O pré-sal, as agências americanas e os colonizados, por Aurélio Júnior

petrobras_p56_divulgacao_ag_petrobras_4.jpeg
 
Foto: Divulgação
 
Por Aurélio Júnior
 
Comentário ao post “Xadrez de como Serra tentou fincar um pé na cooperação internacional
 
O que mais causa espanto não é a capacidade de “entrega” de nossos políticos, aliás TODOS, independente da suposta coloração politica, no geral parece que informam-se pela midia nacional, reagem a ela, não conhecem nada sobre relações internacionais na realidade, muito menos ouvem assessorias qualificadas, nem as de Estado ou externas, um fenômeno que também acontece com nossos formados em “comunicação social” de todos os matizes, em resumo: Colonizados.
 
Quem mais conhece a fundo o pré-sal? Não é a Petrobras, sequer o governo brasileiro, mas duas agências de inteligência americanas, diretamente ligadas ao DNI (Directorate of National Intelligence) e colaboradoras do DHS, as pouco conhecidas NGA e NRO – a tão comentada CIA ou mesmo a NSA, perto destas são “fáceis”, aliás, sem a NGA e NRO, a NSA não existiria – NGA (National – Geospatial Agency + NOAA mapearam todo o Atlântico Sul), já a NRO (National Recon Agency) controla todos os satélites de recon – de todas as especialidades – lançados pelos Estados Unidos.

 
É fato comprovado há décadas, que nas ocasiões de encontros ou reuniões, com funcionários do governo americano, pouco importando se militares ou civis – independe se burros ou elefantes – eles tem tudo na “mão”, uma estratégia clara, não estão lá para negociar, estão na reunião para convencê-lo (soft), mas sempre com o “stick” à mostra. Aliás este “stick” em certos casos pode ser pessoal (talvez não me entendam neste ponto, mas derrubar uma pessoa, um negociador, é muito mais fácil que derrubar um Estado, todo mundo tem um “pelinho” que quer esconder).
 
P.S.: O embaixador Sobel nesta situação acima relatada, assim como seus oficiais de segurança a época (FBI e DEA), não comunicaram ao DofState as aflições de Serra, mas reconheceram que o Almirante do Tietê desejava uma maior aproximação e possivel futuro apoio a suas ambições.
 
Um ditado americano: Não é necessário pagar caro para quem quer se vender.
 
Assine
Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As agencias de inteligencia

    As agencias de inteligencia americanas nem precisar gastar baterias de satelites com o pre-sal. TODAS as informações geodesicas sobre o pre-sal estão nos arquivos da SCHLUMBERGER, a maior empresa mundial de pesquisa geofisica de campos de petroleo, usada por todos os paises produtores, uma mega multinacional que vale dezenas de bilhões na bolsa,

    de origem francesa mas hoje sediada nos EUA. A SCHLUMBERGER tem o primeiro contrato com a Petrobras para levantar os dados do pre-sal, é grande parceira da Petrobras e hoje tambem é parceira da Universidade Federal do Rio de Janeiro para

    construção do Centro de Pesquisas do Pre-Sal.

    É preciso ver todo esse conjunto com realismo e não cair em lendas conspiratorias. Os EUA não estão alucinados com reservas de petroleo, a politica energetica americana e não depender de petroleo importado e eles estão a cada dia menos dependentes de importação e portanto não estão assim tão interessados em reservas, especialmente no mar, onde por causa de riscos ambientais as major americanas tem medo de entrar,  a grandes petroleiras estão investindo em energias renovaveis e saindo do petroleo, é o plano de negocios declado da Exxon e de outras empresas, que agora se denominam “de energia” e não de petroleo.

    https://ufrj.br/noticia/2015/10/22/ufrj-fecha-acordo-com-multinacional-schlumberger-para-constru-o-de-centro-de-pesquisa-sobre-pr-sal

    1. Tudo bem, sr André, mas,

      Tudo bem, sr André, mas, enquanto a virada não se dá, será possível que as empresas sejam, via desestabilização de projetos como o do pré-sal, ajudadas com uma mãozinha dos orgãos de inteligência, ou mesmo outros, do grande irmão do norte?

      1. Porque os EUA

        Porque os EUA desestabilizariam o pre-sal, com qual objetivo? O pre-sal é um excelente mercado para empresas americanas como a Schlumberger e Halliburton, a Chevron tem uma concessão e a saude financeira do Brasil é de alto interesse dos EUA que ainda é o maior investidor no Brasil.

        1. Desista AA

             É inócuo tentar explicar o que significa “mercado”, tanto o de fornecimento de insumos, como o de prospecção e produção, as vezes parece que pessoas acreditam que os Estados Unidos, suas empresas, irão “roubar” o petroleo ( talvez de canudinhos, ou quem sabe através de barcaças ) de nossas provincias petroliferas, a mesma besteira – mais besteira ainda – refere-se a nossos aquiferos.

              Ideologias, não combinam com logistica e/ou defesa, sequer soberania, e tentar explicar estas relações para ideologizados, é perda de tempo.

    2. Halli tambem

           Caro AA, 

           É verdade, o melhor relatório técnico sobre estas jazidas, foi produzido em Houston, nos laboratórios da Schulemberger com estreita colaboração tanto da Halliburton, como do escritório da Petrobrás nos Estados Unidos, outra empresa norteamericana que teve e tem grande acesso a estes dados, como tambem a progressão deles, é a General Eletric, que aliás montou um tremendo centro de P & D junto a UFRJ na ILha do Fundão. 

            E meu filho, nem comentarei sobre o “resto” ( noruegueses, chineses, russos e até indianos ).

            O cerne deste minha postagem, não foi relativo ao pré-sal, ou mesmo sobre petroleo, mas um exemplo de como nossos politicos – NÃO importando o matiz ideológico – são despreparados para negociar, assim como nossos ” comunicadores sociais”, ambos são “baratos”.

             Outro exemplo de delirio :  A detenção e condenação do Alm. Othon, tão contestada, inclusive neste sitio, seria uma forma de acabar com nosso programa nuclear , uma tremenda besteira, um exercicio de ilusionismo acreditar nisto, as ingerencias externas do Alm. Othon e de outros “menos cotados”, referem-se a década de 80/90, é passado, aliás muito passado, nada do que Othon fez ou sabe é desconhecido, não só por americanos, como tambem por nossos ” parceiros” á época ( França, Itália e Alemanha ).

              P.S. : Jacksonville and Panamá City – Vc. irá entender o do porque coloquei estas localidades neste texto, nelas estão situadas a segurança estratégica das provincias energéticas, no caso oleo, de certo País.

    3. Sr. André, permita-me discordar.

      Os EUA estão, sim, alucinados com reserva de petróleo. Eles sabem exatamente quando o deles irá se esgotar. Sabem também que todos os parques industriais e frotas de veículos (terra, mar e ar) ao redor do mundo são movidos a petróleo. O país que não possuir reservas de petróleo para exploração futura ou fornecedores confiáveis verá seu parque industrial paralisado e, consequentemente, seu estilo de vida modificado. Por isso os EUA vêm desestabilizando, derrubando, invadindo e fazendo guerra contra países que dificultam ou impedem o acesso de suas multinacionais às fontes produtoras dessa commodity.  Para atingirem esse objetivo utilizam seu poder econômico, financeiro e bélico. Te garanto que o povo americano não aceitará mudar seu estilo de vida por falta de petróleo, irá, sim, exigir que o governo o busque onde quer que esteja. É pensando no futuro que o governo brasileiro deveria manter o pré-sal sob administração exclusiva da Petrobras. Petróleo é sinônimo de independência. O país deveria explorar o pré-sal de acordo com suas necessidades de consumo. O estoque não explorado é garantia de valor e reserva para o futuro. Mas, infelizmente, as forças que assumiram o comando da nação não possuem esse pensamento. Aliás, não possuem a ideia de união, raiz e nem mesmo pátria então, não podemos exigir decisões que tenham como base o futuro do país. Quando desenvolvemos o nosso parque industrial, o fizemos com petróleo importado, acumulando dívida externa. Agora que somos auto-suficientes decidiu-se passar a administração de nossas reservas para empresas do exterior. A continuar nesse caminho, em breve, voltaremos a ser dependente de importações de petróleo e aí teremos perdido, novamente, o bonde da história. 

  2. O petróleo não é so energia,
    O petróleo não é so energia, é a matéria prima mais profundamente enraizada em todas as áreas da atividade econômica do mundo moderno. Não seria chamado de ouro negro se dela se extraídas apenas gasolina, diesel e lubrificantes.
    Todos os plásticos são derivados do petróleo, bem como detergentes sintéticos. A industria farmacêutica,a química fina, defensivos agrícolas e de fertilizantes dependem totalmente de derivados do petróleo.
    Petróleo como fonte de energia é apenas uma faceta dessa matéria prima complexa, e a única para qual há alternativas no horizonte visível. E é justamente nessas alternativas energeticas que as grandes petroleiras estão investindo porque farejaram um novo filão de negocios lucrativos. Para elas é mais um negócio além do petróleo.
    O mundo não vai se livrar da dependência do petróleo tão cedo.

  3. Ideia fixa que raia à obsessão

    Impressiona essa ideia fixa que se estabeleceu quanto ao pré-sal, visto como uma panacéia que vai nos levar ao desenvolvimento e alvo da cobiça do mundo inteiro!

    Se o pré-sal é tão abundante assim, então como é que nós ainda não nos tornamos exportadores de petróleo, e continuamos a importá-lo? Como se pode cobiçar o petróleo de quem não tem sequer o necessário ao consumo interno?

    A extração do pré-sal só é economicamente compensadora se o preço do barril for o triplo do que está agora. Por isso que nenhum outro país do mundo se interessou por desenvolver a tecnologia da exploração do pré-sal. O mais é lenda, herança da breve euforia que tomou conta do país no segundo mandato de Lula, junto com o astronauta brasileiro (lembram-se dele?) e a lenda de que havíamos pago nossa dívida externa. A diferença é que a lenda do pré-sal pegou para valer.

    Outra ideia fixa é essa de que a mídia comanda nossos políticos. Eles não precisam da mídia para ter as ideias que têm. E o povão não lê editorial de jornal nem noticiário de TV, fica ligado mesmo é nas novelas. A Globo está em declínio há tempos.

    1. Os EUA consomem a cada dia 20

      Os EUA consomem a cada dia 20 milhões de barris de petróleo e o estoque deles é de cerca de UM bilhão de barris. Logo é suficiente para APENAS 50 dias. Deu pra entender, ou quer que desenhe? Ou ainda, já está careca de saber disso, mas o raciocínio e a cidadania foram caladas por verdes argumentos?

      Como me cansam os bobos e os pseudo-bobos de aluguel…

    2. Pedro, você precisa demais de

      Pedro, você precisa demais de se informar.  Uma pessoa cai no ridículo quando só diz bobagem.

      Lula pagou, sim, a tal Dívida Externa. Com muita astúcia! Mas não sem antes se livrar de todas as armadilhas que FHC lhe deixou. Daí todo o ódio que surgiu depois.

      Na verdade, ele trocou a Dívida Externa (em dólares), por uma Dívida Interna – menor e em reais. Eu jamais tinha suposto um procedimento tão inteligente, simples e perfeito. Foi um golpe de mestre, sem dúvida – e isso acabou com o restolho que pensava que teria o Brasil de joelhos por causa da tal “dívida” – daí o atentado que corre atualmente contra nosso País.

      Um outro devaneio seu é quanto ao preço do barril de petróleo do Pré-Sal – atualmente, a extração está na casa de 8 a 9 dólares o barril. E tem mais: há muito petróleo por lá, sim. E de excelente qualidade!

      Daí o desespero dos Traidores da Pátria e do “pessoal” lá de fora de quem são amiguinhos.

      O Pré-Sal não é lenda, não, Pedro – é uma realidade de que você ainda não sabe coisíssima alguma. Mas, se quiser, você pode se informar com facilidade e vai, com certeza, mudar de opinião.

      É pena que os vendilhões do Brasil estejam conseguindo enganar a todos os desavisados e torná-los seus aliados – como você está sendo. Eles, por si sós, não têm mais nenhuma chance no nosso País. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador