PML: Ao contrário do que se divulgou, doações da Setal ao PT não foram ilegais

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Delação manipulada

Por Paulo Moreira Leite

O esforço dos meios de comunicação para encontrar  — de qualquer maneira — uma ligação da campanha de Dilma Rousseff com os recursos nas  da operação Lava Jato superou um novo limite na fronteira que separa a boa fé da manipulação mais descarada.

Tenta-se, agora, aproximar a delação premiada do executivo Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, da Toyo Setal, da campanha presidencial de Dilma em 2010. Todos os jornais destacaram que parte da propina paga para o ex-diretor de Engenharia e Serviços da Petrobras Renato Duque eram “doações oficiais ao Partido dos Trabalhadores”.

O que se esconde é um aspecto essencial. Mendonça Neto esclareceu no depoimento que não havia informado ao PT do motivo das doações.

É verdade que o executivo admitiu  ter mantido em 2008 uma reunião com o tesoureiro nacional do PT, João Vaccari Neto [foto], na sede do diretório estadual do PT em São Paulo, quando disse que “gostaria de fazer contribuições” ao partido. Mas Mendonça Neto também disse no depoimento que “não mencionou a Vaccari  que as doações seriam feitas a pedido de Renato Duque” e que seriam fruto de propina.

Vaccari então  orientou o executivo como doar de forma legal. Ou seja, o PT aceitou a doação na forma da lei. Está lá, entre aspas, na página 8 do depoimento de Mendonça Neto.

Este é o ponto espantoso. A divulgação seletiva de informações, de modo a atingir adversários e proteger aliados é uma tradição de nossos jornais e revistas. Mas raras vezes se fez isso de forma tão descarada, sem o cuidado sequer de manter as aparências. Vamos combinar que quem é capaz de vazar informações prestadas de caráter confidencial, como consta do documento, deveria, pelo menos, cumprir o dever de prestar um relato fiel daquilo que se disse a Justiça. Afinal, o que se quer é elevar o padrão ético de nossas práticas políticas e econômicas, correto? Ou não?

Outro aspecto é que os jornais preferiram confundir seus leitores ao repercutir a acusação de Aécio Neves que a doação legal ao PT em 2010 poderia tornar “ilegítima” o governo de Dilma Rousseff. No depoimento à Justiça do Paraná, Mendonça disse que as empresas Setec Tecnologia, PEM Engenharia e a SOG Óleo e Gás doaram legalmente R$ 4 milhões ao PT. Não existe nenhuma prova de que esse dinheiro tenha sido usado pela campanha de Dilma porque a legislação eleitoral da época não exigia a identificação da origem dos recursos transferidos entre partido e campanha, a chamada “doação oculta”. Isso só passou a ser obrigatório em 2014.

Com essa obrigatoriedade, sabe-se hoje que seis construtoras ligadas à Lava-Jato e com obras nos governos tucanos de Minas (Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, OAS, Odebrecht e Queiroz Galvão) doaram R$ 34,17 milhões à campanha de Aécio Neves.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É impressionante, não aparece

    É impressionante, não aparece ninguém do PT para defender o partido.

    A oposição e o PIG deitam e rolam acusando o PT de tud.

    E o PT, nada !

  2. Depois o PT quer saber porque

    Depois o PT quer saber porque a população “mais informada”, “mais politizada” odeia o PT.

    A mídia venal trabalhando 24 horas por dia destilando ódio e mentiras não tem como não ter raiva do PT.

  3. Os golpistas e o PIG não se

    Os golpistas e o PIG não se contentam com delações seletivas para derrubar o governo:  consegue selecionar pedaços das delações seletivas e torná-las ainda mais seletivas do que já são.

     

     

  4.  
    Pelo que eu entendi, se um

     

    Pelo que eu entendi, se um ladrão fizer um recibo, das coisas que roubou, e declará-lo no imposto de renda, então fica tudo OK?

     

     

    1. Escuta, os operários que

      Escuta, os operários que trabalham nas obras da Odebrecht, Camargo Correa, OAS, etc., são cúmplices do cartel?

      Por que os salários deles vêm do caixa dessas companhias, onde estão misturados dinheiros de diversas origens, algumas legítimas, outras não.

  5. “Afinal, o que se quer é

    “Afinal, o que se quer é elevar o padrão ético de nossas práticas políticas e econômicas, correto? Ou não?”

    HHahahahaa! Prefiro acreditar que a pergunta é meramente retórica, hhahah

    “Elevar o padrão”, hahahahah

  6. Mendonça Neto esclareceu no

    Mendonça Neto esclareceu no depoimento que não havia informado ao PT do motivo das doações.

    Entendi, entendi….mas o que levaria o gran Duque a exigir que esse dinheiro fosse para o PT?

    Tem alguém mais burro do que eu pra explicar???

  7. delação premiada .. repetindo..
    O instituto da delação premiada, a meu ver, presta um desserviço à cidadania: ensina que não há problema em descumprir a lei desde que depois você entregue quem foi tão fora da lei quanto você, mas deu o azar de não ter sido pego. De outro lado, me parece um atestado de incompetência na condução dos processos investigatorios. É um pouco como a questão da maioridade penal: não dou conta de fazer o que preciso para devolver/integrar à sociedade então, para a realidade não gritar na minha cara o quanto eu fui inepto, encarcero mais cedo e depois, quando lá do outro lado, houver um cidadão desvirtuado eu mais uma vez jogo sobre ele a repressão para que os cidadãos decentes possam circular livremente. Entendo que há casos e casos para a delação premiada e torço para que esta em andamento seja benéfica para a sociedade, mas do jeito como está posta e os interesses a que serve, a mim cheira como vendetta e de uso nada ‘republicano’ – para usar um termo da hora..

  8. Eles picam, embora prometam o contrário.

    É por essas e outras que causa espécie a nova postura da Globo.

    Através de seus diversos soldadinhos (ultimamente Jô Soares e agora o Saia Justa) a Globo surge com críticas ao suposto golpe jurídico-midiático.

    Tomara que não seja apenas um ardil para logo em seguida cair de pau sob o pretexto de que os Marinho estavam contra o golpe até determinado ponto. Depois, diante das “evidências” foram pra cima.

    Não esperem honestidade do escurpião. Ele vai picar.

    O golpe é da natureza dos barões da mídia. 

    1. E pq ela martela noite e dia

      E pq ela martela noite e dia e agora até de madrugada s/ a operação Lava Jato? Estou desconfiada que foi dela a sugestão p/ o Paulo Roberto se transformar em presidente Lula, todas as vezes que vai prestar depoimento. Ele tinha raspado a barba e o bigode após os primeiros depoimentos, mas como teve de ir novamente à CPMI, e colocou de novo o “figurino”. Maquiagem é com a Globo mesmo. Ela consegue até mostrar a Ana Maria Braga como uma garotinha de 20 anos.

    1. Você

      Você é que está dizendo isso. O que os jornais insinuaram baseados na versão incompleta do delator, é que parte da propina supostamente exigida por Renato Duque foi destinada ao PT mediante doação oficial, sem contudo, noticiar que o delator não havia explicado ao PT o MOTIVO das doações.

  9. Claro que a doação é legal e

    Claro que a doação é legal e visava influir positivamente na melhoria ,deixe-me ver…  … da política brasileira ,ou algo

    assim .Querer vincular uma simples doação de alguns míseros milhões com obras é coisa do PIG

    1. I.Diotta

      Não é este o ponto. O que se observa é que somente o PT é colocado sob suspeita, enquanto se sabe que TODOS os partidos a TODAS as campanhas receberam gordas doações oficiais das empreiteiras implicadas na operação Lava Jato. Certamente que não foram doações movidas por um espírito altruísta de caridade.

      1. João Alexandre
         
        Concordo com

        João Alexandre

         

        Concordo com você.E digo mais,empreiteiras que possuem negócios com governos(Estaduais,municipais e federal)

        deveriam ser PROIBIDAS  de efetuarem doações a partidos e politicos .Talvez  com isso se conseguisse moralizar um pouco a politica no Brasil.Ou não.

         

  10. Enquanto isso a PF encerra

    Enquanto isso a PF encerra apurações do escândalo dos trens em São Paulo onde rolou propina de centenas de milhões de reais, contas na Suiça de tucano de alta plumagem encastelado no TCE indicado e mantido pelos governadores do PSDB e a mídia trata tudo isso como cartel das empresas ou cartel do metrô. Nenhum político tucano citado. Óbvio que se os governadores fossem petistas, o processo contra eles já estaria no STF e provavelmente teria sido julgado dias antes das últimas eleições presidenciais. 

    Não há mais sombra de dúvida de um conluio midiático que inclui a PF,  vastos setores da magistratura e também do MPF e do MPSP para em todos os casos de corrupção que envolvem políticos do PSDB dar um atestado de lisura e probidade a esses políticos, tucanos de alta plumagem, fazendo  exatamente o oposto disso com os políticos do PT ou aliados do governo, inclusive fabricando provas inexistentes, declarações forjadas, delações vazadas e manchetadas de forma enviesada e escandalosa, para criar  a impressão já generalizada em vastos grupos sociais de que o PT e seus políticos precisam ser varridos do mapa político. 

    Contra esta armação institucionalizada que a cada dia se torna mais clara, nenhum Ministério das Comunicações ou nenhum outro órgão do poder executivo sob controle do governo de plantão é capaz, por óbvio de se contrapor. O descrédito dessas instituições para amplos segmentos da esquerda ou grupos sociais que apóiam o governo é o maior em todos os tempos. O desequilíbrio que só se verificava amplamente na mídia contaminou várias instituições da República. Isso é de uma gravidade extrema, pois no limite pode produzir frustrações e reações extremadas a ponto de incendiar o país. 

  11. Paulo Moreira Leite

    Aprecio muito o estilo de escrita de PML, pois escreve de forma objetiva, clara, honesta e limpa. Mais uma vez demonstrou em poucas linhas o quanto a mídia amiga tem manipulado, escondido e distorcido verdades factuais.

  12. A Mídia a serviço da Elite
    Mídia de elite reacionária e prepotente. Manipuladora antes de tudo. A notícia estar em sua forma mais aderente aos fatos é o que menos importa.

  13. E assim pautam a mídia

    Pelo andar da carruagem, já sabemos que o intuito é exatamente o mesmo do enredo do mensalão: repisar e repetir, as mesmas mentiras (ou meias verdades) de sempre.

    Por mais que saibamos que esse tipo de expediente é usado com propósitos escusos e interesseiros, a estratégia não muda: o objetivo é manchar mais e mais a sigla petista. É nítido que há interesse de muitas partes em isolar e atribuir culpa exclusiva ao PT pelas delações premiadas seletivas. Jogada manjadíssima da imprensa…

    Pra isso contam com a falta de discernimento dos espectadores limítrofes que não se esforçam em entender o caso de maneira globa e repetem o que vêem no JN e na Veja.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador