Os canalhas também envelhecem, por Ronaldo Souza

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Ronaldo Souza

Há cerca de 22 anos ouvi de um professor a frase que dá título a esse texto e jamais a esqueci.

Não tenho nenhuma dúvida de que ele a ouvira em algum lugar e adotou.

Somente algum tempo depois percebemos, eu e mais três colegas, que ele próprio foi um dos grandes canalhas com quem tivemos oportunidade de conviver mais de perto por algum tempo.

Sem saber, ao dizer aquela frase, que até hoje nunca ouvi de outra boca, ele me ajudou a entender melhor gente como ele.

Vejo na imprensa a seguinte declaração de Fernando Henrique Cardoso:

“No passado, seriam golpes militares. Não é o caso, não é desejável nem se veem sinais. Resta, portanto, a Justiça. Que ela leve adiante a purga; que não se ponham obstáculos insuperáveis ao juiz, aos procuradores, delegados ou à mídia. Que tenham a ousadia de chegar até aos mais altos hierarcas”.

Em uma matéria do Brasil 247, lê-se:

“Bem ao seu estilo de não comprometer-se diretamente com seus próprios atos – até hoje FHC não admite que teve qualquer responsabilidade no apagão energético ocorrido em seu governo -, Fernando Henrique não admitiu, inicialmente, que o pedido do parecer tivesse sido uma iniciativa de um funcionário do Instituto FHC. Mas foi descoberto”.

A matéria se reporta ao parecer do advogado tributarista Ives Gandra em que ele diz que “existem elementos jurídicos para o impeachment de Dilma Rousseff”.

Quem poderia esperar um parecer jurídico de tamanha leviandade de um advogado renomado aos 80 anos?

Importou-lhe saber que o seu parecer representa tão somente uma peça que se pretende incorporar ao planejamento do golpe do impeachment da presidenta que tomou posse há apenas 1 mês e sobre cuja integridade não paira nenhuma dúvida?

Ele sabe que o seu parecer tem somente esse objetivo.

Não lhe incomodou sequer a possibilidade de chamuscar a sua credibilidade pela contestação do seu parecer por outros profissionais, como já o fizeram vários advogados, entre os quais Fabio de Sá e Silva, Percival Maricato  e Tarso Violin, que definiu como ‘mais uma mácula no currículo do advogado’, não apenas por ser frágil, mas por não ter respaldo jurídico?

Justifica-o o valor pago, segundo a imprensa entre 100 e 150 mil reais, valor de cada parecer emitido por ele?

Descobriu-se, para espanto de todos, que foi o advogado de Fernando Henrique Cardoso, José Oliveira Costa, quem pediu o parecer ao advogado tributarista Ives Gandra.

O homem que, ao comprar votos de parlamentares, episódio denunciado pela imprensa à época, alterou a Constituição Brasileira para conseguir a reeleição.

O homem que promoveu a maior venda do patrimônio do povo brasileiro no episódio que ficou conhecido como “A Privataria Tucana”, sobre o qual também é farta a documentação que comprova a ilicitude das negociações.

O homem que quebrou o país 3 vezes e 3 vezes foi ao FMI de pires na mão.

O homem sob cujo governo o país sofreu o maior apagão de energia da sua história, com enormes prejuízos para a nação…

Deu para trabalhar de forma dissimulada e cínica contra a estabilidade democrática do país, a mesma pela qual imaginávamos que um dia ele lutou.

Sabe-se de há muito da corrosão de FHC pela vaidade e inveja, mas agora o ex-professor, ex-sociólogo, ex-presidente, ex-tudo, extrapolou.

Fernando Henrique Cardoso também envelheceu.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

50 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Para o fanfarrão do FHgá, um

    Para o fanfarrão do FHgá, um versinho do poeta português, António Aleixo:

     

    Tu que vives  na gradeza,

    Se calçasses e vestisses

    Daquilo que produzisses,

    Andavas nú, com certeza.

    ======================

     

     

  2. Fez-me lembrar de uma

    Fez-me lembrar de uma passagem entre Collor e Ulisses Guimarães. O primeiro muito contrariado com a ostensiva oposição do PMDB ao seu governo, numa entrevista só disse um adjetivo: VELHO! Ao que Ulisses respondeu com toda sua lucidez: VELHO SIM. VELHACO NÃO!

    Fernando Henrique poderia se dizer bem parecido: VELHACO SIM. VELHO IDEM!!

  3. Me assustam os caminhos por

    Me assustam os caminhos por onde o blog vai andando.

    Chamar FHC de canalha equivale a fazer exatamente o que os blogs de direita fazem com Lula, ao chamá-lo de analfabeto, de preguiçoso, de cachaceiro etc. Nao se via esse tipo de coisa por aqui antigamente. Como não tenho compromisso com militancia alguma, repudio os dois casos.

    De mais a mais, além de tudo chama-lo de canalha por pregar o golpe é, no mínimo, incoerente, uma vez que o PT promovia abertamente atos públicos de “Fora FHC” nos anos 90 (eu mesmo cheguei a participar de alguns, quando era secundarista e acreditava que o PT iria mudar o mundo).

    Parece que o fim se aproxima.

     

     

    1. Encomendar um parecer de

      Encomendar um parecer de impeachment a um parecerista profissional, forçar sua divulgação e negar a autoria da encomenda tem que nome? No meu dicionário se chama canalhice.

    2. “além de tudo chama-lo de

      “além de tudo chama-lo de canalha por pregar o golpe é, no mínimo, incoerente, uma vez que o PT promovia abertamente atos públicos de “Fora FHC””:

      Em retrospecto, VOCE tambem se arrependeu mesmo sabendo que o PT e suas manifestacoes estavam certos?!?!

      O “canalha” do item, por sinal, nao eh um insulto.  Eh termo tecnico.  FHC eh factual e comprovadamente canalha.

    3. Chamar Lula de analfabeto e

      Chamar Lula de analfabeto e preguiçoso visa apenas a desqualificar; não corresponde à realidade dos fatos.

      Chamar Fernando Henrique Cardoso de canalha é uma constatação factual, baseada em fatos da biografia de Fernando Henrique, de conhecimento público e que não foram contestados até hoje. Este último episódio lamentável é também prova dessa canalhice.

  4. para quem envelhece como FHC…

    que belo travesseiro é a hipocrisia

    ainda servindo de guru para os que querem tomar o poder, só faltou declarar que todas as vezes que algo deu errado com ele, foi para que pudesse dar certo agora, o impeachment de Dilma

    não vai sossegar até morrer

    precisa porque precisa de alguém para sangrar toda a podridão da sua atuação como presidente

    principalmente no que se refere a Petrobras e Bancos

  5. João Grandão 2

    FHC, “o malaco da USP”, usou o Aécio, já descartado, de João Grandão. Agora se vale de outro João Grandão, o parecerista delivery Ives Gandra, que não demonstra o mais leve pudor em ser usado. 

  6. Ronaldo

    O titulo e conteudo perfeitos. Os canalhas envelhecem e vão ficando velhacos, se achando muito espertos. Mas Fernando Henrique ainda tera a sua vez. A historia pode ser contada sob muitos vieses, mas têm sempre o momento onde a verdade sobressai.

  7. PHA fecha seu comentário de

    PHA fecha seu comentário de hoje no Caf: a história se repete como farsa. Então, é bom lembrar à direita: logo depois do tiro no peito de Getúlio, as turbas enfurecidas tomaram as ruas cheias de indignação contra a imprensa maldita da época que levou o gaúcho ao suicídio. E destruiram sedes, veículos e o que mais lhes passou pela frente. Só pouparam a Última Hora, único jornal que apoiava o “Velho”. Dizem que teve dono de jornal e rádio correndo mais que Usain Bolt pelas estradas e mares do Rio….

  8. O parecer de Ives Gandra foi uma jogada temerária

    Eu li o texto que Ives Gandra divulgou na imprensa sobre o parecer. Tirando o fato de ter citado os dispositivos de leis e da Constituição Federal nos quais disse ter se baseado para confeccionar o parecer, além de alusões a uma possível culpa por omissão da presidenta no que chamou, de forma sensacionalista e nada fundamentada factualmente, de “destruição” da Petrobras, não me impressionaram as afirmações de Gandra, o mesmo que, há pouco tempo, era efusivamente citado por aqui quando disse, de forma errada, que a teoria do domínio do fato confrontava o princípio da presunção de inocência, mostrando ignorância sobre o real sentido do que vem a ser o domínio do fato para fins de caracterização da autoria de crimes.

    Agora, Ives Gandra, atendendo aos chamados da turma com quem sempre se mediu, afirma em alto e bom som que existem fundamentos jurídicos para o impeachment de Dilma Rousseff, o que faz por meio de séria acusação contra a primeira mandatária da nação. No que importa para analisar o efeito desse parecer, ele foi muito mais uma tentativa precipitada de desestabilizar os ânimos do Governo e de seus apoiadores do que propriamente algo que tenha substância ou consistência jurídica, ao menos pelo que eu li das palavras do próprio autor do parecer. O tiro pode ter saído pela culatra, pois as forças que apoiam o governo Dilma podem ter despertado seriamente para a ameaça, que hoje é real, contra o legítimo mandato de Dilma Rousseff. Nesse sentido, a jogada do parecer foi temerária e deixou à mostra as reais intenções políticas que o motivaram. Não foi um parecer de jurista, num sentido estrito do termo. Foi um parecer de um jurista que sempre se guiou preponderantemente de forma política em suas análises e pronunciamentos sobre questões de grande interesse público ou coletivo. Gandra é um ideólogo, acima de tudo. Seu parecer, endossando a possibilidade de impeachment de Dilma Rousseff, apenas confirma isso.

    Gostaria de ler a íntegra do parecer para ver exatamente como o parecerista demonstrou a responsabilidade da presidenta Dilma Rousseff pelos atos ilegais praticados por integrantes da diretoria da Petrobras. A curiosidade é grande porque a tarefa, antes de ser simples, é extremamente complexa. Não basta, evidentemente, indicar atos ilegais praticados por terceiros. É preciso demonstrar de que forma isso atinge Dilma. Tampouco me parece válido pretender culpá-la por ter sido ludibriada. Isso seria um absurdo completo e uma subversão inaceitável do conceito de culpa. Em determinada altura de seu texto, Gandra sugere que a linha por ele seguida inclui a exigência de que Dilma fosse capaz de detectar a falsidade de certas declarações prestadas por pessoas que compunham o Conselho de Administração da Petrobras. Ora, se a administração da empresa funciona de forma tal que a presidente se baseia em informações prestadas por membros do conselho, qual o sentido de se exigir dela que fosse capaz de averiguar a lisura ou fidedignidade de certas informações, se a responsabilidade imediata pela correção da informação é de quem a presta? Se Dilma tivesse que fiscalizar ou apurar diretamente ela mesma as afirmações feitas por terceiros, isso equivaleria a simplesmente retirar o sentido da função de quem presta as informações. Bastaria então ela mesma se responsabilizar pela coleta das informações, sem a intermediação de terceiros. O que nos força a concluir que, se terceiros tinham essa função, Dilma não pode ser responsabilizada por informações falsas, dolosamente omissas ou incorretas prestadas por terceiros.

  9. Serve pra reeleição dele…

    Que ela leve adiante a purga; que não se ponham obstáculos insuperáveis ao juiz, aos procuradores, delegados ou à mídia. Que tenham a ousadia de chegar até aos mais altos hierarcas.

    Isso serviria perfeitamente pra apuração da compra da emenda da reeleição dele – se existisse alguma apuração… 

  10. Esqueceram da DIÁSPORA

    Esqueceram da DIÁSPORA promovida por esse homi entre os pobres desempregados brasileiros. Em quase todas as cidades de MG, grande parte da força jovem fugiu ao desemprego do país e foram se refugiar nos EU, Canadá, Japão, Austrália e muitos outros países europeus em busca de emprego p/ ajudar suas familias. Muitos deles oriúndos da roça, sem nenhum conhecimento de outra lingua, foram “pastar” por lá, graças as SOCIÓLOGO iludido pelo Neoliberalismo difundido pelos Americanos, em toda a América do Sul e agora por toda a Europa que se “purga” tb, dominada pela  Alemanha, boazinha como sempre

  11.  
     
    Ives Gandra: um parecer a

     

     

    Ives Gandra: um parecer a serviço do vale tudo

    As Casas Congressuais, enquanto instâncias julgadoras, sujeitam-se às normas do estado democrático de direito. Não podem fazer o que desejam.

     

    Por Martonio Mont’Alverne Barreto Lima.(*)

    *Doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt. Professor Titular da Universidade de Fortaleza. Procurador do Município de Fortaleza.

     

    (…)

     

    FONTE: http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Principios-Fundamentais/Ives-Gandra-um-parecer-a-servico-do-vale-tudo/40/32808

  12. “O homem que quebrou o país 3

    “O homem que quebrou o país 3 vezes …”

    Para ser verdadeira esta afirmação o articulista tem de admitir que, na pior das hipóteses, FHC recuperou o país pelo menos 2 vezes pois é impossível quebrar algo já quebrado.

    Pena que pelas atuais circunstâncias nossa Petrobras não terá uma segunda chance de quebrar.

    1. Petrobras e a quebradeira

      Acredito que o comentário foi mais infeliz do que se tivesse feito “silêncio”.

      Sim, é possível quebrar algo que já esteja quebrado.

      Estima-se em mais de uma centena de bilhões de dólares o rombo que a Privataria Tucana deixou ao país.

      Ainda assim FHC teve que recorrer ao FMI por três vezes e submeter-se à sanha privatizante do Fundo. Leia mais na Carta de Intenções escrita pelo governo FHC.

      A Petrobras e o Banco do Brasil estavam na fila.

      Também é bom lembrar que de 1999 a 2002 a Petrobras foi obrigada a recolher aos cofres da viúva R$ 2,177 bilhões (corrigidos) em PIS e COFINS, minando seu caixa próprio, exatamente quando teve dois prejuízos bilionários, que foram o afundamento da P-36 e a esquisita troca de ativos com a Repsol.

      A dívida pública chegou a mais de 60% do PIB, o desemprego a 12,6% e a inflação já beirava os 20%. Sim, é possível fraturar mais de um osso em um corpo.

      No caso da Petrobras fica meio difícil especular como poderemos quebrar uma empresa que se tornou a maior produtora de petróleo do mundo em 2014 (operação individual). Ou como quebrar uma empresa que tem 17 bilhões de barris de petróleo a serem explorados, fora os bilhões ainda não descobertos. Uma empresa que teve um faturamento de 305 bilhões de reais em 2013, investe mais de 100 bilhões de reais por ano, opera uma frota de 326 navios, tem 35.000 quilômetros de dutos, 15 refinarias e 134 plataformas de produção de gás e de petróleo.

      Como quebrar a mais premiada empresa da história da OTC – Offshore Technology Conferences, o “Oscar” tecnológico da exploração de petróleo em alto mar, que se realiza a cada dois anos, na cidade de Houston, no Texas, nos Estados Unidos?
      Aliás, sua atual e demissionária Presidente também foi premiada por sua competência. Talvez porque a Petrobras tenha batido o recorde de produção pelo sexto ano consecutivo, enquanto as grandes petrolíferas de capital aberto estejam vendo o declínio em sua produção.

      Filho, vá se informar!

      Às vezes o silêncio fala mais alto…

  13. Só um minúsculo

    Só um minúsculo questionamente adicional aos que já foram feitos por aqui: quem pagou, ou melhor de onde veio o dinheiro que renumerou o parecer do  Gandra TPF Martins?

  14. Os canalhas também morrem 2

    Um sindicalista inglês guardou uma garrafa de vinho durante anos para beber no dia da morte da Margaret Tatcher, a tua eu comprei essa semana FHC pra comemorar o dia da tua partida.

    Se bem que se eu fosse beber a morte de todos os politicos que eu não gosto seria preciso uma adega.

  15. Os canalhas também morrem 2

    Um sindicalista inglês guardou uma garrafa de vinho durante anos para beber no dia da morte da Margaret Tatcher, a tua eu comprei essa semana FHC pra comemorar o dia da tua partida.

    Se bem que se eu fosse beber a morte de todos os politicos que eu não gosto seria preciso uma adega.

  16. Ultimamente, toda vez que FHC

    Ultimamente, toda vez que FHC abre a boca eu sinto vergonha alheia. Vergonha daqueles que reproduzem o discurso desse senhor como acreditando piamente estarem bradando contra a corrupção. Por essas e outras que substancio cada vez mais a minha teoria de que pior do que o alegado fanatismo petista é o fanatismo antipetista, aquele capaz de crer que FHC e a Oposição midiática estão de fato a fim de melhorar a terra brasilis.

  17. Canalhas e canalhas só têm

    Canalhas e canalhas só têm espaço porque há um vácuo no poder:

    Há um claro vácuo de poder pelo silêncio irresponsável de quem foi eleita em 2014 para conduzir o país.

    Por isso outras instituições ocupam este vácuo.

    Por isso ocorreu esta aberração jurídica hoje e outras mais ocorrerão.

    O objetivo era um só: desmoralizar o partido e o Governo.

    Conseguiram? SIM e sem nenhuma resposta à altura.

    Estou cansado deste governo sem nem mesmo ele começar.

    Mas não desisto da legitimidade dele e da sua legalidade.

    Mesmo que capenga, precisamos respeitar instituições e o voto popular.

    Lamento que a Presidenta Dilma não tenha aprendido nada e que pense que no Brasil poderá se comportar como uma rainha reclusa em seu castelo, a esperar ventos mais alvissareiros.

    O que vem por aí é um tornado.

    Lamento que o PT tenha se convertido nesta mixórdia sem eira e nem beira!

    Lamento que mesmo lideranças importantes não tomem pé do que está acontecendo.

    Avisos há por todos os lados.

    A troupe palaciana parece paralisada.

    A Presidenta está sumida há mais de um mês da TV, dos seus eleitores e dos cidadãos e não esboça a mínima reação nem para boçais como FHC, Serra e oportunistas travestidos de juristas, todos pregando a sua derrubada abertamente.

    Tamanha irresponsabilidade com a democracia jamais tinha assistido.

    Dilma tem o dever de respeitar quem a elegeu e proteger as instituições da República, sendo a mais sagrada o sufrágio popular soberano!

    Dilma tem o dever de se portar como Presidenta eleita e não fugir às suas responsabilidades institucionais!

    Dilma tem o dever, pelos votos que recebeu, de dar respostas à altura da sua responsabilidade como chefa do executivo federal, de modo a não conspurcar a democracia conquistada com tanto sacrifício!

    Dilma tem o dever de sair da sua reclusão pra lá de irresponsável com a história do Partido dos Trabalhadores e honrar o mandato popular que recebeu!

    Repito, jamais vi tamanha inação, tamanho recolhimento, tamanho desarranjo, tamanha irresponsabilidade como estou a assistir em meus 50 anos de vida!

    Eu como eleitor, exijo que a Presidenta eleita com o meu voto saia do seu castelo e cumpra com suas obrigações institucionais, políticas e morais para com quem a elegeu e também para com quem não a elegeu mas que preza a democracia.

  18. A frase NAÕ SE DEIXEM EMBALAR

    A frase NAÕ SE DEIXEM EMBALAR PELOS CABELOS BRANCOS PORQUE OS CANALHAS TAMBEM ENVELHECEM é de Rui Barbosa, uma frase para lá de conhecida para quem sabe quem foi Rui Barbosa, mas tambem ai é querer demais.

  19. “Como não tenho compromisso com militancia alguma..”

    AHAHAHAHAHAHAAH .QUIÁQUIÁQUIÁQUIÁQUIÁ …realmente, meu nome não é charlieeee… ahahahah…riiaiaiaiaiarsrsrs

  20. E o que dizer do PT e de seus corruptos consagrados de 1º, 2º, 3

    Não acredito que estou lendo algo que cabe a tantos e tantas pessoas que fazem ou fizeram parte do Poder. Falar apenas de FHC é algo igual a querer comparar o veneno de uma serpente com o de uma minhoca. Perto do que está ocorrendo desde que o Partidão tomou conta do país…. nunca vimos…. isso sim é escancarado, roubalheira frouxa…. e que não dá nada, todo mundo mete a mão, do 1º ao enésimo escalão, até a limpeza e o cafezinho faz a farra…. Q país é esse…

  21. Próprio de Rui Barbosa,

    Próprio de Rui Barbosa, chegado à mídia e aos holofotes, como FHC. 
    Os pernambucanos tem Joaquim Nabuco como um jurista de melhor qualidade técnica, além de justo, não havia escrvos em sua fazenda, pagava pelo trabalho dos negros. 
    Rui, baixinho e de nariz empinado, emitia muitas frases, se achava…

  22. Feitos imaculados recentes de Dilma
    – Assinar a compra de Passadena , que gerou prejú de USD1 bi a nação.
    – Alterar a LDO
    -Comprar os constituintes com R$700.000 p alterar a LDO
    -Nao vetar aumento de salarios em 10% de constituintes
    -nomeações politicas
    -$ da campanha patrocinado pelo Caixa 2, lava – mão
    – ingerência (ela é como o Agnelo)
    – falta de transparência e dialogo, unilateral
    – e por ai vai

    1. Leitura e interpretação!

      Caro Alex, tente ler o texto novamente! Me parece que você não percebeu qual a linha central desse escrito. Percebo isso, pois,  após ler os argumentos lúcidos acerca de uma postura golpista na tentativa de apagar e reescrever a história recente do país me deparo com seu comentário que mais parece um brado desses apresentadores de “progamas de auditório”. Desses que fazem “chover no molhado”. Que não somam à reflexão do povo e muito menos no entendimento do processo histórico e politico desse país.  Um texto que não defende nenhuma politica ou postura do atual governo. Apenas questiona a postura de antigos governantes e seus passados de bancarrotas que hoje surgem como exemplos de ética e lisura com suas  tentativas dissimuladas de formular argumentos anti juridicos, golpistas e mentirosos. Não se pode dizer que o texto faça referência a “imaculada” Dilma ou sua politica que em muitos campos não se diferencia dos governos tucanos. É sim subserviente ao capital estrangeiro, ao agronegócio e instituições financeiras. Pois bem, não vou me alongar nesse “papo” pois é “chover no molhado”. Minha revolta hoje não é com esse ou aquele partido. Minha indgnação é com a pseudo intelectualidade desse país. Que Lê, não reflete, não entende, se esquece e toma o primeiro discurso mídiatico como verdade absoluta. Já está cristalizado aquilo que não foi escrito e lido, e sim dito, circulado e fundamentado no brado ” redundante” dos formadores de opinião que estrilam nos canais impressos, TV e internet. Isso é resultado de uma linha da educação que acabou com a leitura e interpretação dos textos na escola. A geração multipla escolha. Não precisa ler para responder e muito menos escrever., dissertar… Se quiser é só ” chutar” qual das alternativas é a correta. 

      E assim caminhamos na barbárie! Parabéns à Ronaldo Souza pela lucidez nos argumentos. Bom visitar o passado recente desse país em um texto como o seu.

  23. Os canalhas també envelhecem

    Tá véinho hein Ronaldo kkkk Deve ser do tipo que justifica o atual com o passado e não sai do lugar. Isto é doença. Ladrão da vez é o PT e tem que ser elimidado. Ponto!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador