Para Waldir Pires, oposição é a mesma de 1954 e 1964

Do PC do B

Oposição a Dilma é a mesma de 1954 e 1964, diz Waldir Pires

Waldir Pires foi o último membro do Governo de João Goulart a sair do Palácio do Planalto, ao lado de Darcy Ribeiro, durante a deflagração do Golpe Militar de 1964, que instalou no Brasil uma ditadura de mais de 20 anos. Advogado e professor universitário, Waldir ocupava, na época, o cargo de consultor-geral da República e viu de perto a que ponto pode chegar a fúria da oposição brasileira em relação a governos com perfil popular.

Prestes a completar 89 anos, o homem que viveu os principais momentos da história recente do país ocupa agora uma cadeira na Câmara Municipal de Salvador (CMS), com a eleição pelo PT em 2012. Acompanha atento o cenário nacional da política e, como testemunha ocular da história, tem feito comparações entre a oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff e as oposições de 1964 e 1954 – esta última é a que tentou derrubar o presidente Getúlio Vargas.

Em uma entrevista ao jornal A Tarde publicada no último domingo (23/8), Waldir afirmou que partidos como o PSDB, DEM e setores do PMDB, principais opositores, encarnam a antiga UDN (União Democrática Nacional), legenda que se tornou um símbolo da oposição a governos populares. “É uma repetição da UDN, partido conservador, elitista e antipopulista. Inclusive nos discursos [mar de lama, corrupção generalizada…]”, afirmou.

E acrescentou: “É uma coisa profundamente udenista, que nunca admitiu como conflito natural de duas forças, que disputam o poder e têm tais os quais projetos, tais os quais posições individualizadas. É uma tentativa de estirpar o poder. O poder não pode ser suprimido, pode ser combatido politicamente, mas não suprimido”.

As táticas utilizadas contra a presidenta são as mesmas, segundo o vereador. “É uma busca de, pelo controle e a possibilidade de chegar à imprensa [detêm grande parte da mídia e dela se utilizam], insistirem em estabelecer um processo de deposição da presidente da República, eleita pelo voto direto da população. Se o governo tem esse ou aquele setor negativo, é um combate a ser feito. Mas não com a promoção da deposição”, continuou.

Apesar de lamentar as tentativas de derrubada do governo, que considera “nocivas e antidemocráticas”, Waldir Pires acredita que, diferente de 54 e 64, os setores mais conservadores não conseguirão tirar Dilma do poder. “A democracia é o debate, quem está no poder pelo voto popular tem que se respeitado”.

Ao finalizar a entrevista, o vereador disse que a postura da oposição, de pedir o impeachment da presidenta, é nociva e desnecessária ao País e que, ao mesmo tempo, revela o “não-compromisso que eles nunca tiveram com a história do País e com a democracia”.

Redação

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Realmente a tentativa de golpe a presidenta REVELA!

    Revela, a verdade, o fato: “não-compromisso que eles nunca tiveram com a história do País e com a democracia”.

    Realmente, se FHC, Aécio Neves querem a derrubada da presidenta Dilma, isso significa que eles

    não acreditam na Democracia, e nem querem usá-la como instrumento de poder.

    O instrumento de poder que eles querem utilizar é o golpe, usando as mesmas técnicas aprendidas

    em anos anteriores. Isso é muito revelador. 

     

  2. E Lula trocou Waldir Pires

    E Lula trocou Waldir Pires por Nelson Jobim. Já tinha retirado Olívio Dutra do ministério das Cidades para colocar alguém do PP. Deu no que deu!

    1. E Lula trocou Waldir Pires II

      Sergior (ter, 25/08/2015 – 12:27)
      “E Lula trocou Waldir Pires por Nelson Jobim. Já tinha retirado Olívio Dutra do ministério das Cidades para colocar alguém do PP. Deu no que deu!”.
      Bem lembrado, Sergior; com direito a espinafrada em cima de Valdir Pires, por parte de John Been, cuja elegância não parece ser seu grande atributo… ah, governabilidade.

  3. É a voz de quem viveu e

    É a voz de quem viveu e conhece a história brasileira. Waldir Pires sabe muito bem quais foram os resultados daquele golpe de 1964.

  4. Discordo. Em 1954 meia duzia

    Discordo. Em 1954 meia duzia de aloprados foram detidos pelo suicídio de Vargas. Em 1964 a esquerda super-avaliou sua força e foi derrotada com facilidade. Em 2014 a direita estava dividida e o PT ganhou com boa margem de votos. Os nóias do PSDB não tem base nas Forças Armadas e gritarão nas ruas até perceberem que terão que usar a força. Quando fizerem isto eles serão exterminados. Pequena perda, direi. 

  5. Grande brasileiro Valdir

    Grande brasileiro Valdir Pires, exemplo honestidade, coragem e coerência.

    Tudo isto de uma forma serena e convicta.

    Todo meu respeito e admiração ao senhor.

    Genaro

  6. Waldir vereador. Aecio senador

    Que país é este?

    Um legado como Waldir Pires exercendo mandato de vereador, enquanto nadas como Aecio Neves, Eduardo Cunha e seus iguais no Congresso Nacional… 

  7. Waldir Pires só confirmou o

    Waldir Pires só confirmou o que já se sabia, mas se é sempre bom contar com as palavras de um homem tão vivido e, do meu ponto de vista, tão venerando. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador