada de notícias, produzida pela penetração dos meios digitais em todos os cantos do mundo.

    Em qualquer rincão deste planeta, e até mesmo fora dele, é possível haver um ser humano ou um instrumento criado pelo homem exercendo esse mister de registrar os acontecimentos e colocá-los imediatamente à disposição de virtualmente toda a humanidade.

    Tudo isso já foi dito e repetido e faz parte dos conceitos clássicos que são ensinados nas escolas de comunicação social. O fato novo é que o jornalismo, como prática organizada e submetida a regras específicas, já não dá conta dessa tarefa.

    Por outro lado, também a imprensa, instituição tradicionalmente dedicada a operar o jornalismo, vai se tornando incapaz de auscultar uma realidade muitas vezes mais ampla e, dada a diversidade do mundo midiatizado, muitas vezes mais complexa.

    Esse é o contexto em que podemos afirmar que a imprensa que nasceu e se consolidou como uma espécie de cartório da modernidade já não atende às necessidades da sociedade contemporânea.

    Seja o observador devoto ou iconoclasta em relação à hipótese de estarmos vivendo uma pós-modernidade, não se pode fugir à evidência de que os processos da História se aceleraram de tal forma que se tornou impossível – ou, pelo menos, improdutivo – catalogar os fatos relevantes pelo método de filtragem arbitrária da imprensa tradicional.

    Essa é a constatação que precisamos fazer para entender como a imprensa, não apenas aqui no Brasil como em outros países onde sempre foi relevante, vai se encolhendo até se configurar como instrumento de poder de uma fração da sociedade.

    Imprensa para poucos

    Seja o Estado de S. Paulo ou o New York Times, a Folha de S. Paulo ou o Washington Post, o Globo ou Le Monde, os sistemas que tradicionalmente organizam a realidade a ser percebida pelo ser humano em frações específicas de tempo deixaram de fazer sentido.

    Como os fatos estão sempre muito à frente dos sistemas da imprensa, o resultado é que seu produto, o jornalismo, deixou de ser o processo de anunciar a novidade e se transforma rapidamente em mero registro de coisas antigas. Daí a queda no número de leitores.

    Como na frase que deu o título à autobiografia do falecido ministro Roberto Campos, a imprensa funciona agora como uma lanterna na popa do barco: só serve para iluminar a espuma que fica para trás.

    Num oceano de possibilidades infinitas, a visão conservadora da imprensa genérica serve principalmente à inglória e impossível tarefa de interromper, ou, no mínimo, de desacelerar o ritmo das mudanças. À medida em que se aceleram os processos da modernidade, mais se torna clara essa função de freio social e cultural.

    A imprensa é reacionária por natureza, mas até o último quarto do século passado podia encenar o papel de vanguarda da modernidade, contra outras instituições, como a religião, que têm a missão de lutar contra o tempo. Tratava-se de manter sob controle o ímpeto natural de mudança que marca o processo civilizatório.

    Nos anos 1980 e 1990, por exemplo, os jornais brasileiros se destacaram por abrigar debates sobre novos comportamentos que vieram com a liberação social que acompanhou o fim da ditadura. A Folha de S. Paulo, por exemplo, construiu aí sua estratégia vitoriosa de aparecer como porta-voz de uma cultura liberal e libertina, contra a sisudez de seus então concorrentes.

    O caso Folha é, talvez, o mais típico para ilustrar esse movimento. Depois de alcançar tiragens superiores a um milhão de exemplares em circulação diária, o jornal paulista encolheu para menos de um terço desse total.

    O que explicaria essa queda, que retrata a decadência do sistema da imprensa?

    Cartas para o editor.

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_lanterna_que_ilumina_a_espuma

  18. Manchete caluniosa

    Induz o leitor, o cidadão e o eleitor ao erro. Deveria ser objeto de reação mais forte do Governo e exigir desmentido formal. Entre IP do Planalto e Planalto existe uma óbvia diferença que o jornal ignorou com a intenção deliberada de difamar o Governo.

  19. Conta outra, véi

    Essa historieta de alteração dos perfis de Miriam Leitão e Sardenberg na Wikipedia tem o DNA dos factoides do PSDB-Veja. Alguém acredita que o “sabotador” dos perfis de Leitão e Sardenberg (aliás, que importância eles têm na ordem das coisas? E por que não sabotar logo o perfil de Aécio, ou de FHC?) cometeria a “sabotagem” a partir, exatamente, do Palácio do Planalto? Ora, quem é capaz de alterar a Wikipedia, sabe muito bem que o IP pode ser rastreado. Se o “sabotador” fosse aliado do governo, ou do governo, “sabotaria” a partir de computador anônimo, um de uma “lan house”, por exemplo. Isso é conhecimento básico, todo mundo tem. Querem enganar quem? O golpe é primário, clara mutreta Vejana ou Psdbista. Foi feito para intencionalmente deixar rastro que leve ao Planalto. Há duas hipóteses de como foi feito: (1) a “sabotagem” aos jornalistas foi feita a partir do Palácio do Planalto por algum aloprado do PSDB, ou da Veja. Ou (2) a sabotagem foi feita a partir de um computador qualquer com adulteração de IP. De toda maneira, só sendo mesmo leitor do Globo, da Veja, ou sendo uma Míriam Leitão, para acreditar que os jornalistas (que nada são na ordem das coisas) foram sabotados por alguém do governo, ou a ele ligado. Os sabotados foram Dilma e o governo, e os sabotadores são PSDB-Veja, pois é a estes que a “sabotagem” aproveita.

     

  20. Quem é a Sra. Leitão?
    Quem é

    Quem é a Sra. Leitão?

    Quem é o Sr. Sardenberg?

     

    Me desculpem o incomodo, DILMAMAIS esta construindo um novo Brasil!!!

    Deixemos estes assuntos menores para gente menor.

     

  21. Quando jornalista vira

    Quando jornalista vira noticia alguma coisa está errada; está claro que busca-se um escandalo desesperadamente, algum traque que leve essa eleição para o segundo turno; equanto vão procurando algum rabo de fora do governo vão fazendo cara de paisagem para casos realmente muitos graves de outros.

  22. Projeto “Lázaro” da Rede Globo

    Ressuscitaram à Miriam Leitão (aquela urubóloga gaguejante), levantaram o IBOPE da Globo News (da apresentadora Leilane Neubarth) e da CBN, do Sarderberg, todos eles típicos notáveis da Globo.

    Surpreende a seletividade do pichador de biografias (poderia ter pegado a do Cerra, ou de FHC, do ministro Barbosa, da Dilma, ou do Aécio Cunha), mas não, foram duas pessoas treinadas da rede Globo, em queda, mas prontas para sair no ar com cara fresca de surpresa e de indignação, numa espécie de efeito retardado de golpe com bolinha de papel. O pichador de biografias deixou uma bomba relógio para detonar em forma oportuna, qual treinador da Portuguesa em 2013, esperando à hora certa de salvar ao Fluminense.

  23. Enquanto isso…

    Há tempos, a Globo fez matéria sobre investigação policial acerca da liberação de traficantes de cocaína em MG por parte de desembargador corrupto, sendo que a mediação da coisa foi feita pelo primo de Aécio Neves, Tancredo Tolentino – o mesmo do aeroporto construído com verba pública em terras em desapropriação pelo governo de MG, quando Aécio era governador. Não se menciona na matéria do fantástico que Tancredo é primo do Aécio, nem a Globo retomou a reportagem, neste outro momento. Ah, se fossem do PT! Seguem texto do DCM e vídeo com a reportagem do Fantástico (quem postou o vídeo errou ao falar em “tio”, trata-se do primo).

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-midia-nao-procura-o-primo-de-aecio/

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=axpy0ipOt9s%5D

  24. Não esta dando para comentar

    Não esta dando para comentar nada, é muita mediocridade.

    Não demora irão montar um escândalo na vida pessoal  de

    Dilma, aguardem.

    1. Nem pão de queijo

      Outro dia Dilma comentou que faz 3 anos e meio que ela não pode sequer sair na rua pra comer um pão de queijo.

      O bom é que graças a Deus deixaram um pouco o Dirceu e o Delúbio em paz.

      Por falar nisso o Genoino já voltou pra casa?

  25. No mais  se for para ” ferrar

    No mais  se for para ” ferrar Miriam Leitão ou  Sardenberg o ideal

    é exatamente não alterar os perfis!?!

  26. Podíamos todos fazer

    Podíamos todos fazer alterações na Wikipédia para ver se o PSDB vai querer denunciar todo mundo. Fala sério, esse pessoal da Globo vive de alterar o perfil das pessoas e na hora que alguém ( que pode ser qq um ) ajusta o de dois deles à realidade, é um evento. Se cada alteração da Wikipédia tiver o condão de gerar um inquérito, o país quebra em alguns dias. Aliás e, a propósito, o PSDB, representa o pessoal da Globo? Ainda bem que temos advogados ativistas, juízes democratas e uma OAB super atuante, prestando atenção a todas as tentativas de cerceamento de liberdade de expressão, né?

  27. É óbvio que essa bobagem tem

    É óbvio que essa bobagem tem algum objetivo prático. Teria alguma coisa a ver c não homologação da candidatura do Aécio? 

  28. O que o governo ganharia com

    O que o governo ganharia com isso ?

    Quem teria a ganhar com a divulgação de tal notícia e sua repercussão na mídia ?

    Perguntas nem tão difíceis de se responder. Já que muita gente conseguiria acesso a rede do planalto.

     

  29. Alvíssaras, como diz o

    Alvíssaras, como diz o pessoal do Prof. Hariovaldo.

    Se é só isso o que a mídia nativa tem para denegrir o governo federal, a eleição está ganha. É o cúmulo do desespero, em situação de liderança da candidata do PT ter só isso como ” notícia negativa”

    É um engana bobo total, que talvez, eu disse talvez, apenas os convertidos acreditem que tenha algum fundamento.

  30. Só pra desabafar nos meus

    Só pra desabafar nos meus dedos (comentário feito alhures):

    Aécio

    1) pavimentou, com dinheiro público, pista de pouso com indícios de superfaturamento
    2) em fazenda do tio
    2A – (o processo de desapropriação é inviesado de forma a dar muito lucro pro tiozão querido)
    3) a pista é aberta pra fazenda, mas trancada para o distinto público que pagou por ela
    4) quem fica com a chave é o primo de Aécio
    5) o mesmo primo que intermediou venda de Habeas Corpus a traficantes
    6) HCs concedidos por desembargador nomeado por Aécio, mesmo que estivesse em segundo na lista tríplice
    7) A família, por intermédio de Aécio, é ligada aos Perrella, donos de helicóptero apreendido com MEIA TONELADA DE PASTA-BASE DE COCAÍNA (processada dá muito mais)
    8) sendo que o helicóptero passou pertinho, pertinho de Cláudio/MG

    … e aí, Aécio, vamos conversar?

    Z) E TEM GENTE que AINDA vem comparar o caso a atualizações do verbete “Miriam Leitão” na Wikipedia, feitas ainda não se sabe nem por quem…

     

  31. Eles estão protestando contra

    Eles estão protestando contra as “críticas e mentiras” assacadas contra dois jornalistas na Wikipédia. Muito bem, todos devemos ser contra. E as críticas e mentiras que jornalistas produzem todos os dias – em cima de senadores, em cima de dirigentes da Petrobras, para ficar só nos dias atuais ?  Não são escondidas na Wikipédia, são divulgadas por todos os meios e formas, e os atingidos não têm sequer direito de resposta para repor a verdade. Por que a Miriam e o Sardenberg podem defender-se, e todo o resto dos brasileiros não pode?

  32. Miriam Leitão é irrelevante,
    Miriam Leitão é irrelevante, Sardenberg é irrelevante, Wikipedia é irrelevante… noticia irrelevante…Acrediti que seja mais uma sabotagem do conluio midia X PSDB.Datas mágicas.

  33. Cadê a HIPERINFLAÇÃO prevista por Miriam e Sardenberg?

    Ambas as “vítimas” viviam dizendo que o Brasil estava quebrado e às portas de uma hiperinflação. Como nada disso aconteceu, inventam um factóide idiota desse, na esperança de desgastar o governo.

      1. Água

        Vai faltar, não. Já está faltando. E isso é um FATO.

        Já essa papagaiada sobre a Wikipédia não passa disso: PAPAGAIADA!! Quem vai perder tempo pesquisando sobre Leitões e Sardenbergs?? Ora…

  34. Pois é, o teto no aecioporto

    Pois é, o teto no aecioporto está tão baixo e o espaço apresenta tanta turbulência que desta vez jogaram a bolinha de papel na cabeça da leitão.

  35. Está vendo Dilma, a gente

    Está vendo Dilma, a gente aqui da blogosfera “suja” indignado porque a senhora não enfrenta o pig. E acaba que esse “republicanismo” todo não adianta para nada.

    Mesmo assim eles acusam a senhora de dar uma de hacker e invadir a página de Wikipédia para caluniar e difamar jornalistas piguentos independentes e corajosos. Peraí, não existe “invadir a página da Wikipédia” que é aberta para colabroações. Mas e daí?  “O escândalo must go one”  

  36. wikipediagate

    Faltou informar que o tal IP responsavel pelas alterações assim o fez dezenas ou centenas de vezes em outros perfis desde 2004.

    Me surpreende e deve surpreender toda a miltancia petista que Gilberto Carvalho demonstre surpresa com essa papagaiada usando adjetivos como gravissimo e abominavel para qualificar o ” doido por wikipedia”.

     

    Ja que estamos em tempos de midia training é bom aconselhar os porta vozes da Republica se informarem direitinho sobre as coisas antes de botarem mais lenha na fogueira.

     

    Para um assunto deste a resposta para O Globo deveria ser dada pelo sub do sub do sub de Gilberto Carvalho dizendo mais ou menos assim:  “obrigado Globo por nos ajudar a descobrir que temos um funcionário por aqui usando os computadores para fins diversos que não os de seu trabalho. Ele sera demitido.”

    Simples assim.

     

     

  37. O assunto é grave sim.

    “A minha opinião é que [o episódio] é absolutamente inadmissível, por parte do Planalto, por parte do governo federal ou por parte de qualquer governo”, ressaltou a presidente da República.

  38.  
    Para desviar a atenção do

     

    Para desviar a atenção do Aécioporto ta valendo tudo, não se respeita mais os limites do ridiculo, de escandalizações vazias em escandalizações vazias vão evitando noticiar o racionamento paulista, as falcatruas Aécianas e qualquer coisa que prejudique ainda mais a alquebrada campanha tucana, tento imaginar o próximo passo, talvez uma denuncia de um faxineiro do palácio do Planalto sobre desperdicio de papel higiênico ou superfaturamento na licitação de papel toalha.

  39. Dizer e confiar que o perfil

    Dizer e confiar que o perfil das aludidas personagens na Wikipedia serve para algo, além é claro, de pura promoção a personalidade, é imaginar e acreditar que eles podem colaborar com algo produtivo. No caso desta dupla de pseudo-jornalistas de Economia, a coisa é até pior porque acreditam poder vender à sociedade e pela Globo, qualidades que nenhum deles possui, além é claro naquela de serviçais de um antro de manipuladores.

    A Globo é isto que todos nós já vemos a 50 anos e que hoje estamos aprendendo a entender e a nos preservar. Ser o lodaçal que abriga políticos e lhes emprestam cor e substãncia, também será este o espaço Globo que acabará por esclarecer, cada vez mais, a história por tras dos que com ela se abrigam contra a verdade. Hoje, e cada vez mais, a sociedade saberá identificar os políticos que chafurdam na lama Global; hoje pessoas como Ackmin, Aécio e outros buscam seus holofotes para brilharem momentaneamente mas acabam por mostrar sim, à sociedade, a sombra enlameada que lhes emprestam tais holofotes.

    Como cidadão, folgo em saber que estes políticos se identificam com a Globo, com uma Leitão e um Sardenberg. Afinal. a lama Global tem lá seus atrativos e acaba funcionando como lâmpada acesa a atrair insetos. Quer melhor opção e modo mais fácil de matá-los politicamente?

  40. Presidente Dilma

    “Eu repudio integralmente esse tipo de ação, como fiz diante de todos os vazamentos. Nesse caso específico, é algo que quem quiser fazer individualmente que faça, mas não coloque o governo no meio”

    aham!

     

    obs: simpatizante político eleitoreiro possui um vírus que a ciência nunca vai conseguir isolar.

  41. Ai Jesus!

    A hipocrisia soluça quando surgem post desta natureza extraídos a forceps da politica partidária. Imaginemos se fossem alterados os perfis dos digníssimos profissionais da imprensa que fazem os atuais blogs progressistas, e os autores de tal “escandalo” tivessem usado PCs de escritórios dos partidos dos tucanos e dos demos.

    1. Hipótese furada
      Se tal alteração ocorresse nada aconteceria, pois nenhum dos citados blogueiros daria importância ao conteúdo de um site colaborativo que pode ser alterado por qualquer um e também por que têm mais o que fazer do que ficar bancando os arapongas informáticos e tentar descobrir o IP do qual foi feita a edição do perfil. Por fim, isto é coisa de especialistas em futricas e Nassif e Cia não se prestariam a um papelão destes. Portanto, a hipótese é completamente inaplicável.

      1. Hipóteses

        O que diz o dicionário:

        Hipótese é uma proposição ou suposição ou o conjunto delas, de natureza criativa e teórica, aceitas ou não, admissível ou provável mas não comprovada ou demonstrada.

        Com exceção aos crédulos, na política partidária eleitoreira nada é impossível de ser comprovado e demonstrado

  42. DEPOIS DESSA/O MUNDO CORRE PERIGO!

    Pronto!, agora lascou!. Depois dessa constatação até a “FAIXA DE GAZA” será afetada. Devemos temer pela manutenção do BRICS. O Obama com certeza mandará mensagem de solidariedade aos “jornalistas pinguentos”. Até a ONU se pronunciará em breve. Ou Rede Globo, vai procurar o que fazer e tentar alguma coisa para melhorar a sociedade brasileira.  Já está mais do que na hora da LEI DOS MEIOS sair do papel e ser votada no Congresso.

  43. boa análise,
    mas esa mania de

    boa análise,

    mas esa mania de auto-referenciar-se da globo é antiga tanto quanto o vídeo-show.

    todo dia os programas globais estão recheados de auto-referencia, como se o mundo existisse e se movimentasse somente na globo –  é um tempo fora do tempo, o fora não existe, só dentro, o egoísmo, o tal autismo e a sucessiva e chata tautotologia, cujos termos alguém juntou e criou um neologismo: tautismo…

    e o outro é que se lasque

    é tanta auto-referencia, que de vez em quando a globo comemora alguma data histórica dela e manda um jornalista reescrever a história da globo como se fosse a história do brasil….

    é arrogancia do eu-absoluto – o rei sou eu.

    nõ viram até hoje as mudanças que ocorrerm nestes últimmos doze anos.

    só enxergam o próprio umbigo – o faustão talvez ainda não enxergue.

    daí o desespero porque o império está dançando….

  44. Roteiro da eleição

    Há quem diga que isto faz parte do roteiro da eleição, esta é a parte que substitui a quebra do sigilo na Receita. Oposição e mídia ridícula nada a amostrar sempre criando fatos.

  45. O governo se cala diante do fato.

    Nassif, gosto da sua página porque ela não é seletiva nos comentários, como de alguns de seus colegas e tb do outro lado.

    Mas sobre a denúncia, o governo do nosso querido Brasil tem direito a alguns minutos, em horário nobre e em rede nacional para responder, quem sabe até a altura a tal noticiosa notícia. 

    Mas porque este “não falar”, porque o silêncio, parece comprometimento ou até medo.

  46. O governo se cala diante do fato.

    Nassif, gosto da sua página porque ela não é seletiva nos comentários, como de alguns de seus colegas e tb do outro lado.

    Mas sobre a denúncia, o governo do nosso querido Brasil tem direito a alguns minutos, em horário nobre e em rede nacional para responder, quem sabe até a altura a tal noticiosa notícia. 

    Mas porque este “não falar”, porque o silêncio, parece comprometimento ou até medo.

  47. “Jimmy Walles: Wikipédia não

    “Jimmy Walles: Wikipédia não é apropriada
    como fonte primária”

    Leitão sabe que no Brasil a única “fonte primária apropriada” que se forma com a competência dos economistas são os títulos públicos. 

    O problema é que Dilma ganhou o dobro de tempo do horário eleitoral entre os demais candidatos sem programa.

    A forma de impulsionar a competência dessas relações de igualdade é inventar factóides. 

  48. IP Interfaceando para Fora (NAT)

    Bom dia.

    Esclarecimento técnico: o IP 200.181.15.10 pertence, de fato, à Presidência da República. Porém, diferentemente do que noticiam: Planalto edita e critica perfis de jornalistas na Wikipédia, não procede; qualquer pessoa com acesso à citada Rede utilizaria, fatalmente, este IP apontando para fora, pois, em uma Rede IP típica, seja do Planalto, da Apple¹, da Xerox, etc., utiliza-se apenas um IP roteável, a exemplo deste, e, internamente, se faz NAT (Natural Address Translator), economizando inúmeros IP´s. O[s] IP[´s] que originou[aram] as edições pode[m] ser identificado[s], porém requer que todo o fluxo da[s] edição[ões] seja prescrutado. Apenas o IP interfaceando para fora da Rede aludida é exercício de má-fé e de desinformação, bem afeito ao PIG. O ADN do PIG é o golpe.

    1. IP Interfaceando para Fora (NAT) II

      ¹ A Apple tem mais IP´s Classe A (um tipo de IP válido, roteável) do que o Brasil inteiro, em termos de IPV4. Democracia é isso…

      Aproveite-se para enaltecer a qualidade do artigo do Wilson Ferreira e o Blogue do Nassif, o qual sempre repercute assuntos os mais diversos.

  49. Isso faz lembrar o escândalo

    Isso faz lembrar o escândalo que a Globo trouxe à tona às vesperas das eleições de 89, quando Lula estava na frente de Collor, e após a exibição da denúncia de que Lula teria uma filha bastarda, e que teria sugerido um aborto à mãe a época da gravidez, fez o Collor ganhar as eleições.

  50. o escandâlo da wikipédia

    claro que por de tudo isto tem um objetivo por tras é,de certaforma deliberadamente deixar a opinião pública a mercer destas fontes mesmo que para isto tenha que se esconder por tras destas mesmas fontes e com isso desviar a atenção da verdade do que se passa no próprio país.

  51. Mais provável ter sido um jornalista que um funcionário

    Em 02 de março de 2012, Miriam Leitão fez um artigo no O Globo e uma reportagem de 50 minutos para a Globo News em apoio a Comissão da Verdade e denunciando vários crimes da Ditadura Militar, principalmente esclarecendo fatos sobre o desaparecimento do Deputado Rubens Paiva. Esse trabalho lhe rendeu forte crítica do colega colunista neoconservador Reinaldo Azevedo, abrindo uma temporada de “caça à Miriam” no submundo dos saudosistas da ditadura.
    Miliriam Leitão também começou nessa época a dar opiniões também sobre outros temas não-econômicos, como Cotas nas Universidades, contrários à pauta conservadora do próprio jornal onde trabalha. É nesse contexto que surge a alteração da sua Wikipedia, logo após um “artigo-resposta” de um autor desconhecido ser fartamente reproduzido nas redes sociais. O IP do Palácio do Planalto que fez a alteração é usado também por jornalistas na Sala de Imprensa.

     [video:https://www.youtube.com/watch?v=5u-GsSka_Qw#t=104%5D

     

  52. Se existe um problema com

    Se existe um problema com este tipo de notícia, não é exclusivo da Rede Globo, nem da imprensa brasileira.

    Houve o mesmo problema com o governo americano.

  53. Pois eu tenho a ligeira

    Pois eu tenho a ligeira desconfiança de que as alterações nos verbetes destes personagens da Globo foram feitas por algum agente da mídia tucana usando o Wifi ou até cooptando algum funcionário que trabalhe no Palácio do Planalto. Esta gente é capaz de qualquer coisa. Basta lembrarmos do Proconsult no Rio, da bolinha de papel, do sequestro de Abílio Diniz (quando obrigaram um dos sequestradores a usar uma camisa do PT), das manifestações pelas Diretas-já em SP (apresentadas pela Globo como comemoração pelo aniversário da cidade), a ficha falsa da Dilma na Folha de SP, e por aí vai. Essa gente faz qualquer coisa para tentar impedir mais uma vitória do PT ao governo federal. E ao mesmo tempo, tenta desviar o foco do aeroporto de Cláudio, que a mídia, que nada investigou, já não fala mais nada a respeito do tema. Como nada fala sobre o mensalão tucano, o trensalão, o helicóptero dos Perrela, enfim, a mídia tenta criar factóides para esconder os reais escândalos ligados ao ninho dos tucanos.

  54. Né por nada não, mas essa

    Né por nada não, mas essa bomba já virou um traque semiótico, se é que existe. Acho que isso é para dar visibilidade à Miriam Leitão. Quem sabe a Globo está pensando nela para a vaga do Ariano lá na ABL. Essa sim, vai ser uma ‘bomba’, a ABL (M ) está virando  Academia Brasileira do lixo midiático.

  55. Qual será o proximo escandalo

    Qual será o proximo escandalo que a GloVeja vai inventar:

    a) a Dilma peida no elevador

    b) a Dilma não usa calcinha

    c) Fidel Castro é o maior acionista da Petrobras

    d) o  Lula é membro do Hesbolah

  56. o insigne Alexandre Garcia na @radioitatiaia de BH

    comparou o caso do aloprado da Wikipaedia do Planalto com o …

    … CASO WATERGATE de Nixon!!!!

    esta é a nossa “grande imprensa”…

    ://

  57. Já escrevi aqui e repito: é só o começo

    A rede de esgoto de televisão (chefona do crime organizado no Brasil) e toda a corja que compõe o PIG vão fazer de tudo para que a Dilma não se reeleja. O período que compreender o dia de hoje até o dia 04/10 é uma eternidade em política. Então, é bom que a Dilma se prepare porque vem chumbo quente e é por isso que ela dificilmente  ganhe essas eleições. E SE a Dilma  ganhar eu espero que ela vá de novo fazer omelete no programa da maria brega.  

  58. FACTOIDE VERDADEIRO

     TEM MAIS É QUE AGRADECER!!!  Nunca tiveram tanta exposição 

    A ponto de provocar ciúmes no Merval e Mainard que depois de SÉCULOS, dizem que foram violentados também.

    BOM PRA NÓS!!!  

    Coloca uma pulga atrás da orelha dos manipulados.

    Agora deve tá todo mundo se coçando. 

    SEGUNDO A VEJA:  PENSAR FAZ COÇAR A CABEÇA.  

    PIOLHOS, PULGAS, SARNAS E PÓ DE MICO TAMBÉM.

    JOGARAM DE HELICÓPTERO O PÓ DE MICO e um MICO NO PALÁCIO.

    UM FUMACÊ DANADO que mal dá pra ver a pista!!!

    Mas dá pra ver a SERRA.

    E o PÓ???

    Foi apreendido.

    E o MICO ???

    Pulou para o CIRCO. PODE???

    Haja PÓ,  haja  MICO e  haja CIRCO!!! 

     

     

     

  59. Como bem disse alguem aqui

    Como bem disse alguem aqui estes dois são “debi e Loide” do jornalismo golpista, são piores que a dupla do cinema pois são sem graça e muito ruins não acertam nada, esta é outro “escandalo fabricado” por esta mídia decadente e maldosa.

  60. LULA/Dilma e PT são os verdadeiros sujos do Brasil

    Tem algo errado com a mídia brasileira? Tem sim. Recebe recursos do Governo Federal e parece que por isso serve aos seus interesses, SE DILMA não fosse do PT essa Militância PAGA já estaria GRITANDO FORA DILMA! Há uma hipocrisia na militância Ptista que chega a doer. o PT é traíra, a exemplo do LULA,com os seus, depois tenta apagar um problema que eles mesmos criaram. A MÍDIA AGORA É SIM PETISTA EM SUA MAIORIA. E O PT É IGUAL OU PIOR DO QUE AQUELES A QUEM XINGA. PT E GLOBO TDO IGUAL:INSISTEM EM MENTIR E EM FINGIR QUE NÃO SABEM O QUE REALMENTE ESTÁ ACONTECENDO.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador