O fundo do poço do atual cenário político, por Florestan Fernandes Jr

Por Florestan Fernandes Júnior, via facebook

O FUNDO DO POÇO

Passei 3 dias em silêncio refletindo sobre os acontecimentos no Brasil. O que vou dizer não vai agradar muitos dos meus amigos, mas é o meu sentimento. Alguns políticos que marcaram minha geração e alimentaram meus melhores sonhos se distanciaram de alguns princípios. De Fernando Henrique a Lula de Covas a Zé Dirceu. É triste constatar hoje as escorregadas, pra dizer o mínimo, que muitos desses ícones da política deram depois que chegaram ao poder.

Não é ilegal receber dinheiro de empreiteiras e bancos para financiar institutos privados como fizeram o sociólogo e o operário. Mas, para mim, é antiético. Como é antiético um juiz aceitar prêmios de órgãos de comunicação em plena operação que mexe com interesses financeiros e políticos dessas empresas. 

Complicado entender os princípios que norteiam uma ex-empregada domestica e defensora dos seringueiros fazendo campanha tendo à tiracolo um grande grupo empresarial e um poderoso banco privado. E como explicar a metamorfose que transformou o Geraldinho, um jovem deputado boa praça, no imperador de um estado que governa com mão de ferro protegido por parte da justiça e da imprensa? Qual o real compromisso de partidos que fazem das obras públicas uma negociata por dinheiro para campanhas milionárias ou para o enriquecimento ilícito?

Nesse ponto, nenhuma das grandes legendas é melhor que a outra. Todas têm um rastro de pólvora ligado aos caixas dois de empreiteiras, bancos e multinacionais. Os casos vão da Petrobras passando pela Cemig em Minas, Metrô de São Paulo e desaguando na merenda escolar roubada de nossas crianças.

No barraco pelo poder, todo o podre da nossa “Velha Nova República” veio à tona e o mau cheiro se espalhou rapidamente. Amantes que receberam dinheiro de contas em paraíso fiscal, empresários de comunicação que sonegam impostos e constroem mansões em áreas de reserva ambiental, aeroportos construídos em fazenda de governadores, agentes da PF que vendem informações sigilosas, contas secretas do presidente da Câmara dos Deputados, triplex na praia e apartamento em bairro chique de Paris.

Para temperar a podridão, os vazamentos seletivos que manipulam a opinião pública e comprometem totalmente a Lava Jato. Uma operação que desde seu início vem sendo usada politicamente e que apresentou na última sexta-feira um espetáculo lamentável. A condução coercitiva, além de ilegal, fez do ex-presidente Lula um “preso por algumas horas”. Deveríamos bater panelas pelo todo da obra.

Nossos representantes chegaram ao fundo do poço e estão levando com eles nossos empregos, nossa autoestima e, se a irresponsabilidade continuar, a nossa democracia.

Redação

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra não dizer que não falei das flores

    Florestam Junior coloca todos num só balaio da corrupção, mas na hora de descriminar não tinha como falar do Lula e do PT sem ser leviano e por isso, e só por isso, cita apenas as improbidades da oposição. 

     

  2. sobre o artigo fundo do posso….
    caro Florestas. Eu creio que você colocar todos no mesmo “balaio”. A crítica que está por trás desta indignação é o PT não ter acabado com “orgia” . Fez vistas grossas procurando não se envolver. Diga objetivamente do enriquecimento ilícito de Lula e José Dirceu. Objetivamente. Você não vaivencobtrar, tanto um foo condenado pelo domínio do fato é uma ministra ( ministra?) colocou nos autos” não há prova nas vou condenar assim mesmo”. Quanto ao Lula , está sendo acusado de ter um apartamento que não é dele e foi reformado por uma empreiteira, quando não era mais presidente. E neste caso se fosse dono, o MP não tem nada haver com isso e também por frequentar um sítio de um amigo que afirmam que dele por crer comprado um barco de 4.000.00 e dois barqueinhos cujos nomes são dos seus netos. . Sua indignação também é a minha contra esta elite corrupta.

  3. Apoiadíssimo!Quando vejo o

    Apoiadíssimo!Quando vejo o quadro político atual, custa-me crer que o próprio PT esteja fazendo parte de toda esta  encalacrada. Sempre votei em LULA na esperança de que um governo dos trabalhadores pudesse dar novos rumos no modo de gerir a coisa publica e trouxesse mudanças significativas no cenário administrativo e político. Sete diass depois  da posse de LULA minhas esperanças se foram córrego abaixo. O PT se enquadrava perfeitamente o esquema político vigente. Foi o sinal verde para que viesse o fatídico e nefasto mensalão, atrapalhadas e safadezas de muitos petistas para culminar neste eterno petrolão que não vai ter mais fim. Agora não me interessa saber que o governo do PSDB foi mais corrupto, e foi, do que o governo do PT. O governo do PT não tinha o direito de se corromper. Quando vejo o Zé Dirceu hoje, fico imaginando se é o mesmo Zé Dirceu do congresso da UNE de Ibiuna.Quando vejo LULA às voltas com verdadeiros ou supostos benefícios recebidos de empreiteiras, fico imaginando se é o mesmo LULA que não  se deixou corromper quando presidia o sindicato dos metalúrgicos. Será que este povo nunca aprendeu que não basta ser honesto mas que também é preciso parecer honesto? O PSDB sempre pareceu honesto e por isto estamos vendo  AECIO, SERRA, ALKMIN et caterva reinando por cima da carne seca. Resultado: só Deus sabe o que ainda virá.

    1. Excelente texto…

      E excelente opinião, a qual faço coro.

       

      Sempre votei com a esquerda, mas ver como eles se comportam como a direita quando assumem o poder também me desencantou.

       

      Hoje eu nem voto. Nem vou lá, tenho mais o que fazer.

       

  4. até gente errada já estão convocando para depor…

    É a nova tese para derrubar o governo: O Sistema faliu! é a tese de Fernando Henrique Cardoso, ele e seus amigos estão loucos para vir salvar o sistema!!!  Depois de tentarem arrebentar com o Brasil para voltarem ao poder agora se oferecem para salvar. E a  Lava Jato, até gente errada esta convocando para depor, vejam a coluna de Monica Bergamo.Não conferem RG, CPF nome dos pais? Na verdade não sabem nada sobre o individuo. Pendem o criminoso depois criam um crime para ele. Haja saco para aguentar tanto cinismo!!!

  5. OU SEJA, O PROBLEMA É SISTÊMICO

    O artigo pode ser resumido na seguinte consideração: o problema é sistêmico. Ponto. Não adianta criminalizar o partido A, B ou C. Não adianta detonar o PMDB, ou o PSDB, ou o PT. Todos fazem parte de um problema chamado: sistema político adoentado, pedindo desesperadamente por reformas. Mas o que o sr Florestan se esqueceu de dizer (e seu artigo, neste ponto, desaponta e muito) é que neste momento, a democracia está sendo ameaçada. Por que neste momento, monta-se uma farsa política-midiática-judicial para acabar com o presidente Lula e seu partido, colocando em suas costas a conta de um problema que é sistêmico. Faltou dizer isso.

  6. Paladinos da moralidade?

    Excelente análise.

    Infelizmenfe peca por uma lacuna: a de mostrar que o mesmo Judiciário e MP, que se arvoram em paladinos da moralidade e da luta contra a corrupção no setor público – que, em letras miúdas, significa impedir prejuízos aos cofres públicos – eles mesmos estão, nos últimos meses, se apoderando de parcelas importantes desse mesmo erário, na forma de auxílios é penduricalhos. Milhões e milhões de reais indo pelo ralo.

    Na verdade, a pergunta que ainda não vi em nenhum blog independente – porque, com certeza, não irei vê-la no PIG: quantos pedalinhos compraria um único auxilio-moradia? Imagine os 12. Multiplique-os por todos os anos retroativos, em violação ao próprio prazo decadencial posto pelo CPC.

    imagine ainda que os recebedores de auxilio-moradia já são proprietários de suas casas próprias que custaram alguns milhares de reais. Senão de duas, três.

    E então? Faltou ou não faltou ir mais a fundo nesse artigo?

     

     

     

    1. Certíssimo, Rabelo. E não
      Certíssimo, Rabelo. E não vamos esquecer q esses parasitas gozam de 60 dias de férias por ano mais 30 dias de recesso. Ou seja, mais coçam o saco q trabalham.O tanto de adicionais q eles têm é uma imoralidade e um assalto aos cofres públicos. O Judiciário é um poder corrupto, sujo, imundo, q vive nas costas e às custas do contribuinte. Nunca foram atrás de políticos corruptos, nunca, pois negociavam e negociam com eles benesses e privilégios, bem como salários altíssimos q corroem os cofres públicos.

      1. O ônus é do povo

        Infelizmente somos cidadãos de 2ª classe, sustentamos a casta do judiciário, do executivo e do legislativo. Não temos aposentadoria especial, dependemos do INSS, não temos assistência médica digna, enfim só nos resta pagar a conta…

         

  7. Fim de ciclo

    Sera que o pai não deu uma revirada no tumulo? Fazer gelia geral de todos é tudo que a direita sempre quis porque isso traz dividendos para ela.

    Por que as palastras seriam antiéticas? Qual o problema de um ex-qualquer coisa dar palestras sobre temas que a priori domina? Desde que não seja com dinheiro publico, contrata quem pode, ouve quem quer.

    O problema não é apenas o desgaste do modelo; o modelo foi propositalmente desgastado para fragilizar o atual governo. Ele funcionou muito bem para FHC e até para Lula, mas de repente, opa, Dilma tenta outra coisa porque esse modelo não serve mais e ai engessam o governo.

    Enfim, que bom mesmo que estamos no fim de um ciclo e quiça no inicio de um novo tempo. Em todo caso, o Grupo Globo esta brincando com fogo e o resultado pode ser bem inusitado para eles.

  8. Três dias que valeram a pena depois!!!

    A síntese de Florestan Fernandes é a minha e no momento entendo que além do perigo do ataque ao estado de direito há o risco dos burocratas impedernidos do PT quererem sobre o apoio e defesa à Lula manterem o esquema que no resultado final pavimentou esse caminho da direita. Os trabalhadores não querem esmolas, lutaremos e morreremos se preciso for pelo nosso direito político de independência e pelo socialismo, esperanças essas enchovalhado pelo PT com suas políticas de alianças de classe e acordos espúrios.

  9. Florestan
    Como expressão de

    Florestan

    Como expressão de desencanto, o texto é ótimo.

    Mais três dias, para separar o joio do trigo, seria de bom alvitre.

    Mas esse é o risco que correm todos que escrevem na efervecência dos fatos.

    O importante é saber para onde se quer ir, principalmente quando os caminhos estão difusos.

    1. Esta sim. Pensar pra onde se

      Esta sim. Pensar pra onde se quer ir agora. Eu, de antemão , vou com Lula. Seu pecado é venial perto do que se perpetra contra o país há séculos. Até porque, sem Lula ou memo sem o PT não tem mais nada pelo menos à esquerda. 

    2. Esta sim. Pensar pra onde se

      Esta sim. Pensar pra onde se quer ir agora. Eu, de antemão , vou com Lula. Seu pecado é venial perto do que se perpetra contra o país há séculos. Até porque, sem Lula ou memo sem o PT não tem mais nada pelo menos à esquerda. 

  10. POLARIZAÇÕES

    O problema maior é que se instalou polarização inédita, tão violenta, que impede o diálogo entre duas pessoas que se amam, que se respeitavam, que tem afeto uma pela outra, etc.

    É comportamento binário típico das piores paixões das torcidas de futebol.

    Pior, maioria tem convicções firmes ao assumir comodamente posição de ser “contra-x”. Mais fácil ser vítima do que está ai.

    Mas talvez tenha sérias dificuldades de expressar a mesma convição para mostrar sua posição “pro-y”. Difícil ser protagonista de algo diferente.

     

  11. livre pensar é só pensar

    Florestan, mais uns dias para pensar de forma abrangente e teríamos uma analise melhor.

    Os ex- presidentes do tio Sam fazem destas palestras o pé de meia depois da saída do cargo, sabidamente porque naquele país o salario do presidente não é tão gordo quanto comparado com o nosso judiciário. O Clinton até não muito tempo atrás esteve no Brasil a convite destes a fiesps da vida e arrancou em bilhetes verdes muito mais do que Lula.

    Lula pode e deve fazer o que faz, ele foi útil essencial para a internacionalização das empreiteiras Brasileiras com engenharia materiais e equipamentos agregados, estes” made in Brazil” e divisas.

    Não sou maniqueísta, afinal livre pensar é só pensar. Pensar melhor por certo.

  12. livre pensar é só pensar

    Florestan, mais uns dias para pensar de forma abrangente e teríamos uma analise melhor.

    Os ex- presidentes do tio Sam fazem destas palestras o pé de meia depois da saída do cargo, sabidamente porque naquele país o salario do presidente não é tão gordo quanto comparado com o nosso judiciário. O Clinton até não muito tempo atrás esteve no Brasil a convite destes a fiesps da vida e arrancou em bilhetes verdes muito mais do que Lula.

    Lula pode e deve fazer o que faz, ele foi útil essencial para a internacionalização das empreiteiras Brasileiras com engenharia materiais e equipamentos agregados, estes” made in Brazil” e divisas.

    Não sou maniqueísta, afinal livre pensar é só pensar. Pensar melhor por certo.

  13. Politica e institucionalmente

    Politica e institucionalmente o país regrediu décadas. A modelar Constituição de 1988, merce da sua pretensão de abarcar o mundo com as pernas, deveria servir de base para um novo patamar na dimensão em foco. Acontece exatamente o contrário. 

    Mas como, se o discurso é que nossa democracia está consolidada e as instituições estão cada vez mais fortes? 

    No papel, no formal, sim. Mas na práxis o que se assiste de um certo tempo para cá é uma distorção dos princípios dela emanados. Partidos políticos à loceú; desvirtuamento da sacralidade do voto pela influência do Poder econômico; queda na qualidade pessoal e moral de votados e votantes; decaimento do prestígio e da legitimação do Congresso como instância primeira para os debates da questões nacionais; hiper protagonismo do Poder reativo e (que deveria ser) moderador(judiciário);politização acintosa de agentes públicos, a exemplo de membros do Ministério Público e do Judiciário; enfim: mediocridades e irresponsabilidades para dar e vender. 

    O problema maior não é o impasse no diálogo político ou na instrumentalização das instituições para objetivos outros que não os republicanos, mas a total falta de perspectivas com relação ao um diálogo mínimo para que se estabeleça uma agenda emergencial visando atacar e suplantar nossos problemas mais urgentes.

    É isso ou o caos. 

  14. ‘lideres’, John Lennon, Cazuza e Marx

    John Lennon em entrevista para Tarik ali e Robin Blackburn no jornal de esquerda red mole : “Parece que todas as revoluções terminaram com um culto a personalidade (…) em um comunismo do tipo ocidental teriamos que criar uma imagem quase imaginária dos trabalhadores como uma figura paterna”

    Cazuza: “ideologia, eu quero uma pra viver”

    Marx: “A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores”

  15. Um artigo desnecessário. O

    Um artigo desnecessário. O próprio autor poderia ter-se postado a pensar por mais três dias e escrito algo mais consistente.

    Mostra infantilidade política – quando chora sobre os erros do PT – e um grande desconhecimento histórico, de como se formam os partidos, como crescem, como alcançam o poder e o que fazem com ele.

    Alguém achava realmente que o PT poderia governar o país sem alianças “espúrias”? Alguém contava com o enorma crescimento do partido e que, no meio desse afluxo de filiados e parlamentares, haveria de manter-se sempre imaculadamente puro e imune às fraquezas humanas? Alguém acha mesmo que poderíamos ter chegado ao poder sem o apoio financeiro de empresas e grupos componentes do “capitalismo” sujo? Alguém poderia me dar um exemplo histórico que abonasse toda essa ilusão tresloucada?

    Se o Florestan achava tudo isso ele deveria se mudar para o paraíso, e mesmo assim, ainda lhe recomendaria cuidado.

    1. Zuleica

      Penso exatamente como vc. E considero de uma ingenuidade lamentável o escrito pelo sr. Florestan. Será que ele não acompanha a política? ou não sabe como ela é.

      Mas o PT não poderia fazer o que fez, afinal sua bandeira foi sempre combater a corrupção.? E alguém consegue fazer algo s/ dinheiro ? seria um partido como outros de esquerda, com alguns vereadores e talvez alguma prefeitura nos cafundós do Judas.

      E pq se aliou ao PMDB ? pq não governaria, não teria sequer um projeto aprovado. O preço era mt alto, mas com isso conseguiu fazer tudo o que fez pelo povo. Fez o que fez o PSDB, que se aliou justamente ao partido da Ditadura, pq os conhecia e sabia o quanto de “raposas” o habitava e era tb o “admirado” pela mídia que apoiou a ditadura.

      Talvez uma guerra de verdade, pudesse mudar o país. Mas somos um povo pacífico ! de tanto levar lambadas.

      1. A unica outra alternativa

        A unica outra alternativa Florestan Junior  não quis abordar: revolução sangreta do tipo cubana, bolchevique ou francesa. Ainda dá tempo de fazer. Florestan, as armas!

        1.       Deprimente, essa sua

                Deprimente, essa sua afirmação, não bastasse todos os erros históricos que o socialismo cometeu mundo afora, você ainda defende que esses métodos sejam aplicados por aqui??? Esse comentário se iguala aos comentários dos radicais que, do outro lado, pregam essa mesma faxina, só que feita pelos militares e ai, gente como você, também pode acabar fuzilada em um paredão.

          É isso que você defende??? Pelo amor de Deus, os conflitos devem ser solucionados no marco da democracia, sem ela, ai sim, estaremos perdidos. Se não pode ajudar na busca do consenso entre as partes em conflito, cale-se e já estará dando uma grande contribuição.

      2. Muito bem Lenita…

        Todo mundo gostou dos avanços sociais promovidos pelo PT nos últimos 12 anos, mas ninguém quer se comprometer com meter a mão e  o braço na merda para que isto pudesse ser feito, pelo menos sem Revolução.   Neste sentido eu até acho os partidos e organizações mais à esquerda, muito mais coerentes, pelo menos eles não ficam com este sentimento de cordeiro de deus e lutam abertamente por uma Revolução, que se vitoriosa, colocaria todos os coxinhas golpistas no paredão. 

        1. José

          Entre muitas frases ditas por Lula, duas jamais esqueço:

          1 – Em sua posse  ” Se conseguir que todos os brasileiros tenham ao menos 3 refeições /dia, já me sentirei vitorioso”.

          2 – “No Brasil, prá se governar, tem-se de fazer pacto até com o demônio”.

  16. Concordo. Mas conversar é que

    Concordo. Mas conversar é que é difícil.  

    A oposição quer medidas que descaracterizariam totalmente o programa petista. E aì?

    Por outro lado, como enfrentar a crise e as pressões internacionais?

    Como manter o eleitorado para se continuar um projeto até que haja uma melhor acomodação social?

    Fico impressionada com a visão que o Lula teve para trabalhar uma independência que passasse por política internacional, entretanto, mexeu em vespeiro.

    Fácil não…

    Agora, com relação à caixa 2 e alguns abusos, vamos sempre conviver com isto, ou alguém se ilude? Talvez melhore quando baixar a bola da PF e MPF e que possam atingir mais isenção. Talvez um pouco mais de tempo. Povo na rua…

     

    1. O JOGO É JOGADO

      Meu querido Florestan,  o PT entrou no jogo, e como todos sabemos o Jogo é jogado e  o Lambarí é pescado.

      Caso a 15 anos atrás não tivéssemos o financiamento de campanha permitido para as empresas, ai sim a conversa seria outra.

      Portanto, quem sai na chuva tem que se molhar.

      Pense mais por treis dias e nos explique, como o PT  poderia entrar no jogo de forma diferente e ter esperança de um dia ganhar.

       

  17. Novidade??

    E os patrocínios  das empreitieiras e  grandes empresas ( enroladas até o pescoço em falcatruas na justiça ) aos congressos da juizada, 

    Como diria  o b……Datena: – Me ajuda aí, vai ?!!

     

  18. Pensou tanto pra falar isso?

    Pensou tanto pra falar isso? Colocar todos no mesmo balaio? Igualzinho, Florestan? “Nenhuma das grandes legendas é melhor que a outra”… Me diga aqui: o que você sabe que eu não sei?

  19. Pensou tanto pra falar isso?

    Pensou tanto pra falar isso? Colocar todos no mesmo balaio? Igualzinho, Florestan? “Nenhuma das grandes legendas é melhor que a outra”… Me diga aqui: o que você sabe que eu não sei?

  20. Bobagem

    Não se deve achar defeito na vítima de violência. É hipocrita e covarde que diz, foi estrupada que horror, mas… usava minisaia.

    A violência conta com estes inocentes que sempre veem alguma culpa, ainda que tenha, na vítima.

  21. Florestan,
    Todos os paises q

    Florestan,

    Todos os paises q a esquerda governa e consegue melhorar a vida do povo. A direita joga no “mercado político”, o debate moral, e a maioria de formadores de opiniao entram de roldão nessas questões, sem a menor preocupačão em se diferenciar.

    o que você teria a sugerir a Lula para ser “etico”?  a reclusão no sitio de Atibaia e algumas palestras em sindicatos, de preferencia, fazendo vaquinha para passagem ou andando de onibus, recebendo coronhadas em assaltos para estar junto ao povo como Olfvio e fazer política de forma “correta” ou “etica”.

    nos chegamos a 6a economic do mundo, retirando 40 milhoes da miséria, porque, tivemos lideres como Dirceu e Lula, com uma  percepçao de horizonte, felizmente,  muito maior q  a sua e a de Olivio.

    Longe de mim, faltar com respeito a você como jornalista sério que é e a  Olivio como político popular, mas, no mundo real, o Brasil está  

    em meio a um golpe juridico sobre a nossa jovem Democracia. Será que deu para notar?

     

  22. Jr. parece um escoteiro.

     

     O problema do PT não foi ter metido o pé-na-jaca, o PT esqueceu de fazer a política de massas.

    Não adianta, agora, querer condenar o PT como se houvesse pecado. A questão não é religiosa, é política e poder.

  23. Só sei que vai dar merda!

    Tempos ruins teremos pela frente! Pelo que tenho lido, ouvido, visto e assistido, pode até rolar sangue. Radicalismo dos dois lados. E a mídia botando gasosa na fogueira pq não tem mais nada a perder!

  24. A melhor

    Esta foi para mim a melhor análise feita até agora de todos esses eventos e personagens nele envolvidos, não mudo uma vírgula. As pessoas de cada lado estam entrando em estado de negação do que cada um fez se não errado mas concerteza sem qualquer ética.

  25. Pois é, Florestan, .você

    Pois é, Florestan, .você conseguiu! avaliar  os políticos destacados sob moralismo pequeno burguês. Até parece que o mundo real, aquele em você vive, é muito diferente de tudo que relatou. O Cesar Ferreira publicou um gráfico que é muito mais revelador do que qualquer comentário. Ele também dispensou comentários. Afinal, golpe paraguaio, com imprensa paraguaia, juciário paraguaio  e comentários paraguaios, vamos levando.

  26. É ilegal um presidente,ainda no cargo, pedir dinheiro, Florestan

    “Não é ilegal receber dinheiro de empreiteiras e bancos para financiar institutos privados como fizeram o sociólogo e o operário. Mas, para mim, é antiético”.

    É, no mínimo, incorreto comparar a situação de Lula e FHC, no que se refere à arrecadação para criação dos respectvos institutos de ex-presidentes. Porque no caso de FHC ele ainda ocupava o cargo quando solicitou alguns milhões de reais (e recebeu), de empresas com contratos com o governo (http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/06/12/com-valor-corrigido-doacoes-a-instituto-fhc-chegam-a-r-163-milhoes/). Isso é ilegal, conforme o Código Penal:

    “Artigo 317 do Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940Art. 317 – Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:Pena – reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa.Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa. (Redação dada pela Lei nº 10.763, de 12.11.2003)§ 1º – A pena é aumentada de um terço, se, em conseqüência da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.§ 2º – Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem:Pena – detenção, de três meses a um ano, ou multa.Facilitação de contrabando ou descaminho”.

  27. Pensamento ingênuo esse do Florestan

    Apenas o  PT  foi criminalizado. PSDB criou o mensalão e, ao contrário do PT, desviou dinheiro público, mas só o PT levou chumbo. PSDB criou o trensalão, petrolão, merendão, mas so o PT levou chumbo. Com que milagre o PT teria eleito seus candidatos sendo franciscano. O problema não e é esse, o PT se opôs a partir de 2005, o problema é que a zelite zelote quer de volta o que pensa  lhe pertencer por vontade divina: a chave do cofre, não quer mais brincar de conciliação de classes. Nunca havia lido um texto tão ingênuo e sem base como esse do Florestan: igualar todos os partidos e punir apenas o PT é o que os golpistas e as Instituições estão fazendo, não caio nessa não. http://limpinhoecheiroso.com/2015/06/13/por-que-o-mcce-parou-de-fazer-ranking-da-corrupcao-por-partido/

     

     

  28. Meu caro Florestan Júnior,

    Faça um favor à imagem e à lembrança de seu pai, aquele quel lhe deu o nome. Tenha respeito ao nome que carrega sobre os ombros ,fique mais um bom tempo refletindo e pare de falar bobagens. Há um tempo  que você vem se revelando um ressentido com o PT.  Não use o seu ressentimento para jogar todos na  latrina em que se converteu a política no Brasil, não por nossa causa, mas pela ação da mais ordinária e entreguista elite do mundo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador