O Outono da Velha Guarda Petista

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

“Pra lhe dizer que isso é pecado
Eu trago o peito tão marcado
De lembranças do passado
E você sabe a razão
Vou colecionar mais um soneto
Outro retrato em branco e preto
A maltratar meu coração”

(Retrato em Branco e Preto – Chico Buarque)

Geração Histórica na Fundação do PT

Estive no velório de Luiz Gushiken (Companheiro Gushiken? Presente, Hoje e Sempre!) e revi aqueles velhos quadros da esquerda brasileira, em especial do PT, ali estava reunida a mais importante e vitoriosa geração de militantes, boa parte forjada na ditadura, que foi decisiva na reconstrução do movimento sindical, social e político brasileiro, nos anos de chumbo. Aquele ousado grupo construiu oposições sindicais, venceu sindicatos, fundou a CUT, o PT, teve participação decisiva no processo de redemocratização do Brasil. Durante a constituinte, mesmo em ínfima minoria, trouxe os trabalhadores para o centro dos debates e incluiu pontos fundamentais na Constituição. Estes quadros temperados na luta chegaram à Presidência com um dos seus melhores quadros, Lula, o primeiro presidente vindo do povão sofrido e trabalhador.

Bem, vamos ser francos, toda esta geração de dirigentes do PT, começando por Lula, jamais será perdoada (Ao companheiro Luiz Gushiken) por ter ousado governar o Brasil. Suas vidas seriam e serão escrutinadas para sempre, o pecado de ter desafiado o poder tradicional, não será engolido, nisto se insere a questão do “mensalão”. Sem minimizar os fatos ocorridos, o PT aceitou o jogo eleitoral como ele é, com caixa dois, sobras de campanhas e montagem de base parlamentar, senão não se ganha eleições e principalmente, não se governa. Usou-se as armas para se vencer e governar, nada diferente dos outros 100% governos eleitos em qualquer época.

Sem entender estas questões vamos fica eternamente na condenação moral, jamais chegaremos ao essencial, que é mudar a lógica de se fazer política no Brasil, mas não apenas aqui, é uma lógica do Kapital, que se reflete em todas as eleições no mundo, quer seja aqui, nas eleições dos EUA ou agora na Alemanha de Merkel. Desprezar estes dados, em verdade, é abandonar a arena política, assim como fizeram os “indignados” espanhóis e entregaram o governo à Direita com uma maioria esmagadora, que mesmo com um governo fraco, corrupto, entreguista e de desmonte do Estado de bem-estar social permanece no poder. As lutas se dão em todas as cenas, não somos nós que escolhemos o cenário, muito menos as armas.

Olhei aquela cena, no cemitério, um momento de solidariedade, reencontro, mas de profundo pesar, notei que os principais quadros estão não apenas envelhecidos, mas destruídos fisicamente, de forma assustadora, a pressão, o isolamento político, o cerco diário midiático, a forma covarde de atacar a vida pessoal, a história de vida, parece que vai vencendo lentamente e letalmente os quadros, que mesmo experimentados, a energia já não é a mesma. O gosto pelo assassinato de reputações não lhes dará chances de defesa, quem sabe daqui a 49 anos a “Globo” pedirá desculpas ao Lula e aos seus companheiros.

O diálogo com esta nova geração que surge é truncado, poucos compreendem as razões políticas e ideológicas ou as opções de luta e vida que os velhos quadros tiveram, alguns preferem reduzir as questões a um moralismo tolo, muito próximo do que sai nos jornais e revistas vinculados ao grande Kapital. Há aqueles que foram construir pequenos partidos, radicalizados na forma, mas conservadores no conteúdo. Pouco ou nada de novo, diferente, se conseguiu de alternativo fora da experiência do PT, esta é a realidade. Por fim, surgem os liquidacionistas internos, que enxergam, em toda crise, a necessidade de “refundações”, velha e única tática das lições da esquerda europeia, que levou ao fim os grandes partidos de esquerda na Europa, hoje não passando de aglomerados ou “movimentos”.

O que nos aguarda não será nada fácil, os destinos da Esquerda  brasileira(PT volta à Planície) vai bem mais além da decisão do STF, pois esta é mera formalidade, para aqueles que condenaram estes quadros, já condenaram, de  nada adianta argumentar, não se darão o direito de pensar diferente do que já pensam, nisto a Direita usou com eficiência todo seu poder, Mídia e Judiciário, para criar o clima de condenação e linchamento prévio, qualquer questão técnica jurídica será vista apenas como manobra, para evitar condenação e prisão e espetáculo televisivo. Chegamos ao absurdo de um ministro do STF, Marco Aurélio Mello, pedir manifestações (seriam os “black blocs” ?) na frente da suprema corte, para pressionar seu colega a votar contra a apelação dos condenados. Refresquemos a memória, este mesmo Marco Aurélio deu Habeas Corpus a tipos como Cacciolla, o banqueiro amigo que deu um desfalque de 1,5 bilhões de Dólares, algo como 50 “mensalão”. Nem lembrou, portanto, o “clamor das ruas”, como, covardemente, apela agora.

A questão que se impõe, para a militância, é mais uma vez derrotá-los nas urnas e seguir em frente, reconstruir as pontes e formar novos quadros, respeitando os velhos, aceitando seus erros e acertos, porque a vida é bem mais complexa do que pensamos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As lideranças do PT como José

    As lideranças do PT como José Dirceu e José Genoíno, que estão sendo condenadas hoje pelo STF, fazem parte da construção do PT que hoje está mudando para melhor a vida de milhões de brasileiros.   Esse projeto foi construído com base na verdade e coragem frente a muitos obstáculos impostos pela ditatura militar e sua mídia, e mesmo assim frente as diversidades desse período, como o da opinião pública amplamente manipulada pelos que estavam no poder nessa época, essas lideranças se mantiveram fiéis guardiãs do projeto proposto pelo PT que hoje se materializa. Para mim o silêncio do PT em defesa dessas lideranças, onde alguns se dizem republicanos, por oportunismo eleitoral, não passam de covardes, infelizmente o PT hoje paresse um partido de covardes. Não se consolida as mudanças proporcionadas pelo PT com base na covardia, é preciso da coragem de nossas lideranças como José Dirceu e José Genoíno!!!

  2. Parabéns Arnobio !

    Bela análise !

    Só temo que a nova geração seja mais estúpida que os velhos quadros que se juntaram em grupelhos, abandonaram o barco e ficaram sem discurso e repercutindo a direita com a desclassificação dos avanços sociais e a tal da “corrupção”…

    Lamentável também o abandono dos velhos quadros a sua própria sorte pelo pt e seus líderes principais. Os partidos de esquerda como um todo, deveriam ter mantido o protagonismo ESTRIDENTE e sem trégua apoiando aos acusados e denunciando incansavelmente o golpe em andamento no stf e na mídia.

    Mas infelizmente nessa hora a covardia falou mais alto.

     

    sds

  3. Hoje temos um novo Brasil,

    Hoje temos um novo Brasil, onde há, de verdade, um início de distruição de renda. É bom salientar que o nosso país jamais foi tão respeitado internacionalmente como agora. Tenho orgulho de dizer, a todos, que eu e minha família somos e sempre seremos PT. Acreditamos nesse partido, porque ele não pertence aos anteriores e atuais lideres. No entanto, pertence ao trabalhador brasileiro, isso teve ficar claro para todos.

  4.  
    Mas o que essa foto tem a

     

    Mas o que essa foto tem a ver com o presente?

      A criação de um partido repartido aonde seus principais integrantes são ”consultores” ou ”ARTICULISTAS” de jornais estrangeiros- sem saber escrever uma palavra em inglês e menos ainda,corretamente,em português.

            Isso não é motivo de orgulho.É motivo de vergonha.

                Emtempo: O bolsa FAMÍLIA será permanente? Se for, está comprovado que o governo não têm porta de saída pros neneficiados.E a propósito: Mulheres de expoentes políticos do PT estão recebendo o bolsa-família( eta mingigância) E sobre o Gilberto Carvalho acobertar 18 milhões de dólares de ongs manipuladas? Ah,sei: ”foram os cardeais”.

      O PT É UMA PARÓDIA DA PARÓDIA.NEM CRIATIVO É. MAS ROUBA COMO  NÃO EXPERIENTE.( só ”aprendeu” a roubar e nada mais)

               Se  todo político rouba, o PT é o ÚNICO que deixa assinatura e digital — na maior cara-dura.

                 Eu cortei dois dedos em 1 ano de trabalho.Terei o dobro de salário do INSS por ”invalidez” nos moldes do Lula?

                          Não sei.

                           Mas deveria.

    1. Só 2 dedos ?

      Que pena, que vc teve apenas dois dedos cortados e não decepados totalmente, quem sabe assim, vc não conseguisse teclar. O melhor mesmo, que poderia ter acontecido contigo(para nós) seria, que sua língua tivesse sido arrancada, daí…

      1. RUY.
        É como diz o DELFIN:

        RUY.

        É como diz o DELFIN: jornalista economico não é nem jornalista nem economista.

        Anarquista sério não é nem anarquista e muito menos é sério. É na realidade um nada….um ninguem….um troll

  5. Tenho uma querida amiga e

    Tenho uma querida amiga e colega de combates, de lutas, de esperança e ideologias. Minha amiga que outrora militou junto comigo, por Lula, pelo PT, pelos trabalhadores, pelo povo, pela Maria que um dia me disse que “a vida anda, da voltas, mas não muda (essencialmente) para o pobre”, agora defende a oposição e a midia. Faziamos manifestos, acampamentos, piquetes, sem nunca termos nos filiados formalmente ao PT ou ganharmos para isso. Tinhamos 18/20 anos e FHC  estava no poder e viamos que o Brasil estava cada vez mais à direita do que social-democrata. Tinhamos sido enganados, mais uma vez.  

    A frustração com a realpolitik pode ser devastadora. « Tudo que é solido desmancha no ar ». As ideologias também. Agora virou inimiga numero 1 do PT, « um partido corrupto, como todos os outros”.

    Eh tragico quando perdemos alguém que amamos muito, ainda que simbolicamente. Eh tragica a partida ainda cedo de Guhsiken. Poucas pessoas têm visão do atacado ; poucos conseguem enxergar muito além de seu tempo. Poucos conseguem pensar no todo, se sacrificar, enfrentar criticas pesadas e, às vezes, ir contra toda a manada à volta. E num Pais onde pensa-se quase sempre apenas no imediato e nos propios interesses, um estrategista, uma pessoa comprometida com a melhora de seu Pais, faz falta sim.

    Também tive a sensação de que os quadros do PT envelheceram. Genoino, Dirceu e o proprio Lula, me parecem abatidos fisicamente, ainda que tenham muita força para o combate.

    Perdemos Guhsiken fisicamente e perdemos Dirceu e Genoino moralmente. Mas a historia, ainda que tentem manipula-la, não acaba aqui.

     

      1. Mais complicado que isso.

        Mais complicado que isso. Perdeu o pai criança, a mãe professora publica teve muitas dificuldades para criar os quatro filhos, trabalha desde cedo e se sente muito frustrada com a politica como um todo – ela trabalho no meio – e com o PT em particular. 

  6. Eles envelheceram vítimas de

    Eles envelheceram vítimas de um ódio brutal da mídia e seu séquito. Essa mídia e essas pessoas não merecem nosso ódio, apenas desprezo. Não tenham dúvidas que esses brucutus receberam o desdém de seus próprios familiares, quanto não tiverem mais o poder da pena ,da toga e de seus comparsas que estarão na mesma situação.

    Lula, Dilma, Dirceu,Genoíno, Gushiken, Olívio, Brizola, seguem a sina dos grandes homens. Todos os antigos venerados hoje, foram achincalhados pelos babacas de seu tempo. Gandhi, Mandela, Galileu, Sócrates, Jesus Cristo, e outros.

  7. Saudades do sonho.

    Caro Arnóbio, não lembro-me você, quando fundamos o PT, e sonhávamos que as gerações que nos sucederiam, continuassem nossos sonhos e utopias, e revendo as caras antigas(hoje envelhecidas) dos antigos companheiros, lamento que o preço que pagamos, para chegarmos ao poder, e podermos governar, tenha sido tão caro, e tão mal compreendido.

    Não houve um envelhecimento da nossa ideologia, houve sim, uma guerra fraticida contra todo um status quo dominante, que assassinou  algumas das melhores reputações,  e que nos atingiu pesadamente, causando um certo esfriamento político, que “mata” e pune os melhores quadros políticos deste país, como ocorreu com o Dirceu, o Genoíno, o Jacó Bittar, o Alemão, e outros menos conhecidos, e se ainda temos lideranças como as do Lula, este é o sinal, de que o partido jamais deixará de reconstruir sua história  e de avançar.

    A “ída” do Gushiken, não nos diminúi, muito pelo contrário, ela nos dá mais fôrças, para prosseguir.

  8. É isso aí, Arnobio, texto

    É isso aí, Arnobio, texto comovente.

    Só quem lutou, doando horas, dias e anos de sua vida à construção de um partido autenticamente popular, trabalhou com obstinação e coragem para vê-lo crescer e começar a influir decisivamente nos rumos do país, pode entender o que você diz com clareza e sinceridade.

    Os que criticam sem entender, sem pensar o que é o processo político e tudo o que nele influi, os que se iludem com ideias fantasiosas de pureza, sem olhar em volta e ver que o mundo é composto por pessoas comuns e não por seres perfeitos e imaculados, e sem ver o que a história da humanidade tem para nos contar, esses estarão sempre com o dedo a apontar para uns e outros, menos para si mesmos.

    Gushiken, Presente!!

  9. É isso aí, Arnobio, texto

    É isso aí, Arnobio, texto comovente.

    Só quem lutou, doando horas, dias e anos de sua vida à construção de um partido autenticamente popular, trabalhou com obstinação e coragem para vê-lo crescer e começar a influir decisivamente nos rumos do país, pode entender o que você diz com clareza e sinceridade.

    Os que criticam sem entender, sem pensar o que é o processo político e tudo o que nele influi, os que se iludem com ideias fantasiosas de pureza, sem olhar em volta e ver que o mundo é composto por pessoas comuns e não por seres perfeitos e imaculados, e sem ver o que a história da humanidade tem para nos contar, esses estarão sempre com o dedo a apontar para uns e outros, menos para si mesmos.

    Gushiken, Presente!!

  10. companheiro Arnobio

    Companheiro (s),

    podia ter participado da fundação do PT, não fosse então dona-de-casa (ou filha de dona-de-casa) no interior de Minas, cega para as classes sociais. (Até poque, em as havendo, eu estava posicionada entre as que oprimem).

    PT desde que se abriram meus olhos para o mundo político – talvez até pelo ‘novo’ que o PT reperesenta (representa!) – me sinto acabrunhada com esta situação magistralmente descrita pelo Arnobio.

    Mas estive pensando: será que não é o caso de levantar a cabeça e encarar estes porta-vozes do conservadorismo, da intolerância, da hipocrisia, do ódio de classe? Me parecem ocos em sua argumentação tosca. Os que lhes repetem os mantras padecem do mesmo embaçamento intelectual. Não repudiam a corrupção, repudiam o PT. Mas estive pensando: ganhamos as últimas três eleições presidenciais e estamos no páreo para a próxima. Tem sentido nos sentir acuados e acabrunhados?

    Viva o PT! Vivam seus quadros fundadores e inspirem os que continuam a luta.

    Ab

    Telma

  11.  
    Interessante a foto dos

     

    Interessante a foto dos sonhadores. Daqueles que sonharam melhorar a vida dos brasileiros. Nos sonhos sonhados, por certo, os ganhos foram bem maiores que os obtidos durante a dura vigília cumprida na última decada. Porém, houve ganhos significativos, o suficiente para para realimentar novos sonhos. Não obstante, o raquitismo ideológico de pseudos anarquistas. Da atrofia mental do velho udenismo, ainda insepulto. E, sobretudo, da indecisão dos fracos, dos mal resolvidos , dequeles que se imaginavam vanguarda do povo. Agora, envergonhados, se escondem por trás de um moralismo de fancaria, tão ao gosto dos reacionários e conservadores da extrema direita.

    Sigamos em frente. Sonhado e realizando. Ao ódio, ao ressentimento dos que ficam atolados em suas nano-mesquinharias, apenas, o desprezo

    Orlando

  12. O SONHO E A ALEIVOSIA DOS SEM SONHO

     

    Interessante a foto dos sonhadores. Daqueles que sonharam melhorar a vida dos brasileiros. Nos sonhos sonhados, por certo, os ganhos foram bem maiores que os obtidos durante a dura vigília cumprida na última decada. Porém, houve ganhos significativos, o suficiente para para realimentar novos sonhos. Não obstante, o raquitismo ideológico de pseudos anarquistas. Da atrofia mental do velho udenismo, ainda insepulto. E, sobretudo, da indecisão dos fracos, dos mal resolvidos , dequeles que se imaginavam vanguarda do povo. Agora, envergonhados, se escondem por trás de um moralismo de fancaria, tão ao gosto dos reacionários e conservadores da extrema direita.

    Sigamos em frente. Sonhado e realizando. Ao ódio, ao ressentimento dos que ficam atolados em suas nano-mesquinharias, apenas, o desprezo

    Orlando

  13. minha humilde opinião

    “Sem minimizar os fatos ocorridos, o PT aceitou o jogo eleitoral como ele é, com caixa dois, sobras de campanhas e montagem de base parlamentar, senão não se ganha eleições e principalmente, não se governa.” = nivelaram por baixo.

  14.  
    Além dessa letra do Chico

     

    Além dessa letra do Chico Buarque, Ideologia, do Cazuza, também representa muito bem o PT atual, menos saudosista, mas mais realista. A foto do post me deu saudade do PT, onde ele foi para?

    Meu partido
    É um coração partido
    E as ilusões
    Estão todas perdidas
    Os meus sonhos
    Foram todos vendidos
    Tão barato
    Que eu nem acredito
    Ah! eu nem acredito…

  15. Estrebuchem, babem de ódio

    Estrebuchem, babem de ódio mas ai esta um time de de estrelas! Perderam partidas,cometeram faltas, erros táticos e sofreram desfalques, mas nunca ficaram perdidos 

    em campo.O jogo não acabou , é duro , o adversário é quase sempre  desleal, mas o caminho do “gol” vem sendo trilhado dia pos dia.Como se grita “popularmente no

    futebol um singelo e sonoro: “CHUPA ” prá turminha da arquibancada direita.

  16.  
    Bom, o PT é o partido que

     

    Bom, o PT é o partido que consegui tirar do poder os 500 anos de atraso. Esperar pureza,é teimar em viver na utopia e, isso, não cabe em guerras. Ver os dignos Olivio Dutra, Lula e outros é ter certeza que esse partido mantem sua coerência na luta pelo povo e pelo país, dá esperança de mais. Pergunto, principlamente aos psolistas e tais: o que vocês fizeram de bom a país e povo? Envergonharam-os ao sentarem no colo do que há de mais reacinário, antipovo, atrasado que o país nos ofereceu durante tanto tempo. Lamentar-se porque o Pt não é mais o mesmo, é ser um abostado que pensa com o fígado. O PT tem costas largas, tudo nesse país é culpa deste partido. Tem que ser muito raivoso para concordar com isso ou ter nascido à dez anos. Parabéns para o PT, com suas virtudes e defeitos, mas sempre o único partido do povo. Cadê os outros partidos para levar a culpa por seus roubos? Cadê a justiça que trabalha para o capital e nunca é justa com o povo e com o país? Onde estão esses bandidos? Não, senhores, não é o PT que devemos julgar, mas os grandes crápulas que roubaram e fizeram desse país um dos campeões de corrupção.

  17. Radiografia em branco e

    Radiografia em branco e vermelho perfeita, obtida e oferecida por Arnóbio a todos que tem olhos de ver e cabeça de pensar, para entender, apesar do alto preço pago, o tamanho do acerto em utilizar pragmaticamente as armas do inimigo para primeiramente chegar ao poder e depois, de forma ainda mais difícil, manter-se no mesmo, modificando o Brasil para os desiguais e ao mesmo tempo mantendo condições de governabilidade, pacificando e acomodando contrários e isolando inimigos.  Se alguém tem dúvida sobre o tamanho do prático acerto e suas consequências (se não viveu, basta pesquisar), compare o Brasil até 2002 com o Brasil de 2013, quer no cenário doméstico, quer no cenário mundial.

    Reconheça-se que o arquiteto e engenheiro maior desse vitorioso caminho é Dirceu, pragmático que não sonha o sonho, pensa em como torná-lo realidade, e que consegue o impossível ao sensibilizar e ganhar a maioria dos corações e mentes das ramificações representadas pelos presentes nessa foto em branco e preto, a entenderem e aceitarem que o partido, tecido retalho a retalho, na base do comunitário, dos movimentos sociais, dos sindicatos, das greves, das CEB’s, da militância da estrelinha, do sangue, suor, lutas, festas e lágrimas, da ética, do trabalhador vota em trabalhador, só iria transformar sonhos em realidade e mudar de fato o Brasil, desmontando a Casa Grande, tijolo a tijolo, ao correr do tempo, se utilizasse as mesmas armas criadas e utilizadas pelos adversários e inimigos, para manterem-se no poder.

    Por isso tudo, lamenta-se e não entende-se o motivo pelo qual o partido abandonou essa gente corajosa e decidida no patíbulo do mensalão, etapa por etapa, postergando o momento da defesa e oferecendo ao inimigo a chance de inibir o uso das armas de sua procedência, em beneficio do povo, através da criminalização via judiciário e execração pública via mídia do Millenium, de figuras de proa do partido, em particular do mais odiado pelos néscios em política e o escolhido a dedo pelos que pensam a Casa Grande e sabem o que representa o inimigo nº 1 da mesma, Zé Dirceu.

    Dirceu abandonado, como Genoíno, João Paulo, Delúbio e os demais inocentados, soube mais uma vez dar o exemplo de coragem, perseverança, luta e inteligência política, caracteristicas de toda uma vida. Não vergou-se aos que o desejavam subjugado e chega ao derradeiro capitulo bem maior que quando iniciou-se a execração pública, não sucumbe, luta, dá o exemplo, enfrenta-os, ocupa o terreno na batalha desigual e deixa aos inimigos o beco sem saída de prende-lo como objetivo maior, pois sabem de antemão que já perderam a batalha final, pois Zé Dirceu preso será o caminho mais curto para entrar na historia como mito, solto é a retomada vitoriosa para somar no caminho do sonho tornado realidade, é a volta plena do arquiteto e engenheiro e o Brasil mais próximo do Brasil que nós sonhamos e haveremos de fazê-lo juntos.

  18. canções

    “Sem minimizar os fatos ocorridos, o PT aceitou o jogo eleitoral como ele é, com caixa dois, sobras de campanhas e montagem de base parlamentar, senão não se ganha eleições e principalmente, não se governa. Usaram-se as armas para se vencer e governar, nada diferente dos outros 100% governos eleitos em qualquer época.”

    Ou seja: “Se vogliamo che tutto rimanga come è, bisogna che tutto cambi.”

    Petogattopardismo: Lulinha paz e amor.

    Arnobio, decerto mais um petista mergulhado no autoengano, deu mole ao escolher a canção. Ela  começa assim:

    “Já conheço os passos dessa estrada

    Sei que não vai dar em nada

    Seus segredos sei de cor”

    Por que será que Arnobio omitiu o trecho acima?

  19. Quero dar aqui meus parabéns

    Quero dar aqui meus parabéns ao PT e aos seus militantes e agradecer por todo o bem que têm feito ao meu país. Torço sempre por vocês. Numa eleição meu voto de vereador a presidente será sempre para o PT até que outro partido o supere, mas está difícil não é?.

  20. Esses senhores ainda estão

    Esses senhores ainda estão vivos, mais a ideologia…. essa já desencarnou a muito tempo. Petismo neoliberal é de doer!

    1. Não abandonamos os propósitos

      Esses senhores tinham um objetivo na década de 80: tornar o Brasil um país mais justo e igual.

      E é isso que estão fazendo. Imaginávamos somente que o processo poderia ser mais acelerado. 

      Mas o mundo é bem mais complexo do que a imaginação que fazemos dele. Foi pegá-lo com a mão e perceber isto.

      O sonho é o mesmo. A velocidade da realização não compromete os propósitos e nem é justificativa 

      para taxar esses heróis de neoliberais. Isto é imaturidade política. 

       

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador