Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Temer, o rato que ruge, por Ion de Andrade

Por Ion de Andrade

O PMDB deixou o governo. Uma posição que será lembrada na história como traição à democracia.

Irremediavelmente dividido, a sua saída se dá sob essa ampla posição: “Quem ficar no governo não representa o PMDB”. Esse é o maior lance que esse grupo ligado ao vice-presidente pode realizar na guerra de tudo ou nada em que embarcou para derrubar Dilma Roussef. A montanha pariu um rato.

A pressa nessa tomada de decisão exprime força ou fraqueza? Me parece que a angústia reina sobranceira no coração do vice-presidente. De fato, será realmente catastrófico para ele a perda na aposta do impeachment.

Diversos articulistas têm sinalizado para a dificuldade extrema para a oposição de alcançar os tais 342 votos necessários ao impeachment.

De fato é difícil, dificílimo aliás, sobretudo pelo fato de que os 171 necessários ao governo estão comprando a mercadoria “poder” no preço mais baixo. Um terço dos deputados são suficientes para levar o cesto completo. A oposição a está comprando no topo do preço. Precisa de doisterços para levar o mesmo cesto. E, apesar da saída do PMDB, no campo do governo o coração é grande e cabem também PMDBistas. Os mais dignos e mais democratas estarão com Dilma.

O que significa isso? Que um terço dos parlamentares, de diversos partidos, determinarão a estrutura mais relevante do Poder no Brasil.  O seu valor, já alto hoje, pela solidariedade na luta, se multiplicará por três quando o impeachment for enterrado. Serão governo.

No campo da oposição dá-se o contrário. O Poder em disputa já sai mais dividido dado o número duas vezes maior de votos necessários. Nesse caso, o apetite brutal que guiará a partilha de cargos relegará diversos deputados do baixo clero e de partidos nanicos ao total esquecimento. Terão sido apenas um  mais na maré espúria.

Essa análise mercadológica e objetiva demonstra que ser governo hoje é incomparavelmente melhor negócio do que ser oposição. Além disto, os deputados que não estão na Comissão, podem ficar calados, mudos e quietos, podem inclusive simular dúvida e podem até abster-se e não comparecer ao dia D. Mesmo assim serão parte do novo governo que se levantará.

Se no plano mercadológico a lógica os beneficia no plano da ética também, pois a defesa da democracia contra o golpismo lhes garante lugar honroso perante a nação. Sim pois impeachment sem crime de responsabilidade é golpe.

Temer e o seu PMDB saíram do governo, mas naquela Casa há mais do que 171 votos que já sabem que herdarão o Brasil. Estão protegidos pela lógica matemática e cartesiana e pela ética democrática. E há ali também um outro PMDB que representa melhor o legado de Ulysses Guimarães.

Sendo objetivos, não há o que temer num rato que ruge.

A ver.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Michel Temer saiu do governo,

    Michel Temer saiu do governo, mas não renunciou ao cargo de Vice Presidente.

    O que ele quer? Chegar ao poder (algo improvável) ou garantir o foro privilegiado (em razão de ter recebido propina da Odebrecht)? 

    Não. Temer não é apenas um rato. É um rato bandido e espertalhão. 

    1. Temer saieu

      A atitude ambigua de Temer lembra a piada do malandro turco. Quando algum negociador perguntavam por ele ele dizia: Salim saieu, se fosse para receber, saieu siginificava sou eu; se fosse para pagar saieu significava saiu.

  2. Acho que o pmdb deu um tiro

    Acho que o pmdb deu um tiro no pé. Não importa o desfecho da situação, temer já está mais sujo que pau de galinheiro perante a população, assim como cunha. temer assinou atestado de traídor e desde sempre os traídores foram mal  vistos. Judas, temer hoje é uma espécie de Judas “a céu aberto”. Eles podem até se dar bem “legalmente”, mas será que se sustentarão tendo como base a pior parcela dos políticos e a globo? Estamos vendo o que aconteceria aos EUA se Al Capone, seus cúmplices e capangas tivessem assumido o comando do país. E tem mais, tem outro tipo de pessoas no pmdb, como Requião, por exemplo. Será que alguém como ele vai se curvar às decisões dos ratos que tomaram o comando do Titanic peemedebesta?

    1. Mimimichel

      Pela carta “chatérrima” de Temer e seu jeito de mordomo, faltam a ele o humor e o charme de Underwood, além de sua enorme perspicacia.

  3. Trocando em miúdos

    A contabilidade do Ion está certa. O governo pode dizer: quem votar contra o impeachment, ou mesmo se abstiver, pode contar com o governo, pode até fazer parte do governo, onde cabem bem 171 deputados; e quem votar pelo impeachment  está fora, não terá nada. Já os golpistas não podem oferecer o mesmo aos 265 de que precisam.

  4. Pura bobagem

    O PMDB saiu do governo, mas não saiu de nenhum cargo. Nem vai, exceto uns 2 ou 3, talvez….

    Só conversa fiada do antigo PMDB do Quércia agora herdado pelo Mordomo decorativo do palácio.

    Uma mera intriga palaciana de baixíssimo nível, feita por coadjuvantes canastrões..

    A Dilma que aproveite a situação agora, ela pode legar ao Brasil uma grande obra: O começo do fim do PMDB.

     

     

  5. Só um rato

    Ion, se me permite um reparo…

    “O rato que ruge” remete à comédia (no original, “The mouse that roared”) dirigida por Jack Arnold e interpretada por Peter Sellers, na qual um país imaginário, praticamente falido, declara guerra aos Estados Unidos, com a intenção de perdê-la para, a partir daí, passar a receber ajuda (financeira) americana. Só que seu exército de duas dezenas de homens, com suas armas medievais, vence a tal guerra. Filme interessante, entre outras coisas, por, de certo modo, haver antecipado a Teoria da Dependência, nome pomposo para subserviência sabuja, da qual o prócere mais notório (mas não o mais famoso) é um tal Fernando Henrique.

    Meu reparo é que, mesmo no campo da metáfora, Temer não está a altura de um rato, menos ainda um rato que ruge.

    Noutra possível metáfora, a montanha pare um rato. E Temer, como Peter Sellers, faz mais de um personagem: no caso, a montanha parenta e o rato parido.

    Verba volant, scripta manent, disse o cínico. E traduzo: Temer é a escrita maneta da verba votante.

     

     

  6. Temer, líder da banda podre

    Temer, líder da banda podre do PMDB,  deu um tiro de canhão nas duas pernas do PMDB, e facilitou muito a vida da Dilma, agora ela tem uma margem de manobra gigantesca para reforçar a Base Aliada, o PMDB sempre foi sobrevalorizado pelo governo, mas apesar disso é um partido rachado ao meio, na prática o valor do PMDB é menos da metade do que eles acham, com os 6 ministérios do PMDB da para dobrar a participação da base aliada, e ainda manter os aliados fiéis do PMDB, por exemplo nomeando o Requião. A tendência é o PMDB ter o mesmo destino que teve o PFL quando saiu do governo.

  7. Temer, líder da banda podre

    Temer, líder da banda podre do PMDB,  deu um tiro de canhão nas duas pernas do PMDB, e facilitou muito a vida da Dilma, agora ela tem uma margem de manobra gigantesca para reforçar a Base Aliada, o PMDB sempre foi sobrevalorizado pelo governo, mas apesar disso é um partido rachado ao meio, na prática o valor do PMDB é menos da metade do que eles acham, com os 6 ministérios do PMDB da para dobrar a participação da base aliada, e ainda manter os aliados fiéis do PMDB, por exemplo nomeando o Requião. A tendência é o PMDB ter o mesmo destino que teve o PFL quando saiu do governo.

  8. tá decorativo, tá conspirante

    O temer não saiu. O cara de pau fica lá conspirando dentro do planalto.  Um partido que sempre esteve nas boquinhas e um presidente desse partido, que sendo vice, conspira pra se tornar o presidente. É uma vergonha sr temer. Se o pmdb saiu, seja macho e renuncie e vá fazer oposição. Ficar decoratico/conspirante recebendo salário de vice é uma vergonha; Lenbrei daquele funk tá tranquilo tá favoravel. Tá decorativo, tá conspirante

  9.  
    Os sem voto queriam o golpe

     

    Os sem voto queriam o golpe porque não ganham eleição.

    Agora o querem também para escapar da prisão.

    Após os anos de chumbo estamos agora vivendo os anos do absurdo.

    Cunha solto, manobrando à la vonté, debaixo das barbas do PGR, da PF e do STF.

  10. Subestimar o adversário é o

    Subestimar o adversário é o caminho mais rápido da derrota. Mas não surpreende esse tipo de pensamento nessa altura do campeonato. Como diz a Bíblia, àqueles a quem Deus quer destruir, ele primeiro cega.

    Em tempo: há nada menos que 4 pedidos de impeachment “no forno”, esperando apenas a conclusão deste primeiro para serem votados. Esses pedidos estão embasados em denúncias muito mais graves que o atual que já tira o sono do governo, pois incluem a delação do Senador Delcídio Amaral e do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró responsabilizando Dilma diretamente pela negociação de pagamento de propinas aos partidos aliados, além de outras evidências levantadas pelas investigações da Lava Jato. Cunha, que enterrou 30 pedidos de impeachment contra Dilma, aceitará todos esses sem pestanejar. E até 2018 o governo não fará absolutamente nada a não ser comprar apoio para não ser derrubado. Nada será votado, nada será aprovado no Congresso, só se discutirá impeachment, impeachment, impeachment. Esse é cenário “ideal” do governo hoje, pra se ter uma ideia de como a coisa tá feia.

  11. Segundo Jaques Wagner, a

    Segundo Jaques Wagner, a Dilma cortou qualquer relacionamente institucional com o Temer até o final do governo.

    A Dilma nesses casos é tinhosa. Não tem papo !

  12. Eu acho que essa turma do

    Eu acho que essa turma do PMDB fizeram o calculo e a estratégia errada.

    Eu acredito que esses golpistas acreditavam, que  anunciando que sairiam do governo, haveria uma debandada geral de todos os outros partidos, em apoio à decisão do maior partido da base. 

    Por hora isso ainda não aconteceu.

  13. Temer e Cunha ninguém quer.

    Escrevi este texto sobre a conjuntura atual e falando do Temer e do Cunha juntos no Golpe. Coloco aqui para colaborar com a postagem do Ion. Perfeita as considerações do Ion.

    Eduardo Cunha e Michel Temer timoneiros do Golpe pró-Imperialismo.

    Vivenciamos uma realidade impensada e ridícula para qualquer País civilizado:

    A tentativa de retomada do Poder através de um Golpe de Estado pelas elites brasileiras alinhadas ao Imperialismo norte-americano e, coligadas aos meios de comunicação hegemônicos tendo a Rede Globo, maior fortuna do País, como a mais desejosa e apoiadora deste intento.

    Eduardo Cunha e suas contas na Suíça como timoneiro do Golpe. Ele se tornaria Vice-Presidente do Brasil! Palácio Jaburu o espera. Ele e os perfumes importados da sua esposa e quem sabe, mandando adaptar uma quadra de tênis por lá.

    E o Vice-Presidente atual conspirando contra a sua própria companheira de chapa. Loucura, não é verdade? Um Presidente que não teve nem 100 mil votos na última vez que se tornou Deputado Federal e os indícios de recebimento de 5 milhões em propinas da empreiteira OAS, investigações sendo apuradas no STF a partir da Operação Catilinárias.

    Vários parlamentares com processos em andamento no STF, até acusação de homicídio querendo derrubar a Presidenta Dilma, que não é investigada de nada, que deu condições à Justiça de investigar toda a corrupção no Brasil, jamais freando qualquer investigação, até as referentes ao seu Partido e seus Ministros.

    São quatro eleições seguidas em que os rumos da Economia e da Sociedade estão em mãos diferentes das elites brasileiras alinhadas ao Imperialismo. E anda valendo tudo para mudar o cofre Federal de mãos, ou melhor, para a retomada do cofre.

    O Brasil em busca de uma soberania e desenvolvimento independente. O Brasil querendo ser um “Player” em setores estratégicos do Capitalismo internacionalizado não agrada esta elite, que tem os meios de comunicação oligopolizados, como a frente de combate ostensiva contra a emancipação brasileira das garras do Império, para impedir a colocação do Brasil como superpotência do Mundo globalizado.

    Porém, nossa sociedade tem por instrumentos de análise da realidade, quase que exclusivamente, os canais de informação alinhados do Império.

    Imaginemos os caminhos percorridos pela sociedade brasileira para chegarmos ao ponto de grandes parcelas dos que aqui nasceram apoiarem, inconscientemente/ ingenuamente, o impensado Brasil de segunda classe.

    A orientação diária da Ideologia a ser implementada e a ser valorizada. Os personagens a serem valorizados e os personagens a serem execrados. Os níveis hierárquicos de problemas a serem valorizados e a substituição do interesse nacional pela propaganda anticorrupção. E saberemos o que esperar da população média no Brasil de hoje.

    É impressionante notar como a população média não consegue administrar a compreensão de temas e hierarquiza-los em importância.

    Pensemos os três temas principais do Brasil de hoje.

    1) Imperialismo X Nacionalismo.

    2) Desigualdades socioeconômicas gritantes entre brasileiros.

    3) Corrupção.

    Hierarquicamente, a corrupção seria um mal menor. Porém, é o único tema que adentra na discussão e no raciocínio médio da população brasileira. E corrupção seletiva.

    Por exemplo:

    A Lava-Jato e sua importância no declínio de mais de 2% do PIB em 2015, na quebradeira da Indústria Nacional, na destruição da cadeia produtiva do Petróleo, no desaquecimento, novamente, da Indústria Naval, no enfraquecimento e implosão da capacidade de serem players mundiais das grandes empreiteiras não é capaz de sugerir no sujeito médio, nada além da máxima: “- Sérgio Moro está combatendo a corrupção”.

    Você perde seu emprego e sua renda, mas a corrupção é “combatida” e você aplaude! Loucura real!

    Pouco se consegue discutir além do tema corrupção no Brasil de hoje. E assim, desigualdade, projeto de desenvolvimento industrial nacionalista X desindustrialização total não são possíveis de entrarem no debate acima do combate à corrupção.

    O monotemático da mídia oligopólica criou este jogo perigoso. A corrupção precisa ser extirpada da Política brasileira, e como a Política é toda corrupta podemos tirá-la de circulação, tudo, sem chances para a reflexão de quem seria o ocupante no lugar da Política, no lugar do voto, no lugar da Democracia e da observância dos resultados eleitorais.

    Em 2016 temos brasileiros que sonham em tirar a Presidenta honesta, sem saber que ao tirá-la se abrem espaços para que a corrupção se amplie e seja acobertada.

    Imaginemos Michel Temer e Eduardo Cunha no Poder. Reféns dos interesses daqueles que os aceitarão no Poder: imperialistas e mídia oligopólica (esta, buscando mudar as imagens dos dois políticos, diante da opinião pública, aceitando pacificamente que promovam mecanismos para livrarem-se de punições na Justiça) em troca deles dois e seus aliados realizarem uma Política econômica voltada para a defesa intransigente dos interesses do Imperialismo e de seus difundidores no Brasil: a mídia oligopólica capitaneada pela Rede Globo, a mesma mídia oligopólica que acobertará suas corrupções, escondidas do noticiário.

    O que seria do Brasil?

    Um grande balcão de negócios privados entre amigos?

    É interessante notar que tem milhões de pessoas que andam odiando o Eduardo Cunha, mas, não sabem que se tirarem a Presidenta Dilma ele vira Vice-Presidente do Brasil. É que estamos diante da tal monotemática notícia de combate à corrupção no Brasil. Porém, nem a monotemática notícia de combate à corrupção consegue informar as pessoas de tal fato.

    É tudo noticiado sem um mínimo de coerência. Apressadamente e sem chances para reflexão. Jogado na cara do leitor, ouvinte e telespectador médio pelos meios de comunicação hegemônicos, infelizmente. Tudo à-serviço do Golpe de Estado! De dar Poder a quem o povo não elege faz 4 legislaturas nem com todas as capas de revistas e notícias mentirosas que propagam nestes meios de comunicação oligopolizados.

    E fica difícil imaginar o desenrolar dos fatos.

    Imaginemos um dia o Eduardo Cunha, na presidência do Brasil?

    O que ele vai aprontar?

    Qual a reação dos que a mídia oligopólica fez a cabeça?

    A encruzilhada do Brasil é tamanha.

    E quando souberem que a Presidenta Dilma foi deposta sem que tenha cometido nenhum ato de corrupção em toda a sua vida? Sem nunca ser investigada e processada?

    Acredito que as forças progressistas barrarão a insanidade do Golpe de Estado e poderemos ter um novo caminho, a ser traçado de forma diversa da atual, com um Governo Dilma reatando seus compromissos com os que a elegeram adotando uma Política econômica independente e voltada para os interesses de um Brasil soberano, mais justo e industrializado, e não refém do capital financeiro.

    O que acontece no Brasil diariamente nem livro de ficção do Machado de Assis, sobre um hipotético País, seria capaz de narrativa mais chocante.  

    Não vai ter Golpe!

    Dia 31 de março todo mundo nas ruas em Defesa da Democracia!

  14. Ciro e as Juízas

     Cadê o Ciro Gomes. Março está sendo um mês atípico e ele está quieto, talvez por ter se dado mal ao comentar no final de 2015, que o Moro era um juiz insuspeito e competente e o Zé Cardoso uim homem honrado. Acertou quando disse que Temer e Cunha são da mesma quadrilha.

     

    Todos os legalistas que deram apoio a Dilma, no Planalto, de prático o que fizeram?. Alguém já questionou o STF sobre a legalidade das pedaladas fiscais ?  As juízas federais não podem solicitar uma liminar para suspender o rito do processo, assim como o Catapreta fez e a secretária do Gilmar ( saiu na imprensa) que questionou a nomeação do Lula?

     

    As juízas e autoridades judiciais não podem solicitar a suspensão do Cunha até o STF dar seu parecer? Parece estranho, o país acabar por conta de um ladtrão e os doutos do STF não quererem perceber que o momento é emergencial.

    Quando o caso é grave, vale o enfermeiro atender o necessitado, pois  se esperar o Doutor, a situação pode chegar a fatalidade e aí pode até  sair confusão na porta do hospital quando souberem que o Doutor queria que o paciente se  exfloda – era hora do almoço estendido e permitido pelo regulamento dele, só dele e todos os colegas que são pagos para não deixarem os necessitados irem a óbito. Paciência ! Ou continuar vendo a banda passar !

    1. “Acabo de assistir a uma das

      “Acabo de assistir a uma das cenas mais repugnantes de minha já longa vida política. Em apenas três minutos o PMDB anunciou o abandono do governo da presidente Dilma após 5 anos de fisiologia e roubalheira. Trata-se de capítulo que deve encher de vergonha todo e qualquer cidadão ou cidadã deste sofrido País!
      Como anão moral, traidor e parceiro intimo de tudo que não presta, à frente deste capítulo do golpe de estado em marcha no Brasil, Michel Temer e seu sócio Eduardo Cunha.
      Levantemo-nos, povo brasileiro! VAI TER LUTA!”

      Ciro Gomes, ontem no FB.

  15. Os calculos são

    Os calculos são complicados.

    Nas votações de 2015, acho que só a da maioridade penal obteve em torno de 300 votos. A da trceirização, do financiamento de campanha e outros temas daquela ridícula “reforma política” do Rodrigo Maia obtiveram de 260 pra baixo, somados os votos do bloco do Cunha mais oposição.

    Isso com o PMDB dividido, oscilando ora uns 40 pra um lado, ora uns 40 pra outro.

    Faz sentido a afirmação que o poder está cm preço baixo. Mas o problema é esse: está baixo demais! Tudo depende da certeza de que a oposição não vai obter os 342. Caso contrário só mesmo a bancada do PT vai se manter, não dando pra garantir nem que PSOL e outros da “eaquerda” vão ficar com o governo. Quem vai querer comprar um mico que não vai ter valor nenhum depois?

    Então o jogo do PMDB foi esse: fazer parecer que já são favas contadas.

    Tenho sérias suspeitas que o primeiro nome imaginado para a tal fase da lavajato que chamaram de busca da verdade foi outro: a hora da verdade!

    Se o governo do PT apoiados pela esquerda nanica e por um ou outro mais se mantiver, ultrapassar-se-á essa chacrinha de impedimento, ficará o Congresso passando a pauta conservadora, o Executivo vetando, e o Congresso derrubando o veto. Para mim, o melhor cenário nessa mixórdia toda: jogo jogado dentro das regras, sem manipulação grosseira.

    Até para o judiciário, MP, e PF seria bom terem mais uma chance de provar que não estão fazendo acerto de contas com o gremio estudantil.

    A imprensa, essa seria a maior derrotada. Mas, não tem jeito; essa não tem mais jeito.

  16. Saiu do governo para entrar na vida

    Se Getúlio, em 1954, saiu da vida para entrar na história, a repetição, de hoje, produziu uma farsa.

    (desculpe-me se saiu duplicado, pois o site do GGN saiu do ar quando tentei enviar o comentário antes)

  17. JÁ VAI TARDE! PELO MENOS UMA VEZ FORA DO GOVERNO!
    LEIA A ÍNTEGRA DO ARTIGO PARA ENTENDER ALGUMA COISA! MAS SÓ SE QUISER MESMO ENTENDER ALGUMA COISA. “… De novo, a Presidente Dilma afirmou que “não sobraria pedra sobre pedra” e de fato, é o que ocorre. E, por conta disto, por conta de expor os podres da politicagem cretina à nação e ao povo, ele é execrada. A única pessoa que não tem nenhuma investigação a pairar sobre sua cabeça, a única honesta neste covil. E o comando do covil, e seus asselas, é que tendem a definir se ele pode ou não governar o Brasil! A meu juízo, trata-se de um GOLPE. Faça a sua análise, faça a sua avaliação e tire as suas conclusões.” LEIA MAIS EM “SERIA UM GOLPE? É SIM, É UM GOLPE DE ESTADO”>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/03/30/seria-um-golpe-e-sim-e-um-golpe-de-estado/ #RenunciaTemer

  18. Esse é o Post!

    Atenção Nassif!

    Esse é o Post que cada um dos congressistas brasileiros deveria ler e reler, possibilidade que já está em suas mãos,

    bastando para isso imprimi-los e entregar hoje ao Jaques Wagner, a quem entrevistará logo mais a noite, para ele fazer

    chegar a cada um dos parlamentares-juízes do mandato da Presidenta Dilma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador