Palocci vai dizer tudo ou só o que o MP quer ouvir?, por Helena Chagas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Por Helena Chagas
 
Em Os Divergentes
 
Entre perplexos e arrasados, petistas tentam explicar o ex-ministro Antônio Palocci – não para justificar suas atitudes, mas para tentar prever os próximos passos da delação oficial que certamente virá por aí.
 
Palocci fez o que o PT mais temia, entregar Lula. Não o terá feito com satisfação, já que os dois eram próximos e se gostavam. Mas o raciocínio entre petistas é de que a pressão foi tanta que o ex-ministro acabou cedendo no ponto em que mais resistia desde o início das negociações com o Ministério Público. No vídeo depois distribuído, fica claro que o juiz Sérgio Moro – que em depoimento anterior ouvira do ex-ministro ameaças de delatar setor financeiro e outros – fez Palocci ajoelhar no milho e dizer o que ele queria.
 
E agora, Palocci vai dizer o que muita gente não queria? Em tese, depois de derrubar as próprias resistências e delatar Lula, o ex-ministro pode delatar qualquer um. E isso agora gera muita preocupação, dentro e fora do PT. Afinal, não vai pegar bem aparecer com uma delação que só entrega o PT depois de ter acenado com tanta coisa. O pessoal dos bancos começou a coçar a cabeça.
 
O que não surpreendeu ninguém no núcleo petista é o fato de Palocci não ter tido dó nem piedade da ex-presidente Dilma Rousseff, incluindo-a como personagem em diversos relatos, ainda que com papel secundário. Não precisava, por exemplo, num processo contra Lula, tê-la acusado de beneficiar a Odebrecht no leilão do Galeão. Nem dizer que ela estava presente na suposta reunião em que Lula teria mandado José Sérgio Gabrielli usar os contratos das sondas do pré-sal para fazer caixa para a campanha de 2010.
 
Mas Palocci tem bronca de Dilma desde que ela o demitiu da Casa Civil, nos primeiros meses de seu primeiro mandato, quando vieram a público cifras sobre os ganhos da consultoria do ex-ministro, que não quis divulgar quem eram seus clientes.
 
Palocci divulgará agora alguma coisa sobre seus ex-clientes? O fato é que um delator sempre tem nas mãos o destino de muita gente, desafetos e afetos. Gabrielli, por exemplo, foi poupado pelo ex-ministro, que fez questão de esclarecer que ele não cumpriu a missão que teria recebido de Lula e disse que não o faria.
 
A pergunta que não quer calar hoje é sobre até onde irá Palocci em sua delação não-delação. Vai dizer tudo ou só o que o MP quer ouvir?
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ferraram o Lula
    FORA DE PAUTA? Não, tá tudo misturado Exclusivo! Agora o Lula cai!Essa justiça… Publicado em 08/09/2017 no Conversa Afiada  O Conversa Afiada reproduz diálogo enviado por amigo navegante: – Mano do céu…- Que foi?- O Palocci ferrou o Lula. Você viu?- Não vi. O que foi que ele falou?- Que o Lula sabia de tudo.- Eita. Tipo o quê?- O esquema com a Odebrecht.- Vixe. Agora vai.- Vai.- E ele mostrou uns áudios?- Não.- Uma sala repleta de mala de dinheiro?- Não.- Já sei: contas no exterior?- Não.- Extratos bancários?- Não.- Uma compra de sentença?- Não. Nada disso.- Pelo menos um helicóptero com coca?- Não.- Algum depósito na conta da Marisa?- Neca.- Palocci pelo menos participou das negociações?- Diz que não. Mas o molusco contava para ele depois.- Contava?- É.- Tem vídeo disso?- Não.- Gravação?- Não.- Grampo?- Não.- Testemunha?- Não.- Eram só ele e Lula? Ninguém mais viu?- Só os dois. Petralhas.- E a delação foi homologada?- Foi.- O juiz aceitou?- Claro!- Saquei.- Não é incrível?- Realmente. É incrível. 

  2. Se disser… que diferença vai fazer???

    Até agora 100% do que foi dito e o ministério não queria ouvir foi ignorado.

    Filtros na delação:

    1-A DELAÇÃO É NEGOCIADA APENAS SOBRE OS ASSUNTOS DE INTERESSE DO MP

    ex: A parte da corrupção no governo FHC foi totalmente ignorada

    2-AINDA ASSIM, DURANTE A DELAÇÃO SÓ É PERGUNTADO SOBRE QUESTÕES QUE INTERESSAM O MP

    ex: ninguém se aprofunda sobre o papel de Serra, Alckmin, Aécio… ninguém nunca perguntou se Lula era o chefe a nenhum delator… 

    3-SE O DELATOR COMEÇAR A DIVERGIR DOS FATOS DE INTERESSE DO MP, AUTOMATICAMENTE ELES MUDAM DE ASSUNTO E DE FOCO NO DEPOIMENTO

    ex: Ceveró aponta isso em diversos vídeos… várias vezes tenta falar e é cortado

    4-SE MESMO ASSIM O DELATOR FALAR ALGUMA COISA INDESEJADA ELA SERÁ TOTALMENTE IGNORADA PELO MP E JUIZ

    ex.participação de filho de FHC que nunca foi averiguada

    5-SE MESMO ASSIM O DELATOR INSISTIR NO PONTO OU ADVOGADOS INDAGAREM SOBRE A PARTE INDESEJADA, A INVESTIGAÇÃO NÃO PRODUZIRÁ PROVAS E SERÁ ENCERRADA

    ex: paricipações de Aécio que ignorou testemunhas chave e foram encerradas por falta de provas… 

    6-SE POR ALGUM MILAGRE, ALGO INDESEJADO CONSEGUE PASSAR POR TODOS OS FILTROS… EX: AÉCIO CAINDO NA JBS… O TIME DO STF ENTRA EM AÇÃO.

  3. Delação customizada

    Palocci o que fez foi dar um drible no MPF, que estava empatando sua saída da prisão.

    Palocci foi direto ao Moro (ou teria recorrido a algum advogado trabalhista para isso, já que sua defesa é trabalhosa?), fez uma menção à Petrobras em sua denúncia bolo-de-noiva, de modo a atrair seu processo para o buraco negro da Vara da República Morana de Curitiba.

    As instituições continuam a funcionar normalmente.

     

     

  4. Será que Palocci algum dia

    Será que Palocci algum dia gostou mesmo do Lula? Saber como? “Coração”, como reza o ditado, é “terra que ninguém anda”. Não “anda”, mas pode oscultar. E tenho certeza interior que dados os últimos acontecimentos ele na realidade mantinha uma “amizade”, assim aspeada, com o ex-presidente. 

    A questão maior não é o ex-ministro ter se dobrado em razão do sofrimento nas masmorras da Guatánamo de Curitiba e, pior, a perspectiva delas sair só depois de um bom tempo. Afinal, qualquer ser humano no seu lugar procuraria saídas para se livrar desses verdadeiro inferno na terra que é uma prisão. Em especial se for da modalidade brasileira. 

    O que pegou mal foi a maneira como se efetivou essa capitulação. Homens, seres humanos, podem se render com honra e com desonra. A escolha fica por conta da têmpera de cada um. Palocci optou pela segunda opção. 

    Desde o primeiro depoimento que se notava claramente sua abjeta submissão ao “tirano de aldeia” que estava a lhe interrogar. Até para piscar, um dos seus hábitos, pedia licença a esse “senhor”. O ápice da subujice foi quando se ofereceu para denunciar os esquemas envolvendo instituições financeiras e meios de comunicação. 

    “Se o SENHOR quiser eu tenho aqui material que fará com que a Lava a Jato se estenda por pelo menos mais 1(um) ano”(*), declarou com voz trêmula um interrogado fazendo as vezes de um servo suplicando a atenção do seu senhor para lhe oferecer vassalagem. Tal como o predador que sente no ar o terror que imobiliza a presa, o Juiz sabe que a partir daí era só dar o bote final.

    Palocci agiu como traidor, sim. Entretanto, a traição não foi ao Lula, nem ao PT, nem a Esquerda, nem a ninguém: mas a ele mesmo. Foi uma auto-traição. 

    Traiu seu passado, sua história, sua dignidade como ser humano. Em suma: traiu sua própria consciência porque sabe, e bem, a que propósitos veio a Lava a Jato. Sua derrocada não prestou, ou prestará, serviço a Justiça, como alega, e sim, a uma estrutura que instrumentaliza essa instância única e exclusivamente para fins políticos-ideológicos e pessoais. 

     

    1. sociedade corrupta sem justiça.

      O problema é que é TRAIDORA grande parte da corrupta sociedade brasileira, que ativa e descaradamente participou do golpe contra a democracia e a legalidade no Brasil, e TRAIDORA também é a outra parcela dessa sociedade que não se rebela em MASSA contra os JULGAMENTOS SELETIVOS PRATICADOS NO PICADEIRO DE curitiba.

      Se atingisse realmente os grandes corruptos do país e bancos agiotas, o judiçario se apressaria em anistiá-los. Na verdade não deixa nem serem denunciados, nem devolverem o que roubaram.  Cabada de PALHAÇOS LADRÕES.

  5. Palocci

    Como sempre, muito confusa essa Helena Chagas, pior do que o pai dela, Carlos Chagas, ele foi assessor de imprensa do Costa e Silva e queria posar de democrata.

  6. E SE DISSER TUDO, e com provas, mesmo assim…

    o rebanho não vai acreditar, ou vai fingir que não acredita, e vai defender o seu pastor e a seita. Assim é o jogo nojento da política em que todos terminam se igualando. Mais dia, menos dia. É uma pena, pois ainda acredito na utopia da democracia como disse ontem, “A Democracia Ferida (e sua ampliação )” em contraponto ao autor do post-título e diferentemente de 99% dos assíduos visitantes que se manifestam ( não me envaideço por ser “diferente”, fico é triste por ver a multidão necessitada de ídolos a quem adorar e a quem se prostrar. https://jornalggn.com.br/blog/ion-de-andrade/o-depoimento-de-palocci-e-o-trf4-por-ion-de-andrade

    1. Seita? Ignorar provas?

      O que significa “seita”? E da onde você tirou esta palavra… Veja, MBL, Antagonista? (Eles já apelidaram pejorativamente a Dilma de “anta”, mas não o Cunha, Aecio e cia) Ou foi deste site, CartaCapital…? Quantos da esquerda ignoram provas?? uns 10%, 5%!? Cade as provas pra acusação do Palocci? A seita é da extrema-direita que se associou e foi conivente com Cunha???

      O Cunha está na cadeia por que tem doc. pessoais, assinatura, testemunho e gastos no cartão que PROVAM que ele tinha dinheiro num banco da Suiça. Há gravação em audio, filmagem de indicado na gravação dele recebendo dinheiro e a pessoa de que pagou o dinheiro dizendo e PROVANDO que era propina pro Aecio Neves.

      Presumindo que seja uma seita de petistas. As provas dizem que o Lula e Dilma roubaram quantos cada?

      Quais provas há contra Lula? Uma testemunha (dizendo que a Marisa mandou ele pegar a chave do triplex com arrogância) e 1 e-mail dizendo que o triplex terá uma cozinha (Não foi pra convecer Lula a comprar o ap.?).

      E quais as provas contra Dilma? Foi provado que ela roubou quantos???

      *Não acho que a Dilma e Lula nunca pegaram indevidamente nem 1 real. Mas aposto R$50, $100 que há uma duzia de politicos que receberam mais propinas que eles que a justiça e a midia não vão atras.

    2. “não me envaideço por ser diferente”… será???

      1-NÃO TEM NADA DE DIFERENTE NA SUA OPINIÃO!

      Não existe no momento um discurso que seja mais massificado que o seu… sorry! É a opinião padrão de todo panfleteiro de facebook… com seu pseudo moralismo seletivo… camisa da CBF… e toda pasmaceira desconexa que inunda a internet… 

      2-SE ENVAIDECEU TANTO QUE ATÉ COLOCOU LINK PARA SUA OPINIÃO “DIFERENCIADA”

      Deveria ter colocado logo o link por site do Olavo de Carvalho, do MBL ou do Revoltados Online… daria no mesmo… a besteria é igual.

      3-NOS SALVE DA CONDIÇÃO DE REBANHO IMBECILIZADO COM SUA “SABEDORIA”

      Já que você se colocou acima do “rebanho”… vamos lá… coloque aqui as tais provas que não adiantaria expor… eu te garanto que não vou ignora-las… depois nos brinde com os nomes dos seus ídolos políticos da tal “democracia utópica”… alguém tão superior como você vai trazer a luz para a nossa agonia.

      FICO NO AGUARDO!

  7. E daí se for verdade tudo que

    E daí se for verdade tudo que Pallocci disse?

    Pros burros, simplórios energúmenos de direita, que são chegados numa alfafa, tudo se resume a corrupção, quando o problema não é esse nem de perto. Trata-se da condenação de um projeto de país. Este é o ponto que os moralistas estupidificados pela Globo são incapazes de ver. Esta é a diferença entre tucanos e petistas. No modus operandi são iguais, mas pergunto: em política tem outro jeito de operar? Seja na Finlândia, nos EUA, China ou PQP?

    Que tem sacanajem de todo tipo todo mundo razoavlemente informado sempre soube que tem. Só os muito estúpidos acreditam na moralidade da política, dos políticos e dos homens. Estados-Nações são construídos a ferro e fogo, não com Padres Nossos….

    Falando nisso. Que tal o Moro explicar o Caso Banestado? Que tal ele explicar os 5 milhões que a mulher dele recebeu do amigo doleiro?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador