O golpe de mão do juiz Sérgio Moro contra o PT, por Maria Inês Nassif

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Carta Maior

O golpe de mão do juiz Sérgio Moro contra o PT

O juiz Sérgio Moro é apenas um numa conspiração de classe destinada a criar uma onda de pânico e um clima de histeria contra o PT.

Maria Inês Nassif

Não é banal o movimento que fazem a Justiça e o Ministério Público paranaense para inviabilizar um partido político nacional, o PT, ou qualquer outro que venham a botar no mesmo pacote – de preferência pequenos e ligados ao governo – para fingir que essa decisão não é uma perseguição ao partido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que venceu as eleições dos tucanos Geraldo Alckmin e José Serra, e da presidenta Dilma Rousseff, que ganhou dois pleitos dos tucanos José Serra e Aécio Neves, o último deles o ano passado. Isso faz parte de uma estratégia de intimidação tão assustadora que transfere para o aparelho judicial de um Estado que sequer tem relevância na política nacional as decisões sobre o futuro da política nacional e sobre a legitimidade do voto do eleitor brasileiro; e que dá a uma decisão judicial de primeira instância o direito de proscrever partidos políticos.
 
Nem nas ditaduras brasileiras isso aconteceu. Os partidos foram proscritos por atos federais. O PCB, por exemplo, foi colocado na ilegalidade em 1927, durante o estado de sítio decretado pelo presidente Epitácio Pessoa. Em 1966, todos os partidos brasileiros foram extintos por um ato institucional da ditadura militar iniciada em março de 1964. Somente em 1946 a Justiça tomou a decisão de tirar uma legenda do quadro partidário, o mesmo PCB, sob o argumento de que ela não professava a democracia. Ainda assim, a decisão partiu de uma instância máxima de Justiça, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 
O absurdo jurídico de colocar um partido na ilegalidade pode ocorrer se o Ministério Público do Paraná pedir o indiciamento do PT, a pretexto de participação na Operação Lava Jato, e o juiz Sérgio Moro condenar o partido. Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo, procuradores preparam a originalíssima peça, que respaldaria uma decisão judicial destinada a proscrever o PT. O instrumento da inviabilização do partido seria a aplicação de uma multa próxima dos R$ 200 milhões que um dos delatores da Operação diz que o partido recebeu de propina – e que, sem provas, nas mãos de qualquer procurador ou juiz minimamente neutros, seria apenas uma palavra, a do delator, contra a outra, a do delatado que nega o crime.
 
Um golpe de mão aplicado pela Justiça no quadro partidário brasileiro é, de fato, a inovação que a pouco neutra justiça paranaense pode legar para o país inteiro. Moro adora inovações, e segue os passos do inovador Joaquim Barbosa que, à frente do chamado Caso Mensalão, no Supremo Tribunal Federal, deixou de ser juiz e agiu como promotor, rasgou a Constituição, negou provas que inocentariam alguns réus e pediu a condenação de outros tantos sem provas, com o beneplácito do plenário da mais alta corte judiciária do país, com o aplauso da imprensa e as loas da oposição.
 
Todas as licenças poéticas do aparelho judicial paranaense, inclusive esta, vêm sendo amparadas pelos partidos de oposição, acalentada pela mídia conservadora, tolerada pelas instâncias superiores da Justiça e pelos órgãos de controle do Judiciário e do Ministério Público, a exemplo do que aconteceu no Mensalão. A estratégia é a mesma: cria-se um clima político para legitimar desmandos judiciários, e os desmandos do Ministério Público ou da Polícia Federal são sistematicamente legitimados porque vêm respaldados em decisões judiciais. É uma roda-viva onde quem perde é sempre o futuro. Porque, no futuro, sabe-se lá quem vai ser atingido por já legitimados desmandos judiciais que hoje vitimam o PT. A articulação política entre PF, Ministério Público e a Justiça já é um dado, e pode atingir no futuro outros inimigos políticos que forem escolhidos por eles.
 
O pensador Antonio Gramsci, ligado ao Partido Comunista Italiano, descreveu nos Cadernos do Cárcere as observações sobre o que ocorria naquela Itália convulsionada por uma cega adesão à liderança de Benito Mussolini. Lá pelas tantas, ele tenta entender como se formam as explosões de pânico, a contaminação coletiva por uma ideologia por meio do medo e da formação de sensos comuns – ideias-força sem necessariamente nenhuma racionalidade, mas de fácil aceitação, capazes de comover, envolver ou amedrontar. Os meios de comunicação são fundamentais na criação dessas mudanças culturais muito rápidas.
 
A teoria gramsciana merece também ser lembrada nesses turvos dias pelo papel que atribui a instituições do Estado, inclusive à Justiça. O Judiciário, segundo ele, é um aparelho ideológico de vocação conservadora, resistente a mudanças – inclusive as definidas pelo jogo democrático.
 
Como esse artigo não é acadêmico, só tomo a liberdade de citar o pensador rapidamente, na tentativa de entender o momento em que vivo eu, assustada, como outros tantos; e todos nós – alguns com medo, uns irados, outros tantos odientos, numa composição digna de uma arena romana. Nessa trama, é difícil diferenciar os cristãos dos leões. 
 
Desde o Mensalão, Gramsci vai e volta em qualquer tertúlia política pela simples razão de que vivemos no meio de uma onda de comoção, pacientemente criada nos últimos anos, destinada a relativizar uma realidade em que as forças envolvidas em campanhas difamatórias, ações espetaculares, uso da máquina judicial, não conseguiram alterar uma realidade eleitoral, e ocupam os demais aparelhos ideológicos de Estado para consolidar uma hegemonia que se imponha sobre o voto. Tudo o mais – a formação de sensos comuns estapafúrdios, mas simples e claros; o papel da Justiça; o uso dos meios de comunicação na formação de um clima tão denso, tão áspero, tão inóspito, que pode ser apenas cortado com faca afiada – já é passado. Já foi, já produziu efeitos. O clima está criado.
 
Resta aos democratas tentarem separar o que é espuma, o que é avanço indevido sobre direitos democráticos, do que é efetivamente justo. Essa é uma tarefa que fica muito difícil, porque o clima e o senso comum agem intencionalmente contra. O Brasil tem caminhado por sofismas, e Moro usa deles à perfeição. O clima de histeria criado contra o PT desestimula as pessoas comuns de defenderem governos por elas eleitos, com base no sofisma fincado num senso comum cevado pacientemente nos últimos anos, de que o partido é corrupto, e quem o defende está defendendo a corrupção; de que a Petrobras é de uso do petismo, e o petismo é corrupto, e  por isso a Petrobras tem que ser inviabilizada economicamente; de que os corruptos delatores se tornam heróis se delatam o PT, mesmo não tendo credibilidade pessoal nem provas; que a Justiça, para eliminar um partido político, pode usar de que instrumento for, mesmo ao arrepio da lei, para prender e intimidar.
 
É tão irracional a “sofismação” da realidade e a consolidação de sensos comuns que é difícil entender por que, de repente, as pessoas tenham escolhido se destituir do direito à inteligência. Cair na armadilha dos sensos comuns criados pelo ódio impede a visão do óbvio. O tesoureiro do PT, João Vaccari, foi preso pelo juiz Moro porque arrecadou dinheiro legal para o PT, vindo de empresas implicadas na Operação Lava Jato. As empreiteiras que encheram os cofres do partido de dinheiro doaram igualmente para partidos de oposição, na mesma proporção. O raciocínio do juiz – segundo o qual dinheiro vindo de empresas fornecedoras da Petrobras, mesmo legal, transforma-se em crime porque foram conspurcados pela ação dessas empresas nas operações com a estatal – não vale para os outros. Não existe a mínima neutralidade nessa decisão.
 
A insanidade dos argumentos destinados a inibir a defesa do PT é outra coisa própria desse clima, a prova de que o país surfa na crista da onda de comoção. Por dois anos, desde a condenação de petistas no processo do Mensalão, criou-se um clima coletivo de ridicularização ou de raiva daqueles que ponderaram contra a ilegalidade de várias das decisões e condenações feitas pelo Supremo. O julgamento do Mensalão é uma mácula que a Suprema Corte brasileira demorará a se livrar. E a defesa que pessoas fizeram dos juízes que julgaram para atender o público e a mídia é uma mácula que a democracia brasileira terá de lidar daqui para a frente.
 
O juiz Moro, aquele do Paraná, ganhou um lugar na história do grupo político a que serve. Para a história do futuro, não terá deixado nenhuma contribuição jurídica, pelo simples fato de que rasgou a Constituição. A mídia tradicional, que ajudou a construir o clima duro que pesa sobre as nossas cabeças, deixará para o futuro a história de reconstrução do udenismo – um futuro em que poucos de seus veículos terão sobrevivido à hecatombe dos tempos modernos. A oposição partidária, pouquíssimo orgânica, será história, dificilmente futuro. E provavelmente isso também ocorrerá com as forças políticas levadas por essa onda de insanidade.
 
Isso, sim, será uma crise política com efeitos semelhantes ao de um tsunami.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

93 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esse texto prova que a insanidade que

    atacou as mentes da burguesia brasileira ainda não fez terra arrasada do bom senso e da inteligência.

    Mas pelos lados de Higienópolis e dos Jardins em São Paulo pouco sobra…

  2. Às vezes acho que o melhor

    seria partir para a briga aberta , mas aí o PT precisaria de um juíz , um promotor e uma parte da PF que seja tão parcial como esses da Lava Jato tem sido a favor do PSDB.

    E começaria a colocar alguns tucanos  , empresários sonegadores do HSBC e da Zelotes na cadeia , com prisão preventiva decretada sem data para soltar. Usar o mesmo esquema. Aí quem sabe esse clima iria amenizar um pouco.

  3. Show de bola

    Os professores universitários deviam levar o artigo para discussão com os alunos. Aprenderiam todos sobre o Brasil de hoje.  

    1. Juiz Sergio Moro

      Excelentissimo Juiz continue fazendo seu excelente trabalho, os contribuintes honrados deste país tão roubado estamos orgulhosos do senhor. Tenho fé que ainda peguem o apedeuta que sumiu do mapa.

      Sou um tal de “coxinha”  que trabalha desde os 15 anos honestamente, busquei neste trabalho: casa, carro, estudo meu e dos 3 filhos e estes graças a Deus hoje seguem meus passos.

      Orgulho em ver ao meu redor vários colegas que acreditaram nesta quadrilha, mas que hoje já reformularam suas opiniões.

      Enfim, deram adeus a esta porcaria de ditado: sou de esquerda, quem não presta é de direita.

      Somos sim cidadãos democráticos que queremos o melhor para nossas familias e ao País.

      1. Confirmação

        O comentário acima ilustra bem a passagem do texto que diz:

        “É tão irracional a “sofismação” da realidade e a consolidação de sensos comuns que é difícil entender por que, de repente, as pessoas tenham escolhido se destituir do direito à inteligência.”

        1. Eu sou mais simples.

          Acho que é simplesmente o processo de midiotização sendo bem aplicado.

          O midiota é antesde tudo um orgulhoso de sua desinformação. Geralmente são meritocráticos.

      2. Defeitos

        Sr. Sant’Anna,

        Honestidade não é qualificadora, é obrigação.

        Teu defeito cognitivo me faz crer que teus filhos não merecem a herança apregoada 

  4. Parabéns, Maria Inês Nassif

    Parabéns, Maria Inês Nassif pelas brilhantes palavras. A esperança é que mais e mais pessoas se insurjam contra a ditadura do Judiciário e levantem a voz contra o retrocesso. Não permitiremos que fascistas como Moro e Barbosa dêem um golpe nas instituições democráticas e nas conquistas do Partido dos Trabalhadores. Vamos resistir, vamos lutar, nem que ternhamos de manchar as mãos de sangue!

  5. Moro – um camisa preta

    Há meses que eu tenho uma convicção formada: o indivíduo Sérgio Moro é um fascista.

    Um perigoso fascista, porque é instruído e preparado.

    Primeiro levaram os negros
    Mas não me importei com isso
    Eu não era negro

    Em seguida levaram alguns operários
    Mas não me importei com isso
    Eu também não era operário

    Depois prenderam os miseráveis
    Mas não me importei com isso
    Porque eu não sou miserável

    Depois agarraram uns desempregados
    Mas como tenho meu emprego
    Também não me importei

    Agora estão me levando
    Mas já é tarde.
    Como eu não me importei com ninguém
    Ninguém se importa comigo.

    Bertolt Brecht

  6. reencarnação

    Alguns dizem que o obscuro juiz do Paraná quer reeditar no pais o “Mãos Limpas” da Itália.

    A mim parece que o juiz é a reencarnação de Joseph McCarthy e a sua luta contra o comunismo???.

    O PT foi alcunhado pelo PIG (patética imprensa gatuna) de partido peltralhicobolivarianocorruPTo e os midiotas acreditaram!!!

    O juiz e sua insana luta tem prazo de validade, aproximam-se do vencimento. Quem perde, por enquanto é o Brasil e sua classe trabalhadora. 

  7. Querendo equiparar…

    …tucanos a petistas.

    Isso nunca acontecerá, Maria Inês.

    O dinheiro legal do PT é ilegal.

    O dinheiro legal do PSDB, da mesma fonte, muitas vezes até obtido no mesmo dia e na mesma hora,

    é legal.

    Nunca o PSDB será condenado.

    Aviso aos navegantes, continuo invicto e aceito apostas.

  8. Assim começou na Itália a

    Assim começou na Itália a ditadura fascista.  Querem saber o fim?  Seu lider máximo, Benito Mussolini, morto e pendurado de cabeça para baixo. 

  9. Em jogo de “truco”

    Eu diria que “sua excrescência” o Dr. Moro tem que ter “no pé” o “Zap” e o Sete de copas. Se tentar uma jogada na base do “blefe” ou de quem grita mais alto para a intimidação vai levar um “seis”. Seus assessores e a PF foram tão burros que estão a destruir todas as pontes e “pinguelas” e já estão encaminhando para o não retorno sendo carregados pelo PIG nas costas.

    Aquele roteirista que escreveu a cena em que o boy herói norte-americano em plena Moscou da guerra fria pergunta ao assessor do presidente Russo: Quem é você? E ele, “sou aquele que não permite que as pontes sejam destruídas e minha função é retirar os explosivos que são alí colocados pela insanidade.”

    Faltou assessor à república moro-fascista do Paraná, ou o que é pior, essa figura foi ignorada e julgada não necessária.

    Santa burrice Joaquim!

    1. Os assessores dele são a

      Os assessores dele são a mídia corporativa e a oposição. Só que elas ajudam a colocar mais explosivos, e a acendê-los, sem pensar que podem explodir junto com a ponte.

    1. Simples…

      Moro e Bonner estão esperando o aproximar do 1º de Maio para mais um lance cinematográfico, ou você acha que a prisão (ilegal) de Vaccari às vésperas de uma manifestação convocada pela CUT, UNE e FUP foi um golpe do acaso?    A operação “extinção da raça petista” meu caro, obedece a um script minuciosamente planejado.

  10. Meus Deus! Há ainda

    Meus Deus! Há ainda inteligência no Brasil jornalista! Que texto claro e que só pode ser rebatido pelo ódio incutido. Quer ver?

     é 1, é 2, é 3, iiiiii.

  11. Inês x Assis

    Este artigo, se lido com atenção, parece-me ser o contrário do que escreveu J. Assis. Neste leio, que se tenta destruir o PT, no outro, que o PT, já destruído, se destrói desde o nascedouro.  Daria uma bela mesa redonda.

    Mas apenas chamo atenção:  

    Epitácio Pessoa, em 1927, não decretou estado de sítio algum. Ele defendia – e muito bem! – os interesses da LIGHT da qual era advogado. Embora, como presidente da República, anos antes, juntamente com Carlos Sampaio tenha defendido com muito mais ardor;  

    A Resolução do TSE, pelo cancelamento do PCB, é de 1947 e não de 1946.

    Cordialmente.   

      

  12. Parece que estamos para

    Parece que estamos para inaugurar uma nova espécie de ditadura. A midiático-judicial. Lembra bastante o Macartismo americano.

    Basta o Juiz acusar sem provas que a mídia faz o resto. Ninguém está a salvo deste tipo de tirania.

    Sinto que o futuro do nosso país está indo pelo ralo somente porque a direita perdeu quatro eleições,presidenciais consecutivas e caminhava para a quinta. Preferem a ruína do futuro do que o jogo democráticio.

  13. Depois de tantos anos de

    Depois de tantos anos de marcação da oposição ao governo, depois da experiência do mensalão, apesar da desconfiança em relação às atitudes do Moro e de sua turma paranaense, por quê fomos tão cautelosos? O Texto de Maria Inês disse tudo. Cabe mais uma pergunta insistente, apesar da mídia corporativa: Por quê sumiram do mapa as vozes jurídicas que fizesse um contraponto a esses sofismas paranaenses? Perderam-se no mar de celebridades impostas pelo espetáculo midiático? O Brasil do jeito que está indo, vai se tornando um grande nada, uma grande besteira.

    1. Onde estão os juristas?

      O que nos assusta de fato é onde estão as vozes dos grandes Juristas ? Dos professores de Direito? Dos pensadores e intelectuais? A velha imprensa tera calado todos eles, ja que o espaço nos jornais são sempre para os que corroboram suas editorias, ou eles estão amedrontados com o nivel da agressividade do atual MP, do Judiciario e da oposição em geral?

  14. Tudo isso que está escrito

    Tudo isso que está escrito acima, com apoio total da Globo  e a extrema-direita brasileira (a mais corrupta do mundo)

    1. Daqui a pouco vai aparecer

      Daqui a pouco vai aparecer uma notícia de que o tio do cunhado do primo do irmão da tia do Moro tem alguma ligação com o PSDB…..

      1. É séria a sua insinuação?

        Ligações indiretas já são mais que suficientes para a imprensa condenar Deus e o mundo quando se trata do PT.

        Mas quando é o tucanato na jogada aí nunca aparece na grande imprensa, é tudo ilação. Igual o que você insunuou agora, mesmo quando a suspeição se encorpa com a promiscuidade entre os nomes citados.

  15. Na minha modesta opinião de

    Na minha modesta opinião de cidadão que paga impostos e exige o direito de opinar sobre fatos relevantes para o país, esta Operação Lava Jato, o juiz Moro, alguns delegados federais e procuradores do Paraná, juntamente com a Globo e afins, formam um complô golpista. E mostram a fragilidade das instituições no Brasil, já que um pequeno grupo, que não recebeu um voto sequer, é capaz de colocar em risco a democracia brasileira.

    Esta operação lava jato surge sob encomenda, e se transforma, durante as eleições de 2014, no grande motor da oposição de direita contra o PT, contra Lula e o governo Dilma. A Globo montou um verdadeiro seriado em horário nobre para detonar o governo federal, com vazamentos seletivos sempre contra o PT e alguns aliados sem expressão. A delação feita por Youssef contra Aécio no caso de Furnas não apareceu durante as eleições. Mas, o tesoureiro Vacari, mesmo sem qualquer prova material, era citado todos os dias.

    O golpe final foi a capa da Veja: “Eles sabiam”, que foi distribuída em SP como panfleto da direita cooptada e lobotomizada por essa mídia golpista. Mas, para a infelicidade da direita, a maioria da população, com sua sabedoria que transcende as tramoias palacianas, reelegeu a presidenta Dilma.

    Irresignados com a derrota, a direita e sua mídia tentam o terceiro turno, combinando mobilizações de rua, ações midiáticas e espetaculosas do juiz Moro e seu grupo, com o diário bombardeio da mídia golpista. Enquanto no congresso, a direita tenta aproveitar a situação de crise criada para emplacar medidas conservadoras, que vão desde a maioridade penal até a terceirização generalizada do trabalho.

    Até agora, o saldo real da Operação Lava Jato, retirando o discurso ideológico e falso moralista do combate à corrupção, foi o seguinte: 1) no plano econômico, quase destruiu a Petrobras, inviabilizou várias empresas, gerou milhares de desempregos, e paralisou importantes investimentos tanto na indústria naval quanto na indústria da construção civil, todas importantíssimas para a economia brasileira, incluindo a geração de grande número de empregos, além de impostos; 2) no plano político, quase derrubou o governo Dilma, criando uma fragilização que acentuou a crise econômica; 3) no plano institucional e democrático, que é político também, destruiu normas elementares da democracia brasileira, e mundial até, como a presunção de inocência, e não poder prender as pessoas que não foram condenadas (usar a prisão como forma de tortura para arrancar do acusado aquilo que interessa ao promotor ou ao juiz). O nome disso é ditadura, um regime de exceção que o Brasil conheceu bem nos anos de chumbo.

    Não há sequer coerência e isonomia por parte do grupo liderado pelo juiz Moro. Se prendem o tesoureiro do PT cujo crime é, segundo dizem, ter recolhido propina em forma de doação legal, por que os tesoureiros do PSDB, do PMDB, do PP, do PSB, do DEM, do PPS, que também receberam doações das empreiteiras da Lava Jato, estão soltos? Se a fonte é a mesma, por que somente quando cai na conta do PT é que as doações são ilegais? E nas contas dos outros? Que mágica é essa, afinal, que na mão do tesoureiro do PT, é dinheiro sujo, enquanto que nas mãos dos tesoureiros do DEM, dos tucanos e do PMDB, entre outros, sendo da mesma fonte, se tornam dinheiro limpinho e cheiroso?

    Além disso, vejamos outro caso. O complô do juiz Moro, ao prender Vacari, tenta envolver uma gráfica da CUT, que nada tem a ver com o chamado esquema da Petrobras. Já pediram quebra de sigilo fiscal do tesoureiro e de toda a sua família; agora vejamos o comportamento deste mesmo grupo de investigadores e do juiz da Globo em relação ao caso de Furnas. O principal delator do esquema do chamado Petrolão deu detalhes da ligação de Aécio Neves, de uma de suas irmãs, de uma empresa de SP, com uma diretoria de Furnas na partilha das propinas mensais. Verdadeiro mensalão. O que fizeram o juiz Moro, seus delegados, procuradores, Janot e a Globo? Simplesmente arquivaram o caso, que poderia ser, ao contrário da gráfica da CUT, uma fonte para se descobrir milhões de reais de supostos desvios.

    Ora, com uma justiça partidária como esta, amparada por uma mídia que é monopolizada e claramente partidária antipetista, fica difícil aceitar que algo sério está se fazendo. O cidadão comum não dispõe das informações que os círculos de poder dispoem, mas ele não é bobo. Mais cedo ou mais tarde ele (nós) vai perceber que está sendo enganado. E que há um verdadeiro complô golpista montado no país e agindo impunemente, já que instituições como PGR, PF, CNJ e STF, além do congresso, estão completamente engessadas.

    Vivemos a situação inusitada de um juiz, uma emissora de TV e um grupo de delegados federais e procuradores do Paraná terem mais poder do que todas as instituições superiores juntas. Inclusive mais do que presidenta da República, a única que isoladamente recebeu a maioria dos votos da população. Que democracia é essa?

     

     

  16. Hoje mesmo mandei pra página

    Hoje mesmo mandei pra página do Face vídeos com denúncia de Youssef sobre Aécio; outro da entevista de Paulo Francis no programa dos mocinhos da Globo nos States, quando Francis detonava os diretores da Petrobrás, que não foi investigada por FHC, e ainda lhe restou processo e morte; outro com a perseguição da polícia ao helicóptero com meia tonelada de cocaína envolvendo amigos de Aécio; outro, ainda, com Aécio discursando como se fosse a moral visceral.

    Eu tenho seguidores na página do Face, amigos e conhecidos, ou não, que sofrem desse ódio contra o PT, porque são todos leitores fieis de Veja, do Globo, que acreditam que a Globo teve seus funcionários joranlistas censurados na ditadura. Eu, pra chatear, postei umas fotos em que Roberto Marinho anda de braços dados com Figueiredo, está ao lado de Médice, e aconchegado com Toninho Malvadeza. 

    Nada confortável pra mim sentir que pessoa que sempre admirei por sua capacidade crítica, inteligência viva, está envenenada politicamente. Tornaram-se doentes, completamente cegas, sem rumo, infelizes. Incapazes de se ater a outras leituras do quadro nacional. 

    Tenho evitado ligar, encontra-me, com pessoas queridas, amigos antigos, de longas datas. Não tenho nem mais idade para perder amigos, tão pouco para me estressar demais. Porém, o Face tem sido uma espécie de arma que venho usando, dela me servindo, com muito jeito para mostrar que é necessário essa gente enxergar a realidade dessa escalada de ódio contra um partido que, como todos, tem defeitos, comete deslises, mas não é, de modo algum, o que estão pintando, desde a PF, a Procuradoria de Moro, passando pela oposição virulenta no Congresso, e tudo bem orquestrado com a imprensa maldita que dita e pensa que explicita. 

    Vi a primeira reportagem sobre essa possibilidade de Moro, com base na Lava Jato, tentar extinguir o PT, que ficaria implicado com uma dívida impagável. Senti uma preocupação imensa porque é uma possibilidade, e, dentre todas as que temos visto por parte da oposição em relação ao impeachment, seria a que melhor atenderia a todos que estão envolvidos no golpe. Seria, sobretudo, uma grande novidade para a nossa História, que já jogou fora um presidente, já calou a imprensa e fechou todos os partidos num clima ditatorial. A vingar essa ideia, ficará, então, Sérgio Moro, tal como Joaquim Barbosa, mais um super candidato à Presidência da República, sem concorrer com o PT, claro. 

    Momento difícil este por que passa nosso País, mas eu ainda quero sentir o mínimo que seja de esperança de que o desdobramento dessa Operação não se dê com a mesma radicalização doentia do que foi o julgamento do Mensalão. Não é possível que bandidos que delatam pessoas que os enriqueceram num esquema de quadrilha possam sair com grana nos bolsos, vivendo na boa em suas residências, enquanto pessoas delatadas por eles precisem sofrer a duras penas um verdadeiro calvário sem que no curso dos processos não prevaleça a verdade dos fatos. 

  17. Quem está mentindo a mídia golpista ou a cunhada do Vaccari?

    Vamos mostrar mais uma vez como estão fazendo o golpismo para cima do PT, Vaccari e sua família.

    Conforme informações do próprio Banco Itaú, ninguém consegue fazer depósito acima de 2 mil reais em caixa eletrônico.

    Vejam aqui o Itaú respondendo em 2014 (Se o Banco retirar o post, ele está na imagem abaixo, quem puder guarde a imagem também) –>http://goo.gl/DaQrFM

    Conforme o G1, os depósitos foram feitos de forma fracionada, acima de 10 mil reais e algumas vezes em caixa eletrônico e mostram as imagens das câmeras.

    Vejam aqui a reportagem do G1, se tirarem do ar, tem o cache e a imagem abaixo. –> http://goo.gl/jnQtec

    Ou seja, tudo está claro que é “golpe”, comprovado e que a cunhada de Vaccari não está mentindo, “LIBERTEM ELA!!!”, “LIBERTEM VACCARI!”, pois o processo, desde que prendeu apenas o tesoureiro do PT, deixando o do PSDB e outros partidos que também receberam propina de fora, comprova claramente que o processo é parcial e golpista….

     

    Veja tudo aqui –> https://www.facebook.com/leaodaesquerda/photos/a.865906006784514.1073741828.865903196784795/894226763952438/?type=1&theater

     

    1. Elêlê

      O limite de R$ 2000,00 é por envelope.

      Está aí no próprio link que você postou da resposta do banco.

      Se alguém quiser depositar R$ 10mil, é só dividir em 5 envelopes.

      Gênio.

      1. Êlelê digo eu, que apresentem então o extrato

        Êlele digo eu meu caro expert em processamento bancário, na citação pela mídia golpista, o vídeo apresenta ela em um minuto fazendo o depósito, vai lá, tentar fazer isso, depositar 5 envelopes, tirando todos de uma vez da bolsa – afinal não percebi ela mexendo neste acessório – e em uma rapidez que surpreende até o Centro de Tecnologia do banco, executar o processo de, digitar a conta, esperar o processamento para confirmação, inserir o envelope, esperar o recibo, por 5 vezes em pouco mais de um minuto. Parabéns, se você consegue, depois leve a solução para o banco, pois eles precisam de “jênios” alienados igual a você.

  18. reflexão

    vale lembrar

    Tancredo estava ao lado do leito de morte de Getúlio e toda a armadilha política que foi montada

    Tancredo, após a renuncia de Janio, tentou dar um golpe na constituição e forma de governo Brasileiro com  a aprovação do parlamentarismo, para tirar João Goulart da presidencia.

    Tancredo apoderou-se da diretas-já e tomou o poder indiretamente.

    Agora o neto, derrotado, tenta dar o golpe e levar sem ganhar

    Até a morte de Tancredo (deixada de “molho” até o dia 21 de abril) está sendo usada, comparando-o a Tiradentes.

    A família Neves sempre foi golpista

  19. Briga bonita de se ver entre irmãos

    Maria Inês Nassif e Luis Nassif, dois irmão na vanguarda do jornalismo e da democracia. 

    Da gosto de ver esse embate!

  20. Parabéns, Maria Inês.

    Parabéns, Maria Inês. Expressou com racionalidade o que eu costumo expressar com raiva. É um crime o que estão fazendo com esta involação da democracia e da normalidade democrática no Brasil.

     

     

  21. No pasaran!

    Se essa proposta de impedimento do Partido dos Trabalhadores chegue as vias de fato, acho que teremos ja ai um tsunami no Brasil. Tem muita gente anestesiada, sobretudo pela “pregação-pregação” diaria do PT-corrupção. Mas o PT sendo impedido de continuar a existir como sigla partidaria, colocaria nas ruas todos aqueles que ainda não foram se manifestar com camiseta da seleção. E não pense o Moro e seu adeptos, que sera uma manifestação de idiotas manipulaveis. Vai ter suor, sangue e lagrimas. 

    1. Concordo

      Concordo com você, Maria Luisa. Antes de ler o seu precioso comentário, havia postado um, somente com essa famosa expressão: No pasarán!. Você completou o que penso.

    2. Então………………

      Maria Luiza, caso concretize este golpe do moro-facista, pode estar certa que eu e milhares estaremos nas ruas para impedir estes golpistas de governarem o País.

      É só surgirem lideranças e estaremos de prontidão !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    3. Moro está convencido

      Luísa, de que a lobotomia que a Globo faz atinge todas as almas brasileiras; poderá se surpreender amargamente, é quase certo que ele nunca ouviu falar que uma expressão chamada “militância ainda em silêncio”.

      Vai ter sim suor, sangue e lágrimas e resistência viu seu Moro… nem JB nem vossa senhoria são aquilo que Luiz XV pensava ser.

  22. E os outros partidos??

    Se fizer isso, vão ter que  fechar tbém o PSDB, já que Guerra e Dias receberam para esvaziar a CPI e, 2010, o PP, que mais recebeu; o PMDB, PSB, etc…

     

  23.  
     
    O texto da excelente

     

     

    O texto da excelente jornalista Maria Inês Nassif. Foi o necessário para rasgar uma fresta no tapume que protege o circo do Dr. Moro. A fresta aberta é suficiente para expor ao público passante, poder observar a movimentação de alguns atores ensaiando os passos de variedades circenses para apresentação do show do próximo fim de semana.

    Do que vejo do improvisado observatório aberto pela jornalista MIN, o que mais me chamou a atenção foi a roupa negra, usada permanentemente pelo ator que faz o papel do juiz Nazista Roland Freisler.* Seria isso um cacoete pra melhor incorporar o espírito da época? Vai saber…

    Orlando

    *Roland Freisler ficou conhecido como o juiz do Terceiro Reich. Foi o responsável por milhares de sentenças de morte; de comunistas, de resistentes anti-nazistas, judeus, etc. Nos julgamentos teatrais que presidia, humilhar os réus era uma constante. Hoje, a sua atuação remanesce como símbolo da depravação do judiciário alemão em favor do terror de Estado. (Wikipédia) (Rapaz…esse finalzinho seria uma indireta pra agente?).

     

  24. O direito ao HC foi extinto na Guatánamo de Moro…

    Na Republica do Paraná, o Tucanistão, o direito ao Habeas Corpus está suspenso, de mais de 200 pedidos para cessar ilegalidades e prisões arbitrárias praticamente nenhum foi concedido, diz-se que foram concedidos dois mas o imperador Moro deu um jeito de arrumar uma brecha para levar de volta os beneficiados por HC. Pelo que sei, só em ditaduras sanguinárias o direito ao HC é suspenso, e olha lá que as prisões são sabidamente abusivas e arbitrárias, há presos em situação irregular há mas de 6 meses. Não é prá menos: Moro é tucano desde a nascença, o pai era anti-PT radical, a mãe trabalha pro vice do governador Richa, atuou junto a Shel, parentes da esposa trabalham para o PSDB. Esperar o que de um juiz tucano né…Como se fosse pouco, na outra ponta temos como peças do tabuleiro golpista a Globo e cia, MPF, PF, o STF encontra-se acuado e ainda por cima tendo juizes como Gilmar Mendes na Turma que julgará o caso e por ai vai…

    Ah e na outra ponta o baltalhão de “impolutos” de causa inveja em Silvio Berlusconi…

    https://jornalggn.com.br/noticia/os-defensores-do-impeachment-na-operacao-puxando-a-capivara

    1. ad hominem total

      Você tem alguma prova que Moro seja “tucano” desde nascença? A mulher dele trabalha no gabinete de um ex-petista histórico, tenho certeza que o sogrão “anti-PT” radical deve achar o máximo né. Mais ainda quando ela afirmou nas redes sociais que não defendia partido algum, e foi xingada mais por tucanos do que pelos petistas pela postura. Mas o melhor do teu argumento é dizer que eles tem muitos parentes trabalhando pro PSDB. Pois é, eu também tenho parentes trabalhando pro PT e pro PSDB (governo federal e estadual), isso deve fazer de mim uma péssima pessoa. Haja saco..

    2. ad hominem total

      Você tem alguma prova que Moro seja “tucano” desde nascença? A mulher dele trabalha no gabinete de um ex-petista histórico, tenho certeza que o sogrão “anti-PT” radical deve achar o máximo né. Mais ainda quando ela afirmou nas redes sociais que não defendia partido algum, e foi xingada mais por tucanos do que pelos petistas pela postura. Mas o melhor do teu argumento é dizer que eles tem muitos parentes trabalhando pro PSDB. Pois é, eu também tenho parentes trabalhando pro PT e pro PSDB (governo federal e estadual), isso deve fazer de mim uma péssima pessoa. Haja saco..

      1. Tire suas próprias conclusões

        JORNAL QUESTIONA PASSADO DE MORO COM O PSDB

        http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/163212/Jornal-questiona-passado-de-Moro-com-o-PSDB.htm

        A valente família Testi e a ascendência do juiz Sergio Moro

        http://www.blogdacidadania.com.br/2014/12/a-valente-familia-testi-e-a-ascendencia-do-juiz-sergio-moro/

        Moro libertou única testemunha que falou contra Anastasia na Lava Jato

        http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/178023/Delator-de-tucano-some-e-coloca-Lava-Jato-em-xeque.htm

        A delação premiada e as relações entre PSDB e o juiz Sérgio Moro

        https://jornalggn.com.br/blog/iv-avatar/a-delacao-premiada-e-as-relacoes-entre-psdb-e-o-juiz-sergio-moro

        Afinal Dr. Moro, quanto sua esposa recebeu do PSDB e da Shell? Abra o sigilo

        http://pontoecontraponto.com.br/2015/04/afinal-dr-moro-quanto-sua-esposa-recebeu-do-psdb-e-da-shell-abra-o-sigilo/

        Bomba: Primo de Moro financiou Beto Richa (PSDB) ao governo do Paraná

        http://www.jornali9.com/noticias/denuncia/bomba-primo-de-moro-financiou-beto-richa-psdb-ao-governo-do-parana

        Francischini escondeu um dos suspeitos da Lava Jato

        https://jornalggn.com.br/noticia/francisquini-escondeu-um-dos-suspeitos-da-lava-jato

        Juiz e deputado tucano em conluio

        http://www.megacidadania.com.br/juiz-e-deputado-tucano-em-conluio/

        Em 2001, investigação mostrava envolvimento de Álvaro Dias com doleiro preso

        https://jornalggn.com.br/noticia/em-2001-investigacao-mostrava-envolvimento-de-alvaro-dias-com-doleiro-preso

        Sérgio Moro é casado com advogada do PSDB

        http://www.ocafezinho.com/2014/12/05/sergio-moro-e-casado-com-advogada-do-psdb/

        Sibá Machado aponta parcialidade

        https://jornalggn.com.br/noticia/o-imperdivel-discurso-do-deputado-siba-machado-na-camara

        1. Muda o disco, quantidade de blogs não é qualidade

          Tenta outra José Lima, não tem nada de novo aí. Acho que você deve ser suficientemente esperto par saber que se uma pessoa trabalha para um vice governador a fonte pagadora de seus salários deve ser o governo do Estado (ou seja, o contribuinte), e não o partido a que esse vice pertence. Isso por si só já torna ridícula a acusação de que a esposa de Moro “recebe do PSDB”.

          Sua preocupação com o pagamento pelos serviços prestados às Shell é louvável, mas se eu não me engano José Dirceu também prestou serviços para empresas de engenharia e exploração de petróleo no país com capital estrangeiro e isso nunca foi motivo de consternação aqui, pleo contrário. Então não entendo sua bronca coma  esposa do juiz por fazer o mesmo – será um surto de revolta seletiva?

          No mais, a Lava Jato é muito maior que a Petrobras, mas este é o seu desdobramento mais importante,. Não tenho a menor dúvida de que Alvaro Dias está envolvido com Youssef, como também estava André Vargas bravamente defendido neste espaço e de resto quase todos os políticos proeminentes do oeste e norte paranaense, incluindo o filho de Zé Dirceu. Acho muito bom que você cobre o juiz Moro para que não se esqueça de ir atrás dessa turma, quando tiver terminado o “prato principal” na Petrobras. Mas acho de péssimo tom que você a esposa dele para pressioná-lo a tanto. Pois que eu saiba ele não veio a público usar o nome do filho de Zé Dirceu e de parentes de petistas de alguma forma implicados na Lava Jato para fazer proselitismo político. Mas a presunção de inocência dessa turma que você tanto preza, você não quer estender à esposa do juiz. E esse fato diz muito mais a seu respeito do que sobre ela.

          1. Então tá, vou acreditar que

            Então tá, vou acreditar que Moro não é juiz tucano, vou fazer de conta que ele foi imparcial ao soltar a única pessoa qu e poderia comprometer Anastazia, vou acreditar que Moro ao prender a cunhada de Vaccari não o fez sabendo e que não tinha intenção de fazer isso apenas para expor o PT a esta intensa campanha publictária com fim partdiário….

          2. Você acusa um juiz federal de

            Você acusa um juiz federal de ser mal-intencionado porque ele tem familiares simpáticos ao PSDB. Isso no Estado da Federação onde o PT historicamente sempre obteve as menores votações proporcionais e nunca conseguiu vencer na capital uma vez sequer. Pior: você usa como evidência o fato de que familiares dele “trabalham para o PSDB”, quando o governo do Estado é comandado por aquele partido (logo, pela tua “lógica”, todo servidor estadual do PR é tucano também).

            Eu deveria rir de tanta estultice e preconceito bobo. Mas infelizmente devo lembrar-lhe que você e outros aqui estão cometendo crime de calúnia. A não ser que prove a acusação contra ele, você pode respoder judicialmente. Do mesmo modo como os procuradores federais que acusam o PT e outros partidos de desviarem recursos da Petrobras para fins ilícitos (fato reconhecido ontem pela própria empresa no seu balanço, diga-se de passagem) devem provar o que afirmam, você também deve fazê-lo. Questão de ética, de justiça e de coerência.

  25. Artigo completamente equivocado

    Com o devido respeito, mas dar voltas em torno de Gramsci e Joaquim Barbosa para tentar explicar um desfecho absolutamente previsível do caso Lava Jato não acrescenta absolutamente nada ao debate a não ser espuma, que supostamente era o que a autora pretendia separar do “concreto”. A operação Lava Jato concluiu que houve desvio de dinheiro da Petrobras para o PT, via contratos ilícitos com empreiteiras, ilícitos estes confirmados por vários diretores dessas empresas. Paulo Roberto Costa acabou de ser condenado a 7 anos de prisão, por ter intermediado esses desvios. Em sendo apurado desvio de dinheiro público, o juiz responsável determina o ressarcimento dos valores aos cofres públicos, PONTO. O PT foi o beneficiado? O PT terá de devolver, assim como outros partidos que participaram do esquema. Se de fato o juiz Moro condenar o partido a fazê-lo, ele não estará introduzindo inovação nenhuma, apenas tratando uma legenda política como qualquer organização privada implicada em desvio de dinheiro público.

    Tudo isso são meros desdobramentos lógicos de um processo judicial. Pode ser que seja tudo um grande mal-entendido, como julgam alhuns aqui, ou uma grande farsa, como pensa a maioria. Pode ser que Costa seja um injustiçado, como o foram talvez Vaccari e Pizzolato. Pode ser que a decisão judicial careça de substância. Pode ser. Tudo pode ser. Moro é juiz de primeira instância. Costa, Vaccari e o PT terão todos os meios para recorrer de sua decisãao e apresentar uma nova versão para os fatos, que, se acolhida, implicará sua soltura e anulação do processo e das multas. E na verdade já estão fazendo isso. 

    O que não faz o menor sentido é acusar o juiz de 1ª instância que cuida do caso de pretender querer destruir o partido, igualando-o em poder aos grãos-juristas-policiais-carrascos dos regimes totalitários do séc. XX. Aí o artigo faz jus ao riso. Moro está apenas sendo coerente com suas próprias decisões anteriores. Se ele condenou um diretor da Petrobras por desvio, é porque desvio houve na sua conclusão. Se esse mesmo diretor confessou que repassou milhões ao PT e essa confissão foi considerada legítima, então o PT recebeu dinheiro ilícito na sua opinião. Ora, qual deveria ser sua postura agora em relação ao partido? Nenhuma? Ou melhor ainda, dizer que uma coisa é o crime do diretor, outra é o crime do partido, e que o fato do dinheiro sair de um para outro muda o “enquadramento penal” do caso? Condenar um sujeito por desviar dinheiro público, e depois desse mesmo sujeito onde o dinheiro está, se recusar a ir buscá-lo? Perdão senhores, mas isso é prevaricar, e nem o mais simpático ao PT dos juizes ousaria chegar a tanto.

    Meu conselho: acalmem-se. Os senhores desferiram tamanha artilharia contra Joaquim Barbosa como se ele fosse o pior dos inimigos do PT, mas agora o partido está no colo de Eduardo Cunha e os problemas que enfrenta são exponencialmente maiores que aqueles da época em que o saudoso Ministro do STF dava as cartas por lá. Agora o foco de sua ira será, para variar, o operador da Justiça mais uma vez. Mas atacar o juiz Moro porque ele é coerente em suas decisões não vai ajudar o PT em nada. De novo, ao invés de pintá-lo de Diabo e enxergar em suas ações uma maquiavélica estratégia de destruir o PT – como se um juiz de 1ª instância pudesse conseguir em menos de 1 ano o que nem Dirceu, Palloci e Rui Falcão conseguiram em mais de 10 -, por que não se concentram em buscar evidências de que a interpretação dele está errada, de modo que o partido possa reverter suas decisões nas instâncias superiores? Será assim tão difícil provar a inocência no Brasil dos Maluf, Sarney, Collor, Barbalho, Tucanos e cia?

    Essa “mania de perseguição” do PT pode ser útil para convencer meia dúzia de apoiadores a se tornarem ainda mais leais ao partido, mas certamente em nada ajuda a virar a onda de antipetismo que cresce na sociedade – muito pelo contrário. E é essa onda que deveria ser enfrentada. Não porque vai destruir o partido, mas porque pode sim remetê-lo à insignificância. Há menos de um ano atrás o candidato da “direita” era Aecio Neves, em 2018 será Bolsonaro ou coisa pior. Não foi Moro quem os criou. Foi o próprio PT. Já passou da hora do partido crescer e começar a fazer política com seriedade. Pois se sua militância e suporte na mídia continuarem nessa toada infantil de agredir o mensageiro e se posicionar sistematicamente contra qualquer iniciativa de combater a corrupção no país (por mais parcial e limitada que seja), podem ter certeza: vocês vão sentir saudades dos tempos de FHC. Pois o que virá para vocês e o Brasil será muito, mas muito pior.

    1. Concordo numa pequena  parte

      Concordo numa pequena  parte com o teu comentário. Basta confrontar com um meu, logo acima. Não obstante, na outra parte tenho profundas divergências. Vamos a elas:

      a) Desfecho absolutamente previsível: sim, desde o início o sentimento derivado do viés dado a operação é que o desfecho ficava cada vez mais previsível el: o enquadramento solitário do PT, de seus hierarcas e da “joia da coroa”, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. O primeira sinalização neste sentido foram os vazamentos seletivos. Atenta contra tua auto-avaliada neutralidade olvidar deste e de outros fatos. 

      b) A Operação Lava Jato, ao contrário do que afirmas,  NÃO CONCLUI ABSOLUTAMENTE NADA. Há apenas indícios lastreados nas delações premiadas(mais para espremidas) a serem confirmadas por provas materiais e estas, pelo que se sabe, se resumem em ilações de cunho patrimonial e supostos contatos entre Vaccari e o doleiro Yussef. 

      E por falar em delação premiada, o Gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco NUNCA afirmou que Vaccari recebera U$ 200 milhões como alardeia a imprensa engajada, mas que fazia suposições com base no que recebera. 

      c) O diretor Roberto Costa não intermediou desvios: ele é um réu declarado por receber propinas. Sua delação envolvendo o Vaccari, insisto, ainda está por se provar. 

      d) Essa tua arguição de que não faz sentido o Dr. Moro querer destruir o PT é mais uma declaração de vontade. O que  dá sentido as percepções são os fatos. E alguns perpetrados por esse magistrado, a exemplo dos vazamentos seletivos; o foco apenas no PT e não nos outros partidos; a participação no julgamento do mensalão; o empenho em trazer José Dirceu para o processo, são indícios insofismáveis da contaminação do processo por viés político. Uma prova nada decorosa para a avaliação do seu caráter foi ter aceito a prebenda em forma de um troféu de inspiração cabotina(“Homem do Ano”) ofertado pelas Organizações Globo, claras inimigas viscerais do PT. 

      e) É desonestidade intelectual imputar ao PT “mania de perseguição”. Trata-se de uma afronta indescupável para quem se acha um analista “isento” da conjuntura. Nunca na história do país houve uma onda de rejeição e ódio a um partido como ao PT nesses últimos dez anos por parte de certos estamentos, mas,e principalmente, pela imprensa corporativa e partidária. Vetores que influenciaram, inclusive, componentes de algumas instituições do aparato repressivo-judiciário. Há claros e inegáveis indícios que parte da Polícia Federal e do Ministério Público é ostensicamente anti-petista.

      O PT, concordo, incidiu em erros e equívocos; alguns primários e outros inaceitáveis. Mas a resultante da soma  entre o que fez de bom e ruim é ainda positiva. Negar isso, repito, é faltar com a verdade. Concentrou sobre si toda a carga de uma oposição raivosa e inconsequente, uma classe média ressentida e preconceituosa e uma mídia que chegou ao paroxismo da infâmia na missão de destruí-lo. Não conseguiram seus intentos exatamente pelos êxitos acumulados. 

      1. E por favor, prezado Bento,

        E por favor, prezado Bento, deixe de apelar para “espantalhos”. Insistir e exigir equidade, imparcialidade, senso de proporção e respeito à legalidade no combate a corrupção está muito longe de representar aceitá-la;  mesmo que a pretexto de qualquer princípio. 

        Paralelamente a esse sentimento, gostaríamos de ler análises menos reducionistas  de observadores tão atentos como vossa senhoria  focadas em algo mais que esse “maldito”  PT. Que tal nas complexidades do sistema político brasileiro e particularmente, se isso for possível, nas ações dos inimigos desse partido?  

         

        1. bla bla bla..

          Conhecedor que sou do funcionamento da Justiça deste país, nunca tive qualquer pretensão de exigir equidade e imparcialidade de seus operadoresm, que dirá senso de proporção e respeito à legalidade. Cadeia é pra P. P. P. e ao contrário do que vocês pensam, petistas não se enquadram nestas siglas, a não ser militantes de menor relevância e responsabilidade por seus atos. Os graúdos só permanecerão um brevíssimo período atrás das grades porque um juiz “sem noção” resolveu inverter toda a lógica de 500 anos de funcionamento da Justiça deste país, condenando políticos por desvio de dinheiro público. Mas felizmente para eles o sujeito já caiu no ostracismo e a Suprema Corte voltou à “normalidade”, de modo que podem esperar doravante o mesmo tratamento destinado aos Malufs, Sarneys, Collors, Calheiros e Barbalhos.

          Na minha opinião a Justiça tem que ser desproporcional e parcial sim senhor. Crime de colarinho branco deveria ser punido com mais rigor do que qualquer outro tipo de furto ou roubo. E não concordo em conceder o mesmo tratamento a réus com níveis de educação diferentes – quem teve mais chance de estudar, quem teve as melhores profissões e amealhou o maior patrimônio, este deve sentir todo o peso da lei nas costas se pego delinquindo. 

          Note que eu não falei do PT quando falo de Justiça, Pra mim o partido não é tão relevante assim. Minha preocupação é com bandidos de colarinho branco em geral – políticos, banqueiros, empresários, operadores, enfim, toda a gama de gente sórdida que vive de sugar este país para os mais variados destinos, seja rechear o próprio bolso ou assegurar a vitória do partido nas próximas eleições. Não vejo diferença alguma entre petistas e tucanos graúdos, apenas a cor das bandeiras. Tive o desprazer de conhecer alguns desses senhores pessoalmente, e seus acólitos, aspones, operadores, ou meros idiotas úteis deslumbrados com o poder e as mordomias pagas com dinheiro do povo. Em termos de modus operandi, em nada diferem. Nem mesmo em discurso. É sempre a mesma coisa, amor ao partido e ódio ao rival. Petistas e tucanos são obcecados uns pelo outros, porque no fundo sabem que são iguais. Ambos estão dispostos a fazer qualquer coisa para permanecerem agarrados às generosas mamas do poder.

          Se houvesse Justiça de fato neste país, suas lideranças estariam juntas na cadeia. E se houvesse espírito cívico e consciência partidária de fato em parte da população, seus militantes seriam os primeiros a demandar isso. É engraçado sabe: vocês se acham diferentes, mas são tão iguais que nem dá para discernir. Este blog é igual a qualquer blog de “direita”, mude os nomes das legendas e tudo o mais, os discursos pat-éticos, a lógica deturpada, o insulto diário à inteligência dos brasileiros, tudo permanece o mesmo. Podem se orgulhar: vocês são a cara do Brasil.

          1. Bem, se a tua grande

            Bem, se a tua grande “humildade” te levou a esse “despretencioso” CQD: “Vocês são a cara do Brasil”, eu, que me remoinho em dúvidas, apenas indago: qual a cara do Brasil do Bento?

             

          2. Não tenho pretensão de humildade.

            De novo, está me imputando “qualidades” que nada tem que ver com o que eu escrevi. Humildade não se afirma, se comprova. O debate honesto pressupõe, entre outras coisas, coerência lógica, clareza quanto aos fatos e valores, foco no objeto e suficiente humildade para se permitir convencer por um argumento verdadeiro. Infelizmente você é incapaz de atender a qualquer desses requisitos em sua argumentação, o que não é nenhum crime de fato – na verdade é praticamente impossível manter um debate honesto sobre temas políticos, em qualquer lugar do mundo. O que diferencia as pessoas são os motivos pelos quais são incapazes de fazê-lo. Alguns por uma ideologia religiosa ou política fortemente enraizada, outros por simples desconhecimento dos fatos ou recusa a aceitar uma ideia que contraria sua visão de mundo.

            Mas o que torna você e outros aqui diferentes é sua disposição ferrenha de abdicar desse debate em nome dos interesses de um partido que não tem ideologia, nem coerência, nem clareza quanto aos seus valores e objetivos e muito menos humildade para reconhecer seus erros e mudar o rumo. Em suma, apegam-se a falácias para defender uma ideia oca, um formalismo ideológico sem substância, um partido que se dizia o único de verdade no país, de militantes em vez de caciques, mas que não resiste à prisão da cunhada de seu tesoureiro. E de fato não há nada mais brasileiro que isso: fingir-se sério mesmo quando participa da farsa, e pior, exercitando uma ridícula auto-indulgência ao se colocarem como vítimas de uma conspiração internacional-midiática-tucano-demo-capitalista-bancária-latifundiária-burguesa-clorofilática que insiste em punir seus representantes pelo ato absolutamente banal de desviar milhões de reais para financiar seu partido e comprar aliados.

      2. a) Desfecho absolutamente

        a) Desfecho absolutamente previsível: sim, desde o início o sentimento derivado do viés dado a operação é que o desfecho ficava cada vez mais previsível el: o enquadramento solitário do PT, de seus hierarcas e da “joia da coroa”, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma. O primeira sinalização neste sentido foram os vazamentos seletivos. Atenta contra tua auto-avaliada neutralidade olvidar deste e de outros fatos.

        RESPOSTA: Leia meu comentário e faça um esforço de compreendê-lo, pois não está escrito em latim. Eu disse que o juiz foi coerente com sua interpretação, não que sua interpretação foi a mais correta ou imparcial. Então não venha dizer que eu enxerguei “neutralidade” na ação dele, quando eu nunca afirmei isso. Isso sim é desonestidade intelectual, termo que você gosta de usar mas não conhece.

         

        b) A Operação Lava Jato, ao contrário do que afirmas,  NÃO CONCLUI ABSOLUTAMENTE NADA. Há apenas indícios lastreados nas delações premiadas(mais para espremidas) a serem confirmadas por provas materiais e estas, pelo que se sabe, se resumem em ilações de cunho patrimonial e supostos contatos entre Vaccari e o doleiro Yussef.E por falar em delação premiada, o Gerente de Serviços da Petrobras Pedro Barusco NUNCA afirmou que Vaccari recebera U$ 200 milhões como alardeia a imprensa engajada, mas que fazia suposições com base no que recebera. 

        RESPOSTA: O juiz entendeu que as evidências são suficientes para condenação. Você discorda, é direito seu, mas a sentença é dele. Os condenados podem recorrer a instância superior para provar sua inocência e apresentar os mesmos argumentos que você, como eu já afirmei no meu comentário. Mas até que a Justiça decida em definitivo a validade desses argumentos, ao tomá-los como verdade a priori você só estará fazendo juízo de valor inócuo e nada acrescentando ao debate.

         

        c) O diretor Roberto Costa não intermediou desvios: ele é um réu declarado por receber propinas. Sua delação envolvendo o Vaccari, insisto, ainda está por se provar. 

        RESPOSTA: O diretor deixou claro que participou sim das negociações para repassar dinheiro aos partidos e por isso assinou a delação premiada, que se destina a produzir provas contra os mandantes ou chefes da organização criminosa. Se ele só tivesse recebido propina e não tivesse participado de repasse algum, mas apenas “ouvido falar”, seu depoimento seria inútil e ele não teria direito de fazer delação alguma em troca de benefício na pena, pois só conseguiria produzir provas contra si mesmo e mais ninguém. Você confundiu a confissão dele de que recebeu propina com a denúncia de que intermediou repasses ilegais a partidos políticos. São crimes bem diferentes e o entendimento da Justiça é que ambos aconteceram. Sua afirmação peremptória de que um dos crimes não aconteceu não é suficiente para mudar o entendimento da Justiça, embora possa trazer alguma satisfação ao seu ego ou acalentar o ânimo do pessoal por aqui, ávido em ouvir qualquer versão para os fatos que não seja a da lei.

         

        d) Essa tua arguição de que não faz sentido o Dr. Moro querer destruir o PT é mais uma declaração de vontade. O que  dá sentido as percepções são os fatos. E alguns perpetrados por esse magistrado, a exemplo dos vazamentos seletivos; o foco apenas no PT e não nos outros partidos; a participação no julgamento do mensalão; o empenho em trazer José Dirceu para o processo, são indícios insofismáveis da contaminação do processo por viés político. Uma prova nada decorosa para a avaliação do seu caráter foi ter aceito a prebenda em forma de um troféu de inspiração cabotina(“Homem do Ano”) ofertado pelas Organizações Globo, claras inimigas viscerais do PT.

        RESPOSTA: Para alguém que coloca tão pouca credibilidade na mídia nacional, você adora se escorar nela para definir quem é sério e quem não é no país. Eu prefiro usar outra régua. Eu nunca disse que o juiz Moro não quer destruir o PT, até porque não tenho a menor ideia do que ele quer ou não. O que eu disse foi que, independente das suas preferências pessoais, ele está agindo de forma coerente no processo, quer você goste ou não. Novamente, é você que faz juízo de valor dele em cima de decisões que guardam coerência lógica entre si, o que mostra que se tem alguém colocando ideologia acima do senso crítico, é você. E, novamente, com um bom punhado de desonestidade intelectual, me acusando de dizer coisas que eu jamais disse.

         

        e) É desonestidade intelectual imputar ao PT “mania de perseguição”. Trata-se de uma afronta indescupável para quem se acha um analista “isento” da conjuntura. Nunca na história do país houve uma onda de rejeição e ódio a um partido como ao PT nesses últimos dez anos por parte de certos estamentos, mas,e principalmente, pela imprensa corporativa e partidária. Vetores que influenciaram, inclusive, componentes de algumas instituições do aparato repressivo-judiciário. Há claros e inegáveis indícios que parte da Polícia Federal e do Ministério Público é ostensicamente anti-petista.

        RESPOSTA: Eu não sou nem pretendo ser analista isento de conjuntura. Sou parcial: não tenho tempo a perder com patifaria nem permito que me ofendam a inteligência, à esquerda ou à direita. Sou tão parcial quanto você e todos os comentaristas aqui, com a diferença crucial de que para mim os meios são mais importantes que os fins e isso é algo que vocês nunca entenderâo. A “mania de perseguição” a que me refiro está estampada do início ao fim do seu comentário. Em nenhum momento você se preocupou em defender o partido ou oferecer outra explicação para os crimes que lhe são imputados. Você só se limitou a atacar a TODOS que produziram algum dano aos interesses do PT, e concluir que “nunca antes na história” um partido foi tão “massacrado”, o que mostra o quão pouco conhece de história e de política.

         

        O PT, concordo, incidiu em erros e equívocos; alguns primários e outros inaceitáveis. Mas a resultante da soma  entre o que fez de bom e ruim é ainda positiva. Negar isso, repito, é faltar com a verdade. Concentrou sobre si toda a carga de uma oposição raivosa e inconsequente, uma classe média ressentida e preconceituosa e uma mídia que chegou ao paroxismo da infâmia na missão de destruí-lo. Não conseguiram seus intentos exatamente pelos êxitos acumulados.

        RESPOSTA: De novo, para você e outros, os fins justificam os meios hoje e sempre. E de tal modo que, mesmo quando os fins já estão distantes no horizonte que não passam de sonhos ou lembranças felizes, ainda podem servir como escusa para qualquer tipo de ação criminosa ou temerária “bem intencionada”. Para manter o PT no poder vale qualquer coisa, e tudo o que atenta contra os interesses do partido deve ser denunciado, combatido e destruído. Mesmo quando eu era petista jamais concordei com esse mote, e certamente não concordaria com ele agora. Sou brasileiro e amo meu país, mas não estou disposto a fazer “qualquer coisa” por ele para vê-lo forte, inclusive pisando e destruindo os demais. Esse tipo de patriotismo cego, tão caro aos americanos, é similar à lealdade ao PT encontrada por aqui. A diferença básica, de novo, é que pelo menos os americanos não ofendem nossa inteligência se dizendo perseguidos, tal como os israelenses. Eles estufam o peito para dizer que são os melhores mesmo e o resto do mundo que se lasque. Pudera vocês abandonassem a lenga lenga de vítimas e adotassem discurso similar. Duvido que teriam ainda menos simpatia da população (não dá pra reduzi-la ainda mais), mas pelo menos assim soariam mais honestos com sua forma de agir e pensar.

    2. Até agora vejo a intenção de

      Até agora vejo a intenção de multar o PT por conta de uma delação premeditada. Mas não vejo as provas desse malfeito. Você as conhece? 

      1. Como eu disse no comentário

        Como eu disse no comentário (que você não leu, ou não entendeu), se não há provas o PT não tem nada que temer quanto à “intenção” do juiz. Mesmo uma sentença condenatória pode ser revertida na instância superior. Não sou eu que estou acusando o PT, é um procurador federal. Quem tem de produzir provas é ele, e quem tem de se defender é o partido. Capice?

  26. Considerações

    Sobre os seguintes trechos:

    “O Brasil tem caminhado por sofismas, e Moro usa deles à perfeição…”

    “É tão irracional a “sofismação” da realidade e a consolidação de sensos comuns que é difícil entender por que, de repente, as pessoas tenham escolhido se destituir do direito à inteligência. Cair na armadilha dos sensos comuns criados pelo ódio impede a visão do óbvio…”

    Faço minhas considerações:

    Na verdade, pelo contrário do que afirma o texto, é fácil entender por que as pessoas (vamos nos referir aos “boobus” aqui, homeen comum, simplórios e de pouca densidade de raciocínio), abdiquem da inteligência: é que antes da percepção do absurdo que é a sofismação, vem a desinformação, a manipulação, a omissão do outro lado da verdade.

    Assim, o “boobus” vai se revoltar contra o que o noticiário quer que ele se revolte. Essa tática de “jogar pra torcida”, típica da imprensa de massa, é o que nubla e impede os boobus de raciocinarem.

    Daí surgem os tantos revoltosos que pedem o fim da corrupção, mas só a do PT. Pedem o impeachment, mas só o de Dilma. Tudo isso devidamente manipulados pelo noticiário tendencioso e nada republicano.

    Por fim, o comportamento dos “boobus” não só é compreensível como é previsível.

  27. O Dr. Moro é juiz de Primeira

    O Dr. Moro é juiz de Primeira Entrância. Acima dele estão: o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Superior Tribunal de Justiça e, caso envolva questões constitucionais, o Supremo Tribunal Federal. Paralelamente, em termos de correições há o Conselho Nacional de Justiça e no que tange ao zelo para a  aplicação do Direito órgãos como a OAB. Sem falar nas Comissões de Direitos Humanos das duas Casas do Congresso. 

    Faltou assim ao excelente artigo da jornalista uma abordagem por essa perspectiva, qual seja, a da total coonestação aos atos do juiz citado por toda a estrutura hierárquica acima dele. Só a OAB, uma entidade de classe fora da jurisdição da Judiciário, é que aqui e ali fez e faz críticas aos excessos dessa operação e de resto de todo o Poder Judicante, 

    Bem, se há claramente excessos, óbvias tendências políticas-ideológicas, o uso de dois pesos e duas medidas, uma perseguição explícita ao PT, na condução desse processo, por que ninguém faz absolutamente nada? Dos vinte e sete pedidos de habeas corpus, o último tendo como paciente o Vaccari,  vinte e cinco foram rejeitados ou pelo TRF ou pelo ministro Teori Zavascki. O dr, Moro já recebeu prêmio do Conglomerado Globo e já ultrapassa Joaquim Barbosa no imaginário popular como o “salvador da pátria”; “aquele que irá nos livrar de todo o mal, amém”. 

    Só uma explicação há para essa omissão ou conivência: temor da opinião pública e da imprensa. Mais desta do que aquela porque sabem que no frigir do ovos é a mídia num martelar diário que faz a cabeça do povo. Em especial dos estamentos que desde o início nunca aceitaram a inflexão do sistema em 2003. Detentores de uma moral tipicamente burguesa, se não mesmo cabotina, que coloca acima de tudo e de todos as suas aspirações e visões de mundo.

    Pior que os excessos cometidos numa ditadura são os perpetrados numa democracia. Naquelas, nada de diferente se poderia esperar. Já numa sociedade onde vigora(ou deveria vigorar) o Estado de Direito,  só numa ambiência toldada pelos sentimento de ódio derivado de decepções políticas, sejam elas pertinentes ou não, são aceitas. Estão aí, por exemplo,as referências históricas do macarthismo  que vicejou num EUA assomado pelo pavor ao comunismo e ao acoitamento ao nazismo por uma Alemanha convulsionada pelo ódio ao Tratado de Versalhes. 

    Merecendo ou não, o PT representa hoje no país esse objeto de ódio que a tudo justifica e permite. 

     

    1. “Só uma explicação há para

      “Só uma explicação há para essa omissão ou conivência: temor da opinião pública e da imprensa”

       

      Há uma outra explicação mais simples. As decisões do Dr Moro são na grande maioria acertadas e os “claramente excessos, óbvias tendências políticas-ideológicas, o uso de dois pesos e duas medidas” não passam de propaganda.

  28. Espero que seu irmão lhe

    Espero que seu irmão lhe mande um e-mail do meu comentário;

            Fui barrado até com um comentário educado.

                Apenas levemente,muito levemente,discordei

                     E ainda dizem  que a ditadura acabou.

                      ps: Hoje fui comprar remédios.A drogaria tal ( quase todas) só me daria desconto se eu fosse cadastado.Respondi pra drogaria ONOFre QUAL sentido nisso?

                    E vc obtém uma resposta convincente ou um diálogo com algum atendente de grandes redes?

                 Eles são burrocratas demais, robôs em demasiados , programados pra NÃO responder, incapaz de EXPLICAR qualquer coisa.

                  E a pergunta que fiz pra drogaria, faço pra este blog:

                      É preciso se cadastar pra ter desconto ou se cadastrar pra seu comentário ser automaticamente publicado?

                            Me recuso a ambos.

                           Não sou prisioneiro por exigência,Até me aprisiono por livre vontade,

                                  Comigo não, violão.

                                Meu único patrimônio é a liberdade.

                                  E com esta não negocio.

                                   NÃO TEM ACERTO.

    1. Thomas Morus

      Ahahahahahahaha! Temos agora nosso Thomas Morus do Blog…..

      Qdo perguntado por que não respondia sim ou não ao apelo para q jurasse a Henry VIII, repondeu ele: se digo sim, perco minha alma; se digo não, perco meu corpo. Então me calo.

      Ao menos teve a coragem de calar-se!

      Nosso TM não jura a ninguém e mas também não se cala pois sabe que poderá continuar falando, falando, falando.

      Abs a todos!

  29. O diretor da Petrobrás Paulo

    O diretor da Petrobrás Paulo “indignado” Costa foi condenado a 7 anos e 6 meses de prisão, mas em REGIME SEMI-ABERTO. Por conta dos seus “serviços” prestados à “pátria”, o rapaz não passará um dia sequer na prisão: ficará em  dolce e far niente vida, digo, prisão familiar até o “longíguo” outubro de 2016. Após isso será o mais livre e feliz dos homens.

    Está aí em que dá ser anti-PT. Quase duas décadas de roubos perdoadas.

    http://oglobo.globo.com/brasil/justica-do-parana-condena-ex-diretor-da-petrobras-doleiro-por-desvios-em-refinaria-abreu-lima-159455

    1. Meu amigo

      O Juiz Moro só cumpre a lei, ele não faz a lei.

      Quem sancionou a lei que amparou a delação PREMIADA, chama-se Dilma Roussef.

      Quem homologou a delação PREMIADA do Paulo Costo, chama-se Teori Zavaski.

      Ao Juiz só cabe PREMIAR o delator conforme a homologação, que obviamente, deve ter seguido a lei, senão o Ministro Zavaski não teria homologado.

      1. “O Juiz Moro só cumpre a lei,

        “O Juiz Moro só cumpre a lei, ele não faz a lei”. . . . . . . Não meu caro, ele escolhe a lei . . . . .

        1. Pois que escolha

          Se equivocada, sua decisão pode ser reformada. E se confirmada, sua sentença gerará jurisprudência de qualquer modo. Então hoje são os políticos do PT, PP e PMDB que vão para o xilindró, amanhã serão os tucanos, demos e afins, com base na mesmíssima lógica interpretativa. E daí o juiz que os condenar agradecerá ao Moro por ter pavimentado o caminho. Será mais um fato a ser comemorado com “nunca antes na história desse país..”

        1. É legal obter delação

          É legal obter delação premiada submetendo investigados a constrangimentos por longos períodos de prisão? É legal manter suspeitos por longos períodos de prisão para depois investiga-los? É válida uma delação premiada que foi obtida através de constrangimentos dos investigados mantidos em condições sub humanas nas prisões? Essas delações foram voluntárias?

           

        2. Não, você não fez isso..

          Me diga que você não citou Nelio Machado, advogado presente em TODOS os casos de corrupção e colarinho branco da história recente, sempre a troco de uma milionária remuneração. O mesmo advogado que escreveu um artigo dizendo que a democracia é pior que a ditadura, porque na época dos militares não havia grampo, mas hoje as pobres “vítimas” não podem nem se combinar crimes e se vangloriar de roubarem o povo no telefone sossegados, como faziam no passado, sem que algum juiz “autoritário” venha usar essas mesmas palavras como prova contra os coitados.

          Realmente, crítica vinda de tão douto e ético jurista deve fazer o juiz Moro corar. De rir. Esta vai para os anais do blog, junto com aquele momento em que os tucanos usaram o depoimento “sofrido” de Daniel Dantas e seus advogados – Nelio Machado entre eles – para acusar o Delegado protógenes e o juiz De Sanctis de serem carrascos e inimigos da democracia a soldo do PT. No Brasil, como se vê, a história não se repete como farsa – na verdade ela nunca deixa de sê-lo.

      2. Nao seja ingénuo. Ele nunca
        Nao seja ingénuo. Ele nunca aplica a mesma lei em ninguem do PSDB. Ele é pro PSDB com certeza.
        Toda e qualqer denuncia contra PSDB ele manda arquibar.
        No Brasil a lei só serve para punir o mais fraco.

    2. Meu caro Costa, o cpaitão de

      Meu caro Costa, o cpaitão de artilharia do Exercito francês Aldred Dreyfuss foi condenado por alta traição por um Tribunal militar frances em 1895 quando já havia evidencias de que ele era inocente, foi para a prisão da Ilha do Diano na costa da Guiana Francesa, com mais provas de sua inocencia foi novamente julgado e condenado, anos depois ficou clara sua inocencia, mesmo assim o Tribunal não voltou atrás, foi perdoado mas a condenação não foi anulada, só depois de muito tempo foi possivel anular sua condenação, porque o sistema judiciario não costuma reconhecer erros.

      Os erros de um distema judiciario costumam ser terriveis porque os juizes não são humildes e não reconhecem quando estão errados. O pior é que os de cima sancionam os debaixo e o erro costuma ter vida propria.

       

  30. Que confusão danada

    Primeiro que o Juiz Moro não integra a justiça paranaense e nem o Ministério Público que atua na Lava-Jato ´é o MP paranaense.

    Moro é juiz da Justiça Federal e o MP que atua no caso também é Federal.

    Ah, mas porque está no Paraná ?

    Está porque o que é Federal atua em todo o território nacional, Ou sugerem que Justiça Federal e MPF só passem a existir em Brasília. Risível isso aí.Aliás, a instância acima da em que se encontra o Juiz Moro, a qual TODOS os advogados dos presos já recorreram, tentando HCs e outras chicanes, está no Rio Grande do Sul. 

     

    Esta afirmação é terrível :

    Isso faz parte de uma estratégia de intimidação tão assustadora que transfere para o aparelho judicial de um Estado que sequer tem relevância na política nacional as decisões sobre o futuro da política nacional e sobre a legitimidade do voto do eleitor brasileiro;

    Ou a autora ignora totalmente o que é a Justiça Federal e o que são as Justiças Estaduais, ou está tentando iludir alguém. Não há outra opção. 

    A parte relativa a relevância política do Estado é de chorar. o Paraná é um estado federado, tem tres Senadores como qualquer outro. Teríamos que explicar novamente que a Câmara representa o povo e o Senado representa os estados ???

    E daí se fosse no Acre ?  Uma juíza federal do Acre acabou com a zona da Telexfree em todo território nacional. É assim mesmo que funciona. Há agum tempo atrás um juiz federal do Ceará proibiu a divulgação do resultado do ENEM em todo Brasil e só não cancelou porque o Ministério da Educação reverteu na segunda instância. É assim mesmo que funciona.

     

    Quanto a suposta perseguição ao PT, não se sustenta. Não se sustenta porque já está comprovado o desvio de dinheiro de dentro do partido pelo tesoureiro para a sua família. Ou seja, o PT foi até mesmo vítima do tesoureiro, com o auxílio de sua cunhada. 

    O caminho correto para o PT, óbvio, como aconteceria em qualquer organização, seja sindicato, empresa, clube, etc, etc, etc, ao saber que seu tesoureiro desviou dinheiro, seria afastá-lo e processá-lo civilmente. 

    E porque o PT não faz isso ?  

    Por que será ?

    Alguém tem alguma idéia ?

    1. Tudo isso que você escreveu,

      Tudo isso que você escreveu, não invalida o fato do juiz Sergio Moro estar a serviço de tudo, menos da justiça.

      O cara é parcialíssimo, tanto o é que “liberou” a testemunha que pode condenar Antonio Anastasia e agora ninguém sabe onde ele está.

      Esse juiz defende tudo, menos a justiça propriamente dita e a democracia.

      Melhor seria se ele se vestisse de paletó azul e camisa amarela e em lugar de colocarum nariz de palhaço, pendure um graúdo bico tucano, do tamanho daqueles tucanos que estão todos soltos.

      Mas o mundo gira, o tempo passa  e um dia a casa cai…

  31. Comovente

    A autora receberá entusiasmados aplausos dos convertidos. E o resto da população esclarecida? É o resto, estúpido!

    “O juiz Moro, aquele do Paraná, ganhou um lugar na história do grupo político a que serve. Para a história do futuro, não terá deixado nenhuma contribuição jurídica, pelo simples fato de que rasgou a Constituição. A mídia tradicional, que ajudou a construir o clima duro que pesa sobre as nossas cabeças, deixará para o futuro a história de reconstrução do udenismo – um futuro em que poucos de seus veículos terão sobrevivido à hecatombe dos tempos modernos. A oposição partidária, pouquíssimo orgânica, será história, dificilmente futuro. E provavelmente isso também ocorrerá com as forças políticas levadas por essa onda de insanidade.”

  32. O principal da teoria na prática é outra!

    Para se ver do que a elite corrupta deste pais é capaz, quando sente a ameaça nos privilégios mantidos, a custa do que do povo surrupiam .

    Judiciário em seus momentos de piada imunda, e imoral.

  33. Êta briga boa!

    A esperteza quando cresce muito engole o dono.

    Se o arauto da Leva Jeito quiser destruir o PT, acabará fazendo o que nenhum gênio conseguiu até hoje.

    Unir a esquerda.

  34.  
    O [DEMoTucano] Sérgio

     

    O [DEMoTucano] Sérgio ‘Tolo’ terá que indenizar a cunhada do João Vaccari Neto!

    E quem fará ‘as vaquinhas’ necessárias para que o mesmo (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’ efetue os MILIONÁRIOS ressarcimentos às demais vítimas e à nação brasileira?

    ENTENDA – um pouco – o ‘hospirco braZ$il’ do atual “juiz do ‘braZ$il'”!

    #################################

    CUNHADA DE VACCARI PODE ESTAR PRESA POR ENGANO

    O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, pediu uma perícia nos vídeos usados pelo MPF para justificar a prisão de Marice Corrêa de Lima, cunhada de João Vaccari Neto; ontem, Moro prorrogou a prisão temporária de Marice, com base, entre outras provas, em imagens de câmeras de segurança fornecidas pelo Banco Itaú, em São Paulo, a pedido do Ministério Público; segundo o órgão, as gravações mostram Marice fazendo depósitos em um caixa eletrônico em nome de Giselda Rousie de Lima, irmã dela e casada com Vaccari; porém a defesa de Marice informou que a pessoa filmada realizando os depósitos é a própria Giselda; segundo a defesa, as irmãs são muito parecidas fisicamente

    22 DE ABRIL DE 2015 ÀS 21:23

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/178087/Cunhada-de-Vaccari-pode-estar-presa-por-engano.htm

  35.  
    IMPEACHMENT… Para o atual

     

    IMPEACHMENT… Para o atual “juiz do ‘braZ$il'”!

    E (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!
    Entre outros delitos de [perniciosa] natureza lesa-pátria!
    E assassinatos [seletivos] de reputações!
    A Lei Penal do Inimigo!

    ENTENDA o fato determinante

    “Na decisão em que decretou a prisão, o juiz [Sérgio Moro] afirmou que as imagens não deixavam dúvidas de que se trata da cunhada de Vaccari.”

    em
    ‘CUNHADA DE VACCARI PODE ESTAR PRESA POR ENGANO’

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/178087/Cunhada-de-Vaccari-pode-estar-presa-por-engano.htm

  36.  
    IMPEACHMENT… Para o atual

     

    IMPEACHMENT… Para o atual “juiz do ‘braZ$il'”!

    E (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’!
    Entre outros delitos de [perniciosa] natureza lesa-pátria!
    E assassinatos [seletivos] de reputações!
    A Lei Penal do Inimigo!

    ENTENDA o fato determinante

    “Na decisão em que decretou a prisão, o juiz [Sérgio Moro] afirmou que as imagens não deixavam dúvidas de que se trata da cunhada de Vaccari.”

    em
    ‘CUNHADA DE VACCARI PODE ESTAR PRESA POR ENGANO’

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

    1. Guantánamo do Paraná!!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Obrigado meu Deus, ri tanto agora que quase quebrei a cadeira!! Vamos protestar minha gente! Pelos direitos civis da turma do colarinho branco! Como diria o Duque, “Curitiba?! Que país é esse??” kkkkkkkk 

  37.  
    O [DEMoTucano] Sérgio

     

    O [DEMoTucano] Sérgio ‘Tolo’ terá que indenizar a cunhada do João Vaccari Neto!

    E quem fará ‘as vaquinhas’ necessárias para que o mesmo (ir)responsável pela ‘Guantánamo do Paraná’ efetue os MILIONÁRIOS ressarcimentos às demais vítimas e à nação brasileira?

    ENTENDA – um pouco – o ‘hospirco braZ$il’ do atual “juiz do ‘braZ$il'”!

    #################################

    CUNHADA DE VACCARI PODE ESTAR PRESA POR ENGANO

    O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, pediu uma perícia nos vídeos usados pelo MPF para justificar a prisão de Marice Corrêa de Lima, cunhada de João Vaccari Neto; ontem, Moro prorrogou a prisão temporária de Marice, com base, entre outras provas, em imagens de câmeras de segurança fornecidas pelo Banco Itaú, em São Paulo, a pedido do Ministério Público; segundo o órgão, as gravações mostram Marice fazendo depósitos em um caixa eletrônico em nome de Giselda Rousie de Lima, irmã dela e casada com Vaccari; porém a defesa de Marice informou que a pessoa filmada realizando os depósitos é a própria Giselda; segundo a defesa, as irmãs são muito parecidas fisicamente

    22 DE ABRIL DE 2015 ÀS 21:23

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/24

  38. Viva o Direito Penal do Inimigo

    Resultado de imagem para moro recebe premio globo

    Moro quer fim da presunção de inocência, pois “atrapalha o processo”

    Versando sobre a Operação Lava Jato em que é o responsável pelas investigações juntamente com a Polícia Federal e ainda não foi encerrada, o juiz Sergio Moro, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, defendeu a mudança do código penal para que réus condenados em primeira instância sejam mantidos presos, mesmo que ainda não tenham tido sentenças transitadas em julgado.

    Nos últimos anos, ao mesmo tempo em que vemos reduzir a confiança da população das instituições, inclusive o Judiciário, pipocando casos em que a justiça é feita com as próprias mãos, vemos crescer a exposição de juízes que no exercício de sua função agem e dão sentenças com o objetivo de agradar a opinião pública e não do cumprimento da lei.

    Em seu artigo intitulado “O problema é o processo”, Moro afirma que “o sistema de Justiça Criminal, aqui incluído Polícia, Ministério Público e Judiciário, não tem sido suficientemente eficiente contra crimes desta natureza [esquemas de corrupção]. Como resultado, os problemas tendem a crescer, tornando a sua resolução, pelo acúmulo, cada vez mais custosa”.

    E com essa tese o juiz propõe a mudança na legislação penal. “A melhor solução é a de atribuir à sentença condenatória, para crimes graves em concreto, como grandes desvios de dinheiro público, uma eficácia imediata, independente do cabimento de recursos. A proposição não viola a presunção de inocência… Mas não é esse o caso da proposta que ora se defende, de que, para crimes graves em concreto, seja imposta a prisão como regra a partir do primeiro julgamento, ainda que cabíveis recursos”, disse.

    Juiz ou celebridade?

    Com o status de juiz-celebridade – chegando a ganhar prêmio de personalidade do ano do jornal O Globo – a proposta defendida por Moro será encaminhada ao Congresso Nacional pela Associação de Juízes Federais, cujo presidente, Antônio Bochenek, assina o artigo com Moro.

    Qual será a força desse projeto no Congresso? Ainda não se sabe. Mas advogados e juristas discordam veementemente da proposta e classificando como inconstitucional por ferir cláusula pétrea da Constituição, que é a presunção de inocência.

    “A Constituição prevê que ninguém será considerado culpado até a condenação em trânsito em julgado”, afirma Thiago Bottino, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas. “É cláusula pétrea a presunção de inocência” completou.

    Para Pierpaolo Bottini, professor da Universidade de São Paulo, Moro prefere “um inocente preso do que um culpado solto”. Ou seja: elimina a presunção de inocência. Já José Luis de Oliveira Lima, Moro só enxerga culpados e todos os presos da Lava Jato “já estão condenados”, independente do que venham a apresentar em suas defesas. Mario de Oliveira Lima concorda e diz que a ação de Moro na Lava Jato “já está contaminada”.

    O jurista Luiz Flávio Gomes considera que Moro já comete abusos hoje, antes mesmo da legislação que propõe, uma vez que vários réus da Lava Jato já estão presos há mais de 120 dias, de forma preventiva, sem que tenha havido qualquer julgamento.

    O advogado Fábio Tofic Simantob diz que Moro tenta aproveitar o clima de caça às bruxas, criado pela Lava Jato, para propor uma legislação que aumenta o poder dos juízes de primeira instância. “Estão aproveitando o clima do país para mexer em coisas que afetam a todos”. Romualdo Sanches Calvo Filho, presidente da Academia Paulista de Direito Criminal, lembra que não há necessidade de nova legislação, uma vez que, com a atual, Moro já conseguiu manter alvos da Lava Jato presos há vários meses.

    José Roberto Batochio, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, usou uma única palavra para definir o plano apresentado por Moro e Bochenek: “liberticida”.

    Mídia e “seus juízes”

    A grande mídia tem se aproveitado dessa exposição utilizando as investigações e processos para julgar e, na maioria das vezes, condenar seus adversários e absolver e santificar seus aliados. O perigo está no fato de que, sem desconsiderar a capacidade, competência e históricos de cumprimento de seu dever, juízes, seduzidos pelos holofotes, tem buscado a autopromoção se transformando em paladinos da justiça, da moral e dos bons costumes.

    O ponto de vista de Moro é parte do debate existente no mundo acadêmico como forma de atender aos anseios da população no combate a impunidade. Mas qual será o custo para fazer valer essa premissa? O fato de um juiz em pleno curso de investigação tratar sobre o assunto de forma midiática causa preocupação, pois até que ponto o juiz deve, no curso de um processo, utilizar os meios de comunicação e, portanto, a opinião pública, para discutir temas relacionados aos casos que julga?

    Recentemente, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, órgão máximo da Justiça brasileira, apontou que a prisão passou a ser regra e a liberdade, exceção entre os acusados. “O juiz acaba atropelando o processo, não sei se para ficar com a consciência em paz, e faz a anomalia em nome da segurança”, disse ele.

    Sem entrar no mérito dos fatos e das provas, vemos que enquanto réus da Lava Jato ficam presos, os delatores recebem como prêmio do juiz Sergio Moro a liberdade, fato considerado raro na história do Poder Judiciário. Segundo o advogado Nélio Machado, um dos principais criminalistas brasileiros, Moro não age como juiz, mas sim como promotor. “Sua lógica é prender sem julgar”, diz ele.

    Do Portal Vermelho, Dayane Santos com informações do Brasil 24
    7

  39. Parabens! Algumas

    Parabens! Algumas reflexões:

    1) O que está em jogo é a superação da extrema desigualdade da sociedade brasileira. A razão entre os 20% mais pobres e os 20% mais ricos, caiu de 24,7 vezes em 2003 para 17,6 vezes em 2013. Na União Européia esta distância é de 5 vezes. Portanto há muito chão para percorrer.

    2) É da desigualdade que brota a violência. Por isso é fundamental que qualquer política contribua para desconcentrar a renda (e também oportunidades e poder)

    2) O PT conseguiu dar uma arrancada inicial bem sucedida, todos os segmentos ganhando. Ninguém empobreceu.

    3) O grande sucesso de Lula e Dilma no governo (e Dilma teve grande responsabilidade no sucesso de Lula)  pegou todos de surpresa,. Rapidamente a elite tratou lançar uma cruzada para brecar o crescimento da segla. Daí a campanha cerrada contre Dilma na copa do mundo. Vai que o Brasil ganha o torneio e o PT se eterniza no poder..

    3) Seguir em frente depende agora do povo. Dos segmentos diretamente interessados. Mas onde estão as bandeiras? Onde está o grupo ou movimento político a coordenar e dirigir? O PT se desgastou pelos anos no poder e não há como negar que sua direção se envolveu em negócios obscuros. Não há lideranças a vista.

    4) O Nassif insiste na responsabilidade de Dilma. Pode ser. Ela é autêntica; transmite empatia com o povo;  a pecha da corrupção não colou nela, ao contrário, obviamente enfrentou a corrupção; é coerente e determinada. O problema é que ela é presidente de todos os Brasis.

    Estará aí a chave? Costurar os Brasis da distribuição de renda, da soberania e da democracia?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador