O Greenpeace e a campanha contra a Copa

Enviado por Desiludido

Do Ponto e Contraponto

Aliança PSDB e Greenpeace contra a Copa e contra o Brasil

Alertados por Stanley Burburinho no twitter, muitos usuários das redes sociais puderam notar que o Greenpeace Brasil entrara na campanha anti-Copa, incitando indígenas a participar do protesto que aconteceu em Brasília nessa semana.

Questionados qual era a relação da copa com o objeto social da ONG se limitaram a dizer que “fizeram estudos sobre gastos sobre a copa e a relação com o meio ambiente”, sem citar quais seriam os métodos usados no tal estudo e que conclusões os motivariam.

Como se sabe e já foi explicado aqui no Blog no artigo O Ecochativismo Financiado, o Greenpeace é uma ONG internacional que recebe gordas doações, entre outras, da Fundação Rockefeller, controladora de empresas petroleiras e do mercado de energia hidrelétrica nos EUA, que costuma fazer intenso ativismo em países que não são alinhados ao governo dos EUA, como Russia, China e Brasil, por outro lado tem uma relação complacente com os EUA e aliados, como no caso do escandaloso vazamento de óleo no Golfo do México, a ONG se calou vergonhosamente.

Agora rasgam a própria fantasia de “defensores do meio ambiente” para fazer campanha contra a copa no Brasil. Não houve nenhuma manifestação contra a copa pela ONG em 1994 nos EUA, que dizimou quase toda a sua população indígena, que é um dos mais produz gases do efeito estufa e se nega a assinar protocolos de redução de emissão desses gases. França e Alemanha que investiram em usinas nucleares e desmataram seus países também não foram alvo do Greenpeace nas copas de 1998 e 2006, respectivamente.

O motivo dessa adesão do Greenpeace aos protestos anti-copa foi agora revelado, Aécio anunciou Fabio Feldman, membro do conselho internacional do Greenpeace como coordenador do programa ambiental. Você, amigo do Blog, acredita em coincidências?

Ao selar alianças com Aécio, o Greenpeace segue os passos de Ronaldo e ataca a copa do mundo. Embora não reconheça em público, tá ficando claro que Aécio orienta quem é cooptado pelo PSDB a atacar a copa. Os tucanos continuam apostando no quanto pior melhor para esconder a sua incapacidade de criar propostas para contrapor ao projeto de país do PT.

Eu vejo e acompanho a copa desde a época da ditadura. Só a partir de 2003 tive um presidente que eu apoiasse, mas nunca deixei de torcer pelo país ou pela seleção brasileira. Torcer contra o país é ir contra si próprio, contra a própria família, só quem é podre de rico pode torcer contra o país e não sofrer consequências, já torcer contra a seleção brasileira é só viralatice mesmo, coisa de gente mal-amada.

E o Greenpeace que chegou a me enganar até meados dos anos 80, mostra a sua verdadeira cara, que já denunciamos aqui desde 2011, é uma farsa e representa interesses corporativos inconfessáveis. Uma ONG que tenta manter países em desenvolvimento na idade da pedra enquanto europeus e americanos aumentam suas riquezas.

LEN About LEN
Químico, microempresário, consultor de empresas, libertário de esquerda e agnóstico. Sem compromisso algum que o impeça de exercer de forma irrestrita o seu direito de liberdade de expressão e de criticar jornalistas, veículos de comunicação, partidos políticos, autoridades e personalidades públicas.

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esses ai NUNCA me enganaram.

    Esses ai NUNCA me enganaram. E vejo gente usando camisa do Greenpace com o “ar” de “descolado” e ambientalmente consciente. Tennha doh.

    O Negocio agora tem apoio internacional forte. Enquanto isso, a Esquerda que a Direita ama de paixao vai cumprindo o seu papel.

  2. Cada vez mais esses tucanos

    Cada vez mais esses tucanos demonstram que não tem condições nenhuma de dirigir o país ou qualquer administração, agora mesmo o candidato deles pede para que al lei da copa seja derrubada e que as manifestações cheguem as portas dos estadio, para que?

  3. Ong engana- trouxa

    Desiludido,

    Esta corja, que sempe teve muitos admiradores aqui no blog, andava sumida, mas voltou honrando as suas raízes, a de pilantras a soldo $$$ de gigantescos interesses SEMPRE contrários àqueles do patropi.

    A cachorrada banca $$$ populações indígenas, denuncia o corte de árvores na Amazônia, questiona fortemente os grandes reservatórios para novas hidrelétricas, mas desconhece de araque o estrago causado pelo fracking no seu quintal, do estrago ambiental causado pela Chevron ( possivelmente, uma de suas patrocinadoras) também no seu quintal e, ainda assim, consegue ter no brasilsil uma seleta claque de energúmenos, perfeitos idiotas a abanar a cabeça para as tais causas ambientais que esta Ong engana-trouxa anuncia como verdadeiras.

    1. Menos Alfredão, vai com

      Menos Alfredão, vai com calma.

      Desta forma o debate fica na linha daquele discurso tipo “fora capitalismo burguês”.

      Não é por aí.

      Quando uma ONG entra na batalha por uma causa, ela aspira sim um novo modelo de desenvolvimento, e são radicalmente contra grandes obras. Não é terrorismo verde, eles tem documentos, argumentos e alternativas. Claro que a implantação de uma economia sustentável exige uma reviravolta em tudo o que fiaemos, nossos padrões de consumo, nossos meios de viver, se deslocar e se alimentar. É utópico, por ora… Mas ao mesmo tempo os recursos do Planeta estão se esgotando, o equilíbrio dos ecossistemas, forjados por bilhões de anos, está emitindo alguns sinais de que as coisas não vão bem. As mudanças são lentas e quem pode sofrer as consequencias não é o sapinho raro da amazônia, mas o próprio Homem.

      O que o ambientalismo busca é legítimo. Generalizar acho perigoso. Tem muita gente boa se dedicando à causa.

      1. Ambientalismo de verdade

        Sergio SS,

        Obrigado pelo retorno.

        Compreendo a sua intenção, mas a realidade não é a que você sugere,

        Você sabia que o Greenpeace demorou mais de tres meses para se pronunciar sobre o megavazamento da Chevron, no Golfo do México ? Você sabia que nunca abriram a boca a respeito da destruição causada pelo fracking nos USA e Canadá ? Basta ir ao Google, pediir por Alberta, no Canadá e qualquer um pode ver a dimensão da tragédia.

        O Greenpeace é o que existe de pior, pinta o sete no Pará e também em algumas reservas indígenas, o negócio é mais sério do que as pessoas imaginam.

        Quanto ao modelo de desenvolvimento da Ong, ela não sabe o que é isto, mas bem orientada pelos patronos contribuiu para impedir os reservatórios de água para hidrelétricas.  

        Sobre os que praticam o ambientalismo, a maioria não passa de imbecis e neófitos, turma que não quis estudar , descobriu o IPCC e de lá não mais saiu. São poucos os que falam com propriedade sobre o assunto, e com estes eu aprendi durante um bom tempo. 

        A turma, ao invés de se preocupar com o Homem, se dedica aos peixes, árvores, passarinhos, lagartixas, etc…,  a mais completa inversão de valores.

        Já contei aqui, o pessoal não acreditou e depois viu que eu estava certo – o Arco Rodoviário, que liga Itaguaí a Itaboraí, Comperj, teve a obra paralisada porque um idiota dos grandes descobriu no alinhamento da rodovia um viveiro com umas 50 pererecas de até 2 cm., a obra foi paralisada e o projeto alterado para reiniciar os serviços. Quanto custou cada uma daquelas pererecas ? Nunca foi dito por ninguém o preço $$$ daquela aberração.

        Ambientalismo de verdade começa com saneamento básico e ETE, manutenção de margens de rios, água potável com ETA e CTR-Centro de Tratamento de Resíduos, depois vem o resto, papagaios, todas as árvores grandes e pequenas, baleias, etc…

        Um abraço

         

        1. Alfredo, eu tb não concordo

          Alfredo, eu tb não concordo com os métodos do Greenpeace. Quando fui ONGueiro, minha função era elaborar projetos em turismo e meio ambiente que aliasse conservação e desenvolvimento. Aliás, este era o objetivo geral da ONG, encontrar alternativas para aliar desenvolvimento econômico e social com a manutenção da qualidade de vida ambiental e humana.

          Como lhe disse, o Greenpeace vai na linha do protesto midiático, pois entende que isto gera repercussão para amplas camadas da população. Enquanto estratégia, não está errado. Mas nem sempre usa os meios mais adequados, concordo.

          Mas cara, não vou ficar entrando em exemplos de erros que vc lista, ou acertos que eu poderia te dizer, pois vc deve imaginar quantas cagadas foram feitas por economistas, engenheiros, arquitetos, urbanistas, administradores, políticos profissionais etc. Não faz sentido isto. Claramente há um carregamento ideológico nisto.

          Ou vc poderia me dizer uma única instituição no mundo que segue ou seguiu uma linha limpa e impecável?

          Eu só quis dizer a você que generalizar é ruim e que trabalhar pelo ou defender o ambientalismo é um direito de quem acredita na causa que tem como objetivo maior um mundo melhor pra se viver.

          Abração.

          1. Instituição limpa e impecável

            Sergio,

            Você me pediu que citasse uma instituição limpa e impecável, citarei duas, o FMI e o noso brioso STF rsrsrs

            Um abração

             

  4. Infelizmente, tem muito

    Infelizmente, tem muito ingênuo que trabalha (de graça) para os sabotadores do Brasil com o peito estufado achando que estão protegendo o meio ambiente.

  5. Dedo político

    Com algumas poucas excessões, a galera faicebuquista não se deixa arrolar por mentiras ou meias verdaes. esta participação do Greenpeace nestas manisfestações já começou a dar pra trás. Minha filha já havia comentado comigo a respeito. Achou estranha a participação justamente na Copa e justamente num momento crucial. Ela apenas ainda não tinha enxergado o dedo político por detrás das ações!!

  6. Esse greenpease (companhia do

    Esse greenpease (companhia do faz de conta e do terrorismo aos não alinhados com os USA) nunca me enganou.

  7. solicitei descadastramento, exclusão do Blog

    A qq. instante, sou desligado do Blog, pois solicitei descadastramento, exclusão do Blog. Em pouco tempo, acho até que já vou tarde demais depois de ver o nível de participantes, com exceções, e a falta de regulamentação (não censura, como seria a Lei dos Medios). Vejo o risco das unanimidades ocuparem os espaços, e vejo outros com uma linguagem ofensiva, menosprezando uma ou outra opinião diferente (opiniões deveriam ser respeitadas, principalmente as que divergem gente.).

    1. Poxa achei legal voce vir

      Poxa achei legal voce vir aqui e nos avisar de seu desligamento..

      muitos irão lembrar de sua “sensibilidade extrema” esse toque

      ….de humanidade  .Enfim aos que não te conheram…lembraremos

      aos que sentirem saudades acalentaremos , sabendo que voce

      vai partir dessa prá melhor., mas há males que vem para o bem!

      ______ “A morte nada mais é que o fim da vida.”

      José Mojica Marins( .Zé do caixão)

    2. Desligamento

      ricardo,

      Não entendi.

      Prá que desligamento? Passe direto, enquanto não consegur conviver com o contraditório.

      O blog, mesmo mais à esquerda não nega espaço aos colegas mais à direita, o que já não ocorre nos blogs de oposição, onde, lá sim, impera o pensamento único.

      O mesmo ocorre em relação às ofensas, praia em que os RA se superam, são hors concours. 

      1. Alfredo,v. o que Reinaldo Azevedo Moralis diz.

        Alfredo, veja o comentário de Mrallis que aqui reproduzo: parece extraído de um blog de Reinaldo Azevedo ou de Veja. Tire suas conclusões. Quanto a você sugerir ou dizer que sou de direita isso, sim, é que não é saber com o contraditório e levianamente rotular, pois saiba, acredite ou não, que me vejo muito mais aa esquerda do que alguns do Blog.(Não estou podendo copiar e colar, decerto já estão trancando ). Mas veja o nível e a agresssividade de Morallis por aqui.

         

        1. À direita ou à esquerda

          ricardo,

          Só posso responder por mim, e agressividade não prospera. 

          Quanto a te te rotulado, não é verdade, você fez a leitura equivocada, pois quando eu sei que o colega é mais à direita, eu falo com todas as letras e não tem problema algum, pois ser à direita não é pecado.

  8. Acho que foi o lula que disse

    Acho que foi o lula que disse :Eles entram no Brasil com panfletos e a bíblia

    em uma mão e um “contador geiger na outra”. Greenpeace é o golpe constante

    é o braço “soft do imperialismo.

     

    1. A frase é do sacerdote

      A frase é do sacerdote anglicano e sul africano Desmond Tuto e se referia a colonização europeia na Africa: “quando os brancos chegaram eles tinham a Biblia e nós as terras. Hoje eles possuem a terra e nós a Biblia.” Portanto, não foi do grande retórico, pensador e messias, Sr. Lula. kkkkk

       

  9. E tem mais

    E tem mais: GreenPeace foi a organizacao que trouxe um americano, ha’ uns dez dias atras, para ensinar diferentes maneiras de protestar contra o governo  durante a copa do mundo, conforme noticiado pela Folha.

  10. Pessoal, tenham calma.
    Estes

    Pessoal, tenham calma.

    Estes conselhos das grandes ONGs tem vários empresários de peso e de renome. Todas elas. É tão normal quanto o Conselho da Petrobrás e de qualquer empresa, fundação pública ou privada ou entidade patronal.

    A estratégia para ter pesos pesados no Conselho é como uma garantia na arrecadação de fundos.

    O que o Greenpeace fez é apelativo, concordo, mas não difere do que os metroviários estão fazendo. Obviamente com a vantagem de não prejudicar o cotidiano dos cidadãos. 

    Mas ao meu ver foi a forma que a entidade encontrou para chamar a atenção para o descaso de governos na questão ambiental. Vcs sabem que, assim como a área de cultura e esportes, o meio ambiente é aquele órgão pé-rapado, sem verbas, sem atenção, sem destaque, nem peso político. O PMDB nunca intimou a Dilma para ocupar uma destas pastas. As vezes o turismo consegue ganhar algum destaque, pois tem verbas para pesquenas obras nos municípios que chamam a atenção, como centros de eventos, estradas turísticas, pórticos etc.

    Eu trabalhei numa grande ONG, todos os técnicos eram brazucas e apaixonados pelo Brasil, defensores do socioambientalismo, onde o Homem é parte da defesa da natureza. Fiz trabalhos muito legais na Amazônia e Cerrado, beneficiando muitas famílias.

    O Greenpeace tem um diferencial que é, e sempre foi, causar impactos midiáticos, chamar a atenção, provocar e polemizar. Tá no papel dele. Não me surpreenderia se alguns ativistas escalassem o itaquerão no dia da abertura da copa, se lembrarmos o que estes loucos já fizeram mundo afora, como atropelar petroleiros com barcos infláveis etc.

    A esquerda política, qdo vai falar da questão ambiental, se assemelha muito à direita reaça. Portanto, menos atenção à  conspirações tolas, please…

    1. Um detalhe: qual o sentido de

      Um detalhe: qual o sentido de criticar as fontes de arrecadação de uma entidade, se diversas empresas, fundações e partidos políticos também fazem isto ? Vamos então demonizar o PT por receber recursos das empreiteiras?

      Não estamos mais na guerra fria. Estas ONGs apresentam seus balanços técnicos e contábeis anualmente, são bem transparentes. Caso contrário não recebem mais doações precisam ser confiáveis aos olhos de governos e doadores.

      Temos que tomar cuidado. Ser contra a questão ambiental é uma coisa. Especular com denuncismo sem provas é outra.

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador