O protesto neonazista em Charlottesville é um trailer do Brasil sob Bolsonaro, por Kiko Nogueira

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Kiko Nogueira

No Diario do Centro do Mundo

As cenas do desfile de neonazistas em Charlottesville, nos EUA, servem de alerta para os inocentes úteis e inúteis que acham que a barbárie ocorrida na Alemanha nunca mais se repetiria ou que essa hipótese era um reductio ad absurdum.
 
O governador da Virgínia, Terry McAuliffe, declarou neste sábado, dia 12, situação de emergência. O pedido foi feito para “ajudar o Estado a responder à violência”, escreveu nas redes sociais.
 
O protesto “Unir a Direita” reuniu extremistas na cidade de 50 mil habitantes e foi convocado para contestar a decisão de remover a estátua do general Robert E. Lee de um parque.
 
Lee foi um confederado que lutou na Guerra Civil americana pelo Sul, tentando impedir a abolição da escravatura. Perdeu, como se sabe.
 
Eles são brancos, jovens, usam capacetes, seguram escudos e carregam a bandeira confederada e cartazes com suásticas, além de fazerem o “sig heil”. Houve confronto com antifascistas, que foram atropelados por um carro no início da tarde (veja abaixo).
 
A polícia ordenou a evacuação, sob pena de prisão. Na noite anterior, os extremistas passearam com tochas gritando “Vidas Brancas Importam” (“White Lives Matter”) e “Fodam-se Bichas” (“Fuck You Faggots”), além de palavras de ordem contra judeus, negros e imigrantes.
 
As tochas são uma alusão à Ku Klux Klan, milícia fundada por ex-soldados sulistas que acabou virando especialista em linchamentos por décadas. Seu jornal se chamava, veja só, “Cidadão de Bem”.
 
Jason Kessler, organizador da manifestação, alegou em comunicado que o movimento queria defender a Primeira Emenda da Constituição, que protege a liberdade de expressão, e salvar os “grandes homens brancos que estão sendo difamados, caluniados e derrubados nos EUA”.
 
Donald Trump usou o Twitter, no qual costuma ser sempre direto e reto, para uma declaração vaga: “Devemos estar todos unidos e condenar tudo o que representa o ódio. Não há lugar para esse tipo de violência nos EUA. Vamos nos unir como um só”.
 
Trump teve o apoio dessa turma em sua campanha. Sem eles, Donald não seria eleito. E, sem Donald, essa loucura não teria sido possível.
 
Nas comentários sobre esta notícia nos portais do Brasil, a imensa maioria apoia os direitistas. E, de novo, citam o nome do político que os representa: Jair Bolsonaro.
 
Uma brasileira moradora da Virginia, eleitora de JB e de Trump (sim, isso existe), que não se encaixa nos padrões arianos, está espalhando no Facebook que o motorista que atropelou os ativistas era um “comunista/socialista.”
 
Continue lendo aqui.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ironia…Sonham com um Green Card e odeiam emigrantes

    Potenciais eleitores do Bolsonazi protestaram ontem no Arpoador contra um exilado sírio .

    Cartazes de ataque contra muçulmanos foram levados por grupo vestido de preto ao Arpoador (Foto: Débora Garcia/Arquivo pessoal)

    1. Allah, Deus, Olorum, Oxalá, Brahma, Nhanderu,

      Que todos esses juntos nos ajudem, porque a maré tá braba por aqui, e faça funcionar só mais um neurônio em tanto zumbi por esse mundo afora.

  2. Se por acaso esses debilóides

    Se por acaso esses debilóides nazistas se encontrassem com as boçalnetes bananeiras, gritariam “vão pra Cuba” e enfiaram suas tochas acesas nos rabos dos abobalhados globoguiados, diria eu, nada mais merecido.

  3. Fascismo no Brasil

    Piada pronta.

    Supremacia branca e limpeza étnica no Brasil é surreal, é qualquer coisa.

    Bolsonaro e os segura-rabos alheios.

    Nós sabemos o que vocês fizeram no verão passado; sosseguem ou vão virar notícia nos postes.

  4. Soros no assunto????

    Soros tornou-se o nexo de inúmeras teorias conservadoras de conspiração . Ele foi acusado de controlar as máquinas de votação dos EUA, financiando protestos como a Marcha das Mulheres, incitando os tumultos de Ferguson, financiando Black Lives Matter, se envolvendo nos assuntos dos países europeus, criando a crise dos refugiados, ajudando a conquista muçulmana do Ocidente e bonita Sendo tanto um Neo-Rothschild dominador do mundo quanto um nazista ao mesmo tempo.

    George Soros (agora 86) é um dos investidores mais bem sucedidos do mundo e pessoas mais ricas, no valor de US $ 25,2 bilhões no início de 2017. Fora do dinheiro, Soros dá diretamente à política liberal, grande parte do ódio dele é direcionado à organização filantrópica , Fundações da Sociedade Aberta (OSF), que foi criada para ajudar os países que se deslocam do comunismo.A missão principal agora é apoiar os direitos humanos e a democracia, algo que pretende fazer em mais de 100 países. Entre as suas realizações, as Fundações contam seu trabalho apoiando o crescimento de governos e sociedades democráticas na maioria dos países da antiga União Soviética, fato que não se sente bem com a Rússia, o que vê Soros interferir em suas esferas de influência.

    Enquanto as Fundações, com um orçamento de cerca de US $ 1 bilhão , trabalham em todo o mundo, seu financiamento de projetos e organizações liberais nos EUA os torna um alvo óbvio para ataques da direita. O apoio da OSF à reformulação da política americana em matéria de imigração, justiça criminal, drogas e discriminação.

    Também é notável que o próprio Soros tenha gastado US $ 27 milhões para se opor à reeleição de George Bush em 2004 e US $ 13 milhões em apoio a Hillary Clinton.  http://bigthink.com/paul-ratner/why-does-the-right-hate-george-soros

  5. Bom…

    Discursos e manifestações de supremaria ariana, neonazismo, antinegro etc. não são coisas que apareceram agora. Por isso, “servem de alerta” a quem? E olha que nem tô me referindo a KKK, ou o American Nazi Party, exclusivamente.

    Essas redes neonazistas funcionam há anos nos Estados Unidos. Possuem contatos pela Europa, pela América Latina, até na Ásia (nazistas malasianos, pasmem, que são antichineses). Pessoas contrárias a esta forma política têm seus nomes e endereços lançados entre grupos na deepweb e saem caçados por esses neonazistas.

    Se não tivesse morrido alguém, ou pouca gente tivesse se ferido, sairia como se fosse um ato folclórico (sic). Exagero?

    Que o pessoal da direita possa ser ignorante e paranóide (afinal, nem sempre se é de direita declaradamente, é-se anti-esquerdista, “querem destruir nosso modo de vida”)…

    Mas muito me questiono o que esses neonazistas acham dos brasileiros que estão lá.

    Essa nem é minha, nem me lembro quem escreveu isso (acho que foi o Lukàcs): de um modo geral, a crítica da extrema-direita sobre os problemas gerados pelo capitalismo é correta; porém, as causas e as respostas a esses problemas são reacionários e conservadores; para se manter o mesmo estado de coisas e perseguir justificadamente.

    Como a realidade, de fato, é de direita, o grau de manobra para uma direita mais ou menos conservadora e mesmo mais radical é muito ampla no espectro político. A obediência de um evangélico pode ser útil em instituições autoritárias. Até mesmo uma parte da esquerda, pequeno-burguesa, pode aceitar o conservadorismo, desde que possa exercer seu direito à crítica (o modo como alguns fazem estudos marxistas no campo estético expressa o fracasso político). Enfim, o quadro é, penso eu, bastante complicado, e, no fim das contas, o protesto ocorrido é o ponto extremo que foi midiaticamente apontado. 

    E a chamada ao post não corresponde fielmente àquilo que o texto expressa.

  6. Quanta desonestidade a pessoa

    Quanta desonestidade a pessoa fazer uma faculdade de jornalismo pra escrever isso. Bolsonaro apoia a união de todos os brasileiros, quem prega a separação e o ódio entre classes é a esquerda. Muita cretinice!

    1. Se ele prega a união de todos

      Se ele prega a união de todos brasileiros eu concordo com ele. Que todos nós nos unamos a ele e seus filhos e fiquemos  a vida toda sem trabalhar mamando nas tetas do estado. 

      1. Exatamente

        Exatamente! Pergunte a qualquer um quem é Bolsonaro? Quantos projetos aprovou? Nada, nenhum e sim, a família toda mama nas tetas do governo. Só cego ou alienado não vê. 

        1. Bolsonaro praticou nepotismo

          Bolsonaro praticou nepotismo puro durante todos esses anos sendo político. Ele projetou os idiotas dos filhos dele e até a ex-mulher na política. É um VIGARISTA de marca maior. Não tem um projeto de governo e só fica mamando nas tetas do estado “malvadão” que ele tanto abomina mas nunca abriu mão. O mundo é dos espertos, e enquanto existirem pobres de direita vigaristas como ele continuarão tendo espaço na política.

    1. Fala Bolsominion bobalhão fã

      Fala Bolsominion bobalhão fã do Boçanaro! “Comunismo e nazismo são apenas faces opostas da mesma moeda”. Cala a  boca seu animal, desde quando o comunismo promove discurso de ódio contra minorias e desde quando o comunismo se disse a favor a da supremacia branca? Comunismo é a defesa dos direitos humanos, de salários melhores para os trabalhadores e a união de todos. Enquanto o nazismo que não é de esquerda nem aqui nem na PQP promove o separatismo, a intolerência e o ódio racial. E o bolsonaro possui todas essas características. Ele pode disfarçar bem nos discursos dele, mas se você fosse mais inteligente teria senso-crítico para prestar atenção nas atitudes erradas do Bolsonaro. Ele se diz contra haitianos, angolanos, quilombolas. Isso seria o que? Discurso de um político humanista? Não, isso é discurso de político com tendências nazistas. Vai estudar coxinha otário! Assim você deixa de passar vergonha, e pare de se influenciar pelo charlatão e vigarista do olavo de carvalho. 

  7. Os bolsominions agem

    Os bolsominions agem iguaizinhos ao ídolo deles o Boçalnaro. Os imbecis vivem pendurado no saco desse ignorante e só faltam te bater se você fala mal dele. Bastou você fazer uma simples crítica ao bobalhão do Boçanaro que os imbecis surgem do nada no facebook pra te chamar de “petralha” e “comunista”. Os fãs do Boçanaro são analfabetos políticos que se julgam mais “inteligentes” do que os professores de universidades classificados por eles de “doutrinadores marxistas”!!!!!! Para essa corja de filhos da p….. só o sistema capitalista “promove igualdade” enquanto o socialismo gera “desigualdade’ quando na verdade é exatamente o contrário. Mas também não dá para discutir com pobre de direita completamente alienado do mundo e manipulado pelo Orvalho de Cavalo e pelo almofadinha de nariz empinado Rodrigo Constantino. Bolsonaro é o ídolo da molecada que adora fazer bullying e humilhar os outros. Qualquer idiotice que esse infeliz fale os mongoloides já entram em extase “Mito! Bolsomito” “É melhor Jair se acostumando”. Não dá pra levar esses caras a sério. E não sei como um vigarista desses consegue admiradores, justo um IMBECIL completo que votou a favor da reforma da previdência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador