O PT cai antes de Dilma, por Renato Rovai

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

O alvo do impeachment não é Dilma, mas o PT

Por Renato Rovai

Na Revista Fórum

A operação Lava Jato, segundo pessoas que tiveram algum tipo de acesso ao processo, tem provas substanciais e vai levar muita gente à cadeia. A Polícia Federal teria feito um trabalho que deixa pouca margem à defesa e por isso a grande quantidade de delações premiadas. Quando o réu se vê frente ao que já se acumulou de informaçõe sobre os crimes que cometeu, abre o bico para tentar se livrar de uma imensa pena. A despeito de quem possa vir a ser punido, esse é o papel da PF. A mesma Polícia Federal indiciou ontem 33 pessoas no caso do trensalão tucano de São Paulo.  Também cumprindo seu papel de investigar.

As diferenças entre um caso da PF e o outro não parece ser o processo de investigação, mas os vazamentos seletivos por um lado e a forma como a mídia tradcional aborda cada um deles.

Hoje, por exemplo, todos os grandes jornais do país dão manchetes buscando incriminar o partido de qualquer forma na Operação Lava Jato. O gancho é o depoimento de Augusto Mendonça, do grupo Toyo Setal, de que teria doado recursos de propina para o caixa oficial do partido. Ao contrário do que toda as reportagens destacam, no entanto, o executivo teria de fato dito que se encontrou com o tesoureiro do PT, João Vaccari, para finalizar a operação, mas acrescentou que “na ocasião não informou a Vaccari que as doações estavam sendo feitas a pedido do então diretor de Serviços da Petrobras”. Ou seja, a ser verdade que houve doação por caixa 1 que poderia envolver propina, o que é praticamente impossível de se comprovar, o tesoureiro do PT não fez nenhum tipo de acerto com o doador. E isso, segundo, o delator do caso.

Mas Vaccari está sendo achincalhado e transformado em bandido por todos os veículos de comunicação. Ao mesmo tempo nenhum dos 33 indiciados ontem no caso do trensalão tucano teve seu nome citado nas reportagens dos veículos tradicionais. E o caso não ganhou nem destaque nas capas desses jornais. Aliás, o único nome citada nas matérias é o de José Serra, para dizer que “investigado ele não foi indiciado”.

Ou seja, no caso de uma investigação que envolve tucanos, só o inocentado é citado. No caso petista, alguém que nem é citado é criminalizado.

Há uma clara desproporção nas coberturas. E há também uma intenção clara por trás delas. O PT é um inimigo a ser derrotado pela mídia tradicional. E neste momento o principal objetivo não é nem criar clima para um impeachment de Dilma, porque essa operação careceria de outras condicionantes. Impeachment não é apenas uma operação jurídica, ele também precisa de condições políticas.

Ao que parece o objetivo é o de colocar o PT ou na completa ilegalidade ou o de lhe imputar multas tão altas que praticamente o inviabilizem. A operação em curso (há algum tempo aliás) é a de derrotar o PT. Dilma seria algo para o futuro. E talvez até se tornasse uma operação desnecessária se ficasse completamente amarrada a se defender das acusações e visse seu partido completamente destruído.

O PT, independente de ter a presidência da República e cinco governadores, hoje é um partido muito mais fraco do ponto de vista simbólico do que já foi no passado. E também por isso se tornou um alvo fácil para qualquer denúncia. Tudo cola no partido.

E isso tem relação com o fato de em outros momentos a agremiação ter se acomodado na defesa de dirigentes que foram acusados sem provas por um lado e ter sido leniente com outros filiados que claramente estavam envolvidas em ilicitos. O partido parece ter percebido isso e nos últimos tempos e mudou sua postura. Mas sua ação ainda é tímida.

O que vem pela frente é uma avalanche de acusações para incriminar o PT. O alvo ainda não é Dilma. Ela é o bode na sala. Enquanto petistas estiverem preocupados em defendê-la, o partido vai sendo desgastado e demolido. Até que ninguém terá mais coragem para defendê-lo.

Na última eleição muitos jovens ousaram colocar a estrela vermelha do PT no peito. Pode ter sido a última vez se a direção do partido não tiver coragem de enfrentar essa batalha com coragem e determinação. E ao mesmo tempo não tiver a ousadia de abrir mais espaços para novas lideranças que batam com firmeza no peito e defendam a história de um projeto que, com altos e baixos, não pode ser tratado e nem se deixar tratar como uma organização criminosa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quaquaquaquaquaquá!

    O articulista só se esqueceu de dizer que o partido que quer desgastar o PT é o mais desgastado do Brasil: o PSDB.

    Se inviabilizarem o PT, os eleitores que votaram em Dilma, Pimentel etc. todos correrão para os braços dos tucanos? Quaquaquaquaquá! No PIG é que não poderão votar!!

  2. O PT começou a ruir quando o

    O PT começou a ruir quando o PT optou pelo centro desde a “carta aberta ao povo brasileiro” de Lula.

    No centro não há como competir com o PMDB, por isso está encolhendo como ficou demonstrado na perda na bancada federal e na terrível derrota em São Paulo.

    A sorte é que nenhum partido conseguiu lhe substituir na esquerda e um reorganização poderia lhe encaminhar para esse segmento. No entanto, as primeiras medidas de Dilma para o segundo governo não indicam que isso ocorrererá.

  3. AVANTE!…

    A questão é política mesmo. O PT tem que ir à luta!….Precisa urgentemente melhorar sua comunicação com a sociedade. Sugiro, por exemplo, o retorno do excelente sítio, Muda Mais; talvez com outro nome: Mais Mudanças.

  4. descobriu o Brasil.

    Roval, do q já li dele, decepciona. Mas pro nosso grande público serve. E Posts Recentes faz parte do grane público, apesar de pretensões. Sou um cidadão q vejo o GGN com muitos méritos, mas nao repetirei os deméritos (q acho, claro)

      1. o título descobriu o brasil.

        meu filho, escrevi depressa. o que valeu mais foi o título descobriu o brasil.

        já li coisa do roval e gostei, escrevi errado. não deu pra notar a pressa? Se dei uma cutucada no grande público, magoeei. podia ter silenciado.

  5. Análise correta

    Confesso que estou meio assustando com essas reportagens do portal sobre golpe e impeachment. Tenho colocado tudo na balança e vendo que realmente muita coisa faz sentido. Esta análise do Rovai deu uma ponderação melhor e mais próxima da realidade e mais factível.

     

    A capa da Veja passa claramente refleta esta mensagem descrida pelo Renato Rovai de que o PT é culpado pela roubalheira e foi quem inventou o sistema de corrupção no Brasil. 

     

    Há tempos o PT deixou que se colasse na sua imagem a fama de corrupto e ineficiente. Isto começou no mensalão e agora acontece com o petrolão. Eu sou muito simpático ao PT e a sua política mas esta falta de movimentação para adotar uma postura de reação diante da imagem de corrupto me incomada profundamente.

     

    A corrupção é ruim de qualquer jeito, a corrupção que ocorre com envolvidos no PT sempre ganha melhor acompanhamento e visibilidade do qualquer corrupto do PMDB e PSDB. 

     

    O desgaste do partido visa afetar a eleição de 2018. É possível que um partido mais conciliador e de centro como o PMDB ganhe força ao lançar um candidato a presidente e relegue o PT a um papel secundário. Quatro anos em política é uma eternidade mas muita coisa já começa a desenhar com vista em 2018.

     

  6. tem fé pública?

    e mesmo que tenha afirmado qualquer coisa não significa que seja verdade.

    aliás, considerando que o juiz do caso, o sr. sérgio moro está casado com o psdb, digo, com uma ‘colaboradora’ do psdb do paraná, é bem provável, diria que é certo que essa investigação está completamente contaminada e é, portanto, absulotamente nula.

    o sr. moro, casado com advogada dos tucanos paranaenses, e seus delegados da pf, que admitiram ‘trabalhar’ pela eleição do aécio do perrela, carregam uma suspeição gritante e já deveriam tê-la declarado. portanto, tudo que fizerem é nulo.

    as tais delações premiadas; as prisões prolongadas por meses com o fito de obrigar uma confissão e outras aberrações ilegais anulam tudo.

    o que saír daí é golpe por ferir vários artigos, seja dos códigos penal e de processo penal, seja da constituição federal.

    deve-se investigar sim as condutas do juiz e delegados para esclarecer essas histórias de vazamentos à mídia corporativa e ao candidato aécio perrela.

    ainda bem que o governo federal tem um ministro da justiça preparadíssimo para desbaratar uma quadrilha desse tipo.

     

    1. lei em vigor

      acrescentando:

      se o réu estiver preso em inquérito policial de âmbito federal, o prazo para encerramento do inquérito é de 15 dias prorrogáveis por outro tanto conforme o artigo 66 da lei 5010/66 a vigir.

      quanto tempo esse inquérito policial está a acontecer?

      quanto tempo alguns réus foram mantidos em cativeiro até “aceitarem os benefícios” da tal “delação premiada?

      há outra questão: por ranço da longa ditadura civil-militar e pelo perfil autoritário da elite apátrida, não se admite o contraditório na fase extra-judicial da persecução penal o que, segundo vários juristas, é inconstitucional, ainda que o judiciário brasileiro, de notório perfil reacionário, não tenha nenhuma jurisprudência nesse sentido.

      o fato é que várias pessoas vem sendo sistematicamente caluniadas em função de “vazamentos selecionados”, sem qualquer contraditório (um absurdo total), cuja responsabilidade é exclusiva do sr. sérgio moro, pois é ele quem preside a persecução, mas que usa o estado, o judiciário especificamente, como plataforma política de ataques a membros do governo federal e ao partido da presidente reeleita, á quem sua mulher faz oposição pois engorda os quadros de apoio aos opositores, daí a sua indiscutível suspeição para seguir no caso.

      aliás, o código de processo penal prevê até sanção ao juiz que não se declara impedido quando deveria.

      fica a pergunta: quem arcará com os custos pela movimentação da máquina pública numa operação eivada de ilegalidades gritantes?

      todavia, de um judiciário que tem, na suprema corte, tipos da estatura de um luís fux ou de um gilmar mendes pode-se esperar qualquer coisa, menos justiça.

  7. O Partido administra a maior

    O Partido administra a maior quantidade de recursos do Brasil.

    De certo, o PT não foi e não esta sendo vítima de nada.

    O PT, seja por ação ou omissão, passou a ser cumplice do que ocorreu.

    Esta responsabilidade não lhe pode ser negada.

    Me pergunto aonde esta o antes tão defendido e arrogante José Sergio Gabrieli.

    Ao fazer a defesa institucional de alguns citados, o PT atrai para sí algumas responsabilidades que não lhe pertencem.

    A bola da vez é afastar inteiramente Gabrieli e Vaccari de qualquer posição ou cargo em administraçõe do Partido.

    O Gabrieli por razões obvias, ele deve ser mais um que vai ter um mandado de prisão expedido.

    O Vaccari, além de ter o histórico do estelionato junto ao Bancoop, deveria ser afastado por segurança.

    Mais se o partido opta pela defesa cega e a qualquer custo, é uma pena.

  8. O Partido dos Trabalhadores é ”incaível”

    O PT não cai, apanha, sofre, é injuriado, difamado e caluniado com frequência inimaginável mas continua aí, de pé. E continuará, lanhado de saraivadas de balas, de pontas de adagas e de penas amestradas que pretendem destruir a mais exitosa experiência da esquerda em toda a história do Brasil. Querem destruir a principal ferramenta das classes laborais do Brasil, e não é de hoje, mas não conseguirão. 

     

    E se numa dessas desgraças da vida conseguirem destruir o Partido dos Trabalhadores através do golpe da extinção da legenda, no dia seguinte entraremos com o pedido de criação do ‘Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras’ junto ao TSE. Em menos de 06 meses recolheremos mais de 10 milhões de assinaturas e refundaremos o partido, com os mesmos símbolos e com o mesmo ideário (apenas com uma pequena mudança no nome), em grande estilo. 

     

    O PT não pertence mais ao Lula ao a qualquer outro dirigente, pertende, isto sim, ao povo brasileiro. Pertence, isto sim, à história de lutas sociais do Brasil. 

    1. Parece que ninguém vê o PT

      Parece que ninguém vê o PT sendo atacado quase que diariamente, ao longo dos últimos doze (12) anos. Sai sempre vencedor. A verdade é que precisamos mesmo da Lei dos Meios, e assim, muitos que militam na blogsfera entenderão melhor o que acontece. Somos sempre os alvos e salvo melhor juizo, seremos em breve os julgadores e não julgados…….A resultante disso, são os “revoltados on line” de sempre e sem moral para qualquer coisa. Concordo com o Diogo Costa e com alguns que aqui comentam. 

  9. Boa análise

    Boa análise do Rovai. Concordo que não há condições para um impeachment de Dilma e o alvo é o PT. Não para destruir o partido, o que é extremamente improvável, mas para enfraquecê-lo.

    Quem avisa amigo é. Espero que os dirigente do PT estejam cientes dessa questão. O PT é de longe o melhor e mais bem organizado partido do País e é o único dos grandes partidos que tem bases populares. Mas ele tem maltratado essas bases. O apoio ao PT ainda é grande em função das conquisatas sociais, econômicas e trabalhistas dos governos Lula e Dilma, mas com uma despolitização preocupante.

    Ainda acho que os golpistas vão quebrar a cara fragorosamente, mas preocupa-me o quanto o PT e a Dilma vão ceder nesse processo.

    É urgente a democratização da mídia e investimentos pesados na qualidade, velocidade e abrangência dos serviços de Internet. Sem disputar esses espaços não só o PT, mas todo o campo popular terão que ceder demais diante de uma oligarquia criminosa e retrógrada.

  10. Muita calma nesta hora, temos

    Muita calma nesta hora, temos ainda um obstáculo, o previsível  “JUIZ” gilmar,  após, fique frio a verdadeira oposição já foi perfeitamente identificada,  a MÍDIA e é ela que terá  que ser combatida.

    Nesta briga sou mais o PT

  11. O PT se autodestroi a cada

    O PT se autodestroi a cada dia pela sua inércia, por parecer subserviente aos opositores, muitos deles como cachorros vira-latas, que só aparecem nessas horas em que o clima de CPMi os favorece. Nos bastifores eles conversam, dam o tom, programam os ataques, e, como numa encenação teatral, investem tudo pra saírem-se bem na fita. Quem assitie à CPMI verifica até que quando um petista fala os tucanos os desmerecem, os agridem como se não merececessem o devido respeito. 

    O PT não tem mais aqueles parlamentares fortes, que sabiam subir à tribuna com garra. Não tem mais liderança. Fora do congresso, pra piorar, temos um miisto da justiça incapaz de dizer a que veio. Mal abre a boca, e se o faz, é pra gaguejar, pra não dizer claramente sua posição: um homem fraco, acovardado, aquém do cargo que ocupa. 

  12. Destruir por partes o que já está separado

    Essa operação de desmantelar o PT primeiro só é possível porque o PT e o governo tornaram-se duas entidades existencialmente, ontologicamente, distintas. Nem o PT decide coisa alguma no governo nem a presidente Dilma se sente comprometida com algum projeto de poder que diga respeito ao PT.

    As recentes inicativas políticas de Dilma podem ter selado esse divórcio de maneira definitiva:

    https://jornalggn.com.br/blog/ricardo-cavalcanti-schiel/a-presidente-em-seu-labirinto

    1. Com as devidas vênias

      1) Partido, governo e movimentos sociais são organizações distintas, com pautas distintas e objetivos estratégicos e táticos distintos;

       

      2) Operar uma fusão entre Estado, partido e governo cheira a mofo, ou a naftalina do período do ”socialismo real”. E isto é algo que o PT sempre denunciou desde a sua existência;

       

      3) As recentes iniciativas de Dilma (o comentarista não diz quais) estão sendo tomadas em comum acorto com o presidente de honra do Partido dos Trabalhadores, Luiz Inácio Lula da Silva;

       

      4) Lula há muito tempo defende uma reaproximação de Dilma com o setor industrial e financeiro. Logo, se Dilma merece uma crítica em função das nomeações na Fazenda ou no Planejamento, esta crítica deveria ser feita também a Lula;

       

      5) Joaquim Levy foi Secretário do Tesouro Nacional no primeiro mandato de Lula. Henrique Meirelles, ex presidente mundial do BankBoston e deputado federal eleito pelo PSDB de Goiás, em 2002, foi o presidente do Banco Central nos oito anos de Lula. Alguém defende que o governo Lula foi uma desgraça universal irrecuperável e que foi um governo totalmente dissociado do PT?

      1. Santos e fantasmas

        Caro Diogo

        Se o fantasma do “socialismo real” lhe dá o direito de hipostasiar como entidades ontologicamente distintas e impenetráveis governo, partido e movimentos sociais, então:

        1. não há nenhuma razão para contar a história do PT como produto dos movimentos sociais;
        2. não há nenhuma razão para que os movimentos sociais construam alternativas partidárias, já que o formalismo liberal os destina ao ostracismo político do estritamente clientelar;
        3. não há nenhuma razão para que o PT dispute um governo.

        Não importa quem constitua o arco de conselheiros de Dilma. Refugiar-se na intocabilidade da figura política do Lula é um exercício de hagiologia e não de debate político.

        Sim, a política econômica pilotada por Paloci-Meirelles foi um desastre, e o Brasil só se salvou por conta do boom das commodities e do crescimento chinês.

        E, finalmente, só para lembrar uma clivagem recentemente cunhada pelo Breno Altman, existe uma diferença entre militantes e militontos. Se você não gosta dela, problema seu.

  13. “Ou seja, a ser verdade que

    “Ou seja, a ser verdade que houve doação por caixa 1 que poderia envolver propina, o que é praticamente impossível de se comprovar, o tesoureiro do PT não fez nenhum tipo de acerto com o doador. E isso, segundo, o delator do caso.”

    O raciocínio do articulista é incorreto, talvez por ele ter lado. Mesmo que, por mera hipótese, o tesoureiro do PT não soubesse que a doação oficial da empreiteira tinha vínculo com contratos da Petrobras, o presidente do PT certamente sabia. A conclusão é óbvia, porque o diretor indicado pelo Partido estava na Petrobras exatamente para isso. Não faria sentido esse diretor exigir doação oficial, mantendo isso como segredo apenas entre ele e o doador…

    Provar isso documentalmente é claramente impossível, só mesmo por testemunhos e análise dos contratos e doações. Mas, como se diz, está na cara…

  14. E a comunicação?

    Quem não se comunica, se trumbica, ensinava o Velho Guerreiro. O Rovai se esqueceu disso no seu artigo. A mídia oligárquica faz o que sempre fez: tenta destruir o adversário, desligitimando-o, por serem os campeões da corrupção. Sua função, da mídia, não é trazer à luz os fatos, mas usar os fatos que lhe convêm e do jeito que melhor atende essa conveniência. Citam as maracutaias que lhes interessam, os envolvidos que lhes interessam, os que não, deixa na sombra. A informação correta — no caso os oposicionistas envolvidos em casos de corrupção — fica relegada a um cantinho do jornal, a uma nebulosa citação do JN, e isso na melhor das hipóteses. É o papel dela.

    Quem não está cumprindo seu papel é o governo e o PT. Não tem sentido cobrar do Globo & Cia que saia em sua defesa, nem que aponte as pilantragens tucanas, ou do Cunha etc. Se a direita pinta e borda no campo da informação é porque o gov. e seu partido são omissos nesse campo. Inexiste contrainformação eficiente do gov., que atinja amplas camadas da população para defendê-lo; idem no caso do PT. A contrainformação se resume praticamente aos blogs sujos, que cumprem um papel importantíssimo mas limitado, estão longe de ser um meio de comunicação de massa, como o JN e os jornalões com suas manchetes expostas país afora nas bancas de jornal. Não bastasse isso foram totalmente desprezados por Dilma em todo o seu primeiro mandato.

    Já passou da hora de o gov., o PT e demais apoiadores montarem um sistema de comunicação capaz de atingir as grandes massas.

     

    1. Comunicação?

      Caro Luiz Eduardo

      Creio que não se trate de ter “comunicação”. Trata-se simplesmente de fazer política. Ou seja, de lutar pela conquista da legitimidade para uma outra agenda de ideias. Mas o PT simplesmente entregou a agenda “profunda” para o inimigo, por isso ele perde consistência existencial e passa a ser um partido como outro qualquer:

      http://www.academia.edu/8870715/A_vit%C3%B3ria_da_nova_pol%C3%ADtica_2014_

      1. Caro Ricardo. Ao ler o teu

        Caro Ricardo. Ao ler o teu texto dás ênfase ao papel da imprensa na divulgação do discurso da direita, além de falar da falta de uma pauta realmente de esquerda no governo. Concordo em parte, mas se não tiver comunicação desta agenda de esquerda realmente a que vai aparecer como importante é exatamente o que criticas. Ou seja, como bem dizes no teu texto as necessidades serão criadas de acordo com o discurso hegemônico.

        Não esqueça que Trotsky ficou com o comando do poderoso exército vermelho, já Stalin se tornou o editor do jornal do partido, o Pravda.

  15. Multas podem ser questionadas

    Multas podem ser questionadas no Judiciário, cuja lentidão para resolver conflitos é notória. De mais a mais, o PT não pode ser fazer de vítima. O partido pisou na bola e precisa é fazer uma auto-crítica. Não basta ficar apontando para o PSDB e dize que o tucanos fizeram as mesmas patranhas. Expulsar algumas lideranças notoriamente corrompidas pode ser um boa forma do PT recuperar parcialmente sua credibilidade. Mas não sei so o partido, que é tão bem sucedido apesar das cagadas que os petistas fizeram, está interessado em reformar-se a si próprio. Se o PT tiver que ser reformado à força, a guerra civil será bem rápida. Não creio que os petistas tenham colhões para fazer uma guerra civil. Também não creio em contra-golpes fulminantes com utilização da militância. Atualmente, o PT tem mais militantes pagos do que militantes ideologicamente vinculados à proposta do partido. Não sei quantos soldados o PT conseguiria recrutar e mesmo que conseguisse recrutá-lo como iria pagá-los? A verdade é que o PT errou há dez anos, quando resolveu agir como se fosse um imenso avestruz. O Mensalão (por mais que questionemos a legalidade da decisão tomada pelo STF) era uma excelente oportunidade para o PT renascer, mas a oportunidade foi desperdiçada porque suas principais lideranças enfiaram a cabeça na areia com medo de Lula ser deposto. 

    1. O medo que tivemos durante a

      O medo que tivemos durante a fase do mensalão pode ter sido dissimulado pelo que chamamos de prudência e paciência. Se conquistamos a autoestima lá fora pelo governo Lula, aqui dentro ainda nos acanhamos quando envolve uma zona não trabalhada no nosso inconsciente, a zona da justiça federal ou o Sabe com quem está falando?, um som cavernoso e ameaçador como o Deus do Primeiro Testamento. Parece piada mas não é, basta ler as últimas de um justo que multou a funcionária de Trânsito, do outro que ameaçou um garçom num restaurante no Nordeste ou do juiz que deu voz de prisão aos funcionários de uma empresa aérea. Detalhe, todos os ‘justos’ estavam errados. São adeptos do Façam o que eu digo, não o que faço.

  16. Concordo que seria mais fácil

    Concordo que seria mais fácil abater o PT que a presidente Dilma.  Mesmo porque, isso já proclamei aqui várias vezes, o PT não se defende; procura sempre se esquivar dos embates. Tornou-se, por vontade própria e pelas circunstâncias políticas, a verdadeira “Geni” do quadro partidário. Ficou, fica inerte enquanto todo o patrimônio acumulado ao logo de anos é dissipado. 

    Hoje é glamoroso, chique, prova de superioridade moral e intelectual esculachar o PT e os petistas. Não conto as vezes que recebi reprimendas(veladas) porque me declaro eleitor do mesmo. Já entrei em debates ásperos para justificá-lo. A recompensa?

    Bem, o retorno é assistir desqualificados morais, tanto no Congresso como na mídia, vituperando sua condição de “organização criminosa”. Isso mas “barbas” de congressistas do partido que deveriam, de pronto, rechachá-los. Se não por eles, pelo menos em nome de seus eleitores, simpatizantes e militantes. 

    Na realidade, depois do afastamento de José Dirceu, José Genoino; da morte de Luiz Guschiken, sobrou o quê mesmo, além de Lula e de Dilma? Os “Vaccari” da vida e outros bufões similares. Parlamentares e políticos de respeito, a exemplo de Paulo Paim, Eduardo Suplicy; os governadores eleitos e reeleitos pelo legenda, como Jacques Wagner, assistiram, e permanecem assistindo, silentes os ataques contra a agremiação que os acolheu. Tal covardia política não me passa desapercebida. 

    É deprimente a situação. Mas vou mais longe: Lula de certa maneira é culpado, e muito,  por essa situação. Encarna em pessoa essa retro mencionada cautela. ou covardia mesmo. Ele sempre foi, e sempre será o líder maior do PT e da dita centro-esquerda. Lula na realidade só se expõe em épocas de campanha. Fora delas, se recolhe a seu casulo numa espécie de demiurgo, ou deus ex-machina,  que só em último caso intervém, 

    Torço,plenamente para que os maus agouros arrolados no texto honesto do articulista não se concretizem. Espero reações, luta, indignação, inteligência e firmeza. Aguardo a desejada, porque imprescindível, renovação nos quadros. Entretanto, temo, e muito, que não se transforme na espera de estragon e Vladimir por Godot.  

    1. Em tempo: li agora há pouco

      Em tempo: li agora há pouco no blog da Tereza Cruvinel que o Lula organiza a contra-ofensiva contra o Golpe e as perseguições ao PT. 

      Menos mal. Esse é o Lula que aprendi a admirar desde quando liderava a classe trabalhadora no final da década de 70. Basta uma palavra sua para encher as ruas e praças. 

      É isso. Talvez ela tenha lido a minha crítica acima e ficado mais invocado que cururu de óculos(rs rs rs rs rs)*

      * Roaylties para o Leonidas. 

      http://terezacruvinel.com/2014/12/08/lula-e-pt-organizam-reacao/

      1. A Terezinha é mais uma ex

        A Terezinha é mais uma ex global e ex midia que se revela amante do PT ?rs

        Gente eu tô falando que voces são injusto com o que chamam de PIG…

        Olha quanta gente comeu as custas da globo quando na verdade eram a imagem e semelhança de voces?

        O Franklyn Martins, Paulo Henrique Amorim, o Azenha ( ex manchete agora Record ) a Terezinha e por ai afora.

        Patetico…

  17. PT

    Olá Rovái!

    A melhor resposta vem do maravilhoso Garrincha: “Os russos estão sabendo disto?!”

    Só está faltando os coxinhas combinarem com os PTistas.

    Nós não vamos deixar a Dilma cair!!!

    O PT não vai acabar porque – cometeu erros, sim! – tem um ficha corrida nota 10 em favor do povo brasileiro.

    E está chegando a hora de colocarmos os pratos limpos.

    Tem que haver uma distribuição de renda – sim os plutocratas tem que pagar impostos e muito altos!!

    Tem que haver uma reforma política onde a vontade da maioria – o povão – seja obedecida!

    Tem que haver uma reforma da mídia!!! Em nenhum país do mundo 05 famílias dominam 80% dos meios de comunicação.

    Aviso aos coxinhas:

    Nós queremos guerra e estamos prontos para morrer e perder tudo, já que nada temos!

    E vocês estão???

    Perder os IPhones, férias em Miami, carrinho do ano, apartamentinho 02 dormitórios, ….

    Que venham!!! Estamos esperando e dispostos a matar e a morrer.

    Viva a Revolução!!!

      1. hahahha
        Muito bom. Deve estar

        hahahha

        Muito bom. Deve estar achando que a esquerda hoje quer saber confusão.

        Mal sabe ele que a esquerda hoje gosta é de DAS, vinho de qualidade e uma conta bancária gorda, mas beeeem gorda. hahaha

         

      2. Valentia

        I,Diotta,

        Em 1970 você estava aonde? Já tinha nascido?

        Eu estava combatendo a ditadura nos barracões da USP junto com Yara Iavelberg, Vanucci e outros heróis da luta política brasileira.

        Vai pro primeiro mundo! Mude prá Miami!!!

        Vocês, coxinhas, não vão levar essa no grito!!!!

  18. Sentiram que podem e estão tentando

    Rovai esta certo em parte. O alvo é o PT. Mas se para chegar ate ele, precisarem derrubar, Dilma, muito melhor! Derrubar Dilma segnifica derrubar Lula e todo o primeiro escalão do partido. Derrubar a presidência é atingir o coração do partido.

    E volto a dizer. Eles viram que foi possivel não apenas derrubar mas massacrar José Dirceu e José Genoino. Pois bem, agora querem mais. Quando dissemos que o partido deveria defender os seus e partir para o contra-ataque, durante o massacre da AP 470, se calaram. Todo o partido calou-se.

  19. Esta é a pretensão desde

    Esta é a pretensão desde 2005. Quando não conseguiram derrubar o Lula, resolveram investir contra o partido. O ápice foi o julgamento da AP. 470, com todos os vitupérios contra o PT que, infelizmente ficou estigmatizado pela população. Não canso de ouvir que a Dilma não tem culpa de nada e que o PT tem que acabar porque é pior que os outros e uma infinadade de absurdos.

    Este mote para cassar a legenda está cada vez mais forte e, nas reuniões internas do partido, jamais deixou de ser considerado por alguns parlamentares lutadores, que comparam com o caso do então PCB. Vi parlamentares com lágrimas nos olhos admitindo esta hipótese.

    Perguntas: por que deixamos chegar a este ponto? Por que não nos defendemos e nos calamos engolindo todos os impropérios e estigmas que cunharam no partido?

    1. Porque muito desses

      Porque muito desses imprópérios não são impropérios.

      Não adianta fazer a análise do partido por sua base, tem que ver quanto dos seus quadros assumiram posições que as bases recriminaram no passado e ainda recriminam no presente.

  20. Prender alguém

    Eu acho muito difícil que algum parlamentar, ou qualquer político que possua foro privilegiado, possa ser condenado, em curto prazo.  A operação vai sofrer, dentro em breve, ações deslegitimizadoras,  assim como a Castelo de Areia e a Satiagraha. Basta o nome de algum tucano emplumado aparecer e tudo desanda…

    Gostaria e muito de ver corruptos e corruptores presos, mas acho que ainda não vai ser dessa vez. A única forma da política ser moralizada é através da reforma política, com o fim do financiamento privado de campanha e uma lei de meios ampla e irrestrita, que coíba os excessos não só da mídia tradicional, mas também nas redes sociais e blogs.

    Apesar de rimar calúnia e difamação não pode ser confundida com liberdade de expressão!

     

  21. O Pt já está enfraquecido. O

    O Pt já está enfraquecido. O partido de 2002, pelo qual Lula se elegeu, não existe mais. O que era diferente no pt era a crença que as pessoas que votavam nele de que ele faria diferente no campo ético. Mas ele se igualou aos outros. Imagino que os que já roubavam a petrobrás ficaram morrendo de medo quando Lula chegou ao poder em 2002. Mas o que aconteceu é que o partido se juntou a eles. Para o povo, desde o estouro do mensalão, há a certeza de que todos os partidos roubam. O último a entrar nessa lista foi o PT. A diferença, para o povo, é de que com o pt a sua vida melhorou socioeconomicamente. E é por isso que votou e votará nele, caso a sensação de melhoria continue, não retroceda. Se acontecer retrocesso, votará em quem se apresentar mais forte na oposição. Só os ingênuos veem o pt como um partido diferente. 

    1. “O que era diferente no pt

      “O que era diferente no pt era a crença que as pessoas que votavam nele de que ele faria diferente(…)”

       

      TEM NADA DISSO!

      Das pessoas que votavam no PT como diferente, muita pouca gente, sofreu esse desecanto. Talvez até menos do que o decaimento natural se não houvesse a imensa campanha de achincalhes, e também as descobretas de alguns pecados, nem tão pouco cabeludos. Quem agora se acovarda e engole essa história midiática, ou nunca foi petista, ou nunca foi esquerdista ou sempre foi um mero punguista no barco enquanto ele pareceu de vento em popa, segundo a mídia. Agora, infelizmente, me parece que um número imenso de dirigentes do partido são justamente de punguistas, devotos do PIG, coxinhas que se borra todo a qualquer reportagem mais ácida, e fica girando em círculos como peru e o partido não consegue fazer seu “Instituto Milleniun”: uma coordenação central para bater de frente com seus detratores; além do que, num momento como este ainda permanecem as guerrilhas internas por espaço pessoal ou de panelinhas. Tá faltando, pois, um Dirceu para fazer mais uma limpa.

  22. Bela análise.  A mesma mídia

    Bela análise.  A mesma mídia – liderada pelo quarteto Globo-Veja-Folha-Estadão – poderia sentir-se menos poderosa se a SECOM comandada pelo PT não tivesse inundado seus caixas com centenas de nilhões de reais em anúncios de estatais.

    Pela quantidade de gente que vão aos protestos da direita – multidão que lotaria uma piscina infantil – percebe-se que são pessoas manipuladas e alimentadas por empresas como a Veja e a Folha, cujos leitores desabam a cada ano. Aliado ao refdorço que têm da Rede Globo e sua programação golpista, esse movimento de golpe contra o PT perderia força se o partido simplesmente cortasse a próximo de zero o anúncio nessas empresas.

    Mas o PT prefere acreditar que vai sempre ganhar no voto. Só no voto.

  23. Não sei o que estavam

    Não sei o que estavam esperando?

    Por mais reformista que o PT se torne ele será o que sempre foi qualquer partido que tem origem na esquerda, alguém não desejável para ser comensal no banquete para lapidar o patrimônio público.

    Vamos falar sério, que o DEM, PP, PSDB e outros partidos de direita são os mais ávidos, os mais rápidos ou até os mais capazes de colocar a mão em dinheiro público, seja para caixa dois ou mesmo para roubar em proveito próprio, eles são. Mas o PT, que entrou na política exatamente com um discurso moralista dizendo-se que era melhor do que os outros neste sentido, ele leva consigo o rancor de todos aqueles que no momento da entrada do PT na grande política se sentiram acuados e desmoralizados pelas várias denuncias que o Partido dos Trabalhadores fazia.

    Grande parte da militância do PT que não ingressou nos quadros políticos jamais pensou em se aproveitar do dinheiro público, e estes militantes que diferenciam o partido dos demais. Entretanto estes quadros não estão sempre à disposição de defender o partido nem por caixa dois e muito menos por apropriação indébita de recursos públicos. Só está a disposição para defender as teses maiores do partido, mas pensar que por estar o partido promovendo a inclusão social e a distribuição de renda não os tornam imunes ao desprezo quando se trata de pilhagem pura de recursos públicos.

    Já os demais partidos de direita, que a ideologia de privatizar o público esta no seu DNA, a tolerância pelos grandes desvios, mesmo que sejam completamente ilícitos, é muito grande.

    Enganaram-se José Dirceu e outros que a tradicional caixa dois de todos os partidos seria tolerada e defendida por grande parte da militância, e tentar beatificá-los como vítimas políticas de um processo em que realmente ocorreu este fato simplesmente porque ele foi transformado de uma “inocente” caixa dois, num processo de apropriação de recursos públicos é inocência ou má fé. Quem se coloca como honesto como diferencial a outros políticos tem que ser honesto, principalmente se a origem do partido é de esquerda, simplesmente porque quem o julgará será à direita!

    Agora se vierem mais dúzias de acusados por roubo da Petrobrás, não adianta ter como defesa que anteriormente os outros tinham também roubado. Se houve roubo em governos anteriores o PT teve uma década para levantá-los e puni-los, entretanto se não fizeram agora os outros estão fazendo. Por outro lado, não adianta em nome de razões de “governabilidade” aceitar e acobertar parceiros desonestos e pensar que a convivência com estes parceiros passará impune.

    1. Suas premissas em alguns

      Suas premissas em alguns aspectos estão até corretas, não fossem algumas delas apresentarem se um tanto quanto falseadas. Veja bem, o caixa 2 de fato até agora é tifo por nossa legislação como uma contravenção penal e não um crime propriamente dito. Proposta nesse sentido foi apresentada pela Presidenta. 

      O PT não surgiu se propondo a ser o arauto da moralidade, como afirma.  Contrário à corrupção quem diz que não é? Mas essa ideia de que o PT teria como razão de existir o combate à corrupção, impregnou nele na medida em que ao cumprir com seu papel de oposição, em face da mídia e o judiciário blincarem os governos tucanos e de resto, os demais habituados a essas prática desde há centenas de anos o PT praticamente sozinho empenhou se em denunciar a corrupção no atacado que representou o processo de privatização do Estado promovida pelo tucanato.

      No poder, priorizou as ações posiitivas necessárias para se atender às demandas populares e ao imperativo do desenvolvimento nacional. O combate à corrupção fez se corretamente pela criação e fortalecimento de instituições talhadas para esse objetivo. Ocioso mostrar os números comparativos das ações desses orgãos nos governos petistas com os anteriores. Daí porque não buscou chafurdar em cima dos desmandos tucanos do passado, muito embora seria uma questão de tempo para esses virem a tona. Se tiveesse adotado isso como prioridade certamente não teria completado sequer o primeiro mandato.

      Mas o fato é que estamos diante de denuncias de golpés biliardários e continua se embalado no único caso de “corrupção” julgado e com réus condenados cumprindo suas penas. Julgamento rumoroso onde foram negados aos réus direitos que posteriormente foram concedidos ao do Mensalão Tucano, que até hj não teve nenhuma consequência para os tucanos.

      O interessante nesse texto é que além de se albergar no discurso que compromete tão somente o PT nos crimes comprovadamente cometidos por outros, ainda amordaça lhe a boca, desqualificando argumentos verdadeiros e insofismáveis que são levantados em sua defesa. Adianta sim  e faz se imperiosos mostrar tudo o que foi feito antes e que agora querem apagar para assim superdimensionar qualquer falha petista.

      Engenhosa a argumentação utilizada. É acusatória como as demais que cotitianamente circulam pela internet. Tenta camuflar seu propósito vulgar e deletério com ares de “imparcialidade”. Mas é apenas mais um anti petista que apela a e para tudo visando tira lo do poder e ver sustados todos os esforços feitos efetivamente para enfrentar a corrupção  no Brasil. 

    2. Suas premissas em alguns

      Suas premissas em alguns aspectos estão até corretas, não fossem algumas delas apresentarem se um tanto quanto falseadas. Veja bem, o caixa 2 de fato até agora é tifo por nossa legislação como uma contravenção penal e não um crime propriamente dito. Proposta nesse sentido foi apresentada pela Presidenta. 

      O PT não surgiu se propondo a ser o arauto da moralidade, como afirma.  Contrário à corrupção quem diz que não é? Mas essa ideia de que o PT teria como razão de existir o combate à corrupção, impregnou nele na medida em que ao cumprir com seu papel de oposição, em face da mídia e o judiciário blincarem os governos tucanos e de resto, os demais habituados a essas prática desde há centenas de anos o PT praticamente sozinho empenhou se em denunciar a corrupção no atacado que representou o processo de privatização do Estado promovida pelo tucanato.

      No poder, priorizou as ações posiitivas necessárias para se atender às demandas populares e ao imperativo do desenvolvimento nacional. O combate à corrupção fez se corretamente pela criação e fortalecimento de instituições talhadas para esse objetivo. Ocioso mostrar os números comparativos das ações desses orgãos nos governos petistas com os anteriores. Daí porque não buscou chafurdar em cima dos desmandos tucanos do passado, muito embora seria uma questão de tempo para esses virem a tona. Se tiveesse adotado isso como prioridade certamente não teria completado sequer o primeiro mandato.

      Mas o fato é que estamos diante de denuncias de golpés biliardários e continua se embalado no único caso de “corrupção” julgado e com réus condenados cumprindo suas penas. Julgamento rumoroso onde foram negados aos réus direitos que posteriormente foram concedidos ao do Mensalão Tucano, que até hj não teve nenhuma consequência para os tucanos.

      O interessante nesse texto é que além de se albergar no discurso que compromete tão somente o PT nos crimes comprovadamente cometidos por outros, ainda amordaça lhe a boca, desqualificando argumentos verdadeiros e insofismáveis que são levantados em sua defesa. Adianta sim  e faz se imperiosos mostrar tudo o que foi feito antes e que agora querem apagar para assim superdimensionar qualquer falha petista.

      Engenhosa a argumentação utilizada. É acusatória como as demais que cotitianamente circulam pela internet. Tenta camuflar seu propósito vulgar e deletério com ares de “imparcialidade”. Mas é apenas mais um anti petista que apela a e para tudo visando tira lo do poder e ver sustados todos os esforços feitos efetivamente para enfrentar a corrupção  no Brasil. 

  24. O PT e de que são feitas as omeletes.

    Não é possível dotar um tema tão complexo da densidade necessária em um texto de espaço tão exíguo, pelos motivos óbvios.

    Há algumas intuições corretas. O PT faz parte do alvo, mas o objetivo é bem mais amplo. 

    Trata-se, de como alguém já escreveu aqui, de desconstruir a prática política em si, e não apenas um partido. No entanto, por sua história e conformação orgânica, o PT é o único partido brasileiro que simboliza a ação política em sentido mais amplo, e por este motivo, impor uma ação tendo como mote a anti-política, desta vez carregada do moralismo, é ao mesmo tempo, acabar com o PT.

    Nos idos de 80 e 90, o desmonte da política se deu pela economia e os dogmas economicistas (neo)liberais.

    Vejam que naquela época, os desvios morais eram tolerados em nome da estabilidade “econômica”. É verdade que tais desvios nada tinham a ver com uma valoração moral, mas simplesmente um novo arranjo capitalista que devorava regulamentos e instituições, mas o fato é que a denúncia era considerada anti-establishment.

    Mas por que setores à esquerda (o PT de 80 e 90) e agora a direita apelam para o moralismo?

    Bem, sabemos que o PT é um caso raro de hibridez entre o movimento operário, setores socialistas e entidades de base da Igreja (Católica). Porém, desde o começo, ficou claro a importância do peso dos operários, influenciados pelo estilo de produção fordista, avessos a qualquer tipo de “partidarização e politização” sindical.

    Ontem, vendo o filme sobre Lula e sua mãe, Dona LIndu, do Fábio Barreto, em uma passagem, o personegam Lula diz: “ninguém aqui quer brigar com patrão, porque, afinal, são eles que pagam nosso salário”.

    Esta é uma frase emblemática, eu diria que o eixo condutor da vida deste operário-presidente.

    Claro que resumir toda a complexidade de sua vida e trajetória política a uma frase do roteiro de um filme é uma idiotice, mas desconsiderar que Lula sempre representou um pacto, uma transição, ou seja, uma sinalização de negociação até o limite, é não enxergar o próprio processo de redemocratização brasileira.

    Este processo, eu acredito, não pode ser dividido entre ciclos estanques, e nem se encerrou em fases como Sarney-Collor, tucanos e petistas.

    Na verdade, este primeiro ciclo está se encerrando nos dias de hoje, com a dramática fase que teve seu ápice com as últimas eleições de Dilma.

    Neste período que vem de 85 até 2014, todas as vertentes flertaram com o golpismo, seja no (bem sucedido)Fora Collor, Fora FHC ou Fora Lula e Dilma.

    É bem verdade que cada um de nós (eu, do meu lado esquerdo) e outros, à direita, vão procurar argumentos para legitimar as teses que ultrapassam o razoável, no quesito ataque ao Estado de Direito.

    Quando nos faltou argumentos frente a avalanche neoliberal, que transformou tudo e a todos em números, planilhas e ratings, buscamos na exacerbação dos ânimos a chance de retomarmos o nosso protagonismo. Assim como fazem os tucanos e seus sócios hoje.

    E qual a diferença, além da força e repercussão de uns e de outros?

    Eu diria que a esquerda, como anti-hegemônica, sempre sofrerá mais com o assédio golpista, porque ela mesmo hesita em adotar as medidas de força necessárias a sua manutenção, enquanto a direita não hesita, nem em golpear ou contragolpear.

    E aí que eu chamo atenção a frase de Lula no filme e na história do partido que construiu e os limites do ciclo de negociação entre capital e trabalho proposta por ambos.

    Bom lembrar que tais esgotamentos não se resumem aos dias atuais, e o próprio Getúlio (ainda que com origem de classe distinta a de Lula) viveu (e morreu) por esta tentativa de compor tais interesses antagônicos e irreconciliáveis.

    Não é novidade para ninguém que os setores moderados sempre foram majoritários, e depois, plenamente hegemônicos no PT.

    Seja com a expulsão da CS, seja com a inflexão de outros quadros ao centro, seja com a mudança de lado, como fez Genoíno, do PCBR até a Democracia Radical (a direita do PT, em 90).

    A maturação desta trajetória tem o ponto mais alto com a Carta aos Brasileiros.

    E gostemos ou não, foi esta “negociação” que permitiu governar e alterar a cara do país.

    Isto não quer dizer que a luta de classes tenham desaparecido, nem o ódio de classes. Toda vez que teve chance, os setores hegemônicos (a elite) namoraram com o golpe e/ou com a exacerbação do clima institucional como ferramenta principal da luta política.

    É possível que o desgaste do PT seja o desgaste desta fórmula de coalisão nacional permanente, o verdadeiro horror ao dissenso.

    Todavia, não é “SÓ” isso. Temos que considerar que a subida de tom também demonstra importância do momento no qual vivemos. O que está em jogo é quem vai mandar no mundo, depois da crise, e se vão ser os mesmos fundamentos “de mercado” que ditarão as regras, ainda que tenham quebrado (ciclicamente) o mundo várias vezes, com o sacrifícios de bilhões de vidas humanas.

    O Brasil se tornou peça chave neste tabuleiro global. Ou seja, é preciso impedir que o Brasil, junto com outros, se transformem em alternativas de crescimento autônomas em relação ao dupla EUA-Europa.

    É disso que depende o futuro político e bem estar econômico de vastas camadas da sociedade dos países ricos. De onde eles sugarão as riquezas para manterem seu way of life.

    Um dos comentaristas disse aqui que o PT entregou a “agenda profunda” aos direitistas, em nome de alguma governabilidade.

    Eu discordo.

    Creio que nós, do PT, ou a maioria dele, sempre acreditamos que era possível reformar o capitalismo dentro de fronteiras amigáveis, com controle completo sobre ódios e conflitos. Ingenuidade? Pode ser. Mas até o Lula acreditou, como eu poderia discordar?

    Eu prefiro dizer que foi o que deu para fazer, utilizando outra frase do mesmo filme, onde Dona Lindu, no leito de morte diz: “meu filho, faça o que der para fazer”.

    Não tenho dúvidas de que sem o PT, estaria tudo bem pior.

    O problema é o depois!

    Precisamos de algo “depois” do PT?

    Estamos preparados para construir esta alternativa, e aceitar o embate e a ruptura com as quais nos acenam nossos inimigos (sim, estes são inimigos e não adversários) de classe?

    Se optarmos pela segunda hipótese, é preciso entender:

    – O capitalismo brasileiro nunca vai experimentar os processos históricos de outras paragens;

    – Nossos limites para inclusão são bem mais curtos, porque já somos, nós mesmos, excluídos do jogo global, ou seja, somos a sobra da periferia;

    – Inclusões e mudanças nos eixos de poder globais implicaram, historicamente, e ainda implicam em uso de força (militar) ou ameaça de uso;

    Enfim, 

    Não vamos fazer omeletes sem quebrar os ovos.

  25. A imprensa brasileira está

    A imprensa brasileira está fazendo com o PT  a mesma coisa que a americana fez com os presidentes do Iraque e da Líbia,e continua fazendo com o presidente do Iran, bem como com os muçulmano destes países. 

    Como o mundo vê em cada muçulmano um terrorista sanguinário pela força da campanha dos americanos, a campanha da imprensa nacional está colocando na cabeça de cada brasileiro que o PT e os petistas são a causa de todos os males do Brasil,  são os INVENTORES DA CORRUPÇÃO E DO ASSALTO AO ERÁRIO PÚBLICO. 

    Esperar pela justiça? Nem em sonho. A solução é a justiça pelas próprias mãos. 

    1. Ao contrário

      Guarde seu atroz cinismo, e suas lágrimas de crocodilo para chorar pelos verdadeiros partidos puros, imaculados e injustiçados do Brasil.

       

      Ou seja, para chorar por todos os outros partidos que não sejam o Partido dos Trabalhadores, em especial o PSDB, o DEM e o PPS…

  26. buenos… olhar aguçado y sismógrafo político

    buenos

    olhar aguçado y sismógrafo político bem calibrado no “Movimento Marta Busca Um Lugar Ao Sol”

    se Marta mala y cuia mais senador Suplicy mais filhos se mudarem para o PMDB ou outro partido

    então, a vaca foi pro brejo da cruz do Chico… e o PT, como dissera Chaui por auí: O PT ACABOU!

    por outro lado, se fica “o poste sem luz” no PT é porque Marta a Solidária Leal sonha naufragar –

    abraçada politicamente ao partido – no marzão de lama y petróleo é nosso saindo pelo ladrão…

     

    nanopoema: poesia trágica da paixão eterna no mar morta…

    pelas doces ilusões perdidas y traídas y conspurcadas…

     

    amo marta

    amor mata

    – homens ao mar!

    [de rolex no pulso fraco]

     

    jc.pompeu, mar 2009

     

     

  27. O PT acho difícil, a mídia impressa não tenho dúvidas que cai:

    Revista Veja pode ser descontinuada em 2015
    Por Estagiário da Abril 24/11/2014 às 11:53

    CMI Brasil

    Faço estágio na Abril desde o começo no ano e o clima está bem tenso. Com a perda de leitores e assinantes para as mídias digitais e consequente perda de anunciantes a Veja e outras publicações deverão ser descontinuadas já no início de 2015.

     

     

    Comecei meu estágio na Abril no começo deste ano. É verdade que em nenhum momento, tanto no processo de seleção como durante estes meses de trabalho, nunca fui questionado quanto minha orientação ou minhas preferências políticas. 

    Também é verdade que mantenho um comportamento discreto e que preciso do dinheiro do estágio para me manter. A Abril surgiu como a primeira opção remunerada para que eu pudesse trabalhar na minha área de estudo. 

    No entanto o clima na Abril está bem tenso. E a tensão aumentou durante o período eleitoral e não arrefeceu, pelo contrário, o ar está cada dia mais pesado na editora. 

    A perda de vendagem e de assinantes para as mídias digitais não é novidade e ocorre de maneira contínua a mais de uma década. Um figurão da Abril esbravejou (novamente) um dia desses: “A gente publica alguma notícia em nosso site agora e 5 segundos depois ela já aparece em 500 mil sites pela internet. A gente publica a reportagem impressa e no mesmo dia já se encontra o texto ‘on line’ … quem vai comprar revista assim?” 

    Os anunciantes acompanham o alcance das publicações, e vinham se reduzindo continuamente tanto em quantidade como em valor pela página de anúncio. No entanto, ao radicalizar politicamente seus pontos de vista, a revista Veja por exemplo perdeu de uma hora para outra seus anúncios mais importantes que são do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobras e outras estatais e campanhas publicitárias vinculadas ao Governo. 

    O resultado é que as contas estão no vermelho apesar dos esforços redobrados em se negociar e conquistar mais espaço publicitário. A grave situação já ganhou contornos no temor dos funcionários quanto aos seus empregos. No meu caso, já fui advertido que estagiários não possuem vínculo empregatício e meu corte não representaria custos adicionais a empresa. 

    O que se conversa quanto a situação dos empregados é que serão aproveitados por outras publicações do Grupo, pelo menos em um primeiro momento, de modo a se tentar a estabilizar a situação evitando demissões em massa e suas consequências – elevados custos, possíveis processos e uma série de ex-funcionários com ódio da empresa em que dedicaram todos seus esforços. 

    Os assinantes deverão receber o mesmo tratamento dado em casos de outras publicações descontinuadas. Deverão poder escolher uma outra publicação pelo mesmo período de vigência de suas assinaturas, evitando assim o baque que a devolução das quantias já pagas trariam para as já combalidas finanças da Abril. 

    Enfim, os grupos que trabalham nas edições de retrospectiva de fim de ano já estão recolhendo também material das edições comemorativas anteriores, aquelas que trouxeram a história desde o início da publicação até determinada data. Estariam elaborando, em regime de sigilo, a edição de despedida da Revista Veja.

  28. Mataram o Marx…

    …Um milhão de vezes, mas em 2009 ele voltou a ser best selers na Europa.  Quanto ao PIG este sim caminha para o estertor. 

  29. o pt como partido formou-se

    o pt como partido formou-se com os movimentos

    sociais e as centrais sindicais.

    então é mais difícil extermina-lo, embora a grande mídia

    golpista venha tentando faze-lo desde 2003.

    essa ciontinuidade golpista está dando nisso.

    a ver no que dá….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador