Polícia Federal e o jogo da política, por Luiz Oliveira e Silva

Por Luiz Oliveira e Silva, via Facebook

POLÍCIA FEDERAL: o jogo sujo da política

1. Tudo levar a crer que a PF está aparelhada politicamente: pau-e-cerco pro PT e refresco para a oposição de direita.

2. E pensar que este estado de coisas foi incentivado pelo próprio Lula quando aceitou as pressões para detonar Paulo Lacerda, então diretor geral da PF, e o Delegado Protógenes.

3. O intuito era o de desconstruir a Operação Satiagraha, que ameaçava botar na cadeia o companheiro banqueiro Daniel Dantas.

4. O ex-presidente deve estar arrependido…

5. Abaixo, um artigo histórico de Luis Nassif escrito por ocasião da iminente degola de Paulo Lacerda e Protógenes.

Lula, Satiagraha e a Real Politik

publicado em 16/09/2008

Atenção, um novo capítulo se abre para o caso Satiagraha.

O governo Lula acertou um acordo com a Editora Abril – e, por extensão, com Daniel Dantas – para anular a Operação Satiagraha. O acordo foi montado da seguinte maneira:

1. É impossível interferir nos trabalhos em andamento do Ministério Público Federal e do juiz De Sanctis. A ofensiva de Gilmar Mendes foi um tiro no pé.

2. A estratégia acertada consistirá em tentar anular o inquérito de Protógenes, no âmbito da Polícia Federal. A versão preparada é que o inquérito continha irregularidades que precisariam ser sanadas. E a Polícia Federal colocou seus homens de ouro para “salvar” o inquérito. O trabalho dos “homens de ouro, na verdade, será o de garantir a anulação do inquérito.

3. Ao mesmo tempo, o governo aproveitará o factóide dos 52 funcionários da ABIN que participaram da operação – uma ação de colaboração já prevista pelo Sistema Brasileiro de Inteligência – para consumar a degola de Paulo Lacerda. A matéria do Estadão de domingo, o da “demissão em off” estava correta. Sabe-se, internamente no governo, que a operação foi normal. Assim como se tem plena convicção de que o tal “grampo” entre Gilmar Mendes e Demóstenes Torres foi uma armação. Mas Lula se curvou à real politik.

4. De sua parte, jornais e jornalistas mais envolvidos com o jogo estão reforçando essa versão do “inquérito ilegal” e do messianismo do delegado Protógenes. A armação, agora, terá o reforço da concordância tácita do Palácio.

5. O pacto foi referendado pela Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. O Ministro Tarso Genro foi o que se mostrou mais constrangido com a operação, mas acabou se curvando à força dos fatos. Com essa operação, Lula e Dilma passam a ser aceitos no grande salão nobre, pavimentando a candidatura da Ministra para as próximas eleições.

6. O seu principal adversário, José Serra, já é outro aliado que entrou à reboque da Editora Abril. Está pagando um preço caro, com a descaracterização do seu discurso político.

7. A bola, agora, está com o Ministério Público e o Juiz De Sanctis, que terão que trabalhar com essa nova peça do jogo: a intenção de se anular o inquérito.

Não sei por que, mas o evento da Abril me lembrou aquela cena épica de Francis Ford Copolla, o fecho do filme. Enquanto todos estão na grande ópera, os inimigos são fuzilados na calada da noite.

Na grande festa foram selados os destinos do delegado Protógenes e Paulo Lacerda, dois funcionários públicos cumpridores da lei. Anotem os nomes deles e os repassem para seus filhos e netos: foram dois brasileiros dignos, sacrificados por um jogo sujo.

É o fim da grande batalha pela instituição da legalidade no país? Longe disso. É apenas um novo capítulo. Tanto assim, que integrantes próximos ao jogo estão completamente incomodados, assim como vários colegas jornalistas, que entenderam que esse jogo de cena foi longe demais e está comprometendo a imagem da categoria como um todo.

Com tanta testemunha, tanto conflito de consciência, julgam ser possível varrer o elefante para debaixo do tapete? É muita falta de fé no estágio atual de desenvolvimento do país.

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A comparacao entao-agora do

      A comparacao entao-agora do item implica (talvez hipocritamente?) que a PF ta com raivinha de Dilma e Lula por causa da Satiagraha.  Pra comecar, todos eles se calaram quando Lacerda e Protogenes foram arrazados, e pra segundar, porque se movem agora contra o governo que os financiou em grande, majestica escala, e nao se movem na Zelotes?  Se tavam tao raivozinhos assim pela Satiagraha, porque nao correm pra chamar a rede golpe pra os ver prender alguns bilionarios agora?

      (Sim, eu me lembro desse item do Nassif, teve facilmente 600 comentarios, varios meus.)

    2. Concordo. O grande erro do

      Concordo. O grande erro do Lula. Pra ninguem dizer que a gente nunca critica O Maior de Todos. Mas esse erro ele cometeu sim.

  1. Sofismas e diatribes

    Curioso como tem gente que dá volta, dá volta, sofisma, sofisma e sofisma mais ainda, forçando a barra de tudo quanto é jeito e sempre termina com a mesma conclusão: “É tudo culpa do Lula”.

    Êta Lula gigante para ter tanta culpa de tudo! Até as barbaridades dos inimigos que o atacam são culpa dele. Já ví coxinha dizendo que a culpa do subdesenvolvimento do país era do Lula. Como se o Brasil fosse do primeiro mundo antes dele.

    É uma palhaçada!

    1. Lembro bem do clima à época

      Lembro bem do clima à época em que o Paulo Lacerda deixou a ABIN (e não o comando da PF).  Gilmar Mendes, então presidente do STF, chamando o Lula “às falas”, com araponga sob seu comando na suprema corte, esbravejando contra as escutas da ABIN no STF, contando até com uma “mãozinha” do ministro da defesa, Nelson Jobim. Tudo em dobradinha com o Senador Demóstene Torres que, embora sem presidir o Senado, era muito poderoso, cantado em verso e prosa como a probidade personificada.  Ou seja, barra pesadíssima, da qual o Lula escapou por pouco. Na minha avaliação,  o Paulo Lacerda seria trucidado caso permanecesse no comando da ABIN ou fosse reconduzido à PF.

      E, “detalhe” importante: a

       satiagraha contou com a colaboração da ABIN, envolveu e prendeu o banqueiro Daniel Dantas que, segundo dizia-se a época, se abrisse a boca “detonaria a República”. Mas há sempre quem, mesmo sem nunca enfrentar tal tempestade, ache que sairia do olho do furacão de forma esplêndida, como nos filmes.

       

  2. o primeiro a comentar que ele

    o primeiro a comentar que ele tinha culpa  nisso fui eu, porque  achei que ele  se  acovardou,  havia  uma pressao muito forte  em cima   para  derruba-lo  e  ele  optou por   ceder  ate porque  como Nassif  diz  talvez  em troca  da  candidatura  de  Dilma a  Presidente. ai  é que  Marina  vai entender tambem  porque nao foi a  escolhida.  embora  Dilma  sendo economista  e muito mais  bem preparada do  que  Marina   ganharia  essa  de  qualquer jeito.

    Mais   talvez seja  essa  a  verdadeira  razao que  a  PF  se revoltou  contra  a  covardia  de Lula  de  nao ter enfrentado  essa  mafia cheirosa  e  corrupta  que  atua   no Brasil  liderados  pela  CIA   e  outros  orgaos de  espionagem americana.

    O que  Lula nao sabia  era que  apesar  de  terem feito a  proposta  por  traz eles  ja  tramavam   a formula  para  derrubar  tanto Lula como Dilma.e  isso  foi  articulado  durante  esses  ultimos  8 anos,  Lula  foi  de uma ingenuidade  seu maior  erro  foi  confiar  nos golpistas  e eles  queriam  livrar a  cara de  Daniel Dantas  e  muitos  outros  envolvidos  em varios escandalos  incluindo-se ai  o  corpo de  canhalhas  do  PSDB. 

    A policia  federal tinha condiçoes  de passar  este país  a limpo  so  bastaria  lula  ser uma  Cristina  da  Argentina, que  sofreu  todo tipo de  pressao mais nao cedeu.  Era  isso que  se esperava de Lula  e  hoje  ele  colhe  o que plantou,  nao por  maldade mais  porque pecou  pela  ingenuidade.  

    Por  exatamente Lula  ter  ganho  esperiencia  no campo da malandragem politica  nos  ultimos  12 anos  a  imprensa  golpista  esta fazendo dce tudo  para  impedi-lo  de  voltar  porque  sabem que   vao   encontrar  um   Presidente  muiito mais  experiente e pronto para  dá o troco.  

    1. A “policia que se revoltou

      A “policia que se revoltou contra” Lula e Dilma tem 60 operacoes de grande porte pra mostrar pra cada operacao do governo FHC.

      E essa eh so mais uma das imensas hipocrisias que a acomete agora, ao se arremessar contra os dois.

    2. Pera la que tem mais:  a PF

      Pera la que tem mais:  a PF inteira ficou calada em Minas enquanto EVIDENTEMENTE OS DONOS DA COCAINA MANDARAM SUMIR COM O PROCESSO DO HELICOPTERO.

      E quem sumiu com esse processo do judiciario mineiro FORAM OS DONOS DA COCA SIM.  E a PF continua calada.

  3. Daí entende-se o motivo de o

    Daí entende-se o motivo de o Ministro da Justiça, que segundo PHA é preposto de Dantas, ainda estar lá. 

    Making ends meet.  

    1. A comprovação de que o Zé é

      A comprovação de que o Zé é um preposto do Dantas veio com a demissão do Protógenes.

      E a Dilma mantém este asno no Ministério da Justiça. A única missão do Zé é garantir a prisão do ex-presidente Lula.

      A Dilma poderá se vangloriar disso.

  4. Realmente…

    … uma decisão boa não é diferente de uma decisão ruim no momento em que você toma a decisão.

    Culpa do Lula? Pode ser. Mas isso não justifica a inação da turma atual.

     

  5. ENTÃO A POLICIA FEDERAL “MEGANHOU” DE VEZ?

    “1. Tudo levar a crer que a PF está aparelhada politicamente: pau-e-cerco pro PT e refresco para a oposição de direita.” Então vocês estão afirmando que a Policia Federal se transformou em um bando a serviço de outros e não respeita a constituição? Se é assim a constituição prevê intervenção na polícia também.

  6. Paulo Lacerda para a chefia da PF

    Para resolver isso é bem fácil, basta nomear novamente o Paulo Lacerda como diretor geral da PF.

    Queria ver o chilique do Gilmar Mendes.

    Como seria lindo ver isso.

    O que vocês acham?

    1. Polícia Federal, uma decepção

      Polícia Federal, uma decepção do tamanho da expectativa que neles foi depositada após o crescimento na era Lula…

  7. Erro de Lula?

    A degola da Satiagraha foi a maior erro de Lula?? Mas peraí. Só enxergamos isso hoje. Na época parecia  uma negociação legitima,  em nome da governabilidade e da  pacificação. A midia e o STF estavam dispostos e estripar o Presidente se ele permitisse que as investigações continuassem. Hoje é facil falar. Só Lula sabe as pressões que sofreu, e as concessões que teve que fazer. O que dói é que hoje querem caça-lo como um animal …  é de embrulhar o estomago. Em tempo: A PF só pode ser controlada quando as demais instituções – MPF, PGR e STF –  colaboram. Caso contrario,  caça as bruxas  de salém …

    1. Estou perplexo, mas não desanimado.

      Nojentos!!!!

      Todos os que pervertem o direito e a justiça!!!!

      Nojentos, todos os que usam a PF para perseguição e golpismo!

      Violência!!!! Socorro!!!!

      Até quando, oh Senhor Deus?!?! Até quando ?!?!?!

      Tenha misericódia desta nação, oh Rei !!!!

  8. COMENTARIO

    O episódio da demissao de Paulo Lacerda, foi um divisor de águas…

    Ali, eu joguei a toalha…

    Estamos pagando caríssimo, por aquela covardia…

    Cansei… depois de mais de 25 anos de luta…

    Já nao tenho mais disposição pra levantar bandeira de quem quer que seja…

     

  9. Estão arrumando uma

    Estão arrumando uma justificativa para os abusos da PF, nada a ver com Sarthiagraha e Protógenes, por trás estão forças ocultas, inimigos externos e internos, a PF foi um dos principais braços da ditadura, estavam com saudades, qualquer desculpa vale a pena, bom memso era na Era FHC onde os puliça tinham que ficar pianinhos sob o controle absoluto do governo, agora ganharam que ganharam aumento de salários, infraestrutura e autonomia para agir, devem estar se sentido enfadados…

    Sobre a ingerência dos EUA na PF

    https://www.facebook.com/482773431858334/videos/698177936984548/?__mref=message_bubble

    1. Debaixo dos olhos de todos

      José Carlos, que matéria interessantíssima você levantou!

      Caramba, o sinismo e o descaramento do regime imperial é monstruoso.

      E o mais interessante é como eles controlam nossas mentes: condicionaram toda a nação a acreditar que, se vc falar em interferência americana no Brasil é “teoria da conspiração”. Se falara que a Editora Abril foi criada com dinheiro da Disney, oriundo do Pentágono, aí é delírio…

  10. PF

    Acho que têm razão. Paulo Lacerda e Protógenes mereciam uma estátua. Infelizmente a política tem caminhos estranhos e às vezes as pessoas se arrependem e são traídas. A PF tá aparelhada.

    1. Joguem os dados

      Ora, quem não quer andar de jatinho e yate?

      Parte do pessoal da Policia Federal, como de resto toda a classe média mimada e alienada, não tem qualquer compromisso com a nação, mas com seus interesses próprios.

      Querem dar uma girada na roda da sorte para ver quem, dentre os que bajulam os golpistas, vai ganhar a amizade dessa turminha podre, nojenta, mas que aos 70 pilota o próprio helicóptero com a namoradinha de 26 (ref.: Elmo Braz), símbolo de que a vida por ser “boa” para os “de dentro”. São nojentos, mas usam os melhores ternos, os melhores carros, os melhores apartamentos, efim, são bem cheirosinhos e sedutores para jovens deslumbradas ou para quem já tem uma atração natural para a nojeira.

      Se pelo mérito demora muito para chegar aos cargos superiores, e ainda assim não há garantia de conseguir seu próprio helicóptero, então bajular essa corja golpista deve resolver…

      Acreditam que não tem nada demais: estão apenas cumprindo seu carma de serem da casta superior, enquanto pisam nessa gentalha da esquerda, que tem o carma de não precisar tanto quanto eles de helicóptero, orgias e luxo.

      Só não consideram que o golpista mor (aquele que se não ganhar agora, no 3º turno, não terá chance mais nunca, de tanta podridão que aparece todos os dias sobre ele) está ligado a tanta podridão (nem vou falar do helicóptero com 450kg de pó para não ficar tão apegado a esse aparelho voador) que, se chegar lá, vai naturalmente desmontar a Polícia Federal.

      Impossível a turma do golpe conviver com uma Polícia Federal minimamente operante, já que eles mesmos é que serão os investigados.

      Daí que, aqueles da PF que não conseguirem entrar para o grupinho deles (que tem que ser o mais fechado possível, por definição de máfia) vai ver seu cargo policial federal ser paulatinamente desprestigiado e desvalorizado, até tornarem-se um bando de reviradores de malas de “criminosos-compradores-de-roupa-de-criança-de-Miami”.

  11. Quer dizer que a culpa é do lula
    Então esta tudo certo!
    Tem idiota pra tudo. É a versão psdbista do pt.
    O certo é que depois de anos e anos de pesquisas e abertura de contas e nada ter encontrado vão levar intimaçōes entre 3 e 5 horas da madrugada.
    É claro que a pf tem certeza da idoneidade do pt.
    Mas a culpa é do pt, claro.

  12. A pessoa que assumiu a
    A pessoa que assumiu a Satiagraha no lugar do Protogenes foi a Delegada Erika Marena.
    Que se trata da chefe da Delefin na Superintendência do Paraná, delegacia onde foi montada e gestada a lava jato…….

    Pra bom entendedor, ponto é sentença.

    PS. A propósito, Protogenes sempre foi um canalha, como todo servidor público midiático e/ou messiânico, dado a ser o paladino da moralidade.

  13. Muito republicana a atuação

    Muito republicana a atuação da então ministra Dilma para anular a Satiagraha.

    Nassif, esse papel desempenhado pela então ministra Dilma na intervenção de investigações da PF não explicaria a importância conferida pela hoje presidente na manutenção de um ministro da Justiça de sua confiança?

    Qual será o verdadeiro papel que o ministro vem desempenhando?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador