Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

O teorema do quadro falso, por André Araújo

Por André Araújo

Os falsificadores de quadros já existiam ao tempo de Rembrandt. É um antiga  profissão que só aumentou na fase impressionista e chega até nossos dias. O maior falsificador do Século XX foi o francês Fernand Legros, cuja biografia por Roger Peyrefitte “O Falsário ou a Vida Extraordinária de Fernand Legros”   (Record 1976) é um clássico. Peyrefitte é um renomado escritor francês da segunda metade do século. Outra biografia na mesma linha é sobre  Hans van Meegeren, falsificador especializado no pintor Vermeer, escrita por Frank Wynne (Companhia das Letras 2006 “Eu fui Vermeer”).  Sobre o tema de quadros falsos há bons insights em “Mercadores de Arte”, autobiografia de Daniel  Wilderstein (Planeta 2000), o maior marchant das decadas do pós guerra, que forneceu boa parte dos quadros de Museu de Arte de São Paulo (MASP).
 
Os falsificadores vendiam seus quadros como verdadeiros e cobravam o preço de mercado. A amplitude do negócio é muito maior do que se imagina, quase todos os grandes museus do mundo tem quadros falsos em bom número.

 
As “expertises”, atestados que dão como verdadeiro um quadro tambem são falsificadas ou verdadeiras mas compradas com o “expert” sabendo que o quadro é falso. Utrillo foi um dos pintores mais falsificados, cinco ex-amantes vendiam “expertises”,  todos os impressionistas foram muito falsificados e coleções particulares foram as grandes compradoras.
 
É célebre a estória que Picasso, que pintou milhares de quadros, atestou como seu um quadro falso, tão boa era a falsificação. Mas a descrição do ramo de negocios da falsificação de quadros nos leva ao teorema.
 
O TEOREMA DO QUADRO FALSO é a grande arma dos falsificadores. Uma vez descoberto em um grande e reputado museu a existência de um quadro falso o que fazer? Há duas saídas:
 
Primeira: Chamar a Polícia e denunciar o falsário para processá-lo e tentar reaver o dinheiro ou
 
Segunda: Não fazer nada e deixar o quadro na parede como se verdadeiro fosse. Porque?
 
O escandâlo que acompanha a denúncia à Poíicia vai para os jornais e CONTAMINA toda a coleção do museu.
 
Se tem esse falso terá outros? Como eles compraram esse falso, quer dizer que aí tem coisa, o escândalo PREJUDICA a reputação do museu e muito pior, QUEIMA a coleção para futuras vendas e trocas. Além disso, a investigação da Polícia pode voltar-se contra o curador do Museu que decidiu a compra e é na prática impossível recuperar o dinheiro.
 
Na prática, 95% dos museus e colecionadores preferem a segunda hipótese.
 
Essa é a grande proteção dos falsificadores. O escracho se volta CONTRA o denunciante e o prejudica.
 
Uma variante do teorema é a familia de alta posição social que tem um filho problema, drogado e vagabundo.
 
O pai e a mãe vão ficar falando para todos como é o filho? Vão a uma festa e dizem alto e bom som, meu filho não vale nada, é um vagabundo, cheirador, não presta? Raramente fará isso, porque? O escracho do filho ruim se VOLTA subrepticiamente contra a família, CONTAMINA a reputação da familia.
 
Trazendo o TEOREMA para o Brasil. O ESCRACHO de corrupção com grande escândalo está QUEIMANDO o nome do Brasil no exterior. O Brasil nos últimos 30 anos subiu de patamar no mundo, tornou-se um País admirado e simpático a todos. Agora a visão mudou, ESTAMOS SENDO CONSIDERADOS UM COVIL DE LADRÕES, a cruzada da Lava Jato se noticia no mundo inteiro não a favor do Brasil mas contra a reputação do Brasil, de seus cidadãos, Governo e empresas. O mundo é cruel, ninguém é santinho que admira os bons moços que lutam contra a corrupção, a conclusão das notícias é o contrário ” Mas que pais é ladrões é esse?”
 
Pode haver elogios nos grupos de procuradores de outros países MAS no mundo real dos investimentos e negócios não há essa admiração pelas punições, há o choque pela extensão da corrupção, não que nos outros paises não exista mas eles são cuidadosos e não põe na janela exatamente para manter a boa imagem do País.
 
Ah, dirão, mas a Itália na Operação Mãos Limpas escrachou para o mundo. A Itália tem uma História de 2.700 anos, foi a capital do mundo ao tempo do Império Romano, hoje é o centro da Igreja, a Itália não precisa preservar sua reputação porque ela é atemporal, é uma civilização tão antiga com suas virtudes e defeitos que nada muda a visão do mundo sobre a Itália. Já país emergente precisa lutar continuamente por sua reputação, que nunca foi boa.
 
A China, a Coreia do Sul, a Índia, todo o mundo árabe, a Rússia, as repúblicas do Cáucaso, TODOS tem corrupção muito maior que o Brasil MAS não escracham para o mundo. Se lavam a roupa suja é em casa. Não fazem da campanha anti-corrupção bandeira do País porque isso se volta contra e não a favor.
 
É O TEOREMA DO QUADRO FALSO, se eu falar muito que meu irmão é malandro, vão acabar achando que eu também sou. As empresas brasileiras já estão sendo vistas no exterior como “suspeitas”, as empreiteiras brasileiras já estão queimadas, daqui a pouco o Brasil vai ser equiparado ao Congo e os parceiros vão nos virar a cara.
 
Para os cruzados da Lava Jato tudo isso não importa, o Brasil que se dane, nossa missão é extirpar o pecado.
 
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/20/Johannes_Vermeer_-_Het_melkmeisje_-_Google_Art_Project.jpg
Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabens!!

    Parabens AA pela lucidez e didática que expressou o atual momento de nossa economia/política. Estão  dando um remédio ao paciente que poderá, a longo prazo matá-lo e isso não está preocupando a ninguém. Os ufanistas da Lava-jato querem apenas ‘purificar’ o país mesmo que isso o leve a bancarrota!!

  2. Perfeito!!

    Os enviados de Deus do Paraná, junto com o Juizeco e uma PF corrompida ou safada estão se achando DONOS do Brasil e do MUNDO…isso TEM que acabar.

  3. Acrescente-se…

    Que o que mais denegri nossa imagem é a condução “arbitraria” do processo.

    Qual executivo gostaria de dirigir uma empresa num pais “em que pode ser preso a revelia da lei” apenas por uma delação sem apresentação de provas concretas e que o juiz “despacha” nos moldes: “para se verificar à posteriori”. “Que a princípio são contratos falsos”. E mais, que os procuradores apelam a deus e não às leis para “gerirem as acusações”.

    Isso sim vai de encontro a todos os ditames de qualquer sociedade civilizada.

    Isso sim é um deus nos acuda!

     

  4. o mais absurdo dessa lava

    o mais absurdo dessa lava jato é tornar o legal ilegal, doação a partidos dentro da lei e reconhecida pelo tse como legal passa a ser vista como propina, assessoria paga novamente dentro da lei é considerada propina porque o juiz se acha no direito de dizer que o consultor não tem conhecimento técnico de um determinado assunto. Outro dia um juiz disse que culto afrobrasileiro não é religião porque não tem livro sagrado. Vejam os senhores até onde vai a arrogância desses juizecos e procuradorecos.

  5. Aproveitando, André…

    Vivem me oferecendo, em troca de meu voto e de minha opinião, Aécios de papelão, picolés de chuchu, ex-presidentes laureados com prêmios Kluge, ex-comunistas, procuradores públicos ditos apartidários. E, por último, também assinaturas da Veja e da Folha. Cada um deles atesta a veracidade dos demais, ainda assim gostaria de saber se algum deles é falso. Pensei em recorrer ao perito Molina e ao Datafolha. São confiáveis?

  6. é incrível!

    Mas o nível do nosso sistema policial midiatico judiciario é TÃO TREVOSO TÃO SEBOSO e conluiado com a ultradireita  e a mafia (waterfalls and others) que nosso prezado AA, outrora um direitista de carteirinha, se torna um baluarte centrista e fonte infinita de BOM SENSO…

     

    Salve, AA!

  7. Mentiras…

    Você também não diz que estudou numa faculdade caça-níquel de terceira categoria…

    Você não diz que é socio de um clube/associação cujo presidente rouba

    Você não diz que seu apartamento tem inflltrações…, que seu carro vaza óleo.

    Sai de fininho, cara de paisagem.

    Ou então mente.

    Como se mente descaradamente no Brasil.

    Só pode ser cultural, deve estar vindo do berço.

    Chega de mentiras!

    Mais caráter por favor.

    Fará muito bem a todos.

     

     

     

    1. Finalmente a pureza (no mundo) vai começar depois da vazajato!

      Deu seja louvado!!!

      Finalmente teremos um “país de caráter” no concerto das nações!!!

      O quê? Ahn? 

      É só pra uma (menor) parte novata se aproveitando do que dividem o pão (levando todos eles ?)

      A parte “com caráter”, que já está aí há 5 séculos é que está promovendo esta “limpeza” circense?

      Que denuncia que o vizinho estudou na (sua)  faculdade caça-niquel, sócia do (seu) clube de quinta?

      Que o apê dele (embaixo do seu) tem infiltrações? Que o carro dele é que desixou rastro de óleo até a sua vaga?

      Que nem precisa sair de fininho, pois os que poderiam te “dedar” são todos amigos da mesma curriola secular?

      Aaaaaah, entendiiii. Então é só uma (menor) parte que está sendo “lavada”. Aquela “suja, fedida, mal vestida”. Aargh!

      Ok, então. 

      Chega de meias-mentiras!

      Mais meio-caráter por favor!

      Fará muito meio-bem a quase todos!

      Principalmente aos 1%, 5%, 20% de maus caráteres da nação.

      Já é alguma coisa né?

      Voltamos ao que sempre fomos desde sempre.

      Deus, Jeová, Alá, Tupã sejam louvados!

       

  8. Se pelo menos a Justiça

    Se pelo menos a Justiça tivesse a intenção de punir corruptos e corruptores, de acabar com a corrupção… Mas sua seletividade deixa evidente seu caráter anti-petista.

    Ou conformamo-nos com o fato de que a Justiça brasileira é elitista, que os poderes são concentrados e que dane-se, em nome da Economia, que essa elite aprofunde nossas desigualdades ou mobilizamo-nos para aperfeiçoarmos nossas instituições democráticas, inclusive a Justiça e para disseminar através de programas estatais massivos – Educação – a ideia de que a lisura legalista é in e a malandragem marginal, out. Educação doméstica, familiar, daquela que se passa de pai para filho, é fundamental e impresindível.

    Manter ou pior aprofundar as desigualdades acho que é desperdício: já pensou se todos os que tem sido desprivilegiados por governos não-socialistas tivessem formação e condições que lhes permitisse prosperidade, quanto próspero seria, na soma geral, o nosso país? E isso só o estado pode fazer. A iniciativa privada é vetor de concentração de poder, essa é sua vocação e está certo que seja assim. O que não está certo é o estado – seja através da Justiça, do Legislativo ou do Executivo – fazer como se fosse empresa privada. Isso é desperdício.

    Agora, contar com a imprensa para melhorar a imagem do Brasil… melhor tirar o cavalinho da chuva. Tanto a imprensa nacional quanto coisas como a The Economist, a elite não quer a prosperidade geral nem um estado legalista. E com isso acaba afundando o país todo.

  9. O problema não são os processos, é o circo!

    Se a república do Paraná fosse séria e processasse todos aqueles que tem processado, de forma séria e sem as luzes da mídia, tomando cuidado para não se desmoralizar com falsas acusações, que vem no meio das outras tantas reais que existem, o Brasil estaria sendo conhecido internacionalmente como um país que está combatendo a corrupção.

    Porém o estrelismo e a política tomou conta da Lava a Jato, várias pessoas são presas sem o mínimo cabimento, há outros que nem são denunciados, ou seja, com o tempo ela pode vir a ser um exemplo de como não se faz combate a corrupção.

    1. O problema não é apenas

      O problema não é apenas esse.

      O processo jamais poderia estar na mão de um único Juiz, não tem sentido isso. Deveria estar fatiado, com cada um cuidando de seu território e pronto. Até porque mais visões sobre o mesmo caso sempre é mais benéfico para toda a sociedade.

       

      1. É isso mesmo Daniel, o que

        É isso mesmo Daniel, o que mais espanta é a COMPLETA OMISSÃO dos Tribunais superiores, estão todos com medo da midia, ninguem enfrenta nem esse Comité de Slavação Publica que se formou em Curitiba e nem o Grande Inquisidor, Merval pereira, assessorado pelo jurista da Globo, Joaquim Falcão, entusiasta da Corte de Delação do Paraná.

        Onde está o Brasil de grandes vultos que enfrentavam tempestades, o Marechal de Ferro, Floriano Peixoto, Arthur Bernardes, que governou quatro ano sob Estado de Sitio, Getulio que enfrentou duzentas crises pesadas, quando não conseguiu enfrentar pos fim à vida mas não se curvou. Hoje temos pigmeus com medo da Globo, triste Brasil.

  10. Concordâncias & discordâncias

    Andy concordo com  voce. Pelo menos neste ponto.

    O dano  levará décadas para ser reparado. A imagem não tem preço!

    O pais parou e estamos presos nas mãos daqueles que nunca produziram uma agulha sequer. Seja como operários , seja como capitães da indústria.

    Esqueceram que política se faz com a cabeça não com o fígado.

  11. Fecho contigo AA. Mas

    Fecho contigo AA. Mas acrescento que a cruzada moralista é difetente aqui, pois os que tem o controle do processo não tem interesse algum em moral alguma, ao contrário da Itália, onde o moralismo genuíno levou para o buraco o partido comunista e a democracia cristã.

    É o velho filme que se repete, a direita no Brasil por falta de voto sempre apela para o combate a corrupção contra o trabalhismo. É a melhor arma deles porque o pig pauta a corrupção no país. Escondenda a deles e vitmaninando a do adversário.

    A outra diferença no Brasil é que ao contrário dos países que voce citou, Rússia, China, EUA e etc, aqui as elites são contra sua própria terra. A elite que voce representa, AA, infelzimente é minoritária

     

    1. Não concordo com você Juliano;

      Nenhum dos presos ou processados na “Guantánamo do Paraná” ganha ou ganhava “salário mínimo”; a coisa é pior ainda do que parece: é o pouco empresariado nacional, de classe mundial, que está sendo destruído.

      Isso deixou de ser “predação” há muito tempo; virou CANIBALISMO.

  12. Teorema ?

    André, um teorema é algo que pode ser demonstrado por um processo lógico.

    Acho que você quis dizer dilema, que é uma escolha entre duas alternativas antagônicas.

    1. Mas essa dupla escolha pode

      Mas essa dupla escolha pode ser demonstrada pela logica. De qualquer modo a nomenclatura é irrelevante, pode ser DILEMA, sem problema, fica até mais elegante.

      1. Isso

        A nomenclatura é irrelevante. Então passarei a me referir a relação entre os catetos e a hipotenusa do triângulo retãngulo como sendo o Dilema de Pitágoras.

         

        1. Meu caro, compreendo suas

          Meu caro, compreendo suas boas razões, eu disse que era irrelevante para o caso dos quadros falsos, que é uma narrativa de texto livre mas não é irrelevante para um teorema de verdade.

      2. DILEMA com “E”, ou sem “E” ?

        Desculpem a piada escrota, mas é que estava pronta, hehehe

        (não pode ser tudo “sério”, senão ninguém aguenta)

  13. Todo esse escracho tem

    Todo esse escracho tem endereço certo: o poder central. Enquanto o PT for ganhando eleições, maiores serão os escrachos. Afinal, as máfias brasileiras, incrustradas em “n” lugares e situações, não interessa a apuração e a penalização da corrupção, apenas, brigam pelo botim: o que sobrar é lucro. Como sempre.

  14. Teorema do quadro falso

    Se bem ou mau entendi, o que este autor acha é que deve ficar tudo como está pra quem não falem de nós. Será que é isso mesmo?

    Não, não deve ser não. Não é possível que exista alguém que defenda algo assim. Espero que não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador