O golpe está em marcha, mas não é o impeachment, por Sérgio Saraiva

Gilmar Mendes, as contas de Dilma e a estratégia do inimigo ferido.

Em uma batalha, um soldado inimigo ferido é estrategicamente mais interessante que morto. Estará fora de combate como se estivera morto e imporá ao inimigo o esforço de socorrê-lo.

Os movimentos que vemos da parte dos derrotados nas urnas de outubro de 2014 – Aécio e seu grupo, bem como, nas ruas e galerias do Congresso onde um pequeno número de desordeiros e saudosos da ditadura tenta sem sucesso criar um clima de instabilidade têm claramente a intenção de insurgir contra o resultado das eleições presidenciais. O PSDB nacional irresponsavelmente chegou a colocar a lisura das urnas eletrônicas em dúvida e questionou as contas da campanha de Dilma. Em ambos os casos sofreu derrotas humilhantes no TSE e MPE. Nas ruas, otários, este fim de semana, ficaram esperando por Godot.

Por si só, seriam cenas patéticas de inconformismo e não mais do que isso.

Ocorre que a essas cenas somam-se pelo menos dois movimentos em progresso continuado desde o fim das eleições. A grande mídia tentando vincular a campanha de Dilma aos escândalos da Petrobras e a manobra Dias Toffoli – Gilmar Mendes atribuindo a esse último, notório desafeto do PT, a análise das contas das campanhas de Dilma e do próprio PT, mesmo contrariando regimento interno do TSE e parecer do PGE – procurador geral eleitoral.

Somadas tantas frentes têm todos os ingredientes para assemelhar-se a tentativa de um golpe institucional que leve ao impedimento da presidente reeleita.

Nem vamos considerar as enormes dificuldades que uma aventura dessas tem na prática em um país com a dimensão e a complexidade institucional, social, econômica e internacional que o Brasil tem hoje em dia. Não é coisa para o querer de apenas um homem. Mas, deixemos correr o imaginário.

E ainda assim, a lógica não fecha com a ideia.

O impeachment de Dilma só interessa a Aécio Neves, que está tentando um terceiro turno e a FHC que nutre dor de corno em relação a Lula e busca uma vingança pessoal na base do “pode ser qualquer um, desde que não sejam eles”. Não vejo um país se convulsionando para lhes dar apoio.

Tirantes esses e os seus motivos, o impeachment de Dilma não interessa a nenhum outro agente político. Não interessa principalmente a José Serra e a Alckmin e, tampouco, aos seus grupos de apoio – poderosos na plutocracia paulista. 

Dilma presidente coloca o horizonte de suas candidaturas em 2018. Qualquer outra situação transfere esse horizonte para 2022.

Se o STE decidir pelo impedimento de Dilma e empossar Temer, perdem todos.

Se o STE anular a eleição para presidente e convocar novas eleições, dará Lula – lá.

Se o STE impedir a chapa PT-PMDB e empossar Aécio, perdem Alckmin e Serra.

Conhecendo o histórico de atuação de Gilmar Mendes e da grande imprensa, seria impensável que Serra e Alckmin fossem prejudicados.

Como conciliar, então, os movimentos claramente golpistas e a lógica eleitoral de Alckmin e Serra?

Uma resposta me apareceu lendo o artigo de Paulo Moreira Leite de 08/12/2014 sobre a eminente reprovação por Gilmar das contas de Dilma. Em um determinado ponto de suas considerações, PML pontua:

“Do ponto de vista jurídico, a rejeição das contas de um candidato não impede que seja empossado. Isso acontece no final de todas as campanhas, com deputados, senadores, prefeitos e mesmo governadores de Estado. O TSE pode levar meses e até anos para tomar uma decisão definitiva sobre seu mandato. Mas se uma eventual rejeição de contas de uma presidente da República pode ter o mesmo caminho jurídico, seu valor político é outro. Tem impacto sobre o conjunto da população, sobre as alianças políticas do governo, pode afetar os rumos da economia e mesmo acordos internacionais”.

Lembrei-me da lógica das batalhas, onde o inimigo ferido é mais interessante do que morto.

“O TSE pode levar meses e até anos para tomar uma decisão definitiva sobre seu mandato”.

Dilma estaria no governo com a espada de Dâmocles sobre a cabeça ao longo de seu governo. Seria como uma presidência provisória. A presidente como uma marionete com os cordames presos aos dedos dos ministros do TSE.

Que futuro candidato do PSDB à presidência em 2018 poderia pensar em estratégia melhor?

Redação

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Impeachment

    Sérgio, sua análise está muito boa, você contribuiu para esclarecer as colocações do Paulo Moreira Leite. Acho que Gilmar Mendes não aprovará as contas da campanha da Presidente Dilma deixando-a sob suspeita durante esse segundo mandato. Acho que não dá para prever como os demais membros do TSE se comportarão. Com a imprensa batendo forte como sempre para enfraquece-la e ao PT e com o STF “acima de qualquer suspeita”, aliás, como “ficou no ar ontem” no programa Brasilianas (niiguém fiscaliza o fiscalizador). Ou seja, membros do Supremo do naipe de Gilmar e Toffoli podem deitar e rolar que ninguém, a não ser nós, nos blogs “sujos”, vamos continuar manifestando indignação pelas “indignidades”! Aliás, os dois convidados de Nassif nas Brasilianas de ontem para mim foram uma grande decepção. Nada trouxeram de novo e pisaram em ovos durante todo o programa. Que imparcialidade não significa neutralidade, basta ser bem alfabetizado e entender minimamente de política para saber.  Poderiam por exemplo ter dito que, quem detem o poder econômico, detem tambem o poder jurídico-político e o controle ideológico, mas, ao invés disso, tergiversaram. Não esperava que fossem bater direto no STF, entretanto, esperava muito mais do que a conversa chocha que assisti.    

  2. Excelente, Sérgio

    Essa ação de busca de poder é diária, realizada de forma coordenada, e atende a alguns interesses, entre eles: 

    1) Legitimar-se como detentora da verdade;

    2) Tornar-se agente principal do jogo político;

    3) Direcionar as decisões dos governos;

    4) Influenciar para o desmonte da máquina pública;

    5) Enfraquecer os partidos;

    6) Submeter o governo

    A briga por poder entre executivo, legislativo e judiciário é histórica.

    Muito se falou em judicialização e pode ser que de fato, com uma oposição partidária fraca que não conseguiu realizar a alternância e o legislativo preso aos interesses individualizados dos parlamentares e a maioria com problemas judiciais , entremos em um período de relevância maior do judiciário sobre os outros poderes.

  3. Por tudo isto o meu

    Por tudo isto o meu questionamento ontem no Brasilianas sobre a possibilidade de CASSAÇÃO de mandatos de juizes do STF. O governo tem maioria no Senado. O PMDB não vai embarcar nesta do golpe branco, perderia o resto da credibilidade. Resta encontrar e divulgar as maracutaias do Gilmar e do Toffoli. 

  4. VAMOS TOMAR-LHES ATÈ A ÚLTIMA BANDEIRA!

    BANDEIRAS DA DIREITA. Algumas delas encontram eco nos medos e anseios da Classe C, que precisa ser reconquistada pelo governo, especialmente a do Centro-Sul do país. O governo pode se apossar de algumas delas como já fez antes? Como fazê-lo? É importante debater a questão? É o que o texto do link abaixo procura fazer: refletir a respeito.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR5.html

    1. ter um trem bala.

      Sou a favor de sua campanha para tomar as bandeiras da Direita. E acho que uma destas bandeiras é o velho e bom patriotismo. Os governos neoliberais destruíram o patriotismo no Brasil até às raízes e salgaram o chão para que não renascesse. Varreram os resquícios para um terreno onde rebrota de quatro em quatro anos apenas para calçar chuteiras.Para eles, patriotismo e nacionalismo – que não seja os estadunidenses – são um obstáculo à globalização e à internacionalização dos sistemas produtivos e financeiros do país. Para eles, o patriotismo é o ridículo atraso, definiição que ganhou adeptos até entre alguns esquerdistas cabeças de bagre, intimidados pela máxima favorita de jornalistas da direita brasileira, que volta e meia repetem o fraseado imbecil de que “o patriotismo é o último refúgio” ora dos medíocres, ora dos patifes.

      O patriotismo foi a arma que Getúlio utilizou para unificar o país em torno de novos ideais de desenvolvimento. Mandou queimar as bandeiras dos estados e elevou a bandeira nacional ao estatuto de símbolo mais sagrado de todos, a seer venerado a cada minuto do dia, e depois veio o caderno “Avante!”, presente até na mais longínqua palhoça da mais escura floresta da amazônia. Restaurou o palácio dos Imperadores em Petrópolis. Um sentimento de brasilidade profunda foi buscar água na esquecida fonte do Guarani, Ceci e Peri renasceram e um oceano de orgulho nativo cresceu e mais tarde desembocou na construção de Brasília, na primeira conquista da Copa do Mundo, na enxurrada internacional da múcica brasileira.

      Ao se juntarem aos neoliberais doutrinariamente apátridas, alguns militares de hoje não estão sendo patriotas, estão ao contrário, renunciando à Bandeira Nacional e à soberania do país, em favor dos Estados Unidos, que são nossos eternos falsos amigos. Hoje, os reacionários que trabalham pela plena implantação do neoliberalismo no país em nível de subordinação internacional eterna, obedecem a um comando que percebeu esta deficiência deles mesmos, eles não são nunca a favor do Brasil, estão sempre dispostos a jurar em seus convescotes que o Brasil foi e será um país atrasado, onde quem trabalha pensa em última análise em sair algum dia “para viver em um lugar mais adiantado” como prêmio por seus méritos. Eles não pensam em criar aqui as condições mesmas que fazem outros países ser “adiantados”, e se aborrecem profundamente quando alguém daqui pensa isto. Como no caso do Trem Bala. O Brasil, para eles, “não merece ter um Trem Bala”.

      Então, quando eles mesmos se observaram e constataram esta deficiência deles, de não serem autenticamente brasileiros, eles consideraram também que precisavam maquiar este defeito para enganar mais facilmente os brasileiros autênticos. E agora, eles nas suas manifestações estão vindo às ruas enrolados em bandeiras nacionais, as mesmas bandeiras que eles estão tranquilamente dispostos a escrever nelas a palavra “lixo”, ao virarem a primeira esquina. Vamos, então, tomar deles de volta a própria Bandeira Nacional. O governo baixar um decreto instituindo ser obrigatório em todas as escolas públicas do país a volta do hasteamento diário da bandeira e o cartar-se o Hino Nacional, seria um bom começo.

  5.  
    Mas uma liminar do

     

    Mas uma liminar do presidente do STF pode suspender uma decisão do TSE, ou até mesmo um recurso para o STF pode ser a solução de uma eventual não aprovação das contas pelo TSE.

    Importante saber que o TSE , nesse caso, não será uma espécie de juízo final. 

  6. Ontem saiu matéria sobre os

    Ontem saiu matéria sobre os jornais postando notícias contra o Haddad. No final de semana saiu as pesquisas do Datafolha e do Ibope colocando a Dilma em patamares bem conceituados. Parece que nessa mesma pesquisa apuraram a aprovação do Haddad, que talvez tenha sido boa demais.

  7. Falta combinar com os russos!

    Sérgio, você está certo, mas tudo isso cairá por terra se Dilma cumprir sua obrigação: fazer um bom governo. Foi essa a resposta de Lula quando fhc quis sangrá-lo, lembra? 

  8. Estamos no momento de:
    Estamos no momento de: levantarmos a bandeira da lei das comunicações acabando com esse monopólio e também se do monopólio da politização do judiciário. Chega esses podem tudo. Por que não impeachment do ministro do supremo.

  9. Calma pessoal. Agora Gilmar

    Calma pessoal. Agora Gilmar Mendes vai utilizar os canais subterrâneos para exigir algo do PT e de Dilma Rousseff para votar pela aprovação das contas rejeitando o Parecer. Todo Parecer é apenas informativo, não vincula a atividade do Juiz e ele tem poder para rejeitar seu conteúdo sendo apenas obrigado a fundamentar a decisão. A direita brasileira é previsível: ela sempre enfia um bode na sala e diz que o bode é o problema, depois cobra para removê-lo a fim de evitar um estrago maior. Nenhuma novidade.

    1. desde Lula, direita vive de ameaçar com fogos de artifício…

      objetivo principal: garantir a distribuição equilibrada de benefícios

      toda luta pelo poder é só para isso mesmo

      e se direita  esquerda trocarem de posição, a luta continuará sendo pelos benefícios, motivo, a meu ver, da preocupação da direita com um possível equilíbrio de forças no STF

      mídia entra nessa jogada toda, com sua armações, para impedir que o povo descubra que sempre foi assim

      todos os nossos políticos adoram a Globo, todos

  10. Súmula 728/STF

     

    STF Súmula nº 728 – 26/11/2003 – DJ de 9/12/2003, p. 2; DJ de 10/12/2003, p. 2; DJ de 11/12/2003, p. 2.

    Prazo para a Interposição de Recurso Extraordinário Contra Decisão do Tribunal Superior Eleitoral

    É de três dias o prazo para a interposição de recurso extraordinário contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral, contado, quando for o caso, a partir da publicação do acórdão, na própria sessão de julgamento, nos termos do art. 12 da Lei 6.055/74, que não foi revogado pela Lei 8.950/94.

  11. Se tentarem o golpe o povo

    Se tentarem o golpe o povo deve ir para as ruas numa aglomeração nunca antes vista, exigindo o cumprimento dos preceitos constitucionais, entre os quais se inclui a consagração pelo voto, mesmo que a diferença seja de um único voto. Não podemos em nenhuma hipótese deixar que esses tucanos hipócritas ganhem no grito!

  12. Chamadas da GloboNews para a posse da presidenta

    E a toda hora, o bombardeio feito pela mídia corporativa, pelo “noticiário” e através de “comentaristas”. Mas também através de chamadas de seu “jornalismo”, como as da GloboNews, com a voz de William Waak repetindo (até hoje), pela milionésima vez: “o assunto do dia você já sabe: é o mensalão”… E a propósito do assunto em pauta no post, chamo a atenção para a chamada que acabo de ver nessa emissora: ao anunciarem a cobertura da posse da presidenta, apresentam imagens de campanha da Marina, de Aécio e de Dilma. Muito significativo, não é?

  13. E la nave va

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/12/1559556-pt-pagou-r-24-mi-a-empresa-que-tem-motorista-como-socio.shtml

    ……………………………………………………………………………………………………………….

    A segunda maior fornecedora da campanha de Dilma Rousseff tem como um dos sócios administradores uma pessoa que, até o ano passado, declarava o ofício de motorista como profissão.

    Localizada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, a Focal Confecção e Comunicação Visual recebeu R$ 24 milhões da campanha, só ficando atrás da empresa do marqueteiro João Santana, destinatária de R$ 70 milhões.

    …………………………………………………………………………………………………………………..

    Os nomes de Cortegoso e da Focal integravam a lista entregue por Valério à CPI dos Correios, ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal.

     

  14. Gostaria de uma estimativa do

    Gostaria de uma estimativa do custo, para o Governo Federal, de implantação e manutenção de um canal de TV aberta voltado para o entretenimento, onde estariam à disposição de todos os brasileiros as séries e filmes que atualmente conseguimos pela internet. Com um ano de funcionamento toda esta imprensa que está aí iria à falência. Isto seria melhor que qualquer lei da mídia que venha a ser aprovada. Este canal também poderia veicular as obras realizadas pelo Governo Federal que não são mostradas pelo PIG.

  15. eh,  parece que o tal golpe

    eh,  parece que o tal golpe não veio, era apenas mais uma encenação para pressionar o Gilmar a aceitar os erros da contabilidade da campanha da Dilma, que o PT já conhecia, e antencipando aos fatos iniciou uma campanha contra o Gilmar, da mesma forma que acusam a PIG de agir contra o PGR no caso lava-jato!  e tudo farinha do mesmo saco!

  16. Eis uma concordância.

    Tóffoli é o pai da “barafunda”. Ele se aproveitou do momento e “distribuiu” os processos de prestação de conta da candidata Dilma. Resdistribuiu à revelia do Regimento Interno do TSE. Isso já é uma distorção, que vai subir para o STF, qualquer que seja o resultado da apreciação de contas da candidata Dilma. O MP Eleitoral já se manifestou contrário ao “sorteio” de Tóffoli.

    Isso, por si só, é uma pendência. Se esse pendência se portrair no tempo terá um nvo personagem: o Presidente da Câmara dos Deputados. Ese será o portador da espada, sob manipulação do PIG.

    Uma coisa é certa. Dilma não se abala com isso. Ela foi torturda fisicamente. Isso pra ela é ficinha.

    Essa espada pode ficar na cabeça dela, mas ela sabe que é direcionada à Lula e ao PT. O alvo do PIG é a contínua desconstrução do PT, e a procura incesante de melar o processo no tocante às empreiteiras. Não nos esqueçamos que a Odebrecht está de fora dessa fase, e que Lula teve viagens no exterior “patrocinadas” por ela. O PIG está ávido por colocar Lula na roda. Já se refestelou com o Zé Dirceu.

    Antes disso, o PGR vai denunciar uns pares de Parlamentares – de todos os partidos – que recebiam grana em “delivery” do Posto de Gasolina-Lavanderia localizado perto da Torre de TV de Brasília. O cara do núcleo político é o Sr. Carlos Habib-Charter, dono do posto, que “aderiu” à delação premiada. O gerente do posto já havia mencionado a entrega de valores à políticos, como o o Sr. Youssef o fez. Aí, nessa delação está o que pode “abalar” os políticos de Brasília.

    Do Paraná, agora só virá vazamentos, de “listinhas” pra tumultuar o processo a partir de ilações da impresa. Tendo a acreditar que o nome de Aécio está, claro, no rolo, pois há uma matéria “vacina” na Folha de Sumpaulo dizendo que a Camargo Correa tentou pressionar o candidato derrotado. Será algum “efeito” resultante do aparecimento da nmenção da CEMIG na lista do Yuossef . Caberá o Ministro Zé (aí eu duvido), ao PGR e ao Ministro Teori coibir essa prática. O quanto antes houver a denúncia fundamentada – como afirmou o PGR na semana passada – por parte do MP melhor será para tdos.

    E não nos esqueçamos que a Camargo Correa está ainda no rolo de outra Operação da PF, que foi “anulada” pelo STJ,, por ter origem em disque-denúncia. A Castelo de Areia – que tem ligação do uma obra do Metro executada pela Camargo Correa, o desabamento da Estação Pinheiros – pode ser objeto de apreciação em breve. E o Ministro Barroso não dá indicativo que queira deixar isso barato.

    Como o trensalão parece ter saído finalmente da estação, em breve haverá um encontro entre a Castelo de Areia, por óbvia conexão. Por conta disso o Governador Alckmin, que quer a paz, tembém foi objeto de uma matéria “vacina”, dizendo que o Metro foi vítima do cartel. Só que alguém se aproveitou dessa vitimização do Metro, assim como se aproveitou da vitimização da Petrobras, para meter a mão na grana da empresa.

    Enfim, se olharmos a floresta, não está fácil pra ninguém.

  17. “Não vejo um país se

    “Não vejo um país se convulsionando para lhes dar apoio.”

    Aqui está a chave para o impedimento da Dilma.

    Eles podem querer, mas antes, o povo também tem que querer.

    Isso não está acontecendo, a não se para meia dúzia de coxinhas de SP.

     

  18. Sim faz todo o sentido, essa

    Sim faz todo o sentido, essa me parece mesmo a estratégia, caro Sergio. Um impeachment puro e simples é impensável num momento de calmaria e relativa satisfação, como agora.

    O que contribui ainda mais para a falta de apoio popular baseado em corrupção “mar de lama” é que o sentimento majoritário na sociedade é que Dilma, pessoalmente, não só não é desonesta, como é quem mais combateu a corrupção entre os presidentes.

     Mas sim, é fato que Gilmar vai desaprovar as contas, pelo menos parcialmente. Como ele poderia resistir a não fazê-lo? Responsabilidade com a nação, zero. Compromisso com a oposição, 10. Diante disso o governo tem que pensar numa estratégia, para que essa “espada” não atrapalhe um mandato que já será naturalmente complicado.

    Sendo leigo não sei o que poderia se fazer juridicamente, mas se for possível, a matéria tem que ser levada logo para o STF resolver, isso caso o pleno do TSE siga o Gilmar. De preferência ano que vem, quando Dilma poderá indicar mais dois para o Supremo. 

    A questão é que se o adversário é cheio de subterfúgios espertos, o governo tem que traçar suas estratégias com esperteza também. Aí é que faz a diferença em se ter um Cardoso no lugar de um Thomaz Bastos

  19. FOGO E FUMAÇA

    Correta a percepção do interesse do PSDB em utilizar a pressão relativa à pretensa possibilidade de impeachment como trunfo na estratégia política. Todavia, o texto padece da falha de não considerar o aspecto mais consistente do trecho transcrito de artigo citado pelo autor. E tal procedimento inadequado agrava a inconsistência da tese apresentada no final. Na medida em que a transcrição exibida no texto afirma de saída o fato de que “a rejeição das contas de um candidato não impede que seja empossado”, resulta contraditória a afirmação segundo a qual a litispendência de recursos referentes a eventual rejeição das contas de campanha implicaria numa ‘presidência provisória’. Não é um mero exagero terminológico, pois envolve uma questão conceitual essencial, que diz respeito à inexistência de respaldo jurídico para perda de mandato em decorrência de simples rejeição de contas de campanha. Assim, mesmo que não seja esta a intenção do autor do texto, de certa forma o discurso em seu conjunto favorece a direita golpista, por fazer eco ao alarde relativo à irreal expectativa de perda de mandato.

  20. Não havera impeachment pois

    Não havera impeachment pois não há clima para isso e no meu entender nao ha motivos tambem.

    Um impeachment seria uma tragédia para a estabilidade institucional do pais ninguem ganha com isso inclusive o Aecio.

    Não acho que o Aecio esteja apostando nisso, ele esta fazendo o barulho necessario para que essa ” faceta ” da eleição de Dilma através de ” vicios ” por parte do PT  fique sedimentada no imaginario popular.

    E uma estratégia que me parece boa se levada a cabo com bom senso, onde as eleiçoes de 2018 ja começaram.

    O negocio agora é expor toda as incoerencias e os tiros no pé que o PT fez ao defender gente suspeita e transforma-los em herois ou presos politicos.

    O palhaço que levantou o punho em solidariedade ( profanando as instiuiçoes ) ao pessoal do mensalão hoje esta todo enrolado em assuntos ilicitos.

    È disso que se trata a coisa toda, arrasar com o que sobrou junto as pessoas mais simples de imagem série e honesta do PT

    Ao fazer isso se começa à desconstruir o Lula.

    Só isso, a coisa nao tem a ver com a Dilma ( ja eleita e carta fora do baralho )  tem relaçao com o Lula.

    Lula é o cara a ser desconstruido …

  21. Maria Cecilia: nossa

    Maria Cecilia: nossa justiciaria só é essa espelunca, exatamente porque tem esses chochos. São uns bunda moles em posição de joelhos permanente. Não a toa, a justiça tupinica é o poder mais corrupto ds nação, porque, ali, só existe bundão e cifrão. Somos órfãos desse poder desde o descobrimento do Brasil, mas os chochos nunca fizeram nada para limpar essa espelunca. Por isso, a justiça é desacreditada, tá na lona e tenta dar golpes pensando que ainda estamos na época das capitanias hereditárias.

  22. Uma presidenta eleita

    Uma presidenta eleita democraticamente por milhões de brasileiros. Funcionários públicos, sim senhor, não eleitos pelo voto popular, todos esses ministros de tribunais não passam de funcionários públicos que convenhamos tem o rabo preso com alguma coisa e a presidente que tem órgãos de inteligência a serviço do governo dela, porque não coloca esses caras em campo levantando os podres e colocando pra circular na internet. Isso é exercício de PODER. MELHOR VENCER FORA DAS REGRAS QUE SER UM FRACASSADO DENTRO DELAS.

     

  23. Desnudem a imprensa!

    Será que é pedir muito para regular essa mídia nojenta que toma conta da opinião pública? Acho que agora chega de ser passivo e partir para uma ação de desnudar essa imprensa que se arroga liberdade de expressão para mentir e deturpar o que bem entende.

  24. VAMOS ACORDAR PARA ESSE AUTOR MANIPULADOR

    Voce é um sem noção que tenta manipular a cabeça de Uma “pequena parte da População” que ainda é Ignorante,  Mas acorde Senhor,  em 2003, a maior parte dos eleitores estavam ignorantes ao Verdadeiro Objetivo do “PT”, mas atualmente o Povo está acordando e apenas Uma pequena parcela ainda não enxerga.

    Sua visão é tao mesquinha, Falsa e Manipulatoria que voce diz que o impeachment só Interessa ao FHC  e  ao Aécio,

    Larga de ser manipulador, pois o FHC, Aécio  ou PSDB  NÂO GANHA NADA COM ISSO, apenas o PMDB,  porque no caso de impeachment  quem ASSUME é o Michel Themer PMDB,  (Detalhe: O PMDB   sempre foi  Comunado ao PT e está tão sujo quanto),

     

    É ISSO AÍ!!!!,   VAMOS ACORDAR MEU POVO!!!!!!!!!!!,

    Mesmo o Michel Temer assumindo a Presidencia o PMDB que também está envolvido em demais escanda-los,  SERÁ MELHOR QUE O PT.

    VAMOS DEIXAR COMENTARIOS E MANIPULADORES IDIOTAS COMO ESSE AUTOR DE LADO!!!!!!!!!!!!!!!

  25. “O impeachment interessa a Aécio” – é serio isso ??

    Sergio, é serio que vc pensa que o impeachment interessa ao Aécio? 

     

    “O impeachment de Dilma só interessa a Aécio Neves, que está tentando um terceiro turno e a FHC que nutre dor de corno em relação a Lula e busca uma vingança pessoal na base do “pode ser qualquer um, desde que não sejam eles”. “

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador