O vazamento de Delcídio e os titereiros, por Jorge Rebolla

Por Jorge Rebolla

Existem provas além das palavras? Tudo pode ser comprovado numa ação penal ou foi feito sob encomenda para um julgamento político? É vingança do ainda senador petista Delcídio Amaral? É tudo mentira? Para mim nada disto importa. O que me interessa é o momento e o instrumento.

A delação, ainda não confirmada a sua veracidade pelo suposto autor, veio a público no mesmo dia que o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, tornou-se réu num processo criminal por corrupção e era o sujeito em todas as manchetes. Durante uma sequência de denúncias envolvendo a família Marinho, proprietária das Organizações Globo, em práticas semelhantes as dos acusados na Lava a Jato. Poucos dias após a saída do Ministério da Justiça e também há apenas nove dias para as novas manifestações pelo impedimento da presidente. 

Nunca o deputado Eduardo Cunha esteve tão enfraquecido. O senhor do processo contra a presidente perdeu grande parte do seu poder pessoal. Muitos deputados do baixo clero deixarão de apoiá-lo por temerem o dano à própria imagem, causado pela associação com um acusado em processo penal de grande repercussão. Com este fato novo, embora esperado, a tendência seria o esfriamento do andamento do pedido de cassação contra Dilma Rousseff no Congresso Nacional.

Embora não tenha tido nenhuma cobertura na imprensa industrial, relatos divulgados pelos chamados blogs sujos estão lentamente se espalhando pela rede. Neles práticas comuns nos últimos escândalos de corrupção parecem fazer parte do dia a dia da poderosa família Marinho, dona da Globo. Empresas de fachada, laranjas e operadores em paraísos fiscais para a aquisição de bens de alto valor, como helicópteros e mansões.

O movimento pelo impeachment da presidente devido ao desgaste dificilmente levaria mais manifestantes às ruas, no próximo dia treze, que no último ocorrido durante o mês de dezembro passado. Após mais de um ano os grupos que comandam os protestos arrebanhariam apenas os mais empedernidos antipetistas.

A  proximidade pessoal entre a autora da matéria e o ex-ministro Cardozo demonstra que existe não só uma estratégia organizada para evitar que a temperatura da crise política arrefeça, mas que os seus autores acreditam agora mais do que nunca no próprio sucesso. A certeza é tão grande que decidiram até fazer graça. A jornalista, com a sua reportagem, enlameia quem alguns dizem ser o seu amado, na semana que o seu republicanismo foi elogiado pela oposição e pela imprensa. 

As acusações que constam na suposta delação do senador Delcídio Amaral contra José Eduardo Cardozo, Lula e a Presidente Dilma, possibilitará à oposição exigir celeridade no andamento do processo de impedimento; o novo Ministro da Justiça nada poderá fazer para impedir os crimes de vazamento seletivos de inquéritos e processos sob sigilo para não ser acusado de condutas delituosas; abafa qualquer outro fato que possa ofuscar um pouco os desdobramentos da Lava a Jato; permite a abertura de novos inquéritos contra o ex-presidente e deverá proporcionar o aumento de participantes nas passeatas, devido à possibilidade maior de impeachment.

Este último vazamento deixa claro que uma associação que pretende decidir o nosso futuro está ativa e controla áreas do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal. Manipulam, com o auxílio da mídia, os seus títeres com as informações que lhes interessam ver divulgadas. Estes por sua vez entram num estado de excitação que tolhe a capacidade de analisar a situação com as suas implicações. Nem tudo que o PT fez foi ruim para o país, mas mesmo as coisas positivas irão ser descartadas na purgação que se seguirá ao golpe. Enfraquecerá qualquer projeto para o Brasil que esteja em desacordo com as imposições dos órgãos transnacionais, como o FMI e o Banco Mundial, e dos grandes grupos financeiros que controlam as economias dos EUA e da Europa.

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bravo Jorge!

    Você resumiu meu sentimento. Meu receio é que a partir daqui a ordem do dia seja arrasar a terra…. calcinar até mesmo os pontos que o PT acertou.

     

  2. Ele desmentiu a reportagem

    Vi no sítio Pragmatismo Político uma notícia que ele soltou nota desmentindo a reportagem… Mas não vai fazer a menor diferença…

  3. Certissimo.
    Mas os

    Certissimo.

    Mas os “cavalheiros” desse governo cruzam os braços e ficam olhando pro noticiário com cara de namoradeira sobretudo quando a situação parece esfriar.

    Dá até pena. Nunca vi ninguém apanhar assim sem sequer esboçar a menor reação. Querem o quê, se passarem por vítimas, coitadinhos, é isso?

    … E a Dilma ainda chama pra reunião aquele inútil completinho chamado Edinho.. Ah, agora vai!

  4. Se se quis pelos interiores:

    Como se diz pelos interiores: matou a pau! 

    Momento e instrumento são efetivamente  as duas variáveis que explicam esses últimos movimentos no xadrez político-midiático-repressivo do país, A consonância entre os acontecimentos gritam tal a intensidade e pertinência. Tudo parece responder a um rígido planejamento. 

    Só para nos atermos ao lance no tabuleiro: nada impede a ilação de que essa humilhação ao Lula não fosse um trunfo a ser sacado quando conveniente pelo Moro e a trupe de “estrelas” no Ministério Público. Na realidade, deveria ser prisão. Tal não ocorreu pela defesa contundente do ex-presidente. A glória suprema seria o encarceramento. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador